


Via Dolorosa de Todos Nós - Oscar D’Ambrosio
Via Dolorosa de Cada Uma
Artista Maria Oliveira
Denomina-se Via Sacra ou “Via Crucis”, termo originário do latim que significa “Caminho da Cruz”, o trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos, onde é condenado à morte, até ao Monte Calvário, onde faleceu. Essa prática devocional, vinculada à Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (séculos XI ao XIII)
Desde então, os fiéis percorriam na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo Para reproduzir no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém, começaram a surgir representações pictóricas ou escultóricas. No século XVI, o número de estações (também chamadas de passos ou etapas) do percurso foi definido em 14, mas o Papa João Paulo II sugeriu que a cena da Ressurreição de Cristo fosse a 15ª, alertando para a importância desse momento dentro da doutrina cristã.
Dentro de uma perspectiva que fortalece as redes femininas de apoio, pensando o papel da Mulher não apenas no Nascimento de Jesus, por meio da Virgem Maria, mas também em outros episódios ligados à doutrina cristã, Maria Oliveira desenvolveu este projeto intitulado A Via Dolorosa de Cada Uma
Trata-se de um conjunto de pinturas que toma a Via Sacra de Jesus na perspectiva das dores que afetam a condição de ser mulher na sociedade contemporânea, visto pelos cristãos como uma importante forma de meditação sobre a Paixão e a Morte de Jesus Cristo que, de alguma forma, repercute em todos os seres humanos, seja qual for a sua crença.
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.
Significativamente, em 1João, 3:18, é dito: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”. O texto bíblico vale para A Via Dolorosa de Cada Uma, que leva a mensagem da Via Crucis para a prática cotidiana da existência feminina Suas imagens dão assim visualidade e expressão para a jornada existencial que a Via Crucis representa 5 5 Oscar D’Ambrosio @oscardambrosioinsta
5
O objetivo deste Projeto é sensibilizar a sociedade para a importância da valorização, do respeito, da dignidade e da vida da mulher, utilizando a Via Dolorosa de Jesus em uma versão feminina.
O Projeto consiste em Exposição da Série “A Via Dolorosa de Cada Uma” composta de 15 imagens que procuram fazer, com ênfase na figura feminina, uma analogia do sofrimento experienciado por Jesus Cristo, sua mãe Maria e toda a comunidade cristã na Via Sacra há mais de 2 mil anos.
As imagens são pintadas a óleo sobre tela painel, tendo, cada uma, 40 x 50 cm, e estão com moldura caixa na cor madeira cedro para serem fixadas em paredes ou painéis das instituições.
Maria Oliveira
@mariaoliveira estiloearte
Artista visual
Maria Oliveira é uma artista autodidata de São Paulo, radicada no Rio de Janeiro desde 1974. Estuda arte desde 1995, mas só a partir de 2018 se dedica inteiramente à criação de suas próprias obras Sua arte reflete sua percepção da realidade, abordando temas do cotidiano, socioculturais, memórias afetivas, natureza, retratos e arte religiosa. Em 2022, participou de uma residência artística em Sevilha, na Espanha, para aprimorar sua técnica de pintura a óleo Participa de concursos internacionais, salões de arte e exposições de renome nacional. Possui obra no acervo da Pinacoteca Fórum das Artes Botucatu/SP e no acervo permanente do Museu histórico “Dr Renato Cordeiro”Birigui/SP. Em dezembro de 2023, sua obra "Hope" foi premiada no Concurso Internacional promovido pela conceituada empresa alemã fabricante de papel artístico Hahnemuhle
1ª Estação da Via Sacra. “Mesmo sendo inocente Jesus é condenado à morte”.
A imagem sugere uma realidade crescente e atual, em que mulheres, ainda jovens, são isoladas e condenadas a uma vida de aprisionamento doméstico, ou exploração sexual, sofrendo abuso daqueles que as deveriam proteger.
O trabalho oculto
Óleo sobre tela painel e colagem de tecido jeans
40 x 50 cm
2024
2ª Estação da Via Sacra. “Jesus carrega a cruz aos ombros”
A obra busca retratar o fardo e o cansaço das mulheres vítimas do trabalho semelhante à escravidão praticado em oficinas e indústrias em diversas partes do mundo.
Subjugada Óleo sobre tela painel
40 x 50 cm 2023
3ª Estação da Via Sacra “Fraco e exausto devido aos açoites, Jesus cai pela primeira vez”
A figura feminina surge subjugada pela agressão verbal Depreciada e humilhada, ela tem sua autoestima e autoconfiança diminuídas. O diálogo entre a posição da mesa e o portal da janela remete à simbologia da cruz, enquanto o vermelho da vestimenta alude ao martírio.
Encontro Óleo sobre tela painel 40 x 50 cm 2024
4ª Estação da Via Sacra. “Jesus encontra a sua Santíssima Mãe”.
Esta obra busca estabelecer uma analogia entre o sofrimento de Cristo e sua mãe. Aponta para a dor das mães na sociedade contemporânea ao encontrarem seus filhos em situações de flagelo ou cumprindo pena no sistema penitenciário.
Sinal vermelho Óleo sobre tela painel
40 x 50 cm 2024
5ª Estação da Via Sacra. “Simão Cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz”.
O trabalho tematiza o crescente aumento da conscientização na sociedade em relação à promoção de ações que visam denunciar injustiças, preconceitos, assédios e, principalmente, a violência contra as mulheres. A imagem faz alusão à Campanha do Sinal Vermelho contra a violência doméstica, na qual o sinal "X", feito com batom vermelho ou qualquer outro material na palma da mão ou em um pedaço de papel, permite que as pessoas reconheçam que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e está pedindo ajuda
Nobres gestos Óleo sobre tela painel
40 x 50 cm 2024
6ª Estação da Via Sacra. “Verônica enxuga o rosto de Jesus".
A imagem destaca a prática do carinho, da solidariedade, da compaixão e do cuidado com o próximo, especialmente no contexto da pessoa idosa, considerando o aumento da expectativa de vida da população.
Vazio
Óleo sobre tela painel e colagem de comprimidos 40 x 50 cm 2023
7ª Estação da Via Sacra.
“Com o peso da Cruz, Jesus cai pela segunda vez”.
A imagem enfoca a depressão, que, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, acomete mais as mulheres do que os homens. A disposição dos comprimidos em formato de cruz indicia o sofrimento e o martírio enfrentados por essas mulheres.
Mulheres de fé
Óleo sobre tela painel, colagem e costura de miçangas e outros adereços
40 x 50 cm
2024
8ª Estação da Via Sacra. “Jesus encontrou as mulheres de Jerusalém”.
Jesus disse, perante os que choravam por Ele: “Não chorem por mim, chorem por seus filhos”. Esta obra busca representar que as mulheres, independentemente de suas crenças religiosas, continuam mantendo a fé, orando e se compadecendo com o sofrimento dos outros até os dias atuais. Nesse contexto mais amplo, pedir pelos próprios filhos e pelos dos outros é um tema recorrente em suas orações
Ponto e vírgula
Óleo sobre tela painel
40 x 50 cm 2023
9ª Estação da Via Sacra
“No topo do calvário os algozes o chicotearam e Jesus cai pela terceira vez”
Apresenta uma mulher, em posição fetal, olhando para o reflexo de uma luz. A tatuagem, com o símbolo de ponto e vírgula, evoca o conceito de que toda dor, assim como o Calvário de Cristo, não é um fim, mas uma possibilidade de recomeçar.
10ª Estação da Via Sacra “Jesus é despojado de suas vestes”.
A autoagressão que a imagem sugere é consequência de uma violência externa sofrida pela mulher, por meio de críticas e zombarias, quando sua imagem e corpo não atendem aos padrões de beleza impostos pela sociedade. Reverenciar a estética da magreza e da jovialidade gera uma avalanche de procedimentos invasivos estéticos e tratamentos com fórmulas mágicas para o emagrecimento rápido que permitam “caber” em roupas “instagramáveis”
Intolerância religiosa Óleo sobre tela painel
40 X 50 cm 2024
11ª Estação da Via Sacra "Jesus é pregado na cruz"
Enfoca a intolerância religiosa da sociedade contemporânea Infelizmente, as mulheres são frequentemente as principais vítimas dessa forma de discriminação, especialmente em certas religiões A imagem procura transmitir a mensagem de que, nos locais onde a religião de uma mulher difere da maioria, ela se torna alvo de comentários e "brincadeiras" depreciativas, aumentando assim a sua vulnerabilidade
Mais uma Óleo sobre tela painel
40 x 50 cm 2022
12ª Estação da Via Sacra “Jesus morre na cruz”
Sugere uma figura feminina deitada com os braços abertos, aludindo a uma pessoa executada e caída na posição de cruz. O rosto pouco visível sugere que se trata de “apenas” mais uma mulher, assassinada devido ao seu gênero, crime hediondo designado com o nome de feminicídio
Silêncio
Óleo sobre tela painel
40 x 50 cm
2024
13ª Estação da Via Sacra.
“Jesus é descido da Cruz e entregue à sua mãe”.
A pintura apresenta a dor universal e atemporal de uma mãe que perde um filho de forma violenta. Interpreta visualmente uma situação tristemente comum, especialmente nas periferias ou comunidades dos grandes centros urbanos, onde uma mãe observa o corpo coberto de seu filho, enquanto aguarda a remoção para o Instituto Médico Legal.
A Deus Óleo sobre tela painel 50 x 40 cm
14ª Estação da Via Sacra. “Jesus é colocado no Sepulcro”.
São enfatizados o desalento e a dor abrasadora e desoladora das mães que, ao sepultarem seus filhos, invertem o que seria a ordem natural do ciclo da vida.
15ª Estação da Via Sacra.
“Jesus ressuscitou dos mortos no terceiro dia”.
O amarelo dourado remete ao sagrado; e o azul, à espiritualidade e ao paraíso, sugerindo a luz, a força e a crença na capacidade humana de se reconstruir, renascer e recomeçar perante cada adversidade imposta pela vida.
Edição: Maria J. G. Oliveira
Crédito das imagens: Maria J G Oliveira
Capa: Maria J G Oliveira
Diagramação: Maria J. G. Oliveira
Texto curatorial: Oscar D’Ambrosio
Texto sobre as obras: Maria J. G. Oliveira e Oscar D’Ambrosio.
@mariaoliveira estiloearte @oscardambrosioinsta