Revista Expressao

Page 7

Já na era moderna, os dentes de cerâmica eram montados sobre uma estrutura metálica que lhe oferecia a resistência necessária. Atualmente avanços tecnológicos permitem a confecção de dentes de cerâmica pura (sem a necessidade da estrutura metálica) facilitando sua aplicação e trazendo ganho estético incomparáveis. As porcelanas de baixo e médio ponto de fusão se aproximaram muito da dureza e estética dentária tornando-se indistinguível de um dente verdadeiro. As porcelanas podem ser empregadas na confecção de coroas unitárias, próteses, inlays, onlays e laminados tipo facetas e lente de contato dental. As cerâmicas constituem a principal alternativa de tratamento restaurador para a estrutura dental devido à sua biocompatibilidade, resistência à compressão e condutibilidade térmica semelhante aos tecidos dentais.

IMPLANTES Até bem pouco tempo atrás, a perda de um dente era um problema difícil de se resolver. Uma pessoa que tivesse essa infelicidade estava fadada a dentes postiços escorados nos dentes que restaram na boca. Com o advento dos implantes dentais, isto mudou muito. Esta revolução começou em 1952 graças aos estudos do médico sueco Per Brånemark sobre a cicatrização e regeneração óssea. Per Brånmark observou que o osso tem a propriedade de crescer e se associar ao titânio ficando aderido a ele. Ele designou a adesão clinicamente observada do osso com o titânio por ósseo integração. Em 1965, na Suécia, foi colocado o primeiro implante dentário de titânio num voluntário humano. O sucesso obtido revolucionou a Odontologia de uma forma irreversível em toda historia. Pacientes poderiam repor seus dentes perdidos de uma forma extremamente eficiente e duradoura. Pessoas que usavam próteses totais (dentadura) ou parciais móveis poderiam voltar a sorrir e mastigar com conforto e segurança através de um implante dentário. No Brasil os primeiros implantes dentários foram realizados em meados da década de 80. O uso de implantes dentários vem se tornando comum entre os brasileiros, e essa busca não se dá apenas por uma questão estética, mas por uma melhor qualidade de vida.

O FUTURO E O PRESENTE É A PREVENÇÃO Exames como o checkup Preventivo Digital® do Grupo Qualidade em Saúde buscam descobrir e intervir muito precocemente evitando os tratamentos caros, dolorosos e demorados. Pesquisas e testes estão exaustivamente sendo feitas usando células tronco e outras fontes doadoras de células como alternativas às terapias convencionais. Já existem testes em animais que demonstram ser possível construir um dente inteiro usando a engenharia tecidual. Em breve, ao invés de implantarmos um pino de titânio, estaremos implantando um germe dental que crescerá e será um novo dente. Finalmente, a terceira dentição.

Ângela Bisol Professora da pós-graduação na São Leopoldo Mandic. Formada pela UFRGS em 1999, doutora em Biologia Oral, especialista em Dentística Restauradora & Estética e em Prótese Dentária.

Ricardo Krause Especialista e Mestre em Traumatologia e cirurgia buco-maxilo facial. Professor do curso de Odontologia da Ulbra Canoas.

Revista Expressão | Edição 01 | Ano 2017

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.