Revista n°132 ABR 2009

Page 42

42 | CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

NOTÍCIAS DO CENTRO PRÓ-MEMÓRIA Atletas Beneméritos Há 70 anos

Fotos: acervo do Centro Pró-Memória Hans Nobiling

Por muitos anos, o Centro Pró-Memória conviveu com algumas lacunas na listagem de atletas beneméritos do Clube, pois alguns nomes foram acidentalmente apagados. No início de 2009, o exame mais detalhado de alguns documentos permitiu o preenchimento dessas lacunas com sete nomes: Arthur Kirschner, João Mazzieri e Leopoldo Villa Real, do Futebol; João Rehder Neto, do Atletismo; Totila Jordan e Plauto de Barros Guimarães, da Natação, e Elza Araújo Copelli, do Basquete.

Travessia de São Paulo a Nado Há 70 anos, Hellmut von Schütz vencia a tradicional prova da Travessia de São Paulo a Nado, pela primeira vez. No feminino, Lilly Richter e Lieselotte Krauss Reinhard foram 1ª e 2ª colocadas, nesse mesmo ano. Partindo da Ponte da Vila Maria e cumprindo um percurso de cerca de 7 km, Rio Tietê abaixo até a Ponte das Bandeiras (antiga Ponte Grande), Hellmut repetiria a proeza em 1940. Durante a primeira metade do século XX, essa competição foi a mais importante da Natação paulista e era realizada, anualmente, pela Gazeta Esportiva, desde 1924. Nas palavras do próprio Hellmut: “Na partida, batelões (que costumavam transportar areia) eram amarrados atravessados no rio e os cerca de 500 competidores eram divididos em cinco grupos. Primeiro, partiam os cerca de 100 nadadores conhecidos, filiados à Federação Paulista de Natação, depois vinha o grupo das moças e, em seguida, os três grupos restantes. Os nadadores dos clubes situados à margem do Rio Tietê naturalmente levavam grande vantagem, pois conheciam bem a correnteza do rio. Em 1937, fui o 7º colocado, em 1938, o 2º, e venci duas vezes, em 1939 e 1940. Lembro-me muito bem que, nadando a prova, vi que, do outro lado do rio, diversos nadadores estavam me passando. Voltei para a correnteza e ganhei a prova.

Foi ampliado o painel de homenagem aos medalhistas olímpicos pinheirenses no Pró-Memória, com a inclusão das fotos dos medalhistas da Olimpíada de Pequim 2008: Leandro Guilheiro e Cesar Cielo.

No ano seguinte, me fizeram muito medo com a possibilidade de pegar tifo (o rio já não era tão limpo) e tomei uma injeção na véspera. No dia da prova não me senti nada bem, mas não queria dar a impressão de que estava fugindo, fui até o fim e cheguei em 7º. (...). Na travessia de São Paulo a Nado, as minhas companheiras de Clube, Lilly Richter e Lieselotte Krauss, foram vencedoras, também, no mesmo ano em que eu venci. Lilly em primeiro lugar e Lilo em segundo, da turma feminina. (...) Como as mulheres saíam no segundo grupo e eram muito boas nadadoras, naturalmente ultrapassavam muitos rapazes do primeiro grupo. Então, elas contam que pegavam os pés deles e os puxavam para trás.”

Painel em homenagem aos medalhistas olímpicos pinheirenses

Lilly Richter e Hellmut von Schütz, vencedores da Travessia de São Paulo a Nado, em 1940

Atletas incluídos na galeria de beneméritos.

Medalhistas olímpicos do Pinheiros

pag_promemoria132.indd 42

24/3/2009 10:37:55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.