
1 minute read
EPAL e Águas do Vale do Tejo em missão de ajuda humanitária em Moçambique
from EPAL A história da sua Água
by EPAL
Em março de 2019, Moçambique foi fortemente atingido pela passagem do ciclone Idai. Muitas vítimas a lamentar, milhões de pessoas afetadas, não só neste país africano, como também no Zimbabué e no Malawi e um rasto de destruição e sofrimento que para sempre ficarão na memória de todos nós.
Das muitas vulnerabilidades que resultam de uma catástrofe desta natureza, as relacionadas com a água e saneamento são, seguramente, das mais urgentes e prioritárias.
Consciente de que a sua ajuda faria a diferença na vida dos sobreviventes de Moçambique, um grupo de técnicos da AdP Internacional, da EPAL e da Águas do Vale do Tejo, integraram a Missão de Ajuda Humanitária e prestaram serviço no restabelecimento de água, na cidade da Beira. O Ministério do Ambiente de Portugal, através destas empresas, fez ainda chegar uma Estação de Tratamento de Água Móvel. A ETA serve 300 famílias alojadas numa área sem água tratada, com riscos elevados de proliferação de doenças com origem hídrica. Em paralelo, foram também realizadas outras campanhas de ajuda.
O Grupo AdP associou-se ao projeto de apoio humanitário e fez chegar 5 000 mochilas com bens essenciais para Moçambique.