Issuu on Google+


NOVA PUBLICIDADE


AFAPI PUBLICIDADE


SERV PUBLICIDADE


V SAN PUBLICIDADE


Índice

18. Opinião

ESPECIAL 58. Memória Saraiva homenageia Teresa Cristina

PIAUÍ 24. Coreto 26. Ponto de Vista

62. Memória TV Cidade Verde resgata história de Saraiva

POLÍTICA

64. História Teresina: mudança da capital

foto Aureliano Muller

9. Editorial

28. Memória Wall Ferraz e Trindade: ausências sentidas

66. Praticidade Parabéns Teresina... mas cuidado com a ressaca

ECONOMIA

EDIÇÃO ESPECIAL Teresina 159 anos

67. É a lei OAB-PI ajuda a construir nossa capital

32. Economia e Negócios 34. Empreendedorismo 36. Indústria

FLASHES DA CIDADE

68. Identidade As várias faces da cidade

38. Planejamento Os planos para o futuro de Teresina

40. Escrevendo com luz

72. Entre aspas Teresina não é mais aquela

Não ligue, envie e-mail

City tour

O secretário Sílvio Leite (Turismo) não atende mais celular. Com dois smartphones e um iPad, Sílvio prefere se comunicar através de e-mail. Diariamente, são mais de 100 e-mails respondidos, garante o secretário.

Para estimular as pessoas a conhecerem Teresina, a Prefeitura e as agências de viagens vão colocar ônibus para city tour durante a programação de aniversário da capital, com guia explicando sobre os fatos marcantes. O roteiro inclui o Parque Encontro dos Rios, praça da Bandeira, praça Pedro II e ponte estaiada.

Adote um abrigo A secretária Graça Amorim (Assistência Social) lançará campanha para mobiliar a Casa de Acolhimento Reencontro, que vai atender crianças em situação de risco, em Teresina. O abrigo receberá crianças de 0 a 12 anos e a empresa que aderir à campanha terá desconto no imposto de renda. 6 | 14 DE AGOSTO, 2011 | EDIÇÃO ESPECIAL REVISTA CIDADE VERDE

foto Carol Riedel

foto Péricles Mendel

por Yala Sena


foto Carol Riedel

92. Tecnologia

19. Vida longa aos teresinenses

94. Igrejas Fé, história e arte

Jeane Melo

Artigo de primeira

102. Arquitetura e urbanismo Os primórdios da urbanização: o primeiro Centro 12. Entrevista Prefeito Elmano Férrer concede entrevista a Dina Magalhães e Sérgio Fontenele 74. Pontes As pontes que interligam vidas 78. Esporte Os bons tempos que ficam na memória 84. Esporte Uma cidade esportiva para atletas do futuro

106. A Cidade Teresina

56. História de mil e um amores

Cineas Santos Chão Batido

90. Avenida Frei Serafim Fonseca Neto

108. Cultura As canções que fizeram para Teresina

Nos vagões da história

115. Talentosos 159 anos

110. Gente Perfil com a teresinense Larissa Maia

Joelson Giordani Fica a dica!

111. Por aí Flashes de Péricles Mendel

117. Teresina, generosa e bela Pe. Tony Batista Sinal de Deus

foto Ccom

Contas em um clique O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), poderá acompanhar direto do seu computador todas as receitas, gastos e licitações de cada secretaria. A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) está criando um programa de controle de gestão que permitirá a reunião rápida desses dados, em breve. A folha de pagamento e os números da Secretaria de Fazenda ele já confere em seu Iphone.

Matérias

Colunas/Blogs

Operação Poty descobre “mansão do tráfico” e sequestra 7 imóveis - bit.ly/OperacaoPoty

Péricles Mendel

Mulher morre embaixo de passarela ao atravessar a BR-316 - bit.ly/passarelaBR

Tempo Real

“A imprensa foi sensacionalista”, diz Sandy sobre frase polêmica - bit.ly/sandy-frase

Modelito

Galeria de fotos - Casamento Ana Lina e Tiago - bit.ly/ana-tiago

Tudo de Moda

Policial leva tiro na cabeça em assalto com refém em Teresina - bit.ly/assalto-pm

Porteira

EDIÇÃO ESPECIAL REVISTA CIDADE VERDE | 14 DE AGOSTO, 2011 | 7


A Revista Cidade Verde é um periódico quinzenal da Editora Cidade Verde Ltda CNPJ - 13284727/0001-90. A Cidade Verde, não necessariamente, se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, sendo esse último de inteira responsabilidade dos anunciantes. É proibida a reprodução total ou parcial desta obra através de qualquer meio, seja ele eletrônico, mecânico, fotografado ou gravado sem a permissão da Editora Cidade Verde.

ASSINATURA

Presidente: Jesus Tajra Filho Conselho Editorial: Jesus Tajra (presidente) José Tajra Sobrinho (vice-presidente) Conselheiros: Amadeu Campos, Dina Magalhães, Fonseca Neto, Jeane Melo, Nadja Rodrigues e Yala Sena Diretoria de Assinaturas e Circulação: Clayton Nobre Riedel Filho e Valdinar Lima Júnior Diretoria Comercial: Cristina Melo Medeiros e Leninha Aragão Diretoria de Publicidade e Marketing: Jeane Melo, Débora Oliveira, Rafael Solano e Itallo Holanda Editora Chefe: Dina Magalhães Repórteres: Arlinda Monteiro, Caroline Oliveira, Fábio Lima e Sérgio Fontenele Redação (articulistas): Cineas Santos, Elivaldo Barbosa, Fonseca Neto, Francisco Magalhães, Jeane Melo, João Alberto Cardoso Monteiro, Joelson Giordani, Marcos Sávio, Péricles Mendel e Pe. Tony Batista Colaboradores desta edição: Antônia Pessoa, Dídimo de Castro, Eneas Barros, Jânio Holanda e Sílvia Maria Santana Andrade Lima Editor de Arte/Diagramação: Airlon Pereira Souza Revisão: Luiza de Marilac Uchôa Impressão: Halley S.A. Gráfica e Editora Revista Cidade Verde e Editora Cidade Verde Ltda Rua Godofredo Freire, nº 1642 / sala 35 / bairro Monte Castelo Teresina, Piauí CEP: 64.016-830 / CNPJ - 13284727/0001-90 email: revista@cidadeverde.com / fone: 3131 . 1750

8 | 14 DE AGOSTO, 2011 | EDIÇÃO ESPECIAL REVISTA CIDADE VERDE


Uma cidade pode ser apenas um rio...

Mas no nosso caso, pode ser dois rios. Uma cidade pode ser uma rua, uma casa, um bairro, um povo na calçada, uma população inteira em movimento ou um menino empinando pipa num terreno, um velho observando o rei tempo na praça.

gens. A nossa, da revista Cidade Verde, é uma edição histórica com um jeito especial de declarar um amor enorme que brota de corações de articulistas, jornalistas, fotógrafos, editores, diagramadores, atendimentos comerciais, direção e leitores.

Uma cidade é feita de nomes. De Saraiva, de Cristina, de João, José e quem mais vier.

Uma cidade que nasceu há mais de um século e meio e já disse a que veio.

Uma cidade pode ser planejada ou nascer espontaneamente, explodir demograficamente e abrigar gente dos mais diversos lugares, com espaço para todos. Pode ter uma história contada pelos habitantes, uma prosa, uma pitada de conversa jogada fora na quitanda.

Veio para ser nossa, com todas as suas imperfeições, delicadezas, desafios, dificuldades e desejos. Veio para ser morada, abrigo de todos e todas, cidade-mãe, cidade onde cumprimos o clico eterno da vida: nascer, viver, ser feliz e morrer de amor por nossa Teresina. Apreciem a leitura desta edição histórica.

Pode ser uma pergunta: a que será que se destina? Ser madura e eternamente chamada de menina, ter o coração aberto para chegadas e partidas, ser convidativa para sentir o calor.

Boa Leitura! Dina Magalhães Editora-chefe

Uma cidade pode ser verde e abrigar uma aquarela de cores e luzes refletidas pelo sol ardente. Pode ser um ipê roxo rompendo a rotina da paisagem urbana em meio a um engarrafamento, uma queixa, pode ser um lamento. Teresina, nos seus 159 anos, pode ser tudo a que se destina. Pode ser “cajuína”, pode ser “menina” e receber presentes, ter troca-troca de elogios, acolher homena-

EDIÇÃO ESPECIAL REVISTA CIDADE VERDE | 14 DE AGOSTO, 2011 | 9


GOVE PUBLICIDADE


Revista Cidade Verde Ed 12