10 Anos de Transformação Engenheiros Sem Fronteiras Brasil

Page 1



Encontrão ESF – Rio de Janeiro/ RJ - 2019



+40 voluntรกrios

+800 voluntรกrios

+2000 voluntรกrios


Agradecemos a todos que nos apoiaram desde engenharia, impulsionando as

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2020 Diretoria Executiva Cleuller Camilo Adalberto Teodoro, Kamilla Teixeira, Nina Ferracioli, Pedro Becallete Conselho Fiscal Breno Carrara, Giovanna Mueller, Raphael Costa Conselho Deliberativo Aliciane Peixoto, Felipe Escames, Fernanda Deister, Gabriel Chiele, Luís Felipe, Raquel Miranda , Ruth Leite Conselho Consultivo Fernanda Deister, Katia Mello, Roberto de Souza, Sandra Rufino, Zelito Sampaio

ASSOCIAÇÃO ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS BRASIL 12.356.782/0001-85 Avenida Peter Henry Rolfs – Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica, sn Viçosa – MG | 36570-000


2010 para transformar o mundo por meio da mudanças que todos almejamos!

FICHA TÉCNICA Texto e Edição Bruna Pierotti, Júlia Silveira, Natália Busnello, Samara Oliveira Leitura Crítica Vice-Presidência de Comunicação Colaboração Revisão de Texto Vice-Presidência de Comunicação Fotos Banco de Imagens dos Engenheiros Sem Fronteiras Brasil e núcleos da rede Projeto Gráfico, Diagramação e Arte-Final Kamilla Teixeira, Júlia Silveira, Natália Busnello, Ana Guterres e Bruno Mendes. Copyright © 2020 de Engenheiros Sem Fronteiras Brasil. Todos os direitos reservados. Este manual ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usado de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor, exceto pelo uso de citações breves e citando-se a fonte. Primeira edição, 2020. www.esf.org.br Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do contato@esf-brasil.org

e-mail:


2010

Índice 02 03 07 11 16

Quem somos - EWB Internacional - Nossa Identidade - Diretoria Nacional - Gestões e Gestores ESF Brasil

34

Conquistas

47 60 61

Núcleos Locais

74

cbESF, Prêmio Sem Fronteiras e eventos

- Eixos de Atuação - Projetos Modelo

110

Resultados

120

Parceiros

2020 01


Quem somos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) é uma expressão utilizada por um número de organizações nãogovernamentais, em vários países, para descrever suas atividades baseadas em engenharia e orientadas para o desenvolvimento humano e sustentável. Todos esses grupos trabalham para prover as necessidades de comunidades desfavorecidas e pessoas de todo o mundo através de projetos de Educação, Gestão e Empreendedorismo, Infraestrutura e Assistência Básica e Sustentabilidade. Muitos grupos nacionais ESF são desenvolvidos de forma independente, e assim não são todos formalmente afiliados um com o outro, e o nível de colaboração e desenvolvimento organizacional varia. A maioria das organizações ESF/ISF (Francês, Ingénieurs Sans Frontières) estão fortemente ligadas à academia e aos estudantes, com muitas delas sendo lideradas por estudantes. Este documento compreende os dados de interesse relativos ao Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil (ESF-Brasil), desde sua origem, até o ano de 2020.

02


Década de 80

Década de 90

Nossa História: Em meados dos anos 80, na França, o primeiro núcleo de voluntários surgia, o Ingénieurs Sans Frontières – ISF França, sendo uma organização não governamental, com suas atividades voltadas para a engenharia e desenvolvimento humano e sustentável. Tempo depois, nos anos 90, era criado o escritório global, o Engineers Without Borders Internacional (EWB-I), o qual regula e concede o uso da marca. Atualmente, a EWB-I está presente em mais de 65 países do mundo e em diversas realidades: Iraque, Austrália, Itália, Jordânia, Gana, Camboja, Canadá, entre outros. A organização é reconhecida e respeitada por desenvolver e implementar soluções sustentáveis para comunidades em desenvolvimento mundo afora, e por utilizar seu amplo conhecimento técnico para resolver problemas que afetam o planeta. A cooperação internacional entre núcleos levou saneamento, água, energia, infraestrutura, acesso à educação e à saúde a países em extrema pobreza, como Serra Leoa, Nigéria, Quênia e Uganda.

03 03


2010 No ano de 2010 a organização era fundada. Foi na cidade de Viçosa, em Minas Gerais, o começo da nossa jornada. Hoje, contamos com núcleos em todas as regiões do país. Todos atuam, através de nossos valores, com o objetivo de parear o aprendizado e o papel social, com a atuação dos profissionais e estudantes de engenharia e outras áreas, elaborando projetos inspirados pela solidariedade e sustentabilidade.

04 04


Assembleia Geral de Fundação em Viçosa/MG – ESF BR 2010

05 05


2010

Origem Nacional O início de um sonho A Diretoria Executiva Nacional ESF-Brasil nasceu em Viçosa, Minas Gerais, no dia 25 de Junho de 2010, no Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional no Centro de Desenvolvimento Tecnológico Centev/UFV por meio dos Professores Orientadores: Álvaro Messias Bigonha Tibiriça, Alexandre Martins Reis, e Charles Luis da Silva. Os seus principais objetivos são gerenciar os Núcleos espalhados por 20 estados brasileiros, dando-lhes as diretrizes para atuar conforme a filosofia da organização, e regular o uso da marca. O ESF-Brasil também organiza o Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras (cbESF), evento nacional que ocorre anualmente desde 2014, promovendo as ações da rede e a integração entre os voluntários. A organização começou pequena, com apenas um núcleo regional e poucos voluntários, mas era apenas o início da nossa transformação.

06


Nossa identidade Missão da Rede “Promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da Engenharia.”

Missão da Diretoria Nacional “Ajudar as lideranças dos núcleos dos Engenheiros Sem Fronteiras Brasil a desenvolver seu máximo potencial de impacto nas comunidades. Fazemos isso oferecendo constantemente suporte qualificado de gestão e técnico aos líderes e núcleos, gerenciamento da rede Engenheiros Sem Fronteiras e representatividade interna e externa. Possibilitando dessa forma que as equipes foquem cada vez mais em fazer mais projetos de qualidade nas comunidades onde estão inseridos.” 07


Congresso Nacional em Juiz de Fora/MG - 2019

Distribuição de cestas básicas e kits de higiene Núcleo Gov. Valadares/MG - 2020

Ação “Limpeza de Praia Núcleo Salvador/BA - 2018

08 08


Visão “Nosso objetivo até 2021 é possuir parcerias estratégicas em diversos setores, uma organização interna padronizada, presença em todas as regiões do país com núcleos de alto impacto, alcançando mais de 150 mil beneficiários e 80 núcleos sustentáveis com acompanhamento e crescimento constante.”

09 09


Valores Altruísmo – acreditamos na paixão em ajudar o próximo de maneira genuína; Ética – seguimos o caminho mais correto, com integridade e transparência em nossas ações; Profissionalismo – nossos membros atuam com comprometimento e responsabilidade social e técnica em nossas ações e projetos; Respeito – reconhecemos e celebramos as diversidades agindo de maneira empática e solidária aos mais variados grupos; Trabalho em equipe – prezamos pela cooperação e união entre os membros e o trabalho em conjunto com a comunidade.

10


A Diretoria Nacional A Diretoria Nacional do Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil, possui como principais funções: • Regular a marca Engenheiros Sem Fronteiras ® em território brasileiro; • Criar, avaliar, promover ou encerrar núcleos em qualquer cidade do Brasil; • Gerir e difundir o conhecimento da organização a nível nacional; • Gerar relatórios de avaliação e de resultados internos e externos dos núcleos no país; • Representar a organização dentro do EWB-I e dentro da ONU, onde somos signatários do Pacto Global e do Pacto de Empoderamento Feminino; • Orientar e oferecer suporte aos núcleos em quaisquer ações ou projetos quando houver a necessidade; • Promover o Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras; • Difundir ciência através de nosso Congresso e Revista de Periódicos (Brazilian Journal of Sustainability); • Difundir a metodologia mundial da organização no Brasil, prezando pela importância do envolvimento comunitário, do diálogo e da cooperação com projetos desenvolvidos e executados por voluntários, que se envolvem pessoalmente com os membros da comunidade.

11


12 12


Conselho Consultivo Este conselho é composto por Professores Orientadores de Núcleos e por Profissionais relacionados a Engenharia e organizações da sociedade civil. A função deste conselho é orientar a Diretoria Executiva.

Conselho Deliberativo É composto por 5 Diretores de Núcleos Seniores, 1 representante indicado pela Diretoria Nacional e 1 representante indicado pelo Conselho Consultivo. A função deste conselho é tomar decisões sobre a Diretoria Executiva, em reuniões ordinárias anuais ou em reuniões extraordinárias

13


Conselho Fiscal É composto por 3 ex-membros de núcleos representados no Conselho Deliberativo. A função deste conselho é fiscalizar as ações e finanças da diretoria. Neste em questão, não pode ter em sua composição nenhum membro da diretoria executiva.

Conselho Diretor do EWB-International Em 2019, o ESF-BR conquistou sua 1ª cadeira no Conselho Diretor Internacional. “O cargo no Conselho Diretor tem função deliberativa, então discutimos planejamento estratégico, captação de recursos, como vamos apoiar os membros e expandir a rede do EWB de forma a deliberar ou não as ações definidas pela Presidente e o secretariado responsável. “

-

Fernanda Deister Representante do ESF Brasil no Conselho Diretor do EWB-I

*As gestões tem vigência mínima de 2 anos

14


Congresso Nacional em Juiz de Fora/MG - 2019

15


Gestões e Gestores A Diretoria Nacional é composta por cinco cargos executivos (sendo, os dois principais, com dois anos de gestão), e por uma equipe de assessores, com o objetivo em comum de gerir as ações nacionais e orientar os núcleos regionais. O ESF-Brasil foi fundado em 2010, quando começou a operar através do seu único núcleo até então (Núcleo Viçosa), e após, iniciou a estruturação da diretoria nacional. A primeira eleição aconteceu dois anos depois, em 2012 e, desde então, já concluímos quatro gestões. Estamos na quinta equipe, cheios de desafios e muitos objetivos para alcançar! Atualmente a Diretoria Nacional possui 50 membros, divididos nas áreas da Presidência, Comunicação, Desenvolvimento, Acompanhamento e Técnico. É o maior número de voluntários que a Nacional já contou em sua gestão até hoje!

16


2012

Atual Presidência: Somos 50 membros na equipe nacional, 350 líderes, e cerca de 1700 voluntários na ponta. Uma grande equipe que trabalhou para cumprir nossa missão de promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia. Na Diretoria Nacional trabalhamos para o desenvolvimento desses líderes, disponibilizando dezenas de processos, arquivos criados e padronizados, um acervo com mais de 2000 documentos de referência em gestão e projetos do terceiro setor. Além de iniciarmos o primeiro estatuto cocriado pela diretoria nacional e pelos núcleos da Rede por meio de consultas públicas e votação. Também realizamos ações nacionais que nos mostraram o grande impacto que temos como Rede, em um curto intervalo de tempo, no Dia Internacional da Juventude. Além disso, no final do ano de 2019, ocorreu nosso VI Congresso Nacional que com foco nos voluntários, crescimento e capacitação dos mesmos, permitiu a ressignificação do sentimento da Rede Engenheiros Sem Fronteiras Brasil. Pautados em visibilidade e transparência, buscamos reconhecimento no 3° setor, e em 2019 tivemos grandes vitórias nele. Conquistamos, logo de início, em primeiro lugar o Prêmio ENATS de Boas Práticas de Gestão do 3° Setor. No meio do ano começou a corrida para o selo Melhores ONGs promovido pelo Instituto Doar, além de sermos uma das 100 organizações agraciadas, ganhamos o Prêmio de Melhor ONG em Desenvolvimento Local. Ao final do ano recebemos a Certificação de Transparência e Boas Práticas Sociais Internacionais. Esses prêmios, mais que conquistas, foram bússolas que guiaram nossa gestão a fazer adaptações importantes para o futuro da organização como um todo.

” Cleuller Camilo e Nina Ferracioli

17


2015 Cleuller Camilo

Thiago Bedette

Micael Jardim

2019-2021 2017-2018

2015 2016 2017 2018 2019 2020

2012

2012-2015

2010

2015-2016

2010-2012

Ă tila Santos

NatĂĄlia D'Alessandro

18


2010

2010-2011 Presidente: Thiago Xavier Bedette Gomes • Vice-presidência: Leandro Balbi Juste • Comunicação: Artur Carneiro Mendes • Financeiro: Marina Silva Pereira • Projetos: Neesha Daian Loureiro

19 19


2011

Ações Concluídas: • Consolidação burocrática do ESF-BR como uma ONG; • Divulgação da nova ONG; • Elaboração dos Documentos necessários para Registro Civil da OSCIP; • Promoção da Sede do ESF em todo o Brasil; • Abertura de Edital para seleção de novos projetos e novos voluntários; • Mapeamento de áreas e diagnóstico das necessidades das comunidades de Viçosa: visitas a bairros e suas Associações, Secretarias Municipais, igrejas, asilos, hospitais e creches; • Análise e minimização do tempo médio de espera no setor de emergência de um hospital público; • Implantação do Programa de 5S em uma entidade filantrópica da cidade de Viçosa visando a melhoria dos serviços prestados aos seus usuários; • Elaboração do Organograma e Fluxograma de um hospital público; • Implantação de Coletores Solares feitos a base de materiais recicláveis em Creches.

20


2012

2012-2015 Presidente: Micael Daher Jardim • Vice presidente: Vinícius de Santana Gavioli • Diretora Geral: Fernanda Mourão Fonseca Carneiro • Comunicação: Raphael Gustavo Marques da Costa • Financeiro: Jussara Araújo • Técnico: Felipe Andrade Ambrósio

19 21


2015

Ações Concluídas: • Reestruturação dos cargos; • Criação de curso de formação para novos membros; • Finalização dos Manuais para auxiliar os Núcleos na •

• • • • • • • • • • • • • •

fundação e nos processos básicos; Melhora da comunicação interna e compartilhamento de documentos e arquivos; Criação de procedimentos para fundação de novos Núcleos; Melhoria da página do Facebook de modo a facilitar nossa comunicação com a população; Criação de projetos padrões para serem replicados pelos Núcleos: Sabão Ecológico e Horta Solidária; Troca de gestão realizada sem perda de capital humano. Criação do primeiro Congresso dos Engenheiros Sem Fronteiras; Expansão de 10 para 17 cidades no Brasil; Reformulação e melhoria dos Manuais; Criação e disponibilização do Sistema Integrado de Gestão e aumento do controle sobre os Núcleos; Melhoria do processo de orientação para fundação de novos Núcleos; Melhoria da orientação dos Núcleos. Organização entrou no programa Google for Non Profits. 2° Congresso Sem Fronteiras em São Leopoldo - RS. Gestor de projetos online (Redmine); Sistema de gestão (para a diretoria e para os núcleos)

22


2015

2015-2016 Presidente: Átila Santos • Vice Presidência: Ricardo Anderson Pereira de Souza • Conselheiro Consultivo: Micael Daher Jardim • Desenvolvimento: Daniel de Souza Telles • Gerente de Projetos: Yann Freire Marques Costa • Técnico: Luana Souza Holt

21 23


2016

Ações Concluídas: • Participação do Fórum Global dos Engenheiros Sem • • • • • • • • • • • • • • • • •

Fronteiras, nos EUA Lançamento da revista Panorama Sem Fronteiras Processo Seletivo I Ação Nacional Criação da Diretoria de Gestão de Pessoas Projeto de implantação de programa de Segurança do Trabalho Mapeamento de Projetos Treinamento para os membros sobre Gerenciamento de Projetos Meeting entre ESF-Brasil, ESF- Núcleo Governador Valadares e ESF- Núcleo Viçosa Reuniões com centros da Universidade Federal de Viçosa para apresentar a organização e pleitear uma nova sede Reunião com o Programa de Educação Tutorial (PET EPR) II Ação Nacional Pesquisa Motivacional Descrição dos cargos e Organograma Reunião com a organização do evento DataCenterDynamics Awards Brazil 2016 Criação da nova logomarca do Engenheiros Sem Fronteiras Parceria com a Fundação Estudar Participação no evento DataCenterDynamics Awards Brazil 2016

24


2017

2017-2018 • Presidente: Natália D'Alessandro

Vice Presidência: Victor Rossini Rosa • Diretor de Desenvolvimento: Rafael Kondo • Direto de Gestão de pessoas: Sâmia Ribeiro • Diretor de Comunicação: Clara Pagotto • Diretor de Financeiro: Camila Generoso • Diretor de Projetos: Uaitã do Nascimento •

23 25


2018

Ações Concluídas: • •

• • •

• • • • • • • • •

• • • • • •

Descentralização da diretoria nacional; IV Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras Brasil em Lavras-MG, definindo a missão atual: Promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia; Definição dos valores da rede; Criação do site interno; Atualização do site, das redes sociais e estruturação do Drive; Base de dados e contatos de diretores de núcleos; Criação das reuniões mensais de núcleos, e reuniões temáticas; Criação dos conselhos de núcleos, deliberativos, e consultivo; Reestruturação do processo de homologação dos núcleos; Criação de procedimento para abertura de núcleos; Ajuste fiscal (Receita Federal) e contratação de um contador; Padronização do termo de voluntariado para os voluntários dos núcleos existentes; Campanha do Dia da Engenharia; Contrato com advogada para alinhamento de documentos, estatutos, declarações e abertura de CNPJ; Estruturação do levantamento de informações nacionais, junto aos núcleos; Criação do portifólio anual; Primeira Campanha de homenagem às mulheres na engenharia, no dia da mulher; Aproximação ISF Chile e ISF Argentina; Criação do Grupo no Facebook para interação entre os voluntários; Criação do Projeto X.

26


2019

2019-2020 Presidente: Cleuller Camilo Vice Presidências • Comunicação: Nayara Medeiros • Desenvolvimento: Raquel Miranda • Técnico: Victória Abrahão

25 27


2020

Ações Concluídas: • • • •

• • • • • • • • • •

Criação da missão da Diretoria Nacional, e visão para os Núcleos, com um Planejamento Estratégico, com margem de atividades de 3 anos e com +200 planos de ação; Conselho Consultivo, Deliberativo e Fiscal estruturado; Site interno, Transparência, organização e possibilidade de replicação em Núcleos; Cinco novas Premiações; 1ª Missão Internacional feita em cooperação com o Engenheiros Sem Fronteiras - Brasil Reconstrução após Ciclones em Moçambique, juntamente com a equipe da Nicarágua, Engenheiros Sem Fronteiras Estados Unidos (EWB USA) e o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); 1ª Revista de Periódicos Científicos do ESF; Acompanhamento de núcleos quinzenalmente com a participação de materiais de diversos parceiros; Criação de Grupos de Trabalho para desenvolvimento de projetos tradicionais e cases a serem replicados na rede; Criação de mapeamento de todos os projetos realizados na rede e disponibilidade no site interno; Representante no EWB- Internacional; Presença em mais de trinta eventos, entre participação, mentorias e palestras. Premiações financeiras no Congresso Nacional dos Engenheiros sem Fronteiras (VI CBESF); Criação de Novo Estatuto aprovado em assembleia geral; Melhoria o acompanhamento de editais e prestar consultoria aos Núcleos.

28


2020

2020-2021 Presidente: Cleuller Camilo Vice Presidências • Acompanhamento: Adalberto Teodoro • Comunicação: Kamilla Teixeira • Desenvolvimento: Nina Ferracioli • Técnico: Pedro Becallete

29


2021

Planejamento Estratégico/Expectativas • Visitarmos os núcleos para criar vínculos e ajudar em planejamento estratégico e dificuldades;

• Ter visibilidade nacional; • Termos um site (intranet) para todos os membros se

cadastrarem, termos projetos acompanhados em tempo real e com certificado garantido aos membros da rede;

• Concorrer a grandes editais e prêmios; • Criar uma escola online para os membros do ESF (todos

os membros terem vídeos e materiais de cada departamento, focando em formas de captar recursos, gestão de membros, projetos, e marketing);

• Criar editais internos de projetos e eventos para financiar ações por todos os núcleos da rede – Projetos de Grande Impacto;

• Garantir

a sustentabilidade planejamento estratégico.

e

sucesso

de

nosso

30


Jรก pensou continuar transformando vidas... da sua casa?

Seja parte da Diretoria Nacional! 31


Envie seu interesse através de nosso formulário abaixo: Formulário de Interesse para a Diretoria Nacional 32


33

Evento de premiação “Melhores ONG’s” em São Paulo /SP - 2019


Conquistas As maiores conquistas do ESF-Brasil são as transformações diárias, grandes ou pequenas, que ocorrem nas comunidades onde a rede atua. Transformar vidas, através da engenharia, é o que move a organização. Ao longo desses 10 anos, o ESF-Brasil acumulou prêmios, títulos e certificados que comprovam a idoneidade, transparência e boas práticas da organização, além do compromisso com a sociedade e a responsabilidade com quem atua no terceiro setor. Cada parceria firmada, cada mentoria, tudo que nos ajuda a alcançar mais pessoas e transformar cada vez mais vidas conta como um prêmio para o ESF-Brasil. Agradecemos a todos os líderes que tornaram essas conquistas reais, trazendo cada vez mais respaldo para nossa organização. Juntos somos mais fortes!

34


Conquistas 2010 • Fundação do Engenheiros Sem Fronteiras Brasil:

Viçosa(MG).

2012 • Criação da Diretoria Nacional

2013 • Membro Pleno do Engineers Without Borders

International • ALCOA Grant 2013

2014 • I Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem

Fronteiras (Viçosa-MG)

2015 • Programa Google for Non Profits

35


2016 • Membro Sênior Engineers Without Borders: Nível mais alto dentro de desenvolvimento dentro da rede internacional.

2017 • Criação dos conselhos de núcleos, deliberativos, e

consultivo; • Estruturação do gerenciamento interno da Rede Engenheiros Sem Fronteiras Brasil

2020 • Lançamento do livro “Engenharia

Popular: Construção e Gestão de Projetos em Tecnologia e Inovação” patrocinado pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

36


Prêmios e Certificados 2019 • Selo ONG Transparente • Prêmio de Boas Práticas de Gestão – 15º Encontro

Nacional do Terceiro Setor • Prêmio 100 Melhores ONGs para se doar • Melhor ONG de Desenvolvimento Local do Brasil

2020 • Certificado de Transparência e Boas Práticas

Sociais Internacionais pela Phomenta

37


Coalizões e Pactos de Atuação 2019 • Pacto Global/Global Compact ONU • Pacto de Empoderamento Feminino/Women’s

• • • • • •

Empowerment Principles WEPS ONU Mapa Cidades Sustentáveis – Categoria Preservação Ambiental Coalizão da Estratégia ODS Plataforma por um Novo Marco Regulatório Conselho Nacional de Juventude YLAI - Iniciativa Jovens Líderes das Américas Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMING

2020 • Pacto Pela Democracia • Conselho do Movimento pelo Dia Internacional

da Juventude • Sustainable Development Solutions Network • Associado Abong: Associação Brasileira de ONGs • Rede de Habitação de Interesse Social

38


Prêmios e Certificados

Coalizões e Pactos de Atuação

39


Coalizões e Pactos de Atuação

40


Mentorias 2019 • • •

Programa Mentoria de Valor do Instituto Nissan Vencedor no Programa de Aceleração de Impacto Social – Categoria Incubação Programa de Aceleração DOA Brasil

2020 • • •

41

Ambientação da Fundação Toyota Programa VOA – AMBEV Gestão para o 3º Setor – Fundação Salvador Arena


42


Editais e Grant’s Nacional • • • • • •

ALCOA Grant (2013) - Nacional e Núcleo Viçosa - MG Edital CONFEA (2019) - Nacional China Aid Grant – Projeto em Moçambique (2019) - Nacional e EWB-USA Edital Itaú Mobilidade (2020) - Nacional e Núcleo Rio de Janeiro - RJ Edital Fundo Baobá para Equidade Racial (2020) - Nacional e Núcleo Rio de Janeiro - RJ Edital Fundo Casa (2020) - Nacional e Sapiência Ambiental

Núcleos • Utilidade Pública Municipal (2012) - Núcleo Viçosa • • • •

43

- MG ALCOA Grant (2015) - Núcleo Rio de Janeiro - RJ Tetra Tech Grant (2016) - Núcleo Rio de Janeiro RJ Edital PROEX UFRN (2016) - Núcleo Natal - RN Edital Fundo CASA (2016) - Núcleo Rio de Janeiro - RJ


• Edital Radix Sustentabilidade (2016) - Núcleo Rio de Janeiro - RJ • Edital Arconics (2017) - Núcleo Rio de Janeiro - RJ • Edital PROEX UFRN (2017) - Núcleo Natal - RN • Edital Amigos da Poli (2017) - Núcleo São Paulo - SP • Edital Fundo Socioambiental CASA (2018) - Núcleo Rio de Janeiro - RJ • Edital Educar para Transformar do Instituto MRV (2018)

- Núcleo Rio das Ostras - RJ

• Selo Parceiro da Juventude pela Prefeitura de Viçosa

(2018) - Núcleo Viçosa - MG

• Edital FIEX UFSM (2018) - Núcleo Santa Maria - RS • Edital FIEn UFSM (2018) - Núcleo Santa Maria - RS • Edital PROEX UFRN (2018) - Núcleo Natal - RN

• Edital Amigos da Poli (2018) - Núcleo São Paulo - SP • Edital Fundo Casa (2018) - Núcleo São Paulo - SP • Edital do FICAS “Programa de Formação em Gestão” • • • •

(2018) - Núcleo São Paulo - SP Edital USP “Aprendendo na Comunidade” (2019) Núcleo São Paulo - SP Edital PROEX UFRN (2019) - Núcleo Natal - RN Edital Furnas Social (2019) - Núcleo Lavras - MG Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3° Setor (2019) Núcleo Maringá - PR

44


2019 • Edital FIEX UFSM (2019) - Núcleo Santa Maria - RS • Edital CONFEA (2019) - Núcleo Joinville - SC • Amigo da Operação Acolhida (2019) - Núcleo Boa • • • • • • • •

• •

45

Vista - RR Utilidade Pública Municipal (2019) - Núcleo Limeira - SP Homenagem por Serviços Prestados na ALES (2019) - Núcleo Vitória - ES Homenagem por Projetos Prefeitura (2019) Núcleo Viçosa - MG Edital da Organização dos Direitos Humanos (2019) - Núcleo Santa Maria - RS Parceiro Social pela Prefeitura (2019) - Núcleo Viçosa - MG Edital Virada Sustentável (2019) - Núcleo Fortaleza - CE 3° Lugar no Concurso do Meio Ambiente da União Europeia (2019) - Núcleo Santa Maria - RS Edital Movimento Bem Maior (2019) - Núcleo Rio de Janeiro - RJ Edital PIBEX UFV (2019) - Núcleo Viçosa - MG Edital COOPERFORTE (2020) - Núcleo Rio de Janeiro - RJ


46


2010

Núcleos Locais Em 2019 chegamos a 70 núcleos e já atuamos em todas as regiões do país!

2012

Os Núcleos no Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil dividem-se em três categorias de acordo com seus níveis de engajamento e desenvolvimento:

Núcleos Seniores aderiram aos valores da ONG, já se

consolidaram, são referência em sua região, têm um histórico de projetos relevantes concluídos e em andamento, além de possuírem toda estrutura interna necessária para seu funcionamento sustentável.

Núcleos

Plenos

já passaram pelo processo de experiência (Júnior), mas ainda não foram auditados e classificados como Seniores. Desenvolvem projetos técnicos e sociais, além de estarem em busca de serem referência em sua região e de uma estruturação interna sustentável.

2015 2016 2017

Núcleos Juniores estão em fase inicial, desenvolvendo

um projeto piloto, estruturando-se juridicamente e criando um senso de pertencimento de rede, para se tornarem Plenos.

2018 2019

47

2020


1 núcleo

3 núcleos

Estamos presentes nas 5 regiões do país!

20 núcleos 40 núcleos 60 núcleos 63 núcleos 70 núcleos 62 núcleos

Juntos Somos Sem Fronteiras! 48


Seniores Parabéns pelos muitos projetos impactantes para

suas regiões! Além de toda a dedicação, trabalho duro e superação. Hoje vocês são exemplos a serem seguidos dentro de nossa rede, representando o profissionalismo, a ética, o altruísmo, o trabalho em equipe e o respeito. Hoje, com sua estruturação interna bem definida, são totalmente aptos a realizarem a transformação que queremos ver no mundo. A Diretoria Nacional espera poder continuar auxiliando-os para que mais engenharia, sustentabilidade e mais humanidade seja levada à todos cada vez mais. Cada um de vocês já possui a sabedoria técnica e humana para aplicar na construção de um mundo melhor. #eusousemfronteiras <3

49


"Uma semente plantada no dia 25 de Junho de 2010 em Viçosa-MG se desenvolveu, em uma década, em todas regiões do Brasil, impactando diretamente milhares de vidas. O ESF é crescimento, é conscientização, é humano, feito de pessoas para pessoas." “10 anos transformando nossas comunidades através da engenharia. 10 anos que representam apenas o início da nossa história, e que orgulho dessa história. Parabéns Engenheiros Sem Fronteiras Brasil!”

Viçosa-MG

ABC Paulista-SP “Promover a mudança da sociedade a partir da participação no terceiro setor é importante para trazer atenção à temas e possibilidades de abordagem para o desenvolvimento social. Fazer parte de uma comunidade que se propõe a repensar a atuação da engenharia voltada à sociedade, e que permita trabalhar de forma a construir conjuntamente com a sociedade soluções baseadas no conhecimento popular é muito estimulante. Fico feliz que há 10 anos tenhamos no Brasil uma organização que tem espaço para essa atuação.”

São Paulo-SP

50


“O grande presente em estar no ESF é poder saber que estamos em constante processo de crescimento e construção. E não vemos isso acontecer apenas com os voluntários, mas também com todos aqueles que recebem os nossos projetos. Impactamos com mais qualidade e cada vez mais para que possamos mudar o mundo, pouco a pouco, com a engenharia e o amor pelas pessoas. Isso é ser sem fronteiras.”

“Por trás dos 10 anos da rede Engenheiros sem Fronteiras Brasil existe uma história de muito trabalho e impacto social, que busca sempre estar ajudando a sociedade a se tornar um lugar melhor. Fazer parte e poder contribuir para o crescimento da rede é uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora e que é motivo de orgulho para todos os membros sem fronteiras. Parabéns ESF!”

Lavras-MG

47 51

Limeira-SP

“Cada ação individual causa um impacto para alcançarmos o desenvolvimento humano e sustentável. Ações somadas causam mais impacto. Entretanto, ações conectadas se multiplicam, nos ajudam a lembrar que não estamos sozinhos nessa luta e que juntos somos mais fortes e não temos fronteiras!”

Florianópolis-SC


"Em 10 anos de história, o ESF-Brasil se tornou a materialização do sonho de levar aos brasileiros uma engenharia popular; um sonho alimentado por vários engenheiros, estudantes e, não só eles, mas por todos que acreditam que a engenharia pode transformar o mundo; um sonho construído com a força de vontade de milhares de voluntários trabalhando em unidade. Que esses 10 anos sejam apenas o começo de uma longa história de transformação!"

“Parabéns aos voluntários que nesses 10 anos de contribuição, são agentes de mudança e desenvolvimento no mundo!”

Vitória-ES

Joinville-SC “Sinto muito orgulho de fazer parte dessa rede que há 10 anos melhora a vida das pessoas através da engenharia. Sendo voluntária, percebi que um simples ato para mim já pode ajudar outras pessoas de grandes formas, e que a união de todos os membros causa um impacto gigantesco. É gratificante olhar os resultados dos esforços feitos por toda a rede ESF.”

Passos-MG

52


“O Engenheiros Sem Fronteiras gera transformaçþes dentro e fora da ONG, impactando a sociedade e criando um efeito cascata, afinal uma vez sem fronteiras sempre sem fronteiras. Nesses 10 anos a rede tem crescido ainda mais e junto Ă isso tambĂŠm cresce o nĂşmero de pessoas impactadas e de sorrisos alcançados. Que venha mais anos e mais transformação.â€?

“Durante os meus quatro anos fazendo parte do ESF, sempre tentei dar algo para a organização, mas no fim era eu quem acabava ganhando mais em troca.â€? Belo Horizonte-MG

Juiz de Fora-MG

“10 anos impactando vidas e criando diariamente o mundo que queremos para viver. Voa ESF! đ&#x;’šâ€? Rio das Ostras-RJ

47 53


“No meu trabalho com a rede conheci pessoas de todo Brasil, cada um com seus princĂ­pios e modos, acabei tendo amigos incrĂ­veis e conhecendo projetos que nunca havia pensado em fazer. Tudo isso sĂł ĂŠ possĂ­vel graças essa maravilhosa ONG, que consegue unir inĂşmeras pessoas sobre a mesma bandeira do voluntariado, e eu sou eternamente grato por tudo que o ESF jĂĄ fez por mim.â€?

Santa Maria-RS

"O ESF Brasil estĂĄ completando 10 anos e junto com esses anos que passaram podemos ver o quanto ele cresceu e continua crescendo como organização. Impactando nas vidas das pessoas de uma forma linda e fantĂĄstica. Tenho muito orgulho de fazer parte desse grupo e espero que continue crescendo e transformando o mundo. đ&#x;ŒŽđ&#x;’šđ&#x;’šâ€?

MaringĂĄ-PR

“Tenho muito orgulho em fazer parte dessa organização. Uma organização comprometida com os valores, os pilares e a missĂŁo institucional e que busca ser melhor a cada dia. Uma organização diversa e unida pelo mesmo propĂłsito. ParabĂŠns a todos que fizeram e fazem o ESF Brasil!â€?

JoĂŁo Pessoa-PB

54


"Através do ESF podemos impactar a vida de milhares de pessoas diariamente, em diversas regiões do país. É sempre um prazer poder fazer parte desta ONG, composta por membros que dedicam seu tempo melhorando a vida da população. Que possamos gerar ainda mais impacto nos próximos anos pela frente! "

“Há 10 anos a ONG Engenheiros Sem Fronteiras Brasil tem mostrado o quanto a união faz a diferença! Juntos podemos alcançar ainda mais beneficiados e ser exemplo de como todos podem ser agentes de transformação. Ser um núcleo dessa rede é fazer parte de uma família sem fronteiras. Cada projeto é um desafio e uma oportunidade de fazer a diferença. Ser Sem Fronteiras é acreditar no poder da engenharia no desenvolvimento social e sustentável!”

Ilha Solteira-SP

Porto Alegre-RS

Quem 47 55

serão


"Já ouviram aquele ditado: "O que não te desafia não te transforma"? Há 10 anos o ESF-Brasil enfrenta e promove desafios e transformações. A cada obstáculo que enfrentamos usamos de degrau para subir cada vez mais. Aprendemos, transformamos, crescemos e permanecemos. Que venham mais 10 anos. Parabéns a todos que por aqui passaram!"

“O ESF representa hoje, mais do que nunca, uma janela para uma perspectiva diferente do que atualmente a engenharia representa para a maioria da população. Trata-se de um viés importante de uma engenharia solidária e acessível para todos, atuando na melhoria da qualidade de vida de pessoas e famílias vulneráveis. Uma organização principalmente composta por estudantes dispostos a provocar mudanças no meio em que vivem por meio de seus conhecimentos até então somente acadêmicos. O ESF é impacto, é desenvolvimento e, acima de tudo transformação.”

Natal-RN

Rio de Janeiro-RJ

os

próximos? 56


Plenos Nossos núcleos plenos passaram com muita competência pelo período de estruturação e hoje são exemplo de profissionalismo e comprometimento. São sinônimo de idoneidade e respeito à sociedade em suas regiões e motivo de muito orgulho para seus membros, comunidade e para a diretoria nacional. Os núcleos plenos já conquistaram tanto para si e suas comunidades, que os próximos passos os levam à criação de projetos de referência, profissionalização de todos os seus processos e a consolidação como núcleos seniores, marcando seus lugares como referência na rede ESF-Brasil e inspirando aqueles que ainda virão! Núcleos: Araras (SP), Boa Vista (RO), Campina Grande (PB), Costa do Sol (RJ), Divinópolis (MG), Fortaleza (CE), Frederico Westphalen (RS), Governador Valadares (MG), Itabira (MG), Ituiutaba (MG), Itumbiara (GO), Lorena (SP), Macapá (AP), Montes Claros (MG), Niterói (RJ), Ouro Branco (MG), Ouro Preto (MG), Patos de Minas (MG), Piracicaba (SP), Poços de Caldas (MG), Recife (PE), Rio Grande (RS), Rio Paranaíba (MG), Salvador (BA), São Carlos (SP), São João Del Rey (MG), Sete Lagoas (MG), Sorocaba (SP), Teresina (PI), Tucuruí (PA), Tupã (SP), Uberaba (MG).

57


Juniores Nossos recém chegados já fizeram o mais difícil: reconhecer e organizar as pessoas interessadas em fazer parte da transformação! Seu período de experiência trará muito aprendizado, e será importantíssimo na construção de uma identidade e na sua profissionalização, essencial para que vocês realmente façam a diferença em suas comunidades. Vocês acabam de começar, e tem muito a aprender, mas a vontade de fazer a diferença através da engenharia com certeza vai levá-los longe. Sejam bem vindos!

Núcleos: Aracaju (SE), João Monlevade (MG), Manhuaçu (MG), Pelotas (RS), Rio Branco (AC), Santos (SP), São Luís (MA).

*Dados atualizados até Julho de 2020.

54 58


Projetos

Diretrizes

59

Por diretrizes do Engineers Without Borders International (EWB-I) e da Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvemos nossos projetos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas: “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.


Eixos de Atuação Educacional: Voltados a capacitação técnica profissional, melhoria no ensino, formação interpessoal de estudantes de engenharia e iniciativas de conscientização;

Infraestrutura e Assistência Básica: Com foco em amenizar as necessidades do indivíduo e da infraestrutura de instituições (arrecadações de alimentos, brinquedos, pintura, reforma, projeto hidrossanitário, etc); Sustentabilidade: Voltados ao uso eficiente dos recursos como energia solar, reaproveitamento de água, reciclagem e destinação correta dos resíduos, uso consciente de espaços, hortas comunitárias e tratamento de água e esgoto; Gestão e Empreendedorismo: Relacionados com métodos, ferramentas e organização de gestão de instituições, assim como o incentivo/fomento a atividades empreendedoras.

60


CRIATEC Núcleo Limeira Desenvolvido e aplicado para alunos de 10 a 12 anos, com o objetivo de instigar o interesse na área de programação, através da introdução ao programa Scratch e com o desafio de desenvolver um jogo para que as crianças pudessem aplicar os conceitos trabalhados no curso.

Dia D: Conscientização Ecológica Núcleo Caraúbas O projeto tem como objetivo mostrar a importância da educação ambiental para os alunos de Ensino Médio das Escolas Municipais de Caraúbas e aos alunos ingressantes da Universidade Federal Rural do Semiárido, por meio de palestras que promovem a conscientização ambiental.

61


Escola Eficiente Núcleo Florianópolis

PROCAP Núcleos: Limeira e Viçosa O Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional oferece aos jovens cursos de Difusão Científica, com temas: Controle de Qualidade, Educação/Empreendedorismo, Logística Aplicada, Processamento de Alimentos e Segurança do Trabalho.

Educacional

Promove a educação ambiental e proporciona a atualização das instalações através de projetos envolvendo Energias Renováveis (água e energia) e infraestrutura utilizando a Engenharia. Além de palestras com funcionários e alunos, foi promovida a criação de uma horta e de um minhocário.

64 62


Tijolos Ecológicos Núcleo Passos

Realizou-se a elaboração de um projeto arquitetônico, a confecção do tijolo ecológico e execução da obra pela mão de obra dos voluntários e da comunidade local, em formato de mutirão. O objetivo foi suprir a necessidade da APAE local em ter a estrutura para prática da equoterapia.

Engenharia Popular na Construção de outra economia: Experiência Agroecológica Núcleo São Paulo

Fomentou a aproximação campo-cidade entre o assentamento rural Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) São Luiz e o Grupo de Consumo Responsável do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo, contribuindo para a segurança alimentar da população e promover o desenvolvimento territorial rural sustentável.

63


Caminho Curto O propósito do projeto foi garantir saneamento básico e saúde para todas as esferas da cidade, criando uma rede de coleta e tratamento de esgoto para toda a comunidade local, através de uma fossa-filtro.

Lares Sem Frestas Núcleos: Santa Maria, Rio Grande, Porto Velho e Teresina Além de evitar a infiltração nas casas, também utilizase das propriedades do alumínio, de embalagem longa vida, para melhorar o conforto térmico, com a aplicação de mantas térmicas feitas com caixa de leite (tetrapak).

Ações Núcleo Santa Maria

A execução da atividade é feita em um mutirão geral. É realizada uma ação por mês, como construção de horta, reformas, visita em comunidades carentes e arrecadações.

Infraestrutura e Assistência Básica

Núcleo Joinville

64


Compostagem Urbana Núcleo Tupã

O elevado consumo de alimentos em instituições educacionais torna relevante a instalação de um sistema de compostagem, buscando tratar e utilizar os resíduos orgânicos gerados, por isso, foi instalada uma composteira capaz de drenar o chorume.

Foz Nascente Núcleo Viçosa O projeto foi desenvolvido devido a escassez de água em Viçosa, Minas Gerais. Com o objetivo de reutilizar as águas da residência, foi implantado um protótipo de wetland – jardim filtrante – em uma residência para mitigar essa problemática.

65


Horta Vertical Núcleos: Lorena e Juiz de Fora

Biodigestor Rural Núcleo Natal

O biodigestor projetado proporcionará uma nova dinâmica ao assentamento Trangola, tendo em vista que os dejetos do gado do assentamento serão utilizados para a produção de biogás e de biofertilizante.

Sustentabilidade

O projeto consiste em construir, a partir de pallets e garrafas PET, uma horta vertical, com o intuito de ensinar noções de sustentabilidade e cultivo de plantas, às crianças e aos adolescentes.

66


Sabão Ecológico Núcleo João Pessoa

O objetivo principal do projeto, além de promover a organização, é a conscientização ambiental e a capacitação de jovens e adultos de comunidades e escolas públicas da grande João Pessoa na produção de sabão sólido a partir de óleo de fritura, através de oficinas práticas e dinâmicas.

Engenharia de Produção e 5S Núcleo Juiz de Fora Este projeto é uma aplicação da engenharia de produção, através da: Organização e padronização dos arquivos/formulários/processos; Alterações no layout; Melhoria na visibilidade e marketing utilizados e organização e controle dos estoques de doações e materiais.

67


Núcleo Belo Horizonte Uma série de palestras com temas variados, abrangendo os pilares de engenharia, educação, sustentabilidade e voluntariado, relacionadas ao papel e inclusão das mulheres neste meio.

ALAS Núcleo Limeira O projeto ALAS – Aplicação de Lean na Área da Saúde – visa aplicar a filosofia Lean e suas ferramentas no setor farmacêutico. Foram abordados os tópicos: Mapeamento do Fluxo de Valor; SMED; 5 porquês; Ciclo PDCA; 5S e 4Ps.

Plano de Negócios Núcleo Limeira O projeto Plano de Negócios teve como objetivo identificar, discutir e aplicar soluções na parte administrativa e de marketing de uma empresa.

Gestão e Empreendedorismo

Fala Engenheir@!: Os desafios de ser mulher na engenharia

68


Mutirão Sem Fronteiras Núcleo Tucuruí

A assistência se dá para quem tem condição de construir sua própria casa, com materiais e mão-de-obra próprios, porém não tenham condições de contratar um profissional engenheiro para dar assessoria durante o planejamento, desenvolvimento do projeto e execução da obra.

Aldeia da Fraternidade Núcleo Porto Alegre

O Projeto de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional oferece aos jovens vários cursos para a Difusão Científica, abordando temas como: Controle de qualidade; Educação/Empreendedorismo; Logística aplicada; Processamento de alimentos e segurança do trabalho.

69


Renova O Instituto Priscila Zanette busca proporcionar a comunidade uma transformação humanizada. Junto a ele será possível dar ainda mais magia ao mundo dos livros, aonde crianças do Jardim Paraíso vão para sonhar no meio de hortas e jardins do local.

Escola Sustentável Núcleo São Paulo

Projeto o qual tem como objetivo levar a consciência ambiental, a alimentação saudável e a responsabilidade alimentar para crianças e jovens carentes da cidade de São Paulo.

Projetos Modelo – Em andamento

Núcleo Joinville

70


Projeto com Venezuelanos Núcleo Boa Vista

O projeto ocorre em parceria com as Forças Armadas e as Nações Unidas e, visa prestar apoio aos imigrantes e refugiados através do desenvolvimento de projetos técnicos que proporcionam melhores condições de moradia e auxiliam na inserção dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro.

71


Reconstrução de Moçambique Missão de Reconstrução com a equipe do Engenheiros Sem Fronteiras – Estados Unidos (EWB-USA) e com a ONU. Em sua primeira missão em 2019 já realizou mais de 30 vistorias e criou um novo modelo de sistema de saneamento a ser aplicado no país.

Projetos Modelo – Em andamento

ESF Brasil e EWB EUA

72


Abertura do Congresso Nacional em Juiz de Fora MG - 2019

73


cbESF O Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras é um evento nacional que ocorre anualmente e é realizado pelo Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil. O congresso teve sua primeira edição no ano de 2014 e, desde então, já foram realizadas seis edições do evento. Sediado cada ano em uma cidade distinta, apenas onde há um núcleo de atuação do ESF, o cbESF promove a troca de conhecimento e experiências entre os núcleos, além de ser uma fonte de inspiração e motivação para os voluntários. As atividades ao decorrer do evento incentivam o desenvolvimento do sentimento de liderança, engajamento, o uso da engenharia no terceiro setor, autoconhecimento, empatia, dentre outras questões. Isso tudo é feito através de palestras, minicursos, workshops e ações sociais desenvolvidas por profissional que se tornaram referência na área.

74


Prêmio Sem Fronteiras O Prêmio Sem Fronteiras é uma forma de incentivar a troca de experiências e ideias entre os núcleos, compartilhando alguns dos projetos executados ao longo do último ano. Os projetos que trazem impacto para a comunidade são enviados e avaliados pela nossa comissão. Foram realizadas cinco edições desta premiação.

Esta premiação é concedida ao projeto que se destacar quanto aos itens: causa social, público alcançado, pessoas envolvidas, projeto de engenharia/social, causa ambiental, originalidade, entre outros.

75


76


01 77


I cbESF 2014 Viçosa - MG

Ocorreu de 29 a 31 de agosto de 2014. Sediado pelo Núcleo Viçosa - MG. Total de 89 inscritos.

78


79


II cbESF 2015 São Leopoldo - RS X núcleos

Ocorreu de 08 a 10 de outubro de 2015. Sediado pelo Núcleo Unisinos (São Leopoldo - RS). Total de 170 inscritos. Com

o

melhor!”

tema

“Construindo

um

mundo

80


2015

Prêmio Sem Fronteiras Durante o II Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras, foi realizada a primeira edição do Prêmio Sem Fronteiras.

PREMIAÇÕES I Edição • • •

Divinópolis | 1º lugar Lavras | 2º lugar Rio de Janeiro | 3º lugar

As premiações da primeira edição do congresso contemplaram quatro áreas previamente definidas:

81


Melhor Projeto •

Lavras | 1º lugar

Vitória | 2º lugar

Viçosa | 3º lugar

Maior Número de Pessoas Beneficiadas •

Lavras | 1º lugar

Vitória | 2º lugar

Itabira | 3º lugar

Desenvolvimento Organizacional •

Lavras | 1º lugar

Viçosa | 2º lugar

Vitória | 3º lugar

Melhor Prática de Gestão ou Inovação •

Lavras | 1º lugar

Viçosa | 2º lugar

82


83


III cbESF 2016 Rio de Janeiro - RJ

Ocorreu de 9 a 11 de setembro de 2016. Sediado pelo Núcleo Rio de Janeiro - RJ. Total de 200 inscritos.

Com o tema “Construindo

melhor!”

um mundo 84


85


IV cbESF 2017 Lavras - MG

Ocorreu de 2 a 4 de novembro de 2017. Sediado pelo Núcleo Lavras - MG. Total de 160 inscritos. Com o tema “Seja

você a mudança!” 86


2016

Prêmio Sem Fronteiras Durante o III Congresso Brasileiro Engenheiros Sem Fronteiras, foi realizada a segunda edição do Prêmio Sem Fronteiras.

PREMIAÇÕES II Edição • • •

87

Divinópolis| 1º lugar: Projetando a Sustentabilidade São Paulo| 2º lugar: Projeto da Casa de Davi São Leopoldo| 3º lugar: Projeto da Aldeia Itapuã


2017

Prêmio Sem Fronteiras Durante o IV Congresso Brasileiro Engenheiros Sem Fronteiras, foi realizada a terceira edição do Prêmio

Sem Fronteiras.

PREMIAÇÕES III Edição • •

Belo Horizonte | 1º lugar: Projeto Lar dos Meninos São Paulo| 2º lugar: Permacultura no Movimento Viçosa| 3º lugar: Captação de Água Pluvial

88


89


V cbESF 2018 Natal - RN

Ocorreu de 16 a 18 de novembro de 2018. Sediado pelo Núcleo Natal - RN. Total de 100 inscritos. Com o tema “Promovendo

a consciência hídrica e a gestão participativa da água.” 90


91


VI cbESF 2019 Juiz de Fora-MG X núcleos

Ocorreu de 15 a 17 de novembro de 2019. Sediado pelo Núcleo Juiz de Fora - MG. Total de 268 inscritos. Com o tema “Aprender

para transformar!”

para crescer, crescer 92


2018

Prêmio Sem Fronteiras Durante o V Congresso Brasileiro Engenheiros Sem

Fronteiras, foi realizada a quarta edição do Prêmio Sem Fronteiras.

PREMIAÇÕES IV Edição

∙ Educacional| PROCAP 2ª Edição – Limeira. ∙ Gestão e Empreendedorismo| A engenharia popular na construção de outra economia experiência agroecológica dos ESF-SP e MST. - São Paulo.

∙ Sustentabilidade| Empoderando a comunidade para o

gerenciamento coletivo da água potável utilizando a engenharia no georreferenciamento e geoprocessamento de nascentes. – Florianópolis.

∙ Infraestrutura| Projeto AMANA – Viçosa. 1º LUGAR GERAL. 93


2019

Prêmio Sem Fronteiras Durante o VI Congresso Brasileiro Engenheiros Sem Fronteiras, foi realizada a quinta edição do Prêmio Sem Fronteiras.

PREMIAÇÕES V Edição

․ Infraestrutura| Projeto Recomeçar – Natal. 1º LUGAR GERAL ․ Sustentabilidade|RECAPTA - Limeira ․ Educacional| O uso de técnicas de bioconstrução como

ferramenta educacional para o ensino de conceitos fundamentais sobre sustentabilidade. - Rio das Ostras

․ Gestão

e Empreendedorismo| Implementação de gerenciamento de projeto em uma organização do terceiro setor. - Vitória

94


Projeto Recomeçar Para combater a deficiência física, foram desenvolvidas próteses impressas em 3D a partir da reciclagem de resíduos retirados do mar. O objetivo do projeto é distribuir essas próteses de maneira gratuita à população em nível nacional. O projeto foi premiado como o melhor do eixo e também como o melhor projeto de todos os eixos durante o VI cbESF.

Núcleo Natal - RN

21 95


Recapta O projeto não só consiste na instalação do sistema, mas também apresenta, ao corpo docente da escola e aos alunos, uma palestra cheia de conhecimento sobre a água e como podemos fazer o uso racional dela. O projeto foi premiado como o melhor projeto do eixo durante o VI cbESF.

Núcleo Limeira - SP

22 96


Uso de Técnicas de Bioconstrução como Ferramenta Educacional Esse projeto utilizou de técnicas simples e baratas da bioconstrução, com a finalidade de produzir um ambiente de oficinas educacionais, lúdico e tecnológica para crianças e adolescentes, nomeado de Centro de Educação Para a Sustentabilidade (CES). O projeto foi premiado como o melhor do eixo durante o VI cbESF.

Núcleo Rio das Ostras - RJ

21 97


Implementação de Gerenciamento de Projetos O projeto baseia-se na implementação de ferramenta de gerenciamento de projetos através do Guia PMBOK do PMI (Project Management Institute), no Núcleo Vitória, com o objetivo de corrigir falhas decorrentes na execução de projetos na organização. O projeto foi premiado como o melhor do eixo durante o VI cbESF.

Núcleo Vitória - ES

22 98


Outros Eventos da Rede 1ª e 2ª Semana Sem Fronteiras Núcleo Juiz de Fora

A primeira edição ocorreu de 25 a 27 de Outubro de 2017 e a segunda de 22 a 24 de Agosto de 2018. A Semana Sem Fronteiras é um evento realizado pela ONG Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo de Juiz de Fora, na Faculdade de Engenharia da UFJF. Com o intuito de levar aos discentes, docentes e demais interessados, assuntos pertinentes e que contemplem a nossa missão, visão e valores. Na segunda edição do evento, em 2018, a temática principal foi: Liderança, Engenharia Sustentável e Empreendedorismo Social.

99


100


1ª e 2ª Semana Sem Fronteiras Núcleo Rio Paranaíba A primeira edição ocorreu de 20 a 24 de Agosto de 2018 e a segunda ocorreu de 12 a 14 de Agosto de 2019. O Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Rio Paranaíba realiza anualmente a Semana Sem Fronteiras, tendo realizado a sua ultima edição com o tema "Cultivando a Sustentabilidade" que aconteceu na UFV Campus Rio Paranaíba, Hall do PVA. Contou com apresentações dos projetos do núcleo em todos os dias da semana, além da apresentação sobre a organização.

101


102


1º e 2º Falando Sem Fronteiras Ocorreu de 11 a 12 de Setembro de 2018 e 23 de Setembro de 2019. A saúde mental é um assunto de grande influência na vida dos estudantes universitários, principalmente diante da situação atual, onde foi possível evidenciar a grande massa desinformada sobre esse assunto e sua importância Por isso, o Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Viçosa realiza anualmente o evento com sua ultima temática: "Qual o caminho da felicidade?“. Uma pergunta retórica e repleta de reflexões, as quais foram esmiuçadas em rodas de conversas e palestras com profissionais e especialistas no assunto, para gerar a discussão dos problemas psicológicos e guia pelos melhores caminhos para as satisfações pessoais.

103


104


AMPLA, AMPLA II e AMPLA III Ocorreu de 06 a 07 de Abril em 2018, de 25 a 27 de Abril em 2019 e de 07 a 14 de Julho em 2020. O Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Santa Maria, promove anualmente o AMPLA, um evento, que tem o objetivo de enfatizar o lado humano de cada pessoa, através de palestras e dinâmicas. Buscando promover o debate sobre o empreendedorismo social, a educação, as novas formas de viver e de produzir um novo mundo, o desenvolvimento humano e o empoderamento social. Uma tarde do evento é separada para realizar a Ação Social, onde cada um pode experienciar e compreender a importância do voluntariado.

105


106


1º Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade Ocorreu de 10 a 12 de Abril de 2019. Foi realizado para proporcionar uma maior reflexão sobre o papel da engenharia na sociedade e para apontar caminhos para uma atuação alternativa dos engenheiros/engenheiras. Esse evento co-organizado pela OSC Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo São Paulo e pelo Escritório Piloto da Escola Politécnica da USP, com apoio do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, da Diretoria da EPUSP e do programa Poli Cidadã.

107


108


Semana do ESF Ocorreu de 06 a 11 de Maio de 2019.

A Semana do ESF é um evento realizado pelo Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Maringá, com o intuito de aproximar os acadêmicos das engenharias com as exigências do mercado de trabalho. Para isso, são realizadas palestras, sobre: Processos seletivos; Gestão do tempo; Voluntariado; Visitas técnicas; Workshops e muito mais!

105 109


Eventos 2020

De14 a 21 de novembro de 2020. Com o tema “A

atuação da Engenharia e do Terceiro Setor frente a desastres”. Em função das medidas de distanciamento social, o evento será totalmente ONLINE, sendo realizado do dia 14 ao dia 21 de novembro de 2020, com a temática “A atuação da Engenharia e do Terceiro Setor frente a desastres”. Pela primeira vez será organizado pela Diretoria Nacional e será juntamente com o “II Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade”. Nessa edição todo o valor dos ingressos será destinado aos nossos projetos sociais.

106 110


Foto do Núcleo Araras/SP

111


Resultados Mais do que números, nossos resultados mostram a evolução da nossa capacidade de TRANSFORMAÇÃO! Nosso profissionalismo, mesmo sendo voluntários, faz toda a diferença para certificar a qualidade de nossa atuação nacional. Buscamos melhorar nossa gestão através de mentorias e cursos, os quais nos dão ferramentas para aprimorar, cada vez mais, o nosso modo de gerir, além de poder auxiliar da melhor forma os 70 núcleos espalhados pelo Brasil. Acreditamos que isso faz toda a diferença no nosso alcance, levando conhecimento para mais voluntários e beneficiários.

Nas redes sociais, buscamos mostrar como nossa enorme rede está engajada e em sincronia, além de tudo que está produzindo. Para isso, se fez necessário pensar em estratégias de Comunicação e, já há um tempo, estamos conquistando um alcance maior a cada ano, mostrando que estamos ganhando visibilidade e reconhecimento - os quais nos ajuda a crescer cada vez mais!

112


Núcleos

O ESF - Brasil enfrenta diversos desafios ligados à padronização da comunicação com seus núcleos, à criação de estatutos e de regimentos internos, ao posicionamento de marca, à burocracia, ao engajamento, à parametrização de indicadores de qualidade, à captação e gestão de recursos, entre outros.

113


A motivação para este trabalho é fazer com que os ideais de transformação social através da engenharia, cheguem a cada canto do Brasil que precise deles. Já temos núcleos presentes em TODAS as cinco regiões do país, localizados em 70 cidades diferentes – e atendendo suas regiões metropolitanas. Continuamos trabalhando sempre com o objetivo de alcançar cada vez mais cidades para impactar mais e mais vidas!

Localização dos núcleos por região [2019]

114


O crescimento na visibilidade de nossa rede significa: mais apoiadores e mais vidas transformadas! Vemos a força desse impacto no aumento no número de voluntários de um ano para o outro.

2015

800 VOLUNTÁRIOS

2019

2067 VOLUNTÁRIOS

=

+84 MIL VIDAS IMPACTADAS! 115


Voluntรกrios

116


Uma das maneiras utilizadas para medirmos a nossa evolução, é pelos nossos projetos concluídos, pois é através deles que vemos as vidas serem transformadas. Através dos núcleos regionais, desenvolvemos e executamos projetos junto à comunidade, alinhado aos eixos de educação, gestão e empreendedorismo, sustentabilidade e infraestrutura e assistência básica. Todos os projetos são baseados em: como os princípios das engenharias podem colaborar para o desenvolvimento das comunidades e para a qualidade de vida de seus cidadãos. Apenas no ano de 2019, foram mais de 24.000 vidas impactadas. Nesse ano, passamos a marca dos 750 projetos concluídos no Brasil. Com isso, já são mais de 84.000 vidas transformadas pela rede! Esses números refletem todos os nossos esforços em prol do desenvolvimento humano e sustentável.

117


Projetos

118


Redes Sociais Alcance no Facebook 60000 40000

22000 12000 2000 2012

15000

5000 2013

2014

2015

2017

2019

2020

A intensificação das atividades nas redes sociais representa a eficiência destas como canal de comunicação com todos os nossos públicos. Através delas conseguimos atingir tanto quem quer contribuir, como quem precisa de assistência. Crescer nas redes sociais tem melhorado o posicionamento do ESF - Brasil e seu potencial de transformação.

119


O alcance da nossa rede aumentou exponencialmente; 5.000 visitantes mensais no site +10.000 assinantes no mailing

Em 2014, comemorรกvamos a marca de 10.000 curtidas na pรกgina do Facebook. Nos juntamos ao Instagram no final de 2018 e, em menos de um ano, mais que dobramos nosso alcance!

Em 2019 passamos para +23.000 no Facebook, +8.000 seguidores no Instagram e +3.750 no Linkedin. Em meados de 2020 jรก contabilizamos +60.000 seguidores no Facebook, +18.000 no Instagram e +11.000 no LinkedIn.

20,6K

seguidores

65,3K curtidas

13,5K

curtidas 120


Foto Núcleo Vitória/ES

121


Parceiros A rede ESF-Brasil conta com o apoio de diversos parceiros que, assim, como nós, enxergam a engenharia como uma ferramenta de transformação social.

Esses parceiros oferecem suporte das mais diversas formas, desde apoio institucional até capacitação aos nosso membros. Firmamos parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, empresas dos mais diversos segmentos, organizações da sociedade civil e qualquer entidade que entenda seu papel e a importância do desenvolvimento social. Uma economia forte se faz em uma sociedade forte, segura e saudável, que deve ser construída por todos. Cada parceria firmada é uma conquista para nós, pois representa um ganho à causa e a possibilidade de impactar ainda mais vidas.

122