A Arte de Escrever Bem

Page 70

75

Gêneros jornalísticos

%ona sul do Rio, a palavra de ordem é organização. Após o nascimento de Eduardo, Ana ejoão, atualmente com 3 meses, o casal Gustavo, de 34 anos, e Viviane Kruer, de 32, tem na ponta do lápis o dia-a-dia dos bebês. Uteralmente. Tudo o que se passa com cada um dos trigêmeos é anotado numa planilha desenvolvida sob orientação médica. A família já testou mais de cinco modelos. Na folha de papel são registrados os medicamentos prescritos para as crianças, com hora e dosagem, todas as 30 mamadas, com horário e quantidade ingerida por bebê. "Se a gente nãofi^er assim, no meio da confusão corremos o risco de dar o remédio errado para um dos bebês, sem contar que um pode ser mais alimentado do que o outro", explica Viviane. Além do registro fiel da rotina dos trigêmeos, o casal teve de criar técnicas para reconhecer as chupetas e distinguir os bicos das mamadeiras que agradam a um e desagradam aos outros. As chupetas, por exemplo, são guardadas em potinhos que ficam estrategicamente ao lado de cada berço, para não haver trocas.

Os exemplos dão a idéia do tipo de texto utilizado para apresentação de personagens. Na prática, eles seguem as mesmas regrinhas dos perfis. Com uma diferença: são mais curtos.

Opine, não ache Quem exagera o argumento prejudica a causa.

Friedrich Hegel

Matérias de opinião ocupam cada vez mais espaço em jornais e revistas. O excesso de informação despejado sobre os leitores pelos meios eletrônicos de comunicação, mais ágeis e instantâneos, obrigou os veículos tradicionais a buscar saídas para ir além da notícia. Hoje, estar informado não basta. E preciso estar bem informado — entender as


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.