Page 1


! ...


!


O ENEA Siará (Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) irá acontecer nos dias de 17 a 27 de janeiro de 2019 na cidade de Fortaleza-CE. Esse espaço, que só acontece uma vez a cada ano, dura uma semana. Nele, estudantes de arquitetura e urbanismo do todo o Brasil se reunirão para tratar da temática do encontro, do ensino e da questão urbana.

Através de atividades, oficinas, vivências, mesas plenas, debates e de experiências na cidade, criaremos coletivamente questionamentos, memórias, afetos e muito aprendizado que será levado na bagagem daqueles que planejarão as cidades de amanhã. E você que quer ser oficiante, se liga na temática pra repassar pra galera e chegar com ela no clima do ENEA Siará. Viva a FeNEA que faz a gente se encontrar!


A história do território cearense é ilustrada pelas secas e suas sequelas sociais. Entre 1877 e 1932 estas secas afetaram drasticamente a produção do algodão e exterminaram rebanhos e lavouras inteiras. As pessoas sucumbiram de fome e sede e nossa economia estava devastada. O Sertanejo clamava por uma saída que não fosse a morte. A única solução torna-se a migração para a província de Fortaleza. No entanto, a vida no meio urbano não fora fácil, os “flagelados” eram vistos como uma epidemia e por meio de um discurso higienista e medidas desumanas, os provincianos tentaram impedir sua expansão nas cidades, construindo com isso verdadeiros “campos de concentração”, conhecidos popularmente como “currais do governo”, pois a construção e manutenção desses espaços faziam das políticas de obras contra a seca. A partir desses acontecimentos as fortalezas da cidade começavam a se estruturar. Surgem favelas, algumas delas derivadas destes “campos de concentração”, evidenciando uma busca por sobrevivência numa Fortaleza onde extrema pobreza e extrema riqueza se elevam nos índices proporcionalmente, exemplificando a construção de cidades fragmentadas e não democráticas. As fortalezas dentro da grande Fortaleza se destacam até hoje reafirmando esses enclaves urbanos visíveis e invisíveis, refletindo significativamente na composição sócio-espacial. Tendo esse cenário como um paralelo, podemos perceber que há na construção das cidades brasileiras processos similares, mas cada uma com suas especificidades. A labuta, a migração e o genocídio são marcas do povo cearense, assim como é marca de muitos povos, mas o que nos distingue? E qual a importância de compreender e resguardar nossa herança social?


As configurações territoriais contribuíram para a formação da identidade do Ceará e servem para explicar um pouco do que nos caracteriza, pois serras e chapadas nos separam dos estados vizinhos, e assim protegidos reforçamos hábitos e valores. Na busca pela imagem e cultura de nosso estado podemos recorrer a alguns personagens reais e sua relação com o meio: O sertanejo, que tem a agricultura como principal forma de subsistência e sob um sol causticante e a escassez de recurso hídrico é obrigado a encontrar formas de sobrevivência; O jangadeiro que tem detém conhecimento empírico para navegar contra o vento e vencer as correntes oceânicas na busca pelo pescado; e a rendeira que resguarda ancestralidade em seu fazer manual e na relação com o algodão cultivado a princípio pelos índios. Pequenos exemplos que demonstram pertencimento, compreensão, e reinterpretação do mundo em que vivemos. Estas são pequenas justificativas do valor da cultura e da história para o povo. É a partir desse viés que o ENEA Siará propõe discussões sobre a construção da sociedade, construção de valores e reafirmar o valor de nossa cultura e história enquanto fortalezas do povo.


? ´

,

?

Oficiante é aquele serumanim criativo, disposto a repassar seus conhecimentos aos companheiros de encontro e colegas de curso. Cê que tá aqui já tem que ir se atentando que as oficinas são fundamentais para o encontro e toda a dinâmica deles, então tu tem que dar o gás na preparação, viu? Mas, prestenção que para a submissão de um projeto de uma oficina algumas informações são muito importantes. Se liga aí ó: -Como a gente já sabe os encontros de arquitetura são eventos dinâmicos, em que um monte de atividades acontecem ao mesmo tempo. No geral, ele é construído por esses momentos, e as oficinas são uma parte importante que só na construção do evento. -Quando tu se inscreve para uma oficina, fica responsável pela criação e execução da sua atividade, e elas podem ser criadas no formato que tu quiser: workshop, roda de discussão, mini curso ou qualquer outro jeito que você imaginar. Elas podem ser práticas, teóricas ou lúdicas. Se lança aí e bota a cabeça pra funcionar que vai ser só o filé! Ó A INFORMAÇÃO IMPORTANTE MININX VÉI: As oficinas precisam ter ligação com a nossa temática e com arquitetura e urbanismo, viu? Então é importante demais que você esteja por dentro da nossa discussão! Beijo nessa cara linda.


´

`

,

?

No dia 13 de outubro vai ter início a inscrição de OFICIANTE. O link pra se inscrever vai sair na página do ENEA SIARÁ no facebook (https://www.facebook.com/eneasiara) e no instagram (https://www.instagram.com/enea.siara/). Preenche o questionário na moralzinha em seguida manda um email para ativa (atividadeseneasiara@gmail.com) com o assunto: OFICIANTE_NOME DA OFICINA_FACULDADE_CIDADE No conteúdo desse e-mail tu vai explicar direitinho a proposta da tua oficina pra gente contendo as seguintes informações: -

-

O nome da atividade e o formato em que ela será realizada; A descrição da atividade; Número máximo e/ou mínimo de participantes; Lista de materiais necessários para a realização da oficina e quantidade (Não esqueça de mencionar os materiais que você mesmo possa trazer); Custo estimado da atividade; Espaço ideal para a realização (Ex: Sala fechada, ao ar livre, dentro d’água…); Objetivos e importância da oficina; Relação com a temática; Qualquer outra informação considerada relevante.

Você tem até o dia 26 de Outubro de 2018 para se inscrever e enviar o e-mail! AVIAAAAAAA E NÃO SEQUELAAA!!!


`

~

A seleção será feita pela comorg do ENEA Siará. Iremos considerar a viabilidade e a relação da atividade com a temática e com os eixos temáticos do encontro. Estaremos de olho em alguns pontos pertinentes, entre eles: - A viabilidade financeira (traga o material da sua oficina, ajuda a comorg!!); - A possibilidade da realização da oficina mais de uma vez durante o encontro; - As chances de seleção da oficina também são levemente aumentadas se o número de participantes for um pouquinho maior; - Criatividade (quanto mais inventiva, criativa, inédita, peculiar, original for a atividade, melhor será); - Relação com arquitetura e urbanismo, principalmente voltadas à temática e os eixos temáticos. (CRITÉRIO EXTREMAMENTE IMPORTANTE!!!) - Oficinas Lúdicas: Elas também são importantes e necessárias para os momentos de descontração do encontro, mas a prioridade destas são pras que além de lúdicas, envolvem temas relacionados à Arquitetura e ao Urbanismo. Nosso curso é bem diverso e podemos explorar ele de diversas formas e meios! O RESULTADO DA SELEÇÃO SERÁ DIVULGADO NO NOSSO PERFIL DO FACEBOOK NO DIA 28 DE OUTUBRO DE 2018


`

~

Todas as oficinas acontecerão durante a semana do encontro, do dia 21 a 27 de janeiro de 2019. Se por algum motivo você desistir e não puder realizar a oficina, você deverá informar a comorg o quanto antes através do email de ativa (atividadeseneasiara@gmail.com) no máximo até 10 de dezembro. Você deverá está presente na cidade FeNEA no dia 21 de Janeiro, comparecer ao credenciamento juntamente com seu delega portando todos os documentos pedidos pelo credenciamento. Você vai deixar o valor do cheque caução (que deve ser em dinheiro) referente a 100% do valor do primeiro lote. A não realização da sua atividade acarretará na perda dos 50% de isenção. Oficiantes selecionados devem após ir no credenciamento, procurar a mesa de atividades que estará disposta no dia do credenciamento para deixar seus materiais que ficou de trazer caso o tenha. Deverão ter a antecedência de 20 minutos antes do horário previsto do início de sua atividade. Esteja presente em todas as reuniões e fiquem ligados para reuniões de última hora. Oficiantes têm direito a 1 (uma) camisa de apoio. Depois da seleção vai rolar uma planilha pra você preencher, caso você queira camisa extra. REFORÇANDO: NÃO TERÁ 50% DE ISENÇÃO AQUELE OFICIANTE QUE NÃO REALIZAR A ATIVIDADE PROPOSTA TAL QUAL DESCRITA NO EMAIL ENVIADO PARA ATIVIDADES. MUITA ATENÇÃO AO DIA, LOCAL E HORÁRIOS DEFINIDOS PELA COMORG PARA A SUA ATIVIDADE! NÃO SEQUELEM!


NÃO IREMOS TRABALHAR COM NOTA PROMISSÓRIA! Se os materiais que você for usar forem muito específicos, você disponibiliza ou entra em contato com a comorg para tratar sobre isso. Você oficiante selecionado é responsável pela limpeza e organização do local após a realização da oficina. Recolhe tudo e se sobrar material, ou rolar de algum material ser reutilizado, entrega tudo para a diretoria de ativa. Fiquem atentas e atentos aos horários! Se sua oficina for de manhã, tem que acordar cedo e disposto a ministrá-la. Procura ficar na tranquilidade, relaxa, seja paciente e flexível! Pode ser que contratempos aconteçam. A comorg estará sempre na correria para fazer com que tudo dê certo e saia como planejado. Sejam pacientes também com os participantes, quanto mais legal for a interação entre oficiante e participantes, maior a chance da oficina ser perfeita. Além do mais, todos saem aprendendo, inclusive o oficiante que está ali transmitindo seus conhecimentos.


/

1

A ComOrg é composta por mulheres, negros e LGBTQIA+’s. Qualquer tipo

2

Você ficará em camping, então não se esqueça de barraca, colchão, lona,

de opressão e preconceito não serão tolerados! Se você presenciar, ou for vítima de, qualquer tipo de discriminação, avise à ComOrg e/ou diretoria e tomaremos as providências cabíveis.

cobertor, lanterna, repelente e etc... Não haverá dormitório/alojamento.

3 A partir das 22h, de todos os dias do encontro e semana de construção,

ruídos e barulhos na área de camping, que incomodem os demais participantes não serão bem-vindos.

4 Solta a voz nesse ENEA, okay? ComOrg/apoio/diretor ou qualquer pessoa

que esteja envolvida na organização do encontro não é melhor que ninguém. Pode dar seu berro quando ver alguma injustiça ou close errado. Queremos todas as pessoas bem recebidas e acolhidas nesse encontro!

5

Se alguém te pedir ajuda, ajude! Não pense duas vezes, tenha amor ao coleguinha! Se for um rolê que você perceba ser mais grave, não hesite em chamar a ComOrg! E se pelo rolê você receber um não, é não!!! Nem espera o segundo, Cabou-se!


6

7 8

9

MACARENA! Você estará sob sua responsabilidade, viu? Sabemos que estamos numa situação político-social complicada ! Então se ligue QUANDO começar o “DALE ATU CUERPO ALEGRIA MACARENA”. Redobre a sua atenção! Define-se conduta agressiva, desrespeitosa ou contrária a ordem pública, qualquer forma de opressão capacitista, religiosa, machista, racista, fascista, gordo-homo-lesbo-bi-trans-fóbica ou de qualquer tipo. Muito cuidado com o lixo! Durante o encontro a Cidade FeNEA será a sua casa, então cuide dela! Lixeiras serão distribuídas por toda a Cidade FeNEA. Então não tem motivo pra deixar o lixo espalhado. Se der, recicla, reutiliza. Aproveite o encontro para repensar no seu compromisso com o meio ambiente e levar bons hábitos para sua rotina depois dele. Pra começar, lixo nem existe, descarte com consciência. Não é permitida a entrada ou permanência na Cidade FeNEA de qualquer pessoa que demonstre conduta violenta, agressiva, desrespeitosa, contrária a ordem pública ou que se recuse a desfazerse de objetos não permitidos ou não autorizados.

10 Cuida dos seus objetos pessoais! Normalmente a galera é bem legal,

mas não custa ficar atento. Não nos responsabilizamos por objetos pessoais, eletrônicos e etc. Um cadeado pra barraca é sempre bom!


11

É proibido entrar na cidade fenea com garrafas de vidro, som mecânico, armas brancas, armas de fogo, fogos de artifício e drogas ilícitas. Bebidas também não serão permitidas, teremos um bar especialmente planejado pra você e com um precinho só o mí!

12 Só será permitida a entrada e permanência da Cidade FeNEA de posse da

pulseira e crachá. Em nenhum hipótese alguma será permitida a entrada ou permanência na Cidade FeNEA sem esses dois itens, ou rasgados/violados de forma que impossibilite a identificação. A perda do crachá acarretará no pagamento de uma nova inscrição (no valor do primeiro lote) e da pulseira no valor de R$25,00 . Não vai sequelar, né?

13 14

Caso o seu crachá receba muito amor, e fique impossível de ver as informações, confeccionaremos outro, pelo valor simbólico de R$5,00. Os termos de compromissos serão disponibilizados e divulgados posteriormente no site, página e perfil do ENEA SIARÁ.

15 Depredações do espaço e qualquer tipo de distúrbio ao local e à população da cidade e/ou participantes do ENEA SIARÁ não serão tolerados. Cada caso será analisado por testemunhas do ocorrido, junto à ComOrg e quem se envolver poderá sofrer expulsão do encontro ou demais medidas cabíveis.


16 Vamos entender que a gente cursa Arquitetura e Urbanismo e aplicar

os conceitos aprendidos na hora de seguir o Plano Diretor elaborado para a ocupação do camping. As quadras acomodam tranquilamente barracas de 2,10mx2,10mm então bora dividir barraca com a turminha e trazer barracas humildes? Aquelas mansões que vocês chamam de barraca, cheias de cômodos e pavimentos só serão admitidas caso estejam ocupadas com 50% de sua capacidade. Exemplo: Uma barraca para 8 pessoas, precisa ter 4 ocupantes pelo menos.

17 Barraca em desuso, ocupando espaços indevidos ou utilizadas apenas

como guarda-volumes SERÃO CONFISCADAS PELA COMORG E DEVOLVIDAS AO FIM DO ENCONTRO.

18

Tem umas coisinhas que você não deve levar: chapinha, secador, ventilador. Vocês não querem causar uma sobrecarga no sistema elétrico do encontro e deixar tudo sem energia né? Todo mundo é lindo ao natural, se a ComOrg encontrar qualquer um desses itens, ela irá confiscar o seu equipamento e só devolverá ao fim do encontro.

19 Se permita nas experiências, nas discussões, palestras e nas vivências

e com isso argumente e questione-se: qual o modelo de cidade que nós, futuros profissionais, produziremos?


20 ABRAÇA A COMORG! Toda vez que ver a gente correndo pra resolver alguma coisa, o que mais estaremos precisando receber é um carinho e uma palavra de motivação!

21

O pagamento da sua inscrição e efetivação da mesma inclui: alimentação (almoço e janta), camping, infraestrutura para higiene pessoal, segurança, acesso a palestras, oficinas, vivências, workshops e os lúdicos dentro da Cidade FeNEA. Não está incluso o consumo de bebidas. No caso de quem for apoio, terá direito a camping e infraestrutura para higiene pessoal durante a semana de construção.

22

Convocamos representantes de CAs/DAs e EMAUS para os Momentos FeNEA e rodas de

discussão. Esse é o momento pra discutir e manifestar as pautas da federação e quaisquer outras que envolvam o movimento estudantil, seja dentro da sua faculdade ou da federação. Assim construiremos uma melhor articulação entre as Regionais. VEM TODO MUNDO!

23 Ao participar do ENEA SIARÁ você automaticamente autoriza o uso da sua imagem pela organização do evento e possivelmente por seus parceiros.

24

Se

ainda

ficou

com

alguma

dúvida

manda

credenciamento.eneasiara@gmail.com com o assunto: Vamos te responder com muito amor!

um

email

pra

gente

em:

DUVIDA_FACULDADE_CIDADE_NOME.

25 IMPORTANTE: Sob nenhuma hipótese a Com0rg devolverá o dinheiro dos pagantes.


13/10/2018 – Data de início das inscrições de oficiantes 13/10 – 26/10 – Período de inscrições

28/10/2018- Divulgação dos oficiantes selecionados 17/01/2019 – 19/01/2019 – Semana de construção do encontro 20/01/2019 – 27/01/2019 – Semana do encontro

TE INSCREVE LOGO CRIATURA! VEM LIGEIRO BALA!


EDITAL DE OFICIANTE ENEA SIARÁ  
EDITAL DE OFICIANTE ENEA SIARÁ  
Advertisement