EP200 PROTEÍNA DE SOJA FERMENTADA PARA ANIMAiS JOVENS

O EP200 é um alimento alternativo altamente digestível com finalidades nutricionais específicas que contribuem para o crescimento saudável dos leitões.
O intestino de animais jovens tem capacidade digestiva limitada. Logo, a fim de contribuir com o desenvolvimento funcional tanto do intestino como do sistema imunológico, os leitões necessitam de uma ração balanceada, formulada para atender suas exigências nutricionais durante o crescimento.
Os aminoácidos são a base para o crescimento dos leitões, assim, o EP200 contém uma quantidade elevada de aminoácidos disponíveis em comparação a outros alimentos alternativos concorrentes.
Durante a fermentação os aminoácidos indisponíveis se tornam disponíveis e, portanto, mais fáceis de serem absorvidos e utilizados pelos animais (Tabela 1).
O EP200 consiste em farelo de soja fermentado por bactérias fermentadoras do ácido lático. A fermentação facilita a utilização de minerais, proteínas e energia para o suíno e, além disso, os baixos valores de ABC-4 de EP200 contribuem para a digestão de proteínas de alta digestibilidade e obtenção de baixo pH no estômago dos leitões.
EP200 contém 7% de ácido láctico altamente palatável e está disponível como não transgênico.
O valor ABC-4 (quatro pepsinas) indica a quantidade de ácido clorídrico que os leitões precisam produzir para reduzir o pH do alimento para 4,0. Contudo, os animais jovens não têm a capacidade de produzir quantidades suficientes desse ácido e, consequentemente, diminuir o pH do alimento e ativar as enzimas que degradam as proteínas de forma eficiente.
Os minerais e cereais ricos em proteínas contribuem para o aumento do pH no intestino do leitão, por isso é importante escolher uma fonte de proteína de soja com baixo valor de ABC-4 e a recomendação é de que o alimento misto deva ter um valor ABC-4 de até 250-300 MEq/kg de ração. Caso seja utilizada soja com alto valor ABC-4 na dieta, maior quantidade de ácido terá que ser adicionada, com o intuito de reduzir o respectivo valor.
O farelo de soja contém vários compostos que influenciam negativamente o crescimento e podem causar distúrbios digestivos, conhecidos como fatores antinutricionais.
A fermentação elimina substancial desses fatores, o que faz com que o farelo de soja possa ser utilizado até mesmo para animais mais jovens e vulneráveis.
Em caso de risco e durante os períodos de anomalias digestivas (diarreia) e convalescença das mesmas2
ANF’S (FATORES ANTINUTRICIONAIS)3
1 Análise realizada no Laboratório Europeu de Proteínas.
2 Pode ser usado por até quatro semanas em períodos de distúrbios digestivos. Consulte seu veterinário antes de usar ou prolongar o período de uso. EP200 deve ter valor máximo de 20% de inclusão. EP200 contém Enterococcus Faecium.
3Os dados são originários das fichas técnicas oficiais dos produtos de produtores, do ano de 2022.
European Protein é um produtor dinamarquês de proteínas que promovem a saúde animal. O processo de fermentação patenteado da empresa produz proteínas que melhoram a saúde intestinal e a produtividade do animal, assegurando a saúde animal e a viabilidade para o produtor.
É uma empresa familiar com sede na Dinamarca e com instalações de produção tanto na Dinamarca como na Ucrânia e nos Estados Unidos.
europeanprotein.com/es/produkter/ep200-3/
Fabricante: European Protein A/S
Endereço: Vorbassevej 12, 6622 Bække, Dinamarca
Telefone: +45 75 38 80 40
E-mail: info@europeanprotein.com
Website: europeanprotein.com
VAT No.: 33643675
Representante no Brasil: Novagri do Brasil Comércio, Importação e Exportação Ltda.
Telefone: +55 (43) 9150-3040
E-mail: alfredo@novagri.com.br
Website: novagri.org
1.0