Page 1

INFORMATIVO ONLINE DO INSTITUTO OSWALDO RIBEIRO DE MENDONÇA ANO 2 - EDIÇÃO 8 - MAIO DE 2011

Festa na Fazenda é tema do Mercado do Bem do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça Cada pessoa que participa do Mercado, além de divertir-se passar horas com descontração num local belo, bem estruturado e em contato com a natureza, estará apoiando o trabalho realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça que realiza projetos, desenvolvendo crianças e jovens, mostrando um novo caminho e novas possibilidades para os alunos assistidos. O Mercado do Bem, um dos mais esperados eventos comunitários da região de Orlândia, será promovido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, nos dias 18 e 19 de junho, na Estância Colorado, em Sales Oliveira. O Mercado acontecerá com o tema Festa na Fazenda, e trará novas atrações, como o show da Banda Lísias, que vai embalar a Feijoada do Bem, promovida no domingo 19 de junho e que já tem público cativo. No dia 18 de junho, sábado, além do Mercado, o evento contará com a degustação de vinhos a cargo de um sommelier, Happy Hour Country com as Panteras Dance Team e a presença da dupla sertaneja Welington & Marcus. Esse ano, a novidade ficará por conta da Praça de Diversões Eletrônicas Fire Fighter.

Trabalhos manuais

Peças de cama, mesa e banho e decoração para a casa, criações únicas do Ateliê do Bem, estarão à venda a preços especiais. Parceiros do Instituto também levarão grifes para os consumidores no espaço do Mercado. É o caso da Nana Boutique, Studio Pedro, Rodini Joalheiros, Corso Brasil e Farmácia Flor de Lis.


página A presidente do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça Camargo supervisiona toda a organização do Mercado, que vem se aprimorando a cada ano e já é uma das principais iniciativas de evento do terceiro setor em todo o país.

2

Sorteios Outro ponto alto do Mercado são os leilões que acontecerão durante a Feijoada. Adquirindo um ingresso para Feijoada, é possível assistir ao show da Banda Lísias e participar dos leilões de brindes valiosos que acontecerão no domingo. A Sapataria da Pizza assina os cardápios do sábado e domingo. Alguns dos brindes: Carteira da NK Store TV LCD 40 polegadas marca Phillips, Bolsa Versace Geladeira duplex de 380 litros GE, Sapato Louboutin Home theater de 500 w marca Sony, Bota Dior Tanquinho Lavitel Day Clean Bolsa Daslu Echarpe Chanel Evento comunitário Muitas pessoas e empresas se unem para o sucesso do Mercado, é o caso dos voluntários do Instituto que atuam na produção das peças de trabalho manual e na comercialização dessas peças, atendendo os visitantes do evento. Há também os embaixadores do Bem, que contribuem para a comercialização dos ingressos, com a arrecadação de prêmios e com detalhes da organização que faz o Mercado se superar a cada ano. O evento conta com o apoio do Senac.

Programação

Sábado, 18 de junho 10h • Abertura do Mercado do Bem com peças exclusivas para a casa, produzidas pelos voluntários do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça - Ateliê do Bem • Espaço de compras exclusivas com as lojas parceiras • Praça de Diversões Eletrônicas Fire Fighter. 16h Degustação de vinhos coordenada pelo sommelier chileno Hector Ivan Gonzalez;

18h • Happy Hour Country Panteras Dance Team 19h • Show Sertanejo Universitário com Welington & Marcus Domingo, 19 de junho 12h – Feijoada do Bem; Show com a Banda Lísias; Praça de Diversões Eletrônicas Fire Fighter; Sorteios de prêmios.

Serviço: No sábado,18 de junho, a visita ao Mercado do Bem é gratuita. Já estão à venda os convites para a Feijoada do Bem, no domingo 19 de junho. Adultos pagam R$ 80,00 pelo ingresso que dá direito a três cartelas para sorteios. Adolescentes com idade entre 11 e 14 anos pagam R$ 25,00 com um ingresso para a Praça de Diversões Eletrônicas Fire Fighter. Menores de 10 anos têm entrada gratuita. Local: Estância Colorado, Sales Oliveira, Rodovia Altino Arantes, KM 86 Para reservar seu convite, ligue para (16) 3820-3100


pรกgina

3


Biblioteca Energia do Conhecimento do Centro Cultural Colorado de Guaíra terá grande acervo de livros

A

s obras de construção do Centro Cultural Colorado na cidade de Guaíra estão em ritmo acelerado. Esse será um espaço dedicado à cidadania, à arte, à cultura e ao debate de uma vocação econômica e social, contribuindo na elaboração de políticas públicas para a região O Centro deverá ser inaugurando com um evento regional no início do segundo semestre deste ano. Agora todos os esforços do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça consiste em equipar as dependências do Centro com materiais e móveis para o desenvolvimento das aulas dos projetos sociais que serão realizados no local. Esforço especial será a aquisição dos livros que comporão o acervo da Biblioteca Energia do Conhecimento, que será criada no Centro Cultural. O Instituto elaborou projetos para organismos parceiros que dispõem de programas específicos para investimento em leitura.

Biblioteca Engenho do Conhecimento permanecerá na Usina Colorado

página

4

M

esmo com a inauguração da Biblioteca Energia do Conhecimento no Centro Cultural Colorado na cidade de Guaíra, os colaboradores da Usina Colorado continuarão contando com a Biblioteca do Sistema Engenho do Conhecimento no ambiente do trabalho. A decisão foi anunciada pela Presidente do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Josimara Ribeiro de Mendonça Camargo durante a comemoração dos cinco anos da Biblioteca, com a premiação dos maiores leitores, no mês de maio. “A leitura deve ser um hábito em qualquer momento da nossa vida. Por isso investimos no leitor”, afirmou Josimara. O evento contou com a presença do presidente do Instituto Brasil Leitor, Professor Willian Naked. “A leitura nos permite amar melhor, cozinhar melhor, pensar melhor”, destacou para mostrar como esse hábito faz parte do dia a dia das pessoas. “Este país não será democrático sem a difusão da leitura para a maioria da população.

Presidente do IORM é recebida em audiência pelo secretário adjunto de Cultura do Estado de São Paulo

N

o mês de maio, a presidente do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Josimara Ribeiro de Mendonça Camargo foi recebida pelo secretário adjunto da Cultura do estado de São Paulo, Luiz Sobral. Na pauta do encontro, a discussão sobre a cultura como fio condutor do debate sobre o desenvolvimento regional na zona de influência da Alta Mogiana, a partir da implantação do Centro Cultural Colorado, em Guaíra. “Acreditamos que o setor de cultura necessita de políticas públicas democraticamente construídas, abertas à participação e controle da sociedade e que privilegiem a diversidade, a inclusão e a democracia.”, enfatizou Josimara no encontro. Ela esteve acompanhada pela gerente institucional do IORM, Inês Carvalho.


Dia das Mães é 5 oportunidade para IORM aproximar alunos e suas famílias página

O

Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça comemorou o Dia das Mães realizando reuniões seguidas de apresentações dos alunos nos três Pólos Orlândia, Guaíra e Miguelópolis, onde o Instituto ORM atua. Os alunos fizeram uma aula aberta, demonstrando às mães os exercícios que são realizados no dia a dia e a evolução para que se chegue ao resultado final que é a apresentação. Em Miguelópolis a comemoração foi realizada no dia 19 de maio, em Orlândia aconteceu no dia 24 de maio e, em Guaíra no dia 26 de maio, contando

com grande presença das mães. As reuniões foram coordenadas pelo Programa de Assistência Social do IORM. O Serviço Social e Psicologia ressaltaram a importância da família e o papel da mãe na vida dos filhos e como o incentivo e a orientação são fundamentais para que os filhos se tornem responsáveis e dedicados. No mês de Junho o Programa de Assistência Social abordará um tema de grande relevância social, o “Bullying”, discutindo com as famílias o papel da orientação para a prevenção do problema.

Orlândia

Miguelópolis

Guaíra Junho No mês de Junho o Programa de Assistência Social abordará um tema de grande relevância social, o “Bullying”, discutindo com as famílias o papel da orientação para a prevenção do problema.


página

6

Guaíra sedia o I Encontro de Percussão do

Projeto Guri N

o dia 23 de maio, o I Encontro de Percussão do Projeto Guri reuniu todos os alunos do naipe de percussão dos pólos da Regional de Ribeirão Preto no salão de eventos do Grêmio Recreativo Colorado, em Guaíra. Um dos objetivos do encontro foi o de promover para os alunos do Projeto Guri a formação complementar à sala de aula e ampliar o universo de referência dos alunos e troca de conhecimento musical entre os alunos dos pólos. Guaíra foi a cidades escolhida, devido ao grande apoio dado pelos parceiros do pólo, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e a Prefeitura Municipal, que trabalham por uma parceria cada dia mais sólida. Participaram do encontro 162 guris de Guaíra, Miguelópolis, Ituverava, Guará, Orlândia e Igarapava e toda a equipe de profissionais envolvidos, totalizando 250 pessoas.


Creche Ragih Moyses,

página

7

mais segura e com novo playground

A

comunidade de Miguelópolis participou da inauguração da reforma das instalações da Creche Ragih Moyses, que contou com o apoio do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça. A presidente do Instituto e foi recebida pelo prefeito de Miguelópolis, Vergílio Barbosa Ferrai, pela presidente da Creche, Cida Palheiro, pelo seu vice e pela coordenadora Anália. “Educar é algo de muita responsabilidade. E é preciso reunir recursos para essa tarefa tão grandiosa. Investindo neste espaço de educação procuramos lançar as bases para um futuro mais promissor para nossas crianças.Nós do Instituto tivemos participação em dois aspectos que consideramos fundamentais para uma educação de qualidade: a segurança e o brincar.”, salientou Josimara. O antigo alambrado que cercava a instituição foi substituído por um muro e a nova entrada contará com portão eletrônico. Um novo parque também foi doado pelo Instituto.

Usina da Dança faz apresentação na Feira do Livro

A

Usina da Dança, projeto social do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, apresentou o espetáculo Era uma Vez um Vento, durante a Feira do Livro de Ribeirão Preto. A apresentação aconteceu na tarde do dia 3 de junho no auditório do Colégio Marista. O Espetáculo é uma releitura baseada na obra do poeta português Fernando Pessoa, com canções populares e eruditas. “O processo coreográfico foi desenvolvido a partir de textos poéticos de Pessoa. A apresentação questiona o universo de fantasia que cada indivíduo carrega dentro de si e que acaba sendo diluído pelas situações do dia a dia”, explica a coordenadora artística do projeto, Valéria Pazeto.


IORM desfila no aniversário de Guaíra

página

8

Como parte integrante da vida da comunidade, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça participou do desfile que comemorou o aniversário de Guaíra, no dia 18 de maio. Com a temática Meio Ambiente, os alunos dos projetos Guri, Ofício da Dança e PET. Cidadania e Sustentabilidade caminham de mãos dadas e são as sementes do futuro foi a mensagem da participação do IORM. No encerramento, a faixa do de agradecimento do Instituto ressaltava o espírito do desfile: “Nós do IORM, contamos com o apoio de parceiros valiosos: Prefeitura Municipal de Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Associação de Amigos do Projeto Guri, Senac Barretos, Fundação Itaú Social, Sogube e comunidade guaírense. Confira as fotos:

Modelo Boletim Atitude Junho  

Boletim Atitude Junho

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you