PNL - Poemas às Cores - T12 - 4º Ano

Page 1

PRETO

O rato branco Que era do laboratรณrio Fugiu pela estrada preta Havia uma lata de tinta preta Na estrada preta. Havia no mar uma mancha gigante de petrรณleo Na beira da estrada preta O rato foi para uma quinta Com muita lama E disse: - Aqui jรก nรฃo me meto! Quando encontrou uma vaca Passou a cheirar a caca! E no mesmo momento disse: - Adeus!


AMARELO Oh amarelo, que linda cor, Fazes-me lembrar o Sol, Ou talvez um girassol? Oh amarelo, que linda cor, Fazes-me lembrar uma banana Ou talvez os chinelos de uma havaiana? Oh amarelo, que linda cor, Fazes-me lembrar areia Ou talvez uma baleia? Oh amarelo, que linda cor, Fazes-me lembrar um ananรกs Que vem dentro de um cabaz! Oh amarelo, adorei conhecer-te, Mas tenho que me ir embora Antes que chegue a hora!!!


AZUL Azul é o céu, Azul é o mar, Azul é o Neptuno que está sempre a girar! Azul é o relógio que está sempre a apitar, Azul é o pássaro que está a piar, Azul, azul o que trazes para dar? Ir para a praia, e na água entrar? E com um pássaro azul voar? A liga NOS, o Porto vai ganhar? Os peixes na água a nadar. A tinta azul no copo vamos entornar, Depois vamos pintar! Os golfinhos a mergulhar no mar, No lindo céu os passarinhos a voar! - Adeus azul!


BRANCO

Pomba branca como o urso polar, Cavalo salta até Real de Madrid, Nuvem canta como o sistema solar. Vamos às compras, verbo ir. No cavalo vamos, com sapatilhas novas, e nós cantamos, e nós a cavalo nas covas. O rato bebe o leite, branquinho como a cal, Vi-te e amei-te no Natal. Nasceste na cor do nada! E cresceste lá, Naquelas águas tu nadas, E tu moras cá!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.