Issuu on Google+

Perfil

www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

Saiba quem comanda a Casa Brasil, empresa pioneira no comércio

1

Continua na página 21

Londres, 27 de fevereiro a 5 de março de 2014

GRÁTIS

Ano 14 / Número

610

www.brazilianews.uk.com

violência contra a mulher: o perigo mora ao lado

Meio ambiente Poluição do ar chega em Londres supera quatro vezes o limite da União Europeia

Ver página 14

De acordo com Marta Fernandes, fundadora da AMBE (Apoio à Mulher Brasileira no Exterior), número de mulheres vítimas de violência está crescendo a cada mês no Reino Unido. Segundo ela, os casos são cada vez mais complexos. Continua na Páginas 17

Últimas

Reino Unido Tire o visto e não corra o risco de poder ser barrado no aeroporto

Dupla que assassinou soldado britânico recebe sentença em Londres Continua na Página 23

Continua na Página 05


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

2

Previsão do tempo

Reino Unido

Presidente William Pineda wpineda@expressnews.uk.com Diretora Paola Reyes

Qui 27 Fev

12° 4° Chuvas pela manhã Chance de chuva: 80%

Sex 28 Fev

9° 2° Chuvas esparsas Chance de chuva: 60%

Sáb 01 Mar

11° 2° Parcialmente Nublado Chance de chuva: 10%

Dom 02 Mar

11° 3° Parcialmente nublado Chance de chuva: 10%

Seg 03 Mar

11° 3° Parcialmente Nublado Chance de chuva: 10%

Ter 04 Mar

11° 6° Parcialmente nublado Chance de chuva: 20%

Qua 05 Mar

12° 5° Parcialmente Nublado Chance de chuva: 10%

adminmanager@expressnews.uk.com Editor Márcio Brandão Ceccarelli editor@braziliannews.uk.com Diretora comercial: Isabella Valente sales@braziliannews.uk.com Direção de Arte e Diagramação: Diego Giraldo graphicdesigner@expressnews. uk.com Colaboradores: Carolina Beal (Geral) Estrella de Pablo (Diagramação)

Cai a procura por casamento na igreja

Antonio Jorge Rettenmaier (Cronica) Carlos Eduardo Oliveira (Especial) Everoy Johnson (Reino Unido) Fernando Rebouças (Quadrinhos) Jussara Piacentini (Horóscopo) NinaKnow (Comunidade) Marcus Fumagalli (Piadas, Leitor) Tamara Oliveira (Cultura) Daniel Castillo (Photographer) Marcio Delgado (Acontece) Ana Letícia da Rosa Rafael Tinelli Rose Araujo Heitor Scalambrini Costa Distribuição: BR Jet Delivery brjetlondon@yahoo.com Classificados:

Transport for London

sales@braziliannews.uk.com O conteúdo dos anúncios e classificados não expressa a opinião do veículo e são de

Paralização dos serviços de metrô, overground, tramlink e DLR para sábado, 01, e domingo 02 de março:

responsabilidade dos anunciantes. Brazilian News Unit 8 - Holles House Overton Road London SW9 7AP 02077387983

O Transport for London, departamento de transporte da cidade de Londres, está executando um grande e essencial programa de renovação das linhas de metrô, do London Overground, London Tramlink e da Docklands Light Railway. Os benefícios para os londrinos serão inúmeros, com mais trens – muitos com ar-condicionado – com viagens mais rápidas, mais freqüentes e confiáveis, aumentando a capacidade de transporte em cerca de 30%. Por causa disso, inevitavelmente algumas linhas suspenderão seus serviços em diferentes locais durante os fins de semana. Se você vai utilizar algum destes meios de transporte, olhe aqui as rotas que estarão habilitadas para o sábado, dia 01, e domingo 02 de março:

Metrô - London Underground Bakerloo line: A linha não funcionará no domingo entre Queens Park e Harrow & Wealdstone.

Metropolitan Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana.

Central Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana.

Picadilly Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana.

District Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Circle Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Hammersmith & City Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana.

Northern Line: Não haverá serviço durante todo o final de semana entre Archway, High Barnet e Mill Hill East. Victoria Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Waterloo & City line: Não haverá serviço no domingo.

Jubilee Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana.

London Overground Não haverá serviço durante o sábado entre Richmond/Shepherds Bush e Camden Road; entre Harrow & Wealdstone e Queens Park. No domingo, a paralização será entre Richmond/Clapham Junction e Camden Road (via West Hampstead); e entre Richmond/Clapham Junction e Stratford (via Hampstead Heath), ambos depois das 21h45.

Docklands Light Railway: A linha não funcionará neste fim de semana entre Canning Town e Beckton. London Tramlink: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Para planejar sua viagem, não deixe de visitar o site www.tfl.gov.uk/journeyplanner ou ligue para o atendimento 24hs 0843 222 1234. Você também pode ver as linhas que estarão sofrendo algum impedimento direto no link www.tfl.gov.uk/check. Além disso, você encontra informações nos folders e nos quadros de aviso das estações, além de poder receber alertas via celular e email. Você pode ver todas as opções de como se manter informado sobre a suspensão dos serviços pelo site www.tfl.gov.uk/tfl/ traveltools.

Pesquisa foi divulgada pelo site do jornal Daily Mail

Por Ulysses Maldonado

C

asar na igreja está em baixa no Reino Unido. Uma pesquisa divulgada pelo site do jornal Daily Mail afirma que apenas 35% dos casais procuram o local para confirmar a união. No entanto, lugares que serviram como locação para casamentos de filmes ou séries como Downton Abbey ou Made in Chelsea estão em alta. Do elegante Orangery at Goldney Hall em Briston, que recentemente serviu como cenário da cerimônia do Dr. Watson em Sherlock, ao Clandon Park, que era a casa de Keira Knightley emThe Duchess, estes são apenas alguns dos locais disponíveis para se alugar no grande dia. Um casamento no Hall Place de Mrs. Crawley, de Dowtonw Abbey, custa 6 mil libras, enquanto que por 55 libras por cabeça é possível alugar o Bluebird, de Made in Chelsea. Também é possível alugar um champagne bar na estação St. Pancras, em Londres, que aparece nos filmes de Harry Potter. No Goldney Hall, em Bristol, que mantém arquitetura tradicional inglesa, é possível recriar o casamento do Dr. Watson, de Sherlock. Já o Old Royal Naval College, em Greenwich, está disponível para locaçao por 92 libras por pessoa. O local também foi usado no último filme de James Bond. O hotel The Ritz, que apareceu em 1999 no filme Notting Hill, com Hugh Grant, oferece um pacote com jantar a partir de 250 libras por cabeça. A Brocket Hall, usada no filme Orgulho e Preconceito, pode ser locada por 15 mil libras. Já o O Clandon Park, do filme The Duchess, estrelado por Kiera Knightley em 2008, pode ser alugado por 3 mil libras. Nos últimos anos, as igrejas da Inglaterra têm aceitado casais mais modernos, em uma tentativa de aumentar a popularidade dos serviços de casamento. Noivos e noivas estão autorizados a utilizar música pop em casamentos na igreja e também a apostar em cerimônias extravagantes, como por exemplo noivas que cruzam as portas da igreja a cavalo. Também estão permitidos fotógrafos e cinegrafistas durante a celebração, uma prática tradicionalmente desaprovada.


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de marรงo de 2014 BRAZILIAN NEWS

3

Reino Unido


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

4

Reino Unido

Eleições 2014: Você também pode votar Paulo von Zschock paulovz@aol.com

N

este ano de 2014, teremos eleições Presidenciais no Brasil, onde a sua participação, é de suma importância, não apenas para votar, mas principalmente para ser escutado, sendo que abaixo, e principalmente nas próximas edições explicaremos como. Para poder votar este ano, será preciso alistar-se ou transferir o seu título de eleitor junto ao Consulado brasileiro de Londres, que fica no 3, Vere Street, W1G 0DG. O prazo final para o cadastramento no Consulado, será dia 07/05/2014. Nós, brasileiros que moramos no Reino Unido, sabemos quantas lutas, quantas dificuldades enfrentamos, e enfrentaremos, porque infelizmente, aqui, longe do nosso País, encontramos maiores possibilidades de lutar, tentarmos levar e ter uma vida digna para nossos familiares e para nós mesmos, o que é lamentável, e em grande parte, por culpa dos nossos “representantes” políticos brasileiros. Apenas para ilustrar, nestas eleições, não se trata apenas de eleger o Presidente, mas serão 1.706 pessoas (1 Presidente, 1 Vice-presidente, 27 Governadores, 81 Senadores, 513 Deputados Estaduais, 1.059 Deputados Estaduais e 24 Deputados Distritais). Infelizmente não para por aqui,

T

ransferir dinheiro para a sua família e os seus amigos, em outros países, não tem que ser demorado ou caro. Use um novo serviço que acaba com o incômodo de transferências internacionais de dinheiro. Com o cartão pré-pago MasterCard da Ukash você pode colocar o seu dinheiro diretamente no seu cartão sem precisar de uma conta bancária. E um portador de um cartão adicional pode simplesmente retirar o dinheiro em um caixa eletrônico local. É simples! Veja como:

Não há nada que impeça você de ter um cartão pré-pago MasterCard da Ukash

uma vez que o Senado brasileiro tem 8.905 servidores, a Câmara Federal 15.783 (repartidos entre concursados, de “natureza especial” e Secretários parlamentares), sem contar os servidores das Assembléias Legislativas, (os dos Estados brasileiros). Nós que estamos aqui no Reino Unido, com uma visão mais ampla

(nacional e internacional) do que alguns Brasileiros que não tiveram a possibilidade de viajar, devemos, e podemos ser escutados: Como? Nas próximas edições, na nossa coluna, mostraremos alguma possibilidades concretas, e caso queiram participar e/ou sugerir, escreva para: paulovz@ aol.com

Sobreviventes de atentado pedem contribuição do governo

S

obreviventes dos atentados de 7 de julho de 2005 em Londres acusaram os políticos de virar as costas para as vítimas, recusando-se a desembolsar £5 mil para o serviço memorial. Os organizadores da celebração anual - que reune as famílias das vítimas e sobreviventes do ataque terrorista - dizem que estão ameaça de perder

Como mandar dinheiro para a sua família e amigos sem uma conta bancária?

o financiamento National Lottery depois de abril. Eles apelam à Downing Street e à Câmara Municipal para ajudar com os compromissos financeiros. Jacqui Putnam, 63, que sobreviveu ao ataque no metro de Edgware Road, disse: “A quantidade de dinheiro que estamos falando é o mesmo que de reembolso de despesas de

um político. É uma ninharia para os padrões do governo”. Nick Taylor, diretor-executivo da fundação, pediu ao Governo e ao prefeito para reconsiderar. O gabinete do Prefeito disse que faria tudo o que podia para garantir que o evento aconteça. O evento está programado para acontecer no domingo, 06 de julho, no Hyde Park.

Você não precisa de uma conta bancária ou bom crédito no mercado para ter um cartão pré-pago MasterCard da Ukash. Cadastre-se online e você receberá o número do seu cartão digital e uma senha de 3 dígitos imediatamente para usar online. Assim que você depositar dinheiro, o seu cartão estará pronto para ser usado - você pode escolher entre Libras, Euro, Zloty/Polônia ou Dólares Americanos. Você também pode optar por ter um cartão de plástico para usar em milhares de pontos de venda em todo o mundo onde MasterCard é aceito. Dinheiro onde quer que você vá

Use o aplicativo gratuito da Ukash para administrar o seu dinheiro em seu cartão pré-pago MasterCard a qualquer hora, em qualquer lugar. Um localizador de lojas o ajuda a encontrar o lugar mais próximo onde você pode comprar um Código Ukash. E com ele em mãos, você pode carregar o seu cartão pré-pago MasterCard imediatamente. Além disso, você pode manter controle dos seus gastos no cartão com o mecanismo de verificação de saldo que também mostra suas transações. Mais de 50.000 lojas de conveniência em todo o Reino Unido – muitas delas abertas 24h - oferecem

a facilidade de transformar dinheiro em Códigos Ukash, que podem, então, ser usados para carregar o seu cartão pré-pago MasterCard da Ukash online. É muito mais conveniente do que ter que esperar um banco abrir. Além disso, você pode carregar o seu cartão de plástico diretamente nas 11,500 Correios em todo o Reino Unido . Envie um cartão adicional para alguém do seu país

Peça um cartão adicional para um membro da sua família ou amigo. Desta forma, eles poderão retirar o dinheiro que você depositou no cartão ou gastar online onde MasterCard é aceito. Custa apenas £0.30 por transferência e eles só têm que pagar as taxas cambiais locais. Diga não às dívidas

O cartão pré-pago MasterCard da Ukash não é um cartão de crédito. Ele apenas dá a você uma ótima opotunidade de gerenciar seus gastos. Você pode até mesmo receber o seu salário diretamente no seu cartão pré-pago, dando a você e ao portador do cartão adicional, acesso imediato a seu dinheiro, sem a necessidade de uma conta bancária.

Gaste em qualquer lugar que você vê o logotipo da MasterCard

Você pode usar o seu cartão pré -pago MasterCard da Ukash com as suas despesas diárias - online ou em lojas - em qualquer lugar onde MasterCard é aceito.

Economize pedindo o seu cartão agora

Ukash não está cobrando a taxa de emissão de cartões até 30 de abril de 2014. A taxa de emissão é de £5 e £9, respectivamente, para o cartão on-line e físico – não está sendo cobrada para qualquer pessoa que faça o pedido do cartão antes de XXX e carregê-o com o valor mínima inicial de £20. Visite www.ukash.com/brazil


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

5

Reino Unido

Visitante – Por que não pedir o visto antes? Viagem com tranquilidade, sem a preocupação de ser barrado no aeroporto Por Simone Pereira

E

mbora nós brasileiros não precisarmos de visto para visitar o Reino Unido, sabemos que corremos o risco do inconveniente de sermos barrados no aeroporto caso o oficial de imigração não ficar convencido de que somos visitantes legítimos. Portanto, se vem ao país como visitante, tem que ter todas as evidências em ordem, como um planejamento dos pontos turísticos que pretende conhecer, passagem de volta e dinheiro para se manter durante a estada. Para quem já passou pela situação de não ter conseguido aquele carimbo de entrada e acabou tendo que voltar pra casa - sem ao menos conhecer a capital inglesa -, sabe que essa é uma péssima experiência, quem já passou por essa, entende.

O que pouca gente sabe é que é possível entrar no avião com a tranquilidade de ter o visto de visitante na mão. Para isso o brasileiro pode solicitar o visto para conhecer o Reino Unido antes de sair do Brasil ou do país de residência. Existem vários tipos de vistos de visitante, como o de apenas visitante (General Visitor visa), o de estudante visitante (Student Visitor visa) ou de alguém que vem com o propósito de visitar um familiar que vive no Reino Unido (Family Visitor visa). O valor do visto é de apenas £80 e pode ser solicitado três meses antes da data da viagem, a decisão pode chegar em até três semanas. Da mesma forma da permissão dada no aeroporto, geralmente o tempo de estadia permitida no Reino Unido não é superior a seis meses. “A expe-

riência de muitos brasileiros em aeroportos acaba em frustração devido a nervosismo, ansiedade e mal entendidos na hora da entrevista. Sair do Brasil já com o visto é uma ótima alternativa para quem não gosta de se expor a triagens” afirma Ricardo Zagotto, conselheiro de imigração da Abras. Se precisar de mais detalhes de como solicitar o visto de visitante e como a Abras – Associação Brasileira no Reino Unido – pode ajudá-lo neste processo, entre em contato com a equipe de imigração da Abras pelo telefone 020 8961 3377, por email (info@ abras.org.uk) ou pessoalmente na 59 Station Road, NW10 4UX, Londres, perto da estação de Willesden Junction. O horário de funcionamente da associação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.

O visto custa 80 libras


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

6

Brasil

Dilma seria reeleita no primeiro turno, apontam pesquisas

A

Seu principal adversário nas pesquisas é Aécio Neves

presidente Dilma Rousseff será reeleita no próximo dia 5 de outubro no primeiro turno, afirma uma pesquisa de intenções de voto do Vox Populi divulgada no domingo, que apresenta números similares a outra publicada na véspera. A pesquisa mostra que as intenções de voto em Dilma são de 41%, enquanto seu principal adversário, o opositor Aécio Neves receberia 17% dos votos. A porcentagem de apoios declarados a Dilma nessa pesquisa é seis pontos percentuais inferior a outra pesquisa divulgada no sábado, do Datafolha, o que pode ser explicado porque a primeira enquete só perguntou pelos três principais candidatos, e o Vox Populi incluiu em seu estudo os outros cinco candidatos minoritários. Segundo o Vox Populi, o Eduardo Campos receberia 6% dos votos e os

cinco prováveis candidatos minoritários somariam menos de 1% dos votos. Ao todo, 20% dos entrevistados disse não saber ou não ter decidido ainda a quem votará, enquanto 15% manifestou que votará em branco ou nulo, segundo a pesquisa realizado com 2.201 indagados em 161 municípios de todas as regiões do país e que tem uma margem de erro de 2,1 pontos percentuais. Em relação à última pesquisa do Vox Populi, a porcentagem de indecisos dobrou, Dilma perdeu dois pontos, Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), caiu três e Campos, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), outros três. A presidente tem mais apoio entre eleitores de municípios pequenos (49%), idosos (47%), pessoas com nível escolar baixo (47%) e pobres, com renda de até dois salários mínimos (50%).

Mortes em assaltos a bancos cresceram 14% em 2013 Da Agência Brasil

U

m total de 65 pessoas foram assassinadas em assaltos a bancos em 2013. O número equivale a uma média mensal de 5,4 vítimas e é 14% superior ao registrado em 2012, quando 57 pessoas foram mortas. O levantamento foi divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV). São Paulo lidera o ranking de mortes, com 17 casos. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, 11 mortes. Os outros estados que lideraram a lista são Bahia (sete mortes), Ceará (seis), Minas Gerais (seis) e Rio Grande do Sul, que somou cinco casos. A pesquisa mostra que as principais vítimas são os clientes. Em 2013,

foram 36 mortes, 55% do total. Os outros assassinatos foram de vigilantes (dez, o equivalente a 15%), policiais (sete mortes, ou 10%) e transeuntes (cinco assassinatos, 7,6% do total). A saidinha de banco, golpe em que há abordagem no interior das agências e o roubo é anunciado fora, provocou 32 mortes, equivalentes a 49% do total. O assalto a correspondentes bancários matou 14 pessoas (22%), figurando como o segundo crime mais comum em 2013. Os assaltos a agências tiraram a vida de oito pessoas, o equivalente a 12% das mortes. O levantamento apontou a faixa etária e o sexo das vítimas. A idade de 31 a 40 anos é a mais visada, com 16 mortes (25%). Em seguida, vêm os idosos com mais de 60 anos, com 14 assassinatos (21%). Houve 11 mortes na faixa de 41 a 50 anos (17%). Os homens foram vítimas 60 vezes, o que dá 92,3%

O estado de São Paulo lidera o ranking

dos casos. Também foram assassinadas cinco mulheres, ou 7,7% do total. Para o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, as mortes mostram a fragilidade da segurança pública e a necessidade de investimentos por parte dos bancos. José Boaventura Santos, presidente da CNTV, defendeu atualização da Lei Federal n° 7.102/83, que trata da segurança em estabelecimentos financeiros. Ele deseja também a aprovação do Projeto de Estatuto de Segurança Privada, que é discutido no Ministério do Justiça.

Número de feridos e mortos em rodovias federais caiu no ano passado

A

Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, em 2013, 186.474 acidentes em rodovias federais, que deixaram 103.559 feridos e 8.415 mortos. Em comparação ao ano de 2012, em termos absolutos, houve um aumento de 1% no número de acidentes, queda de 0,79% no número de feridos e redução de 2,83% no número de mortos. Em termos proporcionais, quando se leva em consideração o aumento de 7,5% da frota de veículos em 2013, o Brasil registrou queda nos índices. “Em relação à frota, caímos de 2.510 acidentes em cada 1 milhão de veículos para 2.359, uma redução de 6%. O

número de feridos caiu de 1.420 [em cada milhão de veículos] para 1.310, uma redução de 7,7%. O número de mortos, de 118 vítimas em cada 1 milhão de veículos, para 106, uma redução de quase 10%”, explicou o chefe da Divisão de Planejamento Operacional da PRF, inspetor Stênio Pires. No ano passado, a frota de veículos chegou a 81,3 milhões. De acordo com a PRF, 95% dos acidentes são causados por falha humana, como excesso de velocidade, falta de atenção e dirigir falando ao celular. As colisões frontais respondem por 32% das mortes nas rodovias federais. Ainda de acordo com o balanço divulgado, o maior número de infra-

ções foi o excesso de velocidade com 782.770 infrações, um aumento de 4% em relação a 2012. Minas Gerais é o estado campeão em número de acidentes e mortes: foram 26.459 acidentes em 2013 com 1.264 mortos. Uma das explicações, segundo a PRF, é porque Minas tem a maior malha rodoviária federal. “Minas está no centro do Brasil e é utilizada como corredor de várias pessoas que saem de um estado para outro. Além disso, é um estado economicamente muito forte, com indústria e agricultura. Isso faz com que o fluxo de veículos seja muito grande, consequentemente, os acidentes também”, acrescentou o inspetor Pires. (Da Agência Brasil)


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

7

Brasil

Salários, bens e serviços impulsionaram arrecadação recorde

Arrecadação de janeiro foi a maior da história

A

arrecadação de R$ 123,667 bilhões em janeiro deste ano, a maior da história, anunciada pela Receita Federal, foi impulsionada pelas vendas de bens e serviços, que aumentaram 2,87% em comparação ao mesmo período de 2013. Houve

ainda, indicou a Receita, crescimento da massa salarial de 10,37% e do valor em dólar das exportações de 8,27%. O fator negativo foi a produção industrial, que registrou queda de 2,31%. Conforme os dados apresentados pela Receita Federal, o desempenho

das receitas administradas pelo fisco federal aumentou 0,91%, com acréscimo de R$ 1,06 bilhão em comparação ao mesmo período do ano passado, já com o ajuste do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em valores globais foram arrecadados R$ 117,13 bilhões ante R$ 116,07 bilhões comparando-se os meses de janeiro de 2014 e de 2013. A Receita Previdenciária, com R$ 28,71 bilhões, teve um acréscimo de 4,26% na arrecadação das receitas administradas. O item representa um variação de 110,52% na participação

total da arrecadação. Já o Imposto de Renda do rendimento do trabalho, com R$ 9,58 bilhões, cresceu 5,6%, e o Imposto sobre Importações - somado ao Imposto sobre Produtos Industrializados-Vinculado -, cresceu 8,22%, chegando a R$ 4,76 bilhões. O Imposto de Renda de rendimentos de residentes do exterior cresceu 12,69%, passando a R$ 2,21 bilhões, e o Imposto de Renda sobre Rendimentos de Capital ficou em R$ 3,37 bilhões, com crescimento de 6,88%. O Imposto sobre Produtos Industrializados, sem o registro vinculado, cresceu 10,89%, chegando a R$ 1,33 bilhão. Em contrapartida, houve queda nos seguintes tributos: Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), equivalente a -7,5%; Cofins/PIS-Pasep (-4%); Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ambos com queda correspondente -5,46%.

As demais receitas administradas cresceram 36,18%. A Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) incide sobre as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, inclusive as empresas públicas. O coordenador de Previsão e Análise da Receita Federal, Raimundo Elói de Carvalho, disse que a redução da receita da Cofins/PIS-Pasep foi resultado da combinação dos seguintes fatores: redução da Cofins e do PIS incidentes sobre as exportações, em razão de compensações tributárias e da diminição da base de cálculo aprovada pela Lei 12.865/2013. Pela Lei 12.865/2013 a União foi autorizada a conceder subvenção extraordinária aos produtores fornecedores independentes de cana-de-açúcar afetados por condições climáticas adversas durante a safra 2011/2012 na Região Nordeste. (As informações são da EBC)


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

8

Mundo

Ex-boxeador opositor anuncia candidatura à Presidência ucraniana O

dirigente opositor e exboxeador ucraniano Vitali Klitschko anunciou sua candidatura às eleições presidenciais convocadas para 25 de maio. “Me apresentarei ao cargo de presidente da Ucrânia, já que estou firmemente convencido de que na Ucrânia é preciso mudar as regras de jogo. Deve haver justiça. Tenho certeza de que isto é possível”, disse Klitschko. A campanha para as eleições começou na terça-feira, com a dúvida se a ex-primeira-ministra, Yulia Tymoshenko, libertada da prisão no sábado passado, irá concorrer. A Rada Suprema (Parlamento) ucraniana convocou no fim de semana eleições presidenciais antecipadas após decretar a destituição do presidente Viktor Yanukovich, contra quem foi emitida uma ordem de busca e captura. Klitschko, que largou os ringues quando era campeão do mundo dos pesos pesados, é considerado o opositor com mais peso eleitoral. Segundo os analistas, o líder do recém formado partido UDAR (Golpe), que alcançou quase 14% dos votos nas eleições parlamentares de outubro de 2012, conta com o apoio da Alemanha, onde lutou e residiu durante muitos anos. Recentemente, Klitschko

renunciou à permissão de residência na Alemanha para poder se candidatar, seu grande objetivo desde que perdeu as eleições para a prefeitura de Kiev. Em relação a Tymoshenko, segundo a imprensa local, a carismática política anunciou logo após sair da prisão sua intenção de concorrer nas eleições, o que foi negado por seu advogado. Já o líder do principal partido do país, Batkivschina (Pátria), Arseni Yatseniuk, desponta como o grande favorito a assumir o cargo de primeiro-ministro no governo de união nacional.

Presidente interino fala em ameaça de separatismo

Em discurso diante do Parlamento, o presidente interino da Ucrânia, Olexander Turchynov, avisou que existe uma “séria ameaça” de separatismo no país. Seu comentário foi feito em meio à contínua resistência de regiões ucranianas onde vivem grupos étnicos russos em aceitar o novo governo em Kiev. Na península da Crimeia e em outras áreas próRússia, protestos vem sendo realizados contra a deposição do ex-presidente Viktor Yanukovych. A resistência nestas regiões do país se sustenta na forte oposição do governo russo às mudanças ocorridas na Ucrânia. O primeiro-ministro da

Vitali Klitschko largou os ringues quando era campeão do mundo

Rússia, Dmitry Medvedev, disse na última segunda-feira que os membros da nova administração federal conduziram uma “revolta armada” na Ucrânia. Já o ministro de Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov,

desaconselhou que outros países busquem “vantagens unilaterais” na Ucrânia e afirmou que a “política de não-intervenção” da Rússia seria mantida. Turchynov afirmou que se encontrará com oficiais da polícia

para discutir os protestos e o risco da divisão do país em dois. Ao mesmo tempo, adiou a formação de um governo de união nacional para a próxima quinta-feira para que seja possível fazer novas consultas sobre o assunto.

Jamaica planeja descriminalizar consumo de maconha ainda em 2014

A

Jamaica, um dos lugares do planeta mais identificados com a maconha, planeja descriminalizar o consumo privado da erva ainda este ano, enquanto avança na legalização com fins medicinais. O anúncio foi feito pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Energia e Mineração e representante do governo na Câmara dos Representantes da Jamaica, Phillip Paulwell. Ele detalhou que a descriminalização “acontecerá este ano”, porque a ilha “não pode se permitir ficar para trás de outros países” na matéria. Paulwell reiterou que a regulação

do consumo, apoiada pelo Grupo de Trabalho para a Pesquisa do Cannabis Comercial e Medicinal, significará benefício econômico, social e cultural para todo o país. E esclareceu que a descriminalização não significa a legalização da maconha, só estabelece que o consumo em pequenas quantidades deixará de ser considerado um delito e não será punido com penas, embora possa haver alguma multa administrativa. Da mesma forma que acontece em outros lugares do mundo, são varias as ilhas do Caribe, como Porto Rico, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas,

que começaram a legislar a favor da descriminalização da maconha. Para estes governos, a descriminalização ajudaria a reduzir custos policiais, judiciais e de prisões, e a regulação da venda poderia aumentar a receita por impostos. Porto Rico está cada vez mais perto de descriminalizar a posse de maconha em pequenas quantidades e a legalização de seu consumo para fins medicinais. O promotor do projeto de lei para descriminalizar o consumo pessoal de maconha em Porto Rico, Miguel Pereira, espera que a Câmara dos Representantes referende mês que vem

um texto que estabelece que a posse de até 14 gramas da substância não tenha caráter delitivo. O primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, propôs ao colega de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, que, como presidente da Comunidade do Caribe (Caricom), impulsione um debate sobre a descriminalização e legalização da venda e do consumo de maconha, tanto para fins medicinais como para recreativos. Caricom é integrada por Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti,

Jamaica, Montserrat, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago. Nos Estados Unidos os estados de Washington e Colorado legalizaram recentemente o consumo recreativo de cânhamo, enquanto outros 18, assim como o Distrito de Columbia, permitem a venda por razões medicinais ou já descriminalizaram a posse em pequenas quantidades. Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Egito, Holanda, México, Portugal e Uruguai também tem legislações semelhantes.

Sydney tem novas leis para combater violência por consumo de álcool

A

cidade de Sydney apresentou novas medidas para combater a violência por consumo de álcool, após a morte de um jovem que recebeu um soco durante as comemorações do ano novo. As leis aprovadas pelo Parlamento do estado de Nova Gales do Sul,

cuja capital é Sydney, obriga os bares e outros locais com licença para vender álcool, do centro da cidade, a fechar suas portas à 1h30 e a deixar de servir bebidas às três. Também não se poderá vender álcool nas lojas de todo o estado depois das dez da noite. O assistente do delegado da

Polícia de Nova Gales do Sul, Mark Murdoch, disse à emissora local “ABC” que a implementação da lei aconteceu sem problemas, embora o grande teste será este fim de semana, quando acontece o popular desfile de homossexuais e lésbicas, que reúne milhares de pessoas nas ruas

do centro. Esta lei foi proposta após a forte pressão pública gerada pelas mortes de Thomas Kelly e Daniel Christie, ambos de 18 anos, depois de receber socos, respectivamente, em julho de 2012 e durante as últimas celebrações de Ano Novo, no popular

bairro de Kings Cross. Um recente estudo do Conselho Nacional Australiano sobre Drogas assinala que uma de cada oito mortes e uma de cada cinco hospitalizações de australianos menores de 25 anos estão vinculadas com o consumo de álcool.


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de marรงo de 2014 BRAZILIAN NEWS

9

Mundo


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

10

Mundo

Ano de 2013 foi o ano com mais conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial

Relatório é do Instituto de Heidelberg de Pesquisa Internacional de Conflitos (HIIK)

O

ano de 2013 foi, junto a 2011, o que registrou mais conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial, com um total de 20, de acordo com o relatório anual do Instituto de Heidelberg de Pesquisa Internacional de Conflitos (HIIK). O “Barômetro de Conflitos 2013” mostra que às guerras iniciadas em Afeganistão, Síria, Paquistão e Iraque se somaram, no ano passado, as do Mali e da República Centro-

Africana no nível máximo dos cinco possíveis em que o HIIK classifica os conflitos. “A Síria é com, relativa clareza, o conflito que mais fez vítimas”, destacou na apresentação do estudo o presidente do HIIK, Peter Hachemer. O documento revela que 11 das 20 guerras estão acontecendo na África Subsaariana. Apenas no Sudão e Sudão do Sul o instituto alemão registrou cinco conflitos

que qualificou como guerras. As demais acontecem principalmente no Oriente Médio (Síria, Egito e Iraque) e Ásia (Afeganistão, Paquistão e Filipinas). Já o México continua sendo o único país do continente americano presente na lista por conta das questões com o narcotráfico. O relatório ressalta “os confrontos altamente violentos” que acontecem no México por causa das guerras entre cartéis da droga e da luta do governo para eliminá-lo, e assinala que houve “mais de 10 mil assassinatos ao longo do ano”. “A guerra do governo contra vários cartéis da droga esteve acompanhada pela emergência de centenas de grupos armados nos estados do Pacífico de Michoacán e Guerrero, que combatem tanto o governo quanto os cartéis locais”. Ao todo, o HIIK registra 414 conflitos, nove mais que no ano anterior. Do total, 45 são “altamente violentos”, 20 que denomina “guerras” em sua categoria mais elevada, e outros 25 que classifica de “guerras limitadas”. Essa última categoria engloba, além de conflitos como os da República Democrática do Congo, Líbia, Tunísia e Turquia, as do Brasil contra os traficantes, as da Colômbia contra Farc e grupos paramilitares.

Coreias concluem histórico encontro de famílias separadas pela guerra entre os países

O

histórico encontro das famílias separadas pela guerra das duas Coreias terminou na terça-feira com uma reunião final no complexo turístico norte-coreano do monte Kumgang, na qual parentes dos dois lados se despediram após seis dias de reencontros. Ao final da última reunião coletiva, 357 sul-coreanos retornaram para casa depois de um reencontro com seus 88 familiares da Coreia do Norte que foram escolhidos para participar da segunda rodada, iniciada no último domingo. Na primeira rodada, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, 82 sul-coreanos se reuniram com quase 200 parentes do Norte. O recém-terminado encontro de famílias divididas, o 19º na história e o primeiro desde 2010,

deixou emocionantes imagens de idosos que se abraçavam entre lágrimas e trocavam fotografias com seus parentes que não viam há mais de seis décadas. Este ato humanitário aconteceu depois que as duas Coreias confirmaram sua vontade de buscar o entendimento após anos de tensão, ao concluir com sucesso, há duas semanas, sua primeira reunião de alto nível desde 2007. Com isso, espera-se que as reuniões de famílias divididas sejam um primeiro passo para que Norte e Sul ponham fim às hostilidades e iniciem uma etapa duradoura de paz. O único acontecimento que poderia atrapalhar o encontro foi o início dos exercícios militares Key Resolve e Foal Eagle na segunda-feira por parte de Seul e

Washington, que a Coreia do Norte tinha criticado duramente, mas, no final, as manobras não tiveram incidência alguma na reunião familiar. As duas Coreias devem agora chegar a um acordo para dar periodicidade a essas reuniões, já que a maioria dos parentes separados são hoje idosos e todos os anos milhares deles morrem sem poder reencontrar seus entes queridos do outro lado da fronteira. Norte e Sul continuam tecnicamente em conflito, pois a Guerra da Coreia (1950-1953) terminou com um armistício ao invés de um tratado de paz. Desde então, a fronteira entre os dois países permanece fechada e centenas de milhares de coreanos não puderam recuperar o contato com seus parentes.

Comissão Europeia dobra previsão de crescimento para a Espanha neste ano

A

Comissão Europeia dobrou as previsões de crescimento da economia espanhola para 2014 e projetou um aumento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto o desemprego se reduzirá até 25,7%. O Executivo comunitário considerou que a recuperação da Espanha “se fortalecerá nos próximos trimestres” graças ao aumento da confiança e a “certa” melhora nas condições de financiamento, embora advertiu que o alto nível de dívida e de desemprego “pesa” ainda no crescimento. A Comissão Europeia alertou ainda para o “risco” que significaria para a Espanha “uma desaceleração maior do que a esperada nas economias emergentes e, em particular, na América do Sul”, em função da “significativa” exposição dos bancos espanhóis a estes países. A comissão assinalou que a economia espanhola começou a levantar voo no último trimestre de 2013 -ano para o qual suavizou a queda

do PIB em um décimo, para 1,2%- e que a decolagem “se consolidará durante o presente ano, para “ganhar algum impulso adicional em 2015”. O Executivo europeu mantém que a economia espanhola crescerá 1,7% em 2015, ao mesmo tempo em que prevê uma redução do crescimento das exportações, que nos meses anteriores foram o principal impulso para a economia do país. O crescimento será favorecido pela demanda interna, que deverá “ganhar impulso” nos próximos trimestres, enquanto as exportações se manterão em um patamar positivo, dando lugar a uma “composição de crescimento mais equilibrada”. Em relação ao desemprego, após o índice chegar no primeiro trimestre de 2013 a um máximo de 27,2% da população ativa, a comissão considera que a destruição de emprego está chegando ao fundo do poço e que o emprego começará a aumentar em 2014. Para este ano o Executivo europeu prevê que o indicador se situará em 25,7% e em 2015 em 24,6%.


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

11

Mundo

Estado do Amazonas é destaque na principal feira turística de Portugal O

estado do Amazonas é o destino convidado deste ano da Feira de Turismo de Lisboa, principal evento do setor em Portugal, e suas autoridades acreditam que esta será uma oportunidade para consolidar o aumento de visitantes registrado em 2013. A 26ª edição da feira BTL será realizada em Lisboa de 12 a 16 de março e pretende atrair o público com ofertas diretas ao consumidor final, segundo seus promotores. O Amazonas será um dos protagonistas deste ano, com um estande próprio no qual serão organizadas apresentações e atividades como um espetáculo de boi-bumbá. O outro destino convidado em 2014 será o arquipélago dos Açores, cuja privilegiada localização - no meio do Oceano Atlântico, a cerca de 1.500 quilômetros de Lisboa - o transforma no ponto mais ocidental de todo o continente europeu. Os organizadores da feira preveem a participação de mais de mil

empresas, das quais cerca de 100 estarão no evento pela primeira vez. O objetivo dos organizadores é atrair também um grande número de portugueses com a ideia de reforçar o turismo interno, que tem caído no país nos últimos anos por causa da crise econômica. Para isso, serão lançados descontos de até 70% e promoções especiais para o feriado da Páscoa e a temporada de verão. A organização da BTL, que tem como slogan “Turismo: A indústria do sorriso”, deseja ressaltar a importância do setor para a economia portuguesa, já que ele é responsável por cerca de 10% do PIB. O turismo em Portugal cresceu no atual contexto de dificuldade econômica e, em 2013, o número de visitantes aumentou 5% devido, sobretudo, ao notável aumento de turistas estrangeiros. A feira lisboeta terá também a participação de mais de 30 países, alguns deles pela primeira vez, como Panamá e Filipinas.

Feira de Turismo de Lisboa acontece entre 12 e 16 de março


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

12

Turismo

Liubliana

Castelo de Liubliana

Simples e encantadora S

implicidade que conquista. Assim é Liubliana. No entanto, você provavelmente vai se perguntar porque a capital da Eslovênia é chamada de “adorada” pelos seus moradores. Uma pequena caminhada pelas ruelas que formam o centro histórico e sua dúvida será desfeita. Liubliana é a capital e maior cidade da Eslovênia com cerca de 280 mil habitantes. O clima de cidade pequena, com muito charme, inclui mesas com velas nos estabelicimen-

tos e artistas de rua. Não tem como não se encantar. O assentamento romano de Emona que deu origem à cidade foi construído no ano 15 d.C. Os primeiros informes que a mencionam o seu nome datam de 1144. A sua história é de origem diversa, mas sobretudo, celta. Segundo conta uma lenda, Liubliana no ano de 1144, era dominada por um terrível dragão que costumava atirar fogo para aterrorizar seus habitantes a partir de uma das torres do castelo. De-

pois de muito tempo de solidão e destruição, o dragão apaixonou-se por uma doce fêmea e deles teria nascido o primeiro dragão artista do mundo, um menino que não fez as vontades do pai. A arquitetura da cidade contempla uma diversa mescla de estilos. Os seus grandes setores, construídos depois da Segunda Guerra Mundial, foram desenhados pelo arquitecto esloveno Jože Plečnik. A cidade tem também uma grande influência austríaca, visível em alguns bairros de arquitectura alpina. O Castelo de Liubliana é um castelo medieval localizado no topo da colina no centro da cidade. A universidade de Liubliana, fundada em 1919, tem sua sede na cidade, e em 2006 contava com mais de 63 mil alunos. A cidade também conta com diversos institutos culturais internacionais, como o Instituto Cervantes (Espanha), British Council (Reino Unido), e o Instituto Goethe (Alemanha). Como capital do país, a cidade ain-

Edifício principal da Galeria Nacional

Fachada da Ópera de Liubliana

Continua na próxima página


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

13

Turismo Patio interior do Castelo de Liubliana

O rio liublianica banha a capital eslovena

Vem da página 12

da abriga as sedes do governo, ministérios, instituições e organismos associados. A cidade conta com um grande número de galerias artísticas e mu-

Prédio da prefeitura de Liubliana

seus. Em 2005, havia 15 museus e 41 galerias de arte. Entre os museus se destacam o Museu Nacional, o Museu Esloveno de História Natural, o Museu Etnográfico Esloveno, o Museu Nacional de História Contemporânea, o Museu de Esportes, o Museu de Liubliana e o Museu de Arquitectura. Já entre as galerias, não deixe de conferir o Centro de Cultura Alternativa Metelkova, o Centro Internacional de Artes Gráficas, o Museu de Arte Moderna e a Galeria Nacional. Festividades e eventos Durante o ano são celebrados diversos eventos na capital. No final de maio acontece o Festival Internacional de Músicas Alternativas e Étnicas “Druga Godba”. Entre junho e julho se celebra o Festival Internacional de Jazz, que apresenta algumas das figuras mais importantes do jazz internacional. O Festival Internacional de Teatro de rua “Ana Desetnica” também merece destaque. Nos meses de verão acontece o Festival Internacional de Verão (Ljubljanski poletni festival),

cuja origem se remonta a 1953. Em outubro de todo ano par acontece o Bio, com exibições internacionais de desenho industrial, e o Festival Internacional de Arte Contemporânea “Ciudad de las Mujeres” (Mesto žensk), dedicado às criações artísticas femeninas, que cada ano preparam um tema em particular. Andando pela cidade O Centro de Liubliana é bem compacto e a maioria das atrações pode ser conhecida em curtos passeios a pé. Apesar da possibilidade de usar os ônibus para circular pela cidade, uma boa ideia é pegar uma bicicleta alugada. Há vários pontos de retirada e devolução e os preços são bem baixos. Mais informações no site en.bicikelj.si. Como chegar Chegar até a capital da Eslovênia é simples. Há voos diretos saindo de Londres. Os preços variam de acordo com a antecedência que os bilhetes são comprados. O tempos de viagem no entanto, é sabido: duas horas.

Vista da Praça Prešeren a partir do Catelo


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

14

Meio ambiente

Governo de Kiribati

Poluição do ar em Londres chega a superar quatro vezes o limite da União Europeia

Vista aérea da capital britânica

O

Palácio de Buckingham sofre com o mais alto nível de poluição do ar no país, com quase quatro vezes

o limite legal da Europa, de acordo com os números mais recentes. A Grosvenor Place, que funciona ao lado de Londres residência da

rainha, teve o mais alto nível do gás tóxico dióxido de nitrogênio em 2012. Os pesquisadores descobriram

152 miligramas de gás por metro cúbico de ar, com o principal contribuinte ser emanações de motores diesel. O limite legal da UE é de 40. Números divulgados pelo DEFRA após um pedido de liberdade de informação revela que todos os 50 piores pontos de poluição da GrãBretanha estão na capital. Outras áreas altamente poluídas incluem Oxford Street, perto de Marble Arch, que registrou 150 microgramas, e Cockspur Street, perto de Trafalgar Square, em 138 microgramas. A quarta e a quinta posições ficaram com Park Lane e Knightsbridge - que mediram 135 e 134 microgramas, respectivamente. Avenidas perto de atrações turísticas de Londres, como Madame Tussauds, Hamleys Toy Shop e Covent Garden também estão na lista. O gás pode causar doenças respiratórias, como a inflamação do tecido dos pulmões. O governo é acusado judicialmente por não conseguir lidar com o alto nível de gás tóxicos nas cidades do país. Simon Birkett, fundador e

diretor do Clean Air em Londres afirmou que “estes níveis de dióxido de azoto (NO2) são nada menos que impressionantes. Pensar que milhares ou milhões de turistas e milhões de de londrinos estão expostos à poluição do ar é profundamente preocupante”. O Reino Unido enfrenta multas de até 300 milhões de libras da Comissão Europeia por não reduzir os altos níveis de NO2 no trânsito. Um porta-voz do prefeito Boris Johnson disse que desde que foi eleito, “as emissões de NO2 foram reduzidas em 20% e o número de pessoas que vivem em áreas que excedam os limites de NO2 caiu pela metade, mas ele reconhece plenamente a necessidade de tomar novas medidas”. “Isso inclui a introdução da primeira Ultra-Baixa Zona de Emissão do mundo no centro de Londres a partir de 2020, taxas mais severas a partir de 2018 e cerca de 20 milhões de libras para resolver problemas locais”. Essas medidas trarão enormes benefícios econômicos e ambientais para o centro de Londres, e fará da cidade um lugar ainda melhor para se viver, trabalhar e visitar”, completou.

Fundo Climático Verde deve destinar pelo menos 50% dos recursos a países mais vulneráveis Por Jéssica Lipinski Fonte: Instituto CarbonoBrasil

O

s 24 países que formam a diretoria do Fundo Climático Verde (GCF) decidiram na última sextafeira (21), no encerramento de um encontro em Bali, Indonésia, que pelo menos metade do apoio financeiro arrecadado será direcionado para áreas com mais riscos de impactos climáticos. Assim, os pequenos estados insulares do Pacífico, como Kiribati, Maldivas e Tuvalu, o Sudeste Asiático, o Caribe e a África, que já enfrentam graves consequências das mudanças climáticas, devem ter prioridade na alocação de recursos. “As decisões tomadas foram na direção de garantir que o fundo possa ajudar países em desenvolvimento a superar os impactos devastadores das mudanças climáticas e para que se tornem mais resilientes”, afirmou o Jose Maria Sarte Salceda, co-presidente da diretoria do GCF. Também ficou definido que o

GCF dividirá igualmente o apoio financeiro entre programas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A diretoria sugeriu ainda que pretende aumentar o envolvimento com o setor privado. A reunião, a primeira de 2014, teve como objetivo estabelecer as bases para que o fundo possa entrar totalmente em operação até o final deste ano. O objetivo é arrecadar US$ 100 bilhões anuais a partir de 2020 para esforços de adaptação e mitigação climática. Ajuda emergente

Alguns países desenvolvidos, como Alemanha, Dinamarca, Noruega, Austrália, Finlândia e Holanda já haviam dado contribuições ao fundo, que conta atualmente com pouco mais de US$ 8 milhões. Mas no encontro em Bali algumas nações emergentes, que não têm obrigação formal de doar dinheiro para o GCF, também decidiram se comprometer. A Indonésia prometeu US$ 250

mil ao fundo, pretendendo assim estimular outras contribuições, mesmo entre os emergentes. Só não ficou claro se o dinheiro irá para estabelecer o fundo ou se irá diretamente para financiar projetos climáticos. “Acredito que é um gesto realmente louvável, demonstrando que alguns países em desenvolvimento estão realmente comprometidos em fazer o GCF funcionar. Tem sido uma série de negociações difíceis, mas isso cria uma positividade muito necessária”, disse Smita Nakhooda, pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Ultramarino. A Itália também anunciou que contribuiria com €500 mil para o GCF, elevando o total prometido para o fundo nesta semana para US$ 935 mil. Já outras nações foram mais cautelosas. Representantes do Reino Unido, por exemplo, disseram que seu governo esperaria até a última rodada de negociações ser concluída antes de decidir sobre sua contribuição. “Faremos uma avaliação do va-

O Kiribati, país insular que corre o risco de desaparecer com o avanço do nível do oceano, será uma das nações que receberão recursos do GCF com prioridade

lor para o dinheiro do GCF relativo a alternativas e seus potenciais para atingir os objetivos [de mitigação e adaptação] uma vez que os elementos forem firmados”, declarou o Departamento para Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID). Mas apesar do acordo sobre como os recursos serão distribuídos, analistas apontam que não houve muito progresso na reunião de Bali. “A diretoria do GCF neces-

sita urgentemente decidir sobre a forma do fundo, mas o progresso está extremamente lento”, observou Oscar Reyes, do Instituto para Estudos Políticos de Washington. “Muito do que foi agendado para decisão em Bali foi adiado. Devido à inabilidade de decidir sobre assuntos de substância, as chances de avanços significativos na próxima reunião do quadro, em maio, parecem extremamente pequenas”, lamentou Reyes.


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

15

Saúde

Uruguai registra 6,6 mil abortos no primeiro ano de descriminalização Entre dezembro de 2012 e novembro de 2013 a média mensal de abortos foi de 556

O

Uruguai registrou 6.676 abortos ao longo do primeiro ano após a descriminalização da prática, o que tornou as interrupções voluntárias da gravidez no país “seguras, acessíveis e infrequentes”, informou o governo. Segundo o vice-ministro de Saúde Pública Lionel Briozzo em entrevista coletiva, entre dezembro de 2012 e novembro de 2013 a média mensal de abortos foi de 556, sem que nesse período houvesse mortes maternas devido à prática - uma mulher, no entanto, morreu por abortar de forma clandestina. Com os dados, o número de abortos no Uruguai se estabeleceu em 9 a cada mil mulheres de 15 a 44 anos, taxa que coloca o país entre os lugares com menos abortos do mundo, abaixo inclusive dos países da Europa Ocidental. “O primeiro ano dessa política pública nos indica que a prática do aborto

é uma prática segura, acessível e infrequente. Estamos muito de acordo com a forma como está sendo aplicada essa lei, que pretende proteger a mulher e diminuir o número de abortos - e estamos conseguindo”, apontou Briozzo. O vice-ministro lembrou que, nos anos 90, uma em cada três mulheres que morriam por problemas derivados da gravidez morria por causa de um aborto de risco, número que praticamente desapareceu, tornando o país o terceiro da América com menos mortalidade materna, atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos. Briozzo comentou, ainda, que as informações “lançam por terra o estigma que pesa sobre as adolescentes”, já que apenas 18% dos abortos realizados no Uruguai foram de menores de 19 anos, número que corresponde com os 19% de partos no país com mulheres dessa idade.

Segundo o vice-ministro, a taxa mensal de abortos cresceu moderadamente nos primeiros meses de aplicação até junho, quando houve “um ponto de inflexão” que coincidiu com o fracassado referendo convocado para revogar a lei. “O fracasso gerou uma condição em nível social para que as mulheres tivessem confiança de ir aos hospitais, e é isso que queremos”, afirmou. Após o referendo, de 456 abortos por mês passou-se a realizar quase 100 a mais, acrescentou Briozzo. O titular da pasta destacou que o governo vai continuar “no caminho” que coloca o Uruguai “em um lugar privilegiado no mundo” em relação à prática do aborto e que continuará impulsionando “mais educação sexual e reprodutiva, mais contracepção adaptada a cada mulher e casal, e continuar ampliando serviços de saúde”.

Taxa coloca o país entre os lugares com menos abortos do mundo

Legislação

A legislação uruguaia estabelece que toda mulher residente no país pode solicitar um aborto em qualquer hospital público ou privado, que é obrigado a realizar a intervenção ou a garantir que seja feita por terceiros em casos de objeção de consciência. A solicitação da interrupção voluntária da gravidez deve ser feita até a 12ª semana de gestação, período que é ampliado para 14 semanas em casos de estupro e que não tem restrições para casos de má-formação do

feto ou de risco de vida para a mãe. Antes, as pacientes devem passar por uma comissão formada por ginecologista, psicólogo(a) e assistente social, que as assessoram inclusive sobre a possibilidade de concluir sua gravidez e entregar a criança para adoção. Depois, as gestantes têm cinco dias para refletir e só após ratificarem sua vontade passam pelo o aborto, que é farmacológico e segue os critérios recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

16

Saúde

Pais desempregados afetam felicidade e autoestima dos filhos Relatório governamental mostra que crianças perdem um modelo quando vêem seus pais sem emprego

O

jornal Daily Mail divulgou em seu site um relatório do governo britânico direcionado a profissionais da saúde. O mesmo aponta que crianças correm o risco de serem prejudicadas caso seus pais percam o emprego. De acordo com o documento, o desemprego do pai faz com que a criança perca um modelo e isso afeta a sua felicidade e o bem-estar. O relatório do Departament of Health mostra que as crianças necessitam de uma figura estável, que vai para o trabalho para prover. De acordo com os dados, os pais desempregados ou que dependem de benefícios acabam correndo a autoestima dos filhos, o que pode afetá-los anos mais tarde. “Se o pai da criança está desempregado, mesmo quando for reempregado, anos mais tarde, isto pode a longo prazo afetar a felicidade da criança”, diz o comunicado. Um número recorde de mulheres mais velhas foram forçadas a voltar para o trabalho com o aumento do custo de vida, mostrou um estudo. Um relatório da TUC mostrou que 2,278.000 mais mulheres estão hoje no mercado, quando se compara com 20 anos atrás. Os dados oficiais do Office of National Statistics, revelados semana passada, mostram que o número de mulheres empregadas no Reino Unido atingiu o seu nível mais alto desde que os registros começaram, bem como o número total de desempregados caiu novamente no final do ano passado. 

Relatório foi publicado no site do Daily Mail

Cientistas japoneses criam recipientes portáteis para células-tronco A

Universidade japonesa de Kioto apresentou na segunda-feira um protótipo de recipiente portátil para as célulastronco usadas na medicina regenerativa, que permite sua conservação durante 24 horas e facilita assim seu transporte por grandes distâncias.

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores dessa universidade do oeste do Japão em cooperação com 14 companhias privadas, entre elas alguns fabricantes eletrônicos, segundo informou a agência “Kyodo”. O transporte de células-tronco por grandes distâncias “é uma prática cada

vez mais importante”, devido à extensão da medicina regenerativa, assinalou a professora associada da universidade de Kioto, Tomoki Aoyama, em declarações ouvidas pelo mesmo veículo. Os recipientes permitirão conservar e transportar durante 24 horas as células-tronco mesenquimais, usadas

habitualmente na regeneração de ossos e cartilagens. Os dispositivos têm peso de entre 3 e 4 quilos, o que facilita que sejam transferidos por apenas uma pessoa, e estão construídos com materiais que conservam o interior a uma temperatura estável e em condições assépticas.

Embora tenham sido desenhados de forma específica para as célulastronco mesenquimais, os pesquisadores disseram que estão trabalhando no desenvolvimento de outros recipientes para células-tronco pluripotentes induzidas (iPS), capazes de gerar a maioria dos tecidos. 

Brazilian News Social

Brazilian News convida você a reciclar jornais

N

o Brazilian News estamos conscientes da necessidade de reciclar. Então por que não começar pela reciclagem de papel? Depois de desfrutar de nosso conteúdo semanal e compartilhar com sua família e vizinhos, você pode ajudar a reduzir a quantidade de resíduos sólidos de sua casa. O site “Ehow”, expecializado no tema, explica que

a reciclagem de jornal é mais simples do que parece. Aqui estão algumas instruções do ‘Ehow’: 1. Descubra se seu Borough oferece jornal reciclagem e, em caso afirmativo, verifique como deve ser preparada a coleta seletiva. Alguns Boroughs dão residentes depósito para reciclagem de forma gratuita. 2. Compre um cesto ou outro

recipiente que corresponda à sua decoração e coloque perto da área onde você costuma ler o jornal. Se você gosta de ler no sofá todas as manhãs, coloque o seu carrinho de reciclagem perto do sofá. Quando terminar de ler, coloque o jornal na cesta. Mantenha os jornais empilhados. É mais fácil para organizar. 3. Mantenha uma caixa, um recipiente de borracha ou uma lixeira

na garagem. Manter uma pilha de jornais na sala de estar não é uma boa ideia. Mas não se esqueça de manter algum tipo de recipiente especialmente para o jornal em um lugar conveniente, para que você evite a tentação de simplesmente jogá-lo no lixo comum. 4. Embale em jornais em sacos plásticos, sacos de compras. Se você tiver a sorte de viver em um

borough que oferece caixas de reciclagem, você vai apenas ter que pegar o recipiente com papéis soltos e colocá-lo na calçada no dia da coleta. 5. Convoque seus filhos e amigos a ajudar a juntar os jornais reciclagem. Ensinar os pequenos a ser conscientes sobre a geração de resíduos certamente os fará com que eles ajudem a cuidar da terra.


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

17

Capa

Brasileiras sofrem alto número de violência doméstica no Exterior Por Shirley Nunes

H

á pouco mais de um ano tive a oportunidade de conhecer o trabalho fantástico de apoio à mulher brasileira, dentro da comunidade brasileira, aqui em Londres. Esse trabalho surgiu através de Marta Fernandes, 51 anos, brasileira, residente em Londres desde 1985 e  responsável  pela  criação dos seus dois filhos, após se separar  do marido.  Marta é uma mulher tipicamente brasileira, guerreira, e que há três anos levanta a bandeira de apoiar à mulher brasileira no exterior sendo, nos últimos 30 anos, profissional das áreas de assistência psicossocial e  psicológica. No Brasil, trabalhou com crianças moradores de rua e ajudou a fundar duas casas de abrigo. Antes da criação da AMBE (Apoio à Mulher Brasileira no Exterior), ela exerceu seu trabalho como voluntária na LAWRS (Latin American Women’s rights service) e foi ali que percebeu a necessidade da criação de uma organização direcionada a mulheres brasileiras que estão longe de seu país e que sofrem abusos físicos e psíquicos.  Durante a entrevista, ela nos dá um ponto de vista interessante sobre o sistema britânico. “O sistema britânico da vara familiar precisa de uma reforma urgente, porque um sistema contradiz com outro”. Shirley Nunes - Quando você percebeu que era um número alto de abusos com brasileiras? Marta Fernandes - Em 2005 eu comecei a trabalhar com adolescentes grávidas. Trabalhei durante quatro anos e notei que havia ali muita violência doméstica entre as meninas e os parceiros, ali num hostel em Kensigton – Chelsea – e também tive quatro clientes que tinham sido traficadas, duas da China e duas da África, e comecei a me interessar por tráfico de pessoas. Então, eu comecei a fazer uma pesquisa sozinha para

A

entender o que era e tal. Depois comecei a canalisar mais sobre a area sulamericana, e, particularmente, o Brasil. A partir deste momento notei que não existia uma estatística de mulheres brasileiras vítimas de tráfico de pessoas no Reino Unido. Dessa forma, me ofereci para trabalhar como voluntária na LAWRS, que, aliás, faz um trabalho maravilhoso com mulheres que sofrem violência doméstica. O trabalho com violência doméstica puxou o trabalho com tráfico de pessoas. O único problema que encontrei na LAWRS foi a falta de apoio às mulheres brasileiras, devido as diferenças culturais e linguísticas. Daí a necessidade de um trabalho diretamente com à mulher brasileira.   Shirley Nunes - Como foi o início do trabalho com AMBE? Marta Fernandes - Foi com a chegada do embaixador Marcus de Vicenzi. Eu falei com ele sobre o  problema que existia aqui entre as mulheres, um número grande de casos de violência e tráfico sem qualquer apoio direto. Com o apoio dele, nasceu, em março de 2011, a AMBE (que trabalha com outras agências com amesma finalidade e presta serviço para com o Consulado Brasileiro). Hoje, o número de mulheres vítimas de violência está crescendo a cada mês, e os casos são hiper-complexos. Infelizmente, a demanda é mostruosa, principalmente, porque a violência doméstica em especial, é um crime que acontece entre quatro paredes.

Shirley Nunes – Quais são os casaos que mais ocorrem e suas ramificações? Marta Fernandes - Vale salientar: a violência doméstica se define em física, emocional e psicológica, além da financeira e da sexual. É importante dizer que, muitas vezes, as crianças estão no meio dessa relação conflituosa entre o agressor e a agredida, o que torna tudo mais delicado. Fica

tudo ainda mais complexo. Quando a mulher cria coragem para reverter a situação, ou quer retornar para o Brasil, enfrenta muitos problemas com a lei daqui de Londres. É necessário, contudo, que ela entenda como funciona todo o processo de imigração e saiba como lidar com a vara familiar (no caso da existência de crianças) e com a polícia.   Shirley Nunes - Esses casos acontecem mais entre casados ou solteiros, entre brasileiros ou outros povos? Marta Fernandes - Depende muito e é difícil precisar. Há muitas pessoas casadas, por exemplo, que  moram juntos e possuem dupla nacionalidade. Uma forma que o homem tem de controlar, independente da nacionalidade, é controle de visto,

por meio de chantagens, enrolarndo a parceira/namorada. Tivemos um caso de uma brasileira com um inglês, casados há 12 anos, com dois filhos, e ela ainda não tinha o visto. E ele recusava fazer o passaporte das criança. É uma forma de controle, é uma arma porque se eles dão o visto para mulher, ela vai ter direito, ela vai ter onde recorrer. Sem visto, ela não tem direito de moradia, de benefício, advogado, a refúgio, a estudar, a nada. O homem que é controlador, não quer que a mulher trabalhe, isolando-a de amigos e familiares e cortando todo o acesso à comunicação e tecnologia. Shirley Nunes - O homem agressor tem sempre o mesmo perfil de atitudes? Marta Fernandes - Sim, parece

que lêem a mesma cartilha. É impressionante. É isolar, tirar autoestima, amedontrar, ameaçar do tipo ‘você nunca mais vai ver seus filhos’, ‘vou te deportar para o Brasil’, ‘você é burra, você não fala inglês’,  ‘ninguém vai acreditar em você’, todas essas coisas. Isso é o básico da violência doméstica. Shirley Nunes - Como a organização consegue se manter e atender a todas solicitações? Marta Fernandes - A gente se mantem com muito sacrifício e, após um ano de criação, conseguimos um pequeno apoio do Consulado, que nos ajuda a “sobreviver” e fazer algumas ações. Porém, ainda não temos espaço físico e nem podemos contratar profissionais. Felizmente, temos muitos profissionais-voluntários.

Conheça mais sobre a AMBE

AMBE é uma ONG formada em 2011, que oferece apoio, proteção e coordena a prestação de serviços voltados às mulheres brasileiras, que vivem no Reino Unido. Proporciona apoio emocional e prático, que envolve psicoterapia, a facilitação de acesso a serviços especializados,  e dá apoio às vítimas, que passam por experiências traumáticas com seus parceiros tendo que, eventualmente, comparecer a tribunais e audiências e lidar com procedimentos legais. A AMBE trabalha com essas mulheres a fim de assegurar que as mesmas entendam os processos judiciais, que estejam cientes dos seus direitos e ajuda-as a

lidar com a ansiedade e desespero resultantes de sua situação específica e experiências. Desde agosto de 2011, a  AMBE tem prestado assistência a mulheres que procuram o Consulado-Geral do Brasil em Londres e este as encaminha à organização, como também indivíduos encaminhados por instituições diversas. São pessoas com  problemas complexos, sendo  que a principal causa é a violência doméstica e suas ramificações, conforme exposto no quadro abaixo: Vale notar que a  AMBE presta auxílio gratuito, com atendimento exclusivo em português, e sem discriminação, a todas as brasileiras domi-

ciliadas e residentes no Reino Unido, que se encontram em situação de vulnerabilidade. O trabalho foi vencedor do prêmio  Brazilian Press Award 2012  na categoria Instituição de Ação Comunitária e o Special Award for Outstanding Contribution for the Brazilian Community in the UK 2013.  ONG pede ajuda Hoje, a AMBE necessita de espaço físico para que as “clientes” seja garantinda a privacidade e o sigilo, oferecendo proteção até, em alguns casos, acomodações, sessões terapeuticas e aconselhamento, principalmente, em casos emergenciais. A ajuda pode ser com suporte financeiro e doações (de

espaço, infraestrutura, materiais em geral), seja com trabalho voluntário (de psicologia, assistência social, direito civil e criminal, contabilidade, publicidade e comunicação) para que se possa oferencer um suporte irrestrito às mulheres e crianças brasileiras, vulneráveis, residentes e domiciliadas no Reino Unido. Doações podem ser feitas na conta abaixo; Banco: The Cooperative Bank Account name: AMBE BR Account nº: 65617661 50 Sort Code: 08-92-99 Marcha da Mulher em março Uma das maiores marchas do mundo acontece em Londres no dia

internacional da mulher, 08/03, sábado, na Oxford Circus, com saída do lado da Selfrides (loja na Oxford Street). A AMBE e a Comissão da Mulher do Conselho Participativo de Cidadania vão se reunir em frente ao Consulado Brasileiro (3 Vere Street London W1G 0DG​), às 11am e aguardar a chegadas das brasileiras até 11.45am, para, então, irem para Oxford Street onde a passeata começa 13h, e termina às 15h em Trafalgar Square. Mais informações sobre passeata: www.millionwomenrise.com www.ambe.org.uk Facebook: Conselho de Cidadania Facebook: Ambe UK


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

18

Miscelânea

Tariq Ali no SOAS Tâmara Oliveira tamara_oliveira@yahoo.co.uk

A

“Welcome Collection”

Na sexta (28) será uma ótima oportunidade para quem gosta de arte e de se socializar. A galeria “Welcome Collection” em Euston está promovendo um coquetel noturno para que visitantes não só possam explorar arte, mas como fazer novos amigos nas instalações da fascinante galeria. A “Art Night Party” acontece na sexta 28 das 19h às 22h. A “Welcome Collection”, fica localizada na 183 Euston Road, London NW1 2BE. Abraços Energéticos ao relações públicas Francesco Lo Manaco que teve a idéia em fundir arte

Tariq Ali, o ativista humanitário que inspirou canções dos Rolling Stones e John Lennon, proferindo palestra no SOAS. Aula de História dada por um homem que faz parte da história

Credito- RÔMULO SEITENFUS

Credito- RÔMULO SEITENFUS

Credito- RÔMULO SEITENFUS

palestra sobre Venezuela e Hugo Chaves organizada na última quinta-feira (20) pela “Venezuela Solidarity Campaign” e proferida pelo jornalista, escritor, cineasta e ativista humanitário do Paquistão Tariq Ali, contou com a presença marcante de intelectuais, universitários, escritores e outros profis-

sionais interessados pelo rumo não só da Venezuela, mas como também de outros países da América latina. Tariq foi correspondente do “The Guardian” por anos na Venezuela e tornou-se amigo íntimo de Hugo Chaves. Ele falou do seu período como correspondente, da relação da Venezuela com os países vizinhos, criticou o Brasil por sediar a Copa enquanto milhares de crianças não tem acesso a educação e foi ovacionado pelos presentes ao término de sua apresentação. Uma aula de história dada pelo homem que faz parte da história. Fantástico!

e socialização. Jovens Jornalistas Britânicos no Brasil

Alec Herron, Visha Sodhi e Zaneta Denny são os jovens jornalistas selecionados pela ONG “One World Midia” para visitarem o Brasil no segundo semestre de 2014. Os jovens viajarão por diferentes cidades brasileiras onde diariamente enviarão materias para a redação em Londres contando a realidade das cidades pelas quais visitam. Esperamos que o trio de repórter tenha olhar de águia, olfato de cão fare-

O público se “deliciando” com a palestra de Tariq Ali no SOAS

Tempo para um papinho bem rápido com o homem que foi amigo íntimo de Malcom X.

A bela e sorridente turma de cientistas sociais. Fofos, fofos!

jador e candura para serem bem recebidos por onde passarem. Boa viagem caros colegas! Finais:

O “chocolate da vovó” irá para nosso amigo estilista e agora cabeleireiro Walter Stojash, que acaba de abrir seu novo salão em Chelsea. Parabéns por mais essa conquista, moço! “Mais vale uma pequena chama que aqueça do que um grande fogo que queime” (Autor desconhecido)


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

19

Acontece

Bella

made

Márcio Rodrigo Delgado www.marciodelgado.com @marcio_delgado

Com Divyarup nos vocais, Edson Gondin na bateria e Davi Lannes no baixo, o carnaval do Made in Brasil (12 Inverness Street, Camden NW1 7HJ) dará a largada nesta sexta-feira, dia 28 com samba, baião e marchinhas a partir das 9pm. Para saber mais: www.madeinbrasil.co.uk

Segue até o dia 9 de abril, intercalando com outros shows, ‘Sleeping Beauty’ (A bela adormecida) em cartaz na Royal Opera House (Bow St, Covent Garden - WC2E 9DD). Para quem conhece a elegante casa de shows, em Covent Garden, sabe que não trata-se de uma montagem teatral e sim um imperdível clássico espetáculo de balé. Para saber mais: www.roh.org.uk

O Museu de Londres reuniu sete talentos promissores no ramo de acessórios e joalheria para uma amostra gratuita abordando também o processo criativo de peças únicas. Trabalhos de Jordan Askill, Rachel Boston, Duffy, Husam el Odeh, Noemi Klein, Frances Wadsworth-Jones e Imogen Belfield (foto) podem ser vistos no local até o dia 27 de abril.

ativa

vogue Dias 29 e 30 de Março tem Vogue Festival, evento que durante dois dias irá mostrar e debater a moda no South Bank Centre (Belvedere Rd - SE1 8XX). A apresentadora Alexa Chung, diversos designers e até a cantora Lily Allen estão confirmados entre os palestrantes. Dia 30 Karlie Kloss e a modelo Rosie Huntington-Whiteley (foto) conhecida por trabalhos para a Victoria’s Secret e Burberry, irá falar sobre o tema ‘Como é de fato ser uma modelo’. Para ver a programação completa e ingressos, visite: southbankcentre.co.uk

mulheres Dia 8 de Março acontece em Londres a Marcha da Mulher. O ponto de encontro, a partir do meio dia, vai ser em frente a Selfridges (400 Oxford St -W1A 1AB) no centro da capital inglesa, com saída programada para a 1 da tarde em direção a Trafalgar Square. O evento é organizado pela AMBE (Apoio a Mulher Brasileira no Exterior).

oscar Prepara a pipoca que domingo, dia 2 de Março, tem transmissão da entrega do Oscar 2014 para aqueles que gostam de ficar em frente a TV até altas horas da madrugada já que a cerimônia de entrega está prevista para encerrar as 4 da manhã (horário de Londres). No Reino Unido o evento vai ser exibido pela Sky Movies.

Ninguém pode culpar Rebecca Fergusson (foto), que ficou em terceiro lugar no programa X Factor, de não ser ativa. Uma nova faixa do seu album, ‘All that I’ve got’, vai ser lançada neste domingo. Mas em entrevista ao jornal Metro desta semana ela revelou que enquanto aguardava o trabalho ficar pronto, em janeiro ela decidiu abrir um salão de beleza em Liverpool e, além de comprar os móveis, papel de parede e até a caixa registradora na internet, sozinha, quando sobra tempo a cantora vai para o estabelecimento atender o telefone.

paris

Após uma agitada semana expondo no Rock Vault, durante a London Fashion Week, a estilista francesa Ornella Iannuzzi leva a suas refinadas jóias para o Première Classe - Stele 9, evento programado durante a semana de moda parisiense que já segue a todo vapor até o dia 3 de Março.

Foto: Walterlan Papetti

Foto: Johan Persson

vidrio


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

20

Entretenimento

Próximo do carnaval, Sambódromo Última sobrevivente do do Rio de Janeiro inaugura sua Holocausto, Alice Herz-Sommer própria “calçada da fama” aprendeu piano aos cinco anos

O

Sambódromo do Rio de Janeiro inaugurou sua própria “calçada da fama”, a Calçada Nota 10, na qual é lembrada cada uma das edições realizadas no local que neste ano completa o 30ª aniversário. A nova calçada, situada em uma das laterais do Sambódromo, conta com uma estrela para cada uma das edições realizadas até agora no local, com o nome da escola vencedora em cada um desses 30 anos. Durante o ato de inauguração, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, se mostrou muito satisfeito porque, segundo afirmou, “essa é uma homenagem ao samba, e essas estrelas simbólicas representam a sua importância”. Além disso, Paes ressaltou a importância destas festas e da construção do Sambódromo para a cidade que, na sua opinião, significou “o grande momento de transformação do Carnaval carioca”. Nesse sentido, o prefeito ressaltou que quando qualquer meio de comunicação estrangeiro realiza alguma reportagem sobre o Rio de Janeiro, recorre a imagens do Carnaval e do Sambódromo, o que mostra a importância do evento e do recinto. “A marca do brasileiro é a alegria”,

A

Desfiles acontecem nos dias 2 e 3 de março

comentou. O ato de inauguração terminou com a entrega de placas comemorativas a cada uma das escolas que fazem parte no Carnaval e terminou com um breve espetáculo de dança. As 12 escolas de samba do chamado Grupo Especial do Rio de Janeiro desfilam nos dias 2 e 3 de março, pe-

rante cerca de 160 mil espectadores no Sambódromo. Os desfiles das escolas de samba, cada uma com até cinco mil integrantes e reforçadas por carros alegóricas e enormes baterias, são considerados a principal atração do Carnaval de Rio e o maior espetáculo do mundo ao ar livre. 

Campanha visa restaurar o cinema mais antigo do Reino Unido

U

ma campanha de arrecadação de fundos para restaurar o cinema de Regent Street, o mais antigo do Reino Unido, foi relançada na semana passada em ocasião do 118º aniversário da abertura da sala, localizada no West End londrino. O Regent Street Cinema, construído em 1848 e considerado o berço do cinema britânico, necessita US$ 12,1 milhões para reabrir suas portas como uma sala de projeções, atividade que deixou de exercer ainda em 1980. A campanha para restaurar o cinema, que na atualidade está sendo utilizado como uma sala de conferências da Universidade de Westminster, foi iniciada em 2012 com o respaldado de famosos personagens e companhias, sendo que até agora a mesma arrecadou US$ 6,6 milhões. O impulso desta iniciativa coincide com mais um aniversário da primeira projeção da sala, na qual foi exibida uma sequência de imagens em movimento dos célebres irmãos Lumiére, criadores do cinematógrafo. Segundo as previsões anunciadas, o projeto de restauração, desenhado pela equipe de arquitetos Tim Ronal-

Regent Street Cinema foi construído em 1848

ds será iniciado em abril, enquanto sua finalização deve ocorrer um ano depois, já que sua reabertura está marcada para abril de 2015. A restauração incluirá a implantação da última tecnologia para a projeção de filmes, mas a plateia ainda conservará algum dos assentos restaurados da mesma forma que eram no século XIX. Para estimular a arrecadação, alguns assentos serão patrocinados pelos doadores, que, inclusive, poderão grafar seus nomes nas poltronas. Uma das principais figuras da rádio e da televisão britânica, Sandi

Toksvig, que respalda a campanha, disse à agência britânica de notícias local que a reabertura do Regent Cinema “seria fantástica para os jovens porque poderiam mostrar seu trabalho junto ao de grandes profissionais”. “Este cinema é um lugar no qual podemos celebrar não só o passado, mas o futuro também”, acrescentou. Asif Kapadia, diretor de cinema e antigo aluno da Universidade de Westminster, comentou que “esta é uma maravilhosa oportunidade para recuperar um lugar que teve um papel vital no nascimento do cinema britânico”.

pianista tcheca Alice Herz-Sommer, a sobrevivente mais velha do Holocausto, morreu no último domingo aos 110 anos em um hospital de Londres após ser internada na sexta-feira, informou a família à imprensa. “Alice morreu em paz nesta manhã com sua família”, disse seu neto, Ariel Sommer, que pediu privacidade à imprensa. A conhecida concertista nasceu em Praga, em família judia, e passou dois anos no campo de concentração de Theresienstadt, na cidade homônima, após a Segunda Guerra Mundial. Sua história de sobrevivência e sua paixão pela música estão reunidas em um curta intitulado “The Lady in Number 6: Music Saved My Life”, uma produção dirigida por Malcom Clark e indicada ao Oscar de melhor documentário em curtametragem na edição do prêmio. Alice, que aprendeu a tocar piano aos 5 anos de idade, foi para o campo de concentração em 1943 com o filho e o marido - que não voltou a ver porque foi transferido para Auschwitz. Durante sua reclusão, a pianista

organizou e participou de “mais de 150 concertos”, junto com outros prisioneiros que eram “excelentes músicos”, contou Alice em entrevista ao jornal britânico “The Guardian” em 2006. Após sua libertação, ela voltou para Praga como sobrevivente e depois se mudou para Israel. Aos 83 anos, foi morar em Londres com seu filho Rafael, que é violoncelista. Aos 102 anos, Alice contou que tocava o piano “pontualmente às 10 da manhã” durante três horas, e que o “segredo” de sua sobrevivência era seu “temperamento, otimismo e disciplina”, lembrou a imprensa britânica. “Busco o lado bom da vida. Conheço as coisas ruins, mas busco só as boas”, acrescentou à época a sobrevivente, que era amiga de personalidades como o escritor existencialista Franz Kafka. Suas memórias também estão reunidas no livro “Um Século de Sabedoria”, de Caroline Stoessinger, que narra as lutas e as vitórias de Alice em mais de um século de vida. A pianista chegou a dizer que “o mundo é maravilhoso, está cheio de beleza e de milagres”.

Whatsapp terá chamadas de voz no segundo trimestre de 2014

O

aplicativo Whatsapp de mensagens instantâneas incluirá chamadas de voz no segundo trimestre deste ano, segundo anunciou o co-fundador da empresa, Jan Koum. O diretor do Whatsapp fez o anúncio durante seu discurso em um dos debates que se realizam no Mobile World Congress, em Barcelona. O anúncio foi feito menos de uma semana depois da compra do aplicativo de chat por US$ 19 bilhões por parte de Facebook, realizada no último dia 19 de fevereiro. Koum

repetiu várias vezes que a recente aquisição “não vai mudar em absoluto” a estratégia global do Whatsapp e, especialmente, nem a política de privacidade. O Whatsapp, nascido nos Estados Unidos em 2009, tem 450 milhões de usuários mensais ativos, 70% deles ativos diariamente. A popularidade do serviço pode ser explicada porque a cada vez mais usuários de smartphone optaram por esta opção de mensagem em vez dos tradicionais SMS - entre outros motivos, por ser gratuita.


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

21

Perfil

Tradição que segue em boas mãos Casa Brasil comemora 25 de anos em Londres sob a supervisão de Itamara Dall Alba Por Márcio Ceccarelli editor @braziliannews.uk.com

A

Casa Brasil comemorou na última quarta-feira, dia 19 de fevereiro, 25 anos. A festa de aniversário aconteceu no sul de Londres, em um evento para clientes e colaboradores. Fundada em 1989, a empresa é especializada na venda de produtos brasileiros. Parte do sucesso passa pelas mãos de Itamara Dall Alba. A gaúcha de Campinas do Sul-RS comanda a loja há oito anos. A empresa é uma das pioneiras no ramo no Reino Unido. “As pessoas sequer conseguem imaginar como era nos velhos tempos. Para se ter uma ideia, eu tinha que ter um depósito separado da loja. A gente importava as coisas, deixava no estoque e trazia para a loja. Hoje o fornecedor te traz na porta”, cita, ao comentar algumas das dificuldades encontradas à época. “As atividades com produtos alimentícios começaram há 15 anos e desde então nós crescemos firmes, com embasamento, criando uma boa e sólida relação com a comunidade brasileira”, completou. A empresária garante que as atividades da Casa Brasil mudaram bastante durante os 25 anos. “Começamos trazendo cultura brasileira para o Reino Unido, organizando noites culturais e importando literatura, revistas, jornais, CD´s e DVD´s, posteriormente trabalhando na organização de tours em Londres”,

afirmou. Apesar do sucesso com a empresa, ela teve que superar a morte do marido, Juarez E. Regis, para virar diretora-proprietária, há oito anos. “Eu estava completamente perdida. Falava apenas algumas palavras em inglês. Não conhecia a empresa de maneira completa e não sabia como sobreviver em um país estrangeiro sozinha dirigindo meu próprio negócio. Mas em memória dele eu decidi continuar adiante e em pouco tempo já tinha abraçado a companhia como ele o fez. Manter a companhia andando era uma maneira de sentí-lo perto de mim”. Expandindo os negócios

Além de servir a comunidade brasileira, a Casa Brasil resolveu expandir os negócios. Tambem há, atualmente, mercadorias latinas à disposição. “A gente está em um bairro onde tem um mix muito grande de culturas diferenciadas”. Assim, como já comercializava produtos colombianos há três anos, Itamara resolveu aumentar a gama de opções ao público. “No início do ano passado a gente abriu o açougue argentino (La Docta, do argentino Fernando Martinez). E decidimos aumentar a quantidade de produtos latinos para atender ao público da região, que é considerável”. Após esse período, a loja conta com mais variedades. Dos produtos colombianos é possível encontrar arepas, pony malta e galletas. Também há os famosos alfajores argentinos, além de uma extensa

carta de vinhos, além das variadas marcas de cachaça brasileira. O fato da loja possuir licença pra compra e venda de bebidas alcoólicas é mais um diferencial. “A gente ampliou a gama de produtos latinos, o que teve bastante aceitação. A tendência é que a gente continue ampliando a variedade de produtos”, comemora. Copa do Mundo

Em ano de Copa do Mundo, o mercado se aquece com a expectativa de mais um título para o país. E na Casa Brasil o mundial é tratado de maneira especial. O local promete se transformar na casa oficial de souvenirs brasileiros. A variedade de produtos e a preocupação com o cliente serão os pontos altos. Itamara garante que vai pessoalmente escolher os produtos que serão vendidos. “Eu vou ao Brasil, vou às lojas, vou pesquisar, vou procurar artigos diferenciados: imã de geladeira, bandeira, chaveiro, bandanas, camiseta, top, boné, vuvuzela brasileira, sombrinha, placas alusivas ao Brasil, enfim, a ideia é trazer mais desses produtos e também uma linha de roupas personalizadas”. Tudo, de acordo com a empresária, também estará disponível no site da empresa, o www.casabrasillondres. co.uk.

Festa juntou clientes e patrocinadores no sul de Londres. Veja as fotos

Fotos: Fernando BA Photographer


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

22

Gastronomia Lasanha de berinjela e ricota Ingredientes 3 berinjelas grandes 1/4 xícara (chá) de azeite 400 g de ricota 3 ovos 1 xícara (chá) de leite 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão 3/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto Modo de Preparo 1. Lave e seque as berinjelas. Numa tábua, corte as pontas da berinjela e descarte. Corte em fatias finas, no sentido do comprimento. (Fica mais fácil usando um mandolim). Descarte a primeira e a última fatia de cada berinjela. 2. Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo alto. Regue com um fio de azeite e doure algumas fatias por vez, por 1 a 2 minutos de cada lado, até que amoleçam um pouco. Repita esse processo até que todas as fatias estejam grelhadas. 3. Para o molho, em uma tigela média amasse a ricota com um garfo. Junte

Autor: Panelinha Tempo de preparo: Pá Pum Serve: 2 porções

Autor: Panelinha Serve: 4 pessoas

o leite e os ovos e misture bem com um batedor de arame. Acrescente ½ xícara (chá) de queijo parmesão (guarde o restante para a montagem) e as folhas de manjericão picadas. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem com uma colher. Reserve. 4. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta).

5. Num refratário médio disponha uma camada da berinjela grelhada , seguida pelo molho de ricota. Repita essa ação, alternando camadas de berinjela e molho, terminando com o molho. Por fim, espalhe o restante do parmesão por cima. 6. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que a lasanha esteja dourada. Sirva imediatamente.

Crocante de banana e chocolate branco com calda de caramelo PARA O RECHEIO Ingredientes 6 bananas-prata 100 g de chocolate branco 1/2 xícara (chá) de caldo de laranja manteiga para untar Modo de Preparo 1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte uma fôrma refratária com manteiga. 2. Descasque e fatie as bananas em rodelas grossas. 3. Numa tábua, pique grosso o chocolate branco. 4. No refratário, espalhe as rodelas de banana, o chocolate branco e regue com o suco de laranja. Misture bem. Reserve. PARA A MASSA Ingredientes 1 xícara (chá) de farinha de trigo 6 colheres (sopa) de açúcar mascavo 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos 100 g de manteiga gelada 1/4 de colher (chá) de fermento em pó 1 pitada generosa de sal Modo de Preparo 1. Numa tigela, junte a farinha de trigo, a aveia em flocos, o fermento em pó e o sal. Misture bem. 2. Corte a manteiga em cubos de

Autor: Panelinha Tempo de preparo: Menos de 2 horas Serve: 6 pessoas cerca de 1 cm. Com as pontas dos dedos, misture apenas até formar uma farofa grossa. Quanto mais inteira ficar a manteiga, mais crocante fica a massa. 3. Transfira a farofa grossa para o refratário com a banana reservada, formando uma camada uniforme. Pressione ligeiramente e leve ao forno para assar por 50 minutos, até dourar. 4. Sirva quente ou à temperatura ambiente. Além da calda de caramelo, sirva à parte creme de leite fresco batido no ponto chantilly. (Basta bater na batedeira 500 ml de creme de leite fresco, sem açúcar, até encorpar). PARA A CALDA DE CARAMELO Ingredientes

Salada com lulas ao vinagrete

1 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de água 200 g de creme de leite Modo de Preparo 1. Numa panela, junte o açúcar com a água e misture com o dedo indicador, até dissolver. Cuide para o açúcar não grudar nas laterais da panela. 2. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até que fique com uma coloração âmbar. 3. Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar, junte o creme de leite. Mexa vigorosamente com um batedor de arame. Sirva à parte, com o crocante de banana.

Ingredientes 30 g de lulas limpas 30 g / 1/2 cebola picada 50 g / 1/2 tomate picado 1 colher (sopa) de salsinha picada de suco de 1/2 limão 1 colher (sopa) de azeite sal e pimenta-do-reino a gosto folhas verdes variadas a gosto Modo de Preparo 1. Lave bem as folhas verdes sob água corrente. Numa tigela, deixe-as de molho por 10 minutos. Em seguida, retire as folhas com cuidado para que as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela. Reserve.

2. Leve uma panela pequena com água ao fogo alto. Com uma faca afiada, corte as lulas em anéis de 0,5 cm. Quando a água da panela ferver, abaixe o fogo, coloque os anéis de lula e deixe cozinhar por 4 minutos. Desligue o fogo e escorra a água. 3. Numa tigela, coloque a cebola, o tomate e a salsinha picados. Acrescente o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino. Junte os anéis de lula cozidos e mexa bem. Cubra com filme e leve à geladeira por 30 minutos. 4. Num prato, disponha as folhas verdes e o vinagrete com os anéis de lula. Sirva a seguir.


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

23

Últimas

Islamitas que mataram soldado em Londres são condenados a prisão perpétua

O

s islamitas Michael Adebolajo e Michael Adebowale, de 29 e 22 anos, foram condenados na quarta-feira a prisão perpétua pelo assassinato a facadas do soldado inglês Lee Rigby no dia 22 de maio do ano passado em uma rua de Londres. Na presença de familiares do soldado, o juiz do tribunal penal de Old Bailey, Nigel Sweeney, impôs a pena, que para Adebolajo não é revisável, enquanto para Adebowale pode ser reavaliada em um prazo de 45 anos. O assassinato a sangue frio de Rigby, de 25 anos, quando retornava a seu quartel no bairro de Woolwich, que foi condenado pelos principais grupos religiosos, comoveu o Reino Unido e gerou uma onda de ataques contra mesquitas e muçulmanos. Ao pronunciar sua sentença, o juiz assegurou que os acusados cometeram um crime “bárbaro” e fizeram “um açougue” com a vítima em uma tentativa de decapitá-la, ao mesmo tempo em que qualificou sua conduta de “repugnante e impiedosa”. “Não é exagerado afirmar que o que fizeram resultou em um banho de sangue. Eles glorificaram o que fizeram”, disse o juiz, que ressaltou que os acusados não tinham demonstrado “remorso”.

Os dois acusados se levantaram do banco dos réus proclamando “Alá é grande”, antes de serem rendidos e tirados da sala por nove guardas de segurança. Enquanto isso, nas portas do tribunal se reuniram dezenas de simpatizantes do ultradireitista Partido Nacional Britânico (BNP, na sigla em inglês), que pediram em cartazes “a forca para os assassinos de Lee Rigby”. Os familiares da vítima, todos vestidos com camisetas com o lema “Justiça para Lee”, estiveram presentes na sala e tiveram a oportunidade de explicar o trauma causado pela morte do soldado. Antes da sentença do juiz, que se atrasou várias horas, os advogados dos processados expuseram circunstâncias que podiam ser atenuantes e pediram que não fossem condenados a prisão perpétua, mas a uma pena longa que poderia ser reavaliada em um mínimo determinado de anos. O representante legal de Adebolajo argumentou, entre outras coisas, que, embora o massacre do militar “tenha sido um crime que comoveu a nação (...), a prisão perpétua (não revisável) nunca está justificada” e criaria “um mártir”. O islamita, que foi filmado por transeuntes justificando o assassinato como vingança pela morte de mu-

Governo irlandês cobra mais indenizações da Igreja por abusos de menores

O

governo da Irlanda quer que as ordens católicas envolvidas em casos de abusos contra menores aumentem em 230 milhões de euros as indenizações às vítimas, um adicional que equipararia a quantia fornecida pelo Estado. De acordo com o site do jornal “The Irish Times”, o ministro irlandês de Educação, Ruairí Quinn, colocou esta questão ao Executivo de coalizão entre conservadores e trabalhistas, que espera deixar liquidada até o final de abril. Recentemente, Quinn remeteu uma carta às 18 ordens católicas assinaladas pelas autoridades para pedir um aumento de sua contribuição para as compensações, mas sua resposta foi “decepcionante”, segundo assinalou uma porta-voz do ministro. O titular de Educação deve endurecer sua posição, principalmente depois que o Parlamento nacional aprovasse (em 2009) por unanimidade uma proposta que pede mais ajuda à Igreja Católica irlandesa.

Até o momento, as 18 congregações envolvidas forneceram 500 milhões de euros, a grande maioria em bens imóveis, embora o governo de Dublin considere que esse número deve chegar aos 730 milhões de euros. Essa quantidade representaria a metade dos 1.460 milhões de euros que o Estado irlandês concordou em conceder às milhares de vítimas dos abusos através de um organismo denominado Junta de Compensações de Instituições Residenciais. Segundo o último relatório dessa Junta, até finais de 2012, foram pagos 1.069 milhões de euros aos sobreviventes, embora ainda faltem 485 casos denunciados. O governo irlandês depende da boa vontade das ordens, pois reconheceu que carece de instrumentos legais para obrigar à Igreja Católica a pagar mais indenizações às vítimas. Essa Junta foi criada em 2002, quando o governo estimou que o total das indenizações não deveria superar os 300 milhões de euros.

Dupla assassinou o soldado inglês Lee Rigby a facadas no ano passado

çulmanos inocentes por tropas britânicas no Iraque e no Afeganistão, “pretendia morrer (no ato) e continua pensando que deveria ser executado”, ressaltou. Por sua parte, o advogado de Adebowale sustentou que seria “desumano, ao extinguir toda esperança de libertação”, impor uma pena de prisão perpétua sem opção a redenções a seu cliente de 22 anos, cuja sentença poderá ser finalmente revisada depois de 45 anos. Durante o julgamento, os acusa-

dos se descreveram como “soldados de Alá” e, embora não tenham negado sua participação no sangrento ataque, se declararam inocentes das acusações, com o argumento que atuaram em defesa do islã. A viúva do soldado, Rebecca Rigby, destacou perante a corte que seu filho crescerá “vendo imagens de seu pai que nenhum filho deveria ter de suportar”. Em 22 de maio de 2013, Adebolajo e Adebowale atropelaram e

posteriormente mataram a facadas o militar a plena luz do dia e na presença de testemunhas, que lhes filmaram invocando Alá. Lee Rigby era membro do segundo batalhão do Real Regimento de Fuzileiros britânico e tinha servido no Chipre, na Alemanha e no Afeganistão antes de ser destinado ao quartel de Woolwich, ao qual voltava no dia de sua morte após finalizar sua jornada de trabalho na Torre de Londres. 

Aceitação de casamentos de homossexuais cresce nos Estados Unidos e chega a 53%

D

esde que Massachussets foi o primeiro estado a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo há uma década, a aceitação desse direito subiu de 32% a 53%, segundo um relatório divulgado na quarta-feira. O Instituto de Pesquisa de Religião e Opinião Pública entrevistou 4.509 adultos entre 12 de novembro e 18 de dezembro com um questionário, em inglês e espanhol, que perguntava opiniões sobre a homossexualidade. A pesquisa, financiada pela Fundação Ford, tem uma margem de erro de 1,7 pontos percentuais. Em 2003, todos os grupos religiosos maiores se opunham ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, “com exceção das pessoas religiosas, mas sem afiliação”, diz o relatório. Atualmente, 73% das pessoas que se dizem religiosas sem estar afiliadas a alguma instituição, 62%

dos brancos protestantes, 58% dos brancos católicos e 56% dos hispânicos católicos aprovam os casamentos de casais do mesmo sexo. Entre os judeus, segundo a pesquisa, 83 % são a favor da legalização de tais uniões. O estudo encontrou uma divisão entre os hispânicos protestantes: 46% são a favor de permitir a união entre casais homossexuais e 49% se opõem. A maior oposição a esses casamentos ocorre entre os protestantes evangélicos: 69% dos brancos e 59% dos negros com tais afiliações religiosas se opõem. “Apesar de muitas igrejas e muitos fiéis abandonarem sua oposição aos direitos dos homossexuais, bissexuais e transexuais na última década, esta pesquisa prova que as doutrinas das igrejas que se opõem a esses direitos prejudicam sua capacidade para atrair e reter os jovens”, indicou o diretor do

instituto, Robert Jones. “Quase um terço dos nascidos entre princípios do anos 80 e princípios da década de 2000 e que abandonaram a religião na qual foram criados dizem que as doutrinas ou o tratamento negativo rumo aos homossexuais teve um papel significativo em sua decisão”, acrescentou. Quase 58% dos indagados opinam que os grupos religiosos estão perdendo os jovens por ser tão críticos em assuntos de homossexualismo. A pesquisa encontrou que dois fatores, a idade e o ter um amigo ou amiga ou membro da família que é homossexual, têm um impacto grande no apoio ou na oposição a essas uniões conjugais. Dos menores de 30 anos, 69% são a favor da bênção e da legalização dos casamentos de pessoas do mesmo sexo, comparado com apenas 37% dos idosos com 68 anos de idade. 


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

24

Crônica

Na flor da idade Antonio Jorge Rettenmaier* ajrs010@gmail.com

Q

uantas vezes já ouvimos falar da flor da idade. Mas e qual seria a real idade da flor? Ou então, qual seria a flor da idade? E como seria essa flor da idade, ou a idade dessa flor? Às vezes criamos definições para situações ou fases da vida, que depois não sabemos explicar. Tentamos milhares de vezes. De milhões de maneiras. Mas jamais convencemos.

Muito se diz de que uma pessoa está na flor da idade quanto completa ou goza da vida em determinado número de anos vividos. Mas não seria também definir qual seria essa flor de exemplo para a idade? A orgulhosa orquídea, a amante rosa, a faceira margarida, a exuberante tulipa, a radiante girassol, ou qual delas entre as outras tantas milhares que brincam nos jardins? Na verdade, todas elas podem até inspirar a flor da idade. Mas, o seu tempo de vida também serve para

contar o tempo da flor da idade? Ainda bem que não. Seria bom que sempre pensássemos que apesar de importante, o melhor não foi o tempo em que já se viveu, mas o que ainda se vai viver. E com a vantagem de que nem vamos pensar no prazo de validade dessa flor da idade. Porque podemos nos dar o direito de abrir mais tarde pela manhã e fechar mais tarde ainda no fugir do sol. Será sempre uma maneira de fugir da liberdade, deixar que determinem quando e como, devemos abrir nossas pétalas. Sempre haverá alguém para

criticar nossa pressa ou desprezar nossa preguiça. Olhos atentos sempre cuidarão de nossas manhãs, esquecendo suas próprias. Quem sabe até com inveja por terem escolhido errada a sua flor da idade. Pensando bem, se formos espertos e com sede de viver e ter felicidade nossa, vamos escolher aquela que quase não é vista no canto do jardim. Para nossa flor da idade, que saibamos escolher a Sempre Viva. *Antonio Jorge Rettenmaier é Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior.

Lançamentos da semana no cinema the book thief

non stop

Gênero: Drama Nacionalidade: EUA, Alemanha Data de lançamento: 26 de fevereiro Diretor: Brian Percival Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch). Elenco: Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse

Gênero: Suspense Nacionalidade: França, EUA Data de lançamento: 28 de fevereiro Diretor: Jaume Collet-Serra Sinopse: Durante um voo de Nova York a Londres, o agente Neil Marks (Liam Neeson) recebe uma série de mensagens SMS enigmáticas, dizendo que um passageiro será morto a cada 20 minutos caso US$ 150 milhões não sejam transferidos para uma conta bancária. Inicialmente Beil não dá atenção à ameaça, mas quando o primeiro passageiro aparece morto ele inicia uma investigação em pleno avião sobre quem possa ser o assassino. Elenco: Liam Neeson, Julianne Moore, Scoot McNairy

ride along

unforgiven

Gênero: Ação, comédia Nacionalidade: EUA Data de lançamento: 28 de fevereiro Diretor: Tim Story Sinopse: Ben (Kevin Hart) trabalha como segurança em um colégio, e namora a bela Angela. Quando o namoro se torna sério, ele pensa em se casar com ela, mas antes tem que enfrentar o irmão protetor dela, James (Ice Cube), um policial linha dura. Para entregar a mão de sua irmã a Ben, James faz uma proposta: os dois vão sair em patrulha juntos, durante 24h. Se ele provar ser digno de entrar na família, receberá a aprovação para o casamento. Elenco: Kevin Hart, Ice Cube, John Leguizamo

Gênero: Ação, drama Nacionalidade: Japão Data de lançamento: 28 de fevereiro Diretor: Lee Sang-il Sinopse: Remake do filme Os Imperdoáveis, de Clint Eastwood. E um vilarejo, um grupo de cowboys corta o rosto de uma prostituta e não são punidos. Insatisfeitas com a impunidade do grupo e a postura do Xerife da cidade, as prostitutas colocam um preço pela cabeça dos cowboys responsáveis pelo ocorrido. As ofertas atraem para o local dois personagens que mudaram completamente a vida dos habitantes. Elenco: Ken Watanabe, Jun Kunimura, Yûya Yagira


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

25

Dicas de eventos Marcha da mulher 08 de mar

Pancake day - 04 de mar

Feira de universidade britânicas 01° de mar

No dia internacional da mulher, uma marcha será realizada entre Oxford Circus e Trafalgar Square. Não deixe de dar força à esse movimento. O evento começa às 13h e se encerra às 15h. Mais informações no www.millionwomenrise.com

Clube do Choro-08 de mar O Clube do Choro volta à Londres no dia internacional da mulher. Não perca a oportunidade de curtir boa música ao lado de boas companhias. O evento começa às 19h no London Welsh Centre, 157-163 Gray’s Inn Road, London WC1X 8UE. Mais informações no www.clubedochoro. co.uk

Quatro de março de 2014 é a terça-feira gorda. Corridas de panquecas acontecerão em toda a cidade. A terça-feira gorda marca o último dia antes da quaresma, tradicionalmente um período de abstinência de alimentos com açúcar, gorduras e ovos. O Dia da Panqueca representa uma boa oportunidade de usar tais ingredientes antes do período de jejum. O Pancake Day ocorre 47 dias antes do domingo de Páscoa. Como a data do Domingo de Páscoa é ditado pelos ciclos da lua, o dia da panqueca pode ocorrer a qualquer momento entre 03 de fevereiro e 9 de março.

A feira de universidades acontece no próximo sábado, no Lancaster London Hotel. Para participar, se cadastre de maneira gratuita no www.ukunifair.co.uk. O evento será das 12h às 17h. Entre os participantes estão a University of Bath, University of Oxford, King’s College, City University, entre outras.

Eyewitness - Até 22 de mar

Business breakfast - 01 de mar Pra você que quer fazer contatos com os negociantes da comunidade brasileira, o Business Breakfast é uma grande opção. O próximo evento acontece no dia primeiro de março na 42-44 Norwood High St, London SE27 9NR.

Se você está por dentro dos eventos de Londres. Compartilhe através do e-mail: dicadasemana@braziliannews.uk.com

APROVEITE LONDRES Egberto Gismonti - 27 de fev

Adriano adewale 07 de mar

Art14London 28 de fev a 02 de mar

Os fotógrafos vencedores do Prêmio Pulitzer apresentam a capacidade de capturar momentos olho-no-olho, criando documentos atemporais e significativos da nossa história cultural e política. Mais informações no www.danielblau.com

Fashion Sunday 02 de mar O mercado mensal de moda de Bethnal Green volta neste domingo com a line-up de 25 ou mais designers e selos independentes criação de loja no salão principal do local. O local oferece moda feminina contemporânea, masculina e acessórios. Acompanhando a feira, haverá saborosas barracas de comida, bebida e música ao vivo. Mais informações no www. ovalspace.co.uk

Maslenitsa Russian Festival 02 de mar O retorno triunfante de Egberto Gismonti a Londres em 2012 criou alguns dos momentos mais emocionantes do London Jazz Festival. Virtuoso pianista e guitarrista, é uma figura da cultura brasileira contemporânea. A apresentação acontece no Barbican, e ingressos e informações podem ser obtidas no www.barbican. org.uk

O percussionista e compositos brasileiro Adriano Adewale se apresenta no dia sete de março no Rich Mix, apresentando seu terceiro álbum, ‘Raízes’. O álbum é o segundo da trilogia que começou com ‘Sementes’, em 2008. O evento começa às 20h. Para mais informações e ingressos, acesse www.richmix.org.uk.

O Art14 não se autodenomina ‘feira de arte global de Londres’ a toa. No segundo ano do evento, que será realizado no Olympia, estarão presentes 180 galerias de 42 países diferentes. Prepare-se para ser surpreendido ao andar pelos corredores neste evento. Mais informações e ingressos podem ser adquiridos no www.artfairslondon.com.

Zdravstvui Maslenitsa! O festival russo celebra a chegada da primavera. A celebração na Trafalgar Square combinará teatro, dança, música e comida de todo o país. Você encontrará arte russa, artesanato e lembranças, além de alimentação e performances do premiado Teatro Chudaki. Mais informações no www.maslenitsa.co.uk


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

26

Classificados Serviços PROFESSOR Professor de inglês nativo £50 por 2 horas, £150 por 10 horas, Cambridge FCE, IELTS, entendo português perry7770@ hotmail.co.uk / skype: genius7001 07897910816

consórcio de imóveis e automóveis Representante autorizado de consórcio de imóveis e automóveis. Planeje seu investimento. Planos de 174 meses. Contate Maria 07459349075

Professor de português e espanhol Aulas Particulares de Português e Espanhol como segunda língua e para o GCSE. Período tarde e noite. Poeta Graduado em Línguas Modernas pela Universidade de Londres-Birkbeck. Entrar em contato com Thiago, contato: 07809331748.

depiladora Serviço de depilação para homens e mulheres. Profissional com mais de 10 anos de experiência. Atendimento em Fulham, salão brasileiro. Entrar em contato através do número: 07850144907

Serviços para carro e Van em geral Mecânica e elétrica. Pre-Mot, Ignição, Diagnótico computadorizado, entre outros. Brixton Auto Repair – entrar em contato com Luiz 07832371627 IB (594-598)

pinturas em geral Fazemos todos os tipos de pintura com qualidade e responsabilidade na sua residência ou empresa. João Paulo 07473710042

beauty expert in london Serviços de manicure e pedicure, Shellac (unhas com duração de 15 dias). Depilação, banho de lua, sobrancelha entre outros. Entrar em contato com Sueli, 07756257382

Serviços de beleza Progressiva, extensão capilar (método colado ou amarrado), coloração, serviço de salão em geral. Procurar por Leida: 07806678835

MANICURE PEDICURE Profissional, cuidado especial com as suas unhas. Apartir de £ 20,00. Entrar em contato com Viviane, Através do número - 07438415808

show man Show man para festas de despedidas de solteiro, o cover dos Famosos Contato: Asizo 07952056086. asizosuares@yahoo.es

viagens? Dinheiro? Diversao? Empresa de travel procura por você que gosta de viajar e ganhar dinheiro. Email: wladimir1975@hotmail.com 07940 43868

Depilação & unhas de gel e acrílica Unhas bem feitas com duração de mínimo 3 semanas. Variedade de cores e ótimo preço! Contato: 07456747344

Serviço para moto beleza e saúde Massagem relaxante, linfática e Limpeza de pele. Profissional qualificada no Brasil e em Londres. Entrar em contato através do número: 07850144907

pasta caseira Pasta caseira feita com ingredients frescos e orgânicos. Pasta Fresca. Pasta Gluten Free. Todas as pastas são muito saborosas com um procedimento especial de secagem que enriquece o sabor e se torna mais nutritiva. Mais informação no website: www.theartisanpastacompany.co.uk Entre em contato: 07783940927 / 07889992468 / 02083161688

Pão de Queijo Pão de queijo para mercados e cafés. Produção em grandes e pequenas quantidades. Pré-assado (10 minutos no forno está pronto e delicioso) ou congelado. Entrar em contato com Jussara ou Michael, através dos números: 07783940927 / 02083161688.

Mecânica e eletricidade para motos. Profissionais qualificados. Procurar por Franco. Contato: 02089601000

Serviços para carro e Van em geral Mecânica e elétrica. Pre-Mot, Ignição, Diagnótico computadorizado, entre outros. Brixton Auto Repair – entrar em contato com Luiz 07832371627

DESIGNER GRÁFICO Profissional qualificada na área e com alto nível de expêriencia. Criação de material gráfico em geral. Alto conhecimento em programas de designer. Se você precisa criar a Logo da sua empresa ou gostaria de promover uma divulgação com um desenho gráfico super atrativo, entre em contato. cpfaillace@hotmail.com 07400949292

Empregos caixa para money transfer

Vaga para trabalhar tempo integral como caixa em uma money tranfer. Pessoa precisa ter situação regular no Reino Unido, nível de inglês e português avançado e ser comunicativa. CV para: marcelo@alphatransfers.eu

Chef de cozinha Oferecemos emprego para chef de cozinha em restaurante brasileiro em Cheadle, Greater Manchester. Mínimo de 3 anos de experiência em culinária brasileira. Entre em contato para mais detalhes no telefone 07545853169 ou 0161 491 2915 Salário compatível com a função

Vaga para Motoboy Vaga para trabalhar com entregas a domicílio. Trabalho full time das 12:00 às 18:30, em um restaurante brasileiro. Requisitos: O interessado precisa ter sua própria moto e material de trabalho. Situação regular no país. Tel: 02089691149 Mob: 07725105605

Vaga para agente de viagem Precisamos de agente de viagem com experiência mínima de 1 ano, que fale inglês, português e espanhol. Favor enviar CV em inglês para: JAILSON@SOLIMANTRAVEL.CO.UK

Vacancy for Hair Stylists We are recruiting experienced Full Time or Part Time Hair Stylist’s for our BRAND NEW Salon Da Silva in Shepherd’s Bush This is a GREAT position ideal for someone who is passionate about hairdressing and a team player. GOOD RATES OF PAY AND COMMISSION STRUCTURE Must be reliable, flexible and have the right documents to work in UK The salon is open 6 days a week MonSat, 9 to 19 Call us now: 02076028783

vaga para diaristas PRECISA-SE de diáristas com experiência para trabalhar em Surrey Tom 07405 701714

Vaga para auxiliar de contabilidade Precisa-se de auxiliar de contabilidade. Com experiência no ramo. Solicitamos Inglês e Português. Enviar CV para o email: joanasantana@ hotmail.co.uk

Pintores e manutenção Profissionais com muita experiência em escritórios e lojas. Favor entrar em contato com William Diaz 07984148051 701 - 704

vaga para Churrasqueiro Mínimo de 2 anos de experiência, para trabalhar em um restaurante brasileiro em Cheadle, Greater Manchester. Entre em contato para mais detalhes. tel. 07545853169 ou 0161 491 2915 Salário compatível com a função

vaga de nanny Procura-se uma Nanny fulltime para cuidar de 3 crianças e também fazer a limpeza da casa. Precisamos de alguém habilitado para dirigir. Horário das 7.30 até 18.30. Entrar em contato com: Mirandagodinho3@gmail.com

Vaga para recepcionista Empresa Líder no mercado, procura para admissão em tempo integral: Recepcionista Os candidatos deverão responder a este artigo enviando seus currículos para o email: info@nabaslegal.com.

Vaga para Cozinheira Trabalhar como cozinheira em um restaurante brasileiro em NW10. Faixa etária 30 a 45 anos, pessoa ativa e com situação regular no Reino Unido. Favor entrar em contato com Edmar. Contato: 07725105605 / 02089691149

VACANCY FOR IT SUPPORT we currently have a vacancy for IT support, previous experience is essential. Please send your CV by e-mail to hr@speedfast.eu

Precisa-se de emprego Faço salgados PROCURO TRABALHO EM COZINHA E CAFETERIA, FAZENDO SALGADOS DE DIVERSOS TIPOS. CONTACTO POR EMAIL: MAMARITX@GMAIL.COM

funileiro Funileiro automotivo, procuro trabalho como ajudante. Tenho situaçao regular em Reino Unido. Tel: 075 4474 3020

Cleaner e Garçonete Me ofereço para trabalhar de cleaner e garçonete em eventos. Interessados ligar 07882167813

Negócios Vende-se fazenda de côco Excelente investimento! Fazenda de côco localizada em Alagoas, próximo da praia e da cidade. Para mais informações, entrar em contato através do número: 07535648940

VENDO LOJA Loja de roupas femininas, marcas brasileiras. Loja existe já há seis anos. Localiza ao lado da estação de Willesden Junction. Investimento lucrativo. Preço a combinar. Motivo da venda: A dona está se mudando para outra cidade na Inglaterra. Contato: 07880317402 – Vanessa. 589 - 600

More Bem CARNAVAL E COPA DO MUNDO EM SALVADOR 2014 Apartamento super bem localizado para o carnaval, 10 minutos andando do circtuito Barra – Ondina e 15 minutos andando do circuito Campo grande. 5 minutos andando da praia do Porto da Barra. (melhor banho de mar de Salvador). Apartamento espaçoso com 4 quartos, dois banheiros, área de serviço, cozinha e sala grande. Alugamos para um grupo de até 15 pessoas. Para mais informações, ligar para o número: 07588805858

vaga Quarto pra alugar em Dalston Junction, £168,00 por semana, ótima casa recentemente reformada. Localizada próximo a estação e do ponto de ônibus 38, 242, 277…. vale a pena conferir tel: 07917652817 or email: milenemattosuc@hotmail.com.


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de marรงo de 2014 BRAZILIAN NEWS

27

Classificados


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

28

Sorria Abobrinha

A sogra e o assalto

Marcos Fumagalli brjetlondon@yahoo.com

Um perigoso assaltante entra armado em um banco. Assustando os clientes, vai até o atendente e exige todo o dinheiro do caixa. Com a quantia em mão, ele se volta para um dos clientes e pergunta: - Você me viu roubar esse banco? Com a voz trêmula, ele responde: - Sim, eu vi. Sem pensar duas vezes o ladrão atira nele. Depois, pergunta para um jovem parado ao lado de uma senhora: - Ei, você me viu roubar esse banco? - Eu não vi nada não, moço... - Tem certeza? - Tenho... Mas a minha sogra, essa senhora aqui do lado, disse que viu tudinho!

Um abraço a todos e até a próxima semana!!!

Telefone: 07783940927*

Jussara Piacentini

*Se você tem alguma dúvida a respeito da astrologia ou sobre seu signo, escreva para a Jussara!

jussarapiacentini@hotmail.com

Áries (20 março a 20 abril)

Câncer

Elemento: Fogo Planeta Regente: Marte Ideias novas e um espírito de independência poderá mudar bastante o mundo que o cerca num bom aspecto, ariano! Por outro lado, talvez ainda não seja o tempo certo de revelar tudo isso. Espere um pouco mais, analise tudo com cuidado. Se alguma coisa não lhe parecer bem clara, não decida nada, ainda. Procure estar consciente do que realmente se trata para tomar decisões. Compromissos e segurança é o que você procurará nos assuntos de parcerias e relacionamentos, segundo as influências astrais nesta semana.

Touro

(21 junho a 21 julho)

Elemento: Água Planeta Regente: Lua Prosperidade, romance, planos a longo prazo? Você poderá ficar otimista nesses assuntos, canceriano! Mas por outro lado, por que ficar preso em casa quando você pode explorar o mundo? Dê os primeiros passos para algo inédito e você logo verá o que o futuro lhe reserva. Se os seus relacionamentos mais próximos parecem estar “frios”, está em suas mãos descobrir o que está errado e fazer algo para “esquentá-los” novamente! Não perca tempo!

Leão (22 julho a 22 agosto)

Elemento: Terra Planeta Regente: Vênus

Gêmeos

(23 setembro a 22 outubro)

(22 dezembro a 20 janeiro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: Terra Planeta Regente: Saturno

Deixe de experimentar e tentar sempre a mesma coisa, libriano. Apenas mudando sua atitude, esquecendo o que já tentou e não funcionou, o colocará pra frente! Tente algo novo e inédito! Você poderá descobrir as fraquezas de um certo relacionamento: analise o que teve de bom e mau nos momentos que viveu. Você terá que decidir se vale a pena tentar fazer com que esta relação continue ou não. No trabalho, será reconhecido se caminhar pelas suas próprias pernas!

Escorpião

(21 abril a 20 maio)

Será uma semana em que o contato com bons amigos e oportunidades românticas farão sua vida mais agradável, taurino! Os astros recomendam que mantenha os seus pés bem fincados na Terra e controle suas finanças e fantasias. Dia primeiro de março você provavelmente trabalhará num projeto ainda não terminado e que precisará ser revisto. A partir do dia cinco comecará uma fase de aproximadamente um mês em que você se deleitará em estar próximo aos seus colegas. Use seus talentos no trabalho!

Capricórnio

Libra

Elemento: Fogo Planeta Regente: Sol

Você estará vivendo uma fase mais tranquila e com tempo pra dividir com os outros, leonino! A ajuda de alguém pode lhe ser muito útil para que você atinja seus objetivos. Uma inesperada oportunidade poderá vir no seu caminho: agarre com todas as garras! Use de lógica e seja racional e não emocional quando for escolher um trabalho. O amor está em alta e você poderá viver excelentes momentos com a sua “cara metade”!

Virgem

(23 outubro a 21 novembro)

Elemento: Agua Planeta Regente: Plutão e Marte

Pisar em terrenos desconhecidos é exatamente o impulso que você precisa nesta fase, escorpiano! Há uma ligação forte no seu signo com viagens e alimentação. Diante disso, haverá a oportunidade de você trazer à tona seus talentos e qualidades. Romances parecem vibrar como num conto de fadas e Vênus lhe recomenda que mesmo os mais fortes relacionamentos necessitam de manutenção e cuidados!

Sagitário

A sorte estará do seu lado quando focar seus interesses e atenção num projeto que você acredita realmente, capricorniano! Você estará brilhando social e profissionalmente e inspirará pessoas com diferentes personalidades que poderão vir a trabalhar juntas. Quanto aos problemas que você vem remoendo há tempo e deixando de lado, é hora de enfrentá-los com a cara e a coragem. Resolvendo de uma vez, poderá partir para novas e frescas ideias, deixando um novo ar entrar em sua vida!

Aquário (21 janeiro a 19 fevereiro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Urano

Mercúrio encontrando a Lua no seu signo fará com que suas palavras esquentem os relacionamentos mais frios, fazendo-os mais produtivos. No trabalho sentir-se-a recompensado e as linhas de comunicação estão abertas. No dia dois deste mês, a ideia de um romance à distância o atrairá ou você gostará de sair pra longe com uma pessoa querida, trocando muitos carinhos. Vênus no seu signo, e com a Lua cheia, a partir do dia cinco, lhe trará muito charme e propício a receber muitos elogios!

Peixes

(21 maio a 20 junho)

(23 agosto a 22 setembro)

(22 novembro a 21 dezembro)

(20 fevereiro a 20 março)

Elemento: Ar Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: terra Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: Fogo Planeta Regente: Júpiter

Elemento: Água Planeta Regente: Júpiter e Netuno

Projetos românticos e de trabalho começam a brilhar pra você nesta semana. Fique longe de pessoas que possam colocá-lo pra baixo, geniniano. Tente se expressar claramente nas conversas e não deixe nada nas entrelinhas. Os astros recomendam que controle as finanças e evite gastos desnecessários. Este dia primeiro de março será o ideal para você dar importantes   passos em relação à sua carreira. Não deixe que pequenos impecilhos o impeçam de seguir pra frente!

Todas as atividades que envolvam grupos de pessoas estão extremamente favoráveis esta semana, nas quais você poderá expor suas ideias e projetos. Dividir seu conhecimento com os outros será muito importante, virginiano! No trabalho, aja rapidamente quando aparecer uma oportunidade. Esta Lua Nova no dia primeiro de março  lhe trará românticas e inspiradas vibrações: passar algum tempo com alguém que você ama vai inspirá-lo muito mais do que você pode imaginar!

Pensar muito numa situação ou sobre uma decisão torna tudo muito mais difícil, sagitariano. Mas nesse comecinho de período verá que as coisas começam a ficar mais suaves pra você. Concretamente a partir do dia 6 de março, quando seu regente Jupiter caminhar para a frente, você começará a visualizar, sonhar e planejar. Sentir-se-a mais livre, otimista, confiante, podendo ver a s coisas com mais clareza. Não se preocupe se tiver que dar um passo pra trás, às vezes isso é necessário!

Deixe de fazer as coisas como um “robot”, sempre da mesma forma, pisciano. É hora de novos começos. Deixe de lado o que não funciona mais na sua vida e substitua por coisas que realmente valham a pena. Ao invés de ir pelas aparências, você deverá analisar as situações e as pessoas mais profundamente e, assim, conseguirá ver as coisas como elas realmente são. Assim poderá tomar as devidas decisões no trabalho e nas finanças!

Inspiração, criatividade, imaginação e espiritualidade são os enfoques desta Lua Nova em Peixes dia primeiro de Março! Boa sorte a todos!


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

29

Esporte

GP do Brasil fica fora do calendário Grupos das eliminatórias da Eurocopa são definidos de 2014 da Moto Grand Prix

A

A

F e d e r a ç ã o Internacional de Motociclismo (FIM) anunciou o calendário definitivo do Mundial de Motovelocidade de 2014 e deixou de fora o Grande Prêmio do Brasil, previsto inicialmente para o fim de semana de 28 de setembro e cujo circuito de Brasília não foi homologado. No calendário provisório da FIM constava a prova no Autódromo Internacional Nelson Piquet, mas ainda era necessária a homologação. Com a ausência do GP na capital federal, o calendário de 2014 será composto por 18 corridas, a primeira delas noturna, no Catar, no fim de semana de 23 de março. A Espanha será palco de quatro provas no calendário, a primeira delas no dia 4 de maio. O GP da Catalunha será disputado em 15 de junho, o de Aragão ocupará a data reservada para o GP do Brasil e o de Valência fechará o Mundial em 9 de novembro.

Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, não foi homologado para receber a etapa do Mundial

Confira o calendário do Mundial de Motovelocidade de 2014: 23 de março Catar 13 de abril Estados Unidos 27 de abril Argentina 04 de maio Espanha 18 de maio França 01 de junho Itália 15 de junho Catalunha 28 de junho Holanda 13 de julho Alemanha

10 de agosto Indianápolis 17 de agosto República Tcheca 31 de agosto Grã-Bretanha 14 de setembro San Marino 28 de setembro Aragão 12 de outubro Japão 19 de outubro Austrália 26 de outubro Malásia 09 de novembro Valência 

Uefa definiu no final de semana os grupos das eliminatórias para Eurocopa de 2016. A federação europeia realizou sorteio no Palais des Congrès Acropolis, na França, e separou as 53 seleções em nove grupos. Atual bicampeã da competição, a Espanha inicia a busca pelo tricampeonato no Grupo C das Eliminatórias, onde mede forças com Ucrânia, Eslováquia, Bielorrússia, Macedônia e Luxemburgo. Jamais na história do torneio continental uma seleção conquistou o título em três edições consecutivas. País sede, a França está classificada no Grupo I, ao lado de Portugal, Dinamarca, Sérvia, Armênia e Albânia. Os duelos da seleção francesa, porém, não contabilizarão pontos na disputa da chave, servindo apenas como preparação para a equipe. O torneio classificatório para Eurocopa de 2016 é disputada por 53 seleções, que são divididas em

oito grupos de seis equipes e um de cinco, com jogos de ida e volta. Os nove vencedores dos grupos, os nove segundos classificados e o terceiro melhor posicionado garantem vaga direta na competição. Os outros oito melhores terceiros classificados disputam a repescagem.


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

30

Esporte

Em encontro com Dilma, Maradona comentará líderes europeus divergem Copa do Mundo para sobre final perfeita da Copa emissora venezuelana O A

presença de Dilma Rousseff em Bruxelas na semana passada e a proximidade da Copa do Mundo no Brasil acabou criando uma divertida rivalidade entre os líderes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, à qual a presidente soube driblar com admirável habilidade. O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse em entrevista coletiva após a cúpula bilateral União Europeia-Brasil que “não acredito que possamos coordenar uma posição da UE. Eu não estou necessariamente de acordo com o presidente (do Conselho Europeu), Herman Van Rompuy, sobre o resultado do Mundial”. “Eu prefiro ver uma final em

língua portuguesa, mas o presidente Van Rompuy - de nacionalidade belga - prefere os diabos vermelhos”, acrescentou Barroso, que é português. “Em um país católico como o Brasil talvez não devêssemos torcer pelos diabos”, brincou. Van Rompuy, que tinha feito a primeira brincadeira sobre a Copa, havia declarado estar convencido de que o Brasil e algum das equipes europeias, “talvez a Bélgica”, terão muitas chances de enfrentar-se em uma final. “O Mundial será uma oportunidade fantástica para pôr o moderno Brasil no centro das atenções e mostrar o impressionante progresso econômico e social que alcançou na última década”, destacou Van Rompuy.

Por sua vez, Dilma não quis demonstrar preferências por uma ou outra equipe europeia, mas lembrou que o Brasil ganhou a Copa em cinco ocasiões. “Vemos a UE como um dos maiores celeiros de bom futebol. Não quero entrar na discussão de diabos contra anjos. Todo o mundo é bemvindo”, comentou. Dilma assegurou ainda que este Mundial não será só um evento esportivo. “É uma oportunidade para o Brasil se mostrar ao mundo, mostrar a força e vitalidade da nação brasileira, a alegria dos brasileiros em receber todos os seus convidados”, destacou. “Vamos receber nossos convidados e esperamos que se sintam bem-vindos e em casa”, ressaltou.

ex-jogador Diego Armando Maradona comentará a Copa do Mundo de 2014 para a emissora venezuelana “Telesur”, segundo confirmou ele mesmo em um vídeo postado do YouTube. “Chegou o momento emocionante da minha vida de assinar este contrato que me liga à ‘Telesur’, aos meus amigos venezuelanos, ao presidente Maduro, e sobretudo ao comandante Chávez”, disse Maradona no vídeo. O ex-treinador da seleção argentina explica que transmitirá o Mundial junto com o jornalista e locutor argentino Víctor Hugo Morales para a televisão venezuelana, “porque assim iria querer o comandante (Chávez)”. Maradona aproveita o vídeo para lançar uma mensagem aos venezuelanos e ao presidente do país, Nicolás Maduro, “por todas as mentiras que estão dizendo e sendo criadas pelos imperialistas”. “Eu estou disposto a ser um soldado da

Venezuela para o que precisarem, porque na verdade estes senhores, se pode dizer senhores, me dão nojo”, afirma. “Por isso me encontro na Venezuela. Viva Chávez, viva Maduro e aguentem, porque Chávez está acompanhando a todos desde o céu. Uma saudação grande e me sinto muito orgulhoso por defender uma pátria bolivariana como queria o comandante Chávez. Mando um beijo grande e nos vemos no Mundial”. Esta será a terceira ocasião na qual Maradona exerce a função de comentarista em uma televisão. Em 1994, o ex-jogador colaborou com o “Canal 13” argentino no encontro das oitavas de final entre Argentina e Romênia, após ser excluído da Copa por testar positivo em um exame antidoping. Na Alemanha em 2006, Maradona foi contratado pela cadeia espanhola “Quatro” como comentarista durante todo Mundial. 


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

31

Esporte

Seleção de futebol, R10, Bob Burnquist e Maya Gabeira concorrem ao Laureus O

s concorrentes à edição de 2014 do Prêmio Laureus, o “Oscar do Esporte”, foram anunciados oficialmente na quarta-feira com quatro representantes brasileiros, a seleção de futebol, o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, o skatista Bob Burnquist e a surfista Maya Gabeira. Campeã da Copa das Confederações no ano passado, a seleção pode conquistar a honraria de Melhor Equipe do Ano pela segunda vez. A primeira aconteceu em 2003, depois de ter sido pentacampeã mundial. A disputa, no entanto, será dura, já que estão entre os concorrentes o Bayern de Munique, o Miami Heat e a escuderia Red Bull. Por sua vez, Ronaldinho concorre na categoria Reaparição do Ano por, depois de anos em baixa, ter sido o grande destaque do Atlético-MG no título da Taça Libertadores de 2013. Os outros dois representantes do país estão na disputa pelo prêmio de Melhor Atleta de Ação. Bob Burnquist obteve a 25ª medalha de ouro nos X Games, e Maya Gabeira correu risco de morte ao surfar uma onda de mais de 20 metros em Portugal.

A lista completa dos indicados ao Prêmios Laureus é a seguinte:. Melhor Atleta Masculino - Usain Bolt (Jamaica) - conquistou três medalhas de ouro no Mundial de atletismo. - Mo Farah (Reino Unido) - obteve a dobradinha 5 mil e 10 mil metros no Mundial de atletismo. - LeBron James (EUA) - jogador mais valioso (MVP) da NBA pela quarta vez em cinco anos. - Rafael Nadal (Espanha) - número 1 do mundo no tênis, venceu Roland Garros, US Open e cinco troféus de Masters 1000 da ATP. - Cristiano Ronaldo (Portugal) vencedor do prêmio Bola de Ouro da Fifa, marcou 69 gols pelo Real Madrid e pela seleção portuguesa em 2013. - Sebastian Vettel (Alemanha) campeão do mundo de Fórmula 1 pelo quarto ano consecutivo.

Melhor Atleta Feminino - Nadine Angerer (Alemanha) - eleita melhor jogadora do mundo pela Fifa e capitã da seleção alemã. - Missy Franklin (EUA) - aos 18 anos, conquistou seis medalhas de ouro no Mundial de natação. - Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica) - conquistou três medalhas de ouro em velocidade no Mundial de atletismo. - Yelena Isinbayeva (Rússia) campeã do mundo no salto com vara. - Tina Maze (Eslovênia) - campeã mundial de slalom super-G e medalhista de praia no supergigante e no supercombinado. - Serena Williams (EUA) - número 1 do mundo pela WTA, campeã de Roland Garros, do US Open e de outros oito torneios de tênis em 2013. Equipe do Ano - All Blacks (Nova Zelândia) - primeira seleção nacional de rúgbi a vencer todos os jogos de uma temporada na era profissional. - Bayern de Munique (Alemanha) - campeã mundial, da Liga dos Campeões, do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha. - Seleção brasileira de futebol masculino - campeã da Copa das Confederações. - Bob e Mike Bryan (EUA) - Golden Slam em duplas: quatro torneios do Grand Slam e o ouro olímpico no tênis. - Miami Heat (EUA) - campeã da NBA pelo segundo ano consecutivo. Red Bull (Áustria) - quatro títulos mundiais de Construtores consecutivos na Fórmula 1. Revelação do Ano - Seleção de críquete do Afeganistão - os integrantes aprenderam a jogar críquete em campos de refugiados, e em 2013 a equipe chegou à sua primeira final de Copa do Mundo. - Marc Márquez (Espanha) - campeão do mundo de MotoGP mais jovem da história, aos 20 anos e 266 dias. - Raphael Holzdeppe (Alemanha) - conseguiu o primeiro ouro da Alemanha no salto com vara em um

A surfista Maya Gabeira quase morreu ao surfar uma onda gigante em Portugal

Mundial. - Nairo Quintana (Colômbia) primeiro novato do Tour de France a subir no pódio desde 1996. - Justin Rose (Reino Unido) - com 22 anos, venceu seu primeiro grande campeonato, o Aberto de Golfe dos Estados Unidos. - Adam Scott (Austrália) - primeiro australiano campeão nos 77 anos de história do Masters de Augusta de golfe. Reaparição do Ano - Yelena Isinbayeva (Rússia) campeã do mundo no salto com vara. - Rafael Nadal (Espanha) - número 1 do mundo no tênis, venceu Roland Garros, US Open e cinco troféus de Masters 1000 da ATP. - Oracle Team USA (EUA) - obteve uma vitória de virada por 9 a 8 depois de estar perdendo por 8 a 1 na Copa América de vela. - Tony Parker (França) - o Jogador Mais Valioso (MVP) do EuroBasket após se recuperar de uma grave lesão ocular. - Ronaldinho Gaúcho (Brasil) aos 33 anos, após algumas temporadcas em baixa, levou o Atlético-MG ao título da Taça Libertadores. - Tiger Woods (EUA) - Melhor Jo-

Batalhão de Choque do Rio intensifica preparação contra manifestações na Copa

O

Batalhão de Choque da polícia militar do Rio de Janeiro realizou uma simulação na quarta-feira para treinar seus agentes contra manifestações violentas durante a Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho. Diante da imprensa internacional, cerca de 50 membros do batalhão citado simularam uma manifestação violenta, enquanto outros homens demonstraram a resposta que poderá ser tomada tanto por ar como a pé ou em veículos especiais.

Durante a simulação, realizada nas proximidades do Sambódromo, um helicóptero foi usado para transmitir ao vivo as imagens do protesto fictício para uma unidade móvel da polícia, uma medida que poderia ser aplicada para controlar os manifestantes. O Batalhão de Choque da PM, composto por mil agentes, mostrou aos jornalistas estrangeiros como seria a reação policial diante de situações de protestos violentos, usando bombas de gás lacrimogêneo e, inclusive, detendo dois dos

manifestantes fictícios. Os policiais também explicaram os tipos de materiais que habitualmente são usados para reprimir os manifestantes, tais como gás de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha. Sobre as possíveis manifestações violentas durante a Copa, que acontecerá entre junho e julho, o comandante disse que estas devem ser menores do que as registradas durante a Copa das Confederações de 2013, mas admitiu que “é preciso se preparar para o pior”.

gador do Ano do PGA de golfe após cinco vitórias no tour. Voltou a ocupar o topo do ranking mundial. Melhor Atleta com Deficiência. - Marie Bochet (França) - primeira vencedora de todas as modalidades em um único Mundial de Esqui Alpino. - Marcel Hug (Suíça) - conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata no Mundial de corrida de cadeiras de rodas. - Tatyana McFadden (EUA) venceu quatro maratonas urbanas e conquistou seis ouros no Mundial de cadeiras de rodas. - Sophie Pascoe (Nova Zelândia) - conquistou cinco medalhas de ouro em cinco provas no Mundial de natação. - Sarah Louise Rung (Noruega) conquistou quatro medalhas de ouro em suas cinco provas do Mundial de natação. - Olga Sviderska (Ucrânia) - conquistou cinco medalhas de ouro indi-

viduais e duas em revezamentos no Mundial de natação. Melhor Atleta de Ação - Jamie Bestwick (Reino Unido) único atleta da história dos X Games a obter oito ouros consecutivos, no BMX. - Bob Burnquist (Brasil) - superou Dave Mirra ao conquistar sua 25ª medalha de ouro dos X Games, no skate half pipe, um número recorde. - Mick Fanning (Austrália) - sagrou-se tricampeão do Circuito Mundial de Surfe com um triunfo na última prova do ano. - John John Florence (EUA) - o surfista obteve o 10 perfeito ao executar o Alley Oop em Bali. - Maya Gabeira (Brasil) - esteve a ponto de se afogar após tentar surfar uma onda de mais de 21 metros em Portugal. - Shaun White (EUA) - conquistou sua sexta medalha de ouro consecutiva nos X Games de Inverno no SuperPipe.


www.braziliannews.uk.com

27 de fevereiro a 5 de março de 2014 BRAZILIAN NEWS

32

Esporte

Embratur exige retirada de camisetas confeccionadas com conotação sexual A

Embratur exigiu a retirada do mercado das camisetas da Adidas, lançadas em ocasião da Copa do Mundo de 2014, por incluir conotações sexuais, enquanto a presidente Dilma Rousseff afirmou que o país está preparado para combater a exploração sexual. A Embratur emitiu uma nota na qual rejeita de forma “veemente” a comercialização de produtos “que vinculam a imagem do Brasil à conotações sexuais” e informou que exigirá a retirada desses produtos do marcado. Em uma das polêmicas camisetas, de cor verde, aparece a clássica frase “I love Brasil”, mas, neste caso, o coração também carrega um triângulo em alusão à parte traseira de um biquíni. Na outra, de cor amarela, apa-

rece a imagem de uma mulher em traje de banho junto à frase “Looking to score” (“querendo gols”), expressão também usada com sentido sexual, algo como “em busca de meninas”. “Vamos entrar em contato com a direção da Adidas e fazer uma chamada para que revisem essa atitude e retire os produtos do mercado. Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende. Nosso esforço está tombado na promoção do Brasil por seus atributos naturais e culturais”, afirmou a Embratur em nota. A presidente Dilma, por sua parte, comentou através de sua conta no Twitter que o país está preparado para receber os turistas que chegarão para Copa, a ser realizada entre junho e julho, mas precisou que também está para

combater o turismo sexual. “O governo aumentará os esforços na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no Carnaval e na Copa do Mundo”, alertou Dilma, que também encorajou a população a denunciar os possíveis abusos. Para o presidente de Embratur, Flávio Dino, “a exploração sexual é um crime inaceitável” que “não pode ser confundido de nenhuma maneira com uma modalidade de turismo”. “Queremos deixar claro a nossos principais parceiros comerciais na área de turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em seu território”, completou Dino, que acrescentou que ações como a da Adidas “dificultam a organização do Mundial” e podem “desvirtuar” o torneio.

Camisetas estão disponíveis para compra no site da empresa por 25 dólares

sua melhor escolha para ligar pra casa simplecall é melhor que cartões telefônicos e mais conveniente que chips pré-pagos. Somos um serviço de chamadas internacionais on-line que conecta você e as pessoas que você ama com chamadas de baixo custo e sem necessidade de códigos.

dial local

0203… Portugal: reach international

0055…

2 pence/min* (fixo) 5 pence/min* (celular)

Brasil:

1.5 pence/min* (fixo) 13 pence/min* (celular)

É só discar um número local e você será imediatamente conectado ao exterior – simples assim.

Cadastre-se! Envie SMS contendo “REG [espaço] seu email” para 66777 e receba £1 grátis! Atendimento ao cliente 24h; ligue 02034350175 *All rates are excluding VAT. Rates can be varied or withdrawn at any time. These terms are in addition to our standard terms & conditions. Visit www.simplecall.com for list of rates, full terms & conditions and variations or withdrawals. Above rate is effective from February 2014.

simplecall.com


Brazilian news 610