
1 minute read
SUSTENTABILIDADE SOCIAL E INCLUSÃO
from EPAL A história da sua Água
by EPAL
Tarifa Familiar da Água
Criada a pensar nas famílias numerosas de Lisboa é um tarifário especialmente destinado a agregados familiares com 5 ou mais pessoas, repartido por 3 escalões de consumo.
Com esta tarifa pretende-se que os maiores consumos resultantes da dimensão do agregado familiar não sejam faturados aos escalões mais elevados.
Atualmente são apoiadas cerca de 2 500 famílias.
EPAL Solidária
Numa ótica de responsabilidade social, desenvolviam-se ações de solidariedade, na altura do Natal, com o envolvimento de todos os Trabalhadores, e com um grupo de voluntários, para angariar bens, através das ofertas feitas pelos próprios Trabalhadores, para benefício de quem na comunidade mais necessitava de apoio.
Tarifa Social da Água
Foi em plena crise decorrente do resgate financeiro, em que a palavra de ordem era aumentar receitas e reduzir custos que a EPAL optou por prescindir de receita, concebendo e implementando o primeiro tarifário especial pensado para pessoas com carência económica e que se baseia num desconto sob o valor final da fatura mensal da água. Esta tarifa prevê descontos que podem ir até aos 93%
Atualmente são apoiadas cerca de 5 000 pessoas.
Refundação e reativação do Fundo de Auxílio Carlos Pereira
Com origem nos anos 60, estava inativo. Resultava, inicialmente, de um donativo de um dos administradores da Companhia das Águas de Lisboa, que se destinava a apoiar Trabalhadores com carências e que era gerido pelos próprios Trabalhadores. Reconhecendo a sua função extremamente meritória, foi possível refundá-lo, procurando sensibilizar os familiares do fundador, para que voltassem a contribuir financeiramente para o Fundo. A família Queiroz Pereira, pela mão de Pedro Queiroz Pereira, neto de Carlos Pereira, que dá nome ao Fundo de apoio, teve essa visão e generosidade.
Hoje é um Fundo saudável, que apoia os Trabalhadores e que é gerido pelos Trabalhadores.