Page 1


Missão Atendimento interdisciplinar gratuito aos pacientes vítimas de queimaduras, após a alta hospitalar, com profissionalismo e humanização.


Sumário Apresentação.................................................................... 04 Diretoria.....................................................................................05 Finalidades do IAQ......................................................06 Equipe Multidisciplinar.............................................07 Sede Própria....................................................................... 08 Comemorações...............................................................10 Produção Científica.........................................................11 Eventos Científicos.........................................................12 Dia Nacional do Queimado.................................. 13 Mutirão de Cirurgias.....................................................14 Campanha inédita..........................................................16 Representatividade........................................................18 Mantenedoras.....................................................................19 03


Apresentação Os pacientes vítimas de queimaduras, após a alta hospitalar, carreiam vários tipos de sequelas: psicológicas, decorrentes da internação; estéticas, devido ao trauma na pele, que ocasiona mudanças de cor e textura; e, às vezes, sequelas funcionais, motivadoras de incapacidades temporárias ou permanentes. No Brasil existem apenas três instituições voltadas para o atendimento a esses pacientes. O Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), fundado em 11 de abril de 2006, em Fortaleza/CE, é uma Organização Não Governamental (ONG), que, por meio de uma equipe interdisciplinar, presta atendimento profissional e humanizado às vítimas de queimaduras nas mais diversas áreas, proporcionando a reabilitação e a reintegração social do paciente. A presente publicação tem como principal objetivo dar visibilidade ao trabalho da instituição, a fim de que o maior número possível de pessoas possa se beneficiar das ações do IAQ em seu raio de atuação. Edmar Maciel Presidente do IAQ

04


Diretoria

Além do atendimento pelos profissionais da diretoria, o IAQ também conta com o trabalho das fisioterapeutas Patrícia Carvalho, Raphaela Almeida, Andressa Osório, Aline Almeida e Leilane Lopes; dos acadêmicos Rogleson Albuquerque e Alexsandro Andrade; das terapeutas ocupacionais Cristiane Arruda e Larissa Tavares; da psicóloga Graciette Amorim; da assistente social Geruska Kélvia e da acadêmica Rosana Monteiro; da ginecologista Ângela Clotilde; do nutricionista Ricardo Vasconcelos e do cirurgião plástico Sérgio Miranda; das secretárias Lucivânia Nojosa e Renata Alves; das costureiras Leri Galvão e Eunice Moura; e dos zeladores Nilma Sales e Gilberto Silva. O setor de Recursos Humanos é comandado pela psicóloga Iza Helena e a administração do IAQ está com Márcia Távora.

2012 - 2014

Presidente - Edmar Maciel Vice-Presidente - Ageu Brasil Diretor Administrativo - Raimundo Barbosa Tesoureiro - Oscar Luis Diretora Social - Cira Melo Secretária - Adélia Timbó

05


Finalidades do IAQ O IAQ é uma ONG voltada para o atendimento interdisciplinar às vítimas de queimaduras, após a alta hospitalar. Esse trabalho visa reabilitar e reintegrar os pacientes à sociedade, além de: • Otimizar a prevenção de sequelas, propiciando condições técnicas, econômicas e psicológicas para o tratamento clínico e cirúrgico; • Executar programas voltados ao apoio à família e à ressocialização da vítima de queimadura; • Contribuir para o ensino e a pesquisa científica voltados à área; • Promover e incentivar a divulgação da produção científica por meio de publicações técnicas; • Captar recursos financeiros para projetos de interesse da área;

• Prevenção de acidentes através de palestras, campanhas educativas e treinamento em atividades de maior risco de acidente de queimaduras, de âmbitos nacional e internacional; • Criar e manter unidades de atenção à saúde.

06


Equipe Multidisciplinar A inexistência de políticas públicas voltadas para as vítimas de queimaduras levou uma equipe de profissionais cearenses a criar o IAQ – Instituto de Apoio ao Queimado. O principal objetivo era assistir o paciente após a alta hospitalar.

No total, 30 profissionais, sendo 16 voluntários, atuam junto à ONG, que também distribui produtos e materiais indispensáveis ao tratamento, como cremes hidratantes e nutritivos, fotoprotetores, malhas compressivas, máscaras faciais, lâminas de silicone e expansores de pele.

Atendimento humanizado e interdisciplinar, principalmente para as pessoas carentes de recursos financeiros, constitui o foco da instituição idealizada pelo cirurgião plástico Edmar Maciel, pela fisioterapeuta Cira Melo e pela terapeuta ocupacional Mércia Aires. Visando a plena reabilitação e reintegração do paciente à sociedade, o IAQ ainda conta com psicólogo, psiquiatra, nutricionista, assistente social, enfermeira e médicos.

07


Um show beneficente do humorista cearense Tom Cavalcante marcou a inauguração das instalações em 10 de junho de 2009. O evento realizado no La Maison Dunas foi prestigiado por mais de 2.000 pessoas, entre colaboradores, parceiros, imprensa e outros convidados especiais. Em 2011 foi a vez do cantor Fagner homenagear a instituição com um show beneficente, que reuniu mais de 3.000 no mesmo La Maison Dunas.

Sede Própria O IAQ tem sua sede em Fortaleza, à rua Visconde de Sabóia, 75, Centro. O imóvel, com mais de 600m2 de área construída, conta com 16 salas, permitindo que pacientes e profissionais trabalhem com conforto e humanização.

08


O imóvel, onde funciona o IAQ, foi cedido pela tradicional família de Amilcar Távora (in memorian). Para a reforma do prédio e a mobília, o IAQ contou com a colaboração do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará), Fundação Beto Studart e Grupo M Dias Branco, entre outros. A construtora Falanga Lima realizou as obras físicas, a partir de projeto das arquitetas Adriana Castelo Branco e Érica Tahim. O cartunista Sinfrônio criou a logomarca da ONG, que representa a união de um grupo de trabalho.

09


Comemorações Além do Dia Nacional do Queimado, o IAQ comemora outras cinco datas, visando momentos de descontração, lazer e congraçamento entre profissionais e pacientes: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

10


Produção Científica O IAQ lançou, em 2010, a quinta edição da Rotina de Atendimento ao Queimado. Inédita no Brasil, a publicação permite, por meio da Medicina Baseada em Evidências, fazer protocolo nas mais diversas áreas, padronizando o atendimento ao queimado. Com 23 capítulos e 80 colaboradores, a Rotina é organizada pelo cirurgião plástico Edmar Maciel e conta com 80 colaboradores. A publicação é voltada para os profissionais que se dedicam ao tratamento de vítimas de queimaduras. Também foram publicados dois Tratados de Queimaduras (2003 e 2008) prefaciados pelo cirurgião plástico Ivo Pitanguy, que prestigiou o lançamento da primeira edição (foto). Com a preocupação de formar novos profissionais, o IAQ mantém parceria com a FANOR (Faculdades Nordeste), para estágio na área Fisioterapia, e está em curso a implantação de iniciativa semelhante englobando Nutrição e Psicologia.

Visando a reciclagem de conhecimentos, o IAQ contribuiu para a participação de mais de 60 profissionais do Centro de Queimados do Instituto José Frot, no Congresso Brasileiro de Queimaduras. O evento foi realizado em outubro de 2010, em Porto de Galinhas/PE. No ano de 2012 os profissionais participaram do Congresso Brasileiro, em Florianópolis, no período de 10 a 13 de outubro.

11


Eventos Científicos O Ceará sediou três Jornadas Norte-Nordeste de Queimaduras nos anos de 1994, 1996 e 1997, todas realizadas no Marina Park Hotel. O II Congresso Brasileiro de Queimaduras, ocorrido em 1999, também no Marina Park Hotel, contou com 980 inscritos, além de 17 palestrantes estrangeiros e 10 nacionais. Foi o maior evento da especialidade, em público e programação científica, já realizado no Brasil. No ano de 2006, o Centro de Convenções do Ceará foi palco do VII Congresso Mundial de Queimaduras (ISBI); do VI Congresso da Federação Latino Americana de Queimaduras (FELAQ); e do V Congresso Brasileiro de Queimaduras (SBQ). A presidência da SBQ estava a

12

cargo do cirurgião plástico Edmar Maciel e o evento contou com mais de 1200 inscritos e representantes de 52 países.


Dia Nacional do Queimado No ano de 1999, por iniciativa do cirurgião plástico Edmar Maciel, o então senador Lúcio Alcântara (foto) apresentou um projeto de lei ao Senado Federal criando o Dia Nacional do Queimado. A data escolhida foi 6 de junho, a mesma da fundação da Sociedade Brasileira de Queimaduras, e um momento especial para conscientizar a população quanto aos perigos das queimaduras, principalmente em junho, mês das tradicionais Festas Juninas. Em 2009, o então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a lei criando o Dia Nacional do Queimado por meio da Portaria número 12.026, de 9 de setembro de 2009. O pioneirismo e o sucesso desta iniciativa levaram o cirurgião Edmar Maciel a criar, em 2003, o Dia Nacional do Cirurgião Plástico – 7 de dezembro, data de fundação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

13


Mutirão de Cirurgias Anualmente, o IAQ promove um mutirão de cirurgias, em Fortaleza/CE, voltado para os pacientes com sequelas de queimaduras - até 2011 foram realizados sete mutirões, beneficiando mais de 150 pacientes. As cirurgias são realizadas no Centro de Tratamento de Queimados do Instituto Dr. José Frota (CTQ) e a prioridade são os pacientes com sequelas funcionais, os do interior do Estado e as crianças, todos de baixa renda.

As sequelas de queimaduras são decorrentes dos mais diversos acidentes, principalmente envolvendo choque elétrico e álcool. As áreas mais atingidas são o pescoço, as grandes articulações e as mãos do paciente, causando sequelas graves, que resultam em incapacidade funcional em mãos, membros inferiores e retração cervical.

14


Após as cirurgias, os pacientes são acompanhados por uma equipe interdisciplinar do IAQ nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, clínica médica e cirurgia plástica, visando sua reabilitação. Esses cuidados demandam meses de tratamento e, durante esse período, o IAQ também fornece malhas compressivas, cremes hidratantes e nutritivos, além de fotoprotetores solares aos pacientes.

CTQ - O CTQ existe há quase 50 anos e teve como primeiro diretor o Dr. Mário Vasconcelos, seguido dos doutores Geraldo Sérgio e Paulo Furtado. Na estrutura atual, inaugurada em novembro de 1993, o Centro conta com 32 leitos e uma equipe de 123 profissionais das mais diversas áreas. O Dr. Edmar Maciel, presidente do IAQ, dirigiu o CTQ por mais de 10 anos e, atualmente, a instituição tem à frente o Dr. Paulo Régis.

15


Campanha inédita no País Pesquisas demonstram que a maioria dos acidentes com queimaduras acontece em casa, onde a cozinha é o local principal e o agente etiológico são os líquidos aquecidos – chá, café, leite, água, entre outros. As crianças de até 12 anos representam 33% das vítimas, enquanto as tentativas de suicídio respondem por uma média de oito internações por mês. Em decorrência desse quadro, o Ceará protagonizou algo inédito em 2001. Pela primeira vez no País, foi realizada uma campanha de prevenção de queimaduras com a duração ininterrupta de um ano. Os resultados foram: redução de 50% nos acidentes com álcool; queda de 70% nas tentativas de suicídio com queimadura; e diminuição de 10% nos índices gerais de acidentes. A iniciativa do IAQ foi apresentada ao então Ministro da Saúde, Humberto Costa (foto), e premiada por segmentos especializados como a Melhor Campanha Publicitária e Melhor Outdoor do Ano.

16

Programada para ocorrer duas vezes por ano, durante cinco anos, a campanha foi apresentada aos Ministérios da Saúde e da Educação, bem como à Câmara Municipal de Fortaleza, mediante projeto do então vereador


Heito Férrer (foto). Mas a proposta não foi levada a termo devido à falta de comprometimento dos órgãos públicos locais. A Sociedade Brasileira de Queimaduras, por sua vez, abraçou a ideia e a campanha foi veiculada em vários Estados. A Itália adquiriu os direitos de uso e a iniciativa foi apresentada em outros cinco países - Portugal, Colômbia, Chile, Argentina e República Tcheca.

Visando contribuir para a qualidade de vida do paciente, o IAQ também investe em eventos de caráter educativo como: oficinas de humanização do atendimento, campanhas de prevenção de acidentes, distribuição de cartilhas, bem como em palestras em escolas, empresas e comunidades carentes, mostrando como evitar acidentes e prestar os primeiros socorros às vítimas.

17


Representatividade Na área de queimaduras, o Ceará passou a ter representatividade científica na Região Nordeste, no cenário nacional e no exterior a partir de 1990. A projeção decorreu do trabalho desenvolvido pelos profissionais locais, capitaneados pelo cirurgião plástico Edmar Maciel, que além de iniciativas pioneiras no setor, ocupou os seguintes cargos: • Diretor do Centro de Tratamento de Queimados / Instituto José Frota 1992/2002 • Fundador da Sociedade Brasileira de Queimaduras / SBQ – 1995 (foto) • Primeiro Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras Regional Ceará – 1995/1997 • Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Queimaduras / SBQ – 1997/1999

18

• Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras / SBQ – 1999 /2001 • Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras SBQ – 2001/2006 • Presidente da Federação Latino Americana de Queimaduras – 2007/2009


Mantenedoras Atualmente, 30 empresas são mantenedoras do IAQ, fornecendo desde materiais para atendimento, alimentação aos pacientes e funcionários, até contribuição financeira e assessoria técnica. É a prestação desses serviços, de forma voluntária, que permite o bom funcionamento da instituição e a qualidade do atendimento ao paciente com presteza, humanização e gratuidade. O IAQ funciona de segunda à sexta feira, em dois turnos: de 8h às 12h e de 13h às 17h.

19


INSTITUTO DE APOIO AO QUEIMADO Rua Visconde de Sabóia, 75 - Centro, Fortaleza / CE - CEP 60030-090 (85) 3251.1093 e 3047.5112 apoioaoqueimado@yahoo.com.br SEDE ADMINISTRATIVA Av. Senador Virgílio Távora, 1901 - Sala 1106 Aldeota - CEP 60.170.251 Fortaleza / Ceará - Brasil Fone/Fax: (85) 3244.4956 www.iaq.com.br apoioaoqueimado@yahoo.com.br t twitter.com/apoioaoqueimado

Relatório IAQ 2013  

Relatório do Instituto de Apoio ao Queimado 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you