
1 minute read
Poupe Água hoje para ter amanhã
from EPAL A história da sua Água
by EPAL
A 15 de fevereiro de 2022, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 91 % do território estava em seca severa e extrema, sendo as regiões nordeste e sul as mais afetadas, nomeadamente alguns locais dos distritos de Bragança e Castelo Branco.
Neste sentido, a EPAL e a AdVT receberam, por parte do município de Mêda, um pedido de ajuda para dar resposta à situação de seca vivida na região da Beira Interior, especialmente nos municípios servidos pela Albufeira de Ranhados e que apresentava volumes abaixo da média para essa altura do ano.
A captação na Albufeira de Ranhados é da responsabilidade da AdVT, que serve o concelho de Mêda através da ETA de Ranhados. Contudo, a água potável é vendida à AdNorte- Águas do Norte que, através de pontos de entrega, a faz chegar aos municípios de São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa e uma freguesia no município de Tabuaço. Assim, foi apresentado o “Plano de Ação para a Gestão Eficiente do Abastecimento de Água a partir do Subsistema de Ranhados”, pelas equipas da EPAL/AdVT e AdNorte, aos representantes dos municípios de Mêda, São João da Pesqueira, Vila Nova de
Foz e Côa e Tabuaço, visando dar resposta urgente à situação de seca que se vivia nos quatro municípios.
Equipas da EPAL/AdVT e da AdNorte, em parceria com os municípios, deram início ao processo de redução de perdas nas redes de abastecimento de água municipais, através da identificação, no terreno, de roturas existentes e da sua imediata reparação, dotando, em simultâneo, os municípios de capacidade, presente e futura, de monitorização das suas redes em tempo real.
Paralelamente, foi desenvolvida uma campanha de sensibilização para a poupança e uso eficiente da água a ser lançada nos quatro municípios em simultâneo. Sob o mote “Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa” a campanha apela à mudança de comportamentos, no sentido de pouparmos água e fazermos um uso racional deste recurso tão precioso.
Cientes da situação complexa que Portugal estava a atravessar, a EPAL e a AdVT resolveram disponibilizar a Campanha de Sensibilização para a poupança e uso eficiente da água, aos 87 municípios servidos em Alta, que são simultaneamente acionistas e Clientes, reforçando a parceria entre a EPAL e a AdVT e os mesmos. Também as 27 entidades gestoras, que atuam na área de abrangência, foram consideradas na campanha.
Em poucos dias, houve uma pronta adesão dos municípios. Além da AdNorte, parceira nesta campanha desde o início, também as restantes empresas do Grupo Águas de Portugal aderiram, divulgando-a junto dos seus municípios, passando a mesma a ter um cariz nacional e contando também com o apoio da APA –-Agência Portuguesa do Ambiente.