Quem é o Homem

Page 1

E S T U D O

B Í B L I C O

0 6 / 2 0 1 8

QUEM É O HOMEM? E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, Hb 9.27

OBJETIVO GERAL: MOSTRAR QUAL É A COMPOSIÇÃO DO HOMEM E COMO ELA INFLUÊNCIA NA VISÃO DO TEMPO DO FIM.

R E V .

F A B R Í C I O

S O B R O S A

I U N G

-

C O M U N I D A D E

L U T E R A N A

D E

T E Ó F I L O

O T O N I / M G


A PREGAÇÃO DO ESPÍRITISMO A mídia é uma das armas que satanás mais usa para confundir as pessoas, e ela tem propagado de forma bem aberta as teorias do espiritismo. E por mais que esse seja um assunto que a maioria das pessoas já tenha ouvido falar, é preciso esclarecer os erros que essa doutrina leva para o coração das pessoas. Falar sobre a morte sempre é difícil, pois geralmente restam nos que ficam arrependimentos e remorsos por não ter amado, ou feito mais. E é por isso que o diabo tem conseguido enganar a muitos com a doutrina espírita que tem uma formula mágica de resolver isso. O espiritismo dá uma explicação lógica para as situações do pós morte, pois prega que há sempre uma nova chance de voltar à terra e fazer tudo diferente. Ao pregar isso utiliza o conceito filosófico da alma para explicar tudo o que acontece. Eles dizem que o homem está em constante peregrinação em uma jornada em busca da iluminação de viver com Deus. Assim o homem vive um determinado tempo e então após a morte o corpo que é matéria vai ao solo e a alma que é imortal então troca de corpo, o que é chamado de reencarnação.


A PREGAÇÃO DO ESPÍRITISMO Assim o homem não teria apenas uma passagem aqui na terra, mas ele sempre volta com a missão de viver melhor para que sua alma possa ser purificada e um diz quem sabe o espírito irá repousar na luz divina. Tal pensamento é totalmente contrário aquilo que a bíblia ensina, pois em primeiro lugar dá várias chances, enquanto a escritura afirma haver apenas uma. Em segundo lugar porque usa o conceito de alma o que a Palavra de Deus desconhece. E por fim porque ele é um esquema que prega salvação por obras. Assim o ensino do espiritismo não tem nada de cristão, mas é uma arma que o diabo usa para confundir a muitos fazendo com que sua esperança seja deturpada por palavras humanas.


Dividir o homem em corpo, alma e espírito é antibiblico e problemático, pois não dá a verdadeira esperança da vida.


INTRODUÇÃO

Vivemos um tempo onde pipocam teorias sobre quem é o homem, de onde ele veio e para onde ele vai. Saber reconhecer como ele foi criado por Deus é fundamental para que a esperança da vida eterna seja correta. A forma como o homem é visto hoje não abre caminho para o fim da peregrinação com a morte, mas dá o sentimento de que o vaguear pelo mundo será eterno. A grande maioria das pessoas hoje classifica o homem como tendo três partes, corpo, alma e espírito, essa divisão é antibíblica e problemática, pois coloca sobre o homem uma entidade sobrenatural (a alma) e dá abertura para visões como o espiritismo. Se o homem é visto desta forma ele acaba ficando preso a uma história eterna aqui na terra em busca de algo que nunca achará. Agora quando o homem é visto da forma bíblica ele pode descansar e colocar sua esperança na certeza de que quando a caminhada aqui terminar Deus o receberá de braços abertos para a vida que não tem fim.


O problema de ver o homem com alma ĂŠ que ele passa a ser responsĂĄvel direto por seu futuro eterno.


A COMPOSIÇÃO DO HOMEM

A composição do homem em 3 dimensões é uma criação da filosofia, que não tendo como explicar os resultados do pecado, passou a dizer que tudo era resultado de um processo passado que surtia efeito no presente. Assim foi desenvolvida a alma, uma entidade que explicaria o sucesso de uns e o fracos de outros. Essa crença é muito antiga e vem de povos orientais, porém ela ficou muito mais conhecida no século 19 quando em 1850 Alain Kardec, sistematizou o espiritismo e desenvolveu a alma ao ponto de crer na reencarnação. Se a filosofia pensa assim dentro do pensamento clássico da teologia não há espaço no homem para 3 dimensões, na bíblia o homem é formado apenas por corpo que é a matéria resultado do barro, e o espírito que em Gênesis é chamado de folego de vida. Toda e qualquer pessoa que quiser pode ler a bíblia inteira e nunca achará referência a alma como ela é tida hoje, uma terceira dimensão que guarda sentimentos e lembranças e que pode voltar. O homem é um ser duplo composto de corpo e espírito, isso quem reconhece é a própria escritura no texto da criação em Gn 2.7 diz que Deus formou o homem do pó da terra e depois soprou em suas narinas o espírito, e então ele tornou-se um ser vivo (melhor tradução para alma vivente). Portanto não há espaço no relato da criação para a alma.


A COMPOSIÇÃO DO HOMEM

Outro que fala sobre o homem é o sábio Salomão que ao lidar com esse assunto também divide o homem em 2 partes, pois diz: “após a morte o corpo volta ao pó e o espírito volta a Deus que primeiramente o soprou”. Ec 12.7 Muitas vezes a certeza de vida eterna que as pessoas têm estão contaminadas por pensamentos como a alma, e assim muitos acabam cedendo aos ataques do inimigo e concordam com posições erradas como o espiritismo. Este assunto por mais que seja pesado é necessário para que o homem seja definido termos bíblicos, quando isso não fica claro o próprio estudo do fim fica comprometido, pois muitos ao invés de buscar bases bíblicas para suas vidas, estão colocando suas esperanças em crendices populares que atrapalham o Evangelho. As vezes as pessoas são levadas a crer que o ensino errado da alma é exclusivo do espiritismo, mas não, muitas pessoas que estão na igreja creem que seus problemas podem estar ligados ao comportamento dos antepassados, e chamam isso de maldição. E ainda mais pensam lá no fundo que mesmo depois da morte Deus pode dar uma segunda chance.


Deus Criou o homem como um ser que tem corpo e alma e no fim a terra receberá o corpo que é pó e Deus receberá o espírito para o julgar.


A ALMA E O FIM

Pensar que existe essa alma conforme defendido por muitos é extremamente prejudicial a fé cristã, pois coloca em cheque o relato da criação, do julgamento e da esperança eterna. Essa simples crença faz com que caiam as bases do cristianismo, e o pior faz com que a fé esteja completamente comprometida. Quando a alma é colocada sobre o relato da criação. A bíblia fica desacreditada, pois parece que Deus esqueceu de mencionar que criou mais uma parte. É preciso deixar claro que ela não aparece em nenhum momento na bíblia, não pode nem mesmo ser vista no termo que Almeida traduz por Alma vivente, uma vez que ali está escrito que o homem ganhou vida, o termo usado aqui é o mesmo para chamar os animais de seres viventes em Gn 1.20. É preciso ainda lembrar que quando a bíblia traz a expressão alma ela está falando em termos psicológicos, e não exotérico, ela é o homem consciente, tudo aquilo que ele faz enquanto está acordado.


A ALMA E O FIM

Quando as pessoas creem na alma e na reencarnação a noção de julgamento também fica prejudicada, pois se existe uma alma que troca de corpo, o homem deverá ser julgado várias vezes. E é contra esse abuso que o autor aos Hebreus escreve, pois diz: caso exista a alma Jesus deveria ter sofrido várias vezes para pagar os pecados, mas não foi isso que aconteceu, pois na plenitude do tempo Ele veio como homem e morreu uma só vez e depois foi julgado. Por fim quando a reencarnação entra em cena a esperança da vida eterna de gozo e felicidade são deixadas de lado para uma vida eterna de dor e sofrimento com muitas idas e vindas para a terra. Assim o homem ao invés de acreditar que como peregrino sofre aqui na terra, mas seu sofrimento é rápido, é levado a crer que irá peregrinar para sempre em busca de uma luz que jamais alcançará. Essas crenças erradas levam para a vida das pessoas é que a salvação é por obras e precisa ser conquistada através de méritos próprios, isso coloca nas mão frágeis e pecadoras do home a responsabilidade sobre seu futuro eterno. Mas a bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, por isso é somente através da ação do Santo Filho de Deus que o homem é salvo e não precisa mais temer, pois ele venceu a morte uma vez por todas e assim deu a esperança para a ressurreição do corpo e a certeza do acolhimento eterno do espírito nos braços do Pai.


O homem natural só pode colocar sua esperança em Deus, pois sem Cristo seu pecado só produz a morte do corpo e a condenação da Alma, mas o santo de Deus morreu e nos deu a vida.


CONCLUSÃO Cabe ao homem viver uma vez e depois morrer, o corpo será devolvido ao pó e o espírito volta a Deus par ao julgamento, essa é a verdade Bíblica do ser humano, qualquer invenção além disso é diabólica e não condiz com a verdade. Por isso conhecer a composição do homem é fundamental para o estudo do fim dos tempos, pois toda a teologia que foge da compreensão bíblica e algum momento poderá como no espiritismo colocar o homem como personagem principal na esperança de salvação, pois neste ponto de vista o homem tem dentro de si uma centelha do divino que o leva a fazer boas obras e assim comprar uma encarnação melhor, ou a salvação. A partir do momento em que o homem é levado pela bíblia a ver que seu pecado produz a morte do corpo e a condenação do espírito, e que sem isso não sobra nada, então a bíblia é tida por verdadeira, e a alma não passa de mais um pretexto humano que gosta de fugir da real vontade do Senhor.


o c i l b í B o d u Est • OS TEMPOS DO FIM •

Muito Obrigado por prestigiar nosso Estudo Bíblico PARA DÚVIDAS, SUGESTÕES E COMENTÁRIOS, ACESSE

www.facebook.com/reviung


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.