JORNAL DO PIEF
O Natal na ESMA!
NATAL: «O QUE DEUS NOS ENSINA NO PRESÉPIO É A AUDÁCIA DE NASCER» – D. JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA
O cardeal português D José Tolentino Mendonça disse à Agência ECCLESIA que a celebração do Natal deve inspirar atitudes de fraternidade e atenção ao próximo, partilhando a “luz” da fé. “O Natal é um dom que nos é oferecido, é uma luz que se acende. A grande pergunta é: o que é que eu vou iluminar com esta luz? Por que é que esta luz se acendeu? O que é que eu posso fazer? Essa é, no fundo, a verdadeira pergunta natalícia”, refere o arquivista e bibliotecário da Santa Sé, numa entrevista no Programa ECCLESIA.
O cardeal e poeta destaca a importância de saber “nascer”, um “ato para conjugar de muitas maneiras”, ao longo da vida. “Nós precisamos de nascer. O que Deus nos ensina no presépio é a audácia de nascer, a audácia de nascer mesmo na fragilidade, na nudez, na precariedade, no não-preparado, na vida como ela é, mas com a capacidade de florescer No fundo, a capacidade de ser” Sobre a celebração do nascimento de Jesus, sublinha que todos devem participar na história do Natal “Cada um de nós é personagem do presépio” Há uma alegria que não se esgota, uma alegria que não se vai embora com o pôr-de-sol deste dia 25
E é essa cintilação de esperança a coisa mais importante”. O colaborador do Papa espera que este seja um tempo marcado pela “luz” que ilumina a existência humana, “reaproxima dos outros e do sentido da vida”. “Jesus vem para isso: Jesus vem, não para o mundo idealizado, mas para o mundo real. Para o mundo concreto, cheio de feridas, de divisões, de coisas por tratar, de mudanças a inscrever. Nesse sentido, Ele é uma luz”.
D. José Tolentino Mendonça considera que cada Natal é “uma oportunidade”, um “relançamento da vida”. “O programa de vida que o Natal nos deixa é, de facto, essa capacidade de sermos em plenitude”. O cardeal madeirense refere-se ao Natal como “uma escola de inclusão”, na qual ganham protagonismo os mais frágeis e pobres, para inspirar uma “ação transformadora” da sociedade “Esta responsabilidade de uns pelos outros é um património inalienável” As nossas sociedades não podem esquecer que o valor primeiro é a vida, estarmos vivos é o primado Em volta da vida, nós devemos ajoelhar-nos, oferecer os nossos dons, sentir a grande alegria Porque se deixamos de sentir alegria, quer dizer que um apagamento aconteceu dentro de nós, que deixamos de ter a capacidade de espanto, de fraternidade e de acolhimento. A encarnação de Deus, que se faz Deus connosco, é o grande presente, é a grande luz que se acende”.
Professor Orlando Mendes Disciplina: Multimédia
EDIÇÃO 1 Dezembro 2023
Turma Mista 6º4/9º4
Entrevista ao Diretor
Entrevistador - Bruno Botas
Entrevistado - Diretor Jorge Gomes
Fotógrafo/ Cameramen - Leandro Ribeiro
Transcrição da entrevista - Leandro e Henriques
Estamos aqui com o nosso Diretor Jorge Gomes temos aqui uma pergunta sobre o natal.
1.
Bruno - O que o natal traz para si?
2. Bruno - Sente-se feliz com a época de Natal? Porquê?
Diretor - O natal para mim traz harmonia, traz família, traz termos de suarealidade para as família mais carenciadas que precisam mais de apoio.
1.
2.
Diretor - O natal é uma época feliz mas também é uma época que nos deixa melancólicos por outro mas também tendendo que a família se juntam, que as família confraternizam umas com as outras portanto ai digamos quem maior felicidade que nos podemos estar com nossos.
1.
Bruno - Como você comemora o natal?
2. Bruno - O que é natal para si? 1.
2.
Diretor - O natal é comemorado em família os meus pais com os meus netos é comemorado basicamente em família em que nos estamos juntos.
Diretor - O natal para mim é uma data comemorativa é uma data importante é uma data em que nos acabamos por estar mais disposto.
Entrevista a uma aluna
Entrevistadora - Nadykely
Entrevistada - Eliana (aluna 6º 1)
Fotógrafo - Henriques
Transcrição da entrevista - Braima e Nadykely
Nadykely - O que é o natal para ti?
Eliana - Um dia que podemos ficar com a familia.
Nadykely - O que o natal traz para ti ?
Eliana - Felicidade
Nadykely - Sentes-te feliz com a época do natal? Porque?
Eliana - Sim, porque podemos ficar com a família toda
Nadykely - Como comemoras o natal?
Eliana - Normal comem bacalhau mas a Eliana não gosta.
Jogos de Natal
Autores: Raissa Romão e Simaura Sousa
Atividades para o dia de Natal
1 - Esta é outra ideia engraçada para a hora da troca de presentes. Use luvas de forno para desembrulhar os presentes, em modo competição amigável. O primeiro a conseguir desembrulhar, ganha uma pequena lembrançabónus.
2 - Experimentem o famoso jogo da cadeira, ao som de músicas natalícias. A dinâmica é simples: coloque menos uma cadeira do que o número de pessoas que está a jogar. Quando a música parar, todos têm de encontrar lugar. Vai perdendo aquele que ficar de pé. Conforme vão saindo pessoas de jogo, tem de ir tirando, também, uma cadeira.
3 - Promova a solidariedade e a preocupação com o próximo no núcleo familiar. Depois de desembrulhar presentes, combine reunir e trazer, no dia seguinte, uma peça ou um objeto em bom estado de que já não precise. Junte tudo e faça uma doação a uma instituição à escolha. Estrada a iniciativa aos mais novos, para incutir valores importantes.
Autores: Ahmed e Rui Santos