1 minute read

Nova Reestruturação do setor com a criação da Águas do Vale do Tejo

Foi “preconizada a reversão das agregações nas empresas das águas, considerando que este processo – que visou a criação de novos sistemas multimunicipais e a das novas entidades gestoras dos mesmos – foi então unilateralmente imposto aos municípios”

Assim nasce a Águas do Vale do Tejo que tem por missão a gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Vale do Tejo, num quadro de eficiência e sustentabilidade ambiental, económica, social e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento socioeconómico das regiões servidas pelo sistema.

A Empresa tem por objeto social a exploração e gestão, em regime de exclusividade, do sistema municipal de abastecimento de água e saneamento do Vale do Tejo, por um prazo de 30 anos.

A gestão do sistema foi delegada na EPAL nos termos previstos no Decreto-Lei de constituição da sociedade.

Novas orientações estratégicas traçadas, a EPAL continuou o seu caminho de inovação, com incentivo e sucesso, privilegiando sempre o serviço público como garante do acesso à água de qualidade.

Atualmente a área servida pela EPAL e ADVT abrange 87 municípios que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,5 milhões de habitantes. Esta solução para além da coesão territorial tem em vista gerar as eficiências necessárias à sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas.

This article is from: