Page 1

fre e

Ano 43 - Ediテァテ」o 37- 2014 2013

BRASILEIROS NA VISテグ DOS OUTROS

OS DRONES EM NOSSA VIDA

O BRASIL COM A BOLA TODA


faceíndice ANO 4

08

10

1

18 Esporte: Nossas Meninas - Handbol 22 Sustentabilidade Por uma vida mais sustentável 30 Orlando: Reciclagem de lixo econômica 38 Pets: Perigo dos gatinhos

40 Motivacional

A vida é um aprendizado

42 Tecnologia:

Os Dromes vão dominar os serviços

26

Be happy


e2014 20 44 Auto e Moto:

Kavasaki Ninja 2014 chegou voando

52 Decoração:

Harmonia em casa

60 Dicas de Português:

Como planejar o passado

14

64 Opinião:

Super heróis

46 54 FACEBRASIL.COM

www.revistafacebrasil.com

62


Por Marco Alevato

Desperta e sonhe

assim você pode ser feliz

6

facebrasil/editorial

Quando acordamos a cada manha o que queremos é que o dia seja repleto de coisas boas e agradáveis, imaginem então quando começamos um novo ano, um novo ciclo. Entendo que sempre existirão obstáculos, aprendi a não brigar com eles - desvio simplesmente, sem confrontá-los não preciso vencê-los. Aprendi a ver em cada oponente um professor de um nova lição; aprendi a olhar a paisagem e fazer dela o cenário da minha vida. Não conseguimos mudar as pessoas, não controlamos o destino, vivemos cada dia de forma única, não conseguimos porque a mudança vem de dentro para fora. Aprendi que para ser feliz primeiro tive que me tornar forte e essa fortaleza fez de mim um missionário, onde tento fazer o melhor, mesmo sabendo que o outro espera sempre mais. A Facebrasil, da mesma forma, se renova a cada mês, porque a vida é como andar de bicicleta, temos sempre que esta em movimento... se não caímos.

37

Temos que acreditar que estamos no caminho certo e que nossas decisões fazem parte de um grande projeto que você pode chamar de DEUS, destino, carma ou o que você quiser, mas precisa confiar nisso, precisa ter coragem de acreditar que esta fazendo o certo, isso fará toda a diferença em sua vida. A Facebrasil entra em seu quarto ano com sucesso absoluto sempre se adaptando as novas tendências; muitas idéias foram adiante outras somente ficaram no universo das idéias, mas graças a DEUS, temos idéias e sonhos de um futuro melhor com mais oportunidades para todos. Nosso caminho e assim - tentamos algumas vezes acertamos outras aprendemos.

EXPEDIENTE Marco Alevato Publisher / Editor Chefe Bernardo Alevato - Financeiro IdeaBrazil - Projeto Gráfico Marianella Godoy - Diagramação Jorge Souto - Editor Fotográfico COLABORADORES Andre Chaves Daniela Esteves Diogo Esteves Fernando Braga Giovanni Alevato Isabella Morgia Ivana Diniz Juliana Brilhante Lílian Alevato Mari Canonicco Mari Excelrud Mauro Machado Natalia Mota Paula Matos Sergio Castro

Nessa edição falamos de tudo um pouco - da nova Ninja da Kawasaki, Otronicon, falamos da diabetes

COMERCIAL – SALES Marco Alevato – (407) 842-1211 info@facebrasilmagazine.com

esse mal silencioso que afeta tantos, falamos de reciclagem, das nossas meninas do handebol e nossa matéria da capa não poderia deixar de ser a copa mundial de futebol no Brasil que vai afetar todos nós brasileiros. A Facebrasil trabalha para trazer duas coisas importantes para o nosso leitor - a beleza e a alegria alem de informação de qualidade. Queremos ser uma revista como os brasileiros - Bonitos e Alegres em ano de Copa do Mundo!

As opiniões expressas em artigos assinados são inteiramente de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião da revista Facebrasil.

Avante Brasil - Salve a Seleção Treino é treino e Jogo é jogo DIDI Treino é jogo e jogo é guerra . João Saldanha

Marco Alevato MBA, Publisher

Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes. A versão digital pode ser encontrada no portal Facebrasil no endereço: www.facebrasil.com Orlando 4771 Sand Lake Rd. Orlando - FL - 32819 Coral Gables 2000 Ponce de Leon Blvd, Suite 187 Coral Gables - FL - 33314 Rio de Janeiro Torres Homem 888, Vila Isabel Rio de Janeiro - RJ - BR CEP 20.551.070 No portion of this publication may be reproduced or distributed by any means without the express written authorization of Facebrasil Magazine and PPM Magazines. All rights reserved. Printed in the USA. Volume 36-3 ISSN 231-5482 - is published monthly by PPM Publishers.


OTRONICON

37

8

facebrasil/acontece

Redação

9ª EDIÇÃO ANUAL

Conheça O Futuro E Suas Infinitas Possibilidades

O

tronicon é uma feira de tecnologias interativas realizada todo mês de janeiro no Orlando Science Center, em Orlando, na Flórida. O evento apresenta em um formato interativo o impacto de diversas tecnologias em nossas vidas, mostrando seu potencial para impulsionar o futuro de forma individual, regional e global.

Em sua edição atual, a 9th Annual Otronicon, vai atrair milhares de visitantes que poderão participar dessa incrível experiência, criada para demonstrar como tecnologias de mídia digital podem e poderão impactar a maneira como vivemos, trabalhamos, aprendemos e nos divertimos. A feira incentiva seus participantes, de todas as faixas etárias (famílias e também alunos do ensino médio e fundamental), a pensarem sobre o possível, como parte da indústria de mídia digital - cada dia mais presente e diversificada. No geral, as pessoas estão sempre buscando superar desafios e crescer - seja em um jogo de UMA vídeo game, na indústria de CELEBRAÇÃO mídia digital, explorando DE QUATRO carreiras profissionais no mercado de trabalho DIAS DEDICADA A multifacetado dos dias TECNOLOGIAS de hoje, ou mesmo INTERATIVAS, trabalhando para garantir uma fonte de VIDEOGAMES, renda para assegurar COMPUTADORES E o sucesso de uma OUTROS empresa, de uma cidade, de uma região, etc. DISPOSITIVOS Na Otronicon, os visitantes

poderão conhecer a vanguarda da tecnologia, por meio de jogos sofisticados, mundos virtuais, artes digitais, competições, e oficinas – sem falar dos simuladores de treinamento médico e militar, à disposição do público. As pessoas terão a chance de conversar com os profissionais que criaram os jogos, experimentar os simuladores e salvar vidas, tudo através de mídias digitais. Além disso, poderão ver de perto seus super-heróis favoritos da Marvel dentre outros.

• Quando: 17 a 20 de Janeiro de 2014 • Local: Orlando Science Center • Endereço: 777 East Princeton Street, Orlando, FL 32803 • Horário: diário • Entrada: $27 (adultos), $26 (estudantes/ idosos), $20 (crianças de 3 a 11 anos)

Já em seu 9º ano, a Otronicon é um evento de quatro dias aberto ao público. Muitos alunos, através de excursões escolares, terão a oportunidade de conhecer as diversas facetas da indústria de mídia digital. Não perca a oportunidade de levar seus filhos para um evento fascinante, e empolgante. Nada fascina mais os jovens dos dias de hoje do que as tecnologias do futuro e suas infinitas possibilidades. Você não vai se arrepender!


Redação

A CERIMÔNIA DO SORTEIO FINAL DAS CHAVES

facebrasil/matéria de capa

DA COPA DO MUNDO

2014

A

cerimônia do sorteio final das chaves da Copa do Mundo 2014 aconteceu no último dia 06 de dezembro, na Costa do Sauípe, litoral norte baiano, tendo como apresentadores oficiais o casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert. O evento também contou com apresentações musicais de Alcione, Emicida, Alexandre Pires e Vanessa da Mata, além das presenças ilustres de Ronaldo “Fenômeno”, Bebeto e Marta - embaixadores da Copa, e o “Rei” Pelé.

37

O show teve início com a cantora Alcione, cantando o popular samba brasileiro, seguido por um rap homenageando Nelson Mandela, líder sul-africano falecido no início de dezembro de 2013. Em seguida foram chamados ao palco Joseph Blatter (presidente da Fifa), que pediu um minuto de silêncio para Nelson Mandela, ao lado da presidente do Brasil Dilma Roussef. “O futebol do Brasil está em casa. Esta será a Copa das Copas, porque estarão reunidas todas as seleções que já foram campeãs dentre os cinco continentes. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer um Brasil multi-cultural e empreendedor. Um brasil que preserva o patrimônio de sua biodiversidade e, enfim, um Brasil que cria a possibilidade de dar oportunidade a todos”, discursou a presidente Dilma Rousseff.


facebrasil/matéria de capa 11

“Eu acho que já era hora da Copa voltar ao Brasil. Ano que vem já terão passados 64 anos da última Copa realizada aqui no Brasil. Faz-se justiça que seja aqui. Vamos dar um real valor dentro e fora de campo. Os senhores sabem que perdemos um dos maiores humanistas do esporte [fazendo referência a Nelson Mandela]. Através do futebol, eu apelo aos brasileiros e a todos para que se unam, pois a Copa é para vocês brasileiros, e para todos que dela participam seja jogando, trabalhando ou assistindo. Enfim é de todos. Agradeço aos governadores e prefeitos pelo trabalho de organização. Sendo assim, sejam todos muito bem vindos! Aproveitem o futebol e aproveitem a vida!”, falou o presidente da Fifa, Joseph Blatter. “Estou muito animada com a Copa. O Brasil é o único país pentacampeão. É a terra do Pelé, maior jogador de todos os tempos, e a terra do Ronaldo que é o maior goleador de todas as Copas. Temos uma grande seleção, com Felipão e Parreira a frente - dois campeões mundiais. Nós amamos o futebo.Sejam todos muito bem vindos ao Brasil, pois juntos faremos uma

grande Copa do Mundo”, finalizou a presidente Dilma. A apresentadora Fernanda Lima perguntou a Ronaldo Fenômeno se era mais fácil fazer 15 gols em copas ou organizar uma copa? Ele respondeu: “Fazer 15 gols foi fácil, comparado a organizar uma Copa do Mundo, mas eu tenho certeza que com o trabalho de anos vamos fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos”, afirmou o ex-atacante da Seleção Brasileira e maior goleador de todos os tempos em Copas do Mundo, Ronaldo Fenômeno. Foi então apresentada a Brazuca, bola oficial da Copa do Mundo 2014 e o Mascote Oficial da Copa, o Fuléco, tatu-bola, típico animal brasileiro. Os grupos da Copa do Mundo 2014 foram sorteados e as 32 seleções agora sabem seus respectivos caminhos no Mundial do ano que vem. A seleção brasileira, cabeça de chave do GRUPO A (por ser anfitrião), jogará contra a Croácia, México e Camarões. 


12

facebrasil/matéria de capa

“A gente tem que pensar na primeira fase. Não pode pensar na segunda ou terceira. A Croácia tem um futebol diferente, bem jogado, bonito. Camarões tem algumas proezas em Copas do Mundo, e o México é sempre um adversário muito difícil. Mas me agrada. É sempre melhor estrear com uma seleção européia, porque eles têm que se adaptar ao país”, analisou em entrevista à TV Globo o técnico Luiz Felipe Scolari, sobre o caminho do Brasil na fase inicial. A estréia será contra os croatas, dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, na abertura oficial do principal torneio do futebol mundial. “O Brasil é o favorito para a Copa. Queremos dar a surpresa do Mundial”, avisou Niko Kovac, treinador da Croácia, esperando surpreender na competição. Já Volker Finkel, técnico de Camarões, também entregou à seleção verde e amarela o favoritismo para vencer a Copa. “Temos dois jogos mais difíceis, contra Croácia e Brasil, mas não podemos achar que serão jogos do mesmo nível. Uma das seleções é uma das tops, uma das favoritas para ganhar a Copa do Mundo”, disse. O comandante do México, Miguel Herrera, também comentou sobre os adversários. “Os três rivais são complicados. Se não há compromisso, com certeza terá indisciplina. Jogamos um futebol que o Brasil não gosta [sic]. Já fizemos grandes jogos contra eles e vamos buscar isso”, declarou. Espanha e Holanda estão no GRUPO B e reeditam a final da última Copa. Ambas as equipes podem cruzar o caminho do Brasil nas oitavas de final. Chile e Austrália tentarão surpreender na chave. “É um grupo difícil, com dois campões do mundo. É um grupo competitivo, complicado, mas estamos preparados porque somos rápidos e temos um bom ataque. Mas estou mais preocupado com os adversários do que com o calor”, projetou o técnico Jorge Sampaoli, do Chile, que cometeu uma gafe ao afirmar que a Holanda também já foi campeã do mundo, ao lado da Espanha. Apesar das boas campanhas e da forte tradição, a Laranja Mecânica nunca conquistou uma Copa do Mundo. 

37

O GRUPO C foi considerado o mais equilibrado, com Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão, onde todos possuem chances reais de passar para o mata-mata.

Três campeões mundiais compõem o GRUPO D, considerado o da morte: Uruguai (cabeça de chave e bicampeão mundial), Inglaterra (campeã em 1966) e Itália (tetracampeã mundial). No início do sorteio, os italianos saíram do pote 4 e foram para o pote 2, enfrentando uma cabeça de chave (Uruguai), uma seleção européia (Inglaterra) e uma da América do Norte e Central (Costa Rica). A Costa Rica completa a chave e reconhece que dificilmente vai arrancar pontos dos adversários. No GRUPO E, a França pega a Suíça (cabeça de chave), Equador e Honduras, compensando a dificuldade que teve nas Eliminatórias Européias, onde só se classificou ao Mundial após passar pela repescagem com a Ucrânia, e de ter caído anteriormente no mesmo grupo da Espanha, que ficou em primeiro e com a vaga direta. Pelo GRUPO F, a Argentina não deverá ter grandes dificuldades para seguir adiante e enfrenta a estreante Bósnia e Herzegovina, além de Irã e Nigéria. O GRUPO G tem a Alemanha, que tende a ser primeira colocada, seguido de Portugal, Gana e EUA, que devem brigar pela segunda vaga. Pelo lado estadounidense, o técnico alemão Jürgen Klinsmann criou polêmica com a cidade de Manaus, uma das sedes e onde enfrentarão os portugueses. “Todo mundo queria evitar Manaus, não há dúvida disso. Foi uma decisão muito infeliz de colocar essa cidade como sede, por causa das condições e por causa do vôo. Acredito que não deveria ter sido escolhida como sede”, reclamou o treinador. Além disso, Klinsmann afirmou mais cedo que “era uma perda de tempo estar neste sorteio”, e que “queria receber os grupos e adversários dos EUA por e-mail”. No GRUPO H, Bélgica, Argélia, Rússia e Coréia do Sul compõem a chave considerada mais fraca.


Por Lilian Alevato

DIABETES

14

facebrasil/saúde

UMA DOENÇA QUE PODE PASSAR DESPERCEBIDA

Será que tenho Diabetes? Diabetes é uma doença de início bem traiçoeira, com sintomas que podem ser inespecíficos ou praticamente inexistentes, por isso é necessário que façamos sempre os exames preventivos e de rotina. Conhecido vulgarmente como “aumento de açúcar no sangue”, o diabetes é uma patologia que não é levada a sério pela maioria dos pacientes, que por sua vez não seguem as recomendações de dieta e exercício, e quando se dão conta, já apresentam complicações graves em diversos sistemas, como a visão, a função renal e alterações neurovasculares.

Por que tenho que me preocupar com o diabetes quando existem tantas outras doenças? Porque o diabetes quando diagnosticado já causou muitos danos a nossa saúde, que podem até ser irreversíveis.

37

Como saber se tenho diabetes? Através de um simples exame de sangue que pode ser feito com uma gota retirada da ponta do dedo. É importante saber os níveis de glicose no sangue que diagnosticam diabetes. Quando o sangue é retirado em qualquer fase do dia e o resultado é maior que 200mg% o diagnostico está feito – você é portador de diabetes, e deve iniciar imediatamente acompanhamento médico e tratamento especifico para a

doença. Quando o sangue é retirado em jejum, o resultado que confere diagnóstico positivo de diabetes é mais baixo – 126mg%. O exame deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, ou em caso de sintomas como aumento de fome, sede, ou de volume urinário. Alterações de peso (como perda de peso sem causa aparente) também devem ser vistos como sinais de alerta.

Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes:

1

. No tratamento do diabetes, o ideal é que o nível de glicose fique entre 70 e 100mg/dL. A partir de 100mg/ dL  em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá maior possibilidade de complicações em curto e longo prazo. A hipoglicemia pode causar sintomas indesejáveis e com complicações que merecem atenção.

2

. Tanto insulina quanto medicação oral podem ser utilizadas para o tratamento do diabetes. A insulina é sempre usada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1, mas também pode ser usada em diabetes continua na página 16


gestacional e diabetes tipo 2 (quando o pâncreas começa a não produzir mais insulina em quantidade suficiente). A medicação oral é usada no tratamento de diabetes tipo 2 e, dependendo do princípio ativo, tem o papel de diminuir a resistência à insulina ou de estimular o pâncreas a produzir mais desse hormônio.

7

. A prática de exercícios pode ajudar a controlar a glicemia e a perder gordura corporal, além de aliviar o estresse. Por isso, pessoas com diabetes devem escolher alguma atividade física e praticar com regularidade, sob orientação médica e de um profissional de educação física.

8

3

4

. A contagem de carboidratos se mostra muito benéfica para quem tem diabetes. Os carboidratos têm o maior efeito direto nos níveis de glicose, e esse instrumento permite mais variabilidade e flexibilidade na alimentação, principalmente para quem usa insulina, pois a dose varia conforme a quantidade de carboidratos. Isso acaba com a rigidez do tratamento de antigamente, quando as doses de insulina eram fixas, e a alimentação também devia ser. É importante ter a orientação de um nutricionista.

16

facebrasil/saúde

continuação na página 14

5

. As tecnologias têm ajudado no tratamento do diabetes. Os aparelhos vão desde os glicossímetros (usados para medir a glicose no sangue) até bombas de infusão de insulina e sensores contínuos de monitorização da glicose.

37

6

. Se o diabetes não for tratado de forma adequada, podem surgir complicações, como retinopatia, nefropatia, neuropatia, pé diabético, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outros. Se o paciente já estiver com diagnóstico de complicação crônica, há tratamentos

específicos para ajudar a levar uma vida normal. . A conscientização sobre o diabetes é muito importante para o tratamento. Não só o paciente precisa ser bem informado, mas também seus familiares e as pessoas que convivem com ele. Assim, o paciente pode ter o auxílio e o suporte necessários para um bom tratamento e tomar as decisões mais adequadas com base em conhecimento. . Muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados quando se está dentro do peso normal, com hábitos alimentares saudáveis e com a prática regular de atividade física.

9

. O fator hereditário é mais determinante no diabetes tipo 2. Ainda se estuda o que desencadeia o diabetes tipo 1 e, por enquanto, as infecções, principalmente virais, parecem ser as maiores responsáveis pelo desencadeamento do processo autoimune. No tipo 2, os casos repetidos de diabetes em uma mesma família são comuns, ao passo em que a recorrência familiar do diabetes tipo 1 é muito pouco frequente.

10

. Ainda não há cura para o diabetes. Porém, estão sendo realizados estudos que, no futuro, podem levar à cura. Para o diabetes tipo 1, está sendo estudada a terapia com células-tronco em pacientes recém-diagnosticados. Já para o diabetes tipo 2, os estudos com a cirurgia de redução de estômago (gastroplastia) têm mostrado aparentes bons resultados, mesmo em pacientes que não estão acima do peso. Salienta-se que esses métodos ainda são absolutamente experimentais.

Lembre-se que o mais importante é o diagnóstico precoce. Faça seu exame anual! Lilian Alevato, carioca, médica especializada em Cardiologia, Medicina Interna e Administração em Saúde. Trabalha há 13 anos na área de Managed Care, Compliance e Qualidade, tendo desenvolvido inúmeros projetos relacionados ao gerenciamento de cuidados a pacientes em estado crônico.


Por Mari Canonicco

NOSSAS MENINAS DE OURO DO

B

HANDEBOL

Para abrilhantar ainda mais o feito, o Brasil foi o único time invicto na competição. Anteriormente, a melhor posição da equipe havia sido o quinto lugar no Mundial do Brasil, em 2011. Além disso, garantiu a sexta colocação nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. “É uma sensação maravilhosa, não sei explicar. Olho para a medalha no peito e ainda tento acreditar que somos as melhores do mundo. Mas conseguimos!” - vibrou Alexandra.

37

18

facebrasil/esportes

ELGRADO. 22 de Dezembro de 2013. O clima não era nada amistoso. Todos os 19.500 torcedores que lotaram a Arena Belgrado, recorde de público do torneio, faziam um som ensurdecedor. Até o tenista Novak Djokovic apareceu num telão com uma mensagem de apoio. No entanto, a seleção brasileira feminina não se intimidou e venceu a Sérvia, dona da casa, por 22 a 20, sagrando-se, pela primeira vez, campeã mundial de handebol. Um feito histórico.

É UMA SENSAÇÃO MARAVILHOSA, NÃO SEI EXPLICAR. OLHO PARA A MEDALHA NO PEITO E AINDA TENTO ACREDITAR QUE SOMOS AS MELHORES DO MUNDO. MAS CONSEGUIMOS!

O primeiro tempo foi muito disputado. O Brasil começou bem, mas vacilou em alguns lances defensivos. A Sérvia cresceu no jogo e tomou à frente no placar (8 a 6). Mas com belas atuações de Fernanda e Alexandra, o primeiro tempo terminou em 13 a 11 para o Brasil. Como fez durante toda a competição, a seleção brasileira fez questão de permanecer em quadra durante o intervalo para sentir o clima do estádio. De lá, escutaram a armadora Duda ser eleita a melhor jogadora do campeonato. Junto com ela, a goleira Babi foi outra brasileira a figurar na seleção do campeonato. Ter sido escolhida a melhor do torneio, inicialmente, fez bem a Duda, que superou a goleira adversária para abrir uma diferença de quatro gols. No entanto, logo em seguida, Duda cometeu falta e levou suspensão de dois minutos. Com um a mais em quadra, a Sérvia encostouse ao placar e a vantagem brasileira caiu para apenas um gol. Quando estava 18 a 17, Mayssa fez bela defesa, impedindo o gol de empate. Em 19 a 18, Mayssa fez uma defesa espetacular. Mas, logo em seguida, a Sérvia empatou o jogo. Com muita garra, o Brasil mostrou frieza para conquistar o título inédito. “O ouro a gente nem acreditava. Queríamos só a medalha. Mas depois do jogo contra a Hungria (nas quartas de final) a gente sabia que poderia pegar a dourada. A gente sempre buscou ter a frieza dos europeus. Conseguimos e junto com o coração dos brasileiros. Por isso que a gente se tornou imbatível neste campeonato. Se continuarmos assim virão mais e mais medalhas” - disse Duda. Fonte: internet


Da Redação

R

io de Janeiro é a essência do futebol brasileiro, com pessoas jogando bola em cada canto da cidade, em ruas, parques ou praias. Nada mais natural que seja o celeiro de uma infinidade de craques que já brilharam com a camisa da seleção brasileira. Quer alguns exemplos? Qualquer carioca tem na ponta da língua nomes como Jairzinho, Zico, Ronaldo ou Romário, só para citar alguns. O futebol é como uma religião para eles. E os quatro grandes clubes da cidade são como grandes seitas: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Só o Flamengo, aliás, soma aproximadamente 30 milhões de seguidores. E, se o futebol é uma religião, o seu templo é o mítico Maracanã, que já foi o maior estádio do planeta e ainda hoje é um dos mais famosos do mundo. No local, são disputados os clássicos entre estas quatro equipes.

RIO DE JANEIRO BERÇO DO MARACANÃ

20

facebrasil/mundo copa

Fonte: internet

ESTÁDIO JORNALISTA MÁRIO FILHO, O MARACANÃ

37

Construído para a Copa do Mundo da FIFA 1950 e imortalizado como palco da inesquecível final entre Brasil e Uruguai, um dos capítulos mais marcantes da história do torneio, o Estádio Jornalista Mário Filho, no Rio de Janeiro, reassume a condição de protagonista no Brasil 2014. Estádio que abrigará o maior número de partidas da competição, sete confrontos no total, o Maracanã receberá a grande decisão no dia 13 de julho. De cara nova, o estádio que ficou conhecido como “Maior do Mundo” – chegou a receber 200 mil torcedores e detém vários dos maiores recordes de público da história do futebol

– tem agora capacidade para 73.531 espectadores e continua sendo o maior do país. Respeitando sua concepção original, o projeto de reforma incluiu a demolição total do anel inferior para a construção de uma nova arquibancada com melhor visibilidade, a maximização das rampas monumentais e a substituição de todos os assentos, além da instalação de uma nova cobertura, que captará água da chuva para reuso. A fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, permanecerá intacta. Segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, o Maracanã não deixou de receber apaixonados por futebol de todas as partes do mundo durante as obras. Os visitantes puderam acompanhar a movimentação dos operários da Torre de Vidro, criada especialmente para a ocasião, e até levar para casa um pedaço do estádio como lembrança.


Por Giovanni Alevato

facebrasil/sustentabilidade 22

SIMPLES AÇÕES POR UMA VIDA MAIS SUSTENTÁVEL

O

ano de 2013 acabou e a maioria dos problemas do planeta continua sem solução. Os governantes não chegaram a um acordo e novas rodadas de negociações serão implementadas. Muito provavelmente, se mostrarão infrutíferas. Ano após ano e as soluções que começaram a ser apresentadas em 1972 em Estocolmo foram adiadas – primeiro ficaram para 1992 no Rio de Janeiro, e assim por diante. As medidas se tornam cada vez mais urgentes e os prazos já vencidos exigem medidas mais enérgicas. A demanda por energia – necessária para que o ser humano possa viver com conforto e certo padrão de vida - não mais pode ser mantida. Todavia, pasmem, os chineses começam a consumir energia tal como os americanos, e a cada ano a temperatura do planeta aumenta, utilizamos mais aparelhos de ar condicionado e ventiladores - que por sua vez demandam mais energia elétrica, apertando ainda mais o gargalo já estreito. E o que fazer? Cada vez mais me convenço que os grandes tratados para salvar o planeta realmente não são o único caminho. Se cada um de nós fizer uma pequena parte, chegaremos a objetivos muito além e, como sempre digo, poderemos ainda economizar um bom dinheiro com este exercício de cidadania.

37

Simples ações pessoais e familiares influenciam positivamente um condomínio, uma comunidade e assim por diante, o importante é começar. Sobretudo, porque vimos que as atitudes e medidas do passado já fracassaram. Sendo assim, vamos mudar nossas ações. Cidades de clima quente a maior parte do ano podem tirar proveito de aquecedores solares, exaustores eólicos, placas fotovoltaicas, geradores eólicos

e por aí vai. Todas estas ferramentas estão à disposição para uso imediato e a maioria delas é de fácil instalação e não tem um custo proibitivo. As tecnologias podem nos ajudar a solucionar de forma local problemas globais. Então, em vez de enriquecermos as companhias elétricas, poderemos ser geradores de nossa própria energia e diminuir nossa dependência de combustíveis fósseis. Após a amortização do equipamento o que sobrar é lucro. 2014 já está aqui! Um ano novo para renovarmos nossa fé e aspirações, e para fazermos novas promessas (que dessa vez vamos cumprir). Coloquemos então neste pacote a vontade de fazer deste planeta que, digo e repito, é o único que temos, uma casa sustentável e melhor para todos. Feliz 2014! Giovanni Alevato, nascido no Rio de Janeiro, graduado em Direito, pósgraduado em “gasolina e petróleo” pela AMOCO University em Chicago, Graduando no MBE em Meio Ambiente pela COPPE UFRJ.

SIMPLES AÇÕES PESSOAIS E FAMILIARES INFLUENCIAM POSITIVAMENTE UM CONDOMÍNIO, UMA COMUNIDADE E ASSIM POR DIANTE, O IMPORTANTE É COMEÇAR.


Evaldo Costa

4

facebrasil/oportunidades

AS

24

MAIORES GAFES NO TRABALHO

Fonte: Internet

C

ada organização tem suas próprias regras com relação ao comportamento de seus funcionários. Algumas dessas regras são comuns a todas as organizações, não importa onde estiver. Sendo assim, aqui vão algumas dicas do que NÃO fazer:

37

NÃO DIZER OBRIGADO Quando alguém lhe faz um favor é importante reconhecer. Agradeça a pessoa imediatamente, e também tenha o favor em mente, como um guia para seu comportamento futuro. Por exemplo, se pedir a um colega de trabalho que lhe apresente a outros profissionais, não se esqueça de depois contar ao seu colega qual foi o resultado.

DESASTRES TECNOLÓGICOS Um livro inteiro poderia ser escrito sobre os erros de trabalho devidos ao uso precário da tecnologia. Há o famoso abuso do “responder a todos” nos emails, ou enviar um email para a pessoa errada porque seu servidor de email preencheu automaticamente o campo do destinatário com um endereço errado, etc. Já em se tratando de chamadas em conferência, não confie no botão “mudo” para esconder suas atividades paralelas ou comentários sarcásticos. Da mesma forma que os políticos entendem que todo microfone pode estar ligado, você também deve presumir que qualquer chamada telefônica é


uma via de mão dupla, portanto resista à tentação de dizer algo inadequado. Se um grupo restrito de participantes planeja continuar a conversa após o término de uma chamada em conferência, combine de desconectar-se primeiro, e só então iniciar uma nova conversa. Dessa forma você evita que outras pessoas escutem a conversa quando não for conveniente, e fica sabendo exatamente quem está participando da chamada. Outra coisa: não se esconda atrás de emails. Esteja disposto a falar ao telefone ou encontrar-se pessoalmente - de modo a construir relacionamentos mais sólidos.

SER INDIFERENTE AOS OUTROS O local de trabalho é cheio de pessoas que não sabem escutar. Elas tendem a tagarelar durante as reuniões, deixando de pensar na perspectiva das outras pessoas, e falham em perceber que suas mensagens são ineficazes. Não seja uma dessas pessoas. Você deve conhecer a hierarquia de uma empresa. Não fale mal de um colega, porque você não sabe a quem ele é leal. Tenha conhecimento das relações de poder e subordinação em sua companhia. Dessa forma, você não trata seu chefe como subordinado, e nem se dirige a seus pares como se fossem seus supervisores. Jamais desperdice o tempo das pessoas. Se você solicitar uma reunião em rede, faça uma pesquisa prévia sobre a pessoa e sua organização. Tenha uma pauta, mesmo que seja apenas em sua mente, para dar estrutura à conversa.

EXAGERAR A PRÓPRIA IMPORTÂNCIA É importante compartilhar nossas conquistas com colegas e superiores, mas há limites. Você não deve nem exagerar, nem tentar ganhar crédito por um esforço de equipe. Jamais recuse um trabalho ou projeto dizendo que está abaixo de você. Você pode dizer que sim ou que não, é simples. Já escutei histórias de pessoas mais jovens que receberam propostas para fazer um trabalho e recusaram dizendo: “creio que isso não está à altura de minhas qualificações”. Não caia nesse erro. Sua função é cumprir o trabalho, e não escolher as partes que você quer fazer. Demonstrar uma atitude de arrogância vai apenas denegrir sua reputação profissional, mais rapidamente do que você imagina.

Vamos falar de você para você


26

facebrasil/business news

Da Redação

QUAL É O FUTURO DOS

REFRIGERANTES? CONSUMIDORES PREOCUPADOS COM a SAÚDE ESTÃO CONSUMINDO MENOS REFRIGERANTES, SOBRETUDO BEBIDAS DIET COM SABOR DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS, QUE ALGUNS CONSIDERAM ARRISCADO.

O

s gastos com refrigerantes caíram em 3.3% entre o final de novembro e um ano atrás. O declínio nas vendas de bebidas dietéticas foi ainda mais acentuado: consumidores gastaram 7.2% menos em bebidas de cola diet e 7.8% menos em bebidas lima-limão diet.

37

Essa tendência teve início há 10 anos e é motivada, sobretudo, pela conscientização dos consumidores sobre saúde. Cada dia mais as pessoas buscam maneiras de reduzir o consumo de açúcar e substitutos. (...) HÁ

Fonte: CNN Internet

escreveu Jeon. Ela disse que a queda nas vendas de produtos dietéticos está associada às preocupações do consumidor acerca dos adoçantes artificiais processados. Qual foi a resposta da indústria? Introduzir refrigerantes de baixo teor calórico e ampliar a gama de produtos, incluindo chás prontos para beber, sucos e bebidas esportivas. “Nossas empresas associadas oferecem uma ampla variedade de opções de produtos, tamanhos de porções e número de calorias. E estão sempre inovando com mais opções para atender às crescentes necessidades de nossos consumidores”, disse Maureen Beach, porta-voz da American Beverage Association, um grupo do setor.

A queda nas vendas se ANOS AS PESSOAS intensificou nos últimos No entanto, a mudança tem animado pelo COMEÇARAM A FAZER cinco anos, disse Hester menos um setor da indústria: o de vendas de Jeon, analista de pesquisa garrafas de água. “Não é questão de afirmar se ESCOLHAS CONSCIENTES, da indústria, da empresa a água é interessante ou está na moda”, disse DEIXANDO DE LADO AS IBISWorld, cujo estudo sobre Chris Hogan, porta-voz da International Bottled a produção de refrigerantes Water Association. “O que está acontecendo é BEBIDAS GASOSAS E foi publicado mês passado. “Os reflexo de uma mudança em nossa sociedade”. PASSANDO A CONSUMIR americanos passaram a beber Em seu setor, ele percebeu que há anos “as MAIS ÁGUA (...) menos refrigerantes este ano: 3,5 pessoas começaram a fazer escolhas conscientes, litros por pessoa; índice bem menor deixando de lado as bebidas gasosas e passando a do que há cinco anos, quando bebiam consumir mais água”. Os fabricantes de refrigerantes, mais de 42,1 litros de refrigerante por ano”, todavia, já estão preparados. A Pepsico, por exemplo, é dona disse ela. de marcas de água tais como a SoBe Lifewater e Propel, “A receita de nossa indústria caiu vertiginosamente durante a enquanto a Coca-Cola possui a Dasani, Vitamin Water e recessão, assim como os gastos do consumidor diminuíram”, SmartWater.


Por Diogo Esteves

O QUE É ALOCAÇÃO DE ATIVOS?

M

uitas pessoas ficam encantadas com a possibilidade de obter ganhos altos e rápidos no mercado financeiro, e começam a investir sem ter preparo. O resultado todo mundo já sabe: desilusão e, na maioria das vezes, menos dinheiro do que antes.

28

facebrasil/finanças

As causas são as mais diversas: falta de educação financeira, culto aos “gurus” do mercado, reportagens incentivando o investimento em momentos de alta (justamente quando a bolsa está mais cara) ou gerando receio em momentos de baixa (justamente quando os ativos estão baratos). Neste artigo, vamos falar sobre a alocação de ativos – uma estratégia de investimento que realmente funciona

COMO FUNCIONA A ALOCAÇÃO DE ATIVOS? Alocação de ativos é uma estratégia de investimentos que busca melhorar a relação entre risco e retorno através do tamanho da posição, ou seja, o quanto a pessoa investe em cada ativo, de acordo com a sua tolerância ao risco, metas e horizonte de tempo. Estudos mostram que mais de 90% da variação do retorno de uma carteira de investimentos em longo prazo é atribuída à alocação de ativos. A porção restante - menos de 10% - é atribuída ao market timing (momento de compra e venda de um ativo) e a escolha de determinadas ações individuais e títulos. Portanto, lembre-se que a alocação de ativos, ou seja, o quanto você destina para cada investimento em sua carteira, é 9 vezes mais importante do que “quando” e “qual” ativo você compra. Ao investir, pense nisso.

Veja as 4 vantagens da alocação de ativos na prática: #1 - Minimiza o risco de uma carteira de investimentos A sensível diminuição do risco é a principal vantagem. Muitos investidores caem no erro de focar apenas no retorno de um ativo. Porém, esquecem que maiores retornos estão ligados a maiores riscos. Como a alocação de ativos minimiza o risco de uma carteira de investimentos? Diversificação é a palavrachave. Investindo em diversos ativos você diminui o impacto do resultado negativo de um único ativo na carteira.

37

#2 - Fácil de entender, simples de praticar e ideal para se alcançar ótimos resultados

A alocação de ativos vai direto ao ponto. Você só precisa seguir 5 passos para montar e gerenciar sua carteira de investimentos: • Defina o percentual a ser investido em cada classe (categoria) de ativos. Ex: 70% em Renda Fixa e 30% em Renda Variável. • Defina quais ativos você pretende incluir nestas categorias. Ex: Renda Fixa (LFT, LTN e NTN-B) e Renda Variável (BOVA11 e SMAL11). • Defina o quanto alocará em cada ativo específico. Ex: Renda Fixa (30% em LFT, 20% em LTN e 20% em NTN-B) e Renda Variável (20% em BOVA11 e 10% em SMAL11). • Utilize os aportes mensais para equilibrar a carteira. • Monitore sua carteira ao longo de um período preestabelecido. #3 – Menos custos, menos estresse e mais tempo fora do mercado Diferentemente das técnicas de alta frequência e rotatividade de ativos, a alocação de ativos tem foco no longo prazo e na baixa rotatividade de ativos (menos custos). Alocação de ativos é uma estratégia de redução de riscos. É uma forma de colocar a carteira em piloto praticamente automático, fazendo apenas revisões em um período pré-determinado (mais tempo livre). #4 - Planejamento com foco no longo prazo Um dos maiores desafios para o investidor é deixar de se preocupar com as microtendências (movimentos de curto prazo) do mercado e pensar sempre em longo prazo. Essa abordagem, embora simples, permite fazer planejamentos mais eficientes. O conceito da alocação de ativos como minimização de riscos e custos, além de desenvolver qualidades como disciplina e paciência, ajuda a manter o foco nos resultados em longo prazo.

Conclusão Como explicamos, a alocação de ativos é uma das melhores estratégias para quem quer investir em longo prazo, obter uma boa rentabilidade, sem precisar expor seu dinheiro a riscos desnecessários. Até a próxima! Diogo Esteves, 28 anos, Fundador e CEO da Drim Properties, Drim Design, Drim Consulting & My Clientology. Certificado em skydiving, pratica taekwondo e joga golfe. Possui licença nas áreas de seguros, hipoteca, imóveis, e investimento na bolsa, além de ser notário público.


ORLANDO

Da Redação

INOVA NA COLETA DE LIXO E

RECICLÁVEIS

30

facebrasil/orlando

OS CAMINHÕES DE COLETA HÍBRIDOS SÃO MAIS ECOLÓGICOS, MAIS SILENCIOSOS E BEM MAIS EFICAZES

P

ouco antes das festas de final de ano, o prefeito de Orlando, Buddy Mayer, resolveu presentear os moradores com um serviço de coleta e reciclagem de lixo melhorado e ecologicamente sustentável. A cidade está utilizando uma nova frota de caminhões hidráulicos híbridos para a coleta de lixo e material reciclável. A data de lançamento dos novos caminhões foi bem pensada (logo após o dia de Natal), pois é justamente após as festas de Natal e Ano Novo que as pessoas acumulam a maior quantidade de lixo, em comparação com os outros dias do ano. Os novos caminhões beneficiarão tanto os moradores de Orlando quanto o meio ambiente. Eis algumas das razões: • Redução do consumo de combustível em até 50% - coletando a mesma quantidade de lixo residencial e material para reciclagem que um caminhão tradicional.

37

• Funcionamento silencioso. • Redução do tempo de coleta, aumentando a eficiência do serviço em 5 a 10%.

•D  iminuição das emissões de CO2 em até 48 toneladas por ano (o que equivale a plantar 1.100 árvores e aguardar que cresçam por 10 anos). •R  etorno do investimento após apenas cinco anos, através de economia em combustível e manutenção reduzida. Os novos veículos de coleta de lixo e reciclagem utilizarão um sistema de direção híbrida de alta tecnologia, chamado Parker RunWise® , capaz de capturar e reutilizar mais de 70% da energia utilizada para frear os grandes caminhões, e convertendo sua força em energia propulsora para mover o veículo. Ao utilizar esta forma de energia armazenada, o motor funciona em marcha lenta, queimando bem menos diesel. Os novos caminhões fazem parte da Green Works Orlando uma iniciativa de sustentabilidade da cidade para incentivar todos aqueles que vivem, trabalham ou visitam a Flórida Central, a construir um meio ambiente ecologicamente correto.


Da Redação

facebrasil/curiosidades 32

O BRASIL VISTO POR OUTROS OLHOS

Q

uase sempre falamos sobre o modo de vida e as diferenças culturais vivenciadas por nós brasileiros aqui na América. No entanto, como é o outro lado do espelho? Como será que um estrangeiro percebe a cultura brasileira - nossas manias, virtudes e fraquezas? Recentemente, tive o prazer de conhecer um site muito interessante: Deep Brazil, de Regina Scharf (www.deepbrazil. com). Sua página traz diversas notícias sobre o Brasil, escritas em inglês, destinadas ao público estrangeiro. Um de seus artigos, fala exatamente sobre isso: como um estrangeiro vê o Brasil. E no intuito de ilustrar de forma bem humorada o assunto, Regina cita passagens de um texto de Olivier Teboul, um francês de 29 anos que morou em Belo Horizonte. O texto pode ser conferido na íntegra no blog de Olivier: www.olivierdobrasil.blogspot.com. Veja algumas das curiosidades brasileiras descritas por Olivier: 1. No Brasil, o ano só começa “depois do Carnaval”; 2. Casais sentam um ao lado do outro em bares e restaurantes, como se estivessem dentro de um carro.

37

3. Música faz parte da vida. Qualquer lugar tem música ao vivo.

6. Futebol é quase religião e cada time uma capela. 7. As pessoas acham que dirigir mal, trânsito ruim, obras com atraso, corrupção, falta de educação, são conceitos especificamente brasileiros. Mas nunca fui a um país onde essas coisas não existam! 8. Não se assuste se for convidado a uma festa de aniversário de dois anos. Vai ter mais adultos do que crianças, e mais cerveja do que suco de laranja. E vai parecer mais com a coroação de um imperador romano do que um aniversário de criança. 9. Quando alguém tem algo pra dizer, é bom avisar que vai falar antes de falar: “vou te falar uma coisa”, “deixa te falar uma coisa”, “é o seguinte”, “olha só pra você ver”, etc. 10. O Brasil tem uma relação assimétrica com a América latina. A cultura do resto da América latina não entra no Brasil, mas a cultura brasileira é exportada para esses países. Poucos são os brasileiros que conhecem artistas argentinos ou colombianos, ou que passam férias na América latina.

4. Novela é mais importante do que cinema.

11. As pessoas geralmente saem da casa dos pais apenas quando casam. Há muita gente de 30 anos ou mais ainda morando com os pais.

5. Praias bonitas não faltam. Porém, a maioria viaja sempre para as mesmas praias.

12. Os brasileiros não acreditam muito no Brasil. Têm um sentimento geral de inferioridade que é gritante.


37 34

facebrasil/section


35

facebrasil/section

Por


Por Ruth Gialluca

Doenças

Transmitidas

38

facebrasil/animais de estimação

pelos

O

Gatos

s gatos, quando não devidamente tratados, podem transmitir doenças aos seres humanos. As principais doenças transmitidas pelos gatos, através das fezes, saliva ou pêlos, são:

• Alergia respiratória: Pois eles produzem uma proteína chamada glicoproteína, que desencadeia uma série de sintomas alérgicos, como espirros, inchaços na pele, problemas respiratórios ou a asma; • Toxoplasmose: É transmitida através da contaminação com as fezes do gato e pode causar mal formação no bebê se a mãe for contaminada durante a gravidez;

• Levar o gato ao veterinário com regularidade, para que ele possa ser vacinado e receba o tratamento adequado; • Lavar as mãos com água e sabão sempre após tocar ou brincar com o gato; • Ter cuidado ao manipular as fezes do gato, utilizando luvas ou um saco plástico para pegar nelas e depois levá-las ao lixo devidamente ensacadas ou jogar no vaso sanitário; • Trocar a areia do gato regularmente;

• Micose: É transmitida pelo contato pele a pele com os gatos, e causam muita coceira e vermelhidão na pele. Seu tratamento pode ser feito com o uso de antifúngicos como o cetoconazol, sob orientação médica;

• Lavar muito bem os locais onde o gato tem o hábito de ficar;

• Esporotricose: É transmitida através da mordida ou arranhadura do gato contaminado com o fungo causador da doença. Seu tratamento pode ser feito com o uso de antifúngicos como tioconazol, sob orientação médica;

Apesar de não apreciarem os gatos também precisam de banhos, mas o ideal é levá-lo ao veterinário até que ele se habitue.

• Síndrome da Larva Migrans Visceral: É transmitida pela ingestão de ovos da verminose, que podem afetar o intestino, fígado, coração ou pulmões causando uma série de complicações; • Ancilostomíase: É transmitida através da penetração do parasita através da pele, pode causar hemorragia no fígado, tosse, febre, anemia, perda de apetite e fadiga. É preciso ter alguns cuidados ao decidir ter um gato como animal de estimação. Verifique se as vacinas estão todas em dia e leve o animal ao veterinário com regularidade, para garantir a vida saudável do animal e de toda a família.

37

Algumas dicas para evitar a contaminação com doenças transmitidas pelos gatos são:

Dicas para evitar as doenças transmitidas pelos gatos

• Não dormir na mesma cama que o gato, nem deixá-lo ficar no sofá ou cadeira.

Fonte: Internet (Fonte: www.tuasaude.com)


Por Mari Excelrud

facebrasil/motivacional 40

A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO

T

udo passa e sempre aprendemos com as circunstâncias que a vida nos traz. E há sempre a chance de recomeçar e tentar mais uma vez. Quando a vida nos der uma segunda chance, que possamos fazer melhor e diferente. A cada segundo aprendemos algo novo, pois cada dia é único e nossas experiências também. Temos o livre arbítrio para escolher aquilo que nos trará o bem ou optar por insistir nos erros do passado.

Toda vez que não observamos esse aprendizado, vivemos em crises, e os maus momentos entram em nossas vidas, no formato de lições – algumas mais fáceis que outras, mas todas registradas em nosso currículo. É impossível prever o futuro, não somos donos da verdade, e não vivemos à toa. Somos responsáveis por nossas escolhas, pois elas sim vão determinar nosso futuro. E se porventura caminharmos pela escuridão, afundados em problemas, talvez seja porque perdemos o foco, deixamos a ambição, a ganância, os valores materiais e a soberba se apoderarem de nosso “eu”. Apenas quando aprendemos corretamente cada uma das lições da vida, é o que saberemos até onde poderemos chegar. Ou mesmo se não chegaremos a lugar algum. Erre e acerte a vontade, somente não desista de seus sonhos. Sonhar é solução. Seja grato pelas conquistas e vitórias. Não perca o foco, pense no que está fazendo, e procure observar o que já aprendeu. E quando os obstáculos surgirem, simplesmente utilize seu conhecimento para transpor cada um deles. Tenha certeza, não desanime, nunca desista, deixe acesa a chama da esperança - baluarte soberano de nossa condição suprema de luz. Tudo dará certo no momento certo. Vivendo assim, seus momentos serão todos bem mais próximos de seus sonhos, e você viverá a pessoa que você sonhou ser.

37

Mari Excelrud, jornalista carioca, há 20 anos nos EUA. Trabalha em projetos e iniciativas para apoiar programas voltados ao ensino superior no Brasil. No momento desenvolve o primeiro curso de extensão de Gestão do Desporto, juntamente ao IBEA no Rio de Janeiro, com a colaboração da Universidade Barry de Miami.


42

facebrasil/tecnologia

Por Andre Chaves

OS

DRONES

VÃO DOMINAR OS SERVIÇOS DE ENTREGA?

“Drone”, ou veículo aéreo não tripulado, é uma aeronave sem piloto à bordo. Seu vôo é controlado por computadores ou por um piloto em terra ou em outro veículo. Os drones ficaram famosos pelo uso em operações militares - em missões de reconhecimento, logística e principalmente em combate. Mais de 4700 mortes foram atribuídas a ataques por drones. Seu uso por corporações no setor privado surge com o lançamento recente da Amazon.com, o “Prime Air”, um novo serviço de entregas utilizando drones. Esse serviço possui dois objetivos: 1) entregar os pacotes nas mãos de seus clientes em 30 minutos ou menos e 2) começar a operar em 2015. Muitas outras corporações também investem na pesquisa do uso comercial dos drones, desde cadeias de fastfood como Dominos Pizza, com o seu DomiCopter, até o Google, a UPS e a DHL que já confirmaram que estão testando a tecnologia. A australiana Zooka, uma empresa de aluguel de livros, afirma que começará já em março de 2014 a entregar os livros para residentes em Sidney utilizando drones. A Fundação Bill & Melinda Gates também está apoiando a utilização dessa nova tecnologia

37

ELES PODEM ENTREGAR SUAS COMPRAS DA INTERNET, SUA COMIDA, E PODEM TAMBÉM SALVAR VIDAS

em transporte rural – fundando um projeto que visa transportar vacinas para regiões atingidas por desastres, ou locais de difícil acesso. O uso de drones comerciais nos EUA ainda não foi regulamentado pela FFA (Administração Federal de Aviação) e por enquanto não é permitido. Espera-se que esta regulamentação esteja disponível e seja divulgada antes do ano 2015. Algumas questões precisam ser solucionadas antes de vermos os drones decolarem: SEGURANÇA DAS PESSOAS - em caso de falha de equipamento ou pela proximidade na hora da entrega. AUTONOMIA - hoje, sua autonomia de vôo limita-se a algo em torno de 30 minutos com carregamento. CLIMA - condições climáticas extremas afetam seu funcionamento e segurança. PRIVACIDADE - a maioria dos drones será equipada com câmeras de segurança, o que impede de serem utilizados como itens de espionagem. Conclusão: os drones são mais que uma arma eficiente. Eles podem entregar suas compras da internet, sua comida e, sobretudo, podem também salvar vidas. No entanto, não espere avistá-los cruzando os céus antes de 2015. Andre Chaves - brasileiro, analista de sistemas, com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, formado pela FASP, e certificado por grandes corporações do mercado de tecnologia como: Microsoft; Oracle; SAS; Intuit.


Español, English e Português

Temos Financiamento!


Por Douver Braga

ALTÍSSIMAS EMOÇÕES COM A NINJA 100 ABS

44

facebrasil/auto & moto

LANÇAMENTO DA KAWASAKI PARA 2014

N

ormalmente, quando combinamos dois elementos diferentes para criar um produto novo, é necessário fazer diversos ajustes, até encontrar o equilíbrio perfeito entre as partes. Algumas empresas conseguem realizar tal proeza magistralmente, enquanto outras continuam falhando ao tentar misturar os elementos. A Kawasaki, no entanto, parece que acertou em cheio ao lançar a sua nova motocicleta Ninja 1000 ABS.

37

Originalmente introduzida em 2011 na tentativa de se criar um meio termo entre a ZX-10R e a Concours 14, a Ninja 1000 ABS foi reformulada e relançada com inúmeras melhorias. E ela tem “ABS” em seu nome por uma razão. Se por um lado a versão do ano passado estava disponível com ou sem os freios ABS, o novo modelo já virá de série com tal recurso. E seu preço de mercado será U$ 11,999 dólares – somente U$ 200 dólares a mais do que o modelo do ano passado, incluindo os freios ABS.

(...) SEU ESTILO É ARROJADO, MAS TAMBÉM SUAVE O SUFICIENTE EM SUA APARÊNCIA PARA AGRADAR TODO TIPO DE MOTOCICLISTA - TANTO AQUELE QUE DIRIGE DIARIAMENTE OU AQUELE QUE APENAS A UTILIZA NOS FINAIS DE SEMANA (...)

E os U$200 dólares extra não são de forma alguma para compensar os negócios em tempos de crise. A Kawasaki lhe proporciona muito, muito mais do que isso em recursos e acessórios para a Ninja 1000 ABS. Para início de conversa, ela tem controle de tração - isso mesmo, controle de tração. Possui também duas potências, pinças de freio dianteiras em monobloco, atualizações de motor, e um sistema melhorado de compartimento de bagagem que vai fazer com que você queira utilizar os alforjes laterais para viajar ainda mais longe. A Ninja 1000 ABS não é uma motocicleta esportiva, tampouco um veículo de passeio, mas possui várias características de ambos. A nova Ninja 1000 ABS poderia ser chamada de um cruzamento de moto esportiva. Sim, seu estilo é arrojado, hiper-rápido, mas também suave o suficiente em sua aparência para agradar todo tipo de motociclista - tanto aquele que dirige diariamente ou aquele que apenas a utiliza nos finais de semana. O motor 125-hp da Ninja 1000 ABS é impressionante, tendo sido desenvolvido para proporcionar altíssimas emoções. E o lado bom é que esta moto já vem com o mesmo sistema de controle de tração em três modos, como o modelo de nível superior ZX-14R da Kawasaki, além dos freios ABS. Conseguir esse nível de tecnologia em uma motocicleta por um valor abaixo de U$12,000 dólares é quase uma pechincha. E o melhor de tudo é que a Ninja 1000 ABS possui a opção de alforjes laterais (compartimentos de bagagem) para garantir que seu passeio se prolongue além do horizonte.


Por Natália Mota

SOLANGE

Cigagna

E A TÉCNICA DE REGRESSÃO A VIVÊNCIAS PASSADAS

46

facebrasil/face do mês

A RESPOSTA PARA SEUS PROBLEMAS PODE ESTAR EM SUAS VIDAS PASSADAS Nossa face do mês é a psicóloga clínica Solange Cigagna, formada pela Universidade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos, com especialização plena em TRVP (Técnica de Regressão a Vivências Passadas), pelo Instituto Nacional de Terapia de Vivências Passadas - técnica inspirada e criada por Brian Weiss. Além disso, Solange é formada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Não é espírita, mas passou a acreditar em espiritualidade e reencarnação depois do curso de TRVP. Antes do curso, devido à formação católica, não acreditava nisso. Sempre fez muitos cursos, é uma pessoa curiosa, e assim entrou neste novo campo da psicologia. No início, estava desconfiada quanto ao programa, até ter certeza do que aquilo lhe mostraria. Com a TRVP foi aprendendo sobre vivências passadas, e perdendo o preconceito. Já escreveu 3 livros sobre o tema e está desenvolvendo o próximo.

37

Fbr - O que é a Técnica de Regressão a Vivências Passadas e qual o objetivo desta técnica?

Fbr - Por que escolheu essa técnica? SC: Eu havia lido algo no jornal, e fiquei curiosa. Estava procurando algo mais eficaz do que aquilo que havia aprendido na Psicologia. Eu já havia feito vários cursos nos SEDES (Aijf Instituto Sedes Sapientiae): cursos de Neurolinguística, terapia de casais, etc., mas queria me aperfeiçoar. Resolvi conhecer a TRVP. E depois de me tornar especialista nesta técnica, publiquei meu primeiro livro. Fbr - Como surgiu a idéia do livro? SC: As pessoas tinham tantas dúvidas que, para acabar com os ‘tabus’ do tema, resolvi escrever o livro, relatando algumas das experiências de meus pacientes do Brasil (todos com nomes trocados para proteção de identidade).

SOU MUITO CRÍTICA, RECONHEÇO. SEMPRE ACHO QUE PRECISO ENTENDER MELHOR AQUILO QUE ESTÃO ME EXPLICANDO

SC: É uma técnica rápida que trata o paciente através de um estado de hipnose - em que não há um bloqueio da consciência. Esse bloqueio é algo que me incomodava nas terapias tradicionais, pois ele sempre existe. Eu procurava pela cura, mas jamais encontrava, não importava que técnica utilizasse. A TRVP está inserida dentro da escola psicológica interpessoal, diferente das técnicas por condicionamento. Em três ou quatro seções já é possível vislumbrar uma cura. O principal objetivo de uma terapia é buscar uma cura dentro do inconsciente do paciente. E essa cura pode ser de fundo clínico (por exemplo: uma dor de estômago) ou psicológico/ emocional (por exemplo: uma angústia).

Fbr - Você poderia partilhar conosco a história de um de seus pacientes? SC: Um paciente tinha fortes dores no estômago, fumava muito, e não tinha uma alimentação muito saudável. Sempre fez todos os exames e tratamentos que os médicos pediam, mas a dor não melhorava. Procurou por mim sugeri a Hipnose de Regressão. Ele aceitou. E logo na primeira regressão, sem eu sequer dizer “volte ao momento da origem das dores no estômago” (pois às vezes usamos esse direcionamento para atingir o “problema” e curar), o paciente foi direto para uma vida em Roma, e descobriu que foi morto com uma facada no estômago, por um soldado. Depois disso, passou ainda 2 dias com dor de estômago, e depois nunca mais sentiu aquela dor. O interessante é que na anamnese, o paciente contou que quando esteve em Roma de férias com a família, passou muito mal, inchou muito, e queria ir embora, não queria ficar na cidade.

Fbr – O profissional pode aplicar a técnica de Regressão a Vivências Passadas em sua família e em pessoas próximas? SC: Normalmente prefere-se não fazer. Mas não é uma regra. Eu fiz com meus filhos e minhas noras, mas não fiz no meu


Fbr - Quais os planos para o futuro? SC: Em janeiro farei uma pesquisa gratuita, com no mínimo 20 voluntárias brasileiras - o único requisito é ter mínimo de 18 anos e disponibilidade para 4 seções, uma vez por semana. É um projeto voltado ao universo feminino. Por que elas se mudaram pra cá? Quero saber se elas haviam decidido isso antes, mesmo em outras vidas. E também outras questões que me intrigam. Não posso revelar muito sobre os temas, para não criar um viés na pesquisa. Fbr - Quais os procedimentos das seções? SC: Na primeira seção o voluntário responderá a uma entrevista médica básica, que me fornecerá dados às vezes esquecidos em um ‘bate-papo’. Não posso entrar em uma regressão sem conhecer um pouco da vida da pessoa. Utilizo a neurolinguística, para não influenciar na pergunta e não deixar a pessoa perdida - pois ela estará em uma indução hipnótica, uma semi-hipnose. Neste estado, a pessoa fica suscetível a qualquer comando, mas também tem plena consciência (ela pode decidir ir embora se a seção a estiver incomodando). Explicando melhor: a voluntária não estará dormindo, ela estará em estado de transe, porém totalmente consciente. É fundamental que a pessoa se lembre de tudo, para que as vivências se tornem uma experiência vivida, e possam lhe curar. Então eu faço um relaxamento, com uma música; depois faço uma visualização para a pessoa ir para o momento que ela achar que tem que ir. E normalmente a pessoa já entra na recordação de que ela necessita.

Fbr - É perigoso fazer a regressão? SC: Não há perigo, porque a pessoa não é hipnotizada, apenas passa por uma indução hipnótica. Fica em estado de transe e pode sair quando quiser, pode escolher permanecer ou não em transe. E a pessoa só vai acreditar nesta técnica depois de participar. Procure sempre conhecer o trabalho e formação psicológica do profissional. Fbr - Por que Orlando? SC: Nunca tinha imaginado morar nos Estados Unidos. Sempre adorei a Europa, mais precisamente a França. Fui criada em colégio de freiras francesas. No entanto, a decisão de vir morar aqui aconteceu de forma inesperada. Um belo dia, a passeio aqui na cidade, ao sair de uma loja avistei uma árvore. Ao contemplar aquela árvore e pensar em minha volta ao Brasil, senti tanta tristeza de ir embora, tanta amargura, que fiquei profundamente surpreendida. Foi quando prometi a mim mesma que viria morar aqui. Até hoje, quando ando pelas ruas daqui, eu me sinto feliz, acho lindas as paisagens, o céu, e uma alegria sempre me sobe ao coração. Tive tanta sorte, que meus filhos também se apaixonaram por Orlando, e com a Graça de Deus, minhas noras também. E isso não foi uma coincidência, com certeza. Você não sabe a alegria que sinto quando vou buscar meu neto na escola e ele sai de braços abertos e corre para meu colo, me beija e diz: “Grandma”. Foi aqui em Orlando que me bateu essa emoção. Moro aqui há 7 anos. Natália Mota. Jornalista por formação, paraquedista de coração. Tem mais de 10 anos de experiência na área de comunicação, incluindo Marketing, Publicidade, Jornalismo e Eventos. No Brasil trabalhou na Editora3, Rolling Stone e Hola! Brasil. Acredita que o respeito rege o mundo, mas está em falta. Adora escrever, mas ainda guarda seus textos para ler sozinha.

47

marido porque temos uma ligação muito maior. Então ele fez com uma colega de profissão, que foi minha monitora no curso. Hoje meu marido tem cinco vidas passadas catalogadas. E curou seu problema de dores de cabeça em uma das regressões.

facebrasil/face do mês

VOCÊ NÃO BUSCA VIDAS PASSADAS E SIM VIVÊNCIAS PASSADAS. VOCÊ REVIVE MOMENTOS DE VIVÊNCIAS PASSADAS


Por Paula Matos

Moda x Zodíaco Qual estampa combina mais com o seu signo?

Imagine que cada estampa e padrão representem uma personalidade, como cada signo do Zodíaco. Sabe como seria? Confira abaixo. Áries: Estampa Étnica Nesta categoria, cabe uma multidão de imagens coloridas e alegres: vale indígena, oriental, aborígene, mas, principalmente, africano. A gente logo associa à aventura e safári.

Touro: Bolinhas

48

facebrasil/moda

Essa estampa já serviu até de uniforme para polícia feminina inglesa. Quer dizer, estava do lado da lei e da ordem, defendendo a segurança. E segurança é a palavra das taurinas.

Gêmeos: Listras Um clássico celebrizado por Coco Chanel, a estampa é um símbolo de elegância. Mas nem sempre foi assim. Durante a idade média, roupas listradas eram consideradas coisa do demônio, usadas para identificar loucos e pessoas banidas da sociedade. 

Câncer: Florais Quanto mais delicadas e menores as flores, mais amorosas e joviais. Já as flores gigantes, numa estampa grande, também revelam um incontrolável desejo de amar, mas um amor intenso e dramático.

Leão: Estampa de Animal Estampas de bicho exalam sensualidade, segurança e poder, afinal, invocam as forças dos animais que representam. Tanta sensualidade e segurança é a cara do leão, rei da floresta e do zodíaco.

Virgem: Geométricas Estampas geométricas evocam formas puras — círculos, quadrados e triângulos — com poucas cores e em construções limpas. Ideal para situações que requerem uma elegância comedida.

37

Libra: Paisagem Estampas de paisagem eram um clássico das camisas havaianas usadas por surfistas.

Agora, ganharam ares sofisticados em roupas de festa, em tecidos finos, com detalhes fotográficos.

Escorpião: Respingos Os respingos parecem manchas aleatórias, inspiradas na arte de rua nova-iorquina dos anos 80 — dão a impressão de que você acabou de sair do ateliê, com a roupa suja de tinta. É a estampa de pessoas impulsivas e passionais.

Sagitário: Tropical Estampas tropicais — com abacaxis, araras e bananeiras — combinam com espíritos de vanguarda, que adoram aventura e exotismo.

Capricórnio: Azulejos Estampas inspiradas em azulejos portugueses são a última moda para produções suaves e diurnas. Com predomínio de azul e branco, fazem um visual clássico, tradicional e elegante.

Aquário: Xadrez No novo e no velho mundo, o xadrez foi adotado por tribos do rock. Na Europa, os punks se apropriaram do xadrez escocês. Na América, foi o xadrez dos lenhadores que virou uniforme do grunge. Seja onde for, trata-se de uma estampa ligada à transgressão e ao desejo de revolucionar.

Peixes: Indiana Estampa tradicional indiana, a caxemira ficou bem popular no final dos anos 60, quando foi adotada pelos hippies como símbolo da cultura Woodstock. Até hoje é um ícone da moda hippie e boêmia. (Fonte: Vamos Combinar Seu Estilo/GNT)


Da Redação

AS PROMESSAS NUNCA CUMPRIDAS

POR QUE NOSSAS PROMESSAS DE ANO NOVO TENDEM A FALHAR?

facebrasil/bem estar

Muitos são os motivos que nos levam a prometer tanto e tão levianamente. Infelizmente, na maioria absoluta dos casos, tais resoluções caem por terra em pouquíssimo tempo - em questão de dias, semanas, ou meses. Talvez nossas expectativas sejam irreais, demasiadas, ou apenas não queiramos que as coisas mudem. Ou então não estejamos dispostos a pagar o preço para sair da zona de conforto.

50

De acordo com pesquisas científicas, cerca de 50% da população faz promessas ao início de cada ano. A ocasião traz consigo uma reluzente chama de esperança por renovação, superação e pela conquista de sonhos. Dentre as resoluções mais comuns estão: perder peso, fazer exercícios, parar de fumar, aprender a gerenciar as finanças, reduzir dívidas, comprar um carro novo, encontrar amor, dedicar mais tempo à família, trocar de emprego, etc.

ESTABELEÇA OBJETIVOS ESPECÍFICOS. Concentre-se em apenas um objetivo. (Por exemplo, perder peso não é um objetivo específico, mas perder 5 quilos em três meses é mais realista).

Ninguém vive de ilusão, e ser honesto consigo mesmo nos ajuda a seguir adiante, tomando os passos necessários para crescer e por em prática as mudanças pelas quais almejamos. De qualquer forma, aqui vão 7 dicas para garantir que suas resoluções tragam bons resultados e muitas alegrias:

TENHA UM PLANO DE AÇÃO. As pessoas desistem quando os objetivos são muito grandes, e requerem esforço e tempo demasiado. Divida seu objetivo em metas menores semanais. Você vai sentir que está trabalhando rumo a algo mais tangível.

37

BUSQUE APOIO. Amigos que possam lhe inspirar a crescer como indivíduo – forças positivas em sua vida. CELEBRE SEU SUCESSO. Comemore as pequenas vitórias ao longo da jornada.

MUDE A MANEIRA DE PENSAR E AGIR. Estudos comprovam que para obter um resultado diferente em nosso comportamento, é necessário criar novos padrões de atividade cerebral - por meio de novos pensamentos e atitudes. CONCENTRE-SE NO PRESENTE. Em vez de se preocupar com o passado ou o futuro, pense no que você pode fazer hoje, neste momento, em direção ao seu objetivo. ACREDITE EM SI MESMO - Não seja tão duro consigo mesmo. Tenha paciência para atingir suas metas pouco a pouco. O melhor amigo que você poderá encontrar é você mesmo. Acredite!


Por Daniela Esteves

facebrasil/decoração 52

OS 7 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS EM DESIGN DE INTERIORES:

HARMONIA UNIDADE & VARIEDADE (4)

U

m interior pode ser comparado a um quebra-cabeça, já que o designer utiliza uma variedade de elementos diferentes para formar uma composição. Harmonia é o princípio que comunica a combinação agradável desses elementos. Um interior transmite harmonia quando todos os seus componentes se relacionam entre si e com o espaço que os contém de uma forma atraente e agradável. A repetição de elementos de design como cor, textura e forma é uma das maneiras mais fáceis de alcançar a harmonia.

37

Enquanto o equilíbrio unifica o espaço através de cuidadosos arranjos tanto de elementos diferentes quanto semelhantes, a harmonia depende da seleção de elementos que compartilham de uma característica em comum (forma, cor, textura, material, padrão, etc.). A repetição desta característica comum dá unidade ao interior e proporciona harmonia visual. Ao projetar interiores é necessário que haja um estilo comum. Os elementos de design não precisam ser os mesmos, mas devem trabalhar juntos para complementar um ao outro, fortalecendo a composição como um todo. Um bom design é a soma de suas partes. A unidade é resultado do encaixe dos elementos em um espaço, criando uma sensação agradável.

Algumas maneiras de alcançar a unidade são: por proximidade, repetição e continuação. Porém, não exagere na unidade, pois se você utilizar muitos elementos de características semelhantes, você pode acabar com um interior unificado, porém sem muito interesse, ou monótono. Para evitar esse problema, é preciso introduzir variedade dando ao olho diferentes formas, cores, texturas e detalhes. Variedade é o uso de elementos diferentes entre um elemento comum. No entanto, não acrescente variedade demais, pois embora necessária, a variedade levada ao extremo pode resultar em caos, que é o oposto da harmonia. Pode-se dizer que a harmonia no design de interiores é o resultado de um cuidadoso equilíbrio entre a ordem e a desordem, entre unidade e variedade. Designers de interiores tendem a buscar harmonia e unidade com “inserções” de variedade para adicionar interesse, e dar vida a um espaço sem graça. Esses são alguns dos princípios de design que nós utilizamos para criar interiores que são tão únicos como você. Daniela Esteves, 26 anos, paranaense, formada em Design de Interiores pela International Academy of Design and Technology, vem desenvolvendo um trabalho fantástico com os amigos brasileiros que decidem adquirir sua casa de férias em Orlando, deixando suas casas simplesmente maravilhosas.


Por Juliana Brilhante

54

facebrasil/lugares incríveis

LAGOA AZUL ISLÂNDIA

BELEZA E PRAZER EM UM SPA TERMAL NO MEIO DO GELO

P

ense em uma paisagem gélida, com majestosos vales, e montanhas cobertas de neve? Agora imagine você desfrutando de uma enorme lagoa de águas quentes e muito vapor bem no meio do gelo. Pois esse lugar existe e tornouse um dos pontos turísticos mais procurados da Islândia: ele se chama Lagoa Azul, A Lagoa Azul (em islandês “Bláa Iónið”) é um spa termal e uma das atrações mais visitadas na Islândia. Localizada na cidade de Grindavík, a 39 quilômetros da capital, Reykjavik, a lagoa atrai visitantes não apenas pela beleza, mas por suas propriedades medicinais. São mais de 6 milhões de litros de água em uma temperatura de aproximadamente 40ºC, formando um spa geotérmico de 5 mil metros quadrados. Além do efeito relaxante de suas águas quentes em um país frio, a concentração de algas e sais minerais é eficiente no combate ao envelhecimento e no tratamento de doenças de pele. A Lagoa Azul também possui um centro de pesquisa e desenvolvimento dedicado a encontrar curas para outras doenças de pele.

37

Não é difícil encontrar crianças e adultos encantados com suas nuvens de vapor. No entanto, o que poucos sabem é que a Lagoa Azul é resultado da ação conjunta entre as forças da natureza e a tecnologia. As águas de sua lagoa artificial - aquecidas pelo magma vulcânico abaixo do solo - chegam até a piscina com o reforço das turbinas da usina geotérmica Svartsengi, responsável pelo abastecimento elétrico da cidade. Suas águas são renovadas a cada dois dias As águas da Lagoa Azul, além de funcionarem como fonte de energia elétrica para toda a cidade, diariamente proporcionam

a milhares de pessoas um paraíso de águas térmicas para fins recreativos e medicinais. E tudo isso diante de uma paisagem exuberante. Detalhe curioso: a Islândia tem um rigoroso código de higiene e os hóspedes que visitam a Lagoa Azul são obrigados a tomar banho antes e depois de entrarem na lagoa. Fonte: internet


55

facebrasil/section

Por


FUTEBOL

56

facebrasil/mundo

Por Kennia Wiswesser

PERSPECTIVAS PARA O

O

37

Canal PCF do Futebol convidou os seus apresentadores para analisar as perspectivas para o futebol para o Brasil no ano em que o Brasil será sede do segundo maior evento esportivo do planeta, o futebol brasileiro estará, mais do que nunca, no foco das atenções. O torneio ocupa isoladamente o calendário entre os dias 12 de junho e 13 de julho, por isso, durante os 32 dias de competição no Brasil, a bola para de rolar no resto do mundo. No país sede, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro também serão interrompidos para dar lugar ao evento. Entre tantas expectativas, o que esperar da qualidade e da dinâmica dos clubes brasileiros?

O canal PFC Internacional lançou essa pergunta ao time de experts do futebol do canal SporTV. A correspondente dos canais SporTV e PFC em Nova York, Karin Duarte, acredita que o futebol nacional poderá se beneficiar, principalmente com o período de recesso. “Em 2014, o foco principal do futebol, tanto da imprensa (local e internacional) quanto dos torcedores, será a Copa no Brasil. Mas não é por isso que os times deixarão de se fortalecer e de brigar pelos títulos. Afinal, a Copa é só em junho, e os campeonatos estaduais, o início da Copa do Brasil e da Libertadores virão com tudo no primeiro semestre. Como estas competições serão interrompidas para a Copa, o risco é de que os times que não comecem bem só “acordem” no segundo semestre, e aí poderemos ver grandes viradas. Acho que o segundo semestre vai guardar boas emoções para o torcedor”. Já o apresentador do ‘Redação SporTV’, André Rizek, tem receio de que a expectativa gerada com a Copa do Mundo seja ruim para os clubes nacionais, que, na opinião


NO BRASIL NO ANO DA COPA DO MUNDO

“Acredito que o Campeonato Brasileiro vai ser disputado sob grande expectativa. Tenho receio que talvez essa expectativa seja ruim. Porque o nível do futebol jogado dentro do Brasil, e na verdade da América do Sul, não tem sido tão alto como gostaríamos. Esta Copa tem tudo para espetacular, tecnicamente falando, apesar das temperaturas em algumas sedes. Vai ser um grande desafio para nossos clubes entrarem em ação logo depois do Mundial.” Marcelo Barreto, apresentador do ‘SporTV News’, relembrou os fatores pré-Mundial que mancharam o futebol brasileiro. Barreto tem esperança de que o Brasil possa aprender a se organizar melhor com a experiência de sediar uma Copa do Mundo. “O futebol brasileiro tem uma chance de recomeçar em 2014.

O Brasileirão de 2013 terminou muito mal, com o mais grave dos muitos episódios de violência ao longo do ano manchando a última rodada e a classificação final sendo rediscutida no tribunal, após o fim da competição. A conquista da Copa das Confederações pela Seleção foi acompanhada de protestos nas ruas contra a organização do evento. E o sorteio dos grupos para a Copa se deu em meio a denúncias de atraso nas obras e acidentes fatais com trabalhadores nos estádios. O ano da Copa ainda pode ser o primeiro de uma nova era do futebol brasileiro. Uma era em que o “jeitinho” possa dar lugar à organização, em que os atrasos possam ser substituídos pelo cumprimento das regras, em que os torcedores brigões possam ser banidos dos estádios, em que a segurança de todos os envolvidos no espetáculo possa estar em primeiro lugar. Resta pouco tempo e muito trabalho a fazer. Mas precisamos ser os primeiros a acreditar que sim, é possível”, aposta ele. Kennia Wiswesser – Assessoria de Imprensa PFC Internacional Email: kennia.pmc@me.com/ 1 917 539 3532 , (415) 846-9495

57

do apresentador, terão que apresentar um bom futebol comparado ao nível técnico da Copa do Mundo de 2014, com a disputa entre todas as grandes seleções já consagradas campeãs do mundo.

facebrasil/mundo

Segundo os apresentadores do canal SPORTV


Por Ivana Diniz

facebrasil/turismo 58

37

O

Sonesta Bayfront hotel localizado a beira da Baía Biscayne e ao lado de Coral Gables área conhecida por sua comunidade artística, cafés, galerias de arte moderna, bares e clubes noturnos. O luxuoso Sonesta Bayfront hotel oferece tudo isso em frente ao Coco Walk e lhe surpreenderá além de todo o entretenimento que está ao seu

Miami Linda alcance, o hotel decorado com obras de arte contemporânea oferece 205 espaços entre quartos e suítes com vistas de tirar o fôlego da baía Biscayne, Coconut Grove e Coral Gables com varandas privativas e um serviço personalizado que você merece. Desfrute do Panorama Restaurante e Sky Lounge com um cardápio autêntico que se respira arte desde do lobby até nos mais requintados pratos que inclui além da culinária européia, a preciosidade da gastronomia peruana. Conheça o serviços do Sonesta Bayfront hotel que estará a sua disposição em sua estadia para eventos sociais e conta com pacotes especiais para casamentos, o hotel está entre os favoritos pelas noivas. Seu casamento dos sonhos em Miami até as suntuosas suítes nupciais no Sonesta Bayfront, bem como o programa sonesta gold para você que está a negócios ou ainda o concierge virtual que conta com um serviço personalizado superando suas expectativas. O Sonesta Bayfront Hotel Coconut Grove, fica localizado na 2889 McFarlane Road em Miami- Florida 33133 e o telefone1 - 800 766-3782 ou 1 - 305 529 2828. Confira nas fotos e reserve seu próximo final de semana.


Fernando Braga

NINGUÉM

CONSEGUE

PLANEJAR O PASSADO

60

facebrasil/português facil

T

odos devemos ter planos e projetos, algo que estamos na intenção de realizar, conquistar. Se vamos obter alguma coisa, nunca devemos nos referir a passado ou mesmo ao presente. Planos e projetos são para o futuro, portanto, muito cuidado quando nos expressarmos. A publicitária Lizza Pêgas enviou uma relação de expressões que usamos erradamente, enfatizando algo que já está subentendido.

como se existisse um habitat artificial. Um zoológico pode simular um habitat, as condições naturais de existência do animal.

Alguns exemplos de expressões redundantes utilizadas muito comumente:

E a pessoa que mantém o “sorriso nos lábios”. É possível sorrir com outra parte do corpo?

Importante funcionário da administração federal afirmou que o governo está de parabéns por “criar novos empregos”. Ela pergunta: e se criam velhos empregos?

“Goteira no teto”, “estrelas no céu”, “manter o mesmo”, “labaredas de fogo”, “pequenos detalhes”, “erário público”, “despesas com gastos”, “encarar de frente”, “ganhar grátis”, “países do mundo” e “viúva do falecido”. Todas expressões redundantes, portanto, erradas.

Outro aplaudiu medidas que preservavam o “habitat natural”,

“Conviver junto”... já imaginou alguém conviver separado? A discussão sobre biografias está pegando fogo, mas outro dia um comentarista sugeriu: “escreva sua autobiografia”. Se for autobiografia, não precisa do pronome “sua”.

O Leitor Escreve Errar é humano, mas, insistir no erro...

37

Estava viajando e fotografei este letreiro de uma loja para a coluna Português Fácil. Foi uma distração a grafia do ‘’vendesmo”, mas podiam corrigir antes da inauguração.


por Isabella Morgia di Vicari

INICIANDO

2014

COM MAIS SAÚDE E MUITO SABOR

Como vocês sabem, com as festas de final de ano, quase todos nós exageramos nas comidas e também nos gastos. Sendo assim, que tal começar 2014 de forma mais saudável? Em vez de focarmos apenas nos nutrientes, meu conselho é que você preste atenção aos tipos e quantidades de alimentos ingeridos. A receita desse mês é uma de minhas favoritas, por ser rápida, simples, acessível, saudável e deliciosa. Você ainda pode acrescentar seu vegetal favorito ao prato. Não fique acanhada, pode usar sua criatividade!

62

facebrasil/gastronomia

Lembre-se: nesse início de ano faça pratos mais saudáveis para sua família!

LINGUINE DE ATUM À PUTANESCA Ingredientes: • ½ kg de linguine (ou linguine integral para uma receita mais saudável) • 2 colheres de sopa de Azeite de Oliva Extra Virgem • 4 dentes de alho picados • ½ colher de chá de flocos de pimenta vermelha esmagados • 2 colheres de sopa de alcaparras • ½ xícara de azeitonas pretas picadas à gosto • ½ kg de tomates sem pele • manjericão à gosto • 50g de atum ao óleo de azeite • pimenta caiena • sal à gosto

37

• queijo ralado

Instruções: Ferva uma panela de água com um pouco de sal. Acrescente o linguine e cozinhe até alcançar o ponto al dente. Em uma frigideira grande em temperatura média, adicione o azeite de oliva, o alho, os flocos de pimenta vermelha, as alcaparras, azeitonas e mexa por 3 a 4 minutos. Utilizando as mãos, amasse os tomates na panela e acrescente a polpa também. Cozinhe por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta caiena à gosto. Acrescente o manjericão, o atum com azeite, e misture com um garfo. Cozinhe por mais 2 minutos ou até que o molho engrosse. Escorra a massa, mas reserve 1 xícara da água de cozimento e retorne à panela. Coloque o molho e ½ xícara da água de cozimento ou mais se necessário. Misture e deixe ferver por um minuto para que o todos os sabores fiquem perfeitos. Polvilhe com queijo ralado à gosto. Isabella Morgia di Vicari é chef-proprietária da Isabella’s Bella Cucina - um serviço de buffet completo especializado em culinária italiana e espanhola. Oferece aulas de “Capacitação de Equipe”, e “Degustação de Pratos”. Autora do livro “What can I bring?” e apresentadora do programa de TV “At the Table with Isabella”, exibido em horário nobre no canal WTGL TV 45.

Bom apetite!


Por Mauro Machado

facebrasil/opinião 64

OS SUPERHERÓIS SOMOS NÓS

D

e todas as molas propulsoras que temos para encarar o dia a dia, vocês já devem ter reparado que sempre dou ênfase a duas atitudes que devem estar presente em todos os momentos de nossas vidas: a gratidão e o otimismo. Eu sou daqueles que agradecem o chaveiro no dia de Natal e depois saio procurando pelo carrão (que deve estar estacionado na garagem de casa). Acredito que a queda da bolsa de valores é uma oportunidade para novas aquisições, para melhorar o preço médio das ações de minha carteira ou oxigenar algumas posições. Que me desculpe o escritor Stan Lee (criador da Marvel Comics), mas os super-heróis somos nós! Não somos Hércules, mas matamos uma Hidra de Lerna por dia. Os 12 trabalhos são fichinhas para nós. E sem essa de botar a “cuequinha vermelha” por cima da calça. Já possuímos “visão além do alcance”. Nossas identidades secretas como super pai, super mãe, super avós ou meninos prodígios estão bem preservadas. Nossas teias são tecidas com otimismo e perseverança. Nossa crença no que é possível continua forte, tanto no dia mais claro, quanto na noite mais densa. E para tudo isso, não precisamos de um anel que é recarregado por uma lanterna alienígena. Cremos - essa é a nossa arma secreta. Acreditamos e temos a certeza de que somos merecedores. Somos gratos a tudo aquilo que possuímos, e também pelo que ainda vamos receber. As adversidades forjam nosso caráter, aumentando a confiança de que podemos e que, eventualmente, alcançaremos. Obrigado 2013. Foi bom, mas 2014 será muito melhor! Estamos mais experientes e mais inteligentes. Vamos em frente, encarando as lutas e desafios de peito aberto. Que venha 2014 com toda força! Com Copa do Mundo, eleições presidenciais, a concretização de projetos que não pudemos concluir em 2013 e, principalmente, trazendo a certeza de que o movimento é contínuo - como diria o famoso paladino da justiça, Super-Homem: “Para o alto e avante!”

37

Buona Fortuna Per Tutti!


65

facebrasil/section

Por


67

facebrasil/section


Facebrasil37  

Revista coerente que tem opinião, fala de moda, saúde, tecnologia, gente, notícias e muito mais para você. A Facebrasil é de verdade é sua....