PARAMARTHA PRASANGA RUMO À META SUPREMA Por Swami Virajananda 1
Swami Virajananda
1.
Para realizar a Deus um aspirante deve ter: Paciência, Perseverança, Pureza de corpo e mente, Intenso desejo ou anelo, o conjunto dos Seis Atributos, que são, Shama (tranquilidade mental), Dama (controle dos sentidos), Uparati (abandono do apego aos objetos), Titikshâ (permanecer firme em meio a todo tipo de aflição), Shraddhâ (fé nas palavras do mestre espiritual e nas escrituras), e Samâdhâna (concentração da mente sobre o Ideal Escolhido, ou Deus).
2.
Não diga a ninguém mais, exceto ao Guru, as realizações, as visões, ou experiências similares, que as práticas espirituais possam trazer a você. Sempre mantenha seu tesouro espiritual – seus pensamentos mais íntimos – escondidos dentro de você. Eles não são para o olhar vulgar. Estas são suas posses secretas para serem compartilhadas somente entre você e o Senhor em segredo. Da mesma forma, não fale de seus defeitos e manchas aos outros. Você perderá, desta forma, seu auto-respeito e o respeito de outros por você. Eles são para você confessá-los ao Senhor. Ore a Ele por força para vencê-los.
3.
Quando você começar a meditação, primeiro sente-se imóvel por algum tempo e observe a mente; deixe-a vagar por onde quer que ela queira. Pense que você é a testemunha, o observador. Fique observando
1
Swami Virajananda (1873-1951), um discípulo da Santa Mãe Sri Sarada Devi, foi iniciado como monge por Swami Vivekananda; em 1938 tornou-se o Sexto Presidente da Ordem Ramakrishna.
1