
2 minute read
Educação Ambiental
from EPAL A história da sua Água
by EPAL
P S Confinamento
Para os mais pequeninos, encontrou-se uma forma de falar da biodiversidade e da sua importância, do Ciclo Urbano da Água, de sensibilizar para o uso eficiente da Água e ensinar tudo aquilo que não se deve deitar para o cano, tendo começado em modo online. Ação em forma de conto, baseada no 1º volume da coleção “O Planeta é a nossa Casa”.
Em 2021, é lançada a Campanha de Saneamento “Não vá ao engano! Lixo não é no cano!”, com o intuito de promover uma mudança de comportamentos. A AdVT lança esta campanha de sensibilização e educação ambiental, com um projeto-piloto em parceria com os Municípios de Portalegre, Borba, Fornos de Algodres e Proença-a-Nova, com vista a firmar um compromisso de boas práticas para cuidar do ambiente e dos recursos hídricos em que todos são convidados a colaborar rumo a uma Cidadania Ambiental e Participativa.
E em 2022, promoveu junto da comunidade escolar dos 4 municípios-piloto, o Concurso de ideias “Não vás ao engano! Lixo não é no cano!”.
Ações e atividades com ONGA - Organização Não Governamental de Ambiente - continuaram, com o objetivo de educar para a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade e todas elas visam sensibilizar crianças, jovens e população em geral, para a importância da água, dos recursos naturais e de toda a biodiversidade.
Assim, foram realizadas ações de plantações, limpezas de ribeiras e praias fluviais, saídas de campo para público escolar e Trabalhadores EPAL/AdVT e suas famílias, apadrinhamento de animais selvagens (não se limitando a Empresa a apoiar financeiramente a recuperação desses animais, mas envolvendo Trabalhadores e seus familiares mais novos), realização de oficinas de verão para os mais novos, ciclos de webinares sobre sustentabilidade, participação e apoio no projeto “O Mar começa Aqui, o Mar começa em ti”, um desafio Eco-Escolas, produção de pequenos vídeos destinados às Redes Sociais.
O Laboratório da Água da EPAL, na KidZania, desde a inauguração em outubro de 2017 até ao final de 2022, acolheu 43 000 crianças que desenvolveram a atividade que o espaço oferece.
Diversos projetos continuaram a ser desenvolvidos, como “Circular Por Natureza - Promover boas práticas de reaproveitamento alimentar contra o desperdício”, que contou com o apoio do Fundo Ambiental e o mais recente, ainda a decorrer, “A irresistível Água da Torneira à mesa com… Chefs Circulares”, tendo como ponto de partida o desafio a alunos dos cursos de hotelaria e restauração, os Chefs do futuro, de 5 estabelecimentos de ensino da área de atuação da EPAL. O objetivo é sempre a partilha de boas práticas para um uso eficiente da água, sensibilização para desperdício zero da água e de todos os recursos naturais, comportamentos e ações na ótica de uma Economia Circular.
Edição de 3 livros da coletânea “A irresistível água da torneira mesa com…”, que contou com a participação dos conhecidos Tia Cátia, Isabel Zibaia Rafael e Fábio Bernardino.
Em 2023, o quarto será com 24 receitas dos Chefs do futuro, alunos de cursos de restauração, de 5 estabelecimentos de ensino da área de atuação da EPAL. Sempre na luta contra o desperdício de água e alimentos.
Em 2022, foram cerca de 7 000 as crianças/jovens que participaram nas ações desenvolvidas em estabelecimentos escolares e OTL.
Para 2023 e apenas até março, estão agendadas inúmeras ações, até porque em março celebramos a Água e prevemos que durante este ano alcancemos, no mínimo 100 ações de sensibilização, apenas junto do público escolar.