






Editorial
Palavra da Região Palavra do SCE da Região Palavra da Província
Formação de CRS Mutirão InterEquipes
Retiro nos Setores Encontro de Informação Camaquã/RS Testemunho Experiência Comunitária Discernimentos CRS Missa Posse CRE/CL - Porto Alegre Missa Posse CRE/CL - Setor VRP Momento 14 na RS I Vida do Movimento Servo de Deus Henri Caffarel 75 Anos da Carta Celebrando a Vida Palavra do Papa
Queridos irmãos e irmãs equipistas, o tempo voa e estamos mais uma vez chegando ao final do ano e é Natal mais uma vez Com grande alegria estamos publicando mais uma edição do nosso informativo mENSagem, onde vamos partilhar os acontecimentos vivenciados neste segundo semestre do ano de 2022. além da palavra do CRR Aida e Jurandir e do SCER Pe Adriano, junto com a mensagem do Casal da Província Flor e Celso Queremos dar as boas-vindas ao casal Maria Cristina e Ricardo, ENS Rainha da Paz, Setor E, ao Colegiado da Região como apoio às Formações da Região Obrigado pelo sim Com alegria voltamos a vivenciar o PCE Retiro presencialmente, assim como os mutirões e interequipes dos setores da Região. Glória a Deus por essa graça.
Na expansão, os testemunhos animadores dos casais que estão acompanhando as experiências comunitárias que se iniciaram neste semestre em Butiá e Camaquã no RS Também a alegria de acolher os novos CRS dos setores F e Vale do Rio Pardo que assumiram a responsabilidade em outubro, comprova-nos que o serviço ao Movimento e aos irmãos sempre nos enriquece e enche de amor Sem esquecer as formações realizadas pela Região, a Formação de CRS e a Formação de Casal Coordenador de Experiência Comunitária, que proporcionaram uma partilha fraterna de experiências e ideias.
Na seção Vida do Movimento lembramos todos os momentos importantes vivenciados neste segundo semestre, na seção Nós e o Pe Henri Caffarel temos um depoimento da experiência vivenciada pelo Mons Tarcísio com o Pe Caffarel, e o casal Graça e Roberto nos iluminam com um texto sobre os 75 Anos da Carta Fundacional do Movimento Leituras imperdíveis.
A missa de posse dos CRE/CL 2023 no Santuário Santa Rita de Cassia, foi a prova real que estávamos sedentos do abraço fraterno dos irmãos equipistas Lá celebramos e festejamos as graças recebidas durante este ano de 2022 e acolhemos com alegria os novos casais que irão exercer a responsabilidade de CRE ou CL neste novo ano Queremos agradecer profundamente a cada CRE e CL de 2022 por sua dedicação e esforço no exercício de tão importantes responsabilidades.
Participe com sua leitura e com seus comentários, envie sua contribuição para o e-mail da Comunicação da Região com suas sugestões e artigos
Desejamos a cada casal um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de paz e amor em sua família. Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Região RS I, interceda por todos nós.
Fiquem com nosso carinho e com nosso abraço
Textos, fotografia, projeto gráfico e edição: Joice e Jerson Garcia - ENS Guadalupe - Setor F
Casal Responsável da Região: Aida e Jurandir Silveira - ENS Medianeira - Setor F
Conselheiro Espiritual da Região: Pe Adriano Roque da Silva - ENS Aparecida - Setor C
Envie sua contribuição para o email comunicacao.rs1@gmail.com
No Livro Centelhas de sua Mensagem, Pe Caffarel nos diz: “Não temos dúvida de que é difícil realizar o ideal evangélico; mas, se aceitarmos e aderirmos a ele, de antemão, reconhecendo quão afastados estamos dele, desejando sinceramente ajustar a ele a nossa vida, então virá em nossa ajuda à graça do Senhor ” Queridos irmãos em Cristo da nossa amada RS I, Sacerdotes Conselheiros Espirituais e Acompanhantes Espirituais, no dia 27 de novembro de 2022, nos reunimos no Santuário Santa Rita de Cássia para uma linda celebração litúrgica de ação de graças, para agradecermos o dom da vida, o ano que chega ao fim, e também dar posse aos novos casais que assumem responsabilidades específicas no Movimento
A renovação é para o Movimento uma fonte de água viva que nos renova espiritualmente e nos motiva na missão A todos que estão com a missão em curso, convidamos a elevar os nossos pensamentos a Deus, com a esperança de vivermos esse período na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Charles Chaplin nos diz: “Enquanto você sonha, você está fazendo o rascunho do seu futuro” Sonhar e confiar em Deus para a realização de nossos objetivos é um sinal de que iremos alcançar os objetivos da missão, e desperta em todos nós uma grande expectativa, na formação de um Movimento aguerrido e forte, irmanados iremos tecer laços de fraternidade, construindo uma sociedade com o perfil deste ideal evangélico que o Pe Caffarel nos desafia a realizar Pedimos a Maria, nossa Mãe, que passe na frente e vá abrindo portas e portões, abrindo casas e corações para que o trabalho missionário de todos nós seja coroado na graça do Senhor Outro desafio é o que nos pede a Papa Francisco no Encontro Mundial das Famílias, para darmos “um passo a mais” para sermos uma Igreja em saída, uma Igreja samaritana Que o pedido do Papa toque nossos corações para sermos na equipe de base, na Igreja e na sociedade um amplificar das maravilhas do Sacramento do Matrimônio Que o nosso tema de estudo do ano 2022 “Casal Cristão, Fermento Renovador na Família e na Sociedade” não seja uma letra morta nas nossas vidas, no nosso cotidiano, que cada um de nós de “um passo a mais” por menor que seja Se tivermos compaixão e ternura no agir, iremos presenciar a graça divina germinar o fermento na massa toda
Também nos desperta um sentimento de nostalgia, porque termina uma caminhada de três anos com o CRS F, Estela e Carlos, e do CRS Vale do Rio Pardo, Camila e Ismael Afirmamos que no transcurso desta missão conjunta, nos convertemos numa verdadeira família no amor fraterno, na partilha e na fidelidade à proposta do Movimento Sentiremos saudades deste convívio fraterno e humano O sentimento de nostalgia não para por aí, pois Pe Adriano esta se despedindo do nosso colegiado, da nossa Região, pelo dever e obediência de seus superiores, vai em missão para sua terra natal, Mato Grosso, levando na bagagem o nosso carinho, gratidão, respeito e admiração pelo seu exemplo de vida sacerdotal e religiosa Pedimos, em oração, a Nossa Senhora que abençoe o seu sacerdócio derramando as graças na missão que lhe for confiada Não podemos negar que quando damos nosso sim para uma missão, somos acometidos por um sentimento de medo e dúvidas, nossas fragilidades humanas nos levam a pensar que não estamos preparados para a missão, mas precisamos lembrar do “sim” de Maria ao chamado do Anjo Gabriel, um sim que levou a um comprometimento por toda a sua vida O “sim” de Maria não se originou do seu conhecimento de suas virtudes e habilidades, nem tampouco imaginava o que iria acontecer no futuro, mas o “sim” de Maria foi dado pela sua confiança e docilidade à vontade de Deus Sua fé foi mais forte que todos os temores, que todas as incertezas, que todas os seus medos.
Queridos amigos e irmãos em Cristo “Não tenham medo, saiamos" como nos propõe Fátima 2018. Confiante na graça divina, apoiados na força da oração e na intercessão de Nossa Senhora que sempre se faz presente em nossas vidas nos acolhendo com seu amor e ternura maternal.
A todos nós casais equipistas, que formamos a grande família das ENS da RS 1, rogamos a Deus que derrame as graças necessárias para termos um abençoado Natal, junto às nossas famílias. Que o Cristo renasça em nossos corações para vivermos com fidelidade, fé e esperança os ensinamentos recebidos. Amém.
Aida, Jurandir e Pe Adriano
Querido Pe Adriano, desta vez este espaço não será seu. Já é com saudade no coração, que escrevemos para agradecer sua participação como SCE da Região RS I de 2021 a 2022. Nesses dois anos de convivência percebemos a pessoa dedicada, paciente e afetuosa que és. Sabemos que a missão o chama para desempenhar sua vocação em outro lugar e, como bom discípulo, deves dizer sim e se aprontar para superar novos desafios.
Sua presença amiga e serena nos acompanhando em todas as atividades, sua palavra de esperança e força, fez-nos acreditar que Jesus está conosco na caminhada.
Leve nossa gratidão e nossa amizade na certeza de que estamos a sua disposição e sempre de braços abertos para recebê-lo quando andares por estes rincões.
Colegiado da Região RS I
Queridos Casais Responsáveis de Equipe, Conselheiros Espirituais e queridos irmãos em Cristo! Paz a todos!
Chegamos ao final de mais um ano equipista, com a graça de Deus! Vivenciamos em nossas reuniões ao longo do ano o tema de estudo: CASAL CRISTÃO FERMENTO RENOVADOR NA FAMÍLIA E NO MUNDO, que nos motivou a sermos “sinal do amor de Deus” e presença viva como casal cristão em todas as realidades
No próximo ano, em sintonia com o XII Encontro Internacional de Fátima, teremos como Tema: SERVIR A EXEMPLO DE MARIA; e como Lema: “EIS AQUI A SERVA DO SENHOR” (Lc 1,38) Essas propostas nos levarão, a exemplo de Maria - pela sua fé, virtudes e coragem - a dar um sentido transcendente à vida nos ambientes em que atuamos.
Queridos irmãos, na reunião de balanço, concluímos que a busca da santidade em casal passa pelo real desejo de ser missionário na vida conjugal e na equipe, que com a graça de Deus, transborda para a Igreja e o mundo. Paremos um instante diante do silêncio de Maria que meditava todas as coisas no seu coração, procurando sempre o “rosto” de Deus Busquemos a sua proteção que nos dá segurança e paz, mesmo na realização do serviço mais simples que podemos oferecer. O que poderemos temer? Também no Calvário, Maria diz: “faça-se”, sem gritos, sem desmaios, sem histerias, pois colocou seu coração naquele que tudo criou
Desejamos a todos que no ano de 2023 reine a paz do abandono que se aprende com Maria ao pé da Cruz. Agradecemos o “SIM” de vocês Casais Responsáveis de Equipe 2023 Estejam certos de que a sua disponibilidade é de grande importância, não só para a continuidade, mas também para a prosperidade das Equipes. Oficialmente vocês são representantes do Movimento. Atuando na base, darão sustentação ao mesmo Serão sinal visível de DEUS, levando a Boa Nova da esperança e do amor misericordioso a todos! DEUS os chamou! Ele os quer por inteiro Abram os seus corações ao amor e sua a vida será alegria com a qual animarão a todos. O dia é hoje! Esse é o seu tempo ! Em sua oração conjugal, assumam o real compromisso de seguir fielmente as orientações do Movimento que estão nas propostas para 2023, e tenham a certeza que os frutos serão colhidos no tempo certo! Também nós estaremos em oração por vocês, para que o seu serviço seja um constante louvor! Contem sempre conosco!
Aos casais que terminam a missão, nosso sincero agradecimento pelo empenho na condução de suas equipes ao longo de 2022. Vocês foram importantes nesse tempo difícil e suas ações ficarão marcadas na história do Movimento Pedimos que acompanhem de perto o novo CRE e estejam dispostos a dar apoio nas animações e motivações para as Formações e Encontros que certamente virão. Deus os abençoe!
Pela intercessão da Virgem Maria e do Servo de Deus Henri Caffarel, desejamos a todos um Santo Natal e também às suas famílias Que 2023 seja de muita vida e realizações! Até o EACRE, se Deus o permitir.
Um fraternal abraço!
Flor, Celso e Frei Levi
Aconteceu em 17 de setembro de 2022 das 08:30h às 17:00h a Formação de Casal Responsável de Setor da Região RS I, com a participação de todos os Casais Responsáveis de Setor e mais a Equipe de Apoio da Região, no Santuário Santa Rita de Cássia, em Porto Alegre/RS
Nosso Movimento nos oferece diversas oportunidades de formação, pois é necessário que nos atualizemos para servimos com eficiência e eficácia, mas mais importante que isso, é nos motivarmos uns aos outros e juntos buscar alternativas aos desafios que se apresentam. Juntos somos mais fortes.
É necessário lembrar que o Espírito Santo sopra sempre quando estamos em comunidade.
O Senhor faz em nós maravilhas e Santo é seu nome.
O mutirão tem como objetivo recordar e aprofundar assuntos do nosso Movimento e são realizados pelos Setores, atualizando e aprimorando as formações dos casais equipistas.
Neste semestre tivemos 3 setores realizando esta atividade que tem como meta integrar o maior número de participantes, um momento propício para que os casais das equipes de base dos setores se conheçam e partilhem, formando assim, vínculos e afetos necessários para uma profunda amizade.
Setor
Setor
Setor
Atividade desenvolvida pelos Setores no mês de setembro, orientada pela Região, é um momento rico para partilha de vida, para nos conhecermos melhor e aprofundar os laços de amizade e unidade, através da troca de ideias sobre temas que estão nos mobilizando no momento. Gratidão por esta oportunidade.
O Retiro é um PCE muito importante. Ele nos oferece a oportunidade de estarmos em silêncio para podermos escutar as nossas necessidades, as necessidades de nosso cônjuge, mas, principalmente, a voz de Deus a falar em nosso coração.
Certamente em todos os retiros realizados na Região RS I a alegria e o contentamento dos casais após a participação nesta atividade, foi um grande testemunho de que vale a pena o esforço em realizarmos cada um dos PCE.
O Encontro de Informação na cidade de Camaquã/RS ocorreu na manhã do sábado, 20/08/2022, na Paróquia São João Batista, com a presença de 5 casais convidados, os casais da ENS Mãe de Deus (Camaquã), o CRR Aida e Jurandir e casais apoio do Setor F e da Região.
Lembramos que cada equipista é responsável pela expansão do Movimento, assim como pelo recompletamento da sua Equipe de Base.
Sabedores desta responsabilidade, nos compete darmos testemunho, pela nossa forma de viver, que as ENS nos ajudam a construir nosso matrimônio, buscando a felicidade através de um relacionamento humano iluminado pela luz divina e da vivência dos PCE com disciplina e determinação.
Rezemos pela expansão do Movimento, para que tenhamos sempre casais dispostos a saírem em missão, falando das maravilhas que o Senhor realiza em nossas vidas.
Uma nova caminhada teve início em setembro deste ano, fomos convidados por nosso CRR, Aida e Jurandir, para acompanhar um grupo de casais na cidade de Butiá Padre Santiago, pároco na cidade e grande incentivador do Movimento propôs a vinda da ENS para essa nova expansão da Região RS I Para nós mais um desafio, que com muita alegria estamos realizando Nosso grupo é composto por seis casais, todos com muita espiritualidade, que de maneira simples e humilde deram seu sim e estão percorrendo este caminho com muita fé Já estamos no quinto encontro e a cada reunião percebemos as descobertas de cada casal nesse caminho de busca da santificação conjugal Nós também estamos revivendo e aprendendo muito com esse trabalho Lembramos que existe um segundo grupo de casais que está sendo acompanhado pelo casal Camila e Ismael do Setor VRP. Por isso pedimos as orações de todos, para que a semente que está sendo cultivada com muito carinho por nossa Região se transforme em uma linda árvore com abundantes frutos. Louvemos a Maria nossa mãe por todas as graças recebidas nessa missão
A Experiência Comunitária de Camaquã é composta por cinco casais, já existe uma cumplicidade entre eles, a cidade é pequena, portanto, já se conhecem a algum tempo e participam da comunidade ligada a Paróquia.
Os casais estão participativos e respondem aos questionamentos Há muita curiosidade entre eles relacionadas as coisas do Movimento.
Nosso primeiro encontro foi nas dependências da Paróquia, depois disso tivemos dois encontros, fomos muito bem acolhidos em ambas as casas. Todos os casais demonstram estar bem a vontade, as reuniões fluem naturalmente À medida que os assuntos dos cadernos dos participantes estão sendo abordados, o grupo vai demonstrando crescimento e interesse
O discernimento ao serviço de CRS no Movimento é sempre um momento importante vivenciado por cada Setor, pois é a oportunidade de escutarmos o Espírito Santo, de rezarmos mais para que se faça a vontade do Senhor através do novo casal escolhido. Obrigado pelo 'SIM' queridos casais e SCE, por fazerem-se instrumento do amor de Deus junto a cada equipista do seu Setor.
No dia 27 de novembro de 2022, às 18:30 horas, no Santuário Santa Rita de Cássia em Porto Alegre, realizou-se a Missa de Ação de Graças do ano equipista de 2022 e posse dos Casais Responsáveis de Equipe e Casais Ligação dos setores B, C, E, F e G, e apresentação do novo Casal Responsável do Setor F, Andrea e Charles, e do novo SCE do Setor F, Pe Charles.
A missa foi celebrada pelo Pe Adriano, SCE da Região RS I, e concelebrada pelos SCE Pe Charles (setor F) e Pe José Sauthier (setor G), pároco do Santuário que nos acolheu.
Com cuidados, a celebração foi presencial, aberta para todos os equipistas. Após tivemos uma confraternização, momento muito esperado depois deste tempo de pandemia que nos impedia de estarmos juntos.
Ao final da missa, Pe Adriano se despediu dos equipistas da Região, pois a partir de janeiro de 2023 estará assumindo uma nova missão na cidade de Campo Grande/MT.
Aproveitamos este momento de encontro para realizarmos uma ação social de coleta de alimentos e produtos de higiene, que foram entregues para instituições de caridade e para o Seminário de Viamão.
Que Deus nos abençoe, Maria nos proteja e Pe Caffarel nos guie neste ano de 2023.
Foi realizada a Missa de Ação de Graças pelo ano equipista de 2022 e posse dos CRE e CL 2023 do Setor Vale do Rio Pardo da Região RS I, em 10/12/2022 às 19 horas na cidade de Pantano Grande/RS.
A missa foi celebrada pelo SCE do Setor Pe Laudenor, com apoio do AE Diácono Rui.
Damos os parabéns pelo SIM de todos os casais que assumiram o serviço de CRE ou CL, e ao novo CRS Grazi e Michael.
Gratidão àqueles que deixam o serviço, especialmente, ao casal Camila e Ismael que deixam a responsabilidade do setor. Muito obrigado por seu carinho e dedicação.
"Não tenhais medo, saíamos."
O projeto MOMENTO 14 NA RS I é fruto da mobilização dos casais equipistas quando da celebração dos 45 anos da Região RS, hoje RS I. A partir dai, surgiu a ideia de todo o dia 14, dia da criação da Região RS (14/08/1976), nos encontrarmos para refletir sobre algum tema, ir além, sermos fermento na massa.
Assim, o projeto MOMENTO 14 NA RS I tem o objetivo de todo dia 14 ao meio-dia nos encontrarmos, virtualmente, e refletirmos sobre algum assunto proposto pela Igreja, tipo documentos da Igreja, intenções do Papa, assunto este que nos leve a crescer em nossa Espiritualidade Conjugal, em nossa caminhada para a Santidade Conjugal. Também é um convite a interação da Região RS I com cada Equipista, através das redes sociais, pois somos chamados a divulgar nosso Movimento, a apresentá-lo de forma dinâmica e atual como ele realmente é em nossa vida.
Completamos um ano do projeto com 12 vídeos que estão a disposição de todos os equipistas.
Os vídeos publicados até o momento são estes:
1- Criação do Momento 14 na RS I (14/01/2022)
2- Catequese 1 - Vocação e Família (14/02/2022)
3- Catequese 2 - Chamados à Santidade (14/03/2022)
4- Catequese 3 - Nazaré: tornar o amor normal (14/04/2022)
5- Catequese 4 - Somos todos filhos, somos todos irmãos (14/05/2022)
6- Catequeses 5/6 - Pais e Mães, Avós e Idosos (14/06/2022)
7- Tema do Ano 2022 (14/07/2022)
8- 46 anos da Região - Mensagem Flor e Celso (14/08/2022)
9- Entrevista Mons Tarcísio Scherer (14/09/2022)
10- Entrevista Pe Charles Kermaunar (14/10/2022)
11- Entrevista Pe Adriano Roque (14/11/2022)
12- 75 anos da Carta - Testemunho Graça e Roberto (14/12/2022)
Acesse nosso canal ENS Região RS I no YouTube para rever os vídeos. Inscreva-se no canal para receber o aviso dos nossos vídeos.
Fique atento, pois todo dia 14 tem novo vídeo nas redes sociais da Região RS I.
Envie-nos sugestões para os próximos temas do MOMENTO 14 NA RS I. Não fique de fora, participe interagindo com seu comentário, sua opinião.
Joice e Jerson
Casal Apoio Comunicação RS I
Somos cada vez mais casais equipistas em nossa Província - 20/12/2022
Na Região RS I somos 6 setores, 51 equipes, 260 casais, 10 viúvas(os) e 33 SCE/AE #ENSProvinciaSULIII
Lançado o novo App das SRB disponível para Android e IOS...
Acessem a Google Play ou a Apple Store e baixem agora mesmo o novo app.
Aproveitem! Curtam! #ENS72anosBrasil #enssrbrasil
Em julho ocorreu a multiplicação da Região SC I, sendo criada a Região SC III, com sede em Criciúma/SC. Sejem bem-vindos. #ENSProvinciaSULIII Celebração
Em julho recebemos o casal Maria Cristina e Ricardo, ENS Rainha da Paz, Setor E, no Colegiado da Região RS I como Casal Apoio para a Formação. Façamos o caminho juntos #ENSRegiãoRS1 #ENSProvinciaSULIII
Missa em memória dos 119 anos de nascimento do Pe Caffarel
Paróquia São Vicente Mártir - 30/07
#PeCaffarelOSantodoSeculoXXI
Foi numa noite de setembro de 1972, quando eu era pároco do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Porto Alegre, e SCE das equipes número 04 - NS da Conceição e número 06 - NS de Fátima, desde fevereiro de 1971, que tive o privilégio, junto com casais equipistas e conselheiros espirituais das 12 equipes então existentes em Porto Alegre, de conhecer o fundador do Movimento.
Foi no antigo Colégio Anchieta, na rua Duque de Caxias. Côn. Caffarel estava indo para um Enconttro com as ENS, em Florianópolis Côn Caffarel trajava um terno clerical preto De estatura média, franzino, já com as marcas da idade (69 anos) em seu corpo, fronte calva, postura humilde, rosto sereno, olhar vivo e atitude acolhedora
Vendo-o não dava para intuir a grande figura humana e sacerdotal que ele era. Inteligente, místico, enfim, um ser especial, um buscador de Deus, um apóstolo, um santo.
Suas palavras sábias e ungidas tornaram memorável esse encontro Falou da essência das ENS: o Sacramento do Matrimônio como um lugar de amor, um projeto de felicidade e um caminho de Santidade.
Ainda jovem sacerdote, foi conselheiro espiritual de universitários católicos em Paris. Vários deles, depois de casados, solicitaram que os acompanhasse em seu caminho matrimonial Côn Caffarel pediu tempo para pensar, pois na Faculdade de Teologia não havia nenhuma matéria sobre espiritualidade conjugal e familiar Intuia que devia haver um caminho específico para a santificação dos casais.
Não haviam casais declarados santos pela Igreja (canonizados); somente papas, bispos, sacerdotes, reis, rainhas, religiosos (as) e mártires Ainda nos anos cinquenta, quando cursei teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (1954-1958), não constava esse tema no currículo Instado pelos jovens casais, Côn. Caffarel foi aconselhar-se com seu bispo o Cardeal Arcebispo de Paris. Este, jocosa, mas sabiamente, respondeu-lhe: "Lembras que a Bíblia (Juizes 15,15-16) narra que Sansão, com uma queixada de burro derrotou mil filisteus? Agora imagina, querido padre, o que o poder de Deus não poderá fazer com um burro inteiro!"
Encorajado e abençoado pelo Sr Cardeal, Côn Caffarel iniciou a primeira equipe de casais, em 1939, ancorado na graça de Deus. Com oração, reflexão teológica, convivência com os casais, diálogo com especialistas em matrimônio e as luzes do Espírito Santo, foi elaborando o caminho para a santificação dos casais, para a espiritualidade conjugal e familiar
Momento decisivo foi a públicação, em 1947, da "Carta das ENS" com os "Pontos Concretos de Esforço (PCEs)". Côn. Caffarel trabalhou como perito na Comissão da Família, no Concílio Vaticano II (1962-1965) :" Gaudium et Ipes".
Hoje as ENS contam com mais de 100 000 casais, em mais de 90 países Nesses 51 anos de Conselheiro Espiritual das ENS, só posso louvar e agradecer a Deus e à Virgem Maria, nossa mãe, as bençãos recebidas e o conhecimento da espiritualidade conjugal e familiar.
Na história de nossa Igreja, existem milhares e milhares de casais santos, mas somente a partir do Papa São João Paulo II temos cassais canonizados, isto é, oficialmente declarados pela igreja
Mons. Tarcísio Pedro SchererGravataí, 22/11/2022.
Esse espaço esta a disposição para que todos possam escrever sobre o nosso fundador Pe Henri Caffarel. Envie-nos sua contribuição
É uma alegria podermos compartilhar com os irmãos da Região RS I, algumas reflexões acerca dos “75 anos da Carta Fundadora das ENS”.
Ela foi promulgada em 08 de dezembro de 1947, dia da Imaculada Conceição, em Paris. Nessa ocasião o Movimento recebeu a sua denominação definitiva: “Equipes de Nossa Senhora”.
Desde a criação da primeira equipe, à medida que o “grupo de casais” aumentava, consolidava-se no coração do Pe Caffarel a intuição da necessidade de uma exigência que regulasse e disciplinasse o “movimento” que emergia, a fim de ajudar os seus membros a superar o possível enfraquecimento do espírito que os animava.
Neste contexto nasce a “Regra”, instituída com base na experiência vivida durante quase dez anos pelo “grupo de casais” pertencentes ao “movimento” então nascente.
A Carta (ou “Estatutos” para alguns) tornou-se uma referência vital para as entidades do Movimento (Equipe, Setor, Região...) e também para os equipistas: os daquele tempo e os que viriam no futuro.
Entre estes estávamos nós (Graça e Roberto), que iniciáramos a nossa pertença às ENS em 1984, época em que a Carta tinha primazia absoluta no balizamento do caminho a seguir, da fidelidade ao espírito das regras, da disciplina e pedagogia do Movimento.
O final dos anos 80 apontava novidades. A Carta alcançara seus 40 anos de existência. A realidade da sociedade tornara-se mais complexa e contrastante. A desconstrução da família e o neomaltusianismo avançavam. Mas, por outro lado, os frutos do espírito não cessavam de anunciar a expansão e o amadurecimento do Movimento. A sua vida e reflexão já consolidara a importância da comunidade eclesial de casais no fortalecimento da comunhão fraterna e do auxílio mútuo na busca da perfeição cristã através da espiritualidade conjugal.
No seio da Igreja, a graça do Concílio Vaticano II trouxe-nos o Código de Direito Canônico de 1983, que nos permitiu continuar a busca do reconhecimento das ENS, aprovado “Ad experimentum” em 1992 e depois definitivamente em 2002.
A Carta e os Estatutos Canônicos não se opunham entre si. Aquela, editada pela última vez em 1972, continuou como referência para a vida do Movimento. Já os Estatutos situavam a sua fonte na intuição primitiva do Movimento, permitindo que ele continue a caminhar na fidelidade ao seu carisma fundador.
A presença da Carta na nossa história foi decisiva para todos nós. Por isso, os convidamos a uma breve reflexão acerca das indagações a seguir.
Temos, hoje, uma verdadeira consciência de que a equipe É uma comunidade eclesial e de que o amor conjugal É, para os casais cristãos, caminho de santidade?
Temos, hoje, uma verdadeira consciência de que o nosso Movimento É reconhecido pela Igreja como “associação privada internacional de fiéis” e de que esse reconhecimento favoreceu a irradiação apostólica das ENS para 92 países no mundo?
Se temos consciência de que o valor de tais afirmações ultrapassam o patamar humano de uma boa ideia, devemos isso ao fato da Carta Fundadora ser um dom do Espírito de Deus destinado a cada um de nós, ao nosso Movimento e à Igreja.
Finalizamos este artigo expressando a nossa profunda gratidão de louvor a Deus pela Sua ação no Movimento e também a todos os equipistas que se dedicaram ao longo desses 75 anos a percorrer o caminho do Espírito anunciado pela nossa Carta Fundacional para conduzi-los à santidade no e através do Sacramento do Matrimônio.
(1) A Carta Fundadora foi lançada atualizações em 1972.
(2) Cláusula 1 do Decreto do Pontifício Leigos nª 1652/02/AIC -18 que dá aprovação definitiva dos Estatutos Canônicos das ENS, (3) Informação obtida no site Internacional das ENS em 24/11/22. (4) Nome atribuído aos grupos constituídos de casais até a organização definitiva assumida pelo Movimento com o lançamento da Carta fundacional.
Este ano de 2022, na festa da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, celebramos o 75º aniversário da promulgação da Carta das ENS. Esta festa da Imaculada Conceição, que gostamos de celebrar com as ENS, tem um significado especial este ano. Propomos várias ferramentas e ideias para convidar os equipistas a conhecerem melhor a Carta, para vivê-la melhor.
Haverá uma missa no dia 8 de dezembro de 2022 às 20h na igreja de SaintAugustin em Paris, com a participação da ERI. Será presidida por Dom Thibault VERNY, bispo auxiliar de Paris.
Convidamos você a organizar reuniões locais por volta de 8 de dezembro sobre o tema da Carta. Poderia ser uma reunião de equipe, um Dever de Sentar-se, uma reunião de setor ou uma reunião de grupos mistos.
Em anexo, juntamos alguns documentos para lhe ajudar a preparar este evento:
O texto da Carta de 1947.
Uma conferência do Padre Caffarel em São Paulo, em 1962, sobre a Carta. Esta conferência nos ajuda a entender melhor o significado e o espírito da Carta;
Uma proposta de perguntas para uma reunião de equipe ou uma reunião com grupos mistos sobre a Carta;
Uma proposta de perguntas para um Dever de Sentar-se
Que nenhum equipista no mundo fique sem se juntar a esta grande celebração de gratidão!
Que o Senhor e nossa Padroeira e Mãe do Céu, por intercessão do Padre Caffarel, o abençoe hoje e sempre.
Papa ao Movimento Equipes de Nossa Senhora: sejam jovens com asas e raízes - 06/08/2022
Na manhã deste sábado (06) o Papa Francisco recebeu as jovens do Movimento Católico “Equipes de Nossa Senhora” em audiência no Vaticano. O Papa iniciou afirmando: “Vocês queriam ouvir, dos meus lábios, que a santa Mãe Igreja ama e conta com cada um de vocês. E assim é! A Igreja ama o que Jesus amou". E disse que gostaria de refletir um pouco sobre as três palavras que compõem o nome do grupo: equipe, Nossa Senhora e jovens.
“Vocês vivem a experiência de equipe, de grupo –disse o Pontífice -. Isto é um dom, não é um dado adquirido! Fazer parte de uma comunidade, de uma família de famílias que transmite uma fé vivida é um grande dom! Ninguém pode dizer: ‘Salvo-me sozinho’. “Não tenham medo de se abrir, de correr riscos; e não tenham medo dos outros”.
“Como se lê no Preâmbulo dos Estatutos, - afirmouvocês são jovens que ‘se caracterizam por uma forte devoção a Nossa Senhora, com o consequente desejo de, ao seguir o seu exemplo e colocando-se sob a sua maternal proteção, compreenderem o lugar privilegiado de Maria, no Mistério de Cristo e da Salvação’. E assim é!”. “Quando se acolhe Maria, a Mãe, na própria vida, nunca se perde o centro, que é o Senhor. Porque Maria nunca aponta para si mesma, mas para Jesus e para os irmãos”.
Em seguida ao falar sobre a terceira palavra: os jovens Francisco afirmou: “O futuro é dos jovens. Mas – atenção! – jovens com duas qualidades: jovens com asas e jovens com raízes. Jovens com asas para voar, sonhar, criar, e com raízes para receber dos mais idosos a sabedoria que eles dão”.
O próprio memorável Papa Paulo VI dizia quando buscou levar o Concílio avante: “A Igreja deve aprofundar a consciência de si mesma, meditar sobre o seu próprio mistério (...). Desta consciência esclarecida e operante deriva espontaneamente um desejo de comparar a imagem ideal da Igreja, tal como Cristo a viu, quis e amou, ou seja, como sua Esposa santa e imaculada (Ef 5, 27), com o rosto real que a Igreja apresenta hoje. (…)”. Na última terça-feira, 11 de outubro, memória litúrgica de São João XXIII, o Papa Francisco presidiu na Basílica de São Pedro a Missa que recordou os 60 anos de abertura do histórico evento conciliar. Como afirmou em sua homilia, “foi para reavivar o seu amor que a Igreja, pela primeira vez na história, dedicou um Concílio a interrogar-se sobre si mesma, a refletir sobre a sua própria natureza e missão.”
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt