Notícias Prévias de Hematologia 2016

Page 10

Opiniões

Dr.ª Rita Gerivaz

«O

Centro Hospitalar de Lisboa Central/Hospital de Santo António dos Capuchos

congresso da SPH contempla um programa abrangente, que não se restringe à área hemato-oncológica, abarcando temas da Hematologia benigna de particular interesse. O painel de oradores é francamente diversificado, com a participação de vários palestrantes internacionais e nacionais. Parece-me particularmente interessante o Simpósio Conjunto EHA/SPH, que representa o esforço nacional de integração numa rede europeia que visa a uniformização do ensino e o treino de internos da formação específica, promovendo a crescente circulação de especialistas nos diferentes países europeus e a criação de redes de investigação clínica. Estas reuniões conjuntas permitem o diálogo, com o intuito de aprofundar uma relação de integração.»

Prof. Manuel Sobrinho Simões

«N

Centro Hospitalar de São João, no Porto

ão tenho dúvidas de que esta Reunião será, como habitualmente, uma excelente oportunidade para nos encontrarmos, conversarmos e aprendermos. Entre as várias sessões de elevada qualidade, destaco, por exemplo, a palestra “Dadores alternativos, novos condicionamentos e desenvolvimentos futuros”, proferida pelo Prof. Mohamad Mohty, presidente da EBMT [European Society for Blood and Marrow Transplantation], ou o Simpósio Conjunto EHA/SPH, com figuras de destaque no âmbito das leucemias. A Lição Abel Salazar será também de excelência, a cargo da Prof.ª Maria de Sousa e introduzida pelo Prof. António Coimbra. Por ser uma área sobre a qual não tenho um conhecimento muito aprofundado, admito o meu particular interesse pela comunicação da Dr.ª Daniela Weber sobre o papel do microbioma no transplante de células estaminais hematopoiéticas.»

Dr.ª Margarida Badior Ferreira

«A

Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

10

participação na Reunião da SPH tem sido crescente, ano após ano, e, tendo em conta o aumento progressivo de internos em Hematologia, espero que tal se mantenha nesta 18.ª edição. De frisar a importância dos cursos pré-congresso, que, desta vez, focam três assuntos distintos: Hematologia na gravidez, síndromes mielodisplásicas e Hematologia laboratorial molecular. Quanto ao restante programa científico, não posso deixar de salientar a grande participação internacional e as intervenções dedicadas à Imunologia e à Imunoterapia, respetivamente a cargo da Prof.ª Maria de Sousa e do Prof. Bruno Silva-Santos, bem como a sessão dedicada ao ferro. Estas e outras tantas intervenções farão desta Reunião, com certeza, um sucesso.»

Dr. Nuno Miranda

«A

Instituto Português de Oncologia de Lisboa

Reunião Anual da SPH tem hoje uma importância consolidada no panorama nacional. Além do interesse científico inquestionável, é um ponto importante de encontro entre profissionais e serviços, permitindo a troca de experiências e o conhecimento de realidades locais diferentes. Tem também permitido aproximar o laboratório da clínica, abordagem essencial na nossa especialidade, pela sua natureza clínico-laboratorial, centrando adequadamente o foco da nossa atividade. Esta Reunião é essencialmente o que os seus sócios quiserem fazer dela. A sua evolução, ao longo dos últimos 20 anos, foi impressionante, em qualidade e quantidade. Seguramente, podemos fazer ainda melhor, torná-la mais atrativa, melhorar o seu nível científico e aumentar a interatividade entre os profissionais. Mas isso só será possível com o empenho de todos, e incluo-me nesse grupo.»

Prof.ª Rita Coutinho

«E

Instituto Português de Oncologia de Lisboa

sta será uma Reunião bastante heterogénea, que abarcará desde temas mais raros, como a hemocromatose hereditária, a outros mais comuns, caso dos linfomas no idoso. Penso que esta variedade temática irá certamente agradar a todos. Julgo também importante realçar as palestras dedicadas à ciência mais básica: “Visita a um domínio onde vivem, inseparáveis, a Imunologia e a Hematologia”, da Prof.ª Maria de Sousa, e “Novas perspetivas na Imunoterapia de neoplasias hematológicas”, do Prof. Bruno Silva-Santos. A sessão dedicada ao metabolismo do ferro suscita-me um especial interesse, pois é uma área não oncológica da Hematologia que me cativa, embora eu tenha estado muito tempo mais dedicada aos linfomas.»


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Notícias Prévias de Hematologia 2016 by Esfera das Ideias - Issuu