
1 minute read
Inauguração da ETAR do Entroncamento
from EPAL A história da sua Água
by EPAL
Inaugurada em janeiro de 2017, com capacidade para tratar as águas residuais produzidas pelos cerca de 25 mil habitante-equivalente do município, a nova infraestrutura é dotada com novas valências de tratamento, permitindo a melhoria da qualidade do efluente tratado e também reutilizar as águas residuais para usos internos.
A nova ETAR vem permitir a desativação da anterior infraestrutura, integrada aquando da constituição do sistema multimunicipal, contribuindo desta forma para melhorar as condições socio-ambientais da região, com efeitos na qualidade dos meios hídricos, na qualidade de vida das populações locais e nas condições de saúde pública.
O investimento executado é de cerca de 3,3 milhões de euros, sendo 70% comparticipado pelo POVT 2007-2013 no âmbito do QREN.
Duas novas ETAR para Portel
Em julho de 2017, inauguram as duas novas Estações de Tratamento de Águas Residuais de Alqueva e de Amieira, no concelho de Portel, na sequência da conclusão da “Empreitada do Sistema de Saneamento do Concelho de Portel – Reabilitação/ /Construção das ETAR de Portel, Amieira e Alqueva e respetivas Estações Elevatórias e Sistemas Intercetores”, cujo investimento ascendeu a cerca de 1 milhão de euros, tendo sido financiada em 70% pelo POVT/QREN, e que inclui ainda a reabilitação da já existente ETAR de Portel.


A ETAR de Amieira serve 513 habitante-equivalente, tem uma capacidade de tratamento de 89,3 m3/dia e representa um investimento de 385 162,42 euros. Já a de Alqueva, serve 444 habitante-equivalente, tem uma capacidade de tratamento de 54,5 m3/dia e representa um investimento de 342 105,88 euros.
Também a ETAR de Portel foi alvo de uma reabilitação que representou um investimento de 227 815,76 euros.