O catador de histórias

Page 1

o catador de

histórias Sergio Palmiro Serrano Ilustrações de Ágatha Kretli


2


o catador de

histórias Sergio Palmiro Serrano Ilustrações de Ágatha Kretli


Crispim era assim: alto, magro, ossudo e narigudim. Nasceu no campo e cresceu na roça, aprendendo desde cedo os mistérios da terra, a plantar e colher os milagres do chão. Mas a lida do dia a dia trabalhando no campo... ah, não era nada fácil, não! Ainda menino, deixou de ir à escola para trabalhar na lavoura. Acordava antes do sol nascer, pegava a marmitinha, esperava o ônibus para trabalhar o dia todo sob o sol. Mal ganhava para ajudar no sustento de casa. Vida dura...

2


3



Mas Crispim tinha um costume que lhe dava muita alegria: Ele gostava de ouvir histórias. E se admirava de ver os contadores de causos em volta da fogueira. Um deles era o seu Nerso Gumercindo. Contador de causos dos bons. Sabia muitas histórias: saci, mula sem cabeça, lobisomem... E ainda outras, de dar medo e de sonhar: iara, matintapereira, caipora e curupira... Crispim também gostava de inventar as próprias fantasias.

5


Imaginava o romance secreto do preá com a seriema e contava para os outros em volta do fogo assim: “Um dia, eu juro que vi, vi um preazinho bonitinho, peludinho e que tinha umas patas bem pequenas... Ele saiu do meio do mato e veio assim pra beira do caminho, perto da porteira velha. O preazinho estava distraído, atrás de pinhão, eu acho... Nem viu a cobra... caninana logo ali do lado dele! Mas a caninana viu o preazinho, e já ia dar o bote quando se ouviu um som agudo muito alto, repetido! — Cáu! Cáu! Cáu! Cáu! — cantou uma seriema do outro lado da estrada. Depois, ela cantou outra vez, mais perto.”

6


7


8


…


…


35


Evoluir, 2016 Este livro atende às normas do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde janeiro de 2009.

Título original Autor Ilustrações Design gráfico Revisão

O catador de histórias Sergio Palmiro Serrano Ágatha Kretli Gabriela Ferreira Elisa Andrade Buzzo

Conselho Editorial

Bia Monteiro, Chico Maciel, Fernando Monteiro, Flavia Bastos e Uriá Fassina

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

S487c

Serrano, Sergio Palmiro. O catador de histórias / Sergio Palmiro Serrano ; ilustrações: Ágatha Kretli. – São Paulo : Evoluir, 2016. 36 p. : il. ; 31 cm. 1. Literatura infantojuvenil brasileira. I. Kretli, Ágatha. II. Título.

cdu 087.5 cdd 028.5

Índices para catálogo sistemático 1. Literatura infantojuvenil brasileira 087.5

Bibliotecária responsável: Sabrina Leal Araujo – crb 10/1507

isbn 978-85-8142-107-0

Fontes Sunday e Dolly Pro Impressão Meltingcolor Tiragem 3600 exemplares Papel miolo Offset 120g/m² Papel capa Suzano Art Premium Tech 300g/m²

Impresso em novembro de 2016

cc

s

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional Evoluir · fbf Cultural Ltda. Rua Aspicuelta, 329 · São Paulo-SP · cep 05433-010 · (11) 3816-2121 ola@evoluir.com.br · www.evoluir.com.br


SOBRE O AUTOR

Sou contador de histórias, ator, bonequeiro, músico, desenhador e inventeiro! Desde menino amo a música, aos 13 anos já tinha uma banda de garagem... e também construí alguns dos meus instrumentos. Autodidata, iniciei minha carreira profissional na área do desenho gráfico, produzindo jornais e revistas e ilustrando livros para crianças. Mais tarde descobri no teatro uma linguagem onde poderia juntar as coisas que amo: as histórias, a música, o desenho dos cenários e figurinos, a plástica dos bonecos e adereços. No começo fazia pantomima, um teatro só com imagens, que conta a história pela ação dos personagens. Com o tempo veio a necessidade da palavra e comecei a escrever. O teatro me levou para muitos lugares para contar minhas histórias e pude compartilhar com muita gente essa alegria. Do teatro fui para a TV e tive oportunidade de alcançar mais pessoas através do programa Baú de Histórias que está no ar há mais de 10 anos. Penso que a maior riqueza que possuo são as histórias que vivi e que inventei. Acredito que todo mundo pode inventar sua história. A vida está cheia de inspiração! A questão para mim é: que história a gente vai contar agora? SOBRE A ILUSTRADORA

Ágatha Kretli nasceu em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Fez faculdade de Design Gráfico e tinha preferência pelas aulas de quadrinhos, desenho, artes plásticas, processos manuais etc. Se formou pela Universidade Vale do Rio Doce e trabalhou por seis anos em agências de publicidade e design de Belo Horizonte. Sempre apaixonada por livros ilustrados, resolveu direcionar sua carreira na área de ilustração, com projetos em parceria com editoras de livros e revistas, além de projetos pessoais com pintura e bordado. Acredita que a curiosidade move o mundo, que os livros são poções de conhecimento e que aprender é pra vida toda. Atualmente trabalha como freelancer em sua casa, onde gosta de desenhar, recortar e colar coisas nas paredes.


Crispim é um rapaz simples do interior que ama ler e contar histórias. Decidido a perseguir melhores condições de vida, ele vai para a cidade grande, onde descobre um universo inteiramente novo. Seus sonhos acabam não correspondendo com a dura realidade, mas Crispim é muito criativo e encontrará a felicidade nas coisas mais imprevistas, e que ninguém mais quer.

978-85-8142-107-0


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.