Page 1


TODO MUNDO TEM UM SONHO


NOSSO NEGÓCIO É REALIZAR


JUNTO.


ELOS 2012, LEVANDO A MATERIALIZAÇÃO DE SONHOS A SÉRIO

Foram 13 formações,

totalizando 868 horas de aprendizagem na prática, que transformaram 450 pessoas

em multiplicadores da Filosofia Elos.


O JOGO OASIS, desenvolvido pelo Instituto

aplicado 39 vezes envolvendo 2.700 pessoas no Brasil e no mundo e apoiando 39 comunidades a Elos Brasil, foi

materializarem sonhos de forma cooperativa!


O QUE O ELOS FAZ? Desenvolve ferramentas metodológias; inspira e sensibiliza; realiza e dá o exemplo; estimula a replicação nos governos, organizações, empresas, comunidades e onde quer que haja jovens; transforma pessoas em materializadoras de sonhos com potencial de mudar o mundo ao colocá-las em contato com a Filosofia Elos e seu próprio poder realizador. Isso inspira e dá ferramentas, impulsionando a disseminação e criando uma reação em cadeia.


TEORIA DE MUDANÇA Todo mundo tem um sonho e buscamos aqueles sonhadores dispostos a se mobilizar para materializar sonhos. Acreditamos que isso também é verdade para comunidades, e buscamos aquelas que têm o mesmo desejo de realização. Através da prática da nossa filosofia, mapeamos belezas, recursos, talentos, sonhos coletivos e viabilizamos a materialização. O resultado são experiências de sucesso com grande poder inspirador, reforçando a autoestima das comunidades e das pessoas e a crença em seu poder realizador, que impulsiona a realização de novos e mais ambiciosos sonhos


COMO FAZEMOS Quando colocamos as ferramentas metodológicas desenvolvidas a partir da Filosofia Elos a serviço de pessoas, comunidades, governos e organizações, o resultado é a materialização de sonhos coletivos que impactam positivamente pessoas e comunidades, fortalecendo relações humanas e gerando oportunidade de crescimento pessoal e desenvolvimento local.


A ESSÊNCIA DAS NOSSAS AÇÕES ESTÁ NA PRÁTICA DA FILOSOFIA ELOS A Filosofia Elos e as metodologias e práticas a ela associadas JÁ FORAM APLICADAS EM MAIS DE 200 COMUNIDADES DE 18 PAÍSES EM 4 CONTINENTES e são a base das nossas ações, indicando um caminho para transformar sonhos em realidade e sonhadores em materializadores de sonhos: Aprendemos a OLHAR A ABUNDÂNCIA onde muitos veem escassez CRIAMOS O AFETO antes do medo e do julgamento VALORIZAMOS O SONHO como o melhor impulso para a mudança CAMINHAMOS JUNTO cuidando ao mesmo tempo de nós mesmos, do outro e de um sonho comum GARANTIMOS QUE O RESULTADO É EXTRAORDINÁRIO, na forma de um presente para si e para os outros RECONHECEMOS E CELEBRAMOS a contribuição de cada um na conquista coletiva E EVOLUÍMOS NA JORNADA, impulsionando a CONSTRUÇÃO DE NOVOS SONHOS!


QUANTIDADE + QUALIDADE Além do Elos, os multiplicadores formados em nossos programas aplicam o Jogo Oasis levando os benefícios de nossa filosofia para além do alcance do Instituto Elos Brasil. A formação destes multiplicadores é essencial para garantir a qualidade da replicação e gerar transformações profundas nos espaços e nas relações. Chamamos a ação destes multiplicadores de Movimento Oasis, uma rede de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos.

JOGO OASIS

Uma ferramenta de mobilização comunitária, de uso livre, desenvolvida pelo Instituto Elos e aplicada pelo próprio Instituto e por jovens Empreendedores em diversas partes do mundo


GSA de edições anteriores GSA de 2012 Aplicação do Jogo Oasis em 2012


TRANSFORMAMOS O MUNDO EM COMUNIDADE A melhor parte de materializar sonhos é fazer junto e em 2012 nos unimos a governos participativos e organizações criativas, sempre envolvendo no processo jovens que querem fazer já e comunidades empreendedoras.

GOVERNOS

EMPRESAS Jovens e Comunidades

ORGANIZAÇÕES E FUNDAÇÕES


ORGANIZAÇÕES E FUNDAÇÕES

EMPRESAS GOVERNOS


EM DETALHES, O QUE REALIZAMOS EM 2012 O ano de 2012 do Elos foi marcado pela realização da primeira edição de inverno do Guerreiro Sem Armas, e de Oasis Trainings em Portugal, Inglaterra, Curaçao, Bolívia e Brasil. Apoiamos ações de participantes do Guerreiros Sem Armas e de comunidades parcerias acompanhando o processo de desenvolvimento de novos sonhos depois da parceria em programas Elos e, ao lado da Associação de Jovens da Juréia (AJJ), avançamos na experiência de aplicar a Filosofia Elos no processo de desenvolvimento comunitário. Conheça os detalhes destas e de outras ações nas páginas seguintes.


SENSIBILIZAÇÃO DE JOVENS E EDUCADORES PARA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS SEGUROS A PARTIR DO CONCEITO DE SEGURANÇA CIDADÃ DO PROGRAMA CONJUNTO, QUE ENVOLVE SEIS AGÊNCIAS DA ONU Transformação de espaços públicos inseguros em espaços seguros a partir do protagonismo e interação dos jovens com os sonhos de toda a comunidade Parceiros: UNESCO, PNUD, oit, unicef, unhabitat, UNODC, Ministério da Justiça do Brasil, Prefeituras de Vitória (ES) e Contagem (MG) Período de execução: 2011 a 2012 Atividades Desenvolvidas: formação de 20 gestores públicos e 29 jovens das comunidades através de realização de 2 treinamentos na Metodologia Elos. Foram mais de 650 pessoas mobilizadas nos mutirões comunitários e 5 espaços inseguros transformados.


FORMAÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS E GESTORES PÚBLICOS NO PROGRAMA MUNICIPAL BARRIOS DE VERDAD - La Paz, Bolívia

Realização de um Oasis Training empreendido por uma jovem boliviana em parceria com uma organização estudantil e governo local Parceiros: prefeitura municipal de La Paz, AIESEC e movimento Oasis Bolívia Período de execução: 2012 Atividades Desenvolvidas: realização de treinamento na Metodologia Elos por meio de Oasis Training para 14 jovens locais e 15 técnicos da prefeitura local. No mutirão comunitário foram mobilizados mais de 100 moradores.


FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES SOCIAIS EM PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FUNDAÇÃO EDP - Lisboa, Portugal

Filosofia Elos apoiando o propósito de organização portuguesa e servindo ao desenvolvimento local da comunidade Casal da Boba Objetivo: Oferecer a cada participante ferramentas para propor soluções e desenvolver projetos em sua comunidade, escola e região, estimulando o protagonismo juvenil e a mobilização cidadã em torno de ações que respondam aos desafios sociais, culturais e ambientais que compartilhamos. Período de execução: setembro de 2012 Resultados: realização de treinamento na Metodologia Elos por meio de Oasis Training para 30 participantes. No mutirão comunitário, foram mobilizados mais de 250 moradores. Os espaços físicos transformados servem a cerca de 500 beneficiários indiretos.


OASIS TRAINING NA EMPRESA LUSH COSMETICS MOBILIZA COLABORADORES DA ORGANIZAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DE LIDERANÇA, COOPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE. IMPULSIONANDO MAIS PROJETOS NA ÁREA SOCIAL DA EMPRESA - Newham/ Londres Ao aceitar o desafio da formação, os colaboradores colocam em prática a cultura organizacional da empresa e se colocam em ação na construção do melhor mundo. Objetivo: proporcionar aos colaboradores um experiência real num contexto desafiador. Período de execução: agosto a setembro de 2012. Resultados: Formação de 30 pessoas e transformação do Centro Comunitário Asta que beneficia cerca de 200 moradores; Mobilização da comunidade onde a Lush é sediada e materialização de um sonho da comunidade, aproximando pessoas e impulsionando novos projetos comunitários.


OASIS TRAINING COM FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL ESTIMULA O PROTAGONISMO E A AUTONOMIA DE COLABORADORES DE 14 NÚCLEOS DE AÇÃO SOCIAL – Belo Horizonte, Natal e Niterói Filosofia Elos impulsiona a proposição, iniciativas e ações colaborativas que realizem o propósito do programa “Voluntários Itaú Unibanco”, fortalecendo uma rede de voluntários em todo o país. Objetivo:Integração e mobilização de colaboradores de diferentes áreas do banco, promovendo a construção de relações Significativas entre os Núcleos de Ação Social e pessoas de instituições locais do entorno de suas agências. Período de execução: janeiro a junho de 2012. Resultado: Mobilização de 3 comunidades e materialização de sonhos comuns, aproximando pessoas e impulsionando, através da Metodologia Elos e do Jogo Oasis, redes de ação a partir de processos ágeis e participativos para o programa de voluntariado.


COLABORADORES DA H3R PRATICAM A FILOSOFIA ELOS ATRAVÉS DE UMA VIVÊNCIA QUE IMPULSIONOU O RECONHECIMENTO DE TALENTOS E MATERIALIZOU UM SONHO COMUM – São Paulo

Objetivo: Estimular a reflexão e o diálogo sobre o papel de cada um na empresa, colocando em prática a construção de uma cultura organizacional baseada em valores e princípios compartilhados. Período de execução: novembro a dezembro de 2012 Resultado: Sensibilização de um grupo de 16 colaboradores na metodologia Elos através da descoberta e materialização de um sonho comum


GSA 2012, UMA HISTÓRIA DE ENCONTROS E SONHOS REALIZADOS – Baixada Santista 59 jovens de 19 países materializando sonhos coletivos de 3 comunidades na Baixada Santista Objetivo: oferecer a cada participante, pela experiência prática, meios para propor soluções e desenvolver projetos que respondam aos desafios sociais, econômicos e ambientais que compartilhamos, respeitando a identidade própria de cada povo ou comunidade em suas comunidades, cidades, regiões e países. Foram 240 horas de formação em 3 comunidades da Baixada Santista com uma equipe experiente de facilitadores e consultores. Período de execução: janeiro a julho de 2012. Resultados: 59 jovens formados na Metodologia Elos e sonhos coletivos em três eixos de atuação realizados nas 3 comunidades parceiras Relatório on-line: http://issuu.com/elos/docs/relatoriogsa2012_resumo Maiores informações: www.guerreirossemarmas.net


Oasis Aldeia (Guarujá)

- Construção de praça com brinquedos, equipamentos de ginástica, mesas, bancos e jardim; - Concretagem de piso para apoiar caçambas e grafitagem das caçambas com inclusão de murais para conscientização ambiental; - Murais grafitados e murais com elementos das comunidades, baseados em fotos das belezas, talentos e recursos locais; -Hortas verticais e jardins em vários pontos da comunidade.

Oasis Morro Santa Maria (Santos)

- Uma área de lazer com parquinho e paisagismo; - Um espaço jovem, montado dentro de um contêiner; - Recuperação dos locais de descarte de lixo com separação entre orgânico e reciclável; - Abertura de pontos de coleta de óleo de cozinha usado nas casas de alguns moradores; - Grupo de costura que desenvolverá uma linha de produtos em tecido e também terá uma sede em um contêiner; - Elaboração de um plano para feira de produtos locais; - Murais referenciando elementos da comunidade.

Oasis Vila São Bento (Santos)

- Organização da brinquedoteca, reinaugurada como Casa do Brincar, e criação de vários brinquedos a partir de materiais reutilizados; - Área de jardim com parquinho; - Área de estar com bancos, mesas e jardins verticiais; -Muralismo por toda a comunidade.


BUSCA E VALORIZAÇÃO DE TALENTOS E CULTURA DE UMA COMUNIDADE COMO BASE PARA AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL NA JURÉIA – Barra do Ribeira Filosofia Elos apoiando o processo de impulso para a realização de sonhos em projetos de médio e longo prazo Objetivo: Oferecer ferramentas metodológicas para a parceria entre o Núcleo Oikos e a Associação de Jovens da Juréia criando uma experiência de sucesso de desenvolvimento comunitário a partir dos talentos e recursos locais. Período de execução: janeiro a dezembro de 2012. Resultados: Planejamento estratégico 2012; parceria com a designer Paula Dib no desenvolvimento de linha de produtos a partir dos talentos e recursos locais; criação da estratégia de distribuição; participação em eventos; colocação dos produtos no mercado gerando renda; mobilização comunitária através do Oasis Training Barra do Ribeira; mobilização de recursos,; mutirão de construção da sede.


FILOSOFIA ELOS APRESENTADA EM FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS DO CONGRESSO PANAMERICANO DE ARQUITETURA - Maceió, AL

Filosofia Elos apoia moradores na construção de sonho coletivo no momento em que estão prestes a realizar sonho da casa própria na comunidade Vila Emater II em Maceió. Objetivo: Compartilhamento de boas práticas de tecnologia social de mobilização e participação comunitária na arquitetura e urbanismo através de atividades in door e vivência da metodologia Elos na comunidade Vila Emater. Execução: novembro de 2012 Resultados: Sensibilização e formação de um grupo de 12 pessoas e realização de ações na Vila Emater mobilizando cerca de 50 pessoas.


COACHING DE GUERREIROS LEVANDO A FORMAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES PARA O PRÓXIMO NÍVEL

A participação no Guerreiros Sem Armas transforma vidas e alguns jovens saem do programa com a necessidade imediata para praticar o que aprenderam realizando novos e mais complexos desafios. Objetivo: Apoiar o desenvolvimento de empreendedores sociais que desejam aplicar os aprendizados durante o Guerreiros Sem Armas em contextos diversos qualificando-se e ampliando o impacto de sua formação.

Periodo de Execução: julho de 2012 até o presente momento. Resultados: Realização de mais de 10 Oasis entre julho de 2012 e o presente momento – por exemplo: Oasis Capão facilitado por Renata Laurentino e Ana Macedo, Oasis Aldeia e Oasis Vila dos Sonhos, por Jamerson Manci,o, Oasis Morro da Cruz ,por Felipe Denz,, e Oasis Vila São Bento, por Renata Laurentino e Clarissa Müller, além de jovens empreendendo diversas outras ações como oficinas, cursos e novos negócios sociais. Saiba mais aqui: http://pinterest.com/institutoelos/follow-up-guerreiros/


COACHING DE COMUNIDADES PARCEIRAS DO GUERREIROS SEM ARMAS APOIANDO-AS A DAR PRÓXIMOS PASSOS PARA A MATERIALIZAÇÃO DE NOVOS E MAIS AMBICIOSOS SONHOS COLETIVOS Utilizando a Filosofia Elos para apoiar a continuidade das ações e os primeiros passos para a concretização de sonhos coletivos de Re-evolução. Objetivo: A partir da experiência positiva vivida pelas comunidades anfitriãs do programa Guerreiros Sem Armas, utilizar a Filosofia Elos para realizar novo levantamento de potencialidades e sonhos e ativar a rede construída durante o programa. Periodo de Execução: julho de 2012 até o presente momento. Resultados: Exibição do Documentário GSA 2012 na Aldeia, Oasis Comunidade Nostra na Aldeia, Oasis Vila São Bento, acompanhamento da ação contínua do grupo Liberte com as crianças da comunidade Vila São Bento, Mutirão de limpeza e Festa de Natal no Morro Santa Maria, impulso das ações realizadas com crianças e cooperativa de mulheres no contâiner instalado durante o GSA 2012. Estimamos que as ações realizadas no acompanhamento das comunidades parcerias do Guerreiros Sem Armas 2012 impactaram diretamente cerca de 250 pessoas.


ELOS EXPANSION - DEPOIS DE DISSEMINAR A FILOSOFIA ELOS E OUTRAS FERRAMENTAS METODOLÓGICAS, UMA EXPERIÊNCIA DE DISSEMINAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Em parceria com o empreendedor holandês Niels Koldewijn, o Elos se lança ao desafio de levar seu modelo organizacional para a Europa. Objetivo: consolidar um modelo organizacional baseado na cooperação e totalmente embasado na Filosofia Elos para alavancar a disseminação e replicação desta filosofia no continente europeu, de forma a apoiar com maior consistência o Movimento Oasis no mundo. Período de execução: em andamento.

Resultados: Formação de pessoas; intercâmbio entre equipe Brasil e Holanda; Colaboração internacional envolvendo equipes no Brasil, Holanda, Espanha e Curaçao – exemplo: Oasis Training Curaçao e Oasis Training Lush. O número estimado de beneficiados diretos desta parceria inclui a rede de Guerreiros na Europa e as comunidades atendidas por esta rede, especialmente na Holanda, somando cerca de 500 pessoas.


OASIS TRAINING COMO IMPULSO PARA NOVAS AÇÕES NO CARIBE - Curaçao

Filosofia Elos formando pessoas e apoiando a integração entre diversos atores sociais das antilhas holandesas Objetivo: Potencializar as ações de uma rede da comunidade Otrobanda, de Curacao e outras ilhas do Caribe a partir de um Oasis Training com 25 participantes. Período de execução: maio e julho de 2012 Resultados: O Oasis Otrobanda impactou mais de 200 pessoas, atraiu a atenção da mídia local e construiu um parquinho e uma área coberta que pode ser utilizada para lanche ou encontros, além de impulsionar muitas outras ações comunitárias. Os participantes do Oasis Training também realizaram de mais dois Oasis, sendo um em Bonaire e um em Saint Martin.


PALESTRAS E WORKSHOPS + PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

1. 2. 3. 4. 5.

TEDx Tubarão; 10 /11 /2012 – 80 participantes Oficina Aprendiz; 05/04/2012 - 14 participantes Vaga Lume; 17/ 08/2012 – 80 participantes Evento de inspiração encontro Hub América Latina 2012 – 25/02/2012 – 33 participantes; Influencer CON SP: 03/10/2012 – 15 participantes


ELOS 2013 O cronograma de ações do Instituto Elos para o ano de 2013 será dividido por quatro eixos conforme abaixo:

ADMINISTRAÇÃO

· Auditoria Financeira; · Viagens de aprendizagem para Capacitação da equipe; · Viabilização de um terreno para construção de um Centro de Aprendizagem Elos.

COMUNICAÇÃO

· Lançamento de um Novo Site; · Lançamento do Livro referente ao Programa Guerreiros Sem Armas; · Lançamento do Vídeo Documentário referente ao Programa Guerreiros Sem Armas.

DESIGN

· Desenvolvimento e consolidação das brochuras com toda metodologia utilizada pelo Elos nos idiomas Ingles, Espanhol e Portugues. · Desenvolvimento do Jogo Oasis em formato de jogo de tabuleiro nos idiomas Ingles, Espanhol e Portugues.

AÇÃO

· Desenvolvimento local nas comunidades de Santa Maria e Vila Sao Bento em Santos, Aldeia no Guaruja, Barra do Ribeira em Iguape e na comunidade São Paulo em Guiné Bissau,. · Realização dos Programas Guerreiros Sem Armas e Elos Novos Líderes. · Expandir as ações do Elos para outros países: Holanda, Espanha e Curação, através de treinamento na metodologia Elos de ação. · Realização de Oasis Training em parceria com a UnHabitat, Unesco e Aiesec.


SOBRE O INSTITUTO ELOS Todo mundo tem um sonho. O Instituto Elos propõe soluções inovadoras para construir o melhor dos mundos de maneira coletiva e prazerosa utilizando uma fórmula simples: onde se enxerga escassez, nós buscamos abundância. Já levamos a Filosofia Elos para diversos países por meio de assessoria estratégica para organizações e empresas, formação, disseminação e ações de participação comunitária. Nossa atuação é o resultado de diversas estratégias que criamos para realizar o propósito de impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos. Conheça algumas instituições que fazem parte da história do Elos:


Em 15 anos de trajetória, tivemos nossas ações referendadas por diversas personalidades e organizações nacionais e internacionais:

Em 2010, o Ministério da Cultura considerou o Elos uma organização de Notório Saber por seu trabalho com mobilização comunitária

A Fundação Banco do Brasil incluiu a metodologia Elos no seu Banco de Tecnologias Sociais

A empresa WGSN apresentou sua previsão de tendência futura de conexão, emoção e inventividade através de metodologia desenvolvida pelo Instituto Elos, no seu lounge na São Paulo Fashionweek

A best seller americana Margaret Wheatley dedicou um capítulo do seu livro “Walk Out, Walk on” às ações do Elos

A metodologia desenvolvida pelo Instituto Elos é citada na pesquisa de abrangência nacional realizada entre jovens, “O Sonho Brasileiro” Pela natureza dos serviços oferecidos à sociedade o Instituto Elos recebeu e mantém os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal

Renomado teórico da atualidade, o físico Fritjof Capra citou publicamente o Instituto Elos como exemplo de mudança verdadeira


IMPULSIONAR UM MOVIMENTO DE FAZER ACONTECER JÁ O MUNDO QUE TODOS SONHAMOS Rua Marechal Hermes – 37 Boqueirão – Santos – SP Brasil Cep 11025-040 +55 13 3326 4472

www.institutoelos.org contatos:

val@institutoelos.org andre@institutoelos.org mariana@institutoelos.org rodrigo@institutoelos.org

Instituto Elos - Relatorio de Atividades 2012  

Para entender mais sobre o Elos e como as ações realizadas em 2012 contribuíram para o propósito da Organização.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you