Navegando de Dakar a Lisboa

Page 20

2.1

Dakar Blue Talk I Uma ponte até ao Centro Atlântico Através da perspetiva de uma parceria UE-África ativa sobre a Política Europeia de Segurança e Defesa de segurança marítima, com base em avaliações atualizadas das ameaças em áreas marítimas relevantes, como o Golfo da Guiné e o Atlântico, a Dakar Blue Talk funcionou enquanto mais um farol para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia formalizar o lançamento do Centro Atlântico nos Açores. O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia, Mamadou Tangara, foi o orador principal. Em direto, ao vivo e a cores, comprometeu-se a aderir ao Centro Atlântico. A Gâmbia faz, assim, agora parte desta iniciativa atlântica central na estratégia de política externa de Portugal, comprovando que as Dakar Talks, enquanto

[18]

exercício de diplomacia pública, podem resultar em avanços graduais e concretos. O objetivo da Dakar Blue Talk foi contribuir para o debate sobre como encontrar soluções comuns para um problema comum: a instabilidade no Golfo da Guiné, no contexto do lançamento do Centro Atlântico e da co-presidência senegalesa do Grupo de Amigos do Golfo da Guiné G7 (G7++ FOGG). Concluiu-se ser determinante reforçar a presença da UE no mundo, promovendo o multilateralismo e diversificando as parcerias globais, em particular com os países vizinhos, África e a vasta área transatlântica. As Dakar Talks iniciaram, assim, a sua navegação no oceano Atlântico – próximo porto de abrigo, a Dakar Ocean Talk!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.