Jornal ipanema 718

Page 22

7

JORNAL IPANEMA / 1 de junho de 2013 ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

Crescimentos dos locais sustentáveis

Q

uando o assunto é local sustentável, o professor de pós-graduação em Gestão Integrada em Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Responsabilidade Social do Senac Sorocaba Elton Lage Fonseca afirma que tudo começou como um modismo, que depois evoluiu para uma tendência e hoje está se consolidando como uma necessidade. Em sua opinião os recursos naturais são finitos e os custos destes recursos naturais aumentarão devido à sua tendência de baixa disponibilidade. “Na cidade de São Paulo, por exemplo, devido às suas principais características: custos elevadíssimos do metro quadrado, baixa disponibilidade de áreas verdes, demanda alta por edifícios cada vez maiores, mais altos, com mais vagas de garagem, fatores que mostram a tendência de existir um ambiente mais hostilizado, mas por outro lado cresce a tendência de humanizar estes ambientais e também incentivar as construções sustentáveis. Daí a tendência de se investir em construções que usem melhor a ocupação do solo, ambientes com mais áreas verdes, como têm sido as lajes com jardins, que melhoraram o desempenho térmico do prédio assim como tornam os ambientes mais agra-

dáveis e ecológicos”, comenta. Ele diz acreditar que esta tendência está presente não apenas nas construções sustentáveis, mas podemos perceber também em outros segmentos: veículos híbridos, que geram menos consumo de combustível e menos emissão atmosférica, tintas decorativas à base de água, maior uso de materiais recicláveis, equipamentos eletrônicos sem chumbo em suas soldas, “enfim, este século é nossa chance de reverter o ritmo de degradação ambiental instaurado, e isso será possível somente

com a contribuição de todos nós”. As ações são simples, garante ele: separar os resíduos em nossas casas como recicláveis e não recicláveis, preferir usar um ar-condicionado com gás ecológico, apagar as luzes quando não precisarmos do uso delas, optar por equipamentos eletrônicos de menor consumo de energia. Ou seja, ações simples que, juntas, terão uma interferência favorável em nossas vidas e no nosso meio ambiente.

Daí a tendência de se investir em construções que usem melhor a ocupação do solo, ambientes com mais áreas verdes, como têm sido as lajes com jardins, que melhoraram o desempenho térmico do prédio assim como tornam os ambientais mais agradáveis e ecológicos”, comentaa Elton Lage g Fonseca. a.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.