Page 1

Mundo

Cameron vai anunciar permanência do Reino Unido dentro da União Europeia em 2017. Continua na página 8

Londres, 24 à 30 de Janeiro de 2013

GRÁTIS

Ano 12 / Número

555

www.brazilianews.uk.com

Cidade branca

ENFRENTANDO TEMPERATURAS BEM DIFERENTES DO SEU PAÍS DE ORIGEM, IMIGRANTES NÃO DEIXAM A NEVE AFETAR ROTINA EM LONDRES.

Acontece

Metrô de Londres abre inscrições para músicos.

Continua na página 24

Londres

James Murray | Think James Photo

Capital da moda atrai estudantes brasileiros.

Continua nas páginas 16 e 17

Continua na página 23

Money Transfer Bureau de Change Cheque Cashing

Small World Money Transfer LCC Global Link

Express Funds Bayba Uno Universal Swiss Transfers


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

2

Previsão do tempo Presidente - Fundador: Horácio Sterling sterling@braziliannews.uk.com Diretora comercial: Isabella Valente sales@braziliannews.uk.com Diretora Administrativa e Financeira Paola Reyes adminmanager@expressnews.uk.com Assistente Administrativo Carlos Eduardo Silva adminassistant@expressnews.uk.com Editor e Redator: Márcio Ceccarelli editor@braziliannews.uk.com Direção de Arte e Diagramação: Jorge Mario Velasco graphicdesigner@expressnews.uk.com Departamento Comercial: Humberto Villamizar marketing@expressnews.uk.com Colaboradores: Carolina Beal (Geral) Antonio Jorge Rettenmaier (Cronica) Carlos Eduardo Oliveira (Especial) Everoy Johnson (Reino Unido) Fernando Rebouças (Quadrinhos) Jussara Piacentini (Horóscopo) London Help4you (Comunidade) Marcus Fumagalli (Piadas, Leitor) Tamara Oliveira (Cultura) Daniel Castillo (Photographer) Marcio Delgado (Acontece) Ana Letícia da Rosa Rafael Tinelli Rose Araujo Heitor Scalambrini Costa Distribuição: BR Jet Delivery brjetlondon@yahoo.com Classificados: sales@braziliannews.uk.com O conteúdo dos anúncios e classificados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade dos anunciantes. Brazilian News 70 Newington Causeway , Lancaster House Second Floor London, SE1 6DF Telephone: +44 (0) 20 7403 5342

www.braziliannews.uk.com

Qui Jan 24

1° C Nublado, Chance de chuva: 10%

Sex Jan 25

1° c parcialmente e sem chuvas

Sáb Jan 26

2° c parcialmente e sem chuvas

Dom Jan 27

7° c Chuvas ocasionais

Seg Jan 28

8° c parcialmente nublado e sem chuvas

Ter

10° c parcialmente nublado e sem chuvas

Jan 29

Qua Jan 30

Reino Unido

Lei antifumo reduz número de crianças com asma na Inglaterra

9°c com chuvas

Transport for London Paralização dos serviços de metrô, overground e DLR para sábado, 26, e domingo, 27 de janeiro: O Transport for London, departamento de transporte da cidade de Londres, está executando um grande e essencial programa de renovação das linhas de metrô, do London Overground, London Tramlink e da Docklands Light Railway. Os benefícios para os londrinos serão inúmeros, com mais trens – muitos com ar-condicionado – com viagens mais rápidas, mais freqüentes e confiáveis, aumentando a capacidade de transporte em cerca de 30%. Por causa disso, inevitavelmente algumas linhas suspenderão seus serviços em diferentes locais durante os fins de semana. Se você vai utilizar algum destes meios de transporte, olhe aqui as rotas que estarão habilitadas para os dias 19 e 20 de janeiro: Metrô Bakerloo line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Central Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. District Line: Sábado, 26, não há serviço entre Earls Court, Ealing Broadway e Richmond. Circle Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Hammersmith & City Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Jubilee Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Metropolitan Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana.

Picadilly Line: no sábado não haverá serviço entre Acton Town e Uxbridge. No domingo, não haverá serviço entre Rayners Lane e Uxbridge. Northern Line: no sábado não há serviço entre Edgware, Finchley Oriente e Kennington via Bank. Victoria Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Waterloo & City line: Um serviço especial com horário prolongado irá operar entre 0800 e 22hs no sábado e 10 e 20hs no domingo.

London Overground Nenhum serviço entre Wandsworth Road e Clapham Junction até 16hs do domingo. Docklands Light Railway: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Para planejar sua viagem, não deixe de visitar o site www.tfl.gov.uk/journeyplanner ou ligue para o atendimento 24hs 0843 222 1234. Você também pode ver as linhas que estarão sofrendo algum impedimento direto no link www.tfl.gov.uk/check. Além disso, você encontra informações nos folders e nos quadros de aviso das estações, além de poder receber alertas via celular e email. Você pode ver todas as opções de como se manter informado sobre a suspensão dos serviços pelo site www.tfl.gov.uk/tfl/traveltools.

Redação Brazilian News

O

número de crianças inglesas com asma apresentou queda desde 2007, quando foi introduzida uma lei que proíbe fumar em lugares públicos, informou uma pesquisa sobre o tema. O estudo do Imperial College, de Londres, analisou dados do Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês) desde abril de 2002. A pesquisa aponta uma queda de 12% no primeiro ano desde a implantação da lei, e de 3% ns anos sucessivos. Desde 2007, foram registradas 6,8 mil internações a menos de crianças com asma. Os autores da pesquisa indicaram que há cada vez mais evidência de a lei incentiva muitos britânicos a pararem de fumar. O número de crianças internadas em hospitais do país com ataques graves de asma aumentava em mais de 2% por ano antes das restrições impostas em 2007. A queda envolve meninas e meninos de famílias de classe alta, média e setores mais humildes. Após a publicação da pesquisa, a entidade de caridade Asthma UK indicou que as conclusões do estudo “são muito alentadoras”.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

3

HMV volta atrás

e passa a receber vouchers Redação Brazilian News

Música: loja em risco emprega mais de quatro mil funcionários

Príncipe Harry diz ter matado talibãs durante missão no Afeganistão Redação Brazilian News

O

príncipe Harry afirmou ter matado alguns talibãs durante as 20 semanas que passou no Afeganistão como piloto artilheiro de helicópteros Apache, segundo declarações divulgadas na segunda-feira, dia 21, coincidindo com o fim de sua missão neste complicado país centro-asiático. As declarações do príncipe causaram uma reação imediata dos talibãs, que o chamaram de louco. O ministério da Defesa anunciou, por sua vez, que o terceiro na linha de sucessão ao trono da Inglaterra partiu do Afeganistão, depois de terminar a missão que começou no dia 7 de setembro na província de Helmand, no sul do país. Interrogado por jornalistas durante sua estada em Camp Bastion, a maior base britânica no Afeganistão, sobre se havia matado insurgentes a partir de seu helicóptero de combate, o príncipe Harry, de 28 anos, respondeu: “Sim, como muita gente fez”. “Tirar uma vida para salvar uma vida (...) é no que consiste, suponho”, acrescentou o príncipe em declarações à agência Press Association, que o entrevistou em três ocasiões no local com a condição de não divulgar nada até o fim da missão. “Se houver gente tentando fazer algo mau contra os nossos, então os colocamos fora do jogo”, disse o jovem, que integrava um esquadrão de 130 pessoas. A missão de Harry, ou “Capitão Wales”, como é conhecido no exército, consistiu em vigiar, apoiar as tropas da coalizão que lutavam contra os talibãs, escoltar outras aeronaves em missão de resgate e, em caso de necessidade, entrar em combate. “Disparamos quando temos que disparar, mas essencialmente somos mais uma força de dissuasão do que qualquer outra coisa”, disse o príncipe. Como co-piloto artilheiro, Harry ia sentado na cabine à frente do piloto e estava encarregado do manejo das armas desta sofisticada aeronave equipada com mísseis ar-terra Hellfire, foguetes e uma metralhadora. O príncipe não recebeu nenhum tratamento especial durante sua estadia, e trabalhava, comia, se divertia e dormia nas mesmas condições que seus companheiros, com os quais compartilhava um quarto em um contêiner reformado.

Harry: viagiando as tropas da coalizão que lutavam contra os talibãs

Reino Unido

U

ma boa notícia em tempos de crise: esta semana a rede de lojas HMV voltou atrás em sua recusa em aceitar seus próprios vales. O Grupo Deloitte, que assumiu o controle da varejista na semana passada, também disse que o dinheiro arrecadado pela HMV com a venda de produtos com lucros destinados a entidades de caridade será pago o mais rápido possível. “Vouchers que foram comprados como presentes e todo o dinheiro levantado pela HMV para várias instituições de caridade será pago na íntegra. Reconhecemos que estes dois assuntos têm causado preocupação para os indivíduos e organizações afectadas e estamos satisfeitos por ter chegado a um resultado positivo”, afirmou Nick Edwards, admistrador da empresa. Cartões de presente HMV e vouchers no valor de milhões foram declaradas sem valor quando a varejista caiu em administração em 15 de janeiro de 2013. A medida irritou os consumidores porque HMV continuou vendendo os sinais de alerta depois que os investidores em dezembro, que o grupo deve enfrentar uma crise de solvência até o final de janeiro. O movimento vai ser considerada uma vitória para os clientes que montou uma campanha de alto nível para convencer os administradores de reintegrar compras vale presente. Hashtags do Twitter foram também criadas por membros do público como uma maneira para os clientes a compartilhar suas memórias de navegar e comprar música a partir de lojas HMV. Consumidores recebeu a notícia calorosamente no Twitter, embora tenha havido especulação sobre se muitos compradores já teria jogado seus comprovantes de distância. A famosa cadeia britânica especializada em música e filmes HMV entrou em concordata após mais de 80 anos de existência, tornando-se a mais recente empresa de projeção mundial no ramo a passar por sérias dificuldades em virtude da queda de vendas de CDs e afins. A Deloitte, auditoria apontada como administradora da empresa em processo de concordata, vai manter abertas as 239 lojas da HMV no Reino Unido e na Irlanda - que empregam 4.350 pessoas -, enquanto avalia as perspectivas para o negócio e procura potenciais compradores.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

4

Reino Unido

Biblioteca oferece aula de pole dance para atrair frequentadores na Escócia O

governo da província escocesa de Midlothian está tentando aumentar a taxa de frequência das bibliotecas da região de uma forma bem inusitada – oferecendo aulas gratuitas de pole dance. A sessão está marcada para o dia 2 de fevereiro, na biblioteca de Dalkeith, perto de Edimburgo, capital do país. Outras atividades da rede de bibliotecas incluem partidas de pingue-pongue nas quais os livros serão usados como raquetes. Todas as ações serão realizadas no próximo dia 2, em uma jornada que ficou conhecida como “Love Your Library Day” (Dia do Ame a Sua Biblioteca, em tradução livre). “O Love Your Library Day é uma oportunidade maravilhosa para que todos celebrem o imenso papel importante das bibliotecas no seio da nossa comunidade”, afirmou Bob Constate, um dos integrantes do governo. “As sessões de pole dance são um caminho divertido e interessante para encorajar as pessoas a entrar em nossas bibliotecas, a testar nossos serviços e a pegar mais livros emprestados.” As aulas são oferecidas apenas a pessoas acima dos 16 anos. Outras bibliotecas vão oferecer aulas de danças típicas da Escócia, sessões de massagem e um desafio Xbox para crianças e pais. Cantores e músicos locais também realizarão performances, enquanto haverá cursos de escrita de romance para aqueles que querem ser escritores.

Biblioteca de Dalkeith: desafio de Xbox, pole dance e livros como raquete.

Paula Rego expõe em “Amor”, de Michael Haneke, é eleito o filme do Londres telas inspiradas na ano por críticos de Londres lenda ‘A Dama Pé-de-Cabra’

Amor: produção francesa ganhou o London Critics’ Circle Awards esta semana

A

premiação dos críticos de Londres (London Critics’ Circle Awards) coroou mais uma vez uma produção francesa como melhor filme do ano. No último domingo, dia 20, “Amor”, de Michael Haneke, foi eleito o melhor filme do ano. Em 2012, “O Artista” faturou na categoria principal. Embora Haneke seja austríaco, “Amor” foi rodado em Paris

com atores franceses: os veteranos Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva. Os prêmios foram entregues no Hotel May Fair Hotel no centro de Londres. Por seu delicado e tocante papel no filme, Riva ganhou como melhor atriz. Aos 86 anos, a eterna Elle de “Hiroshima, Meu Amor”, deixou pra trás Jessica Chastain (“A Hora Mais Escura”), a também francesa Marion Cotillard (“Ferrugem e Osso”), Helen Hunt (“The Sessions”) e Jennifer Lawrence (“O Lado Bom da Vida”). Haneke, porém, ficou de mãos vazias para melhor diretor. Ang Lee venceu na categoria por “As Aventuras de Pi”. Jean-Louis Trintignant, por sua vez, não teve tanta sorte e perdeu o prêmio de melhor ator para Joaquim Phoenix, em “O Mestre”. Parceiro de Joaquim Phoenix no filme de Paul Thomas Anderson, Philip Seymour Hoffman venceu como melhor ator coadjuvante. Anne Hathaway repetiu o feito no Globo de Ouro e foi aplaudida ao receber o prêmio de melhor atriz coadjuvante por “Os Miseráveis”. A premiação também trouxe categorias especialmente britânicas. Espelhados pela British Academy Film, Toby Jones venceu como melhor ator em “Berberian Sound Studio”, que também ganhou como melhor filme britânico, e Andrea Riseborough foi eleita melhor atriz por seu papel em “Shadow Dancer”.

S

eis telas de Paula Rego inspiradas na obra de Alexandre Herculano “A Dama Pé-de-Cabra” vão estar expostas a partir do dia 24 em Londres, na galeria Marlborough Fine Art. Os quadros foram apresentados pela primeira vez na Casa das Histórias, o museu em Cascais dedicado à obra da pintora portuguesa, entre julho e outubro, no âmbito de um projecto com a artista portuguesa Adriana Molder. A série foi inspirada no texto publicado na coletânea “Lendas e Narrativas”, que o escritor português do século XIX escreveu com base numa lenda que remonta ao século XI. Na mesma exposição estarão uma série de oito gravuras a cores inspirada em temas diversos, incluindo o poema “Do you remember an Inn, Miranda?”, de Hilaire Belloc, e a personagem Pierrot. Na exposição, que permanece aberta ao público até 01 de março, será vista pela primeira vez “The Playground” [O Parque Infantil], uma maqueta escultural

Exposição: Pintora Portuguesa Paula Rego vai estar em cartaz na Marlborough Fine Art.

criada com figuras que Paula Rego usa como modelo para as suas telas. A pintora portuguesa, de 77 anos, reside e trabalha no Reino Unido desde os anos 1970, país onde estudou e onde nasceu o seu marido, também pintor, Victor Willing. Em 2010 Paula Rego ganhou o título de Dama Oficial da Ordem do Império Britânico pela rainha Isabel II.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

5

Google construirá escritório de R$ 3 bilhões em Londres

Brasil

Brasileira está presa em Londres acusada de sequestro

D

esde 1º de novembro do ano passado, a modelo brasileira Fernanda Souza Guiguer está presa na cadeia de Holloway, em Londres. Ela é acusada de sequestrar a filha, Rafaely, de oito anos. A prisão ocorreu no aeroporto de Heathrow, em Londres. Fernanda está grávida do novo marido, Wagner Santos, que também está preso por supostamente ajudá-la no rapto. A modelo foi ouvida na Justiça inglesa no último dia 4 e aguarda julgamento. Segundo o jornal Correio da Bahia Fernanda, RaHolloway: brasileira encontra-se na prisão inglesa desde novembro. faely e Wagner haviam embarcado em Milão com destino ao Brasil. Eles foram retirados do avião na escala em Lon- com a mãe. Rafael já estava em um novo relaciodres. namento com uma inglesa, mas os quatro ficaram A garota foi entregue pela polícia ao pai e ao avô juntos em Londres por algumas semanas. Logo paterno, José Vieira, ex-sogro da brasileira. depois, Fernanda e a filha se mudaram para MiFernanda largou a faculdade de jornalismo em lão, na Itália. Criciúma para se casar com o músico aspirante Segundo a mãe da modelo e avó da menina, MagRafael Isidro Vieira, 28, em 2003. Segundo o site da Souza, 46, a guarda da menina não era probleUol, Rafaely nasceu no ano seguinte. O casal se ma para os pais. A situação, porém, começou a separou em 2007, e mãe ficou com a guarda da mudar quando o sogro de Fernanda entrou no filha. conflito e teria exigido que o filho Rafael tomasse Em 2010, Rafaely se mudou para a Europa junto a guarda da criança em definitivo.

Vehicle Wrapping - Shop Signs - Van Signs Matt Brittin, do Google: estamos nos comprometendo ainda mais com o Reino Unido

O

Google está construindo uma nova sede britânica que pode valer até 1 bilhão de libras (cerca de R$ 3,2 bilhões) quando concluída, o mais recente acordo imobiliário europeu para o grupo de Internet norte-americano de grandes recursos. O site de buscas comprou um terreno na área de Kings Cross onde vai construir um escritório de 1 milhão de metros quadrados. Uma fonte diferente com conhecimento do acordo disse que o Google está investindo 650 milhões de libras para comprar e desenvolver o local. O escritório valerá até 1 bilhão de libras quando for concluído em

2016, disse uma outra fonte. “É um grande investimento do Google, estamos nos comprometendo ainda mais com o Reino Unido onde a computação e a web foram inventados. São boas notícias para o Google, para Londres e para o Reino Unido”, disse o vice-presidente do Google para o norte e centro da Europa, Matt Brittin, em comunicado. O Google vai abandonar os atuais escritórios nos distritos de Victoria e Holborn na capital britânica em 2016, quando acabar a construção. A construção terá início no fim de 2013 e o prédio terá entre 7 e 11 andares de altura.

Avalanche mata quatro montanhistas na Escócia

Q

uatro montanhistas morreram neste sábado em uma avalanche nas Highlands da Escócia provocada por uma tempestade de neve no Reino Unido. Um grupo de seis montanhistas foi surpreendido pela avalanche, ocorrida por volta das 14h locais (12h de Brasília) em Glencoe.

Um deles saiu ileso e conseguiu alertar às equipes de resgate enquanto uma mulher foi internada no hospital com ferimentos graves. O grupo descia de uma montanha rumo a um vale quando aconteceu a avalanche e quatro deles foram soterrados. Os falecidos são dois homens e duas mulheres, segundo a polícia escocesa.

&

R

Business Card A-Boards Canopies Awnings Leaflets T-Shirts ORÇAMENTO SSEOM OMIS COMPR Posters Flyers Ligue

prove

e Com

Atendimento em Português, English e Español


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

6

Brasil

Movimentos sociais protestam contra medida que prevê internações compulsórias M ovimentos sociais realizaram esta semana um ato em frente ao Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), no centro de São Paulo, para protestar contra a medida do governo estadual que pretende tornar mais ágeis as medidas de internação compulsória ou involuntária de dependentes químicos na capital paulista. Para as organizações ligadas à defesa dos direitos humanos e à luta antimanicomial, a iniciativa seria mais eficiente, na verdade, se houvesse o reforço da política de atenção psicossocial. “Estão começando do fim e não do começo. Hoje, se tiver uma situação de internação involuntária na Cidade Tiradentes, as mães vão aonde? Vir de lá até aqui [no Cratod]? O que precisamos é ter uma assistência social democrática, universal e ao alcance dessas famílias”, explicou o padre Júlio Lancelloti, membro da Pastoral de Rua da Arquidiocese de São Paulo. Ele defende a instalação de Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) em todos os bairros da cidade. A novidade da medida que entrou em vigor esta semana é a parceria entre profissionais de saúde da rede estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça de São Paulo. Será instalado no próprio Cratod um plantão diário, das 9h às 13h, para agilizar os processos de internação involuntária ou compulsória de dependentes químicos, especialmente daqueles que frequentam a Cracolândia, na região central De acordo com a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, estão sendo respeitados os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como de direitos humanos.

Manifesto: em busca de assistência social democrática, universal e acessível

Redução de juros em 2012 impulsiona crédito para pequenas empresas nos bancos públicos antes do BB. De acordo com o vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias, as principais linhas de crédito usadas foram para desconto de títulos, capital de giro e financiamentos com Cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Os bons resultados, segundo ele, “refletem o contínuo esforço do banco para apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas”. Exemplo disso, segundo Admilson Monteiro Garcia, diretor de Negócios Internacionais do BB, foi o recente acordo firmado com o Portal B2Brazil.com para a promoção de pequenas e médias empresas, clientes do banco, no Osmar Dias, do Banco do Brasil: resultados refletem esforço do banco para apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas mercado internacional. Para ele, o apoio é importante porque existem poucos canais esperasília – A redução dos juros bancários, liderada cializados em comércio exterior. pelos bancos públicos desde abril do ano passado, O objetivo do acordo, acrescentou, é “potencializar a profez com que as micro e pequenas empresas fossem moção dos nossos clientes internacionalmente”, aproveiàs instituições em busca de crédito. Só no Banco do Brasil tando a capilaridade do banco, que tem operações em 139 (BB) e na Caixa Econômica Federal elas contrataram R$ países e está presente fisicamente em 24. Além disso, o BB 182,3 bilhões no ano passado, 34,7% a mais que em 2011. continua com a oferta de serviços financeiros para apoiar Foram R$ 122,3 bilhões no BB, com incremento de 25% as operações e os negócios gerados pelos clientes, ressalem relação aos R$ 98,1 bilhões do ano anterior, e R$ 60 tou. bilhões na Caixa, onde o aumento de crédito foi mais sig- A parceria com a B2Brazil.com prevê o desenvolvimento nificativo, 61%, comparado aos R$ 37,3 bilhões contratade portal de negócios internacionais customizado para dos em 2011. Essa diferença é explicada em parte pelo fato que as empresas clientes do BB possam se registrar e inde a Caixa ter iniciado o processo de redução dos juros cluir seus produtos e serviços no mercado global.

Embraer faz acordo para entrar na produção de helicópteros

A

Embraer deu nesta segunda-feira, dia 21, mais um passo em sua estratégia de diversificar suas receitas, ao anunciar a intenção de ingressar na fabricação de helicópteros por meio de uma joint venture com a AgustaWestland, empresa do grupo italiano Finmeccanica. A maior fabricante mundial de jatos regionais disse que estudos preliminares indicam grande potencial de mercado para helicópteros bimotores, de capacidade média, principalmente para atender o setor de óleo e gás. O memorando de entendimentos assinado entre a Embraer e a AgustaWestland visa a criação de uma joint venture no Brasil, com produção dos helicópteros do grupo italiano no país para aten-

B

Parceria: Embraer diversifica portifolio

der os mercados comercial e militar em toda a América Latina. Sem informar detalhes financeiros da parceria, ambas as companhias informaram que esperam estabelecer a joint venture “em poucos meses”. “Este é um passo importante para a Embraer, em continuidade à expansão dos nossos negócios”, disse o presidente-executivo da empresa brasileira, Frederico Curado, em comunicado. A busca de novas áreas de atuação pela Embraer ganhou impulso nos últimos anos, sobretudo após a crise financeira e recessão global de 2008/09. Na ocasião, a fabricante tinha sua carteira de encomendas fortemente concentrada no segmento de aviação comercial, mais suscetível aos ciclos econômicos. Além de se expandir na aviação executiva, a Embraer voltou a atenção mais recentemente ao segmento militar, em que desenvolve o cargueiro KC-390 -- o maior avião já produzido no Brasil. A empresa também avalia sua entrada na construção de navios, mantendo conversas preliminares com estaleiros do Brasil e do exterior para a montagem de embarcações. Em outra frente, a Embraer está trabalhando no mercado de veículos aéreos não-tripulados (Vant), por meio de uma sociedade com a AEL Systems, subsidiária da israelense Elbit Systems.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

7

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado

R

epresentantes de várias religiões reuniram-se nesta segunda-feira, dia 21, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, na Cinelândia, centro do Rio, para defender a convivência entre as diferentes religiões e cobrar políticas públicas das autoridades competentes. Além das apresentações inter-religiosas em um palco ao ar livre, o evento também contou com o seminário Caminhos para a Liberdade Religiosa, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), também na Cinelândia. A fundadora da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), que organizou o evento, Fátima Dama, pediu o apoio da Justiça e da mídia para que alguns programas de comunicação e entidades públicas parem de agredir algumas religiões como a umbanda, da qual ela faz parte. “Sofremos muito preconceito. Somos achincalhados em programas de televisão. Somos impedidos de dar apoio espiritual em alguns lugares, como presídios e hospitais”, lamentou Fátima. Para o rabino Dario Bialer, da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro (ARI-RJ) a união de diferentes religiões fortalece a conscientização para uma sociedade mais tolerante. “Estamos aqui para lutar com armas nobres, com educação, mensagem de solidariedade e esperança, mas não apenas lutas individuais, específicas, como também a luta dos outros, para criarmos uma sociedade mais justa e mais humana”. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituída em 2007 pela Lei Federal 11.635, em homenagem a Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, de Salvador. A religiosa do candomblé enfartou após ver seu rosto estampado na primeira página da Folha Universal, jornal evangélico, com a manchete Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes.

Brasil tem 15 filmes no festival de Roterdam

C

União: diversos segmentos religiosos estiveram presente no evento realizo no Rio de janeiro.

Senado gasta R$ 714 mil para debater novos códigos

S

egundo matéria recente publicada no jornal Folha de São Paulo o Senado já gastou R$ 714 mil para discutir a reforma de cinco códigos e leis brasileiras, mas nenhuma das propostas ainda saiu do

papel. Só em passagens aéreas para a participação de especialistas convidados, o Senado desembolsou R$ 603,9 mil. Estão em debate os códigos Penal, Civil, Eleitoral, direito do consumidor e o pacto federativo, entre outros. Os especialistas não recebem salário para integrar as comissões. Em contrapartida, têm as despesas relacionadas ao trabalho bancadas pelo Senado. Entre os “notáveis” chamados para discutir as mudanças, estão juristas e ex-ministros como Nelson Jobim e Everardo Maciel. Com hospedagens, o valor ficou em R$ 110,6 mil. Os valores foram repassados à Folha pela Lei de Acesso à Informação, mas os gastos são maiores, já que o Senado informou apenas o custo das cinco principais comissões. A ideia de convidar especialistas de cada área para debater os códigos partiu do senador José Sarney (PMDB-AP), que vai deixar o cargo em fevereiro.

Brasil

Senado: propostas ainda não saíram do papel.

om um total de 15 títulos em diversas mostras, o cinema brasileiro terá uma expressiva participação na 42ª edição do Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, na Holanda, que começou nesta quarta-feira (23) e vai até o dia 3 de fevereiro. O destaque é o filme Eles Voltam, do diretor pernambucano Marcelo Lordello, que em sua estreia internacional concorre ao prêmio Hivos Tiger, o principal da parte competitiva do festival. No último Festival de Brasília, Eles Voltam ganhou os prêmios de melhor longa de ficção, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. O filme conta a história de duas crianças que, por brigarem constantemente durante uma viagem à praia, são deixados na beira da estrada pelos próprios pais. Eles voltam é mais uma produção pernambucana a participar da mostra competitiva do festival da cidade holandesa, depois de Baixio das Bestas, premiada com o Hivos Tiger em 2007, e de O Som ao Redor, em 2012. Em outras seções do festival, mais cinco filmes brasileiros fazem em Rotterdam sua estreia mundial. São eles A Floresta de Jonathas, de Sérgio Andrade; Avanti Poppolo, de Michael Wahrmann; Morro dos Prazeres, de Maria Augusta Ramos; O Rio nos Pertence, de Ricardo Pretti e O Uivo da Gaita, de Bruno Safadi. Integram ainda a participação brasileira deste ano em Rotterdam cinco curta metragens, filmes já exibidos em outra mostras internacionais e produções feitas originalmente para outras mídias, como a internet e a TV. O Festival de Rotterdam é um dos 77 eventos contemplados em 2013 pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais, da Agência Nacional de Cinema (Ancine). O programa, que acaba de ser renovado por meio de portaria da agência, viabilizou em 2012 a presença de 85 filmes brasileiros – 38 longas, 22 curtas e 25 médias-metragens – em 43 festivais realizados em 21 países.

A fusion of Brazilian and Caribbean culture and food

48 Chalk Farm Road - Camden Town - NW1 8AJ BOOK YOUR TABLE: 020 7267 6613 /cocobamboo.uk

@cocobamboo_uk

www.cocobamboo.co.uk

FLAVOURS & FUN


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

8

Mundo

sta geração de americanos foi testada por crises. Uma década de guerra está terminando. Uma recuperação econômica já começou”, disse o presidente Barack Obama nesta segunda-feira (21), durante seu discurso de posse para o segundo mandato frente à Casa Branca. A cerimônia pública foi realizada no Capitólio, em Washington, e a organização do evento estima que cerca de 800 mil pessoas tenham comparecido, número bem menor do que a quantidade de pessoas que foram ver a posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos em 2009, estimado em mais de 1,8 milhão de pessoas. “As possibilidades dos EUA são ilimitadas, com nossa juventude, determinação, possibilidades e abertura. Nós fomos construídos para esse momento e vamos aproveitá-lo, desde que juntos”, disse Obama no discurso. Após o discurso, a cantora Kelly Clarkson interpretou a música “My country, ‘Tis of Thee”. Então, o poeta hispânico homossexual Richard Blanco recitou um poema sobre igualdade, seguido pela benção final do sacerdote hispânico Luis León, da igreja de St. Johns, e do hino nacional, interpretado pela cantora Beyoncé. Assumidamente pró-Obama, a estrela pop já cantou “At Last”, de Etta James, enquanto Obama e sua mulher, Michelle, dançavam na primera posse. Antes do discurso, o presidente fez o juramento ao lado da mulher, Michelle, e das filhas, Sasha e Malia, perante o presidente da Suprema Corte dos EUA, John Roberts. Entre os presentes estavam o ex-presidente Bill Clinton, acompanhado da mulher, a secretária de Estado Hillary Clinton, o ex-preseidente Jimmy Carter (1977-1981), o senador John Kerry e o ex-candidato presidencial republicano John McCain. Chamada de “Fé no futuro dos EUA”, a festa aconteceu na ala oeste do Capitólio. James Taylor, a banda Fun e outros artistas também participaram de eventos relacionados. Um CD será lançado com as 16 músicas favoritas de Obama interpretadas por artistas como John Legend, o elenco da série “Glee”, Katy Perry, Stevie Wonder, Alicia Keys e Usher.

Win Mcnamee / Agencia Lusa/ ABr

Obama toma posse nos Estados Unidos com shows e 800 mil expectadores “E

Popular: a cantora Beyonce estava entre os artistas que participaram da posse do presidente americano esta semana.

Cameron promete referendo sobre permanência na UE antes do fim de 2017

O

primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu nesta quarta-feira em Londres organizar um referendo antes do fim de 2017 sobre a permanência do Reino Unido dentro da União Europeia, que ele espera que passe por uma reforma e concentre-se no mercado comum. Este discurso adiado, há meses, obedece a uma estratégia de alto risco. Aplaudido pelos eurocéticos, Cameron coloca em jogo o seu próprio futuro político, a coesão de seu governo de coalizão e de seu partido conservador, divididos sobre a questão da União Europeia. Também coloca em risco as relações de seu país com o continente, cada vez mais descontente com as pretensões britânicas de uma “Europa à la carte”. Cameron se defendeu de ser “isolacionista” e de querer fazer dos britânicos “os noruegueses ou suíços da Europa”. Ele sustentou sua visão de uma UE “flexível, adaptável e aberta”, porque “não só quero um melhor acordo para o Reino Unido, mas quero também um melhor acordo para a Europa”. Apesar de se dizer partidário de que seu país permaneça dentro da UE, advertiu que “se não enfrentarmos os desafios, o perigo é que a Europa fracasse e que os britânicos se dirijam à saída”, “Não quero que isto aconteça, espero que a Europa seja um sucesso”, declarou, ressaltando os méritos históricos da UE, que “restabeleceu a paz” no velho continen-

te após a Segunda Guerra Mundial, “mas que deve continuar a assegurar a prosperidade”. O chefe do governo britânico não citou as condições para que seu país, um membro “exigente” que se recusou a adotar o euro, permaneça no bloco. Ele se contentou em mencionar “o meio ambiente, os assuntos sociais e criminais”. Nos últimos meses, adotou o mantra da “Dama de Ferro” Margaret Thatcher, para melhor exigir o repatriamento das prerrogativas abandonadas em Bruxelas. “Nada pode ser excluído” na negociação, alertou para uma multidão de jornalistas e empresários na sede londrina da agência financeira Bloomberg, declarando “não ter ilusões sobre a magnitude do desafio”. “Chegou a hora dos britânicos terem voz”, proferiu Cameron, fazendo eco aqueles que denunciam o “déficit democrático europeu”. O discurso também provocou preocupação e irritação entre os parceiros europeus. O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, classificou de perigoso o projeto do primeiro-ministro britânico de organizar um referendo sobre a permanência de seu país na União Europeia, ressaltando que “não se pode fazer uma Europa à la carte”. Já a chanceler alemã Angela Merkel afirmou que está “pronta para discutir os desejos britânicos” relacionados a União Europeia.

Cameron: Chegou a hora dos britânicos terem voz


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

9

Mundo

Forte cheiro de gás Caso Ruby só depois das não tóxico causa preocupação em Paris eleições O

veredicto do chamado caso Rubygate, no caso em que o ex-chefe de Governo italiano, Silvio Berlusconi, é julgado por prostituição de menor e abuso de poder, será conhecido nas eleições de 24 e 25 de fevereiro, segundo as fontes judiciais. Os juízes, depois de consultar a acusação e a defesa, fixaram para 11 de março a data da última audiência. Os advogados de Berlusconi, candidato

nas eleições com uma coalizão de centro-direita, pediram que o julgamento contra o magnata fosse suspenso devido à campanha eleitoral, o que foi rejeitado. Os juízes, depois de consultar a acusação e a defesa, fixaram para 11 de março como a data da última audiência. Com as datas das audiências fixadas, deduz-se que Berlusconi não vai sofrer a humilhão de uma condenação por prostituição em plena campanha eleitoral.

Paris: vazamento de gás causa desconforto entre o público

U

m forte cheiro de gás provocado por uma emissão não tóxica de uma empresa química, “sem riscos para a saúde” segundo as autoridades francesas, foi encarado com inquietação da Normandia até as ruas de Paris, onde a nuvem chegou na madrugada desta terça-feira, dia 22,, levada pelos ventos. A “nuvem não tóxica” partiu na segunda-feira, de acordo com a prefeitura de Seine-Maritime, da empresa Lubrizol, situada em Ruán, 100km a oeste de Paris, e era composta por mercaptano, gás responsável pelo odor característico do gás de cozinha. “O gás de cozinha naturalmente é inodoro e, por isso, sempre recebe uma marca olfativa inofensiva. Atualmente, uma nuvem dessa marca proveniente da Normandia é perceptível na região parisiense. A nuvem se dissipará naturalmente em função das

condições meteorológicas”, explicaram os bombeiros de Paris. “É horrível, achei que estava em um botijão de gás”, contou Nathalie, uma mãe que mora atrás da usina. Manon, uma estudante, estava no cinema no centro de Ruán quando sentiu “um odor fétido”, de “ovos podres”, entrando na sala. Christophe, funcionário público, diz que sentiu dores na garganta e de cabeça durante a noite, enquanto os olhos lacrimejavam. As autoridades rapidamente afirmaram o gás que escapou está “em concentração muito baixa” por isso não é tóxico.. Durante a madrugada, o cheiro, levado pelo vento, subiu o vale do Senna antes de ser sentido nas ruas de Paris. Milhares de ligações foram recebidas pelos serviços de emergência, que rapidamente se viram saturados, na Normandia e também na região parisiense.

Novartis recebe aprovação da UE para vacina contra meningite B Consultas Médicas Gerais e Especializadas

Ultra-som

Exames Laboratoriais

Electrocardiograma

Também para gestantes

.....................................................................................................................................................................................................................................................................

.....................................................................................................................................................................................................................................................................

Serviços de Enfermagem

Pequenas Cirurgias

.....................................................................................................................................................................................................................................................................

Vacinas

Farmácia

.....................................................................................................................................................................................................................................................................

HORÁRIO DE ATENDIMENTO SEG  SEX 8:30 ÀS 19:00

Aprovada: empresa suíça vai produzir vacina em novembro.

A

Novartis conseguiu aprovação da União Europeia para a primeira vacina contra meningite B e tentará vendê-la o mais rápido possível. “A Novartis está trabalhando com autoridades de saúde para permitir acesso à Bexsero o mais rápido possível”, disse a farmacêutica suíça em comunicado.

Atualmente, não há vacina aprovada que ofereça ampla proteção contra a meningite B. A Novartis teve aprovação de um painel europeu para o Bexsero em novembro. O sucesso comercial da vacina ainda depende dos governos a adotarem nos programas de vacinação.

020 7582 6000 079 4383 4710

SÁBADO 8:30 ÀS 16:00

Marque a sua consulta também pelo nosso site:

www.monteiroclinic.co.uk

2 Clapham Road, Oval, Londres, SW9 0JG (2 mins. da Estação de Oval) FAX: 020 7793 9839 email: mail@monteiroclinic.co.uk


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

10

Mundo

Britânica é condenada Ryanair prevê a fuzilamento por redução de tráfico na Indonésia passageiros

em 2013

Drogas: avó inglesa encontra-se presa desde maio de 2012

U

ma britânica de 56 anos foi condenada à morte por pelotão de fuzilamento na Indonésia por tráfico de drogas. Lindsay Sandiford, que já é avó, foi presa em maio de 2012 pela polícia da Ilha de Bali com 4,8 kg de cocaína na bagagem, após passar por uma inspeção no aeroporto. Sandiford vinha de Bangcoc, na Tailândia, quando foi presa. Ela alega que foi obrigada a levar as drogas para Bali. A condenação da britânica gerou surpresa, já que os promotores tinham recomendado uma sentença de 15 anos de prisão. Os juízes do caso afirmaram que não havia circunstâncias atenuantes do caso de Sandiford e ela parecia não se importar com as consequências de seus atos. De acordo com os magistrados, a britânica causou sérios danos à imagem de Bali como um destino turístico e do progra-

ma antidrogas do governo. Mas os advogados da britânica disseram que é muito raro os juízes determinarem um veredito mais severo do que o pedido pela promotoria e acrescentaram que vão entrar com recurso contra a decisão. Sandiford foi presa com outros três britânicos, Paul Beales, Rachel Dougall e Julian Ponder. Ainda em 2012, Beales foi sentenciado a quatro anos de prisão por posse de drogas. Já Dougall foi condenada a um ano de prisão por ocultação de ato criminoso. O julgamento de Julian Ponder, acusado de posse de drogas, ainda está em andamento. A Indonésia possui uma das legislações antidrogas mais duras do mundo. Mais de 140 pessoas foram condenadas à morte por esse crime no país, sendo um terço desse grupo formado por estrangeiros.

Lucros menores: empresa de baixo custo espera crescimento apenas no inverno de 2014

A

Ryanair, maior empresa aérea de baixo custo da Europa, espera que o crescimento de passageiros desacelere em 2013, enquanto reduz voos de curta distância em alguns mercados devido às taxas aeroportuárias mais altas, disse o presidente-executivo da companhia à Reuters nesta terça-feira. “Eu acho que o crescimento será mais lento neste ano”, disse Michael O’Leary, prevendo que o número de passageiros aumentaria de 3 a 4 por cento para até 82,5 milhões no ano que termina em março de 2014. Isso comparado a um crescimento esperado de 4,2 por cento no ano financeiro da companhia aérea irlandesa que termina em março de 2013.

Uso prolongado de aspirina é ligado a tipo de cegueira

P

essoas que tomam aspirina por muitos anos, como pacientes cardíacos, por exemplo, são mais suscetíveis a desenvolver um determinado tipo de cegueira, revelaram cientistas. Um estudo com 2.389 pessoas, publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, indicou que o uso prolongado do ácido acetilsalicílico, principal substância do medicamento, dobra os riscos do surgimento da forma úmida da degeneração macular relacionada à idade. A doença deteriora a chamada retina central, ou mácula, causando perda de visão no centro do campo visual do paciente. O estudo, conduzido na Universidade de Sydney, na Austrália, reuniu participantes com idades em torno de 65 anos. Um a cada dez deles usava o medicamento pelo menos uma vez por semana. Os pacientes foram submetidos a testes oftalmológicos a cada cinco, dez e 15 anos. Ao final do estudo, os pesquisadores concluíram que 9,3% dos pacientes que tomavam aspirina desenvolveram o tipo úmido da degeneração macular relacionada à idade, contra uma taxa de 3,7% entre os pacientes que não faziam uso da medicação.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

11

Meio Ambiente

Países firmam acordo para

reduzir poluição de mercúrio ção dos níveis de mercúrio em produtos e atividades. Parte do financiamento arrecadado para o acordo deve ser direcionado a projetos que busquem melhorar as condições do monitoramento do mercúrio nesses países. Para se ter uma ideia, a extração artesanal e em pequena escala de ouro, presente principalmente nos países em desenvolvimento, é responsável por cerca de 35% da poluição mundial de mercúrio.

Minamata: promovendo a eliminação de metais usados em baterias, lâmpadas fluorescentes e cosméticos

M

ais de 140 nações, incluindo o Brasil, firmaram na última semana um tratado para diminuir a poluição causada pelo mercúrio, metal presente em diversos produtos e atividades humanas e que, se exposto diretamente ao meio ambiente e ao homem, pode causar sérios problemas. A Convenção Minamata – nome dado em homenagem a uma cidade japonesa que sofreu graves danos devido à poluição de mercúrio –, tem como objetivo reduzir as exportações e importações do elemento, bem como eliminar o metal de produtos que já ofereçam alternativas ao seu uso, como baterias, lâmpadas fluorescentes, cosméticos, equipamentos médicos, termômetros etc. O acordo também visa reduzir a emissão de mercúrio de atividades como a extração de ouro, a geração de energia através de usinas de carvão e a produção de cimento. Para isso, serão necessá-

rios investimentos em tecnologias mais limpas e soluções como a instalação de filtros. Alguns países, como o Japão, a Noruega e a Suíça, já prometeram o equivalente a US$ 3 milhões para o financiamento interino, que deve ser discutido em abril, quando o tratado deve ser formalizado. A partir daí, as proposições do pacto devem levar de três a cinco anos para entrarem em vigor. No geral, as metas visam a uma eliminação gradual do mercúrio, tanto de produtos quanto de atividades, até 2020. Segundo a ONU, os efeitos do mercúrio na saúde humana – doenças renais, disfunções neurológicas, problemas gastrointestinais e imunológicos etc. – e no meio ambiente – intoxicação de animais e plantas, corrosão, acúmulo na cadeia alimentar – são sentidos principalmente nas nações emergentes, onde há menos fiscaliza-

Programa brasileiro “Madeira é Legal” é levado à Colômbia

Legal: projeto lançado em 2009 promove o uso de madeira legal e certificada em São Paulo.

O

WWF-Brasil e o Sindicato do Comércio Atacadista de Madeira de São Paulo (Sindimasp), parceiros nas ações desenvolvidas dentro do programa “Madeira é Legal”, realizaram um workshop com representantes do setor madeireiro em Bogotá, na Colômbia, com o objetivo de trocar experiências e discutir o conceito de “madeira legal”. O encontro reuniu cerca de 30 pessoas, representantes de organizações não governamentais, órgãos públicos, comerciantes, produtores e associações de classe colombianas. A programação durou dois dias e foi composta de apresentações de trabalhos,

palestras e mesas-redondas. Um dos grandes propósitos da reunião foi refletir sobre o processo de produção do recurso madeireiro na Amazônia e pensar em maneiras de tornar essa produção mais justa e sustentável. De acordo com o analista de conservação do WWF-Brasil Ricardo Russo, o conceito de “madeira legal” não é tão ‘automático’ quanto a maioria das pessoas imagina. O programa Madeira Legal foi lançado em março de 2009 e tem como objetivo promover ações que garantam o uso de madeira legal e certificada no Estado e Município de São Paulo. A iniciativa é conduzida por uma série de instituições, como o WWF-Brasil, o Sindimasp e representantes do setor da construção civil de São Paulo, como produtores e distribuidores de madeira. Entre as ações desenvolvidas no âmbito do projeto estão a promoção de mecanismos de controle como a exigência da apresentação do DOF; o incentivo ao uso da madeira certificada nos departamentos de compras do setor público e privado; a identificação e monitoramento da madeira comprada por atores sociais relevantes; e a viabilização de pesquisas e criação de produtos mais sustentáveis voltados à construção civil.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

12

Turismo

Por: Carolina Gonçalves

Repórter da Agência Brasil

Beatles e cultura: Liverpool é a cidade para quem gosta de música Márcio Rodrigo Delgado * Twitter: @marcio_delgado

P

Patrimônio histórico: área das docas, em Liverpool, é tombada pe

Para quem quiser começar o seu roteiro pela cidade já se enturmando com a história dos

enny Lane, Strawberry Field, Abbey Road. Para muitas pessoas, tudo

Beatles, o ônibus turístico Magical Mystery

isso é sinônimo de uma única coisa: The Beatles. E Beatles lembra Li-

Tour é uma ótima opção. Ele sai de Albert

verpool. Mas a agitada cidade do noroeste da Inglaterra vai além da

Docks, cais que virou o cartão-postal da ci-

história do grupo de quatro rapazes que conquistaram o mundo com a sua

dade, levando você por lugares como o orfa-

música há mais de 50 anos.

nato Strawberry Field, que deu origem à mú-

Liverpool é um dos melhores destinos culturais da Europa, o que rendeu a ci-

sicaStrawberry Fields Forever; e pela famosa

dade, em 2008, o título de capital cultural européia. E não era para menos: com

rua Penny Lane, que inspirou o cantor Paul

vários opções de lazer e cultura, esta é uma parte da Inglaterra que as pessoas

McCartney em uma simples caminhada. O

acabam voltando mais de uma vez.

ônibus turístico também vai a outros lugares que contam a história dos integrantes, como as casas de infância de John e Paul, e o local onde os dois se encontraram pela primeira vez. Depois do passeio turístico, programe-se para um programa mais noturno no Cavern Club, onde os Beatles fizeram seus primeiros shows. Mas não foi só isso. Eles se apresentaram mais de 300 vezes no local fazendo com que o pub acabasse virando ícone de Liverpool. Ao longo do tempo, a casa sofreu algumas modificações, mas sempre tentou preservar sua identidade. Até hoje, o Cavern Club abre todas as noites da semana, com shows ao vivo e DJs variados.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

13

Turismo

ela Unesco

Outro passeio obrigatório é pela Mathew Street. Na rua você encontrará, além de lojas dos Beatles, o hotel temático da banda, Hard Days Night. Pertinho dele está o museu The Beatles Story. Liverpool é a sede da maior catedral anglicana do país, pródiga em museus, galerias de arte e dona de uma forte cena musical. A paisagem charmosa da cidade é marcada pela arquitetura fabril, composta por armazéns de quase 200 anos. Restauradas e tombadas pela Unesco, as velhas docas transformaram-se em lojas, cafés, restaurantes, bares e museus.

Como chegar:

a Megabus, famosa por

oferecer ofertas de passagens por £1 faz este trajeto. E a National Express é outra empresa de trem que oferece passagens com valores acessíveis para Liverpool e tem ainda a empresa de trens Virgin com um serviço express. Os trens levam pouco mais de duas horas.

Orfanato: local deu origem à música Strawberry Fields Forever

Quem for de ônibus, dependendo do tempo, pode contar com seis horas de viagem.

Let It Be” apresenta os maiores sucessos dos Beatles usando gravações em vídeo

Let It Be, The Musical

para contar a história da ascensão meteórica da banda, desde seu início modes-

Londres também tem Beatles. Um musical

to no Cavern Club de Liverpool, passando pelo auge da Beatlemania, até as úl-

com músicas da banda que estreou no ano

timas obras gravadas em estúdio. É a primeira vez que foram concedidos direi-

passado volta em cartaz em fevereiro, no Sa-

tos de apresentação do catálogo completo de trabalhos dos Beatles pela Sony/

voy Theatre.

ATV para uma produção do West End londrino.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

14

Fique de olho

Benefícios no Reino Unido: debate continua Everoy Johnson Tradução de Cristiane Teston Info@atexBusiness.com

N

o último dia 17 os membros da Câmara dos Lordes participaram de um debate sobre o impacto de alterações nas taxas e benefícios nas famílias. Esta reforma no sistema será fundamental para o governo e seu programa de redução do défice. Uma série de mudanças está acontecendo, ou está programada para acontecer durante este governo. Cortes introduzidos até agora incluem: • Reformas no sistema de housing benefits.

• Reformas no sistema de tax credits • Tempo limitado para Employment and Support Allowance (ESA) O Universal Credit (UC) é o carro-chefe da proposta de reforma dos partidos da coalizão. O governo diz que a sua introdução representa a maior mudança no sistema de previdência social dos últimos 60 anos. A proposta destina-se a simplificar o sistema de benefícios e tornar sua administração menos onerosa. O UC será pago para as pessoas que estão ou não trabalhando. Será um benefício único e integrado para as pessoas em idade de trabalhar e substituirá os seguintes benefícios: • Income support • Income-based Jobseeker’s Allowance • Income-related Employment and Support Allowance

• Housing Benefit • Child Tax Credit and • Working Tax Credit Lord Freud afirmou para o governo: “Nossas reformas sociais fundamentais transformarão o sistema de previdência social até 2017. A substituição de muitos benefícios do sistema atual pelo Univeral Credit resultará em um esquema simples e transparente que fará com que três milhões de famílias estejam em uma melhor situação, em média, £168 a mais por mês”. O que os membros da Câmara dos Lordes estavam preocupados era com a linguagem usada para descre-

Boa notícia para pequenas empresas

U

Vince Cable: Fundo de Crescimento estará em sintonia com estratégia industrial

ma nova remessa do Fundo de Crescimento Regional foi aberta na semana passada quando o vice primeiro ministro convidou as empresas de todo o país para se cadastrar para receber uma parte da reserva de trinta e cinco milhões de libras. O Fundo de Crescimento Regional já ajudou 180 projetos começar, criando e mantendo postos de trabalho locais e atraindo um investimento significativo no setor privado. Segundo o secretário de negócios Vince Cable, “O adicional de trezentos e cinquenta milhões

ver as pessoas que recebem benefícios. Eu acredito que a maioria dos nobres senhores nunca viveram de benefício, seria, portanto, difícil para eles conectar-se emocionalmente com a situação, como pode alguém mostrar empatia por algo que não se sabe muito a respeito? Eu acredito que no geral, a maioria das pessoas prefere estar empregada e ser paga para trabalhar, mas quando um pacote atraente lhes é dado para não trabalhar, são muitos os que aceitam. Precisamos aumentar o crescimento como a China mostrou na semana passada, relatando que o crescimento foi de 7,9% nos últimos três meses de 2012 e de 7,4% no trimestre anterior.

de libras para o Fundo de Crescimento Regional é um grande impulso para as partes do país que enfrentam problemas estruturais. O fundo já apoiou uma variedade de indústrias - de veículos à ciências. Tudo isso estará em sintonia com a nossa estratégia industrial”. O secretário acredita que o que conta não são apenas grandes indústrias e nomes. Até o momento, segundo ele, mais de mil pequenas e médias empresas já foram beneficiadas através de programas de crescimento do Fundo Regional que estão dando aos pequenos negócios o impulso necessário para expandirem, empregar mais pessoas e começar a exportar. “Este é o compromisso do governo com o crescimento em ação para incentivar investimentos e criar uma economia mais equilibrada”, garantiu Cable.

Loja de caridade falsa é fechada

Ajuda enganosa: doações para a The Drops of Help nunca chegaram ao seu destino final.

T

hedropsofhelp Ltd, uma empresa que operava uma falsa loja de caridade, foi forçada a declarar falência no Supremo Tribunal por motivos de interesse público, após uma investigação do Serviço de Insolvência, em colaboração com as Normas de Negociação. The Drops of help (gotas de ajuda), que era em Beckton, leste de Londres, afirmava que era uma organização sem fins lucrativos e que estava totalmente licenciada para realizar as suas operações, mas a investigação descobriu que nenhum dinheiro foi doado para a carida-

de. A empresa entregava sacolas de coleta em casas que diziam que estavam recolhendo roupas e outros itens para os necessitados. A mesma informação era dada no website da companhia www.tdoh.org.uk, pertencente ao casal lituano Vaidotas Puzas e sua esposa Asta Puziene. Ambos foram proibidos por cinco anos de atuar como diretores de qualquer tipo de negócio em uma audiência recente. De acordo com Puziene, o volume de negócios médio de sua empresa foi de cerca de 15 toneladas de roupas por mês.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

15

Ciência e Tecnologia

Indícios de antigo Camarão de 100 milhões de anos é lago encontrados em Marte encontrado no ceará

Fóssil: descoberta será assunto em revista da Nova Zelândia

Ana Letícia da Rosa analeca@gmail.com

meses de estudo para comprovar que o fóssil era de um camarão pré-histórico. O achado ainda aponta para a hipótese de que o nordeste semiárido do Brasil pode ter sido banhado pelo mar ou ter tido lagoas na Era Cretácea, entre 140 milhões e 65 milhões de anos. O trabalho foi realizado por Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Um artigo sobre o fóssil será publicado na revista Zootaxa, da Nova Zelândia.

Nasa: descoberta da existência de um lago antigo

E

vidências da existência de um antigo lago foram encontradas pela Mars Reconnaissance Orbiter segundo anunciou esta semana a Nasa. De acordo com a agência espacial norte-americana este lago teria sido alimentado por águas subterrâneas da cratera McLaughlin, de 92 quilômetros de diâmetro. A hipótese surgiu após análises de vestígios de carbonato e minerais de argila, normalmente formados na presença de água, na parte inferior

da cratera, a 2,2 quilômetros de profundidade. Diante deste achado, aumentam as especulações de que o planeta vermelho poderia ter abrigado vida em algum momento de sua história. “Algumas pesquisas propõem que o interior da cratera captura água”, disse a agência que ainda acrescentou que “na zona subterrânea poderia ter havido ambientes úmidos e potenciais habitats”. Um estudo sobre as descobertas foi publicado na revista Nature Geoscience.

U Maior estrutura do universo é descoberta Resolvido mistério por pesquisadores de suposto óvni que A teria “explodido” m fóssil de camarão, único no mundo, e com idade de 100 milhões de anos foi encontrado na região de Cariri, no Ceará. Foram necessários oito

maior estrutura jamais observada no Universo foi descoberta por pesquisadores do Instituto Jeremiah Horrocks, da Universidade Central de Lancashire, na Inglaterra. De acordo com o anúncio dos pesquisadores, trata-se de um gigantesco grupo não uniforme de quasares, que coloca em xeque a teoria da cosmologia moderna, estabelecida por Albert Einstein, e “confirmada” até hoje por todos os achados astronômicos já realizados. Segundo cálculos teóricos, é praticamente impossível que exista uma estrutura como a do grande grupo de quasar DR7 QSO. Como explica o diretor de investigação, Roger Clowes, a estrutura é tão grande que, para percorrê-la, seria necessário viajar a velocidade da luz durante quatro bilhões de anos. Segundo a teoria da cosmologia moderna, seria impossível observar estruturas de um tamanho maior do que 1,2 bilhão de anos-luz. Contudo, esta estrutura mede 1,6 bilhão de anos-luz. De acordo com o próprio Clowes, “esta descoberta é muito emocionante e vai contra a nossa compreensão atual do Universo. O Universo não parece ser tão uniforme como pensávamos”. Quasares são galáxias originárias do começo do Universo

no céu dos eua

O

Quasares: galáxias brilhantes originárias do começo do Universo

que, durante um curto espaço de tempo, são extremamente brilhantes, o que os tornam visíveis ao longo de gigantescas distâncias. Estes períodos denominados “breves” em astronomia são na realidade o que ocorreu entre 10 e 100 milhões de anos atrás. Desde 1982, sabe-se que os quasares tendem a se agrupar em estrutura de tamanhos surpreendentemente gigantes.

mistério sobre um suposto óvni que teria explodido há pouco menos de um mês na região de Sacramento, nos EUA, chegou ao fim. No dia 20 de dezembro, o astrônomo amador Elijah Prychodzko estava observando com o seu telescópio o céu, em um fim de tarde, quando se deparou com um estranho objeto que, subitamente, explodiu. Ele filmou tudo com o seu celular e enviou as imagens à rede de televisão CBS. “Eu nunca vi nada parecido antes”, declarou ele em entrevista à emissora. Este mês, contudo, o mistério foi resolvido. Para desalento de quem tinha esperança de que o vídeo pudesse servir como indício da existência de algum ser extraterreno, tudo não passou de uma explosão de um balão meteorológico. A informação foi divulgada pelo Serviço Meteorológico dos EUA. “É muito provável que tenha sido a explosão de um balão meteorológico. O pequeno ponto ‘orbitando’ o balão era uma radiossonda que estava conectada abaixo do balão por uma corda que media entre 21 e 30 metros”, de acordo com o comunicado da entidade. *Ana Letícia da Rosa é jornalista, fez faculdade de História e trabalhou nos portais brasileiros clicrbs. com.br e band.com.br. Atualmente, é colaboradora do site History Channel do Brasil e está estudando inglês em Londres.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

16

Capa

Nem a neve e o frio tiram o humor do brasileiro

Tatiana Oliveira: o pior são as trocas bruscas de temperatura

C

ai a neve e quem mora na Inglaterra já sabe que é melhor esperar por transtornos da rotina diária. Quem ficou em Londres nos últimos dias teve que enfrentar problemas com o sistema de transporte a caminho da escola ou trabalho. Quem decidiu viajar para escapar do pau tempo teve que apelar para a sorte. Centenas de voos foram cancelados no Reino Unido, na França e na Alemanha esta semana em razão da neve e do frio que atingem a região oeste da Europa. No aeroporto de Heathrow, em Londres, cerca de 130 voos ou 10% do total diário - foram cancelados na segunda-feira, dia 21. No domingo, esse porcentual chegou a 20%. A soma dos cancelamentos já ultrapassa 500 voos no maior da Europa da Europa em transporte de passageiros. A administração do Heathrow informou que tem gasto milhões na melhoria dos sistemas para lidar com os problemas causados pelo mau tempo, desde que o aeroporto foi virtualmente fechado pela neve por vários dias em dezembro de 2010. Porém, a baixa visibilidade significa que é preciso aumentar os intervalos entre os aviões, o que provoca atrasos e cancelamentos.

A direção do aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, informou nesta segunda-feira que 180 voos foram cancelados por causa dos gelo, formado após a chuva que caiu durante a noite. Na capital britânica, os trens domésticos e o serviço do Eurostar, proveniente da França e da Bélgica para Londres, também foram prejudicados e várias escolas em todo o Reino Unido ficaram fechadas. A intensa onda de mau tempo que afeta o Reino Unido há cinco dias provocou hoje a décima primeira vitima. As condições meteorológicas adversas afetam as redes de transporte aérea, ferroviária e viária britânicas. Os brasileiros que moram em Londres tem enfrentado o clima com o tradicional jogo de cintura e otimismo que é marca registrada dos Latinos. Tatiane Oliveira, natural de Goiania, já levou vários tombos na neve, mas para ela o mais difícil é a troca de temperatura entre os ambientes externos e internos. ‘Esse entra e sai, um minuto no frio e depois em lugares com o aquecedor no último volume não faz bem para a saúde. Mas este não é nem de longe o inverno mais rigoroso que eu já enfrentei em Londres. Há cerca de três anos foi bem pior quando a cidade literalmente parou por alguns dias e ninguém podia fazer absolutamente nada’, relembra a brasileira que mora em Londres há mais de cinco anos na área de Cristal Palace. ‘O mais complicado é levar criança em escola quando o transporte não ajuda’, confessa a paulista Neia Thornton, que mora em North Greenwich. ‘Tenho dois filhos. Como não posso empurrar carrinho na neve, o jeito é colocar um no colo e sair puxando o outro pelo braço. Na segunda-feira nem aula teve. Quem tem criança em fase escolar sabe o quanto é difícil administrar estas mudanças’, desabafa a brasileira. Mas o mau tempo não assustou boa parte dos imigrantes que moram na capital inglesa. ‘Mesmo com frio a minha rotina não mudou. Levei filhos na escola e ainda bem que nada parou de funcionar na área em que eu moro’, comemora Renata Ticiano, natural de Belém e que atualmente reside em Stratford. Outro brasileiro que não viu a sua agenda diária mudar foi o promotor de eventos Agnaldo Espínola. ‘Moro em Mitcham, Sudoeste de Londres, e a neve não afetou de forma alguma. Apesar do frio que aumenta um pouquinho a minha rotina continuou sem nenhuma alteração’. O fotógrafo Tiago Santos, há sete anos em Londres, teve ainda mais sorte por não ter que usar o sistema de transporte público da cidade nos dias de neve mais intensa. ‘A minha rotina, particulamente, não mudou muito pois como sou self employed, geralmente trabalho em casa e, portanto, não tenho que enfrentar o caos do trânsito ou metrô no inverno’ comemora o profissional que mora em Bromley.

Regina Mester

Enfrentando temperaturas bem diferentes do seu país de origem, imigrantes não deixam o clima afetar a rotina da capital.

Crianças se divertem com um dia extra de férias devido fechamento de escolas

Agnaldo Espínola e Camila Borges: neve não afetou a rotina do casal

Mais de 10 mortos em uma semana A intensa onda de mau tempo que afeta o Reino Unido há cinco dias já resultou em 11 vítimas. As condições meteorológicas adversas afetam as redes de transporte aérea, ferroviária e viária britânicas e entre as vítimas, há quatro alpinistas que foram atingidos no fim de semana por uma avalanche nas montanhas escocesas de Glencoe. Uma inglesa na área de Kent, morreu causa do frio ao cair desacordada na neve durante a noite ao voltar de uma festa e um carteiro na região do Somerset faleceu vítima de hipotermia, entre outras

pessoas. A empresa Southern Rail colocou a culpa dos atrasos e cancelamentos dos seus serviços devido ao “tipo errado de neve” que acabou afetando o motor de alguns dos seus trens. Um número significante de viagens tiveram que ser canceladas porque a neve esfarelada entrou no motor de diversos trens e danificou o sistema elétrico ao derreter. Apesar das mortes, evidências sugerem que o clima de inverno tem ajudado a reduzir o número de mortos e feridos nas estradas já que muita gente nem saiu de casa.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

17

Capa

Eric Pereira

Tempo vai melhorar

Regina Mester

A

Estatísticas: com menos carros nas ruas, mortes diminuem

pesar de diversas escolas ainda permacerem fechadas e atrasos atingirem também os aeroportos de Gatwick, Birmingham, Stanstead e Luton, a boa notícia é que o tempo vai melhor aos poucos durante o fim de semana e início de fevereiro com temperaturas oscilando entre sete e nove graus Celcius. Mas enquanto o tempo não volta ao normal, ao viajar para o aeroporto com mau tempo, algumas apólices de seguro de viagem pode ser cobrir o seu prejuízo em caso de você perder o seu vôo por causa disso - desde que você tenha tomado medidas razoáveis para permitir mais tempo para chegar lá. Guarde recibos inclusive de gastos com alimentação em aeroportos resultante de espera por atrasos e lembre-se que simplesmente alegando que a previsão era ruim não vai garantir uma indenização.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

18

Entretenimento

Músicos britânicos vão regravar disco de estreia dos Beatles O

ex-vocalista do Simply Red, Mick Hucknall, e a banda Stereophonics (foto) estão entre os artistas que vão regravar o disco de estreia dos Beatles, em comemoração ao 50º aniversário de lançamento da banda britânica. Os músicos terão 12 horas para completar o trabalho, em uma espécie de maratona similar à que resultou, cinco décadas atrás, na famosa coletânea de sucessos como “I saw her standing there” e “Please please me”. Eles usarão o mesmo estúdio, o famoso Abbey Road, e as faixas também serão gravadas na mesma ordem feita no passado. Os mestres de cerimônia serão os apresentadores Stuart Maconie e Jo Whiley, que se juntarão a integrantes da sessão original há 50 anos, incluindo o engenheiro Richard Langham e o assessor de imprensa dos Beatles Tony Barrow. Richard Klein, diretor da BBC Four, canal que transmitirá

o evento, disse estar emocionado por celebrar o 50º aniverário do disco tanto na rádio quanto na televisão. “Trata-se de um olhar por trás dos bastidores de um fantástico momento na história da música, quando alguns dos mais álbums mais icônicos foram gravados”, disse Klein. “Com essa série, vamos tentar descobrir quais são os ingredientes essenciais para criar um álbum de sucesso”, acrescentou o profissional.

Como ouvir e assistir: E quem quiser vai poder ouvir ou assistir a gravação sem nem sequer sair de casa. O evento, que ocorrerá no dia 11 de fevereiro, será transmitido ao vivo pela BBC Radio 2. A maratona musical também será filmada para um especial da BBC Four chamado “12 Hours to Please Me”, que irá ao ar no dia 15 de fevereiro na mesma emissora.

Fotógrafo pioneiro expõe em Londres

Continua em cartaz no Museu Marítimo de Londres, em Greenwich, uma exposição com mais de cem das imagens mais impactantes do fotógrafo Ansel Adams. Conhecido por suas paisagens monumentais e inspiradoras, o americano Ansel Adams é considerado um dos fotógrafos mais influentes da história dos Estados Unidos, tendo retratado diferentes aspectos da natureza do país de montanhas à florestas. Para celebrar seu trabalho pioneiro, o Museu Nacional Marítimo apresenta uma exposição com mais de cem de suas imagens mais poderosas. “Embora as obras pareçam fortes, enormes e intensas, eu acho que elas são muito modestas. Eu acho que ele se

distancia delas e permite que você tenha uma relação direta com a vista que você está admirando”, diz Philippa Simpson, gerente de exposições do Museu Marítimo Nacional. Adams foi um dos sete fotógrafos que compunham um grupo chamado f/64, cuja característica comum era usar uma pequena abertura em câmeras de formato grande para atingir uma grande profundidade de campo, fazendo com que suas fotos tivessem igual nitidez em toda sua extensão. A exposição Ansel Adams: Fotografia das Montanhas ao Mar pode ser vista no Museu Marítimo Nacional até o dia 28 de abril de 2013 e entrada custa £ 7. Para saber mais, visite: www.rmg.co.uk


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

19

Dicas da Semana

QUARTO DA CHUVA

RETRATOS DA REALEZA

Quem está na chuva é para se molhar. The Rain Room, como o próprio nome já entrega, é uma sala com mostra de arte contemporânea interativa no Barbican onde os visitantes podem experimentar o que é controlar a chuva. O público pode optar por simplesmente assistir ao espetáculo, que inclui dança, ou se aventurar no meio da chuva. O trabalho é cuidadosamente coreografado ao som da água e a entrada é franca. Horário de funcionamento: 11am – 8pm. Como chegar: Barbican Centre, Silk Street, London EC2Y 8DS

Envie sua dica da semana para dicadasemana@braziliannews.uk.com e concorra a premios do Brazilian News.

APROVEITE LONDRES FRIDAY LATE

Realizada na última sexta-feira de cada mês, o evento Friday Late tem se tornado um motivo excelente para dar uma esticadinha depois do trabalho. Tudo em nome da cultura, claro. Além de ser gratuita, a Friday Late abre as portas do Victoria and Albert Museum até as 22 horas, dando a oportunidade até para aquelas pessoas que nunca podem participar de eventos como este, devido trabalho ou estudos, de ver uma variado cardápio cultural de perto. O evento inclui performances ao vivo, moda, debates, instalações, convidados especiais e DJs. www.vam.ac.uk

Fotografias da família real tiradas entre 2003 e 2010, incluindo as fotos de noivado do duque e da duquesa de Cambridge fazem parte de uma exbição do fotógrafo peruano Mario Testino em cartaz na National Portrait Gallery, em Londres, com entrada gratuita. A imagem mais antiga é do Príncipe de Gales feita em 2003 e outra do Príncipe William que foi fotografado ao fazer 21 anos. A exposição segue até o dia 3 de fevereiro. Para saber mais, visite: www.npg.org.uk

ANNA KARENINA

Uma exposição de trajes do filme Anna Karenina, de Joe Wright, é uma boa pedida para quem curte cinema e curiosidades. O figurino usado pelo elenco, que inclui os premiados atores Keira Knightley, Jude Law e Aaron Taylor-Johnson, foi desenvolvido pela estilista Jacqueline Durran e encontra-se na Ham’s Long Gallery, em Kent, onde diversas cenas do longa-metragem foram filmadas. Haverá visitas guiadas à exposição até o dia 7 de março. Entrada: £ 11,00 para adultos, £ 5,50 para crianças. Como chegar: Ham St, Surrey, TW10 7RS Maiores detalhes: 020 8940 1950


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

20

Miscelânea

YOUTUBE E SEUS VÍDEOS TUTORIAIS Tâmara Oliveira tamara_oliveira@yahoo.co.uk

C

om o intuito de ironizar os videos

e ávidos para assistirmos sua participação no

tutoriais que não ensinam nada no

Programa Eliana no SBT. Que sua participa-

YouTube , a estudante de engenha-

ria , Caroliny Assunção resolveu criar seu

ção seja tão divertida como seus “tutoriais”.

Finais:

próprio vídeo satirizando os videos tutoriais

O chocolate da vovó irá para os integrantes

de beleza existentes na internet . O que a mi-

da banda Os Camaradas, que compartilha-

neira de 19 anos não esperava era que sua

ram o palco com o renomado cantor Jorge

primeira obra audiovisual,

“ Tutorial de

Ben Jor na última edição do “Corujão da

Como Secar o Cabelo Bonito” fosse ter mais

Poesia”, evento que reúne diferentes manifes-

de 200 mil acessos em menos de um mês,

tações artísticas e acontece quinzenalmente

transformando a moça em uma “celebridade

no charmoso bairro de São Francisco em Ni-

na internet”. A moiçola

que atualmente

terói. Abraços Energéticos aos organizado-

coincilia seu tempo entre faculdade e entre-

res do “Corujão da Poesia” e claro para os

vistas para os principais veículos de comuni-

Camaradas mais que lindos, fofos, charmo-

cação do Brasil , como o Jornal O Globo,

sos (alguém tem mais algum elogio?) : André

garante que muito em breve realizará seu so-

Rente, Yvnes Vieira , Pedro Jurischka , Tarcí-

nho em conhecer Londres. Então, tá, estare-

sio Xavier e Vinicius Peluso.

mos te esperando Caroliny, mas enquanto você não chega em solos britânicos a gente

“A vida é muito importante para ser levada a sério.”

vai acompanhando seus vídeos no YouTube

Oscar Wilde

Burn’s Night E então , animado para a Burn’s Night? Burn’s Night é uma noite em comemoração ao dia do nascimento do poeta escocês Robert Burns (25 de janeiro 1759- 21 junho 1796), responsável por umas das canções mais executadas ao redor do mundo: “Auld Lang Syne”, tocada na virada do Ano Novo. Burn foi um dos filhos mais ilustres da Escócia , suas obras divulgaram e divulgam a cultura do seu país. Em diferentes partes do Reino Unido

comemora-se o dia 25 de janeiro com muita festa, ceilidh (dança típica escocesa), haggis , kilt (saia que homens escoceses usam), poemas, e claro, com muito uísque escocês! Para encontrar locais em diferentes cidades no Reino Unido onde você poderá curitr uma tradicional Burn’s Night, visite o endereço: http://www.timeanddate.com/holidays/uk/burnsnight

Pré Carnaval na Tate South Lambeth Library

Fabio Lugaro

No dia 06 de fevereiro a biblioteca Tate South Lambeth estará promovendo um pré – Carnaval com bandas brasileiras, demonstração de capoeira e, apresentação da conhecida ``London School of Samba`` , tudo isso acompanhado por um seleto cardápio de quitutes brasileiros. A fim de uma noite com muito samba, gente bonita e guloseimas brasileiras? Então garanta seu espaço na Pré- Noite de Carnaval. E o melhor de tudo, o evento é gratuito! 06 de Fevereiro das 19h às 21h na Tate South Lambeth Library que fica localizada na 180 South Lambeth Road, London SW8 1QP. Maiores informações: 020 79 26 0705 ou visite o site: http://www.tatesouthlambethfriends.org/calendar/

O historiador e Mestre em Artes Cênicas, formado pela UFRJ , Eli Corrêa em alto estilo na Praia Vermelha.

A mais nova “celebridade da internet” no Brasil, Caroliny Assunção e o namorado Denis Quiroga. Que charme de casal!


www.braziliannews.uk.com

24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

21

Conte sua História

Susan Ferreira

Registrando a história dos brasileiros no exterior M

eu nome é Silvino Ferreira Jr, tenho 51 anos e nasci em Recife-PE, no nordeste do Brasil. Morar definitivamente em Londres nunca foi planejado. Em dezembro de 1995, estive pela primeira vez aqui, entre o natal e o ano novo. Foram 10 dias, e mesmo achando tudo muito escuro e muito frio, como é todo dezembro, a cidade me pegou. Em 1998 vim para um período de um ano para estudar inglês. Foi um dos melhores anos da minha vida. Era uma grande escola, com gente do mundo inteiro. Além de estudar, frequentava pubs, jogava sinuca, namorava, viajava, Inesquecível. Quando terminei o meu curso, queria ficar mais tempo na Europa e a melhor opção era Portugal, porque tinha muitos amigos brasileiros lá. Acertei com uma agência de publicidade e morar em Portugal, mas sempre que dava escapava para uns dias em Londres. Voltei para o Brasil em 2001, e só 5 anos depois voltei a Londres. Em dois jantares na casa de uma amiga inglesa, dos tempos de escola aqui, conheci a Susan. Voltei para o Brasil e, 4 meses depois, estava novamente em Londres, morando com ela. Um ano depois, nos casamos. Embora tenha estudado Ciências Sociais, trabalhei por cerca de 25 anos como redator publicitário. Comecei no Recife, mas foi em São Paulo que, digamos assim, me tornei um profissional. Passei por grandes agências de publicidade, Young & Rubicam, Talent, DM9, JWT, entre outras, o que me deu a chance de trabalhar com alguns dos grandes profissionais da publicidade brasileiras. Em Portugal, fui redator na Young & Rubicam e Diretor de Criação da TBWA. Hoje, eu e a Susan somos sócios na Dot.tv Productions Ltd, onde além de trabalhos para terceiros, fazemos co-produções com TVs e produtoras brasileiras que queiram filmar em Londres. Mas grande parte do nosso tempo é dedicado à produção de conteúdo do Canal Londres, do qual sou editor. Já são mais de 400 vídeos produzidos em dezenas de cidades, me 13 diferentes países. A minha melhor experiência foi ter encontrado, em 1998, a Anne-Marie Glasheen, poeta e tradutora, que ensinava no Eurocentres, Lee Green, onde eu estudava, e que viria a tornar-se uma grande amiga. Ela nunca foi a minha professora na sala de aula, mas nos encontrávamos nos intervalos, na área de fumantes. Fui embora de Londres mas sempre mantivemos contato. Sem esse encontro eu jamais teria conhecido a Susan. Talvez eu possa me considerar um ex-nômade, não apenas por ter morado em 12 diferentes cidades durante a minha vida, em algumas delas duas vezes em períodos distintos, mas porque sempre senti essa vontade de estar em movimento, de não parar, mas foi em Londres onde, pela primeira vez, senti que não precisaria mais mudar. Poderia morar aqui para sempre. Talvez porque Londres seja tão múltipla que eu encontre todas as cidades do mundo aqui, ou simplesmente porque estou ficando velho. A segunda alternativa é mais provável. O Canal Londres é sempre uma das prioridades, mas estamos investindo no crescimento da Dot.tv Productions. Particularmente, estamos trabalhando para produzir conteúdos para TVs, no Brasil. Para saber mais, visite: www.canallondres.tv


24 Ă 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

22

Brazilian People

www.braziliannews.uk.com


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

23

Educação

Primeiros passos rumo a moda Brasileiras escolhem Londres para estudar a arte de criar conceitos Marcio Rodrigo Delgado Exclusivo de Londres Twitter: @marcio_delgado

A

diversidade de Londres tem atraído um grupo de brasileiras que não está na capital inglesa para ver o Big Ben ou passear no Hyde Park, dois dos cartões portais da cidade. Foi a moda e a admiração pelo estilista britânico Alexander MacQueen que inspirou a carioca Marcella Saads a trocar o sol das praias do Rio de Janeiro pela paisagem nublada do Reino Unido aos 17 anos de idade. ‘Primeiro eu fiz um ano de curso, uma espécie de introdução ao universo da moda chamado ‘foundation’. E as coisas foram acontecendo a partir disso’, relembra a brasileira que atualmente cursa o quarto ano de ‘Comunicação e Promoção de Moda’ na Central Saint Martins College of Arts and Design, instituição formada em 1989 quando a Central School of Arts and Crafts, fundada em 1896, se uniu a outra histórica escola de artes da Inglaterra, a St Martin’s School of Art, criada em 1854. Pelas salas de aula e máquinas Singer da Saint Martins já passaram nomes conhecidos do grande público como Stella McCartney, John Galliano, Christopher Kane e Alexander McQueen, entre outras figurinhas carimbadas do mundo da moda. Entre uma temporada e outra, ao longo dos anos a Inglaterra tem sido o berço de nomes que se tornaram referência da alta costura nos cinco continentes. Foi na terra da Rainha Elizabeth II que nasceram Viviennne Westwood, Paul Smith e Julien Macdonald, por exemplo. Mas para quem pensa que a profissão é apenas glamour e festas regadas a champanhe e canapé light, melhor pensar duas vezes antes de afiar as tesouras ou sonhar com a primeira coleção porque o caminho é longo entre o aprendizado e as páginas da Vogue. ‘Estudar moda é o que eu sempre quis. Mas desde o meu primeiro dia de aula eu fui avisada pelos professores que seria melhor esquecer vida social se eu quisesse passar no curso. É puxado. Consome bastante, tanto no lado criativo quanto físico. E não há nenhuma garantia que você vai conseguir trabalho na área depois de quatro ou cinco anos estudando sem parar’ - alerta Marcella referindo-se ao concorrido mercado da moda, um seguimento que movimenta anualmente, só no Reino Unido, mais de £2.5 bilhões segundo recente estudo publicado pelo British Fashion Council e que, de acordo com o departamento de Economia da Univerdade de Oxford, apesar da crise na Europa, as vendas de roupas de marcas inglesas tem crescido 20% ao ano na última década. Uma das coisas que Marcella achou diferente do Brasil foi a forma onde os alunos tem bastante trabalho para fazer por conta própria. ‘Os professores não te vêem como um estudante e sim como um profissional. Por isso eles te cobram como um profissional também’. Determinação é ingrediente essencial – Não basta saber fazer. Em moda ser determinado e ir atrás de oportunidades vale tanto ou mais do que tirar nota 10 no quesito costura. Foi o que percebeu logo cedo a estudante paulista Paula Kim, atualmente cursando ‘Fashion Print’ na Saint Martins e contando nos dedos a chegada do verão de 2013 quando, em junho, os alunos irão fazer um evento para mostrar suas criações, idéias e conceitos. Nem todos, no entanto, terão

Marcella Saads: em moda é preciso ser insistente

espaço garantido no show, o que faz com que os futuros profissionais comecem a competir entre si antes mesmo de saírem ir em busca do primeiro emprego com o portifolio debaixo do braço. ‘Há uma seleção e os melhores tem a oportunidade de fazer parte do show. Os outros até recebem notas e são aprovados, mas é este seleto grupo escolhido que acaba ganhando visibilidade entre profissionais da indústria que atende o evento. A briga é acirrada’, admite a brasileira. Paula não esperou chegar o fim do curso para conseguir um estágio. Munida de força de vontade e um objetivo muito claro, a estudante conseguiu uma oportunidade em Nova Iorque na badalada grife Diane Von Fürstenberg cujas criações atraem uma variada legião de mulheres de destaque como Madonna, Jessica Alba, Jenifer Lopez, Susan Sarandon e até a primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Marcella Saads fez o mesmo caminho e as duas acabaram indo parar na Comme des Garçons, em Paris, para mais seis meses de estágio, uma experiência que não apenas contou para o currículo acadêmico, mas que ajudou a confirmar o acerto da escolha profissional.

Paula Kim: inspiração em Coco Chanel e estágios em Nova Iorque e Paris

‘Trabalhar com a Diane Von Fürstenberg foi muito importante para ver como funciona toda a engrenagem por trás de uma marca. O dia-a-dia, a forma como eles se posicionam no mercado. É muito mais interessante do que a teoria da sala de aula quando podemos ver na prática. Mas tem que ir atrás. Eles não procuram pessoas. As pessoas que procuram eles. Se você fica sentado esperando, chega o fim do curso e fica bem mais difícil conseguir uma oportunidade, mesmo que nem seja remunerada. Tem que ser insistente’ explica Saads. A passagem pela França também foi marcante para Paula Kim, que se mudou de Londres para Paris durante os seis meses de estágio. ‘O que me inspirou a estudar moda foi a estilista francesa Coco Chanel. Vários anos mais tarde e prestes a me formar ela ainda é uma das minhas referências pela forma simples e elegante de fazer da moda algo essencial’, confessa a estudante paulista. Quanto custa – Estudar moda em Londres pode custar de £ 9,000 a £13,300 por ano para cursos em ‘Moda e Marketing’, ‘Design e Promoção de Moda’ ou ‘Marcas e merchandising’ na Central Saint Martins. Cada curso tem dois anos de duração e o prazo de inscrições encerra-se no dia

15 de janeiro de 2013. A escola também oferece masters em design masculino e feminino, moda e meio ambiente, história e cultura da moda, fotografia e mídia. Há ainda pós-graduação em moda, estilo e jornalismo com cursos sendo oferecidos em tempo integral e parcial. Existem outras escolas oferecendo cursos de moda na Inglaterra, com preços semelhantes. Para quem estiver pensando em investir mais de um ano estudando no exterior, é importante checar se a escola escolhida é credenciada junto ao departamento de educação da Inglaterra para que o investimento não vá por água abaixo devido a um visto negado na entrada do país. Custos adicionais como transporte, alimentação e acomodação irão variar de acordo com a área em que você escolher para morar na cidade, com valores sendo bem mais em conta para aqueles que optarem pelas zonas 2 e 3, evitando assim a caríssima zona turística da cidade que fica localizada na zona 1. Afinal de contas o Big Ben e o Hyde Park podem esperar.

Para saber mais, visite: www.csm.arts.ac.uk www.britishcouncil.org


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

24

Acontece

Quer mostrar o seu talento no metrô de Londres? Marcio Rodrigo Delgado Twitter: @marcio_delgado

O

transporte de Londres está convocando músicos para mostrar o seu talento em estações de metrô. Mas quem quiser participar vai ter que correr porque as inscrições terminam já no dia 1 de fevereiro. As apresentações, conhecidas como ‘Busking’, podem ser uma ótima vitrine para novos artistas cantar ao vivo em um dos 37 espaços atualmente disponíveis em apenas 25 estações da capital inglesa. O projeto foi lançado em 2003 e é tão concorrido que não abria inscrições desde 2010 porque já existem cerca de 200 cantores autorizados a soltar a voz nos corredores do metrô londrino. Músicos interessados em se candidatar para audições e, quem sabe, ganhar a licença para se apresentar, devem ter no mínimo 16 anos de idade e entrar em contato metrô de Londres através do e-mail busking@tube.tfl.gov.uk para receber o formulário de cadastro gratuito. Os participantes serão julgados pela sua habilidade musical, repertório e originalidade por um painel formado por profissionais da indústria da música e entretenimento e não há restrições. Artistas clássicos, populares e música do mundo inteiro são bem-vindos para aplicar. “Com cerca de quatro milhões de pessoas utilizam o metrô um dia busking é uma fantástica maneira de atingir um público muito grande e diversificada.”, acredita Gareth Powell, Diretor de Desenvolvimento de Estratégia e Serviços de metrô de Londres. Mais de 150 licenças estarão disponíveis aos candidatos aprovados após as audições.

Esqui

Premiére I

V

N

anessa-Mae vai deixar a música de lado este ano e já está treinando para um novo desafio: a famosa violinista quer representar a Tailândia como esquiadora nos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem na Rússia em Fevereiro de 2014.

esta quinta-feira tem premiére da comédia romântica ‘I give it a year’ na Leicester Square, centro de Londres. Apesar de ser um evento fechado, quem quiser ver alguns atores do elenco como Anna Faris e Jason Flemyng passarem pelo tapete vermelho basta chegar ao local por volta das 5pm e ter paciência. O ator Simon Baker, protagonista da série ‘The Mentalist’ (foto) também participa do filme e deverá estar no lançamento.

Premiére II F

alando em lançamento, dia 5 de fevereiro é a vez do elenco do filme inglês ‘Run for your life’ dar o ar da graça no Cine Odeon da Leicester Square. Entre os artistas esperados para enfrentar o frio no tapete vermelho estão os atores Danny Dyer, Neil Morrissey e a cantora Sarah Harding (foto), do grupo Girls Aloud e que também participa do longa-metragem.

Londres 2012 Ú

ltimos dias para ver a exposição ‘‘A Postcard to the World’ , em cartaz na Oxford House Gallery, em Bethnal Green (E2 6HG), até o dia 28. Com entrada franca, o evento mostra inúmeros postais criados por artistas descrevendo como foi a Londres 2012 para eles.

Sexy Fi A

banda brasileira Sexi Fi foi o assunto da semana na mídia inglesa com o seu primeiro álbum ‘Nunca te vi de boa’, lançado pela Far Out Recordings. Apesar de cantar em português, o grupo recebeu elógios de críticos dos jornais The Guardian e Metro.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

25

Comunidade e imigração

Medidas para garantir mais qualidade social Francine Mendonça Especialista em imigração da LondonHelp4U OISC register F200300127

E

ntre 2001 e 2011, mais da metade do crescimento da população da Inglaterra e País de Gales foi devido a imigração. Assim afirmou a secretária dos assuntos interiores do Reino Unido, Theresa May, em um discurso feito em dezembro de 2012, em relação ao número de imigrantes vivendo no Reino Unido. Isso, em consideração às estatísticas oficiais nos cortes de imigração desde 2008, onde 59.000 pessoas deixaram de entrar no Reino Unido, caso medidas rigorosas não tivessem sido tomadas. Saiba mais sobre o que foi feito pelo governo para reduzir significativamente o número de imigrantes em solo britânico em 2012: -Em primeiro lugar, para patrocinar um cônjuge, parceiro, ou familiar para viver na

Grã-Bretanha é preciso provar que o dependente fala Inglês, através de um certificado reconhecido pelo governo britânico. Além disso, um nível mínimo de renda para os patrocinadores no valor de £ 18.600 por ano para cada membro que deseja trazer, com requisitos adicionais para menores. -Em segundo lugar, em matéria de vistos de trabalho, apenas aqueles com habilidades necessárias e uma oferta de trabalho podem vir para a Grã-Bretanha. Também, aqueles que desejam investir ou possuem uma ideia inovadora de negócios. -Em terceiro lugar, com relação aos vistos de estudante; a primeira coisa foi a exigência por parte do governo para que instituições educacionais, que desejam matricular estudantes estrangeiros, passassem por inspeções no intuito de provar que vendem educação de qualidade, e não imigração. Por causa desse pente-fino, mais de 150 instituições educacionais optaram por não se submeter às inspeções. Até o momento, cerca de 600 instituições perderam o direito de patrocinar estudantes estrangeiros; isso mostra como o estudante deve estar atento

à qualidade da escola escolhida. Além disso, as novas regras de imigração deixam claro que, para aqueles que desejam estudar no Reino Unido, um pré-nível de inglês, a capacidade de se sustentar financeiramente sem trabalhar, e estar matriculado em um curso oferecido por uma instituição genuína se tornou pré-requisito para se adquirir uma permissão de entrada. Para evitar que alunos mudem de curso durante seu período de estadia - uma tática que manteve estudantes no Reino Unido por anos um limite de tempo máximo para o estudo está definido. E para ter certeza de que apenas aqueles que contribuem possam permanecer após o curso, um piso salarial mínimo de £ 20.000 foi definido caso o aluno tenha uma oferta de trabalho. No entanto, o número de estudantes estrangeiros vindo para universidades britânicas tem aumentado significativamente. Ademais, mais uma medida para estimular os melhores estudantes para vir e permanecer na Grã-Bretanha, foi introduzida. Estudantes em curso de doutorado, que tenham concluído seus estudos, serão autorizados

a permanecer na Grã-Bretanha por doze meses após terem completado seu PhD. Assim, as universidades continuarão a proteger não apenas a integridade do sistema de imigração, mas a reputação do sistema de ensino britânico, o nº 1 do mundo. No ano passado, o ministério de fronteiras britânico foi instruído a entrevistar estudantes durante a entrada no país, ao invés das habituais verificações de seus papeis. Como consequência, mais de 2.300 potenciais alunos foram entrevistados; a lição foi clara - o abuso era abundante. Portanto, o programa de entrevistas será estendido radicalmente. Em suma, o governo britânico está trabalhando para proteger a qualidade de vida da comunidade, bem como a educação. Portanto, se você deseja estudar na Grã-Bretanha, mas não sabe como, entre em contato com a gente. Nós podemos ajudá-lo a encontrar um curso que se adapte às suas necessidades, em uma instituição reconhecida; bem como acomodação, ingressos para atrações, e acima de tudo o seu visto. Fonte: UBKA


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

26

Gastronomia

Biscoito de marzipã

PARA O MARZIPÃ Ingredientes 250 g de amêndoas 250 g de açúcar de confeiteiro 1 clara 1 colher (chá) de essência de amêndoas Modo de Preparo 1. Numa panela média, coloque água e leve ao fogo alto. Quando ferver, acrescente as amêndoas. Deixe aferventar por 3 minutos e escorra a água. Prepare uma tigela com água e gelo e coloque as amêndoas. O choque térmico faz com que a pele das amêndoas se solte facilmente. Após 2 minutos, escorra a água e retire a pele das amêndoas, uma a uma. 2. Preaqueça o forno a 160ºC (temperatura baixa) por 10 minutos e desligue. 3. Numa assadeira, coloque as amêndoas e leve ao forno quente desligado por 10 minutos. Chacoalhe a assadeira de vez em quando para que as amêndoas torrem por igual. 4. No processador de alimentos ou no liquidificador, bata as amêndoas até obter uma farofa fina. Transfira para uma tigela e acrescente o açúcar, a clara e a essência de amên-

doas. Misture bem com as mãos até obter uma massa uniforme. Embrulhe em filme e deixe descansar por 2 horas em ambiente fresco e arejado. Para conservar o marzipã que não for usado, mantenha embrulhado em filme para não ressecar. PARA A MASSA Ingredientes 250 g de farinha de trigo 1 pitada de sal 100 g de manteiga gelada 5 colheres (sopa) de água gelada 1 ovo 20 amêndoas cortadas em metades para decorar 200 g do marzipã preparado Modo de Preparo 1. Corte a manteiga em cubinhos. Transfira para uma tigela, acrescente a farinha e o sal. Amasse a manteiga e a farinha com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Adicione a água gelada aos poucos e trabalhe a massa até conseguir formar uma bola. Embrulhe em filme e leve à geladeira por 30 minutos. 2. Numa tigela, bata bem o ovo com um garfo. Reserve. 3. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). 4. Numa superfície de trabalho enfarinhada, abra a massa com um rolo até ficar com 0,2 cm de espessura. Corte um retângulo de 10 x 30 cm. Pincele com o ovo batido. 5. Faça um bastão de marzipã com cerca de 3 cm de espessura por 30 cm de comprimento. Coloque-o no centro da massa e feche embrulhando-o completamente. 6. Transfira para uma assadeira, deixando a emenda para baixo. Pincele a massa com o ovo e coloque uma metade de amêndoas a cada 0,75 cm. Aperte ligeiramente para fixar e pincele novamente com o ovo. 7. Leve ao forno para assar por 35 minutos ou até que a massa fique dourada. Retire do forno e deixe esfriar. 8. Numa tábua, corte a massa em pedaços (entre as amêndoas) com uma faca afiada. Para conservar, coloque num recipiente com tampa e guarde em local seco e arejado.

Bolo delícia de limão PARA A MASSA Ingredientes 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 colheres (chá) de fermento em pó 1/2 colher (chá) de sal 200 g de manteiga em temperatura ambiente 2 xícaras (chá) de açúcar 4 ovos 1 xícara (chá) de leite raspas de 2 limões manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar Modo de Preparo 1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. 2. Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve. 3. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. 4. Desligue a batedeira, adicione

as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa. 5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos. 6. Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir. PARA O GLACÊ Ingredientes 1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado 2/3 xícara (chá) de açúcar Modo de Preparo Enquanto o bolo esfria, numa tigelinha misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve.

Arroz doce

Ingredientes • 2 xícaras de chá de arroz • 2 pacotes de coco adocicado e flocado • 1 lata de leite condensado ( confesso que o formiguinha aqui coloca 1 1/2 ) • 1 litro de leite • 3 colheres de sopa de açúcar ( caso for usar apenas 1 lata de leite cond.) • 1 colher de café de sal • canela em pó a gosto • raspas de limão a gosto • 1 canela em pau a gosto ( a receita da minha avó ia canela em pau e raspas de limão...Eu já não uso a canela em pau pois ela deixa o gosto forte e as raspas de limão quando utilizo deixo apenas um pedaço da casca e retiro ao fim do preparo) Modo de preparo Cozinhe o arroz em 4 xícaras de água....Quando estiver acabando a água verifique se o arroz amoleceu...Se sim adicione o leite...1 litro e deixe fervendo por uns 10 minutos...Fique de olho...

Ao final desse tempo adicione o coco e o leite condensado. Deixe cozinhar, verifique se acha necessário açúcar, coloque e cozinhe...Cozinhe até engrossar levemente e adicione o a pitada de sal. Salpique uma canela em pó na hora de servir direto no prato ou melhor regue com leite condensado no arroz doce bem quente.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

27

Vaticano é dono oculto de imóveis caros em Londres

Luxo: New Bond Street, no centro de Londres, é o endereço de várias grifes.

P

oucos turistas em visita a Londres imaginariam que as instalações da refinada joalheria Bulgari em New Bond Street têm qualquer conexão com o papa. O mesmo vale para a sede do próspero banco de investimento Altium Capital, na esquina de St. James’ Square e Pall Mall, revelou esta semana o tradicional jornal The Guardian. Mas esses edifícios de escritórios em um dos bairros mais caros de Londres são parte de um surpreendente império secreto de imóveis comerciais do Vaticano. Por trás de uma estrutura disfarçada por companhias de paraísos fiscais, a carteira internacional de imóveis da igreja foi expandida ao longo dos anos, com o uso de dinheiro pago originalmente por Mussolini em troca do reconhecimento do regime fascista pelo papa, em 1929.

Pare de reclamar Antonio Jorge Rettenmaier* ajrs010@gmail.com

E

resolva logo isso! Assim não dá prá ser feliz! Se você é daquelas pessoas que passam o tempo todo de tudo reclamando, é claro que tem problemas sérios para resolver pequenos problemas. Não consegue ver a solução dependurada na ponta de seu nariz porque a única coisa que sabe fazer é reclamar. Sabia que tem amigos seus que gostariam de criar um departamento de reclamações especialmente e exclusivo para você? E depois você ainda vem dizer que assim não dá prá ser feliz. É claro que não dá mesmo! Se ficarmos sempre vendo as coisas pelo prisma do pior, seremos cegos para o melhor. É a mesma coisa que dizer que o

Desde então, o valor internacional desse patrimônio criado com a ajuda de Mussolini vem crescendo até atingir os 500 milhões de libras. Em 2006, no auge da mais recente bolha imobiliária, o Vaticano investiu 15 milhões de libras desse dinheiro para adquirir o imóvel do nº 30, St. James’ Square. Outros imóveis britânicos controlados pela igreja ficam em 168 New Bond Street e na cidade de Coventry. O Vaticano também controla edifícios de apartamentos em Paris e na Suíça. O registro de empresas britânico não revela os verdadeiros proprietários da empresa e não menciona o Vaticano. Menciona dois acionistas nominais, ambos proeminentes executivos bancários católicos: John Varley, que até recentemente presidia o Barclays Bank, e Robin Herbert, ex-executivo do banco café ficou frio porque a água não aqueceu o suficiente. Mas não foi da água a falta de paciência para que aquecesse o suficiente. E se além de frio ainda ficou amargo, este café fica realmente uma droga. Mas quem foi que deixou de colocar a quantidade certa de açúcar? Mas o que representa realmente a felicidade? Qual a cor ou objeto? Qual o momento? Qual o dia ou a hora e a pessoa? Nunca consegue encontrar nem descobrir, e dá-lhe a reclamar. Mesmo que aponta de seu nariz chegue a doer com o peso da solução. Mas é mais fácil reclamar do que enxergar. Posso ficar vesgo ao olhar para a ponta do nariz. E o pior é que se em lugar de dar um tabefe na testa e dizer, “mas é isso mesmo!”, ainda der o dito no nariz... Vai arder e doer, e dá-lhe reclamar. E se inchar, será possível não mais ver a solução e voltar a reclamar. E não resolver nem logo nem depois. E ainda dizer que assim, não dá prá ser feliz! Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. Contatos, ajrs010@gmail.com

Crônica de investimento Leopold Joseph. O The Guardian enviou cartas a ambos perguntando a quem eles representavam, mas não recebeu respostas. A lei britânica permite que os verdadeiros proprietários de uma empresa sejam protegidos por sócios nominais. Embora o sigilo quanto à origem fascista da riqueza papal pudesse ser compreensível durante a guerra, o que fica menos claro é o motivo para que o Vaticano tenha continuado a guardar segredo sobre suas propriedades em Londres mesmo depois que sua estrutura financeira foi reorganizada, em 1999. O “Guardian” perguntou ao representante do Vaticano em Londres, o núncio apostólico Antonio Mennini, por que o papado continuava a manter tanto segredo sobre seus investimentos imobiliários na cidade. Também perguntou em que o papa gastava a receita gerada por eles. Confirmando sua tradição de silêncio sobre o tema, um porta-voz da Igreja Católica afirmou que o núncio nada tinha a declarar.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

28

Sorria Abobrinha

PREÇO DO COLÉGIO

Marcos Fumagalli brjetlondon@yahoo.com

Joãozinho trás para o pai o recibo da mensalidade escolar. — Meu Deus! Como é caro estudar nesse colégio. E o menino responde … — E olhe, pai, eu sou o que menos estuda da minha classe!

Um abraço a todos e até a próxima semana!!!

Telefone: 07783940927*

Jussara Piacentini

*Se você tem alguma dúvida a respeito da astrologia ou sobre seu signo, escreva para a Jussara!

jussarapiacentini@hotmail.com

Áries (20 março a 20 abril)

Câncer

Elemento: Fogo Planeta Regente: Marte Comece a pensar sobre o que você quer para sua vida. O que você quer no seu trabalho e qual o retorno que você está tendo para o seu esforço? Preste atenção também para certas pessoas que, no seu dia a dia pode deixá-lo (a) de mau humor. Eles não são pessoas que querem o bem de ninguém e ainda por cima puxam os outros “pra baixo”. Você vai estar se voltando para novas relações de amizade em lugares onde você nunca imaginou estar!

Touro

(21 junho a 21 julho)

Elemento: Água Planeta Regente: Lua As mudanças planetas influênciam na sua área profissional, onde você será capaz de estar assumindo maiores responsabilidades no trabalho ou até mesmo ganhar uma promoção Haverá algo se solucionando mais claramente em torno do dia 26 de Janeiro. No amor as influências estão favoráveis para mudanças e para que você obtenha uma nova fase.Tenha claro em sua mente o que você quer e vá em frente: não se intimide!

Leão Elemento: Terra Planeta Regente: Vênus

Gêmeos

(23 setembro a 22 outubro)

(22 dezembro a 20 janeiro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: Terra Planeta Regente: Saturno

Saturno faz um tenso aspecto com o Sol e Mercúrio em Aquário e o romance que você julgava passageiro pode começar a ficar mais sério. Um namoro pode começar. Para os comprometidos, sérias conversas.

Escorpião (22 julho a 22 agosto)

(21 abril a 20 maio)

Muita agitação para você neste finalzinho de mês! Você gostaria de baalar, mas também precisa estar no aconchego do lar com as pessoas mais próximas e queridas. Assuntos referentes ao trabalho vão ser discutidos e colocados na agenda e você deve cuidar bem das finanças até o final de Fevereiro. Repense os seus relacionamentos pessoais e profissionais, procurando aquela “luz no fim do túnel” neste momento de muitas mudanças para todos nós.

Capricórnio

Libra

Elemento: Fogo Planeta Regente: Sol

Saturno começa um tenso aspecto com Sol e Mercúrio e movimenta seus relacionamentos. Um problema que foi adiado pode voltar para soluções. Você estará mais sério e introspectivo, fugindo da vida social.

Virgem

(23 outubro a 21 novembro)

Elemento: Agua Planeta Regente: Plutão e Marte

Saturno em seu signo faz um tenso aspecto com o Sol e Mercúrio em Aquário, movimentando sua vida familiar e doméstica. O momento pede seriedade em questões mal resolvidas. Hora de ter uma boa conversa.

Sagitário

Maior fluência nas relações, bons contatos profissionais e possibilidade de viagens. Aos poucos, os seus conceitos sobre assuntos financeiros se modificam e se adaptam à nova realidade, para que possa ganhar mais. Seu faro para os negócios está mais aguçado e preciso. Na hora de decidir, siga sua intuição.

Aquário (21 janeiro a 19 fevereiro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Urano

Período de expansão e mais oportunidades de sucesso. A harmonia entre Sol, Júpiter e Urano indica que sua consciência, visão do mundo e sua perspectiva sobre a vida serão ampliadas. Isso é uma das coisas mais maravilhosas que podem acontecer! Empenhe-se para concretizar essas promessas.

Peixes

(21 maio a 20 junho)

(23 agosto a 22 setembro)

(22 novembro a 21 dezembro)

(20 fevereiro a 20 março)

Elemento: Ar Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: terra Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: Fogo Planeta Regente: Júpiter

Elemento: Água Planeta Regente: Júpiter e Netuno

É hora de aproveitar as oportunidades e dar passos para frente! Concentre sua atenção no aqui e agora, colocar ordem no “caos” e se aventurando em vez de ficar para trás. Não fique esperando a situação ideal: o melhor é tentar. Especialmente abandone as conversas que não acrescentam nada na sua vida porque não vale a pena perder tempo com isso.

Saturno faz um tenso aspecto com Mercúrio e Sol em Aquário, tornando seu dia a dia mais tenso e carregado de responsabilidades. O momento traz maiores responsabilidades e intensidade.

Muita paz, saúde e amor pra todos!

Você se sente cada vez mais bem disposto, aberto para novas ideias e otimista em relação ao futuro. É tempo de ampliar sua rede de contatos, formatar projetos e estabelecer seus principais interesses intelectuais. Em breve Júpiter retomará o movimento direto e estará pronto para dar um grande salto.

O período que antecede seu aniversário é ideal para um check-up. Controle sua saúde e diminua as atividades diárias. Prefira exercícios leves para não se exigir demais. Em foco os processos de transformação pessoal. Os sonhos são gestados e as imagens do futuro ficam projetadas.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

29

Classificados Serviços

Empregos

ESCORT

CONTAS

JIU JITSU

Preciso de mocas que queiram trab como escort massage... entersadas lg p melissa 07448972287

Daniel está de volta!! Para quem deseja fazer abertura de contas e empréstimo. Contacte-o: 074 07117846.

FOTÓGRAFO Michel Gonçalves Fotógrafo profissional Aniversários Casamentos Eventos em Geral Books fotográficos Michelphoto083@gmail.com

Mestre de Jiu Jitsu com mais de 10 anos de experiência procura emprego fixo ou temporário como professor ou segurança pessoal. Falo português, italiano e inglês. Bruno: 074 0173 7877

AUXILIAR Precisa-se de auxiliar contábil, fluente em inglês e português, com experiência. Mandar email para joanasantana@hotmail.co.uk

CABELOS Cabelosperfeitos para todas as ocasiões. A melhorprogressivacom o melhorproduto. Karen: 07561202397

CONSULTANTE Agência de viagememRaynersLanedisponibilizaagas para consultante de viagem. Candidato precisa fluênciaemespanhol e português. Contato: 07956-262722

TRANSFERS Mudanças em Geral!!! Lion: 077 0303 4040

DESENHO E DESIGN GRAFICO Desenhista e Designer Gráfico. Faço sua logo, arte para publicidades Ou qualquer serviço em desenho ou Design gráfico. Jose: 074 0362 9510

PSICÓLOGA CLÍNICA Analista da Existência Marilza Helena co-habitat@live.co.uk Clínica na 246 High Street NW10 4TD Contato: 07718626561

OFICINA Revisão de carro Seguro contra acidente de carro Seguro de carro Interessados entrar em contato com Ali telefone 07743947456

GARÇOM Restaurante Carlton Lounge procura garçom e garconete full time e part time que more próximo de kingsbury, NW9. Novo, moderno e luxuoso restaurante. Contato: 07947483977

Negocios VENDE COMÉRCIO ONLINE Ccom mais de dois anos de Mercado, tenha o seu próprio negócio com baixo investimento. Interessados contactar Anderson: 07466 527 778

GAROTAS

IMOVEIS

CORRETOR

VENDO QUIOSQUE em Camden Town. Otima oportunidade para voce que quer ter seu proprio negocio...vendo um quiosque equipado e em funcionamento e so entrar e tocar em CAMDEN TOWN na margem do canal muito bem localizado... Se voce estiver interessado ligue 07440618640 ou 07895621507 Patrick brazucacamden@hotmail.com

Quer alugar ou comprar um flat ou uma casa em Londres ou no Brasil? Luis: 0207 232 2211

QUARTO PARA ALUGAR Quarto casal para não fumantes a 3 minutos da estação de Plaistow. Casa com TV Record, máquina de secar e dividindo apenas com mais duas pessoas. Para uma pessoa: £115. Para casal: £120 e com contas já inclusas. Disponível a partir do dia 12.12.12 07522 481 401

QUARTO Quarto grande para moças em Ilford por apenas £360 p/m. Apenas 15 minutos do Olimpic Park. Todas as contas inclusas e internet grátis. Mais informações, ligue para 07432637582 ou 07810717356.

More Bem PROPRIEDADES QUARTOS Alugo quartos e vagas próximo a estação de Kensal Rise. Casa grande. Garagem. Toda equipada. Ambiente familiar, internet e TV Globo. Contato: 0208 459 8998 ou 07855 337 464

Vendo fazenda no Brasil Em Alagoas. Cultivo de coco e criação de gado Já existentes. Bom investimento! Maiores detalhes, favor contatar Henrique: 074 3564 8940

ALUGO Alugo quarto de casal, casa toda equipada, ambiente familiar, sala, jardim e estacionamento gratuito. Disponível a partir de 29/10, Streatham Hill, £125 (contas incluídas) Ligue para: 07718075582

QUARTOS PARA ALUGAR Aluga-se quarto casal £130 e de solteiro £90 em casa limpa e espaçosa localizada em Putney, 10 minutos de ônibus da estação de Hammersmith e 5 minutos caminhando da estação de trem de Barnes. Com internet, cozinha completa e jardim. Disponível a partir do dia 2 de Dezembro. 07916 41 4820 ou 07592 74 1606

Adultos ACOMPANHANTE Estamos a procura de garotas entre 18 e 35 anos, nao fumantes para trabalhar como acompanhante em Londres ganhos entre 1000 a 2500 por semana nao e necessário experiência e falar inglês, apenas ter disponibilidade de tempo e vontade de ganhar dinheiro. Interessadas ligar para Linda entre 13 horas as 19 horas fone 079 6172 7373.

Ganhosde 400 a 600 libras por dia.Local de alto nível,discreto procura garotas entre 18 e 30 anos,bonitas,responsáveis e com vontade de fazer dinheiro.Não é necessário experiência, mas ter bastante disponibilidade de tempo.Para trabalhar commassagens.Interessadas ligar para 07856246200 falar comJanet.

MASSAGISTA E ACOMPANHANTE Perfil solicitado: mente aberta, honestaE de confiança. Não exigimos experiência, já que oferecemos treinamento. Enviar 3 fotos e um breve resumo Para: olympix2012@hotmail.co.uk

PRECISA DE MOÇAS Para trabalhar como escorts, Local discreto! Informações: 07907257820


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

30

Esporte

Paulo Nobre assume Palmeiras ciente de pressão

Nobre: empresário pretende colocar o palmeiras em ordem.

A

ntes mesmo de ser eleito presidente do Palmeiras, na noite desta segunda-feira, dia 21, Paulo Nobre já era cobrado pela torcida do clube. Na porta da Academia de Futebol, na capital paulista, cerca de 200 torcedores se aglomeravam para protestar contra a antiga administração e mandar recado aos novos “comandantes” do clube, exigindo profissionalismo, respeito e fim de “conchavos”. A manifestação, ao que tudo indica, não intimidou Nobre, que pouco depois recebeu 153 votos dos 264 conselheiros que participaram do pleito e foi

escolhido para presidir o clube até o fim de 2014. Em sua primeira entrevista no cargo, Nobre mostrou-se ciente da pressão que terá, devido ao momento conturbado vivido pelo clube, rebaixado à Série B do Brasileirão após péssima campanha em 2012. Ele, aliás, mostrou-se preparado para ser cobrado. Nos primeiros momentos como “homem forte do futebol”, como ele se auto-declarou, Nobre admitiu que a situação do clube não é das melhores, mas não quis se aprofundar no “tamanho do buraco” que encontra a partir de agora. Ele, porém, ressaltou que os problemas são muitos e tentará reerguer o Palmeiras. “O tamanho do buraco só vou saber nessa semana quando vir os números. Eu ouço falar, mas existem interpretações diferentes. Tenho uma noção do tamanho, sei que não é pequeno. O número exato eu não sei precisar”, disse. Um dos pedidos da torcida, o profissionalismo é o grande foco da nova direção. Vindo do ramo empresarial, Paulo Nobre garantiu um choque de gestão e não descartou “copiar” modelos de administrações em outros clubes brasileiros. “Copiar não é demérito. Até o Barcelona já copiou o Palmeiras, já que eles têm um treinador de goleiros e nós fomos os primeiros a ter isso. Em uma palavra, resumo a gestão em ‘profissionalização’, “completou.

Barcelona pode contratar Marquinhos, zagueiro do Roma

O

Barcelona demonstrou interesse em um jovem talento brasileiro, o zagueiro Marquinhos, que atualmente joga pela Roma, da Itália. Segundo o jornal italiano Corriere dello Sport, dois olheiros do clube catalão acompanharam jogo entre Roma e Fiorentina, no último dia 8 de janeiro, para observar o jogador de 18 anos. Marquinhos foi formado Na mira: jogador brasileiro de 18 anos vem sendo nas categorias de base do observado por concorrente Corinthians e tem contrato com o clube paulista até 2016. Em jogador. “Temos um projeto a agosto do ano passado, o zagueiro longo prazo para os jovens jogaassinou contrato de empréstimo dores e não temos motivos para mudar nossa estratégia. Na verdapor um ano com a Roma. O dirigente da Roma, Claudio Fe- de, queremos continuar a crescer e nucci, declarou que o time italia- investir “, declarou ao Corriere no não tem interesse em ceder o dello Sport.

Biblioteca propõe reclassificar livros de Armstrong como ‘ficção’

Amstrong: lenda do ciclismo pode ter seu livro removido para outra estante.

A

promessa de uma biblioteca de Sydney, na Austrália, de reclassificar os livros do ciclista Lance Armstrong como sendo “ficção” virou hit nas redes sociais e ganhou apoio de muitos internautas. Lenda do ciclismo, o esportista caiu em desgraça após admitir o uso de doping. No fim de semana, um cartaz anunciou que livros como Lance Armstrong: Images of a Champion (Imagens de um campeão) em

breve estariam na estante de ficção da biblioteca Manly. Na última semana o ciclista americano admitiu o uso de substâncias ilícitas em todas as sete provas vencidas por ele no Tour de France, em uma entrevista à apresentadora Oprah Winfrey. Um porta-voz da biblioteca admitiu que se tratava de uma piada e que os livros de Armstrong não serão reclassificados. “Foi uma piada. Isso aconteceu no sábado e alguém tirou uma foto e postou a imagem, que se tornou viral nas mídias sociais”, explicou Chris Parsons, um porta-voz da biblioteca. “Não se pode simplesmente reclassificar os livros de ficção para não-ficção”, disse. A imprensa local diz que o cartaz foi produzido por um estudante que trabalha em meio-período na biblioteca. A informação não foi confirmada pela Manly. Na internet, a maioria dos comentários são de apoio à suposta iniciativa.


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

31

Esporte

Obras do Maracanã atrasam e devem ir até o final de maio A

reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014, que já custa cerca de R$ 938 milhões vai até o final de maio, de acordo com previsão documental que consta no contrato que a Emop (Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro) vai assinar nos próximos dias com a construtora responsável pelos últimos detalhes da adequação do estádio para o torneio. O prazo final, em 24 de maio, é apenas oito dias antes do jogo de reinauguração do estádio, um amistoso da seleção brasileira contra a Inglaterra no dia 2 de junho. Apesar de o governo do Rio de Janeiro seguir declarando que a reforma do Maracanã termina em abril, ele só finalizou na segunda-feira a licitação que definiu quem construirá as bilheterias, locais para catracas e a chamada área intramuros do estádio. A licitação foi vencida pela Odebrecht, que vai receber R$ 17,8 milhões pelo trabalho.

De acordo com as regras da concorrência divulgadas no final de outubro, a Odebrecht terá 120 dias para realizar o serviço. Esse prazo, porém, só começa a contar a partir do momento em que for emitida a ordem para o início das obras. A Emop informou na última segunda-feira que, até esta sexta-feira, dia 25, isso já terá sido feito. Ainda assim, mesmo considerando que esta será mesmo a data em que a ordem de serviço será emitida, as obras no Maracanã terão que estar prontas só no dia 24 de maio. A reforma do Maracanã para a Copa começou em 2010 e deveria custar cerca de R$ 750 milhões. Naquela época, a previsão era que o estádio estivesse pronto em dezembro de 2012. Tempo depois, foi anunciado que o estádio estaria pronto para ser repassado à Fifa no dia 28 de fevereiro. Contudo, em outubro do ano passado, o governo do Rio de Janeiro abriu uma licitação extra para as obras no intramuros do estádio.

Maracanã: novos prazos para entrega do estádio


24 à 30 de Janeiro de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

32

Esporte

Inspirado pela Europa e orientado por Parreira, Felipão está de volta. O

técnico Luiz Felipe Scolari sinais de que sua forma de trabalhar já não é mais a mesma durante a sua primeira convocação após voltar à seleção brasileira, realizada no Rio de Janeiro esta semana. De volta à frente da comissão técnica do Brasil, Scolari é hoje mais “europeu” e cada vez mais aberto a novas tecnologias. Prova disso é a incorporação de um analista de desempenho na comissão técnica da seleção. Será a primeira vez que Felipão, no Brasil, terá em sua equipe uma pessoa responsável por produzir vídeos e computar estatísticas de seu time e adversários. Profissionais com esse perfil só tinham sido usados pelo técnico em sua passagem pela Europa, enquanto ele trabalhou no clube inglês Chelsea e na seleção portuguesa. Nem no Palmeiras, seu último clube antes de voltar à seleção, Felipão tinha

em sua comissão um integrante tão ligado à inovação no futebol. Na seleção, quem assumirá esse papel é Thiago Larghi, de 32 anos. Larghi é formado em Educação Física e trabalha com Carlos Alberto Parreira há de seis anos, sempre o auxiliando em palestras sobre recursos tecnológicos para técnicos. Larghi foi indicado pelo próprio Parreira para a comissão técnica da seleção. Na terça-feira, dia 22, ele assistiu à convocação e deu sua primeira entrevista como funcionário da CBF. O analista de desempenho confirmou que seu trabalho está mesmo muito ligado à tecnologia. Ele disse que nem soube se Felipão já trabalhou com algum profissional como ele. Perguntado sobre o assunto, Parreira, minimizou a mudança no estilo de Felipão mas confirmou a importância da tecnologia no futebol atualmente.

SE LIGA NA NOVA PROGRAMAÇÃO MUSICAL DO CANECÃO

SEGUNDA

Rodízio de Pizzas £10.99

+ Chopp 50% OFF + MPB Ao Vivo

TERÇA & QUARTA

JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE

QUINTA

TRIBUTO AO ROCK BRASILEIRO

SEXTA

Scolari: estratégia inclui vídeos e estatísticas de adversários

COMEMORE SEU ANIVERSÁRIO!

ER E EJA B V I R P E I C CA RRE DE TO OCKTAIL BIG C PETISCOS PIZZAS

+

BOSSA NOVA Ao Vivo

SÁBADO

POP ROCK Ao Vivo

DOMINGO

SAMBA & PAGODE Ao Vivo + DJs TOCANDO OS HITS DO MOMENTO + Jogos do CAMPEONATO BRAS.

BRAZILIAN PUB IN LONDON

17 York Way - Camden Town - N7 9QG

RESERVAS: 020 7485 4738

O BOLO E O BIG COCKTAIL É POR NOSSA CONTA!

canecaogroup.com

Brazilian News 555  

Cameron vai anunciar permanência do Reino Unido dentro da União Europeia em 2017, Cidade branca enfrentando temperaturas bem diferentes do s...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you