Issuu on Google+

Jornal Sexta | Edição 111 | Sexta, 26 de Abril de 2013 | Viamão | Rio Grande do Sul | Brasil | R$ 1,00 >> VELOCIDADE EM TARUMÃ

STOCK É DOMINGO Acontece neste domingo (28), mais uma etapa da Stock Car Brasil em Viamão. A largada é às 11h | PÁGINA 6

3485 - 2186


Viamão - 26 de Abril 2013 O jornal quer disponibilizar ao leitor uma agenda com o que acontece na cidade e na região. Mande a atividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu CTG, sua banda, seu sítio de lazer para contatosexta@ gmail.com. Não tem custo nenhum !!!!!!!!!!

2

PÁGINA

www.jornalsexta.com.br

>> FESTA

EXPEDIENTE

2

>> Editorial NEM TUDO SÃO FLORES, NEM TUDO SÃO ESPINHOS Na edição passada, publicamos uma análise dos cem primeiros dias do governo Bonatto. No corpo do jornal e nas colunas, aparecem notícias variadas dando conta de coisas muito positivas, como o cuidado que vem sendo dispensado à recuperação de ruas, ou o esforço em promover a produção cultural local. Mas, também, aparecem notícias sobre projetos de aumento salarial para apenas algumas categorias, a lentidão em resolver problemas simples, e outras. Isso tem deixado alguns leitores intrigados: afinal, o Sexta é contra ou a favor do governo Bonatto? Ora, o Jornal Sexta não tem esse tipo de posição a respeito de governos. E muito menos, um governo tão jovem quanto este. Nosso jornal só é radicalmente CONTRA a corrupção, a incompetência, o autoritarismo e, se nossa postura era hostil ao governo anterior, é porque ele encontrava-se impregnado de uma ou algumas destas características. Da mesma forma, o jornal é A FAVOR da transparência, da eficiência, do espírito público. E vai elogiar, sim, toda vez que aparecerem sinais destas virtudes em qualquer gestor público da cidade. Assim, aos que enxergam algum sinal de "incoerência" no fato de exibirmos notícias boas e ruins numa mesma edição, de batermos e aplaudirmos o governo às vezes na mesma página, temos a dizer: isso nada mais é do que a demonstração do quão COERENTE somos em adotar uma visão realista e imparcial sobre o novo governo municipal. Mantemos a coerência com as coisas nas quais acreditamos, e que, pelo que se nota nas ruas, é o que o povo acredita. O povo espera por melhorias. Nós também. O povo quer ver as coisas acontecendo. Nós também. O povo detesta sentir-se enganado ou ver seu suado dinheiro sendo gasto de forma burra. Nós também. Quando um jornal mostra-se POLITICAMENTE COERENTE, adotando uma postura do tipo "não importa o que o governo faça, vou bater", ou "não importa o quê façam, eu vou aplaudir", ele está renunciando à COERÊNCIA COM O ESPÍRITO PÚBLICO, renunciando às suas bases, que são os leitores. Está deixando de ser um jornal, e tornando-se um panfleto. O Sexta manter-se-á firme no propósito de bater, sem medo, quando o governo errar. Mas também de aplaudir, sem sentir vergonha alguma, mesmo correndo o risco de ser classificado como "chapa-branca", quando o governo acertar. O Sexta não tem medo nem vergonha de ser... um verdadeiro jornal!

PÁGINA 2

Estrela realiza festa de sétimo aniversário no próximo dia 5 de maio O tradicional time do Estrela Futebol & Amigos comemorou na última terçafeira, dia 23 de abril, seu sétimo aniversário. A festa de comemoração será realizada no próximo dia 5 de maio, domingo, às 17h, na Associação dos Servidores Municipais, na rua do Bar e Bola, no Centro de Viamão. Ingressos e informações com os integrantes da equipe.

>> BRIGADA MILITAR

Formatura de apresentação dos 32 novos soldados de Viamão Na manhã desta terça-feira (23), o vice-prefeito André Pacheco participou da cerimônia de apresentação de 32 novos policiais, formados pela Brigada Militar de Viamão, para reforçar o sistema de segurança da cidade. O comandante da Brigada de Viamão, Ten. Cel. Marcelo Giusti, afirmou que estes soldados conhecem bem a realidade do nosso município e estão preparados para iniciar seus trabalhos nos pontos de maior incidência de criminalidade. André Pacheco ressaltou a importância deste reforço para a comunidade e afirmou que a Prefeitura de Viamão está disposta a caminhar junto com o Governo do Estado e Governo Federal para garantir tranquilidade aos viamonenses. O vice-prefeito destacou que é meta deste governo buscar todo investimento possível para a área e que “não iremos nos omitir quanto às questões de segurança pública”, afirmou Pacheco.

Jornal Sexta Empresa Jornalística Livre e Atuante Viamão - Rio Grande do Sul - Brasil. CNPJ = 12.942.789/ 0001-89 Diretor = Daniel Jaeger Marques Jornalista Responsável: Daniel Jaeger Marques Reg.Prof. 15.610 Semanário (sextasfeiras) Tiragem: 5 mil exemplares Diagramação Eletrônica: Daniel Jaeger Marques. Contato pelo e-mail contatosexta@gmail.com Chefe de reportagem: Arruda Filho “o Repórter Ninja” Fone: (51) 9772-5707

As opiniões dos colunistas não refletem a opinião do Jornal Impresso pela Gráfica CG (51) 3043-2310 grafica@grupocg.com.br


Viamão - 26 Abril de 2013

ARROZ COM LEITE Os Vereadores de Viamão aprovaram por unanimidade o projeto do prefeito Valdir Bonatto (PSDB) que concede uma verba, no valor de R$ 25.000,00, para a o Sindicato Rural aplicar na “VII Festa do Arroz com Leite” que será realizada no mês de maio.

www.jornalsexta.com.br

Arruda Filho colunista vilson.arruda@ig.com.br (51) 9845-4422

RODEIO DE VIAMÃO Neste final de semana, 27 e 28, a Escola Técnica de Agricultura ETA - está promovendo o “Rodeio Nacional de Viamão e o II Canto Nativo”. Os eventos acontecem no campus da escola no Parque de Rodeios. Haverá provas campeiras, gineteadas, bailes e shows com Elton Saldanha e João de Almeida Neto. O Diretor da ETA, Evandro Cardoso Minho,disse que o evento é um projeto pedagógico e a estrutura do parque é para abrigar cerca de 30 mil pessoas, e liberado com alvarás pelo corpo de bombeiros e Prefeitura de Viamão. Informações: 3485-1173

ASMV EM ALTA A Associação dos Municipários da Prefeitura de Viamão (ASMV) está com credibilidade no âmbito do funcionalismo. O presidente Gilso Ribeiro, em pouco tempo, já resgatou a credibilidade e a dignidade da associação com uma gestação de transparência administrativa. Parabéns!!!

AÇÃO SOLIDÁRIA O Lions Club Centro e Santa Isabel estão organizando a décima “Ação Solidária” nos dias 25, 26 e 27, no Calçadão Tapir Rocha ao lado da prefeitura. Nestes dias haverá presta ção de serviços gratuitos a comunidade com atendimentos de oftalmo, odonto, gineco e fonodiólogo entre outros. O que chama a atenção é que o Lions Club Aparecida do Bairro Jardim Krahe não é parceiro deste evento. Será que os lioninos estão divididos? Por que o Lions Internacional não intervém para unificar as ações no município? Isso é o fim da várzea ou disputa de beleza?

PTB VAI PARA CONVENÇÃO UNIDO Foto Divulgação PTB: Milton Adão

E/D: Eugênio Bueno em pé, Chico, Gugu Streit, Eraldo Roggia, Pastor Nelson e Guguzinho unificando o PTB para a convenção de domingo, 28. Ao que parece os convencionais do Partido Democrático Trabalhista (PTB), que foram base aliada do ex-prefeito Alex Boscaini (PT), irão para a convenção em clima de paz e união. Depois de uma cisão interna, o PTB de Viamão, ao logo de anos, vinha sendo dirigido por uma Comissão Provisória. Agora, a executiva estadual autorizou a realização da convenção, no domingo, 28, na Câmara de Vereadores, a partir das 9 horas. A que tudo indica a dinastia da família Guterres vai continuar dirigindo o partido por mais dois anos. Durante a semana, depois de várias reuniões com o unificador da paz, Gugu Streit (Rádio Farroupilha), os segmentos divergentes do partido optaram pela não divisão das correntes internas do PTB e indicarão na convenção, domingo, os nomes dos irmãos Gutierres, Andréa e André, para comandar os petebistas, respectivamente, como presidente e vice-presidente, pelos próximos dois anos. Com cerca de 7 mil filiados os petebistas levarão para a convenção o nome do vereador Eraldo Róggia como pré-candidato a deputado federal e reforçando a condição de pré-candidato a prefeito para concorrer nas eleições municipais de 2015. Gugu Streit revelou que o PTB de Viamão abre espaço para uma composição política nas próximas eleições, no entanto, reforçou que o partido não abre mão da cabeça de chapa. “Essa condição é inegociável” avisou Gugu. Chico Gutierres, patrono de honra do PTB, disse que o partido tem que sair unido, no domingo, para reforçar a militância. Reforçou que o vereador Eraldo Róggia está preparado politicamente para ser pré-candidato a deputado federal. O sábio Pastor Nelson Souza, com toda sua elegância, argumenta que a união do PTB é uma condição preparatória para vencer as eleições municipais de 2015. “Temos que estar unidos para eleger Eraldo a deputado federal ”, pregou o pastor Nelson diante da platéia petebista.

PROFESSORES NA LUTA POR DIGNIDADE > Os professores do Estado paralisaram atividades, por três dias, em luta por melhores salários. O Governador Tarso Genro (PT) insiste em não quer pagar o piso nacional, que ele mesmo criou, para a categoria. Aqui em Viamão, os professores fizeram manifestação, no centro da cidade, exigindo que o governador cumpra a lei.

para

DT

PAGINA 3

MUDANÇA NO GOVERNO Na semana passada noticiamos que o secretário municipal da administração, Vilmar Hofstatter (PP), teria pedido para sair do governo por divergências internas com a base aliada do governo Bonatto. Procurado pela reportagem do Jornal Sexta, o presidente do Partido Progressita (PP), Fernando Prates, não confirmou a notícia, Apenas disse que o secretário pediu umas férias para resolver alguns problemas de foro íntimo, mas que voltaria dia 4 de maio. No entanto, notícias, não confirmadas pelo governo municipal, dão conta que o prefeito Bonatto já teria sondado a possibilidade do ex-coordenador de educação da SEC, Elton Ferreira Ferreira (PSDB), assumir a pasta da administração municipal, a partir de primeiro de maio. Morador e político atuante, em Cachoeirinha, Ferreira foi visto nas redondezas do palacinho do governo, na manhã de segunda-feira, 23, tratando da possibilidade de assumir a pasta da administração. Um tucano influente confirmou a notícia.

NOTAS MIÚDAS > Zilmar Rocha (PT) deputado estadual de Viamão é Vapt Vupt... Mandato por cinco dias... Ouviu conselhos errados do ex-prefeito Alex Boscaini (PT). > Diante das denúncias na convenção tucana, o atual presidente, Valmir Moura, pediu as expulsões de Paulo Gilberto e Cláudio Martins do PSDB. A Comissão de Ética está avaliando a iniciativa. > No próximo ano a Escola Estadual Setembrina completa cem anos. Este colunista fez parte desta história como aluno e depois como professor regente de classe no ensino fundamental, na década de 80. > Vereador Dédo (PT) retira polêmico projeto que alterava legislação para abertura de novos postos de gasolina no município. Encontrou resistência em sua própria bancada. O vereador Sérginho (PT) era contra esse absurdo que permitia abrir posto de gasolina a menos de 30 metros das escolas, hospitais e postos de saúde. Ainda bem que caiu a ficha... > O vereador Ridi (PT) é muito gozado... Agora, quer que o prefeito Bonatto (PSDB) pague um salário de R$ 13.500,00 para os médicos do município.Claro que os médicos merecem, mas quando ele foi prefeito, por oito anos, pagou uma miséria para o funcionalismo e muitos médicos pediram demissão, porque naquela época o Ridi pagava um salário miserável para os funcionários da saúde.

GENTE QUE DEU CERTO A minha homenagem desta semana, ao espaço “gente que deu certo”, é para CRISTINA BRAUVERES que foi minha aluna na Escola Estadual Técnica de Agricultura (ETA), em 1988, no Curso de Agente de Defesa Sanitária Vegetal. Lembro da aluna dedicada e amiga. Atualmente exerce o cargo de secretária na ETA.


Página 4

fabiosalvador.com.br

viamaoagora.com.br

“EU CONHEÇO O ABEL” No dia 18 de Abril, quinta-feira, à noite, finalmente tive a chance de assistir ao filme curta-metragem “Eu conheço o Abel”, um documentário sobre o mais célebre dos personagens da História “subterrânea” de Viamão, aquela que não será eternizada em retratos de gente bem-penteada e nem nos livros de registro do poder. Para quem não sabe (imagino que pouca gente) Abel era um rapaz com problemas mentais que circulava nas ruas da cidade, especialmente no Centro. Pedia cigarros, distribuía panfletos, tomava cafezinho nos comércios, e era simpático com todo mundo, sempre sorrindo. A cidade o “adotou” como se fosse uma criança grande. Faleceu em 2010, fato que causou consternação e bombou na mídia local. O curta-metragem tem duração de 15 minutos e foi dirigido por Rafael Wolski. Se sessão, estavam presentes os produtores Greice Andrea e Ricardo André. O filme é interessante, tem uma fotografia bem feita e um bom ritmo. Boa parte consiste de pessoas de variados perfis em lugares diferentes do Centro, contando causos e descrevendo os momentos que viveram com Abel. A estrela do filme, no entanto, não aparece até os minutos finais quando, então, o vemos em algumas cenas, sem ouvir sua voz, encoberta pela trilha sonora. Os realizadores pensam em modificar o filme, exibindo uma cena “falada” no fim, com o Abel dizendo alguma frase. Vai ficar comovente. O único ponto negativo que tenho a apontar é que, como o bloco com os relatos é muito longo, deveriam ter entrevistado mais gente: vemos uma meia dúzia de pessoas aparecendo dezenas de vezes, e isso cansa, além de dar a impressão de que quem filmou não estava afim de caminhar muito. Este ponto negativo não consegue estragar o filme, que é salvo pelos outros aspectos. Inclusive, a hilária entrevista de ninguém menos que o flanelinha Cleber “Chaves” Cabral, personagem quase tão folclórico quanto o próprio Abel.

UMA SECRETARIA QUE PENSA NO CINEMA A estreia do filme do Abel em Viamão foi também a estreia do projeto Cine Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura e Esporte. Admito que estou numa verdadeira “lua-de-mel” com as políticas de cultura deste novo governo. Recuperaram projetores dos cinemas de Viamão de décadas passadas, que estão em exposição na entrada do prédio, e funcionam! A sala onde vimos o filme é moderna, e ficou impecável. A sessão noturna de “Eu Conheço o Abel” teve abertura com Eliseu do Sax e o grupo Tambor Falante, além de dois filmetes institucionais muito bonitos, produzidos pela própria SMC. Antes dos filmes e apresentações, os convidados tiveram a chance de conhecer a formidável coleção de filmes e pôsteres de faroeste do colecionador Willan Terra, com quem simpatizei muito, apesar de a minha “praia” serem filmes de outro tipo.

Viamão - 26 de Abril de 2013

E O FEMUVI MIXOU... Em primeiro lugar, eu tenho que começar o texto dando meus parabéns à Jota ao Cubo e à Fato Comunicação, só pela coragem de terem trazido de volta uma das maiores coisas que já aconteceram em termos de cultura em Viamão. Mas vamos admitir que a ressurreição do Festival da Música Viamonense, que prometia ser algo triunfal, foi pífia. De um público esperado de 2000 a 3000 pessoas, apareceram umas 250, na maioria, os próprios músicos, seus parentes e amigos. Via Facebook, teve gente da organização do evento que chegou a dizer que “muita gente preferiu ver futebol na TV”. mas eu acho que o problema foi outro, e eu vou citar os dois fatores principais que levaram ao relativo fracasso: a divulgação inexistente, e as idas e vindas da política que acabaram com a organização.

Coincidindo com a volta do FEMUVI, achei o disco da 4ª edição do Festival, lá em casa. A Prefeitura deveria remasterizar os discos dos FEMUVIs e relançar em CD. Ficaria lindo! fazer aquilo que foi possível. Sem divulgação, sem grandes apoios e sem uma estrutura melhor. Na verdade, ao ajudar o festival, para mim, o governo Bonatto acerta em três alvos: a) Mostra serviço. b) Dá satisfação ao povo, algum retorno aos organizadores do evento, e mostra que seu início de governo consiste, em boa parte, em “limpar as mancadas” do governo Alex. c) Cria um link de aproximação com o PDT, comandado por Godoy, podendo ali na frente, ampliar a base de apoio do governo.

O que matou a festança foi a POLÍTICA. Me lembro de ter entrevistado os organizadores do evento em 2012, ainda no Comunidade em Foco (programa na Rádio Nova Tradição AGORA, É BOLA PRÁ FRENTE FM), e o clima, então, era de empolgação. O Eu acho que a turma que organizou o evento FEMUVI 2012 tinha data para acontecer, e não pode desistir, e os músicos têm que ter apoio da Prefeitura. O secretário de Cultura paciência. Esta é uma tradição da cidade que da época, Alexandre Godoy (PDT) não falava vai ter que ser reincorporada ao imaginário de outra coisa. popular, e isso leva tempo. Ano que vem, vai ir Afinal, era um secretário pedetista mais gente do que neste, e no seguinte, mais, e ajudando a ressuscitar uma marca do assim por diante (desde que, claro, uma nova governo pedetista, de vinte anos antes. troca de governo não cause outra confusão Depois, quando o prefeito Alex Boscaini como a deste ano). (PT) não conseguiu eleger seu sucessor, Ao invés de reclamar e ficar chorando o leite Robinson “Ronson” Duarte, a cidade viveu derramado, governo e sociedade poderiam dias de caos: obras pararam, serviços foram aproveitar para aprender com os erros desta interrompidos, e o FEMUVI foi deixado à edição e fazer bonito na próxima. Ah, e eu penso deriva. Os organizadores não deixaram a que TEM QUE TER UMA PRÓXIMA. Não é porque idéia morrer, mas como os prazos para as não foi um sucesso agora, que vamos desistir. apresentações e fases do concurso foram Mas na próxima, já fica uma agenda de coisas sendo adiadas, algo até constrangedor, o a fazer: imprimir cartazes e botar carros de som público foi chegando à conclusão de que nas vilas. O governo poderia fretar alguns não ocorreria mais. ônibus e fazer uma linha "Especial FEMUVI", Aí, veio o novo governo, e o novo titular circulando só naquele dia com passagem da Cultura, Claro Mota (PSDB) abraçou como pôde o projeto: deu palco, banheiros, gratuita. Quem não vai gostar de uma festa, segurança, espaço. Mas não pôde botar tendo como ir a ela e sabendo onde e quando grana, e daí os organizadores tiveram que ela ocorrerá?

BARBADA :::

Aqui você encontra estrutura, orientação qualificada, e respeito pelo cliente.

9645-5142 / 9398-0566

Terreno de 1500 metros quadrados, com 3 casas e um galpão, luz, água, telefone fixo, a menos de 100 metros da RS 040. Condomínio Querência, parada 79, em Águas Claras. Tel: 9629-6565 e 8502-8570.


Viamão - 26 de Abril de 2013

www.jornalsexta.com.br

PÁGINA 5

MUDANÇA DE VERDADE Estamos chegando ao quarto mês do governo da tal mudança de verdade e até agora nada aconteceu. É um governo bem morninho. Prá quem prometia que iria fazer uma revolução no crescimento da cidade, estão muito longe da promessa. A turma do governo tenta incentivar os primeiros críticos que apostaram no Bonatto e André, dizendo que vão fazer e acontecer. Dizem que o Mac Donalds está chegando em Viamão como se a prefeitura tivesse comprado a franquia ianque.

por Hélio Ortiz - contato helioortiz5@gmail.com

>>> MEMÓRIA <<<

FEMUVI Uma multidão de 100 pessoas compareceu no Festival de Música de Viamão (FEMUVI), promovido pela Prefeitura Municipal, nos dias 20 e 21 no centro da cidade. Montaram uma enorme estrutura para o festival, mas esqueceram o principal: convidar o povo para a festa. Não adianta, ovelha não é prá mato. O Carnaval depois de dezesseis anos não foi realizado. O Garota Verão de Itapuã também foi um fracasso de público. Adivinhem quem paga a conta desta incompetência.

PEC 37 Está em discussão no Congresso Nacional a PEC 37 que tenta limitar o poder de investigação do Ministério Público, dando prioridade à Polícia Civil, as investigações dos casos de corrupção no País. Sinceramente, a moral da Polícia Civil com a população brasileira, está abaixo daquela parte dos cachorros que não pega sol. Mas na verdade existem outros interesses obscuros por trás de tudo isto. O PT, depois do escândalo do Mensalão não quer de jeito nenhum que o Ministério Público fique a frente de investigações sobre corrupções. E eles estão certos, é o partido, proporcionalmente, mais corrupto do Brasil.

Os peregrinos vão voltar à estrada. Dia 01 de maio o grupo do Caminhada Legal do qual eu faço parte vai fazer mais uma aventura. Vamos fazer um circuito de 25 Km na zona rural de Viamão. Já caminhamos até Itapuã (30 Km em quatro horas). Depois fizemos a Varzinha do Jacaré (42 Km em seis horas). Os interessados em participar de mais esta aventura é só entrar no email do Café Ortiz (helioortiz5@gmail.com).

CAFÉ ORTIZ

CAMPEÃO DOS JUROS O programa Conta Corrente da Globo News mostrou o abuso, prá não dizer assalto, nas cobranças de juros no Brasil nos cartões de crédito e no cheque especial. Vejam a roubalheira acobertada pelo governo federal que se diz defensor da população mais pobre. Na China o juro anual é 20 %. Na Suíça 17 %, Nos Estados Unidos é 16 % e no Brasil, pasmem: 129 %. É o juro mais caro do mundo. E ainda reclamam que a inadimplência está alta.

CAMINHADA LEGAL

TAMOIO FUTEBOL CLUBE >> Este time da década de 70 deu muitas alegrias a torcida do rubro negro da Baixada da Maria Lopes. Em pé: João Ferreira; Ial Nunes; Dálcio Dorneles; Iço; João; Queijo; Ronaldo; João Luiz; Jorge; Marçal; Pedrinho Trevisan; Aurélio; Dauth; Prego; Erni Marola; o menino, filho do Ferrinho é o Fofinho; Nando; Quarenta; Bode; Caçapa; Clóvis e o Professor Marivan.

DIREITO DE RESPOSTA Na semana passada recebi um documento do Secretário de Transporte, Luiz Batista Barbarotti, contestando minha opinião sobre o trânsito no centro de Viamão. Como esta, é uma página democrática, segue abaixo a resposta do Secretário. “Ao Sr. Hélio Ortiz Lendo sua coluna no jornal com o faço assim que recebo o Sexta, me deparei com uma nota sobre o trânsito. Quero aqui lhe informar que estamos trabalhando diariamente, para que este trânsito se torne mais ágil e eficaz. Estamos coibindo algumas coisas que estavam acontecendo. Por exemplo: Vagas de idosos e deficientes não eram respeitadas, bem como as paradas em mão dupla de carros aqui no centro, isto está sendo fiscalizado. Com relação à mudança na cidade, no que diz respeito ao trânsito, devo lhe esclarecer que estudos estão sendo feitos com engenheiros e pessoas capacitadas para que o melhor seja feito. Como Secretário, peço a este estimado colunista que como viamonense nato, nos auxilie no que for possível, fazendo críticas construtivas quando for o caso. Peço que tenha um pouco de paciência, pois em seguida teremos um Viamão mais ágil e um trânsito seguro. Um forte abraço. Atenciosamente Luiz Batista Preus (Barbaroti) Secretário Municipal de Transportes e Trânsito”

Dia 03 de maio os amigos vão se encontrar mais uma vez no Café Ortiz.

Recebi um email do Pastor Luiz Correa, da África do Sul, que através do nosso site acompanha semanalmente as notícias de nossa cidade. O Luiz morou muitos anos aqui em Viamão, sendo até vereador. Ele com todo direito democrático contestou minha opinião em relação à crítica que fiz ao seu colega, Marco Feliciano, Presidente da Comissão de Direitos Humanos no Congresso Nacional, que em vários momentos se pronunciou de forma preconceituosa em relação aos negros e homossexuais. Até os direitos adquiridos pelas mulheres ele é contra. Transcrevo abaixo a opinião do meu amigo Luiz Correa: “Meu caro HELIO ORTIZ Apesar da enorme distancia procuro acompanhar o que se passa no Brasil, e tenho acompanhado nas ultimas semanas o Jornal Sexta on line. As duas colunas que me atenho com mais atencão são a do Arruda Filho e a tua, por discorrerem sobre temas cotidianos da Velha Capital. A minha estada em Viamao, flor da juventude (!!!), de mais de uma dezena de anos e a ativa participacao na vida local, fizeram com que reservasse uma "cadeira cativa' em meu coracão para a cidade de Viamao e os amigos que por ai deixei. Os irmãos Ortiz são guardados com carinho em minhas lembrancas. Gostaria de, aproveitando esses laços de amizade, de fazer uma observacão em relacão aos teus comentários acerca dos evangélicos. Como sabe sou Pastor, tendo atuado em Viamao e como tal procuro apresentar uma proposta progressista para a igreja em que atuei. Creio que generalizar afirmacões relacionadas a este segmento da sociedade não é justo. São muitos os evangélicos, pastores ou leigos que estão evolvidos em questões sociais e que não podem ser classificados ou vistos como fanáticos fundamentalistas ou retrógrados. Mesmo por ai, mantenho bons amigos que atuam em prol de uma sociedade mais justa. Apenas para registrar.... Um abraco sempre amigo! Rev. Luiz Correa - Logoterapeuta Conexão Brasil-África (Evangelização, Educação e Desenvolvimento Comunitário) "A graça gera em nós a coragem de SER!!"


Viamão 26 de Abril de 2013

>> COPA PAULO ROBERTO

www.jornalsexta.com.br

PÁGINA 6

>> VELOCIDADE

VILA AUGUSTA

FOTO: Daniel Jaeger Marques

Tamoio e Vila Augusta fazem a grande final neste domingo O Estádio Edgar Leitão Teixeira, o popular Campo do Tamoio, recebeu um ótimo e numeroso público para as partidas semifinais da Copa Paulo Roberto de Futebol de Várzea, a seletiva viamonense da Copa Polar/Gauchão de Várzea. No primeiro confronto da tarde, os donos da casa, o Tamoio, goleou por 4 a 1 o Monte Castelo, com gols de William, Thiago, Murilo e Renato. Descontou para o Monte Castelo Anderson Luis. No segundo jogo da tarde, o clássico entre Vila Augusta e Martinica, teve a vitória por 2 a 0 do Vila Augusta, com 2 gols de Peterson. GRANDE FINAL - Neste domingo, às 15h30min, Tamoio e Vila Augusta entram em campo para decidir quem fica com o caneco. O terceiro colocado será o time que tenha perdido na semifinal para o campeão deste domingo. A Copa Paulo Roberto de Futebol Amador é uma realização da Prefeitura Municipal de Viamão através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, em homenagem ao ex lateral direito viamonense Paulo Roberto Costa, campeão Intercontinental com o Grêmio.

TAMOIO

FOTO: Daniel Jaeger Marques

PILOTOS DA EQUIPE EUROFARMA-RC DA STOCK CAR >> Max Wilson (E) e Ricardinho Maurício

Terceira etapa da Stock Car acontece neste final de semana em Tarumã Reconhecido pela sua velocidade e abrasividade, tradicional circuito gaúcho exige atenção redobrada das equipes Aguardada com expectativa pelo apaixonado público gaúcho, a Stock Car desembarca neste final de semana no Autódromo Internacional de Tarumã, para a terceira etapa da temporada 2013. O circuito viamonense, tem entre suas principais características a velocidade, que o coloca entre os traçados mais rápidos do país. Além disso, a abrasividade do asfalto é outro fator que deve monopolizar a atenção das equipes desde os primeiros treinos. "Neste ano temos um novo fornecedor de pneus, e o desempenho do composto se mostrou muito bom durante as duas primeiras corridas do ano", comenta o campeão de 2010, Max Wilson. "Porém, ainda não corremos em nenhum traçado com alto índice de abrasividade, como é o caso de Tarumã. Será uma novidade para todos e aqueles que entenderem o comportamento do carro e se adaptarem mais rápido, certamente terão mais chances de conseguir um bom resultado", analisa. Com 3.016 metros de extensão, o Autódromo de Tarumã voltou ao calendário da Stock Car no último ano e reuniu 28 mil pessoas. Para o piloto Ricardo Mauricio, não é apenas a torcida que comemora a volta da corrida no tradicional circuito gaúcho. "Correr em Tarumã é muito bom. Não apenas a Stock Car, mas o automobilismo como um todo ganhou muito com a volta dessa prova". "O campeonato está muito equilibrado, estou a apenas três pontos do líder e um bom resultado aqui poderá nos colocar na ponta da tabela. A vitória, sem dúvida, é o que todo piloto almeja, mas temos que pensar em pontuar e buscar a regularidade em todas as corridas", explica o piloto do carro 90 da Eurofarma-RC, único a subir ao pódio nas duas etapas já realizadas neste ano. A programação de pista da terceira etapa da Stock Car tem início no sábado (27), com a realização de dois treinos livres - às 8h e 11h50 - e o classificatório, que definirá o grid de largada, começa às 16h. A corrida acontece no domingo (28), às 11h, com transmissão ao vivo, e em alta definição, pelo canal SporTV. RESULTADO PROMOÇÃO STOCK CAR 2013 | VOLTAS RÁPIDAS: João Leal e Vitor Pamplona Lopes | ANUÁRIO DO REGINALDO LEME AUTOGRAFADO: Amanda Flores | KITS COM CAMISETA E BONÉ DA EQUIPE EUROFARMA-RC: Fabricio Ollermann de Oliveira, Aidon Jack, Eloy Junior Orlando Gomes Junior, Atelier Das Letras. | PARES DE INGRESSO: Alex Lima e Juliano Joras de Oliveira.


Viamão - 26 de Abril de 2013

www.jornalsexta.com.br

PÁGINA 7

(51) 9192-0744 >> FUTSAL

Ouro do Krahe tem sua quarta rodada nesta sexta Hoje à noite, a partir das 20h30min, terá início a 4ª rodada da Série Ouro do Ginásio Krahe. O jogo de abertura terá o Flamenguinho enfrentando o atual campeão ABCrei Raceng, que já poderá contar com dois reforços, Paulo e William. Após cumprirem punição estipulada pela organização devido a um incidente na competição anterior tendo, inclusive, ambos, doado duas cestas básicas que serão repassadas ao Lar do Idoso localizado no próprio Jardim Krahe, os jogadores do Raceng foram liberados e vão para o jogo. Na sequencia entram em quadra Papão e Deportivo, São Caetano e A. Cobreloa, Estrela x Imperador e fechando a noite Allanbik e Cruzeiro GV. Estão suspensos nesta 4ª rodada Tegi (Deportivo), Denis (Raceng), Bruno (Imperador), Robson e Guilherme (São Caetano). Confira os resultados da rodada anterior e a tabela de classificação: Flamenguinho 4 x 5 Estrela | Allanbik 3 x 2 A. Cobreloa | São Caetano 3 x 2 Deportivo | Cruzeiro GV 5 x 5 Imperador | Papão 3 x 4 ABCrei Raceng. 1º Imperador (7); 2º São Caetano (7); 3º ABCrei Raceng (7); 4º Papão (6); 5º Cruzeiro GV (4); 6º Atlético. Cobreloa (3); (FOTO) 7º Estrela (3); 8º Allanbik (3); 9º Flamenguinho (1); 10º Deportivo (1). Até o momento a artilharia está sendo liderada por Geovane do Flamenguinho com 6 gols marcados, seguido por Bruno (Imperador), Rodrigo (Cruzeiro GV), Júnior (Cruzeiro GV) e Gabriel (São Caetano) ambos com cinco gols.

(51) 3485- 3544

MANOEL “DUBAR” é um dos GREMISTAS mais conhecidos na cidade e escreve neste espaço semanalmente LIBERTADORES DA AMÉRICA>> Como sempre, foi sofrida a classificação do IMORTAL na Libertadores. Nós estávamos jogando canastra no Café Ortiz e o Bito da Bitaxbaal, a Gláucia e a Tânia Morrone estavam desesperados querendo ver o jogo. Pareciam gremistas fanáticos. Isto que é legal, ver brasileiros torcendo para um time do seu país. Não fosse a torcida de muitos coirmãos viamonenses como o Bap, Alexandre Mazembe, Daniel Cabeção, Arruda Filho, André Pacheco, entre tantos, talvez o único representante do futebol do Rio Grande não se classificasse. Um agradecimento em especial a torcida do vizinho aí do lado direito, que conforme o Lirinho me contou ele optou pelo seu País em detrimento a questões menores. PAI NELSINHO>> E aí vizinho? O teu pai de santo Nelsinho, faiô de novo. Isto que ele cobra R$ 1 mil reais por consulta. Vou te dar uma sugestão: Conheço um pai de santo na Lomba Tarumã que é Kid. Não erra uma. Além de adivinhar resultados de jogos, ele também resolve problemas de desavença amorosa, desarmonia no lar, casamento trancado, volta do amado em dois dias e até unha encravada. O Pai Nelsinho é um baita charlatão, só tomou o teu dinheiro. FORA LUXEMBURGO>> Pela primeira vez vou concordar com o vizinho aí do lado de que o Vanderlei Luxemburgo não merece ser técnico do IMORTAL. Não porque ele seja mal técnico. Seus títulos conquistados dizem o contrário. Mas depois daquela cena no jogo contra o Pato Chato onde ele se envolveu num tumulto com os dirigentes da equipe chilena, saindo correndo como uma gazela, não dá mais. Eu já estava desconfiado dele. Sempre que o TRICOLOR fazia um gol, ele saía correndo, dando pulinhos com as perninhas coladas. Até aceitaria que ele continuasse como técnico da MÁQUINA TRICOLOR até o final da Libertadores da América, mas depois que fiquei sabendo que ele assiste novelas, aí não tem como agüentar. Novela é coisa de colorado e de mulezinha, portanto, o lugar certo do Luxinha é no co-irmão. Mas não aceitamos trocar pelo Dunga Burro. BRASIL X CHILE>> Parece que toda aquela euforia com a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 está se transformando num pesadelo para o governo federal. Seria um grande trunfo para a reeleição da Presidente Dilma Roussef, já que a Copa acontece em junho/julho e as eleições acontecem em outubro, três meses depois. Mas esta seleção do Felipão, um técnico ultrapassado para os modernos conceitos do futebol mundial, está sujeito a não passar da primeira fase do torneio. O Empate com o Chile em 2 x 2 em pleno Mineirão saiu barato.A seleção chilena teve até o apoio da torcida brasileira que gritou olé, pois merecia ter vencido.

PANO TERRA é um dos COLORADOS mais conhecidos na cidade e escreve neste espaço semanalmente Escola >> acredito que Dupla Gre-Nal possui um DNA próprio. Um tipo determinado de futebol a ser jogado. Esse estilo foi forjado há muitos anos. O Internacional com um futebol clássico, de academia. Do Rolo Compressor dos anos 40 (1942 a 1948) de Alfeu, Nena, Ávila, Tesourinha e Carlitos. O chamado Rolinho da década de 1950 (aquele que goleou o Grêmio na inauguração do Olímpico por 6x2) de Bodinho e Larri. Passando pelos anos 1960 dos Mandarins com Bráulio e Cia., até desembocar no tricampeão de 1975/76/79 de Minelli com Figueroa, Carpegiani e Falcão. Após um hiato retoma seu vistoso futebol com Abel Braga e os títulos que o tornaram Campeão de Tudo com Fernandão e tantos outros. Escola II >> já o Grêmio forjou-se no futebol-força lá nos anos de 1950 com Oswaldo Rolla. A partir daí todos seus títulos de expressão são conquistados por este tipo de futebol e por ter sob o seu comando treinadores gaúchos: Valdir Espinosa, Ênio Andrade, Cláudio Duarte, Felipão, Tite e Mano Menezes. A única exceção foi um título menor(de Copa do Brasil em 1991) com Evaristo Macedo. Digo isto por que Luxemburgo nada tem haver com o Grêmio. Hoje o treinador mais identificado com o futebol do Grêmio chama-se Paulo Porto. Supremacia >> mais uma vitória colorada em GreNais. Desta vez foi na semifinal dos juniores no Olímpico (a OAS emprestou?). O Inter de Osmar Loss venceu e eliminou o Grêmio de Mabíla por 2x0. Gols do promissor Fernando Baiano e um contra. O Grêmio utilizou 7 jogadores do seu grupo principal , entre eles Misael,Lucas Coelho e Yuri Mamute. Campeonato Gaúcho >> antigamente o campeonato gaúcho servia pelo menos para revelar bons jogadores do interior que depois iram para a dupla. Hoje nem isso. Mal ou bem o campeonato paulista é o único razoável, vide Ralf (Barueri), Paulinho e Romarinho (Bragantino) que hoje brilham no Corinthians. Chiqueiro de Aluguel >> pela 1ª vez o Grêmio admite estar com o ALUGUEL atrasado. A OAS estaria impaciente com os seguidos atrasos. E foi mais uma semana difícil, apanharam do Huachipato, roubaram o São Liz de Ijuí... Bando da Lua >> com agilidade o BDL enviou para o Rio de Janeiro seu departamento de futebol e está contratando o consagrado meia Alberto Rachelle, o Téia. O BDL que diferentemente dos times tupiniquins de várzea de Viamão adota o calendário europeu prepara um grande time para a temporada 2013/ 2014. Na foto vemos o momento que Téia, já vestindo a camiseta do BDL, (feliz da vida disse: "... será minha independência financeira...") assina o contrato.


Viamão 26 de Abril de 2013

Terapias Corporais e Reiki

www.jornalsexta.com.br

PÁGINA 8

>> Págin

Todas as semanas os eventos e mom Sexta. Envie sua foto para o contatosex >> FESTA

Alguns cliques dos nossos l

Na falta de algum evento captado pelas lentes da Página Vip, selecionamos div

BELO QUARTETO>> as belas moças curtindo uma balada: Vanessinha, as duas Amandas e Bruna Melo

NA ARENA >> o vice prefeito André Pacheco e sua esposa Vanessa, no Show do Rei Roberto Carlos


PÁGINA 9

www.jornalsexta.com.br

Viamão 26 de Abril de 2013

ágina ViP

ventos e momentos especiais dos leitores do Jornal o contatosexta@gmail.com ou fone (51) 9772-5707

sos leitores nesta semana

R

cionamos diversas fotos de nossos queridos leitores no Facebook. Confira . . .

BELO CASAL>> Bianca Fraga e o namor Igor Felker

VIAMONENSE >> Renata Leão em uma temporada de estudos nos Estados Unidos. Ela fez aniver no domingo

SÓ LOVE>> o querido casal Magali e Ricardinho curtindo final de semana em Copacabana

Avenida Liberdade | 1997 | Santa Isabel Viamão | Fone (51) 3492-3755


Viamão - 26 de Abril de 2013

10

www.jornalsexta.com.br

PÁGINA 10

“RETRATOS” DA CIDADE Pesquisa e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Contato: contatosexta@gmail.com

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

INAUGURAÇÃO DA ARQUIBANCADA DO TAMOIO>> Em 1970 não era qualquer time de futebol amador que tinha um estádio como Tamoio e ainda mais com arquibancada coberta como esta da foto. E também tinha time como. Em pé: Moacir Jacques; Remião; Bentevi; Luizinho; Dálcio; Julio Marafiga; Marçal e Pimentão. Agachados: Ivanzinho; Lei; Carlos Alberto; Barriga; Sergio Vieira; Betinho Gibi e Nando Porquinho.

(51) 3485- 3544


Viamão - 26 de Abril de 2013

www.jornalsexta.com.br

Os Pitakos do Seu Lauro Octacílio Contato: contatosexta@gmail.com Seu Lauro Octacílio é um velho senhor, jornalista aposentado, profundo conhecedor dos viamonenses e dos problemas desta sofrida comunidade . . . VERGONHA PT >> Tenho lido um monte de gente postando no FaceBook figuras com a seguinte frase: “Sou Petista com muito orgulho”. Que barbaridade. Que vergonha, como pode uma pessoa direita escrever uma coisa destas ?!?!?!?!?!?! . . . ENTENDI O NADIM (PP) >> semana passada escrevi aqui neste espaço que o vereador Nadim (PP) criou um projeto obrigando o Executivo a não pagar menos que o salário minino aos funcionários municipais, e disse que não entendi por que o vereador não criou este projeto nos 8 anos de governo Boscaini. Ele me ligou e explicou: “Olha seu Lauro Octacílio, eu não criei por que era serviço posto no lixo, pois o prefeito anterior não aprovava nada que eu criava”.

PRROJETOS RIDÍCULOS >> Masi uma da série dos projetos ridiculos apresentados pelos vereadores viamonenses. Nesta legislatura tem um vereador, principalmente, que parece que vive no mundo da lua. Estes dias ele apresentou um projeto que as academias da cidade teria que fixar cartazes em sua sedes dizendo o qquanto faz mal os anabolizantes. Dá para acreditar numa coisa destas? Parece brincadeira.

COMUNICAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES CONTINUA UMA BAGUNÇA >> Desde que denunciei a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores aqui na semana passada, o e-mail do Jornal Sexta não recebeu mais as matérias da “Casa do Povo”. Estranho é que o site da Câmara está sendo alimentado diariamente, mas e-mails, o Sexta não recebe mais. Muito estranho, até por que não cobramos nada para divulgar as noticias (mesmo que muitas sem importancia) e propaganda demais nunca fez mal a ninguém. Com a palavra, o presidente, o meu amigo Armando Azambuja (PT). VIÚVAS DOS PT >> O que tem de viúva do PT no FaceBook não é brincadeira. Tem uns, que agora começaram a reclamar publicamente, até de patrolamento de sua rua. Este, infeliz, acho que até é filiado ao PT. Parabéns, a pessoa ser filiada ao Partido dos Trabalhadores hoje em dia é muita cara de pau. A pessoa tem que ser muito corajosa, ou ter uma teta no governo Tarso, como alguns que estão chorando na rede social tem. E-MAIL ANONIMO >> Recebemos um e-mail do seguinte endereço: dedoduro304@gmail.com. Segue o texto na íntegra: A Mudança de Verdade, até agora, nao mudou nada! Um dos erros foi botar secretarios que são politicos, pois em Viamão, so quem varre as ruas são as garis NEGRAS! As Brancas estão dentro das secretarias de Obras, como secretarias há anos! O secretario Russinho (PMDB) deixou tudo como estava! Até o Adãozinho, que foi candidato a vereador pelo PT, continua como chefe. Pergunto: Se o Joãozinho da Saúde nao se elege-se como vereador, e o Alex fosse o prefeito, será que ele daria um cargo de chefe para o Joãozinho ou uma caçamba para trabalhar?.

PÁGINA 11

RIDI (PT), A SOLUÇÃO TEM NOME Recebo e-mail do amigo e Cientista Político viamonense Paulo Ojeda. Segue o texto na íntegra: “Quando dizem que a política é dinâmica, até concordo, embora em muitos casos, não aceite o desenrolar de certas situações. A sofrida comunidade do Dois Irmãos, adjacência do Condado de Valença, que passou anos desamparada, agora ganhou um líder comunitário de peso, o vereador Eliseu Chaves, o popular Ridi. Entre as reivindicações feita ao prefeito Bonatto, em nome da comunidade, está o patrolamento e a construção de uma creche comunitária na localidade. Não deixaria de ser um belo exemplo de político batalhador, se não fosse alguns questionamentos que não podem deixa de serem feitos: - Por que não realizou essas obras na comunidade do Dois Irmãos quando podia, se levarmos em conta que o mesmo foi prefeito por dois mandatos? - Sendo prefeito por dois mandatos, poderia ou não, junto com os moradores daquela área, construir uma creche comunitária, já que tinha poder e estrutura na mão? - Ficando seu partido, o PT, na prefeitura por 16 anos, não poderia ter deixado alguma obra, pelo menos para essa comunidade? Pouco importa as respostas, pois quero apenas que a comunidade do Dois Irmãos saiba que se ocorrer alguma obra de melhoria em suas precárias ruas, será fruto tão somente do trabalho e dedicação do prefeito Bonatto e sua equipe, e não por parte de políticos que estiveram no poder por 16 anos e muito pouco, ou nada, fizeram pela comunidade do Dois Irmãos. Só falta agora o vereador Ridi montar uma comissão para pressionar o prefeito Bonatto para que o mesmo construa logo o hospital materno infantil. Se depender de cara de pau...” Ass: Paulo Cesar Ojeda.

d


Viamão - 26 de Abril de 2013

www.jornalsexta.com.br

PÁGINA 12


Viamão - 26 de Abril de 2013

www.jornalsexta.com.br

>> RODEIO DA ETA DE 26 À 28 DE ABRIL

Acontece neste final de semana o Rodeio da ETA O mais tradicional rodeio de Viamão, acontece neste final de semana, no Parque de Eventos da EETA, no Passo do Vigario . . . A direção da Escola Estadual Técnica de Agricultura (EETA) utilizou na tarde da última terça-feira o espaço reservado ao Fórum das Entidades, através da Tribuna Popular para convidar os vereadores e toda a comunidade para participarem do 33º Rodeio da ETA, que acontecerá neste final de semana, dias 26, 27 e 28 de abril, no Parque de Exposições Bento Gonçalves, no Passo do Vigário, sede da instituição. “O Rodeio é um evento de congraçamento e diversão para nossos alunos, seus familiares e a comunidade tradicionalista. Mas para nós também é a oportunidade de levantarmos recursos que serão utilizados na manutenção dos espaços da escola. Por isso temos o maior orgulho em poder contar com a presença de todos os vereadores”, convidou Evandro Ninho, diretor da ETA. Enquanto utilizava a tribuna, Evandro apresentou um audiovisual que ilustrava as atividades e realizações dos corpos docente e discente da escola técnica, como as hortas, tratamento de animais e fabricação de produtos agroindustrializados. “Grande parte do que consumimos é produzido pelos próprios alunos. O excedente vendemos em nossa loja, na escola, como o iogurte natural, as rapadurinhas de leite, conservas, pães e biscoitos”, explicou. Evandro também destacou as dificuldades para manter os alunos internos que atualmente são cerca de 120, e que desde 1998 o Estado repassa R$ 13 mil reais ao mês, enquanto as despesas somam quase R$ 30 mil. “São 120 alunos que tomam seu café da manhã, jantam e ceiam na escola. No almoço são 300 alunos. Se não produzíssemos nossas refeições e comercializássemos o excedente, não teríamos condições de cobrir esse déficit. Por isso é importante que nossa comunidade valorize e participe do nosso Rodeio, para que consigamos reunir recursos para manter o trabalho da comunidade escolar da Escola Técnica”, finalizou.

PÁGINA 13

VISITE: jornalsexta.com.br EM BREVE

TRADIÇÃO

Aberto sábado

A Melhor


homicídios em Viamão e Gravataí Viamão - 26 de Abril de 2013

www.jornalsexta.com.br

PÁGINA 14

>> LEGISLATIVO

Gerência da CAIXA visita a Câmara A equipe de gerentes da Caixa Econômica Federal, liderada pelo gerente geral da Agência Viamão, Verardi Hörbe, esteve reunida na tarde desta terça-feira com os vereadores que compõem a mesa diretora da Câmara de Vereadores. Parceira da Câmara desde 2009, quando a CAIXA assumiu a folha de pagamento dos servidores do Legislativo, o banco está disponibilizando novas operações financeiras aos funcionários de carreira, seguindo as oportunidades que o mercado financeiro oferece. “Temos um relacionamento muito bom com os correntistas da Câmara e viemos apresentar novas opções de serviços e negócios para os servidores da Câmara”, explicou Verardi. Falando em nome da direção do Legislativo, o presidente Luís Armando Azambuja, agradeceu a visita e lembrou dos bons serviços que a CAIXA presta aos servidores da Casa, e que a parceria de quase cinco anos foi muito boa para todos. “Concentramos nossas contas na CAIXA e conseguimos desta maneira otimizar os resultados e acima de tudo, contribuímos para o bem estar de nossos colaboradores. A opção de parceria com um banco público também foi muito benéfica, porque a CAIXA trabalha com taxas de serviços e financiamentos bem mais acessíveis e nossos servidores estão satisfeitos”, finalizou Armando.

Autorizado repasse de recursos ao Sindicato Rural de Viamão Os vereadores aprovaram na tarde desta terça-feira o projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo municipal que determina o repasse de R$ 25 mil reais ao Sindicato Rural. De acordo com o conteúdo na proposição, os recursos deverão ser utilizados na organização da 7ª edição da Festa Arroz com Leite, que se realizará nos próximos dias 03, 04 e 05 de maio, no Parque de Exposições do Sindicato Rural, na ERS-040.

Vereador Guguzinho Streit (PTB) se reuniu com o Deputado Estadual Ronaldo Santini (PTB) Na manhã da última terça-feira, dia 23 de abril, o Vereador viamonense Guguzinho Streit (PTB), reuniu-se com o líder da bancada estadual do seu partido, o deputado Estadual Ronaldo Santini, para viabilizar junto ao Governo do Estado, o Projeto de Lei nº 054/13, de autoria do Vereador, onde se implantará uma ciclofaixa na extensão da RS040, Av. Senador Salgado Filho, da parada 31 a parada 58, trecho onde o fluxo de trânsito é muito intenso. Segundo Streit, o deputado se comprometeu em ajudar no que for preciso a comunidade viamonense.

MADEREIRA IRMÃOS JAEGER CONTRATA CONTRATA VENDEDOR DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO | Motorista e ajudante de pátio com experiencia CONTATO:

(51) 3485-2186

>> COMEMORAÇÃO

12 meses após sua fundação, Allanbik Feminino promove o seu 2º Jantar Baile O salão de eventos do Tamoio será palco, no próximo dia 4, do II Jantar Baile do Allanbik Feminino. A festa será em comemoração ao 1º aniversário da equipe feminina que, após sua fundação, tem trazido cada vez mais adeptos desta modalidade para as quadras e campos de futebol em Viamão. Então garanta seu ingresso com uma das integrantes do Allanbik Feminino e venha comemorar no dia 4 a partir das 20h30min, com animação por conta de um DJ e sorteio de brindes.

Rua Osvaldo Aranha, 43, loja 03 Centro de Viamão (em frente ao Flávio Ribeiro Contabilidade) (51) 3045-7996 | (51) 8570-3111


Viamão - 26 de Abril de 2013

www.jornalsexta.com.br

PÁGINA 15

>> EDUCAÇÃO

Sarau Literário no CESI Viamópolis As atividades tiveram início com uma "mini-aula" de como escrever bem, ministrada pelo autor Carlos Pessoa de Brum, que usa sua Mini-Oficina Literária para dar dicas práticas de como escrever bem a jovens e adultos. O Autor trabalha desde a utilização do método no processo criativo até a criação de um título interessante, passando pela escolha do tema e pelas diversas maneiras de tocar uma narrativa Com o objetivo de estudar a poesia e o texto poético, bem como a leitura expressiva de textos narrativos e a declamação como forma de expressão, além de fomentar a solidariedade e o espírito de cooperação, através da troca de livros usados, foi realizado no CESI Viamópolis um sarau literário. As atividades tiveram início com uma "mini-aula" de como escrever bem, ministrada pelo autor Carlos Pessoa de Brum, que usa sua Mini-Oficina Literária para dar dicas práticas de como escrever bem a jovens e adultos. O Autor trabalha desde a utilização do método no processo criativo até a criação de um título interessante, passando pela escolha do tema e pelas diversas maneiras de tocar uma narrativa. Seguindo as atividades, os alunos participaram da peça teatral "A Importância da Literatura", que foi organizada pela Escola de Teatro do CESI Multicentro. Visando incentivar os alunos a conhecerem melhor o perfil de um(a) grande autor(a)/ poeta de nossa literatura, em grupo estes fizeram cartazes e outros materiais para apresentação aos demais, que combinados com a apresentação de passagens de várias obras, fizeram os alunos conhecerem um pouco de cada gênero literário. Para encerrar o projeto com chave de ouro, foi realizada a "Banca do TrocaTroca", onde a ordem era apenas "trocar" sem envolvimento de valores. As trocas foram um ótimo momento de descontração, onde cada aluno pode expressar o seu gosto literário, já que um livro lido pode ser uma ótima companhia para outra pessoa! O projeto, que foi coordenado pelas professoras Carolina e Mariclezia foi um sucesso! Os alunos gostaram tanto da banca que em algumas turmas, como a 71 e 91, continuarão com a troca de livros ao longo do ano, sob a coordenação dos educadores.


Jornal Sexta | Edição 111| Sexta-Feira, 26 de Abril de 2013 | Viamão | Rio Grande do Sul | w w w.jornalsexta.com.br

VISITE: www.JORNALSEXTA.com.br

(51) 3493-0083 (51) 9797-4118


Jornal Sexta, 26 de Abril de 2013