IC_Marco_2019_GRAFICA.pdf 1 01/03/2019 13:56:54
Informe
COMUNIDADE Programa de Comunicação Social Regional do Espírito Santo Ano 14 - nº 39 - março de 2019
Projeto reabilita e devolve animais à natureza — Apenas em 2018, o Projeto de Monitoramento de Praias reabilitou e devolveu à natureza 141 animais como tartarugas, aves, botos e elefantes marinhos. O projeto é realizado há mais de oito anos pela Petrobras, em atendimento a condicionante ambiental do Ibama, e resgata animais encontrados debilitados, ou mortos, nas praias de Conceição da Barra (ES) até Saquarema (RJ).
Mais de sete mil animais recolhidos em 2018
Em média são relatadas 15 ocorrências diárias e, infelizmente, a maioria dos animais são recolhidos já mortos. As causas são diversas, como descarte de plástico no mar, pesca predatória e também causas naturais.
Os animais vivos são encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) e tratados visando sua reabilitação e reintegração à natureza.
Qualquer pessoa pode acionar as equipes pelo telefone 0800-039-5005
Foto: BIP/Petrobras
Fred, elefante-marinho celebridade, é visto em praias uruguaias Um dos animais mais carismáticos atendidos pelo projeto foi o elefante-marinho apelidado de Fred em sua primeira aparição, na Copa de 2014, ao desfilar vagarosamente pelo litoral capixaba. Em janeiro de 2017, Fred foi resgatado debilitado na praia de Campo Grande, em São Mateus, passou por tratamentos e, no dia dos namorados, foi devolvido à natureza. Com uma rede de fãs, até no Insta, Fred foi visto recentemente esbanjando saúde em águas Uruguaias.