1 minute read

Arranca projeto “Rede de Bebedouros de Lisboa”

Este projeto é fruto de uma parceria EPAL – Câmara Municipal de Lisboa – GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), visa dotar a capital de uma rede de bebedouros mais modernos, inclusivos, com novas e modernas funcionalidades, e preocupações com os animais, num investimento total que ascende os 800 000 euros.

Os novos equipamentos urbanos para exterior reúnem três funções: a do bebedouro tradicional, a do dispensador de água que permite fazer refill de garrafas pessoais reutilizáveis e uma taça para animais, além de permitirem o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto-piloto foi concluído em 2021, com a instalação de 30 bebedouros em vários locais da capital. A segunda fase contempla mais 170 bebedouros e estará concluída até ao final do primeiro semestre deste ano. Já foram instalados 100 bebedouros.

Este é um dos projetos com maior impacto para Lisboa que se quer, cada vez mais amiga do ambiente, limpa, sustentável e com acesso fácil e gratuito à água da torneira, bem essencial à vida. Representa apenas um dos vários acordos de colaboração que estão a ser desenvolvidos, tendo sempre como mensagem principal o uso da água da torneira como a opção mais amiga do ambiente e sustentável e a importância da acessibilidade das pessoas à água, para redução da minimização dos impactes das alterações climáticas nas comunidades e na promoção da saúde de hábitos saudáveis.

Qualquer um destes bebedouros pode ser encontrado acedendo à app gratuita H2O Quality que, funcionando por georreferenciação, além de permitir aceder aos resultados da qualidade da água da torneira online no ponto de consumo, também ajuda o utilizador a encontrar o caminho até ao bebedouro mais próximo.

Lançada fatura em litros

A partir de janeiro de 2019, as faturas da EPAL passaram a indicar o consumo de água em litros, tornando mais claro para o consumidor qual foi o seu consumo, de modo a que tenha assim uma consciência mais precisa de quanto pode poupar e, desta forma, contribuir para um uso responsável deste recurso cada vez mais precioso.

Com esta informação acerca do consumo, o Cliente pode analisar se está a consumir mais ou menos litros de água. O objetivo desta medida é incentivar o Cliente para a poupança da água, através de uma melhor gestão dos gastos que faz regularmente no seu dia-a-dia.

Logo que foi feita a primeira leitura calendarizada, ou que foi comunicada pelo Cliente, os litros exatamente consumidos passaram a fazer parte regular das faturas.

This article is from: