1 minute read

Projeto Reabilitação

Chafarizes

Património com água

É evidente o importante papel que a água desempenha como modelador da cidade.

É inegável a importância que os chafarizes tiveram na vida da população e na própria organização da cidade. Foi exatamente a necessidade do acesso à água que os fez surgir. Sempre tiveram uma função vital, exigindo grande esforço e recursos.

Os chafarizes possuíam ainda uma componente ornamental, importante para a valorização do poder central e local.

O progresso e o desenvolvimento tecnológico levaram a que hoje sejam equipamentos que se converteram em monumentos. Já não cumprem a função para a qual foram criados, mas continuam a ser importantes enquanto elementos da imagem da cidade e, naturalmente, elementos que continuam a contar uma parte da mais importante história de Lisboa.

É por isso, da maior importância devolver-lhes a imponência que outrora tiveram.

A fase 1 incluiu a conservação e restauro de três chafarizes (já estão intervencionados Rato, Intendente e Garridas), dos dezassete chafarizes a intervencionar.

Este projeto concebe a conservação e restauro de toda a estrutura dos Chafarizes, incluindo fornecimento de elementos perdidos ou gravemente deteriorados ao longo dos anos.

Recolocação em funcionamento da rede de alimentação de água, permitindo que os mesmos voltem a cumprir com a função para a qual foram construídos, tendo em conta a sustentabilidade ambiental de uma utilização regrada da água disponível.

This article is from: