
3 minute read
de Conceção-
from EPAL A história da sua Água
by EPAL
-Construção das ETAR de Monte do Trigo, Santana, Vera Cruz e São Bartolomeu do Outeiro
Esta empreitada, consignada em fevereiro de 2020, representa um investimento de cerca de 2,4 milhões de euros, e a sua concretização prevê a construção de 4 ETAR nas povoações de Monte do Trigo, Santana, Vera Cruz e São Bartolomeu do Outeiro. Com vista ao tratamento adequado para cumprimento dos níveis de qualidade exigidos pelo normativo nacional e comunitário em vigor, em especial da diretiva 91/271/CEE do Conselho de 1 de maio para as águas residuais produzidas nestas localidades.
Reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água a Penamacor
Iniciado em setembro de 2020 e com conclusão prevista para 2023, representa um investimento de 2,3 milhões de euros e irá traduzir-se na construção de uma conduta de abastecimento de água com uma extensão com cerca de 20 quiilómetros, e terá um importante papel na fiabilidade e resiliência do subsistema da Meimoa que abastece o munícipio de Penamacor. Esta intervenção permitirá aumentar a fiabilidade e minimizar significativamente a redução de perdas de água no subsistema da Meimoa. O abastecimento será totalmente gravítico, contribuindo para os objetivos do projeto ZERO do Grupo Águas de Portugal, que tornará as suas empresas energeticamente autossustentáveis.
Reforço do sistema de abastecimento de água ao distrito de Évora
Em outubro de 2020, falamos de 1,8 milhões de euros de investimento na construção da conduta que liga o sistema da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva,
S.A) à ETA do Monte Novo, cumprindo o previsto no contrato de concessão para as origens de água deste subsistema.
O subsistema de abastecimento de Monte Novo, que abastece os Municípios de Évora, Reguengos de Monsaraz e Mourão tinha como origem uma captação em torre na albufeira do Monte Novo, assim como, outras captações subterrâneas de menor dimensão. Com esta intervenção, passa a dispor de uma origem alternativa, aumentando assim a resiliência do sistema e qualidade do serviço prestado aos municípios.
ETAR de Rio de Moinhos
No final de 2021 é concluída a conceção-construção desta ETAR. Tratou-se de um investimento total de 1 831 323,62 euros, tendo a comparticipação do POSEUR em 892 500 euros. No início do ano arrancaram duas empreitadas de obras públicas, a “Empreitada de Construção do Sistema Intercetor de Rio de Moinhos” e a “Empreitada de Conceção/Construção da ETAR de Rio de Moinhos”, que estão já em fase de conclusão. A empreitada do sistema intercetor é composta por duas estações elevatórias, a EE de Barro Branco e a EE de Rio de Moinhos, respetivas condutas e emissários, que permitem recolher e transportar o efluente da aldeia do Barro Branco, Talisca e povoação de Rio de Moinhos, até à nova ETAR. A ETAR de Rio de Moinhos foi dimensionada para uma população de 3 500 habitante-equivalente.
Ligações Técnicas dos Subsistemas de Saneamento de Aguiar da Beira- Subsistema do Eirado
Em abril de 2022 dá-se a execução das ligações técnicas destes dois susbsistemas. Representa um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros. A obra beneficiou o município de Aguiar da Beira, concretamente as populações do sistema do Eirado, para fazer face a situações de deficiente encaminhamento e tratamento de águas residuais urbanas, com consequências ao nível da saúde pública e da contaminação dos solos e recursos hídricos que existiam nas freguesias do Eirado, souto de Aguiar da Beira e Valverde.
Conduta adutora Vale de Estrela-Famalicão da Serra
Em junho de 2022 é colocada em serviço esta conduta adutora. Representa um investimento de cerca de 400 mil euros no sistema de abastecimento ao município da Guarda. Inclui a construção de uma conduta de abastecimento de água com cerca de 10 quilómetros, a reabilitação de seis reservatórios (Vale de Estrela, Corujeira, Trinta, Meios, Fernão Joanes e Famalicão da Serra), tendo um importante papel na melhoria da fiabilidade e qualidade do serviço de abastecimento ao município da Guarda, incluindo ao nível da sua operacionalidade e segurança.
ETAR de Carreiras e Figueira e Barros, Valongo e Alagoa
No segundo semestre de 2022, dá-se a conclusão da remodelação destas ETAR. Esta empreitada, que representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, previu a construção de quatro Estações de Tratamento de Águas Residuais nas povoações de Carreiras (Portalegre), Figueira e Barros e Valongo (Avis) e Esperança (Arronches). Foi ainda intervencionada a ETAR de Alagoa (Portalegre), que beneficiou da construção de leitos de secagem.
As ETAR de Carreiras e Figueira e Barros tratarão um equivalente populacional de 550 e de 350 habitante-equivalente, respetivamente. As ETAR de Valongo e Esperança. tratarão um equivalente populacional de 300 (Valongo) e 500 habitante-equivalente (Esperança).
As obras em muito contribuíram para a melhoria de vida das populações dos concelhos de Portalegre, Avis e Arronches.
Conduta Adutora de Abastecimento de Água a Adurão, Carregal e Dornelas do Zêzere - Pampilhosa da Serra, no município de Pampilhosa da Serra
Ainda no segundo semestre de 2022, assiste-se à conclusão da construção desta conduta adutora. Representa um investimento 817 312,00 euros, permitindo a melhoria do abastecimento de água às povoações de Adurão, Carregal e Dornelas do Zêzere, maximizando o uso da ETA de Santa Luzia e eliminando as origens de água destes sistemas autónomes.
