Issuu on Google+

A semana do adereço antecipou a festa de Carnaval e contou com a participação de todos os alunos.

O quadro interativo foi um sucesso .

O Carnaval foi muito divertido na nossa escola. Mais uma vez os pais prepararam uma agradável surpresa aos filhos.

O dia de São Valentin foi um sucesso!! Tivemos a ajuda destes dois LINDOS cupidos.

Uma aula de aeróbica para celebrar o Dia Mundial da Mulher. Fácil não é educadora Marisela?

O 2º A recordou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, com uma visita de estudo à serra.


2

O DIRETOR

É com grande satisfação que vos apresentamos a segunda edição do nosso jornal escolar. Estamos quase no final do mês de março, o segundo período chegou ao fim, agora é tempo dos alunos fazerem uma pequena pausa para retomarem o terceiro período cheios de energia e motivação. Ao consultarem esta edição terão uma visão de algumas das atividades realizadas na escola, quer em contexto de sala de aula, como no exterior. São, essencialmente, atividades com forte intervenção dos alunos, nas quais demonstraram grande responsabilidade, gosto e interesse pelas novas aprendizagens e muita motivação na participação de alguns eventos realizados. Deixamos aqui a nossa palavra de agradecimento aos encarregados de educação pois continuam a intervir de forma ativa na vida escolar dos seus filhos, o que facilita e ajuda no seu processo de ensinoaprendizagem. Gostaríamos também de realçar o contributo da Liga de Pais pela disponibilidade e empenho na colaboração com a escola. Ao corpo docente e pessoal não docente o reconhecimento do profissionalismo que colocam na execução das funções, permitindo que a nossa escola assegure um ensino de maior qualidade dia após dia. Este ano o jornal vem sendo divulgado e apresentado só em formato digital devido aos custos inerentes à sua impressão em formato de papel. Caso algum encarregado de educação ou outro elemento da comunidade educativa nos apresente alguma proposta que viabilize a sua impressão em papel faremos todos os esforços nesse sentido. Terminamos, agradecendo a todos aqueles que tornaram possível esta edição do jornal. Saudações cordiais! Boa a Páscoa todos! Paulo Vitória

Identificação da Escola Morada: Caminho das Voltas, Santa Maria Maior 9050-252 Funchal Telefones: Secretaria: 291241123 Telemóvel: 966608201

Diretor: 291241120 Fax: 291241123

E-mail: eb1perddias@madeira-edu.pt Blogue: htt://ribeirinho-rdd.blogspot.com/ Site da escola: http://escolas.madeira-edu.pt/eb1perddias Facebook: http://pt-pt.facebook.com/ribeirodomingosdias 2


3

A nossa pré A foi visitar o Pólo de Leitura de Santo António e ouviram contar a história OGIMA, de Francisco Fernandes.

Durante o mês de março trabalhamos o tema: As Profissões

Esta prendinha ao PAI foi a homenagem dos nossos meninos. Foi uma atividade muito engraçada, talvez pelas cocegas do pincel!

3


4

Fizemos pinturas muito engraçadas…

Utilizamos outras técnicas de pintura

Realizamos um painel alusivo à primavera e páscoa.

4


5

Que lindos estĂŁo os nossos pequeninos no dia do ChapĂŠu!!!

5


6

Os nossos pequeninos foram Ă  Quinta da Boa Terra observar os animais, sobretudo os mamĂ­feros, de que tinham falado na sala de aula.

6


7

Na Estação de Triagem de Resíduos Sólidos e Urbanos dos Viveiros as nossas crianças aprenderam a separar o lixo de forma lúdica.

Os alunos da Pré B receberam os seus colegas do 4º ano A e observaram experiências muito engraçadas sobre a água. Foi um visita muito enriquecedora que facilitou a consolidação das aprendizagens. 7


8

1ยบ A

8


9

2ยบ A

9


10

2ยบ ano A

10


11

Lindos e originais foram os marcadores que estes nossos pequeninos fizeram para oferecer aos seus pais. ParabĂŠns pais e um feliz dia.

11


12

12


13

A turma do 3ยบ ano desenvolveu em parceria com o projeto Eco-Escolas o tema da รกgua e apresenta-nos aqui alguns dos seus trabalhos.

Catarina

Diogo 13


14

Carolina Henriques

Muito aprendemos n贸s com as nossas crian莽as!!! Vamos seguir os seus conselhos e ter um mundo melhor.

Pedro Jorge

14


15

Jo達o Miguel

Francisco

15


16

A turma A do 4º ano desenvolveu de forma muito original o tema da água como fonte de vida. Aqui estão alguns trabalhos desses “pequenos/grandes artistas”!

16


17

Excelente placard resultante de um trabalho de pesquisa, partilha de ideias e trabalho de equipa. Parabéns!!!!!

Gotinhas contentes explicam-nos todo o seu ciclo.

Muitas foram as experiências feitas pelos nossos alunos na sua sala. Mas não completamente satisfeitos com as descobertas foram partilhá-las com os coleguinhas da Pré B….um autêntico sucesso.

Conselho dos para todos!!!

pequeninos

17


18

Muito podemos aprender com os nossos pequeninos!!!

18


19

A minha melhor amiga

Um dia mudei de escola. Vim para esta escola chamada Ribeiro Domingos Dias. Conheci muitas meninas, mas uma fazia sentir-me muito bem. Essa menina chamava--se Sara. Comecei a aproximar-me cada vez mais dela e, por fim, passámos a ser as melhores amigas. Vou contar agora os momentos que passei com a Sara. Por exemplo: hoje ela deu-me um colar “Hello Kity” para recordar-me dela todos os dias. Um dia, disse-me que adorava estar comigo e que não ia esquecer-me! Isso fezme sentir tão bem! Eu digo-lhe todos os dias: és a melhor amiga, a mais fantástica do

mundo!

Para mim ela é linda, fantástica, amorosa, carinhosa, a melhor amiga que alguém pode ter! Quando nos chateamos e fazemos as pazes, a minha tristeza liberta-se! A Sara chama-me fofinha e espreme-me! Quando me dá abraços e beijinhos, faz-me sentir tão bem! Também chama-me nomes tão queridos e lindos! Adoro as nossas brincadeiras! Ela é a minha florzinha! Nós contamos segredos e guardamo-los entre nós as duas, como fazem as melhores amigas! Eu adoro a Sara! Mariana Letícia 4º B

19


20

HISTÓRIA SEM PALAVRAS

O caixote do lixo é muito importante para evitar a poluição do chão. Observa o que aconteceu ao Roberto nesta história.

Queres contar esta história por tuas palavras e apresentá-la na biblioteca para ser publicada? Eu acho boa ideia e tu? 20


21

O prometido Ê devido. Aqui podem ver como fazer facilmente os fantoches que deliciam as nossas crianças nas atividades de biblioteca.

21


22

Inserido no projeto de biblioteca “A História da Minha Vida” a professora Ana do 1º ano veio contar a história Maria dos Olhos Grandes e Zé Pimpão, uma história que fala do conhecimento, do respeito e da amizade pelos outros. Os alunos ouviram encantados a excelente “contadora”. Parabéns professora Ana.

22


23

INGLรŠS

Para tornar a tua Pรกscoa mais colorida podes imprimir esta pรกgina e colorir os ovinhos da Pรกscoa!

Aqui tens uma caixinha para guardares os teus miminhos! Podes imprimir e aumentar para o tamanho que desejares!

23


24

Mais uma atividade onde a relação escola/família foi muito bem sucedida! Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e no âmbito do projeto Liga-te, foi organizada uma aula de aeróbica para toda a classe feminina desta escola e para as mães. Com a educadora Marisela da sala da Pré A como “professora” todas as participantes fizeram questão em mostrar os seus dotes para esta atividade.

Parabéns, todas alinhadinhas!!!!

Com que então sorrisinho e pose para a foto? Os olhinhos não deviam estar na “monitora” Marisela?

24


25

Paul Gauguin ´ Paul Gauguin nasceu em Paris, viveu os primeiros sete anos de sua vida no Peru e voltou para o seu país natal, França, em 1855, Estudou em Orléans e, aos 17 anos, ingressou na marinha mercante e correu o mundo. Casou-se e teve cinco filhos. Aos 35 anos tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicou-se totalmente à pintura. Tornou-se um dos pintores mais importantes do século XX, como o seu amigo Van Gogh. Suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo.

EXPRESSÃO

O pintor, a certa altura da sua vida, decide ir viver para o Tahiti

onde pintou cerca de uma centena de quadros sobre os indígenas. Gauguin fez questão de retratar as nativas do Tahiti inseridas na sua cultura ancestral, ainda não ocidentalizada.

25


26

Os alunos que frequentam as aulas de Expressão Plástica—Complemento Curricular, imaginaram ser o pintor Paul Gauguin e a viver no Tahiti:

Depois imaginaram que Paul Gauguin tinha vivido na Madeira:

Sara Freitas 3º A

E por fim, integraram características da Madeira nas obras do pintor:

Laura 4.º A

Melissa 4.º A

Margarida 4º A

26


27

PALESTRA " A FREIRA DA MADEIRA" No dia 13 de fevereiro de 2012 a turma do 1ยบ Ano assistiu na escola a uma palestra sobre "A Freira da Madeira". Foi muito interessante! Todos os alunos estiveram muito atentos e depois apresentaram-nos estes trabalhos muito bonitos.

Bruna Beja 1ยบ ano

Leonor 1ยบ ano 27


28

Os alunos do 1º A da Escola Ribeiro Domingos Dias participaram, no ateliê de bricolage ambiental, realizada no dia 1 de fevereiro, no âmbito do projeto EcoEscolas, no Jardim Botânico. A manhã apresentava-se agradável e a atividade orientada pelas técnicas florestais, Nicola e Susana foi do agrado de todos os alunos. Elaboraram máscaras coma reutilização de materiais e elementos naturais. Depois da aprazível aula ao ar livre os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Jardim dos Louros. Os pequenos artistas estão de parabéns pelo empenho na atividade.

28


29

No pretérito dia 6 de Fevereiro de 2012 os alunos das turmas do 4º Ano A e 4º Ano B participaram numa palestra sobre “Vamos descobrir a Avifauna!” integrada no projeto Eco-Escolas. Foi interessante ver as aves endémicas da Madeira e, muitas outras que por cá habitam. Os alunos prontificaram-se desde logo a realizar alguns trabalhos apreciativos desta temática.

29


30

Visita de Estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Funchal

No o dia 15 de fevereiro de 2012, nós alunos do 4º Ano A, da Escola Ribeiro Domingos Dias, fomos visitar a ETAR do Funchal. Quando lá chegamos foi-nos explicado em primeiro lugar, a importância e o modo como poupar água. Explicou-nos também que a esta Estação trata as águas residuais provenientes das casas, dos hotéis, dos restaurantes e bares de setenta por cento das freguesias do Funchal. As águas após o seu tratamento, são lançadas ao mar através de tubos, que ficam a uma distância de 600 metros da costa e a uma profundidade de 50 metros. As águas saem em pequenas quantidades, para não contaminar os seres vivos lá existentes. De seguida foi-nos mostrado todo o equipamento necessário para a remoção dos lixos, areia, óleos e gorduras, existentes nas águas residuais. As águas primeiro passam pela Gradagem onde são retirados os resíduos sólidos de maiores dimensões. Depois seguem para os Tamisadores onde são retiradas todas as partículas superiores a 0,5 mm. Passando depois pelo Desarenador para remover as areias e partículas mais pesadas do que a água. Vimos ainda uns Contentores nos quais são armazenados todos os lixos que são retirados ao longo de todo o processo de tratamento, para depois serem transportados para a Estação de Resíduos Sólidos da Meia Serra.

30


31

TIC

Aqui est達o alguns trabalhos realizados pelos nossos alunos nas aulas TIC.

31


32

QUADRO INTERATIVO Alguns professores da nossa escola participaram durante o mês de Janeiro numa formação no âmbito QI Minis, quadros interativos. Foi uma experiência muito agradável e os alunos tiveram a oportunidade de experimentar esta extraordinária ferramenta educativa. As nossas crianças ficaram muito entusiasmadas.

32


33

Integrado nos projetos “Prevenção Rodoviária” e “Eco-Escolas”, as turmas do 4º Ano da nossa escola realizaram duas visitas de estudo nos dias 9 e 23 de Janeiro de 2012. O 4º Ano A visitou uma escola de condução onde puderam tomar conhecimento sobre as regras de circulação, de segurança e de sinalização rodoviária. O 4º Ano B participou no parque de Santa Catarina a uma série de atividades sobre “Saber Circular, Saber Viver”. Após uma sessão teórica ministrada pelo Técnico da Câmara Municipal do Funchal, os alunos puderam num espaço adaptado a circuito rodoviário, simular situações de trânsito real, consolidando deste modo os conhecimentos anteriormente adquiridos.

33


34

No dia seis de Fevereiro eu e a minha turma fizemos um circuito pedestre pelos núcleos históricos das freguesias da Sé e S. Pedro. A nossa visita foi guiada pela D. Cátia Freitas. Ao longo do circuito fizemos atividades muito divertidas. Para isso a senhora forneceu-nos umas fichas que fomos preenchendo com a ajuda de um mapa, das nossas observações e das explicações dadas. Em todo o percurso aprendi coisas novas sobre ruas, palácios, fortes e estátuas. Mas o que eu mais gostei foi de aprender que os nomes das ruas estão ligados a acontecimentos do passado. Por exemplo, a Rua das Pretas tem este nome porque moravam nesta zona muitas famílias ricas e os seus criados, que eram escravos negros, passavam por lá muitas vezes para irem às compras. Nós passamos pela Praça do Municívamos a igreja de S. João a Câmara Municipal do pois fomos à Sé ver o deira decorado com g e o m é t r i c a s .

pio, onde obserEvangelista e Funchal, deteto em maf i g u r a s

De seguida fomos até à Fortaleza de S. Lourenço e a D. Cátia disse-nos que esta fortaleza, a Fortaleza do Pico e o Forte de S Tiago faziam a defesa da ilha. Disse ainda que antiga- mente existia uma muralha que ligava estes edifícios e que servia de defesa aos ataques dos piratas e dos corsários franceses. A senhora explicou que os piratas roubavam para eles próprios e que os corsários roubavam para um rei, eram como soldados.

34


35

Subimos a avenida e vimos a estátua de João Gonçalves Zarco, feita em bronze pelo escultor Francisco Franco. A D. Cátia falou-nos do que representavam as figuras em relevo no monumento onde estava a es-

tátua. O marinheiro representava a sabedoria, o guerreiro as conquistas, o padre a religião e o agricultor o povoamento da ilha. Gostei muito desta visita. Foi interessante e aprendi muito . Sara Freitas—3º A

Todas as turmas da nossa escola no mês de Janeiro participaram no programa “Semear Palavras Colher Leituras” que está inserido no Plano Municipal de Leitura, promovido pela Câmara Municipal do Funchal, com o primordial objetivo de cultivar hábitos de leitura nos mais jovens. NOTA: Ver imagens em ribeirinho-rdd.blogspot.com

35


36

Antes do desfile de Carnaval de SextaFeira, a nossa escola proporcionou aos alunos 4 dias de atividades diversa alusivas ao Carnaval: cada dia correspondia a um endereço— gravata, laço, chapéu, penteado e pijama. Verificou-se muito entusiasmo e alegria. Todos gostaram de mostrar a sua criatividade!

36


37

O desfile de Carnaval na Sexta-Feira, animou a nossa escola,

E FIL S E D

com a participação de toda a Comunidade Educativa, de uma forma muito positiva, seguindo-se um lanche com sonhos e malassadas confecionados pelos Encarregados de Educação. Todos saborearam! A todos o NOSSO OBRIGADO!

NOTA: Visualize as imagens no blogue da escola. 37


38

O8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A propósito deste Dia, organizou-se, na nossa Escola uma exposição subordinada ao tema: “Mulheres Notáveis de Portugal e do Mundo”, apoiada pela PresidênSelma Lagerlof ( 1858-1940) cia do Concelho de Ministros e Comissão para a Cidadania Nobel da Literatura 1909 e Igualdade de Género. A atividade teve como objetivos comemorar o Dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher; homenagear mulheres importantes ao longo dos tempos, tanto em Portugal como no resto do mundo; divulgar figuras da cultura universal e compreender a emancipação da mulher, quer em Portugal, quer no resto do Mundo. Assim sendo, algumas mulheres foram evidenciadas pelo seu êxito. O Prémio Nobel da Paz foi atribuído apenas a 12 mulheres desde 1911 até 2006: Bertha von Suttner, Jane Addams, Emily Green Balch, Mairead CorMarie Curie ( 1867-1934) rigan, Betty Willians, Madre Teresa de Calcutá, Alva Nobel da Física 1903 Myrdal, Aung San Suu Kyi, Rigoberta Menchú Tum, Jody Nobel da Química 1911 Willians, Shrin Ebadi e Wangari Maathai. MULHERES NOTÁVEIS

Marie Curie e Maria Goeppert-Mayer foram premiadas com o Prémio Nobel da Física; sendo o da química doado a Marie Curie, Irène Joliot- Curie e Dorothy Crowfoot Hodgkim.

Gerty Cori ( 1896-1957) Nobel da Medicina 1947

A outras foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura, tais com, Selma Lagerlof, Grazzia Deledda, Sigrid Undset, Pearl Buck, Gabriela Mistral, Nelly Sachs, Toni Morrison, Wislawa Szymborska e Elfriede Jelinek. E o Prémio Nobel da Medicina foi concedido a Gerty Cory, Rosalyn Yalow, Bárbara MCClintock, Rita Levi- Montalcini, Gertrude B. Elion, Christiane NussleinVolhard e Linda B. Buck. 38


39

O8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MULHERES NOTÁVEIS

Wangari Maathai( 1940) Nobel da Paz 2004

Elfried Jelinek (1946) Nobel da Literatura 2004

Linda B. Buck (1947) Nobel da Medicina 2004

Facto curioso está na não atribuição do Prémio Nobel da Economia desde 1969 até 2006 a nenhuma mulher. A Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres da Presidência do Conselho de Ministros informa que: “Na Plataforma da Ação de Pequim, adotada em 1995, os países membros da ONU reconhecem que “o grau de acesso e as oportunidades das mulheres e dos homens exercerem poder sobre as estruturas económicas da sociedade onde estão inseridos são consideravelmente diferentes” e que “na maioria dos países, as mulheres estão praticamente ausentes ou pouco representadas na tomada de decisão económica”. Assim, entre outras medidas, a Plataforma da Acão de Pequim recomenda que os governos concebam mecanismos e promovam ações positivas que “permitam às mulheres acederem plenamente, e em condições de igualdade, à formulação de políticas e à definição de estruturas por meio de organismos tais como ministérios das finanças e do comércio, comissões económicas nacionais, institutos de investigação económica e outros organismos chave, bem como através da sua participação nos organismos internacionais adequados.”

39


40

Na porta da cozinha, o coelhinho assustou-se!

Os coelhos e os pintainhos entraram na Escola e trouxeram alguns ovinhos.

No hall de entrada, as meninas felizes e vestidas de rosa, celebram a chegada da Primavera e o nascimento de novos pintainhos!

Feliz Pรกscoa! Um pintainho na sala dos professores descansa ao lado de uma bela cesta de violetas!

40


41

Jogo das diferenças Consegues descobrir quais destes dois desenhos é exatamente igual? O Popeye aproveitou os saldos para comprar espinafres. Sabendo que cada caixa leva oito latas, olha para o desenho e diz quantas latas de espinafres comprou.

Utilizando números de 1 a 4, completa as operações de modo a obter os resultados apresentados Tenta descobrir no quadro os nomes dos desenhos. Estão escritos em todas as direções, menos na diagonal.

Preenche o quadro com o nome das figuras..

41


42

42


43

43


Jornal 2 período 2011-2012