Revista Ergo 7

Page 6

Como a Ergovisão viveu e está a lidar com a Pandemia Covid-19

Quando, em meados de fevereiro, surgiram notícias sobre um novo vírus que desencadevava uma infeção respiratória aguda que provocava febre, tosse e dificuldade respiratória, e que este vírus se estava a começar a espalhar a nível mundial, ninguém imaginava que tal tomaria as proporções que tomou. No entanto, começámos desde logo com o lançamento interno de algumas notícias sobre o tema para que todos se protegessem de acordo com as diretrizes da DGS e da OMS. O departamento de comunicação acompanhou sempre as nossas pessoas, no que diz respeito a formação e orientações. Foi ainda em fevereiro a primeira formação interna sobre este surto, promovida pelo Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho (SHST), destinada aos colaboradores para clarificar as medidas que deveríamos tomar para evitar situações de contágio. No dia 2 de março foi confirmado pelas autoridades de saúde o primeiro caso positivo de Covid-19 em Portugal e a 11 de março declarada situação de pandemia mundial pela OMS. Internamente, fez-se circular folhetos com informação e orientações concretas de lavagem frequente das mãos e de limpeza e desinfeção dos espaços e materiais e foi sistematizado o Plano de Contingência para todos terem informação de como proceder. Em meados de março foi declarado o Estado de Emergência nacional com limitações à 6

circulação da população e por esta altura foi promovido o teletrabalho aos profissionais cuja função o permitia e alguns dos nossos estabelecimentos acabaram por encerrar. Em abril, encerrámos algumas lojas temporariamente. Um grande número de trabalhadores esteve em Lay-Off total ou parcial. Apesar dos encerramentos, preocupámo-nos em disponibilizar aos nossos clientes serviços de optometria por videochamada, apoio do departamento técnico por WhatsApp ou chamada e foram realizadas consultas e entregas ao domicílio. Desde 4 de maio, reabrimos todas as lojas com medidas de higiene e segurança implementadas nas lojas que se mantiveram sempre em funcionamento: com entrega de Epi´s a todos os profissionais, barreiras de segurança, limitação dos percursos no interior das lojas, reestabelecendo a segurança e confiança necessárias para o atendimento ao cliente. A determinação e empenho do nosso SHST foram fundamentais para garantir a segurança e a saúde física e mental das nossas pessoas. Os nossos clientes elogiam as nossas medidas, respeitando e confiando a sua saúde visual aos nossos profissionais. Toda esta situação trouxe, apesar de todas as consequências negativas, alguns ensinamentos à Ergovisão, sendo o mais importante a preocupação genuína com trabalhadores e clientes, sem os quais nada seria possível.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.