Manual Cifale

Page 1

Guia de Identidade Visual


Proposta de Identidade Visual para o III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ


Este foi um projeto desenvolvido pelas alunas Erica Huebra e Isabela Lima, estudantes do curso de Comunicação Visual - Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para a disciplina de projeto, ministrada pelo professor Almir Mirabeau. A proposta consiste na criação de uma marca para ser utilizada no Congresso Internacional da Faculdade de Letras.


Sumรกrio


1. Como nasceu a idéia 2. Assinaturas 3. Identidade Visual 4. Malhas das assinaturas 5. Área de proteção 6. Tipografia Institucional 7. Cores Institucionais 8. Como explorar a parte vazada 9. Reduções 10. Como não utilizar a marca 11. Aplicações 12. Maneiras diferentes


Como nasceu a idĂŠia


Começamos a pensar em algo que remetesse a conversa, a troca de informações, por isso a idéia do balão de diálogo para representar o congresso, ele mostra a forma de um meio de comunicação multilateral, onde todos passam e recebem informações, onde está presente a interdisciplinaridade. Por outro lado também era importante representar o tema do congresso e por ser um encontro do curso de letras resolvemos procurar dentro dos próprios sinais de escrita. Chegamos então a aspa que é um símbolo que une o balão de diálogo e a forma dela e que na língua portuguesa representa uma sitação externa, remetendo novamente a troca de conhecimentos. A idéia da transparência no “fale” representa a adaptação ao meio, a realidade que o jovem de hoje enfrenta sempre acompanhando mudanças rápidas, seja no mercado, nas tecnologias e na maneira de pensar.


Assinaturas Vertical

SĂ­mbolo


Horizontal


Identidade Visual

Destaca-se o termo nominal do congresso interligado ao elemento tipográfico da aspa, que dá destaque ao verbo fale.

As aspas tem como funções, entre outras, destacar uma parte do texto, realçar uma palavra ou expressão e indicar a reprodução literal de uma oração, de um período e até mesmo, de um texto. Usando esta definição como ponto de partida, usamos este elemento tipográfico para destacar o verbo ‘fale’ da palavra Cifale explorando não só conceitualmente este elemento como em sua forma. A Identidade Visual busca assim enfatizar os atributos do Congresso traduzindo sua essência básica de forma universal.


Foi integrado a parte figurativa, o nome completo do Congresso: “Cifale, III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ” e seu respectivo slogan: “Línguas, Literatura e Diálogos”. Esta é a versão vertical dela.

Título do Congresso disposto em três linhas de parágrafo, enquadrado.


Malha da assinatura vertical

O texto abaixo da identidade visual é alinhado pela esquerda a partir da inicial da palavra Cifale. O bloco de texto está ocupando quatro módulos em altura da malha e 16 de largura. Dele para a logo, há pouco menos de um espaço de 1 módulo. A malha nos permite ver que a lateral do bloco de texto tem a mesma altura da palavra Cifale. Observe abaixo: 1 1

2X

O tamanho em altura da palavra Cifale é equivalente a altura do bloco de texto do nome completo do Congresso, ambos tendo assim uma relação harmônica.


Malha da assinatura horizontal Na vers茫o horizontal o texto se encaixa na curva inferior da parte figurativa com 2 m贸dulos de afastamento e as bases de ambos se alinham.


Área de proteção X A área mínima de proteção da logomarca corresponde a 50% da altura das letras da palavra Cifale conforme indicado nos respectivos gráficos.

2X

X

X

2X

X

X

X

X


Tipografia Institucional

NeueHaasGroteskDisp WBd

NeueHaasGroteskText W02 It

AaBb

AaBb

Cifale

Línguas, Literatura e Diálogos

CcDdEeFfGgHhIiJjKkLlMmN nOoPpQqRrSsTtUuVvXxZz 1234567890

III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ

CcDdEeFfGgHhIiJjKkLlMmNnOo PpQqRrSsTtUuVvXxZz 1234567890

A tipografia escolhida traz em sua forma o que é preciso para marca: força, boa estrutura e peso visual, além de ter uma forte presença, capaz de torná-la atratativamente simbólica.


Cores Institucionais

C: 100 M: 100 Y: 100 K: 100

R: 100 G: 100 B: 100

Não há cor

III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ Línguas, Literatura e Diálogos


Como explorar a parte vazada da marca

Cores As cores da identidade visual não podem variar, serão sempre preto ou branco, com o “fale” vazado. Porém o fundo poderá ter diversos desdobramentos. Os exemplos que seguem são os aconselháveis, mas eles poderão sofrer modificações se adaptando ao projeto e a aplicação.


Quando o fundo estiver em uma cor fria, a logo deverรก ser aplicada na sua forma negativa. Quando o fundo estiver em uma cor quente, a logo deverรก ser aplicada na cor preta


Fotos

Quando a logo for aplicada em cima de uma foto com pessoas, a forma do bal達o deve estar sempre do lado correto, apontando a dire巽達o da boca. Novamente as cores v達o variar de acordo com a foto, se ela for ficar em um fundo majoritariamente branco deve ser preta e vice-versa.


Texturas

Para aplicar a marca sobre a textura deve-se levar em consideração a tonalidade da textura, se ela tiver mais branco do que preto ela será na versão preta, se o caso for o contrário ela entrará no negativo.


Atenção, quando a marca for aplicada com a tagline em cima de estampas, deve ser utilizada uma faixa para não prejudicar a leitura.


Reduções

III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ Línguas, Literatura e Diálogos

A marca quando reduzida a tamanhos inferiores a 5 cm deve ser utilizada sem a tagline, apenas com a parte figurativa, pois com valores menores que

5cm

este a leitura se torna insuficiente.

III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ Línguas, Literatura e Diálogos

4cm III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ Línguas, Literatura e Diálogos

1cm

III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ Línguas, Literatura e Diálogos

3cm

III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ 2cm e Diálogos Línguas, Literatura


Como não utilizar a marca

III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ Línguas, Literatura e Diálogos III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ Línguas, Literatura e Diálogos

III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ Línguas, Literatura e Diálogos

III Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ Línguas, Literatura e Diálogos


Aplicações


Envelope

Frente

Verso


Envelope saco e papel carta

Capa e bolacha para cd


Cartaz

Mala direta


Camisa


Brindes


Maneiras Diferentes

As formas da marca podem ser exploradas para compor layouts diferentes, utilizados como abas, marcação de página, composição de fotografia e até mesmo como olho de texto.


Exemplos

Exemplos

TĂ­tulos

Esta estampa foi criada para o evento, podendo ser utilizada no layout de diferentes peças, valorizando a parte vazada da marca.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.