
1 minute read
Projeto Nova Academia
from EPAL A história da sua Água
by EPAL
Cultura da Água
A Academia das Águas Livres foi criada pela EPAL e inaugurada em 4 de outubro de 2013.
A funcionar até hoje no Recinto do Arco, a escola da EPAL cresceu muito nos últimos anos e, por isso, precisa de mais espaço e de uma nova casa.
Apresentamos-lhe a Nova Academia das Águas Livres da EPAL. Um dos projetos mais ambiciosos dos últimos tempos.
Uma nova centralidade da cidade de Lisboa, o novo espaço da Academia será inclusivo e aberto à comunidade.
Para além dos espaços de formação, locais para eventos e de um esplêndido auditório com vista sobre Monsanto, terá ainda um restaurante e cafetaria com esplanada.
Um plateau para exposição temporária de obras de arte urbana com visibilidade quer do interior quer do exterior do recinto; estacionamento coberto; espaço para prática de desportos exteriores, com balneários no edifício principal e, ainda uma zona para pequenas feiras/exposições temporárias, valorizando temáticas ambientais e de sustentabilidade.
São estas algumas das ofertas que a Nova Academia terá para usufruto de todos quantos queiram aqui passar bons momentos.
Sobre o edifício:
A solução proposta procurou uma adaptação natural às características do edifício, minimizando o impacto da intervenção, aproveitando, sempre que possível, as infraestruturas existentes.
Piso térreo - Receção, 2 salas de formação, salas de apoio administrativo, cafetaria, sala lounge/cafetaria e zona de esplanada exterior;

Piso 1 – Auditório com cerca de 90 lugares e com área exterior para a realização de eventos, sala de formação de informática e instalações sanitárias;


Cave – Duas salas de formação, laboratórios de hidráulica e de eletricidade (formação), instalações sanitárias e balneários.
A AAL conta atualmente com 5 salas de formação, perfazendo uma área útil conjunta de aproximadamente de 185m2.
A presente proposta prevê a criação de 5 salas de formação, 1 auditório com capacidade para cerca de 90 lugares e dois laboratórios de especialidade (hidráulica e eletricidade), perfazendo uma área útil de aproximadamente de 390m2, o que representa um aumento da área formativa de cerca de 110% face à situação atual.