1 minute read

Inaugurada a Academia das Águas Livres

A inovação e a formação profissional caminham de mãos dadas. Falamos da importância do papel da Academia das Águas Livres, que tem dado um forte contributo para a formação de quadros internos e também para a formação e qualificação de técnicos de outras empresas do setor. A EPAL na qualidade de entidade formadora certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, procura responder às necessidades de um setor estratégico, que se encontra em permanente evolução e crescimento.

A Academia das Águas Livres foi criada pela EPAL, e inaugurada em 4 de outubro de 2013 e vai mudar de casa.

A funcionar até hoje no Recinto do Arco, a escola da EPAL cresceu muito nos últimos anos e, por isso, precisa de mais espaço e diferentes características.

É um dos projetos mais ambiciosos dos últimos tempos e representa uma nova centralidade da cidade de Lisboa, que será inclusivo e aberto à comunidade.

Um projeto com continuidade desde o seu nascimento e de que teremos novidades dentro em breve, já que a sua conclusão está prevista para 2024.

Academia em 2022

A Academia realizou em 2022, 64 cursos, num total de 89 ações de formação, em que participaram 1 263 formandos, entre os quais 15 formandos angolanos, operadores da EPAL, EP de Luanda.

Destes, 31% são Trabalhadores da EPAL (incluindo AdVT), 29% provenientes de outras Empresas do Grupo Águas de Portugal e 40% correspondem a inscrições provindas de entidades externas ou individuais.

O volume de formação realizada (nº de formandos x nº de horas de formação) foi de 27 117,50 horas.

Em 2022 foram realizadas 6 ações de cursos avançados, de que se destacam a Pós Graduação em Tecnologias e Gestão da Água, PERSA - Programa Avançado em Energias Renováveis no Setor da Água e Controlo de Perdas de Água em Sistemas de Abastecimento.

This article is from: