
1 minute read
Análise setorial
Segmento Demográfico
Segundo o site oficial do IBGE, a população de Bertioga estimada é de 64.723 pessoas, com densidade demográfica de aproximadamente 97,21 hab/km ². Atualmente, sua população pode ser considerada relativamente jovem/adulta, com a maior parte de sua faixa etária concentrada nas idades de 10 a 40 anos e com a taxa de escolarização sendo de 6 a 14 anos de idade.
Advertisement
Segmento Econômico
No ano de 2018, a proporção de pessoas empregadas, comparada ao número da população total era de 23,7% (14.657 pessoas). Levando em conta os domicílios com remunerações mensais de até meio salário mínimo por pessoa, a porcentagem da população que se encontrava dentro dessas condições era de 31,4%, sendo o salário médio mensal de trabalhadores formais de 2,9 salários mínimos. O PIB per capita analisado em 2017 era de aproximadamente 27.093,33 reais. Já o percentual das receitas oriundas de fontes externas, mensurado em 2015, foi de 40,4%. Dentro do município de Bertioga, o Índice de Desenvolvimento, no ano de 2010, apresentou o valor de 0,730.
Segmento Sociopolítico
Atualmente, uma das principais fontes de renda dos moradores de Bertioga deriva do turismo, principalmente em alta temporada, por ser uma cidade litorânea. Nessa região está localizado o Forte São João, construído no ano de 1547 e considerado a primeira fortaleza construída no país. Além do Forte São João, outro patrimônio da cidade é a Vila de Itatinga. Vila inglesa, erguida no ano de 1910, onde fica localizada a primeira usina hidrelétrica do Brasil, que ainda hoje ajuda no fornecimento de energia para o Porto de Santos. No presente momento, a Secretaria de Turismo de Bertioga estabelece políticas de preservação e valorização aos patrimônios culturais da cidade, além de incentivar atividades que estimulem o interesse de turistas, visitantes e investidores para a região durante todo o ano, contando com eventos e promoção de atividades esportivas, turísticas e culturais.
Segmento tecnológico
Em 2019, o Ministério do Turismo em parceria com o SEBRAE realizou um investimento de aproximadamente R$8 milhões na organização e qualificação do município, aprimorando portanto, o sistema tecnológico da região como forma de incentivo ao turismo em âmbito nacional. Com o crescimento da circulação de novos visitantes na cidade, por meio de investimentos públicos e privados, a probabilidade do surgimento de pequenos negócios aumenta, estimulando também a competitividade e inovação de Bertioga.