EDITAL DE EMAU ENEA SIARÁ

Page 1


~ ( ) ´


^

´ !


O ENEA Siará (Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) irá acontecer nos dias de 17 a 27 de janeiro de 2019 na cidade de Fortaleza-CE. Esse espaço, que só acontece uma vez a cada ano, dura uma semana. Nele, estudantes de arquitetura e urbanismo do todo o Brasil se reunirão para tratar da temática do encontro, do ensino e da questão urbana. Através de atividades, oficinas, vivências, mesas plenas, debates e de experiências na cidade, criaremos coletivamente questionamentos, memórias, afetos e muito aprendizado que será levado na bagagem daqueles que planejarão as cidades de amanhã. E você que quer ser delega, se liga na temática pra repassar pra galera e chegar com ela no clima do ENEA Siará. Viva a FeNEA que faz a gente se encontrar!


A história do território cearense é ilustrada pelas secas e suas sequelas sociais. Entre 1877 e 1932 estas secas afetaram drasticamente a produção do algodão e exterminaram rebanhos e lavouras inteiras. As pessoas sucumbiram de fome e sede e nossa economia estava devastada. O Sertanejo clamava por uma saída que não fosse a morte. A única solução torna-se a migração para a província de Fortaleza. No entanto, a vida no meio urbano não fora fácil, os “flagelados” eram vistos como uma epidemia e por meio de um discurso higienista e medidas desumanas, os provincianos tentaram impedir sua expansão nas cidades, construindo com isso verdadeiros “campos de concentração”, conhecidos popularmente como “currais do governo”, pois a construção e manutenção desses espaços faziam das políticas de obras contra a seca. A partir desses acontecimentos as fortalezas da cidade começavam a se estruturar. Surgem favelas, algumas delas derivadas destes “campos de concentração”, evidenciando uma busca por sobrevivência numa Fortaleza onde extrema pobreza e extrema riqueza se elevam nos índices proporcionalmente, exemplificando a construção de cidades fragmentadas e não democráticas. As fortalezas dentro da grande Fortaleza se destacam até hoje reafirmando esses enclaves urbanos visíveis e invisíveis, refletindo significativamente na composição sócio-espacial. Tendo esse cenário como um paralelo, podemos perceber que há na construção das cidades brasileiras processos similares, mas cada uma com suas especificidades. A labuta, a migração e o genocídio são marcas do povo cearense, assim como é marca de muitos povos, mas o que nos distingue? E qual a importância de compreender e resguardar nossa herança social?


As configurações territoriais contribuíram para a formação da identidade do Ceará e servem para explicar um pouco do que nos caracteriza, pois serras e chapadas nos separam dos estados vizinhos, e assim protegidos reforçamos hábitos e valores. Na busca pela imagem e cultura de nosso estado podemos recorrer a alguns personagens reais e sua relação com o meio: O sertanejo, que tem a agricultura como principal forma de subsistência e sob um sol causticante e a escassez de recurso hídrico é obrigado a encontrar formas de sobrevivência; O jangadeiro que tem detém conhecimento empírico para navegar contra o vento e vencer as correntes oceânicas na busca pelo pescado; e a rendeira que resguarda ancestralidade em seu fazer manual e na relação com o algodão cultivado a princípio pelos índios. Pequenos exemplos que demonstram pertencimento, compreensão, e reinterpretação do mundo em que vivemos. Estas são pequenas justificativas do valor da cultura e da história para o povo. É a partir desse viés que o ENEA Siará propõe discussões sobre a construção da sociedade, construção de valores e reafirmar o valor de nossa cultura e história enquanto fortalezas do povo.


´ ? ,

?

A mostra é realizada para apresentação e troca de conhecimentos entre estudantes e escritórios modelos de arquitetura e urbanismo. Os escritórios são projetos de extensão universitária unidos à pesquisa e graduação sem fins lucrativos e concorrência de mercado de trabalho, a fim de afirmar o compromisso do futuro arquiteto com a realidade social a qual está inserido. Os escritórios modelo de arquitetura e urbanismo pretendem entender o papel social do arquiteto e da arquitetura, buscando intervir em conjunto com as comunidades em locais menos favorecidos. Estes possuem uma forte contribuição na formação dos arquitetos e urbanistas ao complementar o ensino a partir do trabalho extensionista. Com base em uma atuação crítica sobre a realidade das cidades brasileiras os EMAU’s oferecem aos estudantes de arquitetura e urbanismo a oportunidade de conhecerem como se dão processos de diálogos com os grupos sociais excluídos a fim de conseguirmos realizar ações de cunho coletivo e emancipador. A Mostra EMAU é um espaço para apresentação de projetos realizados e/ou em andamento, a organização interna do grupo, método de trabalho, além de resultados obtidos e problemas enfrentados. A ideia é debater e conhecer.


´

`

,

?

No dia 13 de outubro vai ter início a inscrição de MOSTRA EMAU. O link pra se inscrever vai sair na página do ENEA SIARÁ no facebook (https://www.facebook.com/eneasiara) e no instagram (https://www.instagram.com/enea.siara/). Preenche o questionário na moralzinha em seguida manda um email para ativa (atividadeseneasiara@gmail.com) com o assunto: EMAU_NOME DO ESCRITÓRIO_NOME DO REPRESENTANTE_FACULDADE_CIDADE No conteúdo do email você deve anexar o relato, nós já te explicamos o que é! Procure um delega para chamar de seu. Cada faculdade tem pelo menos um delega, mas caso não tenha, procura algum delega na faculdade ou cidade mais próxima. Pode ser algum, que você conheça e tenha afinidade também. Feita a inscrição e enviado o email é só esperar a seleção (EITA GEOVANA, SEGURA ESSE FORNINHO). Independentemente do número de colaboradores, será concedida apenas 1 (uma) meia-isenção da taxa de inscrição por trabalho selecionado para apresentação oral, destinada ao apresentador do mesmo, de caráter intransferível.


~ O relato do EMAU é um pequeno texto explicando o histórico do seu Escritório Modelo, as metodologias de trabalho do seu grupo, projetos em andamento e a forma de organização interna. O relato deve possuir no máximo três páginas A4 em fonte arial 12, contendo: -

Nome do EMAU e faculdade; Nome do membro inscrito na mostra e contato; Nome dos membros atuais e o contato de cada um; Breve histórico sobre o desenvolvimento e formação do EMAU; Metodologia de trabalho (Aqui você pode falar um pouco se tiver algum estatuto/regimento interno) Situação atual do EMAU; Resumo destacado sobre o trabalho a ser apresentado.

O relato deve ser anexado ao email de inscrição em formato PDF.

`

~

A ComOrg do ENEA Siará junto com a DIEPE (Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da FeNEA) e profissionais da área de arquitetura e urbanismo, farão uma análise dos relatos enviados e serão selecionados os EMAU’s que apresentarem uma maior possibilidade de fomentação de discussão dentro do momento EMAU. A divulgação dos selecionados será feita dia 28 de Outubro de 2018 no perfil do facebook do ENEA Siará. Todos os selecionados serão contratados via email para confirmação de interesse e confirmação de dados. Esse email também explicará os próximos passos a serem realizados.


´

`

~

Marminino comemora que tu foi selecionado!!! credenciamento.eneasiara@gmail.com com o assunto:

Agora

tu

manda

um

e-mail

pra

EMAU_NOME DO ESCRITÓRIO_DOCUMENTOS_NOME DO REPRESENTANTE_FACULDADE_CIDADE Aí tu anexa as seguintes coisas: -Seu número de celular (operadora+número) Vem de zap!; -Cópia do RG e CPF; -Comprovante de matrícula -Uma foto mostrando esse rostinho! Não pode ser foto de lado, nem de óculos escuros, hein! Se não enviar uma nos conformes, nós vamos achar uma bem babadeira! Se quiser jogar biscoito pra ComOrg também pode, adoramos um recadinho!

Todos os congressos e a mostra EMAU acontecerão durante a semana de encontro, do dia 21 a 27 de Janeiro de 2018. Se por algum motivo você desistir ou não puder participar do congresso, deverá informar a ComOrg o quanto antes, através do email atividadeseneasiara@gmail.com, no máximo até dia 10 de dezembro de 2018.


Você deverá estar presente na Cidade FeNEA no dia 20 de janeiro, comparecer ao credenciamento juntamente com o seu delega portando todos os documentos pedidos pelo credê por email. Você vai realizar o pagamento da sua meia-isenção de acordo com o valor do 1º lote.

NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR O TERMO DE RESPONSABILIDADE ASSINADO E UM PEN DRIVE COM A APRESENTAÇÃO DO SEU TRABALHO!

`

~ ?

Cada selecionado para apresentação de trabalho na MOSTRA EMAU tem direito a meia-isenção da inscrição, e deverá realizar esse pagamento no dia do credenciamento. O não envio do relato completo nos prazos estabelecidos ou corrigidos pela comissão organizadora implicará na desclassificação do trabalho e na perda do benefício da meia-isenção da taxa de inscrição do ENEA SIARÁ. O ato da inscrição dos trabalhos implica a integral aceitação por parte dos inscritos dos temos descritos nesse edital. A submissão de nomes no Quadro de autoria do trabalho, incluindo o nome de orientadores é de inteira responsabilidade acadêmica do candidato.


/

1

A ComOrg é composta por mulheres, negros e LGBTQIA+’s. Qualquer tipo

2

Você ficará em camping, então não se esqueça de barraca, colchão, lona,

de opressão e preconceito não serão tolerados! Se você presenciar, ou for vítima de, qualquer tipo de discriminação, avise à ComOrg e/ou diretoria e tomaremos as providências cabíveis.

cobertor, lanterna, repelente e etc... Não haverá dormitório/alojamento.

3 A partir das 22h, de todos os dias do encontro e semana de construção,

ruídos e barulhos na área de camping, que incomodem os demais participantes não serão bem-vindos.

4 Solta a voz nesse ENEA, okay? ComOrg/apoio/diretor ou qualquer pessoa

que esteja envolvida na organização do encontro não é melhor que ninguém. Pode dar seu berro quando ver alguma injustiça ou close errado. Queremos todas as pessoas bem recebidas e acolhidas nesse encontro!

5

Se alguém te pedir ajuda, ajude! Não pense duas vezes, tenha amor ao coleguinha! Se for um rolê que você perceba ser mais grave, não hesite em chamar a ComOrg! E se pelo rolê você receber um não, é não!!! Nem espera o segundo, Cabou-se!


6

7 8

9

MACARENA! Você estará sob sua responsabilidade, viu? Sabemos que estamos numa situação político-social complicada ! Então se ligue QUANDO começar o “DALE ATU CUERPO ALEGRIA MACARENA”. Redobre a sua atenção! Define-se conduta agressiva, desrespeitosa ou contrária a ordem pública, qualquer forma de opressão capacitista, religiosa, machista, racista, fascista, gordo-homo-lesbo-bi-trans-fóbica ou de qualquer tipo. Muito cuidado com o lixo! Durante o encontro a Cidade FeNEA será a sua casa, então cuide dela! Lixeiras serão distribuídas por toda a Cidade FeNEA. Então não tem motivo pra deixar o lixo espalhado. Se der, recicla, reutiliza. Aproveite o encontro para repensar no seu compromisso com o meio ambiente e levar bons hábitos para sua rotina depois dele. Pra começar, lixo nem existe, descarte com consciência. Não é permitida a entrada ou permanência na Cidade FeNEA de

qualquer pessoa que demonstre conduta violenta, agressiva, desrespeitosa, contrária a ordem pública ou que se recuse a desfazerse de objetos não permitidos ou não autorizados.

10 Cuida dos seus objetos pessoais! Normalmente a galera é bem legal,

mas não custa ficar atento. Não nos responsabilizamos por objetos pessoais, eletrônicos e etc. Um cadeado pra barraca é sempre bom!


11

É proibido entrar na cidade fenea com garrafas de vidro, som mecânico, armas brancas, armas de fogo, fogos de artifício e drogas ilícitas. Bebidas também não serão permitidas, teremos um bar especialmente planejado pra você e com um precinho só o mí!

12 Só será permitida a entrada e permanência da Cidade FeNEA de posse da pulseira e crachá. Em nenhum hipótese alguma será permitida a entrada ou permanência na Cidade FeNEA sem esses dois itens, ou rasgados/violados de forma que impossibilite a identificação. A perda do crachá acarretará no pagamento de uma nova inscrição (no valor do primeiro lote) e da pulseira no valor de R$25,00 . Não vai sequelar, né?

13 14

Caso o seu crachá receba muito amor, e fique impossível de ver as informações, confeccionaremos outro, pelo valor simbólico de R$5,00. Os termos de compromissos serão disponibilizados e divulgados posteriormente no site, página e perfil do ENEA SIARÁ.

15 Depredações do espaço e qualquer tipo de distúrbio ao local e à população da cidade e/ou participantes do ENEA SIARÁ não serão tolerados. Cada caso será analisado por testemunhas do ocorrido, junto à ComOrg e quem se envolver poderá sofrer expulsão do encontro ou demais medidas cabíveis.


16 Vamos entender que a gente cursa Arquitetura e Urbanismo e aplicar

os conceitos aprendidos na hora de seguir o Plano Diretor elaborado para a ocupação do camping. As quadras acomodam tranquilamente barracas de 2,10mx2,10mm então bora dividir barraca com a turminha e trazer barracas humildes? Aquelas mansões que vocês chamam de barraca, cheias de cômodos e pavimentos só serão admitidas caso estejam ocupadas com 50% de sua capacidade. Exemplo: Uma barraca para 8 pessoas, precisa ter 4 ocupantes pelo menos.

17 Barraca em desuso, ocupando espaços indevidos ou utilizadas apenas

como guarda-volumes SERÃO CONFISCADAS PELA COMORG E DEVOLVIDAS AO FIM DO ENCONTRO.

18

Tem umas coisinhas que você não deve levar: chapinha, secador, ventilador. Vocês não querem causar uma sobrecarga no sistema elétrico do encontro e deixar tudo sem energia né? Todo mundo é lindo ao natural, se a ComOrg encontrar qualquer um desses itens, ela irá confiscar o seu equipamento e só devolverá ao fim do encontro.

19 Se permita nas experiências, nas discussões, palestras e nas vivências

e com isso argumente e questione-se: qual o modelo de cidade que nós, futuros profissionais, produziremos?


20 ABRAÇA A COMORG! Toda vez que ver a gente correndo pra resolver alguma coisa, o que mais estaremos precisando receber é um carinho e uma palavra de motivação!

21

O pagamento da sua inscrição e efetivação da mesma inclui: alimentação (almoço e janta),

camping, infraestrutura para higiene pessoal, segurança, acesso a palestras, oficinas, vivências, workshops e os lúdicos dentro da Cidade FeNEA. Não está incluso o consumo de bebidas. No caso de quem for apoio, terá direito a camping e infraestrutura para higiene pessoal durante a semana de construção.

22

Convocamos representantes de CAs/DAs e EMAUS para os Momentos FeNEA e rodas de

discussão. Esse é o momento pra discutir e manifestar as pautas da federação e quaisquer outras que envolvam o movimento estudantil, seja dentro da sua faculdade ou da federação. Assim construiremos uma melhor articulação entre as Regionais. VEM TODO MUNDO!

23 Ao participar do ENEA SIARÁ você automaticamente autoriza o uso da sua imagem pela organização do evento e possivelmente por seus parceiros.

24

Se

ainda

ficou

com

alguma

dúvida

manda

credenciamento.eneasiara@gmail.com com o assunto: Vamos te responder com muito amor!

um

email

pra

gente

em:

DUVIDA_FACULDADE_CIDADE_NOME.

25 IMPORTANTE: Sob nenhuma hipótese a Com0rg devolverá o dinheiro dos pagantes.


13/10/2018 – Data de início das inscrições de EMAU 13/10 – 26/10 – Período de inscrições

28/10/2018- Divulgação dos EMAU’s selecionados 17/01/2019 – 19/01/2019 – Semana de construção do encontro 20/01/2019 – 27/01/2019 – Semana do encontro

TE INSCREVE LOGO CRIATURA! VEM LIGEIRO BALA!



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.