22 salmos

Page 22

1

Salmo. De Asaf. Fala Iahweh, o Deus dos deuses, convocando a terra, do nascente ao poente. 2De Sião, beleza perfeita, Deus resplandece, 3o nosso Deus vem, e não se calará.À sua frente há um fogo que devora, e ao seu redor tempestade violenta; 4Do alto ele convoca o céu e a terra, para julgar o seu povo. 5"Reuni junto a mim os meus fiéis, que selaram minha aliança com sacrifício!" 6Ó céu anuncia sua justiça, pois o próprio Deus vai julgar. 7"Ouve, meu povo, eu vou falar, Israel, vou testemunhar contra ti. Eu sou Deus, o teu Deus! 8Não te acuso pelos teus sacrifícios, teus holocaustos estão sempre à minha frente; 9não vou tomar um novilho de tua casa, nem um cabrito dos teus apriscos; 10pois são minhas todas as feras da selva, e os animais nas montanhas, aos milhares; 11conheço as aves todas do céu,e o rebanho dos campos me pertence. 12Se eu tivesse fome não o diria a ti, pois o mundo é meu, e o que nele existe. 13Acaso comeria eu carne de touros, e beberia sangue de cabritos? 14Oferece a Deus um sacrifício de confissão e cumpre teus votos ao Altíssimo; 15invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me glorificarás". 16Ao ímpio, contudo, Deus declara: "Que te adianta recitar meus preceitos e ter minha aliança na boca, 17uma vez que detestas a disciplina e rejeitas as minhas palavras? 18Se vês um ladrão, tu corres com ele, e junto aos adúlteros tens a tua parte; 19abres tua boca para o mal, e teus lábios tramam a fraude. 20Sentas-te para falar contra teu irmão, e desonras o filho de tua mãe. 21Assim te comportas, e eu me calaria? Imaginas que eu seja como tu? Eu te acuso e exponho tudo aos teus olhos.22Considerai isto, vós que esqueceis a Deus, senão eu vos dilacero, e ninguém vos libertará! 23Quem oferece uma confissão me glorifica, e ao homem íntegro mostrarei a salvação de Deus". SALMO 51 (50) Miserere 1

Do mestre de canto. Salmo. De Davi. 2Quando o profeta Natã foi encontrá-lo, após ele ter estado com Betsabéia. 3Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! Apaga minhas transgressões, por tua grande compaixão! 4Lava-me inteiro da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado! 5Pois reconheço minhas transgressões e diante de mim está sempre meu pecado; 6pequei contra ti, contra ti somente, pratiquei o que é mau aos teus olhos. Tens razão, portanto, ao falar, e tua vitória se manifesta ao julgar. 7Eis que eu nasci na iniqüidade, minha mãe concebeu-me no pecado. 8Eis que amas a verdade no fundo do ser, e me ensinas a sabedoria no segredo.9Purifica meu pecado com o hissopo e ficarei puro, lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. 10Faze-me ouvir o júbilo e a alegria, e dancem os ossos que esmagaste. 11Esconde a tua face dos meus pecados e apaga minhas iniqüidades todas. 12O Deus, cria em mim um coração puro, renova um espírito firme no meu peito; 13não me rejeites para longe de tua face, não retires de mim teu santo espírito. 14Devolve-me o júbilo da tua salvação e que um espírito generoso me sustente. 15Vou ensinar teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores voltem a ti. 16Livra-me do sangue, ó Deus, meu Deus salvador, e minha língua aclamará tua justiça. 17Ó Senhor, abre os meus lábios, e minha língua anunciará o teu louvor. 18Pois tu não queres um sacrifício e um holocausto não te agrada. 19Sacrifício a Deus é um espírito contrito, coração contrito e esmagado, ó Deus, tu não desprezas. 20Faze o bem a Sião, por teu favor, reconstrói as muralhas de Jerusalém. 21Então te agradarás dos sacrifícios de justiça — holocaustos e ofertas totais e em teu altar se oferecerão novilhos. SALMO 52 (51)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.