Ação municipal

Page 1

Jornal

agosto de 2014

Jornal

Ano II - Nº 18

2014 1802 II ndeNº n ano agosto

Ação Municipal n

As cidades aqui n DISTRIBUIÇÃO

DIRIGIDA

Aumento na tarifa de energia impulsiona a inflação de agosto O aumento na tarifa de energia elétrica impulsionou a inflação deste mês. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o reajuste deste serviço foi de 4,25% aos consumidores no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15). Enquanto a inflação foi de 0,14% no mês, a contribuição da tarifa de energia foi de 0,12%. O governo tem autorizado o aumento nas tarifas em diversos Estados do País, como em Curitiba, elevação de 23,85%; São Paulo, 18%9; Belém, 34,41% e recentemente Brasília, com aumento de 20%. Essa elevação no preço da energia fez com que a inflação acelerasse no quesito habitação. Passou de 0,48% em julho para 1,44% em agosto. Este item apresentou a maior variação e também o maior impacto de grupo no IPCA-15 – com contribuição de 0,20% na inflação. Outros quesitos Outros quesitos ajudaram a impulsionar a inflação em agosto: artigos de limpeza, 1,47%; taxa de água e esgoto, 1,37%; condomínio, 1,36%; aluguel residencial, 0,66%; e mão de obra para pequenos reparos, 0,66%. Não diferente à tarifa de energia, a taxa de água e esgoto aumentou nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

Estiagem causa redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas De acordo com dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a previsão é de que as represas do Sudeste e do Centro-Oeste fechem o mês de agosto com 30,5% da capacidade. O Nordeste também teve queda de 4%, e a região está com média de 29,6% – e projeção do NOS indica que até o final deste mês o índice de armazenamento dos sistemas deve ser de 27%. No entanto, a redução dos níveis dos reservatórios também é uma realidade da região Sul, a taxa de armazenamento está em torno de 82,15%, enquanto era 93,28% há um mês atrás. Já na Região Norte, o índice está em 76,22%, inferior aos 88,29% que apresentava no dia 21 de julho. De acordo especialistas, o período de estiagem vai perdurar no país até o mês de outubro. E o reflexo negativo do atual cenário é evidente, principalmente no bolso do consumidor, já que com a falta de água para o consumo, demanda o aumento das contas de água e consequentemente de luz.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.