__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Relatรณrio

ELOS2019


inteligĂŞncia coletiva

Poder das comunidades

Engajamento atravÊs de causas Paradigma da abundância e da empatia


ÍNDICE

02

26

52

1. ABERTURA

5. BALANÇO FINANCEIRO

04

29

9. INSTITUIÇÕES QUE ACREDITARAM NO POTENCIAL ELOS DE TRANSFORMAÇÃO

2. GOVERNANÇA

6. RESULTADOS

09 3. INVESTIMENTOS INSTITUCIONAIS

3.1. Indicadores 3.2. Estratégias para Doações

18 4. EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES QUE ABRAÇARAM NOSSA CAUSA 4.1. FEFIG 4.2. Nissan Mentoria de Valor 4.3. Parcerias para Viabilização do Espaço Elos

35

54 10. CERTIFICAÇÕES

7. FORMAÇÃO

7.1. Guerreiros Sem Armas 7.2. O Futuro do Rio Doce 7.3. Elos Novos Líderes 7.4. Capacitação e Formação de Lideranças

47 8. ADVOCACY

01


02

1. abertura


MATURIDADE DO ELOS Próximos de completar 2 décadas, temos dedicado tempo considerável para responder à questão sobre que tipo de organização queremos ser nos próximos 20 anos. A primeira pergunta a ser respondida foi sobre o impacto das nossas ações: NOSSOS PROGRAMAS E PROJETOS DE FATO FAZEM

DIFERENÇA PARA A SOCIEDADE?

Se a razão da nossa existência, de agora em diante, é capaz de ser medida, nossa governança foi outro assunto em pauta: além do porque existimos, como existimos. A eleição da nova diretoria, a inclusão de novas pessoas nos Conselhos Consultivos e Fiscais, o contínuo processo de transparência, e, em especial, a doação em termos de serviços da FEFIG para melhoria da nossa gestão financeira.

“Em se tratando de projetos sociais, lidamos com realidades complexas nas quais muitos fatores e sujeitos intervêm e moldam as relações e processos. Um projeto baseia-se na intenção de atuar nesta complexidade, perseguindo objetivos de mudança numa situação considerada como problema ou necessidade. Com suas atividades, relacionando-se com a ação dos demais sujeitos na sociedade, pretende produzir resultados que, no conjunto, contribuam para modificar aquela situação. Por isso, os resultados de um projeto social nunca são uma certeza, mas um investimento, uma aposta na possibilidade de alcançá-los. Não havendo certezas, é preciso construir meios de verificação que auxiliem a perceber o rumo das mudanças que se consegue produzir” - Indicadores de resultados de projetos sociais de Leandro Lamas Valarelli.

Saúde financeira para a continuidade e expansão do nosso trabalho é uma das nossas grandes preocupações. Se para os governos os impostos são um meio de arrecadação, e para as empresas isto se dá pela venda de produtos ou prestação de serviços, para as organizações da sociedade civil, um dos meios para conseguir recursos cumprir sua missão é a doação de indivíduos. As organizações precisam contar com pessoas que acreditam nelas e estão dispostas a doar para que o trabalho continue.

A resposta veio através da consultoria da DH Ziper, que levou a equipe a um mergulho profundo em nossos projetos e na razão da nossa existência. O resultado foi encontrar indicadores de nossas ações que estão sendo aplicados em diferentes frentes. A causa central do Instituto Elos é a CULTURA DE ABUNDÂNCIA, cujo fim e medição de sucesso é o fortalecimento (individual e coletivo) de vínculos e convivências.

Assim, acreditamos que vamos conseguir realizar nosso sonho maior para os próximos anos: a construção do Espaço Elos, um centro de aprendizagem socioambiental para irradiar transformação de Santos para o Brasil e do Brasil para o mundo. As parcerias firmadas em 2019 estão fazendo com que estejamos cada vez mais perto disso!

Nossa aposta vai desde a contratação de uma pessoa dedicada exclusivamente à mobilização de recursos, passando pela implantação de uma plataforma on-line para facilitar as doações, além da contínua atualização da nossa página de transparência, da reativação da nossa newsletter, e da atuação nas redes sociais.

Nas próximas páginas, você vai encontrar estes assuntos tratados de maneira mais aprofundada. Boa leitura! 03


2. governanรงa

04


2.1. Nova Diretoria Diretora Executiva

THAÍS POLYDORO RIBEIRO, arquiteta e urbanista

formada pela Universidade Católica de Santos, realiza a gestão de contratos desde 2004, é facilitadora das metodologias Elos e Jogo Oasis e do programa de formação de jovens transformadores Guerreiros Sem Armas desde 2009, tendo sido participante da edição 2000. Arquiteta e urbanista, graduada pela Universidade Católica de Santos, com especialização em Gestão do Espaço Construído pela Fundação Santo André. Coordenou o Programa Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Minha Casa Minha Vida de Campinas e da Baixada Santista com Fundo Socioambiental da Caixa. Implementou projetos pela UNESCO e PNUD no Programa Conjunto Segurança com cidadania. Coordenou a ação com Ministério da Cultura Elos no Canteiro Mais Cultura em 14 estados brasileiros. Diretora Pedagógica e de Projetos NATASHA MENDES GABRIEL, arquiteta e urbanista formada pela Universidade Católica de Santos, é uma das cofundadoras do Instituto Elos e Diretora de Programas da organização. Dedica-se à gestão de programas e sistematização da Filosofia Elos para elaboração de processos, materiais pedagógicos e ferramentas que são disponibilizados para a rede de parceiros. É facilitadora em formações de lideranças e projetos de desenvolvimento comunitário, estando nos últimos 19 anos à frente da coordenação de projetos nacionais e internacionais em parceria com governos, organismos internacionais e empresas.

Diretora de Operações e Estratégia MARIANA GAUCHE MOTTA, arquiteta e urbanista formada pela Universidade Católica de Santos, é uma das cofundadoras do Instituto Elos. Coordenadora do Núcleo de Consolidação, sua maior busca é criar um modelo de negócio que reflita valores e princípios da instituição. Diretor de Relações Institucionais RODRIGO RUBIDO ALONSO, arquiteto e urbanista formado pela Universidade Católica de Santos, é um dos cofundadores do Instituto Elos e Diretor Institucional da organização. Dedica-se a disseminar as ações do Elos e sua metodologia pelo mundo, bem como desenvolvimento de parcerias estratégicas. Facilita treinamentos, oficinas e representa a organização em eventos e encontros internacionais. Faz parte da turma de 2017 da Tällberg Global Leaders e é vencedor do Prêmio Eliasson Global Leadership da Tällberg Foundation.

05


2.2. CONSELHO CONSULTIVO JOSÉ GUIMARÃES MONFORTE é economista formado

pela Universidade Católica de Santos, sócio da Emax Consultoria, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Elos e do Conselho Consultivo da Premix e membro do Conselho Consultivo da Escola Britânica de Artes Criativas, do Conselho de Administração da OTP S.A., do Comitê de Governança Empresas Estatais da BM&F Bovespa, do Conselho Deliberativo do IDISInstituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e do Conselho Editorial da Harvard Business Review Brasil.

ASER CORTINES é sócio da Cortines&Sebastiá

Assessoria em Gestão Empresarial e Conselheiro de algumas organizações do terceiro setor, foi vice-presidente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal por seis anos, professor da Faculdade de Economia da UFF por 30 anos e também Professor da Pós-graduação em Engenharia da COPPE/UFRJ, do MBA do IBMEC/RJ e da Pósgraduação da FGV. Foi diretor e facilitador dos programas para executivos da Amana-Key por quatro anos e da Universidade da Experiência por um ano.

MAURICIO ESCOBAR é formado em Administração

de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, onde também tornou-se Mestre em Marketing. Após um período trabalhando como Gerente de Projetos em um grande banco nacional, iniciou carreira como empreendedor, primeiro como sócio da Virtual Case, na área de internet, e desde 2003 no setor de educação. É sócio-fundador e vicepresidente da Anima Educação. 06

DANIELLE FIABANE é Mestre em Administração Pública

e Governo e graduada em Administração de Empresas na EAESP da Fundação Getúlio Vargas, com cursos de especialização na Harvard Kennedy School, Schumacher College, CEATS – FIA/USP e Proteus Institute/Instituto Fonte. Consultora autônoma no campo de planejamento, governança e avaliação de iniciativas de filantropia, responsabilidade corporativa e sustentabilidade, em organizações como o Gife, Instituto Samuel Klein, e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Como executiva, esteve por 4 anos à frente do Instituto Asas.

SILVIA LACAZE é formada em Administração de

Empresas pela Universidade Mackenzie e pósgraduada em Tecnologia, Artes e Comunicação pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Por 10 anos, teve uma carreira executiva nas áreas de marketing, comercial e novos negócios em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como: Citibank, Brahma, Pepsico, Accor. Atua como conselheira e facilitadora de processos de desenvolvimento organizacional em empresas de médio e grande porte, assim como em fundações.


2.3. CONSELHO FISCAL GISLAINE MAGALHÃES é advogada e consultora

jurídica, pós-gra­duada em Direito Processual Civil e em Direito Processual Constitucional, especializada nas seguintes áreas: direito urbanístico e ambiental, regularização fundiária, habitação de interesse social, reassentamento, plano diretor e instrumentos de planejamento urbano, política de gestão de áreas públicas urbanas.

LEILA NOVAK é empreendedora social da Ashoka

desde 1999. Com 40 anos de experiência no terceiro setor, atualmente é mentora da Rede Papel Solidário, onde juntamente com uma equipe de profissionais especializados oferece aos membros associados à Rede a oportunidade de desenvolvimento institucional com alcance da sustentabilidade.

HENRIQUE BUSSACOS é formado em Administração na

FGV - EAESP e mestre pela Universidade de Sussex em Desenvolvimento Socioeconômico. Atuou como sócio empreendedor de Impact Hubs e outros negócios sociais, foi presidente do conselho do Impact Hub Global e é cofundador dos Impact Hubs São Paulo, Floripa e Manaus. Hoje ele lidera as parcerias dos Impact Hubs na América Latina.

07


2.4. equipe elos

ANDRÉ PASCOAL

ARIANE DOS SANTOS

ARIANE LOPES MATES

BRUNA PERCHIAVALLI

BRUNO MATINATA

Designer Gráfico

Facilitador

Facilitadora

CLARISSA MÜLLER

FERNANDO CONTE

HENRIQUE MAFRA

HERBERT SANTO DE LIMA

LIA D'AMICO

LUIZA DE SÁ

MÁRCIA RODRIGUES

MARIANA FELIPPE

MARIANA GAUCHE MOTTA

NATASHA MENDES GABRIEL

NIELS KOLDEWIJN

NININHA GALDINO DOS SANTOS PATRÍCIA LEDO Auxiliar de Serviços Gerais

Facilitadora

PAULO FARINE MILANI

REBECA ALONSO

RENATA MINERBO

RICARDO OLIVEROS

RODRIGO RUBIDO ALONSO

SILVANA CONTRERAS

THAIS POLYDORO

VAL ROCHA

YASMIN NASCIMENTO DA SILVA

Gestor Administrativo

Consultor em Contabilidade

Diretor do Elos Foundation

Produtora Executiva

08

Recreacionista

Facilitador

Diretora Executiva

Designer Gráfica

Comunicadora

Gestora do Núcleo de Relacionamento

Mobilizadora de Recursos

Facilitadora

Gestor do Núcleo de Realização

Auxiliar de Contabilidade

Gestora Financeira

Recreacionista

CAIO FIUZA

Produtora Executiva

Mobilizadora de Parcerias

Facilitador

Diretora de Operações e Diretora Pedagógica e de Projetos Estratégia

Editor de Conteúdo

Diretor de Relações Institucionais


3. investimentos institucionais 09


3.1. indicadores A necessidade de medir o resultado das nossas ações levou à contratação da consultoria DHZIPER para verificação de MATURIDADE INSTITUCIONAL presente e futura e, sobretudo, dar um rosto comunicativo e uma identidade própria e as estratégias institucionais futuras em direção à MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS, ao IMPACTO SOCIOAMBIENTAL e à SUSTENTABILIDADE. Objetivos - Identificar a causa e direcionamento institucional diante das impressões de cada setor institucional; - Reconceituar à luz da normatização nacional conteúdos e práticas básicas do papel institucional e da finalidade diante da causa; - Sistematizar um instrumental para identificar o equilíbrio de gestão organizacional, atual e futuro. Uma das principais conclusões do estudo de caso é em relação à causa. A causa do Instituto Elos é a CULTURA DE ABUNDÂNCIA, cujo fim e medição de sucesso é o de fortalecimento (individual e coletivo) de vínculos e convivências. A cultura de abundância está diretamente ligada à filosofia Elos, que credita suas ações e serviços - institucionais e em rede - na TRANSFORMAÇÃO EM COMUNIDADE, da cultura da escassez para a cultura de abundância (mudança), considerando assim um modus operandi inovador de balizar o fortalecimento de vínculos e convivência, e assim justificar-se diante da sua tipificação e normatização no território. 10

Versão 1.0 do Índice de Desenvolvimento da Cultura de Abundância (InDCA) O InDCA possui três dimensões: Potencialidades, Pertencimentos e Protagonismos.

POTENCIAL

PROTAGONISMO

PERTENCIMENTO


Para entender, medir e mensurar o impacto da causa institucional, existe uma lógica:

IMPACTO NÍVEL 1

IMPACTO NÍVEL 2

IMPACTO NÍVEL 3

a) reconhecimento da potencialidades individual

a) reconhecimento do pertencimento individual ao território e cultura

a) Grau inspirador: Ações de protagonismo individual

b) Reconhecimento da potencialidades coletivas

b) Reconhecimento do Pertencimento Coletivo ao território e cultura

b) Grau motivador: Ações de protagonismo coletivo c) Grau transformador: Ações de protagonismo que geram legados

11


3.2. ESTRATÉGIAS PARA DOAÇÕES Em 2019 celebramos a criação de um grupo de pessoas que se dedicam dentro do Elos a pensar estratégias de doação. Um dos maiores passos foi a contratação da Bruna Perchiavalli, seguindo uma das grandes características da nossa equipe: ela é Guerreira Sem Armas 2019 e egressa do sistema financeiro. Entre as principais ações deste núcleo estão:

3.2.1. PLATAFORMA DE DOAÇÃO “Conectar pessoas às causas pelas quais elas se interessam de uma maneira segura e confiável. Essa é a vocação da Doare (www.doare.org), empresa criada em 2011 com a proposta de tornar a doação uma prática corriqueira na vida dos brasileiros”. Além da tecnologia, a Doare lança mão de estratégia, design e marketing para maximizar a captação de recursos das organizações filantrópicas participantes. “Muitas pessoas e empresas têm vontade de apoiar causas sociais, mas ficam inseguras em relação à credibilidade dos projetos e o destino de suas doações, ou então simplesmente não sabem para quem doar. Nossa intenção é facilitar esse procedimento com uma plataforma onde elas podem ajudar as melhores organizações do Terceiro Setor de forma prática e com segurança”, explica Ruy Fortini, CEO e cofundador. Através do portal, que é trilíngue (português, inglês e espanhol), é possível processar pagamentos em real, dólar e euro, e cerca de 80 mil cidadãos já doaram um total superior a R$ 8 milhões. Nele, as pessoas encontram 480 organizações selecionadas 12

dos mais variados campos de atuação Crianças e Adolescentes, Defesa dos Animais, Apoio para Pessoas com Câncer, Preservação do Meio Ambiente, Direitos Humanos, Educação Através do Esporte, Desenvolvimento Comunitário, Cultura e Arte. Entre essas entidades estão: Instituto Luisa Mell, ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), BrazilFoundation, Federação Espírita Brasileira, e nós do Elos. “Recebemos o cadastro de mais de 4.500 organizações, mas acreditamos que nosso dever é apresentar projetos que desenvolvam, comprovadamente, trabalhos pautados por relevância e integridade. Por isso, todas nossas parcerias apenas são concretizadas após um longo e rigoroso processo de verificação e documentação”, observa Ruy Fortini.


13


3.2.2. Campanha

Transformadores Como investir na área social de forma que sua contribuição se multiplique e traga resultados exponenciais para o mundo? Ser um TRANSFORMADOR ELOS significa contribuir para a perpetuidade de um programa que constrói um legado cada vez maior para a humanidade

NOSSO DESAFIO Referência: Programa Guerreiros Sem Armas R$1.200.000

Campanha Coletiva

3% 3% 5% 6% 14% 30% 39%

R$1.000.000

Pessoa Física

Participantes ENL

R$800.000

Bens e Serviços

R$600.000

Investimento Social Elos

R$400.000

Participantes GSA

R$200.000

Pessoa Jurídica

0

2012

2014

2015

2017

2018

Estamos criando um movimento que cresce exponencialmente A demanda pelo nosso trabalho É cada vez maior Temos potencial para fazer muito mais Mas TEMOS

UM DESAFIO A SUPERAR:

Diminuição dos recursos de investimento social corporativo Aumentar a contribuição de pessoa física Construir condições para a perpetuidade 14


CONVITE PARA SER UM TRANSFORMADOR

TRANSPARÊNCIA E CONTRAPARTIDAS

O investimento dos TRANSFORMADORES se traduz em uma organização sustentável que perpetua a multiplicação do trabalho do GSA

COMO?

Formação de líderanças comprometidas com a sociedade

Comunicação estratégica que nos dá a visibilidade para levar nossa ideia a mais lugares

Auditoria e emails trimestrais de prestação de contas

Comunidades com projetos de desenvolvimento cooperativos e contínuos

Conferência anual de resultados

Celebração anual com Guerreiros e Comunidades impactadas

Tour anual pelas comunidades impactadas

Desconto de 10% nos programas Guerreiros sem Armas e Novos Líderes

FUNDO TRANSFORMADORES

IMPACTO E EFICIÊNCIA

Sugestão de valor: R$ 50 a 500 mil por ano

Sempre quis apoiar uma instituição que usasse os recursos de maneira eficiente, que promovesse ações de impacto, e que paralelamente ensinasse os agentes locais a serem proativos e independentes, ou seja, algo que fosse além de uma simples doação ou meramente assistencialista. Tive a sorte de conhecer a fundo o Instituto Elos e sua equipe em 2011 e desde então apoio financeiramente e acompanho satisfeito a evolução desse trabalho.

A SUGESTÃO DE INVESTIMENTO

ANO 1 Investimento nas atividades do ano corrente

ANO 2+ Investimento nas atividades do ano corrente e no Fundo de Investimento Social Elos

O DESAFIO

EM 5 ANOS Pretendemos mobilizar 20 milhões para garantir a perpetuidade do programa.

- JORGE MENDIONDO, É UM TRANSFORMADOR ELOS DESDE 2011.

15


3.2.3. Captação por Nota Fiscal Paulista

As regras da Nota Fiscal Paulista mudaram. O Elos começou a investir o valor arrecadado destas doações na formação de jovens transformadores e comunidades da Baixada Santista. O programa NFP foi alterado para beneficiar um maior número de entidades paulistas sem fins lucrativos, e possibilitar o destino correto dos créditos doados voluntariamente pelos consumidores, sem fraudes ou desvios. Pelo antigo sistema, cerca de 4% das entidades recebiam 50% dos créditos gerados pelo Programa.

c. Incentivar a adesão de MAIS DOADORES às entidades sem fins lucrativos; d. Possibilitar a doação voluntária dos créditos do programa NFP, por meio do SITE OU APLICATIVO, com SEGURANÇA e por AÇÃO DIRETA DO CONSUMIDOR; e. Permitir o RECONHECIMENTO DO TRABALHO das entidades pela sociedade; f. Permitir a distribuição dos créditos para MAIS ENTIDADES;

As mudanças são:

g. ELIMINAR a participação de TERCEIROS no ato de doação voluntária;

a. Reserva de 60% dos valores devolvidos por cada estabelecimento exclusivamente para as entidades;

Resultados práticos:

b. Só haverá urnas para a captação de cupons sem CPF;

1. Se em dezembro de 2018, tínhamos 6 doadores, no final de 2019 estamos com 307 doadores de Nota Fiscal Paulista;

a. Valorizar o CARÁTER SOCIAL do programa;

L AG O SE T OU T N OV DE Z

JU

AI JU N

M

R

AB

Por que mudou?

V M AR

e. Nova forma para doar cupons (Doação automática – cupons com CPF).

FE

d. Foi retirada a trava de 7,5% para o cálculo do crédito dos cupons, sendo mantido somente o limite de 10 UFESPs (R$ 276,00) por cupom fiscal;

350 300 250 200 150 100 50

JA N

c. Somente o consumidor poderá doar os cupons das suas compras (doação voluntária);

16

b. LEGITIMAR o programa com DOAÇÃO VOLUNTÁRIA dos cupons fiscais para uma entidade escolhida pelo consumidor;

2. Procuramos parcerias no comércio local para doação de notas fiscais sem CPF, e temos 14 empresas que resultaram em 29.260 cupons cadastrados.


17


4. EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES QUE ABRAÇARAM NOSSA CAUSA 18


4.1. fefig Consultoria com a finalidade de reestruturar e implementar novos procedimentos financeiros do Instituto Elos, de modo a garantir rigor e precisão na mensuração de resultados com alto grau de transparência, sem interferir na natureza de suas atividades.

para tomada de decisão; - Acompanhar junto à FEFIG o desenvolvimento de um sistema integrado de informações financeiras; - Acompanhar junto à FEFIG a implantação do sistema.

O objetivo é que o planejamento financeiro e administrativo seja implementado, guiando e zelando para que a equipe esteja consciente das necessidades de transformações processuais internas.

B. Gestão Financeira

4.1.1. plano de trabalho A. Reestruturação da área

- Criar, conduzir e assegurar que os planejamentos financeiros sejam cumpridos; - Acompanhar resultados de faturamento (venda de projetos + doações de PFs e PJs); - Validar e eventualmente corrigir plano de contas e dos centros de custos; - Fazer interface com contabilidade e e-mails de assuntos jurídicos; - Responsável por estruturar, acompanhar e garantir a realização de procedimentos fiscais e jurídicos; - Em conjunto com a equipe administrativa financeira, desenhar novos procedimentos administrativos e gerenciais. Garantir que todos sejam executados, conforme combinado; - Em conjunto com a equipe administrativa e financeira, desenhar novos procedimentos para prestação de contas de projetos. Garantir que todos eles sejam executados, conforme combinado. - Definir, junto à equipe da FEFIG e administrativa e financeira do Elos, quais novas ferramentas de gestão serão implementadas para que os novos procedimentos sejam seguidos, eficazes e úteis

- Acompanhar a folha de pagamento; - Acompanhar e solucionar fluxo de caixa; - Estudar investimentos; - Elaborar relatórios financeiros para Conselho, Diretoria e demais necessidades.

C. Interações com as outras áreas

- Acompanhar calendários de projetos para garantir a entrega das prestação de contas; - Auxiliar no planejamento financeiro e prestação de contas das áreas; - Acompanhar resultados de vendas de projetos.

D. RESULTADOS DEPARTAMENTO PESSOAL - Aplicação dos programas PCMSO e PPRA; - Registros dos funcionários, folha de pagamentos e encargos revisados e adequados, com Carteiras de Trabalho atualizadas; - Elaboração de organograma por áreas e atividades; - Elaboração da política de utilização de veículos locados; - Fichas médicas da equipe atualizadas; - Elaboração de Manual de Departamento Pessoal.

CONTÁBIL - Plano de Contas revisado e atualizado de acordo com o ITG 2002/

19


R1 e plano de contas referencial da Receita Federal (ECF); - Nomenclatura de Centros de Custos adequados à tipificação CNAS; - Elaborado guia para classificação de custos de projetos por conta contábil; - Conciliação de contas; - Organização dos arquivos físicos.

MELHORIA DO SISTEMA DE REEMBOLSOS DE DESPESAS - Implantação do Vexpenses; - Consolidação da gestão financeira: integração com gestão de projetos, transição do Conta Azul para o NetSuite.

ESTRUTURAL - Atualização da política de compras; - Elaboração de fluxogramas dos processos de compras, contas a pagar e receber.

20


4.2. nissan mentoria de valor O Elos foi uma das 5 organizações selecionadas por edital para participar da 1a. Edição do Programa Mentoria de Valor do Instituto Nissan. O projeto propõe a troca de experiências, visando o desenvolvimento de organizações sociais e sem fins lucrativos, por meio de um programa estruturado de mentoria e treinamento dado por funcionários voluntários da Nissan do Brasil. A iniciativa busca gerar uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional para quem administra e é responsável por uma instituição. Durante a mentoria, foram contempladas as seguintes áreas: Gestão de Pessoas, Jurídico, Comunicação, Marketing e Redes Sociais, Planejamento Financeiro, Captação de Recursos, Planejamento e Gestão. “O Mentoria de Valor surge como um desejo de ampliar o alcance do nosso programa de voluntariado. O principal objetivo do projeto é fazer com que o conhecimento técnico e estruturado chegue à ponta. Percebemos que muitas das práticas que são adotadas em grandes organizações, como a Nissan, por exemplo, podem contribuir com a gestão das instituições, potencializando seus resultados e seu impacto”, conta Rosane Santos, presidente do Instituto Nissan e Gerente Sênior de Sustentabilidade da Nissan do Brasil. Entre os temas abordados: - Aspectos jurídicos de organizações sociais; - Comunicação, Marketing, Redes Sociais; - Gestão Pessoal; - Planejamento Financeiro; - Apresentação da instituição - Pitch. 21


Um Centro Internacional

DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

que vai irradiar transformação do Brasil para o mundo

22


4.3. Parcerias para viabilização do Espaço Elos Para realizar nosso maior sonho, conseguimos parcerias de valor com empresas que estão doando recursos e seu tempo em serviço voluntário, porque acreditaram no nosso propósito. Com essas parcerias, cada detalhe do sonho do Espaço Elos está virando projeto técnico para que, em breve, possa se materializar. ARQUITETURA

SUSTENTABILIDADE

SANEAMENTO AMBIENTAL

23


ENERGIAS RENOVÁVEIS

24

PAISAGISMO 23

SANEAMENTO INTEGRADO


ESTRUTURA

25


5. balanรงo financeiro

26


5.1. receitas e despesas

R$ 29.049 R$ 64.989

R$ 274.049

2% PATROCÍNIOS 2% CONTRIBUIÇÕES ASSOCIATIVAS 3% RECEITA OPERACIONAL E FINANCEIRA 6% RECEITA NÃO OPERACIONAL

R$ 364.530

8% RECEITA DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO

R$ 547.962

LÍQUIDA DE 12% RECEITA SERVIÇOS PRESTADOS

R$ 81.696 R$ 98.168 R$ 140.056

R$ 1.003.469

E DESPESAS FINANCEIRAS

1% DESPESAS TRIBUTÁRIAS

R$ 458.478

10% DESPESAS COM PESSOAL

R$ 860.745

18% DESPESAS GERAIS

23% RECEITA DOAÇÕES

R$ 3.295.856

R$ 1.937.822

1% DEDUÇÃO DA RECEITA BRUTA

70% CUSTO DE PROJETOS

44% CONVÊNIOS

ORIGEM DE RECURSOS/ RECEITAS APLICAÇÃO DE RECURSOS/ GASTOS R$4.447.751 R$4.709.117 DÉFICIT LÍQUIDO DO EXERCÍCIO: - R$261.366

27


5.2. DOAÇÕES e Destinação dos recursos As doações em 2019 representaram 23% da composição total das nossas receitas, nossa meta é aumentar esse volume nos próximos anos.

5% NOTA FISCAL PAULISTA

5% PROJETOS EM COMUNIDADES

20% PESSOAS FÍSICAS

17% INVESTIMENTO INSTITUCIONAL

75% PESSOAS JURÍDICAS

78% GUERREIROS SEM ARMAS

R$ 46.909

R$ 203.391

R$ 753.169

RECURSOS MOBILIZADOS - DOAÇÕES R$ 1.003.469

28

R$ 47.628

R$ 173.003

R$ 782.839

DESTINAÇÃO DOS RECURSOS


6. Resultados

29


6.1. ações nacionais Com os investimentos feitos por organizações, em especial, na contratação de nossos serviços, foram alcançados os seguintes resultados:

95

522

AÇÕES ENTRE PROJETOS, MENTORÍAS, WORKSHOPS, PALESTRAS

8.158

PARTICIPAÇÕES EM FORMAÇÕES

PESSOAS DIRETAMENTE IMPACTADAS

30

PESSOAS BENEFICIADAS PELAS AÇÕES

s

28

CIDADES BRASILEIRAS RECEBERAM ATUAÇÃO DIRETA

33 INICIATIVAS SOCIOAMBIENTAIS IMPACTARAM 9.260 PESSOAS DIRETAMENTE

MENTORIA PARA QUE

24.949


6.2. ações internacionais Com a Elos Foundation, organização que representa o Elos sediada na Holanda, mobilizamos recursos internacionais para projetos em países da Europa e África.

150

PARTICIPAÇÕES EM FORMAÇÕES

EUROPA

530

PARTICIPAÇÕES

Amsterdam e Haarlem - Holanda Atenas - Grécia Bolonha e Lecce - Itália Edimburgo - Escócia Madri - Espanha Setúbal - Portugal

2.120

PESSOAS BENEFICIADAS DIRETAMENTE

13

CIDADES INTERNACIONAIS RECEBERAM ATUAÇÃO DIRETA

ÁFRICA

Bissau - Guiné Bissau Harare e Chamanimani - Zimbabué Cape Town e Stellenbosch - África do Sul

31


6.3. Composição das receitas de doações As doações representam 23% da composição de nosso orçamento. Aqui, em detalhes a aplicação dos recursos:

5%

17%

78%

FORAM DESTINADOS PARA PROJETOS ESCOLHIDOS PELAS EMPRESAS DOADORAS

VIERAM DA FEFIG PARA A REESTRUTURAÇÃO DA ÁREA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA DO ELOS

DO TOTAL ARRECADADO, EM ESPECIAL COM AS DOAÇÕES RECORRENTES E NOTA FISCAL PAULISTA

R$ 47.628

R$ 173.003

R$ 782.839

- Horta Bons Frutos: revitalização do espaço e construção de um banheiro; - Comunidade Caminho dos Pilões: construção de uma horta comunitária que atende 15 famílias, além de recursos suficientes para a futura construção de uma quadra de esportes. 32

- Implementação do sistema ERP; - Ampliação da equipe; - Reestruturação da área administrativa financeira.

- Aplicados no Guerreiros Sem Armas (GSA)


6.4. doações para a viabilização do GSA Nós consideramos o GSA nossa principal formação, onde todas as nossas crenças e valores são colocados de maneira integral, já que a existência do Elos nasceu do desejo de manter esse curso. Por isso, em 2019, os recursos irrestritos de doação, 78% do arrecadado, foram usados para a concessão de 37 BOLSAS PARA JOVENS LIDERANÇAS* serem formadas no programa. Para se ter uma ideia do que representa este investimento, em termos de resultados práticos:

I. Processo Seletivo

55 AÇÕES REALIZADAS 2.517 PESSOAS IMPACTADAS II. Processo de Captação de Recursos por Participantes CAPTAÇÃO INDIVIDUAL:

CAPTAÇÃO COLETIVA:

R$ 310.280,00

R$ 2.007,27

*o valor das bolsas varia de 20 a 100% do valor total da inscrição

III. 32 dias de Imersão

2 COMUNIDADES 8 ÁREAS REVITALIZADAS 1.260 PARTICIPAÇÕES DIRETAS IV. Atividades Desenvolvidas por Participantes Pós-imersão

10 JOGOS OASIS REALIZADOS COM BASE NA 8 INTERVENÇÕES FILOSOFIA ELOS

12 APRESENTAÇÕES SOBRE O GSA 8 COMUNIDADES DE PRÁTICA FORMADAS 33


6.4. em busca de novas parcerias Uma parte importante do GSA ainda é motivo de preocupação: o acompanhamento das comunidades parceiras no período pósimersão. Até agora não conseguimos mobilizar recursos para cobrir os custos desse trabalho, que representa 6% do valor total do programa. Contudo, o Elos remanejou outros recursos da organização para viabilizar 5 meses de acompanhamento das comunidades Morro do Cruzeiro, em Santos, e Jardim Real, em Cubatão. Aqui, valorizamos e celebramos os resultados desse trabalho, que teve como grande destaque o protagonismo juvenil. No Morro do Cruzeiro, tivemos a formação do coletivo Educa Perifa e o protagonismo de jovens LGBTQIA+. No Jardim Real, em Cubatão, onde a participação em ações coletivas é predominantemente feminina, o envolvimento da juventude foi surpreendente. Além disso, no Cruzeiro foi instalada, por iniciativa da comunidade, a iluminação do espaço multiuso criado no GSA e realizadas ações de pintura nos muros. No Jardim Real, houve colocação das mesas no espaço público construído em mutirão no GSA.

34


7. formação Uma das nossas principais estratégias para multiplicar nossa metodologia são formações de longo e curto prazo. Acreditamos que o aprendizado na prática ao lado de comunidades é um caminho eficiente para atingir nossos propósitos.

35


7.1. guerreiros sem armas

Formação anual de jovens lideranças de diversos países, que compreende quatro módulos: processo de seleção, captação de recursos, imersão e acompanhamento. Público alvo Jovens entre 18 a 35 anos e 2 comunidades localizadas na Baixada Santista, em alguma situação de vulnerabilidade. Etapa de Seleção (Caminho do Sim) 78 jovens passaram pelo Caminho do Sim 55 ações foram realizadas 2.517 pessoas impactadas Etapa de Captação (Jogo da Abundância) Valores acordados com os participantes R$310.280,00 *em processo de captação Valores captados pelo coletivo R$2.007,27 Etapa de Imersão 45 participantes do programa 2 comunidades - Jardim Real (Cubatão-SP) e Morro do Cruzeiro (Santos-SP) 9 encontros comunitários 1.260 participações diretas 10 parcerias diretas do programa 36


Etapa de Acompanhamento (Caminho da Expansão) em andamento

4 meses de acompanhamento on-line, com aulas,

encontros virtuais e formação de comunidades de práticas.

37


7.2. o futuro do rio doce

O Futuro do Rio Doce é fruto da parceria entre a Fundação Renova e o Instituto Elos. A Fundação busca, através da Rede Jovem do Rio Doce, mobilizar e articular as juventudes da bacia através de processos educativos e de desenvolvimento socioambiental que conectem a juventude com a reparação de seus territórios. objetivos - Aprender técnicas de mobilização social e planejamento; - Construir uma grande rede de transformação com outros jovens ao longo da Bacia do Rio Doce; - Realizar projetos de impacto dentro da sua comunidade. A primeira versão do programa aconteceu por 2 anos, entre 2018 e 2019. Resultados

MAPEAMENTO:

101 atividades de mobilização 392 lideranças e organizações 1.080 jovens na mobilização PROCESSO SELETIVO:

761 inscrições 457 na etapa on-line 220 na etapa presencial 38


VIVÊNCIA OASIS:

102 jovens na formação 763 participações nos eventos abertos 24 sonhos realizados em 3 comunidades ENCONTRO DE FUTURO:

77 jovens 10 palestras 14 horas de ateliê de projetos 27 iniciativas MENTORIA:

90 jovens 23 iniciativas 3 meses de mentoria 16 visitas de inspiração 2 oficinas de projeto 6 oficinas temáticas INICIATIVAS:

118 participantes 132 ações propostas pelas juventudes 1.415 pessoas diretamente impactadas 5.550 pessoas indiretamente impactadas 39


7.3. elos novos líderes

O Elos Novos Líderes é uma vivência intensiva de 5 dias concebida para provocar o desenvolvimento das competências necessárias para agir em ambientes complexos. O programa é marcado pelo aprendizado através da ação, e proporciona que os participantes interajam com os jovens do programa Guerreiros Sem Armas e residentes das comunidades parceiras. Público-alvo - Profissionais de áreas de gestão de organizações que buscam ter o melhor das pessoas e querem formar equipes engajadas, com gosto por desafios e que coloquem a mão na massa para fazer acontecer. Profissionais das áreas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade que trabalham para se relacionar com comunidades de forma saudável, promovendo o desenvolvimento com autonomia sem cair nas práticas assistencialistas que acabam gerando dependência. - Profissionais de Recursos Humanos interessados no desenvolvimento de competências como escuta, empatia, cocriação, planejamento, cooperação e materialização – migrar da ideia para a ação. - Profissionais que gerem Institutos e Fundações e querem promover transformação social de forma efetiva, com interesse em descobrir como empoderar e engajar comunidades na solução dos seus próprios desafios, saindo da lógica de prover e receber benefícios para estabelecer relações de parceria e cooperação onde a responsabilidade é compartilhada. - Profissionais de gestão pública e pessoas da área política que 40


querem descobrir como fazer política com as pessoas, como ter uma cidadania engajada que não apenas reivindique seus direitos, mas que também se corresponsabilize pela realização e manutenção das transformações que sonha ver. A edição de 2019 contou com 25 participantes, entre integrantes da Prefeitura Municipal de Santos, Prefeitura Municipal de Cubatão, Instituto Favela da Paz, Bertha Foundation, Grin, Instituto FEFIG, Cruz Vermelha, Profile BR, Insper, Yellow, CTE, The Earth Foundation, Boschendal Bowling, University of Cape Town, Alpha Weath, Nasper Labs, comunidade Vila dos Pescadores (Cubatão), comunidade Caminho de Pilões (Cubatão), Minha Casa Minha Vida Jardim Abaeté (Campinas) e Minha Casa Minha Vida Ribeirão Preto. A formação este ano foi bilingue por conta de participantes da África do Sul. “É muito importante estar com pessoas que pensam diferente de você, com histórias diversas, que fazem com que seja possível repensar seus modelos mentais”, comentou Aser Cortines, um dos organizadores do programa, ao lado de Rodrigo Rubido.

41


7.4. Capacitação e Formação de Lideranças 7.4.1. CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS PARA CIDADANIA EM BOM JESUS, PORTO ALEGRE (RS), EM PARCERIA COM INSTITUTO LOJAS RENNER

Projeto para acompanhamento de grupo comunitário formado em 2018 após Vivência Oasis Bom Jesus Público-alvo Famílias da comunidade de Bom Jesus em Porto Alegre

42

Resultados - Show de Talentos com 250 pessoas - Realização da Feira de Ideias com 200 pessoas - Lançamento do Edital Bonja Viva de iniciativas comunitárias - Mutirão para instalação de equipamento público de ginástica com 25 pessoas - Realização do II Encontro de Comunidades Empreendedoras 70 pessoas


7.4.2. CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS PARA CIDADANIA EM REVÉS DO BELÉM CONVÊNIO FUNDAÇÃO RENOVA Convênio estabelecido entre o Instituto Elos e a Fundação RENOVA, com a finalidade de impulsionar e engajar lideranças e moradores para materializar ações locais nos municípios atingidos Revés do Belém e Santo Antônio do Rio Doce, de novembro de 2018 a maio de 2019. PÚBLICO-ALVO Lideranças comunitárias, empreendedores locais, jovens e moradores em geral. PARTICIPAÇÃO Revés do Belém (Distrito de Bom Jesus do Galho – MG) Formados 30 participantes Encontro de projeto: 80 participantes Mutirão: 115 pessoas Encontro de Futuro: 60 pessoas RESULTADOS Resultados alcançados: construção de uma praça com pista de caminhada, parquinho, academia ao ar livre, área de piquenique, mural, palco e bicicletário, cercar e plantar grama no terreno para a futura construção da quadra da escola Estadual que é adjacente ao terreno da praça e pintura da quadra poliesportiva do bairro e formação do grupo comunitário Amigos da Praça. 43


7.4.3. CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS PARA CIDADANIA EM SANTO ANTÔNIO DO RIO DOCE - CONVÊNIO FUNDAÇÃO RENOVA Convênio estabelecido entre o Instituto ELOS e a Fundação RENOVA, com a finalidade de impulsionar e engajar lideranças e moradores para materializar ações locais nos municípios atingidos, como Santo Antônio do Rio Doce. PÚBLICO-ALVO Lideranças comunitárias, empreendedores locais, jovens e moradores em geral PARTICIPAÇÃO Santo Antônio do Rio Doce (Distrito de Aimorés - ES) Formados 40 participantes Encontro de projeto: 50 participantes Mutirão: 150 pessoas Encontro de Futuro: 40 pessoas RESULTADOS Paisagismo, plantio de mudas, criação de uma horta e colocação de vasos nas áreas internas, revitalização de um espaço abandonado, com reforma dos muros e banheiros, além da construção de uma calçada interna ao espaço, criação de diversos mobiliários para o espaço, como mesas de piquenique, bancos, armários e prateleiras, pintura de todo o espaço e mobiliários, criando murais e dando cor e vida para o centro comunitário. 44


7.4.4. CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS PARA CIDADANIA ALDEIAS INFANTIS POÁ (SP) Fomentar a mobilização e o desenvolvimento comunitário em uma comunidade em Poá, SP situada no entorno do centro de aprendizagem da Aldeias Infantis, a partir do estímulo à ações que fortaleçam as relações de parceria e cooperação entre diferentes atores presentes no território escolhido, com foco em impulsionar iniciativas que expressem os sonhos dos moradores. PÚBLICO-ALVO Famílias da comunidade de Poá - SP PARTICIPAÇÕES 110 pessoas RESULTADOS Ações no mutirão: revitalização da área de lazer existente, reforma do quiosque, pintura da torre, pintura da arena de chão, plantio de hortas e jardins, instalação de mesas, bancos e lixeiras, construção de parquinho (balanço e gangorra),construção de plaquinhas de sinalização e brinquedos sensoriais.

45


7.4.5. CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS PARA CIDADANIA PARA G5 PARTNER NA COMUNIDADE MONTE AZUL

Despertar uma nova noção de ação voluntária PÚBLICO-ALVO Funcionários e voluntários da G5 Partners RESULTADOS Ações no mutirão: revitalização da mina d’água, criação de jardim comunitário, reforma de alguns brinquedos, pintura de paredes, jardim na escola local, jardins nas casas dos moradores. 46


8. advocacy

47


15000 pessoas estiveram presentes em palestras e oficinas ou assistiram aos vídeos sobre a causa central do Elos: criar um cenário de abundância a partir do fortalecimento de vínculos e convivência, tendo como base a Metodologia Elos de transformação social.

PALESTRA UNISANTOS Onde: Santos Público: 40 pessoas

PALESTRA FESTIVAL ABCR

Onde: São Paulo Público: 15 pessoas

OFICINA FERRAMENTAS COLABORATIVAS Onde: Governador Valadares (MG) Público: 40 pessoas

PALESTRA COLUMBIA UNIVERSITY Onde: Nova Iorque Público: 40 pessoas

PALESTRA KNOWMADS 2019 FÓRUM SOCIAL BAIXADA SANTISTA - OFICINA REDE DE COMUNIDADES: COMO OCUPAR O QUE É NOSSO POR DIREITO? Onde: Santos Público: 35 pessoas

PALESTRA UMAPAZ Onde: São Paulo Público: 30 pessoas

2019 FÓRUM SOCIAL BAIXADA SANTISTA - PIQUENIQUE COM SARAU

PALESTRA FACULDADE BELAS ARTES

Onde: Santos Público: 100 pessoas

Onde: São Paulo Público: 40 pessoas

OFICINA ADIDAS

OFICINA OASIS

Onde: São Paulo Público: 30 pessoas 48

Onde: Amsterdam Público: 20 pessoas

Onde: Bad Gandersheim (Alemanha) Público: 30 pessoas


PALESTRA UNA TALKS Onde: Pelotas (RS) Público: 1200 pessoas

PALESTRA ARIZONA Onde: São Paulo Público: 25 pessoas

PALESTRA G5

Onde: São Paulo Público: 20 pessoas

PALESTRA PHILIPPI VILLAGE CHANGEMAKERS Onde: Cape Town (África do Sul) Público: 30 pessoas

PALESTRA SUSTAINABILITY INSTITUTE Onde: Stellenbosch (África do Sul) Público: 25 pessoas

LATIN AMERICAN LEADERSHIP ACADEMY Onde: São Paulo Público: 25 pessoas

PALESTRA SEMINÁRIO DE ATHIS ( MACKENZIE SP - CASE DIST) Onde: São Paulo Público: 40 pessoas

FÓRUM DE FILANTROPOS-IDIS Onde: São Paulo Público: 8 pessoas

PALESTRA

Onde: Nova Iorque Público: 30 pessoas

PALESTRA FÓRUM DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE SANTOS Onde: Santos Público: 60 pessoas

PALESTRA ENCONTRO JOVENS LÍDERES ESCOTEIROS Onde: São Paulo Público: 40 pessoas

49


PALESTRA G5 “PRÊMIO DE EXCELÊNCIA FRANCISCO GROS” Onde: São Paulo Público: 80 pessoas

PALESTRA CAIXA SOCIAL Onde: São Paulo Público: 20 pessoas

PALESTRA GEPHA CAIXA COM TRANSMISSÃO AO VIVO PARA 164 GIHABS Onde: Brasília Público: 696 pessoas

PALESTRA EVENTO AMPLA - ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS Onde: Santa Maria (RS) Público: 250 pessoas

PALESTRA ENCONTRO DO FUTURO 50

Onde: São Paulo Público: 60 pessoas


51


52

9. INSTITUIÇÕES QUE ACREDITARAM NO POTENCIAL ELOS DE TRANSFORMAÇÃO


IDEALIZA URBANISMO

53


10. CERTIFICAÇÕES

54


Entidade Promotora de Direitos Humanos

CMAS - Conselho Municipal de AssistĂŞncia Social

CMAS - Conselho Municipal de AssistĂŞncia Social

55


Agradecemos a todas as pessoas e organizações que nos apoiaram em 2019 para impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos!

Ficha Técnica Realização da publicação e projeto editorial INSTITUTO ELOS

INSTITUTO ELOS Rua Marechal Hermes, 37 Boqueirão, Santos - SP, Brasil CEP: 11025-040 institutoelos.org

Coordenação

RICARDO OLIVEROS

Fotografia

BANCO DE IMAGENS DO INSTITUTO ELOS

Projeto e Produção Gráfica ARIANE LOPES MATES

Texto e Edição

RICARDO OLIVEROS

Revisão

MARIANA FELIPPE

Esta obra está licenciada por Creative Commons; Atribuição de uso-não-comercial; Não-a-obras-derivadas. Este material foi criado pelo Instituto Elos para fins específicos. Fique à vontade para utilizar para o seu próprio aprendizado e para compartilhar conhecimento com outras pessoas, reconhecendo a autoria. Qualquer dúvida entre em contato conosco através do e-mail elos@institutoelos.org.

Profile for ELOS

Relatório Elos 2019  

Relatório de atividades do Instituto Elos no ano de 2019.

Relatório Elos 2019  

Relatório de atividades do Instituto Elos no ano de 2019.

Profile for elos
Advertisement