Page 1

Elos

2013/2014


Este é o relatório de atividades do biênio 2013/2014 do Instituto Elos, criado para registrar acontecimentos e aprendizados do período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014 e compartilhar com as pessoas que fizeram parte desta trajetória


Indice 1. Introdução 2. Uma mensagem, uma inspiração 3. Propósito 4. Nossa Jornada 5. Afinal de contas, o que é o Elos? a. O que somos b. O que fazemos c. Como fazemos d. Com quem – nossa rede e. Governança, compromisso e engajamento 6. Como atuamos no mundo a. Prática de mudança b. Desenho de uma filosofia 7. Desempenho a. Cenário Geral b. Em detalhes, as ações realizadas em 2013 e 2014 c. Mobilização de recursos com foco na abundância d. Check list 2013 e 2014 e. Estratégia e análise 8. Sonhos para o futuro 9. Agradecimentos 10. Sobre o relatório 11. Sobre o Elos


Uma mensagem, uma inspiração Construindo, juntos, o mundo que todos sonhamos! A trajetória do Instituto Elos vem sendo construída há 15 anos baseada no trabalho com comunidades e jovens no Brasil e em outros países. Em todas as etapas deste percurso, sempre convidamos pessoas a saírem da posição de alguém que espera que algo aconteça por forças externas, para tornar-se alguém capaz de descobrir seu próprio poder de realização e o prazer de ser empreendedor de sua história. Neste caminho, descobrimos que existe uma energia enorme de realização quando o convite é para a mobilização em torno de um sonho comum. Em meio às inúmeras conquistas imateriais, também construímos uma escola, duas creches, dois centros culturais, diversas praças, parquinhos, murais e pontes e conquistamos o segundo lugar do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais na categoria Gestão Pública. Aprendemos que nosso negócio é fazer junto, e assim, chegar muito mais longe do que imaginávamos. Percebemos também que para realizar sonhos maiores e garantir a continuidade de tantas iniciativas era preciso envolver os diferentes setores da sociedade. Para nós, é cada vez mais evidente que a maior riqueza do planeta é a diversidade, e contamos com ela na hora de construir estratégias para transformar o mundo. Em nossa visão de melhor mundo, empresas e comunidades, adultos e crianças, governos e sociedade civil trabalham, convivem, e oferecem o seu melhor para a transformação das relações, dos espaços comuns, das políticas públicas. Este relatório apresenta mais um capítulo de uma história que estamos construindo juntos com todos nossos parceiros. Convidamos você a celebrar junto. Boa leitura! Rodrigo Rubido Alonso Diretor executivo - Instituto Elos Brasil


*Quer ouvir o Rodrigo falando sobre como foi o nosso ano em 2013? Assista o vídeo: http://institutoelos.org/relatoriodeatividades2013/

*Já para saber como foi 2014, a dica é dar uma lida no resumo retrospectiva produzido por Ricardo Oliveros na Boas Novas de janeiro, disponível no link http://goo.gl/pt7Ufg


Impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos. Este é o propósito do Instituto Elos. Construído em um processo coletivo em 2008, traduz a contribuição mais preciosa que queremos e podemos dar à construção do melhor dos mundos. Este propósito está no centro de cada tomada de decisão e cumpri-lo de forma cada vez mais ES-PE-TA-CU-LAR é nosso constante desafio: um caminho que começou a ser trilhado um pouco antes do nascimento do Elos como organização.


Nossa Jornada Replicar uma experiência, é assim que nasce uma metodologia

Arquitetura do Lado de Fora, quando a inquietação gera ação transformadora Organizado em Santos o Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura coloca estudantes em contato direto com pessoas reais em situações reais.

anos 90 Movimento estudantil de arquitetura e a pergunta: Qual é o papel social do arquiteto Ponto de partida para um conjunto de experimentações que envolviam em sua essência o aprender fazendo e junto. Esta experimentação está diretamente ligada ao nascimento do Instituto Elos

1996 1995

Museu de Pesca de Santos: A História de uma cidade transformada por muitas mãos Mais de 100 estudantes se envolvem no processo de projetar e viabilizar, de forma coletiva, a recuperação de um dos maiores patrimônios culturais da cidade de Santos.

A experiência do Museu de Pesca de Santos dá origem à Escola de Guerreiros Sem Armas: um curso de 32 dias para jovens da América Latina que querem transformar a sociedade pela identificação de potenciais e pela escuta e mobilização da comunidade para a realização de um sonho comum.

1999


a Criação do Jogo Oasis*

2000 Criação do Instituto Elos

que nasce para dar continuidade às ações das 6 comunidades anfitriãs das ações realizadas até então pela Escola de Guerreiros Sem Armas.

atende à necessidade de impulsionar a mobilização de comunidades através de uma transformação real viabilizada com recursos e talentos locais e com um resultado desafiador concreto materializado em um curto espaço de tempo

2003

Crise = Oportunidade para crescer

2005 Conexão Mundial, O Elos entra na rede ao se tornar Learning Center da Rede Berkana Exchange e um dos seus fundadores se torna fellow da Ashoka, a partir dai as redes se tornam parte da forma de aprender e realizar da organização.

*O JOGO OASIS é uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos.

Como garantir a sustentabilidade financeira da organização e resguardar nosso propósito? O Elos se reinventa com o desafio de criar formas de transformar o mundo e viver deste ofício

2006


Metodologia aplicada como ferramenta de política pública em escala nacional e internacional

2008 Disseminação e Replicação

2007 2007 Guerreiros Sem Armas versão 2.0

A reorganização do Elos impacta também o seu principal o programa, o Guerreiros Sem Armas assume o seu caráter internacional e recebe 59 jovens de 17 países.

são as palavras chave deste ano que marca a estratégia de criar condições para que a essência da forma de fazer do Elos seja aplicada por diferentes atores. As ações são marcadas pelas parcerias estabelecidas com Universidades, Governos e ONGs internacionais.

2008

2009 Jogo Oasis é certificado com utilidade pública, depois de apoiar ação de 300 jovens em área de catástrofe.

O reconhecimento da Fundação Banco do Brasil reforça o valor e a importância da ferramenta na ação do movimento Oasis Santa Catarina que realizou ações em 12 comunidades nas cidades atingidas pelas cheias de 2008.

Enquanto o Elos no Canteiro Mais Cultura realiza 20 ações em em15 municípios do Brasil. A parceria com a Agência Brasileira de Cooperação utiliza a Metodologia Elos como instrumento para promover cooperação técnica entre o Brasil e Guiné Bissau.

2010


2011 Ano marcado pela aplicação da Filosofia Elos** em novos contextos e foco na formação de disseminadores. Um exemplo é a realização do Dia dos Voluntários Telefônica, ação onde a Filosofia Elos foi aplicada de forma inovadora no voluntariado corporativo, envolvendo 2 mil voluntários.

Aplicação da Filosofia Elos em processo de desenvolvimento local na comunidade Caiçara da Juréia é o piloto de aplicação da Metodologia em projeto de médio prazo. Neste ano também acontece pela primeira vez o Guerreiros Sem Armas de inverno.

2012

**FILOSOFIA ELOS é o conjunto de 7 disciplinas - Olhar, Afeto, Sonho, Cuidado, Milagre, Celebração e Re-evolução que guia todas as ações do Elos. Apoiada sobre nossos princí-pios e crenças, foi desenhada a partir de nossas experiências junto a diversas comunidades.

2013 Ampliação do conjunto de ferramentas desenvolvido a partir da Filosofia Elos: Carta dos Elementos, Baralho da Filosofia Elos, Mapa de Re-evolução, e aperfeiçoamento do Jogo Oasis, apontam tendência a investir na continuidade dos projetos e formas de garantir autonomia de comunidades e Guerreiros após as ações realizadas com o Elos.

Aplicação da Filosofia Elos em dois projetos de continuidade marcam o ano da organização: com o Comunidades Empreendedoraa trabalhamos o desenvolvimento local com as 4 comunidades anfitriãs do GSA 2014, e o piloto da Jornada de Re-evolução oferece a jovens egressos do GSA 2014 e do Círculo de Re-evolução uma estrutura de apoio para o desenvolvimento dos seus projetos. Ambas as experiências com duração de 18 meses

2014


Afinal de contas, o que é o Elos? O que somos? O Instituto Elos é uma organização não governamental, sem fins lucrativos fundada em Santos, onde se localiza até hoje. Consideramos que nossa melhor oferta para o mundo está em criar espaços para encontros entre pessoas e seus propósitos, em materializar exemplos inspiradores e, finalmente, desenhar ferramentas que apoiem o processo de construção de um melhor mundo diverso e abundante.


O que fazemos? Trabalhamos com desenvolvimento humano e comunitário através de 5 frentes de atuação, mesclando diferentes setores da sociedade e envolvendo jovens e comunidades como agentes de transformação.


A hora de mudar o mundo é toda hora.

A pessoa para mudar o mundo é toda pessoa. O lugar para mudar o mundo é todo lugar.

Com grupos de pessoas.

por que?

Com quem?

despertando, inspirando e apoiando comunidades para criarem o mundo que sonham, de forma alegre, rápida e cooperativa.

O recurso para mudar o mundo é aquele que temos.

Impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos. Como? para que? Formando jovem multiplicadores, criando metodologias fáceis de reaplicar, criando elos e fazendo conexões. (ação)

para fazer as pessoas experimentarem e acreditarem que é possível construirmos, de forma prazerosa, o mundo que todos sonhamos.


Faça uma rápida viagem e conheça um pouco da história do Instituto Elos através da nossa linha do tempo: http://institutoelos.org/o-elos/linha-do-tempo/


Todo mundo tem um sonho,

nosso neg贸cio 茅 realizar


junto.


Como fazemos Acreditamos que é possível construir o mundo que todos sonhamos a partir de toda riqueza e diversidade existente, uma visão construída a partir do que chamamos de Lógica da Abundância.* Para materializar esta visão de melhor mundo, o Elos se estrutura em quatro esferas estratégicas, que animam os núcleos de ação e gestão da organização:

núcleo de relacionamento

Com pessoas:

conectando sonhos, desenvolvendo estratégias e compartilhando informações que as levem a ação; núcleo de design

Com metodologias: criando caminhos para

realizar sonhos coletivos valorizando o prazer, a beleza e a vida;

núcleo de realização

Com ações:

construindo exemplos de transformação de espaços e relações a partir de talentos, recursos e sonhos locais, com cooperação alegria e beleza; núcleo de consolidação

Com estratégia: LÓGICA DA ABUNDÂNCIA é uma forma de enxergar o mundo através de um olhar apreciativo, identificando soluções possíveis e inclusivas, aplicando e otimizando o uso dos recursos que já estão disponíveis.

impulsionando e re-evolucionando as ações do Instituto Elos, fortalecendo sinergias e maximizando resultados.


pro ati vi da d

.

interdependência

de fazer acontecer já

impulsionar o movimento

o mundo que todos sonhamos

design r ut ze opi a r p a . precisão . entusiasmo

dade . coop e r a lari ção emp ex

empatia . con fia nç a

.

realização

relacionamento

o açã ag op pr

o ent m i lh o ac

e

com un hã o

fogo interior

abundância


e d e r a noss

Equipe Elos

Movimento Oasis Apoiadores + Parceiros

Comunidades Parceiras

Disseminadores


Com quem Fazer junto é parte integrante do modelo de ação do Elos. A nossa visão de mundo se apoia em uma comunidade ampliada que assume papéis diversos na materialização do melhor mundo. Alguns colocam a mão na massa e aplicam a Filosofia lado a lado com o Elos, alguns abrem espaço para que a Filosofia apoie a realização dos seus propósitos e objetivos, outros inspiram a nossa ação através da sua trajetória e outros a replicam. Conheça um pouco mais sobre os parceiros de realização que estiveram ao nosso lado em 2013 e 2014.


Equipe Elos = Comunidade Elos Partilhar o que é o Elos vai além de descrever a estrutura jurídica e organizacional; é preciso falar da comunidade que o anima. Criado inicialmente por 5 cofundadores, em 2013 a organização contou com uma equipe de 18 pessoas que se ampliou para 23 em 2014. Estas pessoas são as guardiãs do propósito e dos valores e princípios desta comunidade. 21 delas se distribuem entre os núcleos de ação e gestão, enquanto 2 delas dedicam-se a cultivar a nossa comunidade no cuidado com a casa onde funciona o escritório e com as 5 crianças, filhas e filho de membros da equipe, que frequentam diariamente a sede do Elos.


Apoiadores + parceiros

Um conjunto de organizações parceiras nos apoiou seja aplicando a Filosofia Elos em seu propósito, seja colocando-se à disposição para nos estruturarmos ainda melhor. Estas organizações realizaram uma ou mais das seguintes ações: - Apoiaram financeiramente ou patrocinaram ação ou programa realizado pelo Instituto Elos; - Apoiaram o desenvolvimento Institucional através de cooperação técnica e ou metodológica; - Contrataram consultoria e/ ou execução de aplicação da Filosofia Elos.


Disseminadores Seja aplicando as ferramentas desenvolvidas pelo Elos, seja participando de formações, processos seletivos ou ações, eles estiveram, e estão, presente ao nosso lado.

4

186

Oasis training

2013

jovens

+

- 882 jovens participaram em 22 formações realizadas em 2013 (186 em 4 Oasis Training + 400 em 7 palestras + 296 em 11 workshops) - 946 Jovens realizaram ações para atender aos desafios do Caminho do Sim* - 882 Jovens participaram de Oasis realizando ações para materializar sonhos de comunidades do Brasil e do mundo.

+

7

palestras

11

workshops

296

jovens

400

jovens

=

22

formações

882

jovens

946

jovens

*O CAMINHO DO SIM é um processo seletivo que oferece uma estrutura para que o jovem, em 18 dias por meio da realização de 5 tarefas disponibilizadas on-line, dê passos concretos no seu processo de desenvolvimento pessoal e gere impacto positivo para o mundo.


2014

jovens

Guerreiros sem armas

- 682 jovens participaram em 29 formações realizadas em 2014 (60 no Guerreiros Sem Armas + 342 em 9 palestras + 287 em 8 Oasis Training + 175 em 12 workshops + 26 no Elos Novos Líderes + 17 no Círculo de Re-Evolução)

+

- 880 pessoas tiveram contato com a Filosofia Elos através de eventos que impulsionam a ação (488 participações em eventos de sensibilização + 274 jovens aceitaram os desafios de 4 rodadas do Caminho do Sim + 59 participantes em encontros e visitas comunitárias)

+

1

círculo de re-evolução

247

12

workshops

jovens

4

rodadas do caminho do sim

880

pessoas tiveram contato com a filosofia elos

pessoas

eventos culturais

59

participantes

175

jovens

8

287

Oasis training

+

jovens

342

9

palestras

29

formações

jovens

682

jovens

2

271

eventos encontros + visitas comunitárias

17

jovens

2.125

processos seletivos

participantes

26

jovens

= 4

488

1

elos novos líderes

+

- E quando chegou a hora de fazer acontecer nas comunidades foram 11.461 participações em 271 eventos! (2.788 participações em 184 reuniões comunitárias + 2.125 pessoas em 4 processos seletivos + 3.939 em 45 Oasis + 180 participações em 2 diagnósticos apreciativos + 2.379 participações em eventos culturais e de mobilização comunitária)

eventos de sensibilização

+

60

1

11.461

180

participações

participações

184

reuniões comunitárias

2.379 pessoas

diagnosticos apreciativos

45

oasis

3.939 pessoas

2.788

participantes


comunidades parceiras Em 14 anos de existência foram 269 Oasis em 235 comunidades. Em 2013, 32 comunidades e em 2014 23 novas comunidades.

1999

- Dique da Vila Gilda - Ilha Diana - Praia do Goes

2000

- Monte Cabrão - Morro da Penha - Rio do meio

2007

- Paquetá

2009

vila dos criadores Caminho da União alemoa mangue seco dique da vila gilda

ilha diana vila pantanal vila são bento penha paquetá tiro naval vila progresso

saboó

guarujá

morro santa maria prainha

são vicente

santos

-

Vila dos Criadores Alemoa Prainha Vila Margarida

2011

- Mangue Seco - Tiro Naval - Vila Pantanal

2012

aldeia

-

vila margarida

Aldeia Morro Santa Maria Vila São Bento Barra do Ribeira

2013

- Saboó monte cabrão

Guapurá barra do ribeira

rio do meio praia do goes

baixada santista

2014 -

Prainha Vila Progresso Caminho da União Guapurá


Foi com estas comunidades que encontramos os talentos e recursos necessários para materializar sonhos, que incluem pontes, hortas, praças, espaços de uso comunitário. a essas realizações, soma-se a construção de exemplos de colaboração entre empresas e comunidades de entorno, responsabilidade social e desenvolvimento humano em ambientes corporativos e parcerias entre poder público e comunidades.

Brasil

14

anos

Número de Oasis no mundo 1-5 6-10

269

11-15

Oasis

235

comunidades

210


movimento Oasis Chamamos o conjunto de pessoas que fazem parte da rede que utiliza o Jogo Oasis de Movimento Oasis. De 2003 a 2008, o Elos realizou 8 oasis. Torná-lo uma ferramenta de uso livre em 2009 impactou de forma definitiva o número de disseminadores e o número de ações realizadas e hoje o total de Oasis registrados chega a 269.

50 45 40 35 30 25 20 15 10 5

Ao todo, 25 mil pessoas se envolveram diretamente nestes Oasis. Estimamos que cada Oasis realizado dá origem a espaços e equipamentos de uso comum com potencial de beneficiar indiretamente cerca de 200 pessoas. O número de beneficiários estimado é superior a 53 mil pessoas.


Governança, compromisso e engajamento Ser uma organização estruturada e, ao mesmo tempo, trabalhar com redes, comunidades e disseminadores exige de nós grande coerência na construção dos nossos procedimentos de governança. Em 2013, concluímos um processo de 2 anos ao lado da Quintessa que foi especialmente relevante na consolidação de uma gestão inovadora e eficiente e de uma estrutura organizacional que é um reflexo coerente da Filosofia Elos. O que permitiu ao Elos dar passos concretos de expansão e continuidade. 2014 foi o ano em que assumimos a responsabilidade de levar a cabo o processo de Re-Evolução com as comunidades anfitriãs e os participantes do Guerreiros Sem Armas, um processo desenhado para 18 meses de duração e com uma frequência intensa que resultou na ampliação da equipe. Ainda em 2014 demos inicio ao processo de re-estruturação do Núcleos de ação, com a consultoria de Hânia Ribeiro. A estrutura legal do Elos prevê 1 diretor executivo e 3 conselheiros fiscais.

O diretor executivo faz parte do Núcleo de Consolidação, onde atua junto com os demais integrantes. Seu mandato tem duração de 4 anos e a substituição se dá em assembléia por meio de votação. Rodrigo Rubido, cofundador da organização, é o diretor executivo até dezembro de 2015. Anualmente, revemos o planejamento e os objetivos estratégicos de cada um dos núcleos com a contribuição de todos os membros da equipe e à luz do propósito da organização. Estes objetivos norteiam as ações a serem desenvolvidas e priorizadas pelos núcleos pelo período de 2 anos. Para garantir o fluxo interno de informações, realizamos conversas por projeto e reuniões de equipe semanais. Estes são os momentos em que colocações, dúvidas e sugestões são compartilhadas e as decisões são tomadas coletivamente.


Como atuamos no mundo


Prática de mudança O processo de materializar sonhos coletivos a partir de recursos disponíveis aplicando os talentos existentes, com resultados concretos e metas espetaculares alcançadas em curto prazo alavanca a criação de novos e mais ambiciosos processos, valoriza a contribuição humana e potencializa o poder realizador das pessoas que a partir daí geram transformações relevantes na sua realidade. Atuamos baseados em 3 eixos que refletem aspectos presentes em iniciativas que consideramos exitosas:

- A ativação do potencial de uma comunidade gerar valor através dos seus talentos e recursos, e, assim, nutrir as suas necessidades de forma digna, inclusiva e justa.

- Socioeconômico

- A valorização das relações humanas e suas manifestações culturais como essenciais à significação da vida, através da criação de espaços propícios a dar visibilidade à dinâmica comunitária e estimular o surgimento de novas iniciativas.

- Sociocultural

- A criação de estratégias que garantem uma convivência equilibrada entre as pessoas e o meio ambiente, minimizando os impactos negativos da ação humana, agregando qualidade de vida e estimulando uma atitude responsável para com o ambiente.

- Socioambiental


gerar e nutrir equilibrar e cuidar conectar e valorizar O Elos busca o bem comum que perdura no tempo, com uma visão de abundância que coloca à disposição e a serviço da humanidade os recursos necessários à manutenção da vida com dignidade e alegria, mas que também coloca a serviço da vida e do planeta a riqueza de recursos que é a humanidade.


O desenho de uma filosofia “A semente da transformação brota nas relações e no compartilhamento de sonhos, que fluem por meio do reconhecimento da abundância e da valorização do poder de cada um aqui e agora, e se manifestam em ações conjuntas que nutrem de beleza, alegria e prazer a realização do melhor mundo para todos.” Filosofia Elos Assim como o propósito do Elos nasceu de uma experiência viva, foi também a partir da vivência e da busca da essência do nosso modo de fazer que surgiu a Filosofia Elos como abordagem para a materialização cotidiana deste propósito. Acreditamos que a mudança que queremos ver no mundo vem de uma postura ética que guia nossas ações - a filosofia se relaciona intimamente com o propósito. O conjunto de valores que a suporta, assim como o conjunto de crenças que a guia, estão distribuídos a partir dos três elementos essenciais do propósito. Estes elementos essenciais deram origem aos três núcleos de ação da organização, que são complementados por um núcleo de gestão, que é central.

Expressamos a Filosofia Elos através de 7 disciplinas conectadas entre si. Cada disciplina é complementar à outra e é no conjunto delas que visualizamos a espiral ascendente que une desenvolvimento humano e comunitário e leva à materialização do melhor mundo para todos.


Nossa história mostra: a melhor forma de aprender é fazendo A nossa ferramenta de trabalho é a Filosofia Elos, que serve de base para a criação de todas as Metodologias do instituto e para a estrutura e gestão organizacional. As aplicações práticas desta Filosofia são diversas e as mais utilizadas e conhecidas são o Guerreiros Sem Armas* e o Jogo Oasis. Nos últimos dois anos o Elos ampliou o seu leque de ferramentas metodológicas criando o Baralho da Filosofia Elos, Cartas dos Elementos, a Plataforma de Jogos de Transformação Elos, além de ter avançado no desenvolvimento do Jogo Oasis caixa, cujos novos elementos físicos estão em fase de teste - as cartas em português e inglês, com os novos personagens, estão disponíveis para o público através do site da organização: http://institutoelos.org/jogo-oasis/

*Guerreiros Sem Armas é um programa internacional de formação vivencial em liderança e empreendedorismo social. Saiba mais em: www.institutoelos.org/GSA

Aprendemos a olhar a abundância onde muitos vêem escassez.

Criamos o afeto antes do medo e do julgamento.

Valorizamos o sonho como o melhor impulso para a mudança. Projetamos juntos cuidando ao mesmo tempo de nós mesmos, do outro e de um sonho comum. Colocamos a mão na massa cooperando para que o resultado seja extraordinário, como um sonho que se realiza. Reconhecemos e celebramos a contribuição de cada um na conquista coletiva. E evoluímos na jornada, impulsionando a construção de novos sonhos!


Desempenho


Fechamos o biênio 2013/2014 com muitas realizações para celebrar e novos sonhos a nos inspirar o futuro. Neste período o Elos, em especial o Guerreiros Sem Armas, foi escolhido, para o prêmio Rebeldes Com Causa, um projeto que apoia 11 realizadores na área social no Brasil e no mundo. Além disso o Jogo Oasis foi premiado como Ferramenta de Política Pública pela Fundação Banco do Brasil, coroando um período de muitos investimentos do Elos na metodologia. Que está cada vez mais próximo de ter a sua versão física disponibilizada para contribuir com iniciativas de transformação comunitária de forma ainda mais concreta. Trabalhar no jogo não significa que ficamos trancados dentro do escritório. Enquanto o design gráfico e a estrutura metodológica são refinados em nossa sede, é lá fora, nas comunidades, que a maior parte da ação acontece. Em 2013/2014, o Jogo Oasis foi aplicado pelo Elos e por outros disseminadores em 21 cidades de 11 estados brasileiros e em mais 9 países

– Alemanha, Aruba, Bolívia, Curaçao, Espanha, Holanda, Índia, México, Montenegro e Zimbábue. Firmamos novas parcerias que ajudaram a ampliar o impacto de nossas metodologias. Destacam-se o uso da Filosofia Elos no desenvolvimento de pessoas na Brasilândia em parceria com o ONUHabitat e no Programa Conjunto, que envolve 6 agências da ONU além de outras organizações, em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Foi também um período importante para a consolidação do uso da Filosofia Elos por fundações e empresas que desejam materializar seu propósito. Destacamos a parceria para o processo seletivo da Fundação ARYMAX, e da Natura. Com o Instituto Lina Galvani, houve uma formação em Angico dos Dias, na Bahia, assim como o fechamento de ciclos de médio prazo com a CIPASA (2 anos) e a Agência Brasileira de Cooperação (4 anos) em processos de desenvolvimento comunitário.


Cenário geral

o que fizemos em 2013 e 2014 Realizamos ações, aproximamos pessoas e desenhamos ferramentas. Saiba como o que fizemos ao longo do ano impacta nosso propósito.


Oasis Realização é um mantra aqui no Elos, e a realização de Oasis é uma das formas de fazer isso acontecer já!

2013

1.177 pessoas

envolvidas em 11 Oasis realizados pelo Elos (4 dentro de formações Oasis Training) + 1.445 pessoas envolvidas em 20 Oasis realizados por Guerreiros Sem Armas =

2.622 pessoas

envolvidas em

31 Oasis

2014

3.285 pessoas

envolvidas em 32 Oasis (8 dentro de formações Oasis Training) + 627 pessoas envolvidas em 12 Oasis realizados por Guerreiros e outros jovens empreendedores =

3.912 pessoas

envolvidas em

44 Oasis

6.534 pessoas

75

Oasis


Formação de empreendedores sociais Oasis Training é uma experiência guiada com o Jogo Oasis. No processo de amadurecer o conceito do programa passamos a entender que ele implica necessariamente uma continuidade por meio de acompanhamento com os participantes, uma vez que queremos formar disseminadores do Jogo Oasis. A partir deste entendimento, estamos reformulando o processo e a medição de seu impacto a partir do follow up das ações realizadas pelos participantes após o programa, utilizando para isso um formulário on-line. Em 2013 e 2014, 12 Oasis Training foram realizados, sendo que 01 deles seguiu o modelo acima. e os jovens da rede AIESEC receberam apoio de facilitadores experientes do Instituto Elos para tirar dúvidas e aumentar as chances de sucesso das ações replicadas, através da implementação de um programa com o objetivo de impulsionar a disseminação. As 12 formações com duração de 8 dias aconteceram nos estados da Bahia, Espírito Santos, Pará e São Paulo no Brasil, e em Barcelona, na Espanha. Ao todo, 473 pessoas passaram pelo processo de formação com potencial de se tornarem disseminadores da Filosofia Elos (186 em 2013 e 287 em 2014).

Em 2014 implementamos duas novas e ousadas formações avançadas para Guerreiros Sem Armas: o Circulo de Re-evolução que trouxe 17 jovens de 6 Países (África do Sul, Bolívia, Brasil, Curaçao, India e Zimbabue) para participar da imersão de 17 dias que resultou na materialização de sonhos coletivos na comunidade do Guapurá em Itanhahém, ampliando para 4 o número de comunidades atendidas pelo Guerreiros Sem Armas. A segunda inovação ficou por conta do piloto da Jornada de Re-evolução que contou com 47 Guerreiros que participaram dos encontros virtuais, roteiros de estudo e ação, fóruns e grupos de e-mail e sessões de acompanhamento de projetos individuais e coletivos.


Se você participou de um OT, adoraríamos saber como foi sua experiência. Conte pra nós respondendo o formulário https://www.getfeedback.com/r/vFubAs0i


Desenvolvimento e aperfeiçoamento de ferramentas metodológicas para o melhor mundo Desenvolvimento pedagógico e gráfico do JOGO OASIS, que está se transformando: os personagens foram revisitados e a estrutura do jogo, reformulada. Se você aprendeu a jogar o jogo nas versões anteriores, não se preocupe – elas seguem validas, e você pode acessar a nova versão das cartas on-line no site do Elos: http://institutoelos.org/jogo-oasis/.

Desenho e aplicação de PROCESSOS SELETIVOS que apoiam o desenvolvimento de pessoas, organizações e comunidades. O Caminho do Sim – chamado de Caminho do Guerreiro até 2012 – foi aplicado em 3 rodadas para seleção de Guerreiros Sem Armas para o GSA 2014 e mais 2 rodadas para a edição de 2015 e também foi utilizado para selecionar jovens para o Programa Jovens Talentos ARYMAX 2013 e 2014. O Elos também desenvolveu e aplicou parte do processo seletivo presencial para trainees e estagiários da Natura no Brasil e no Chile. Estas duas iniciativas marcam positivamente o objetivo de transformar as relações humanas e a experiência proporcionada em um processo seletivo.


NOSSAS BELEZAS E RECURSOS PARA ESTE PROJETO

O GRUPO: MAPA DA

DA COMUNIDADE NOME DO GRUPO:

CULTIVASONHOS

CULTIVASONHOS

NOME: tel:

NOME: tel:

MÊS: PRIMEIROS PASSOS - 1 O QUE?

NOSSOS SONHOS

AÇÕES

CHEGAR LÁ LISTE 1º PASSOS PARA

QUANDO?

COM QUEM?

DATA

NOSSOS TALENTOS

Passaporte da Re-evolução

Baralho da Filosofia Elos

15 MESES 9 MESES 3 MESES O QUE? AÇÕES

QUANDO?

COM QUEM?

O QUE? AÇÕES

QUANDO?

COM QUEM?

O QUE? AÇÕES

AÇÕES

QUANDO?

COM QUEM?

O QUE? AÇÕES

QUANDO?

COM QUEM?

O QUE? AÇÕES

DATA

DATA

4. CUIDADO

1. OLHAR

2. AFETO

5. MILAGRE

Jogo Oasis 7. RE-EVOLUÇÃO

3. SONHO 6. CELEBRAÇÃO

perfil

processo seletivo Caminho do Sim

Baralho dos Elementos

COM QUEM?

DATA

18 MESES 12 MESES 6 MESES O QUE?

Mapa da Re-evolução

filosofia elos

QUANDO?

DATA

DATA

QUANDO? DATA

COM QUEM?


Outra ferramenta desenvolvida em 2013 é o baralho da Filosofia Elos, um jogo para praticá-la no dia a dia consigo mesmo, com sua comunidade e com o mundo por meio de atividades individuais ou em grupo. Já para os participantes do Guerreiros Sem Armas, foram desenhados três novos instrumentos: - CARTAS dos Elementos: traz as qualidades dos 5 elementos da Pedagogia Indígena (Terra, Água, Fogo, Ar e Nhanderekó), onde está baseado o nível mitológico do programa; - Mapa da Re-Evolução de Guerreiro: material de apoio ao planejamento das ações de futuro a curto, médio e longo prazo; - Passaporte de Re-evolução: apresenta a jornada de desenvolvimento dos guerreiros. É nele que o Elos certificará as aprendizagens de cada um, a começar pela participação no GSA. - Plataforma de Jogos de Transformação Elos: Desenvolver todas estas ferramentas nos animou a dar um passo ousado com relação à forma de disponibilizá-las para a sociedade: em 2014 lançamos a Plataforma de Jogos de transformação Elos, para hospedar a comunidade de pessoas que faz uso deste instrumental e estimular interações que gerem impacto positivo no mundo. A plataforma está em fase piloto com 350 membros e um jogo ativo (o Caminho do Sim). www.institutoelos.org/games


Sensibilização para o melhor mundo Uma das estratégias para ampliar o contato entre os nossos públicos de interesse e a Filosofia Elos é a participação e realização de eventos. Em 2013, participamos de 25 eventos entre vivências, workshops e palestras que levaram a Filosofia Elos a 940 pessoas; Quanto à localização geográfica, foram: 3 na Holanda, 2 na Espanha e 21 no Brasil; Quanto à duração dos eventos, foram: 18 eventos de 2 a 4 horas, 6 eventos de 4 a 8 horas e 3 eventos de 48 horas.

Já em 2014, foram 22 eventos com 547 pessoas participando. 20 destes eventos aconteceram no Brasil e 1 na Belgica. Quanto à duração foram 9 eventos de 2 a 4 horas, 11 eventos de 4 a 8 horas e 2 eventos de 48 horas.

1.487

3

pessoas

vivências

holanda

2

47

espanha

eventos workshops

41

Brazil

palestras

1

BéLGICA


Nossa voz

blog do GSA

35.169 visitas

artigos é outra forma de disponibilizar conteúdo para a sociedade, desta vez de forma massiva. É uma área onde temos muito para crescer e aprender e, por isso, celebramos os resultados alcançados em 2013 e 2014. O clipping de matérias sobre o Instituto Elos está disponível no link: https://www.pinterest.com/institutoelos/clipping-elos/

Os blogs do GSA receberam 35.169 visitas, sendo: 23.403 português, 8.728 ingles e 3.038 espanhol

presença on-line Estatísticas do Site e dos Blogs

66.189

site elos

visualizações em 2013

244.037

visualizações em 2014

109.363 12.474 usuários em 2013

usuários em 2014

22.034 131.383 sessões em sessões em 2013

2014


vídeos que contam histórias e inspiram Depois de um longo período editando as mais de 200 horas de gravação, os diretores Eliza Capai e Patrick Vanier finalizaram o média metragem “Encontros, Sonhos e Realizações”, um filme emocionante sobre o Guerreiros Sem Armas que contou com exibições em São Paulo e Santos para cerca de 300 pessoas. O vídeo de 51 minutos está disponível no canal do Instituto Elos no youtube http://goo.gl/Jl70tp, onde conta com outras 1391 visualizações. Em 2014 a mesma dupla talentosa contou as histórias dos Guerreiros em 7 vídeos que revelam, a partir da perspectiva dos participantes como as disciplinas da Filosofia Elos impactam o processo de aprendizagem dos Guerreiros Sem Armas e somam 1.576 visualizações. Todos os vídeos estão disponíveis no site do Elos: http://goo.gl/1NQA13

1.391

visualizações


redes sociais

Utilizamos a estratégia de manter duas páginas de fãs, Instituto Elos e Guerreiros Sem Armas, que fecharam 2014 com 5.840 (352% de crescimento) e 12.025 curtidas respectivamente em 31 de dezembro de 2014(219%). As duas páginas juntas levam nossos conteúdos a mais de 1 milhão de pessoas de acordo com as estatísticas do Facebook.

6.000 4.000

6.000

2.000

4.000 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

2013

2.000

2014 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

12.025

2013

curtidas

2014

5.840

curtidas

12.000 10.000

12.000

8.000 6.000

10.000

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ 8.000

2013

6.000

2014 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ


Uma pequena comunidade de pesquisa focada na construção de referências e tutoriais para a construção de equipamentos e técnicas sustentáveis para uso em espaços públicos, clipping Elos e acompanhamento das ações realizadas por participantes do Guerreiros Sem Armas mundo a fora. http://www.pinterest.com/institutoelos/


ações realizadas em 2013 e 2014

Em detalhes, as

Para realizar tudo isso, foi essencial ter uma equipe muito dedicada e capacitada para aplicar as ferramentas desenvolvidas pelo Elos. Para o Guerreiros Sem Armas foram 30 horas de capacitação da equipe de facilitação e, em todos os nossos projetos, temos um formato de gestão que implica a tutoria e aprendizado contínuos. Outro aspecto essencial foi a presença de comunidades inspiradoras que trouxeram seus sonhos e seu poder de realização. A esta equação, juntaram-se ainda parceiros com os quais nos alinhamos por propósito. Conheça nas páginas a seguir cada um dos projetos realizados e seus principais destaques.


Guerreiro Sem Armas leva Elos para Curaçao: empresa PWC e moradores de comunidade materializam sonho coletivo Objetivo: Em parceria com as empresas stichting

eksplora e UNU Projects, do gsa 2012 Kurt Schoop, promover relacionamento entre a PWC e a comunidade localizada nas proximidades da sede da empresa em Curaçao, mapeamento de talentos e recursos locais para realização de um sonho comunitário através de ação coletiva, aproximação entre comunidade e colaboradores da empresa, criação de uma rede de apoio ao desenvolvimento da comunidade, além da expansão do movimento Oasis Caribe.

Período de execução:

maio e junho de 2013

Resultados: estabelecimento de uma relação entre moradores da comunidade e colaboradores da empresa, criação de um espaço de lazer comunitário, antes inexistente no bairro, comunidade impulsionada a realizar próximos passos e fortalecimento do movimento Oasis Caribe.


ONU-Habitat utiliza a Filosofia Elos em projeto de apoio ao desenvolvimento comunitário e ao empreendedorismo juvenil na Vila Brasilândia A convite da ONU-Habitat, Elos uniu-se ao órgão, a CDHU e a BASF Stiftung no projeto “Apoio ao Desenvolvimento Comunitário e ao Empreendedorismo Juvenil na Vila Brasilândia”, realizando formação e envolvendo diretamente mais de 300 pessoas em dois mutirões comunitários. A experiência está disponível em uma publicação digital através do link XXXXX

Objetivo:

fortalecer as competências dos membros da comunidade e potencializar o seu desenvolvimento baseado na reativação de sua própria cultura de mutirão e convivência utilizando recursos locais.

Período de execução:

junho de 2013

Resultados: articulação entre organizações da Brasilândia e governo local em prol do fortalecimento dos sonhos da comunidade e empoderamento de líderes locais, com impulso do desenvolvimento de projetos a médio e longo prazo, além de uma nova praça.


Filosofia Elos apoia a materialização do propósito da AIESEC, uma das maiores redes de jovens do Brasil Uma parceria inédita entre a AIESEC Brasil e o Instituto Elos juntou a força realizadora dos membros da rede de jovens com uma metodologia estruturada para gerar impacto na sociedade brasileira. O projeto envolveu representantes dos escritórios do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Sorocaba, Santa Maria, Curitiba, São José dos Campos, Lorena, Brasília, Uberlândia e Londrina, além de 100 intercambistas de vários países.

Objetivo:

disseminar e aumentar a quantidade de multiplicadores da metodologia e fortalecer a relação dos jovens da AIESEC Brasil com as comunidades.

Período de execução:

julho de 2013

Resultados: 40 jovens formados na Filosofia Elos, uma ação realizada no Morro do Saboó, em Santos, e replicações em várias cidades.


Filosofia Elos presente no Programa Jovens Talentos ARYMAX

Fundação ARYMAX investe no fortalecimento das competência de jovens participantes do Programa Jovens Talentos Arymax através de vivência real em uma comunidade aplicando a Filosofia Elos.

Objetivo:

convidar jovens líderes a refletirem sobre a sua atuação a partir de uma experiência prática realizada em uma comunidade.

Período de execução: Resultados:

julho de 2013 e Maio de 2014

jovens inspirados a replicar esta postura na sua atuação e, ao mesmo tempo, utilizar a lógica da abundância para fazer uma leitura apreciativa dos recursos presentes em si mesmos e em sua rede.


Instituto Elos e Instituto Alcoa realizaram o Dia dos Voluntários em parceria com a Escola Estadual Antonio Manoel Alves de Lima envolvendo toda comunidade escolar Realizar uma ação que promovesse o real envolvimento entre funcionários e a comunidade parceira do Dia dos Voluntários. O Instituto Elos, por sua vez, buscava também construir uma experiência de sucesso de aplicação da Filosofia Elos na educação.

Objetivo:

A meta do Instituto Alcoa era envolver os funcionários com a comunidade que recebesse a ação no Dia dos Voluntários. E para o Instituto Elos a meta era utilizar a Filosofia Elos na Educação.

Período de execução: Resultados:

maio a outubro de 2013

gestores, professores, alunos, pais e voluntários mobilizados e envolvidos para sonhar, planejar e realizar a escola dos seus sonhos, a ponto dos funcionários se mobilizarem para dedicar mais tempo para o sucesso da ação. Esse projeto também reacendeu o sonho do Elos de atuar junto a escolas.


Filosofia Elos apoia a política da CIPASA com comunidades de entorno e empresas parceiras em projeto no Espírito Santo e Rio Grande do sul A ação indica uma direção para aproximação entre empresas e os moradores dos locais de atuação da empresa,envolvendo colaboradores e empresas parceiras diretamente envolvidas nos empreendimentos imobiliários, nas ações comunitárias. Em 2013 fomos ao Espírito Santo e Rio Grande do sul, já em 2014 o projeto se concentro no Rio Grande do Sul e envolveram a CIPASA, Cipasa Urbanismo e Urbanizadora Concórdia.

Objetivo:

desenvolver e fortalecer o relacionamento da construtora Cipasa Urbanismo com os moradores das comunidades Campos Leopoldina,em Cachoeiro do Itapemirim/ES e Guajuvíras em Canoas/RS a partir do estímulo a ações de fortalecimento das relações de parceria e cooperação entre diferentes atores presentes nas comunidade e no seu entorno, com foco em impulsionar iniciativas de colaboração que expressem os sonhos dos moradores. criando assim as bases para o desenvolvimento de políticas de relacionamento com comunidades de entorno da empresa e dos empreendimentos.


Período de execução:

outubro de 2013(ES) e julho a dezembro de 2014 (RS)

Resultados:

11 mutirões na Praça da Reci, 20 mobilizadores sociais ativos, 50 reuniões com a comunidade, 600 moradores que participaram das atividades, 3000 pessoas beneficiadas. Além do fortalecimento da Cipada com a comunidade do Guajuviras (RS) e ampliação da rede de parcerias da comunidade: sEscritório Modelo de Arquitetura da UFRGS; apoio técnico em editais da equipe COOARLAS na viabilização da creche; apoio da Escola Nancy Panserapara criação do plano pedagógico da Creche Comunitária; envolvimento da Escola Waldorfde Educação Infantil Arco Iris com as educadoras comunitárias; empresas do município dispostas a apoiar a viabilização do projeto da creche e da Praça da Reci. Não menos importante, eles estão bem articulados com os canais das políticas públicas. Além de elaborarem o planejamento estratégico para continuidade das ações em 2015.


Comunidade anfitriã do Guerreiros Sem Armas 2012 adota Jogo Oasis como ferramenta de mobilização comunitária

A Aldeia, no Guarujá, firma parceria com o Instituto Elos para realizar seu 3° OASIS.

Objetivo:

fortalecer competências dos moradores e potencializar uma comunidade empreendedora que realiza seus próprios sonhos coletivos.

Período de execução:

outubro de 2013

Resultados: Moradores fortalecidos vivenciaram mais uma vez a aplicação da metodologia, o que estimulou que o jovem Felipe Ferreira, morador da comunidade, participasse do programa GSA 2014, tornando-se um disseminador da metodologia.


Filosofia Elos como estratégia para alavancar desenvolvimento humano em processos seletivos Natura Objetivo:

desenhar a fase presencial do processo seletivo para jovens aprendizes, estagiários e trainees da empresa, que buscava trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os que chegaram até aquela etapa.

Período de execução:

julho, agosto e outubro de 2013 e junho, julho e dezembro de 2014

Resultados: processo inovador que apoia a empresa e jovens cujas jornadas de desenvolvimento se alinham, além de oferecer aos jovens não selecionados a inteligência coletiva para apoiá-los a decidir estratégias para seu caminho profissional, recebimento de feedbacks positivos dos participantes, destacando que o processo seletivo foi colaborativo e não competitivo.


Instituto Elos em parceria com Elos Holanda, Favela da Paz, Lush Cosmetics e Tamera realiza OASIS Training na comunidade Jardim Nakamura e fortalece redes de ação Objetivo:

oferecer uma experiência prática para pessoas que sonham o melhor mundo colocarem seus melhores talentos a serviço de uma comunidade que já está fazendo acontecer seus sonhos, unindo organizações a fim de potencializar e ampliar as transformações na comunidade.

Período de execução:

novembro de 2013

fotos: Simone du Vinage

Resultados: mobilização da comunidade e expansão da rede do Jardim Nakamura, melhoria no relacionamento do Favela da Paz com organizações locais, revitalização da escola com criação de jardim, construção de parquinho e mobiliário e formação de empreendedores sociais do Brasil, Holanda, Caribe, Alemanha e Portugal.


Instituto Elos e Instituto Lina Galvani realizam projeto de desenvolvimento local em Angico dos Dias, Bahia Objetivo:

Propiciar aos envolvidos, entre lideranças comunitárias, voluntários de empresas, empreendedores locais, jovens e moradores em geral, uma experiência real em um contexto que lhes permitirá desenvolver atitudes cooperativas e empreendedoras, além do exercício da criatividade e do olhar apreciativo.

Período de execução: Resultados:

novembro e dezembro de 2013

fortalecer habilidades de moradores para a realização e captação de recursos para próximos mutirões, descoberta de lideranças, ressaltando a jovem Cássia Quele, que participou do programa GSA 2014 e hoje é mais uma disseminadora da metodologia.


Instituto Elos e Escoteiros do Brasil unindo-se para disseminar Jogo Oasis junto a mais de 1300 jovens de 15 países

Objetivo:

Potencializar o relacionamento entre as organizações parceiras e criar oportunidade para que os escoteiros vivenciassem a Filosofia Elos na prática.

Período de execução: Resultados:

dezembro de 2013

Disseminação da metodologia pela América Latina; escoteiros exercitando o processo de mobilização para a realização de um mutirão e abertura para novos projetos envolvendo as organizações parceiras.


Jovens do mundo inteiro colocam sua melhor versão a serviço da construção do melhor mundo Foram 60 jovens de 18 países, com a participação mais que especial da Vila Progresso, Prainha, Caminho da União e Guapurá. Este ano foi marcado também pelo Círculo da Re-Evolução, um programa que trouxe de volta 18 GSAs de outros anos para aprofundarem seus conhecimentos. Tivemos a quarta edição do Elos Novos Líderes com 26 participantes de organizações e empresas. Além disso, 30 jovens das comunidades parceiras fizeram as oficinas de comunicação do Tá Ligado.

Objetivo:

formar líderes de diferentes setores que lidam com ambientes urbanos ou rurais altamente complexos e multiculturais, e desejam aprimorar competências para reunir grupos e comunidades numa iniciativa de alto impacto, seja uma intervenção em um espaço público, uma nova estratégia dentro de organizações públicas e privadas, ou um novo negócio/projeto coletivo.

Período de execução:

janeiro à fevereiro

Resultados:

Caminho do Sim: março à outubro, Jogo da Abundância: outubro à janeiro, programa:

a realização dos sonhos coletivos nas 4 comunidades anfitriãs do guerreiros sem armas e a realização pela primeira vez do circulo de re-evolução – programa de continuidade do guerreiros sem armas – abriram o ano e marcaram o processo de acompanhamento, tanto na relação com as comunidades, quanto com os Guerreiros após o período vivencial de 32 dias. Os detalhes do programa estão disponíveis na publicação através do link http://issuu.com/elos/docs/gsa_2014/0


Filosofia Elos aplicada à construção de comunidade na escala da cidade GVT na praça é sociedade civil e empresa privada construindo vizinhança! O programa de fortalecimento e construção de uma relação com as comunidades de entorno onde a empresa inicia sua operação aplica a Filosofia Elos.

Objetivo:

criar vínculo efetivo com as comunidades no entorno dos escritórios da empresa em 5 bairros de São Paulo estabelecendo um canal de diálogo e confiança a partir da revitalização de espaços que valorizam a coletividade.

Período de execução:

março a novembro de 2014

Resultados: Durante nove meses, entre março e novembro de 2014, 5 praças foram revitalizadas nos bairros da Vila Madalena, de Santo Amaro, do Tatuapé, de Santana e do Brooklin. O Elos fez 5 Oasis Training com um total de 100 pessoas formadas, e um total de 2055 participações em eventos diversos nas cinco regiões.


Formação e Prática da Filosofia Elos para Mercur (RS) Objetivo:

formar 35 gestores da Mercur na Filosofia Elos de transformação e na metodologia do Jogo Oasis com a para a ação na comunidade do bairro Progresso, cidade Santa Cruz do Sul, culminando com a materialização de um sonho coletivo dos moradores.

Período de execução: Resultados:

28 de julho a 04 de agosto de 2014

Construção de área para encontros comunitários, lazer e diversão, com participação ativa dos participantes da Mercur e de 100 moradores ativos de todas as faixas etárias. Além disso, as pessoas foram convidadas a se conectar com o seu melhor potencial, suas mais altas aspirações pessoais (sonhos), desenvolver competências que estimulam a formação de times criativos, visualizar o que está emergindo (oportunidades), inovar coletivamente e implementar soluções rápidas de alto impacto.


Mão na massa no centro educacional e cultura marca etapa final do projeto de cooperação na guiné bissau O projeto inovador de cooperação técnica entre o Brasil e Guiné Bissau levou a Filosofia Elos ao país. A estratégia foi, a partir de um diagnóstico apreciativo, implementar um projeto de formação gradativa que levou os membros desta comunidade a realizar empreitadas que foram da pavimentação de uma estrada à construção de uma escola que é referencia para todo um país.

Objetivo:

fortalecer lideranças, apoiar o Desenvolvimento Comunitário, promover a Educação Integral de crianças e jovens da comunidade do Bairro São Paulo por meio da construção de um Centro Educacional e Cultural onde serão desenvolvidas oficinas no contra turno escolar e nos finais de semana, além das aulas da própria escola.

Período de execução:

março de 2010 a dezembro de 2014.

Resultados:

Nestes quatro anos, foram feitos o diagnóstico apreciativo; Oasis Training com o pessoal da comunidade; ; a vinda de jovens da comunidade para o Guerreiros Sem Armas, muita mobilização comunitária e vários mutirões e acontrução da escola estão entre os resultados.

Parceiros do projeto:

A Unesco, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), a Fundação Gol de Letra, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Vitória, o Ministério da Educação de Guiné Bissau e a Associação Amizade (da comunidade São Paulo, na cidade de Bissau, em Guiné Bissau) também são parceiros do projeto, além da consultoria do Henrique Pinheiro e do Tomaz Lotufo Lotufo em Bioconstrução.


Comunidades empreendedoras brilham com apoio do plano de aplicação do fundo socioambiental da caixa Objetivo:

Acompanhamos as comunidades parceiras do GSA 2014 com o apoio do Plano de Aplicação do Fundo Socioambiental da CAIXA, que faz parte da estratégia conhecida como DIST (Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios). A experiência iniciada em março de 2014 será concluída em outubro de 2015, se chama Comunidades Empreendedoras e envolve o Guapurá, a Prainha, a Vila Progresso, e o Caminho da União, todas localizadas na Baixada Santista.

Período de execução:

março de 2014 a outubro de 2015.

Resultados: 253 ações com 5.005 participações (reuniões comunitárias, oficinas, reuniões de articulação estratégica, mutirões, SARAU, festas comunitárias, Cinema de rua); 04 Visitas de inspiração com 140 participações. 20 mutirões comunitários de manutenção dos espaços contruídos no GSA 2014; 04 Vivencias na Filosofia Elos com 91 participações dos sonhadores das comunidades; Mais de 1500 exemplares de Alo Alo das comunidades distribuídos


Guerreiros Sem Armas aprofundam seus projetos e a troca de aprendizagem através da Jornada de Re-evolução Objetivo:

fortalecer a atuação do guerreiro sem armas na construção do melhor mundo. É uma oportunidade para que possam acessar conteúdos sobre a Filosofia Elos através de vídeos e artigos, interagir com o Elos e com outros guerreiros e guerreiras, mesmo estando a distância e, assim podermos compartilhar as experiências que todos nós estamos tendo a partir de nossas realidades.

Período de execução:

Agosto de 2014 a Março de 2015

Resultados: 47 participantes, 12 encontros virtuais, 5 mapas dos Sonhos e 24 mapas de Re-evolução entregues e analizados, 96 horas de coaching para 31 jovens empreendedores sociais.


Mobilização de recursos com foco na abundância fontes e aplicação de recursos em 2013 e 2014 A realização dos projetos em parceria com empresas, governos e organizações internacionais tem impacto direto sobre a saúde financeira do Elos, que se mantém ativo a partir de conhecimento gerado na organização, doações de pessoas físicas, apoios e patrocínios de personalidades jurídicas. A origem e aplicação dos recursos se dá a partir do planejamento estratégico anual e o acompanhamento das contas e dos projetos é feito internamente e auditado externamente. Conheça nas páginas a seguir o panorama geral da origem e da aplicação dos recursos da organização no exercício do último biênio.


Arquitetura Financeira Todas as pessoas que trabalham no Instituto Elos são remuneradas e a política de remuneração reflete nossos valores e princípios. Para cobrir o nosso orçamento anual - que inclui infraestrutura e logística, equipe e investimento em programas e projetos - lançamos mão de uma estratégica financeira multíplice.

ORIGEM DE RECURSOS 2013 RECEITAS

40%

Doações R$ 660.620

34%

Convênios e projetos R$ 560.913

25%

Prestação de serviços R$ 408.254

1%

Receitas financieras provenientes de aplicações R$ 14.035


APLICAÇÃO DE RECURSOS 2013 DESPESAS

39%

Custo de projetos 2013 R$ 590.140

37%

Recursos já comprometidos para projetos GSA e GVT 2014 R$ 560.301

14% 5,75% 4% 0,25%

Contratação de serviço R$ 209.992 Infraestrutura e logística R$ 79.728 Produção R$ 62.554 Despesas diversas R$ 4.128


ORIGEM DE RECURSOS 2014 RECEITAS

45%

Convênios e projetos R$ 634.420

32%

Doações R$ 446.488

12%

Patrocínio R$ 174.150

11%

Prestação de serviços R$ 161.855

0,09%

Receitas financieras provenientes de aplicações R$ 1.234


APLICAÇÃO DE RECURSOS 2014 DESPESAS

76%

Custo de projetos R$ 838.221

19%

Contratação de serviço R$ 211.801

4%

Produção R$ 47.989

1%

Despesas diversas R$ 14.067


Relat贸rio dos Auditores Independentes


Checklist 2013 e 2014 Análise do planejamento estratégico do ano As ações realizadas ao longo de 2013 e 14 foram sonhadas nos planejamentos estratégicos dos anos anteriores, e estas aspirações foram publicadas no final do último relatório. Por isso, começamos esta análise revisitando o que estava planejado a partir dos núcleos e seus objetivos estratégicos. legenda: 100% realizado em processo de realização não realizado

Design projetar, formatar e visualizar

Desenhar caminhos para realizar sonhos coletivos valorizando o prazer, a beleza e a vida.

Fortalecer a Filosofia Elos em todas as ações do Elos - Discutir e criar as bases e procedimentos de facilitação Elos; - Criar programa de aprimoramento a facilitadores da equipe.

Desenhar Processos, programas, produtos e serviços para o Elos

- Desenvolver e consolidar brochuras com toda a metodologia utilizada pelo Elos nos idiomas inglês, português e espanhol - Desenvolver o Jogo Oasis em formato de jogo de tabuleiro nos idiomas inglês, espanhol e português - Desenhar o programa Comunidades Empreendedoras* - Desenhar o processo de construção do projeto do Centro de Aprendizagem. - Consolidar o processo de desenvolvimento local no pós-Oasis; - Consolidar o programa de aprendizagem e acompanhamento dos guerreiros sem armas.

Sistematizar e disponibilizar materiais e ferramentas metodológicas - Disponibilização de conteúdos pedagógicos.

Sistematização do modelo de negócio Elos * Programa de Desenvolvimento Local do Elos que começou a ser executado em 2014, estruturado da seguinte forma: - bairro e território: mobilização da rede de parceiros atuantes no bairro - comunitária ampla: reuniões semanais para traçar novos sonhos nos territórios e acompanhar ações sociais, ambientais, econômicas e culturais. - Comunitária focal/ lideranças: empreendedores comunitárias protagonizando o desenvolvimento local das suas comunidades a partir da formação comunitária.


Realização

Habitat, UNESCO e AIESEC; - Realizar Oasis Training na Holanda, Espanha e Curaçao;

continuar, formar e agir

Relacionamento

Construir exemplos de transformação de espaços e relações, a partir de talentos, recursos e sonhos locais, com cooperação, alegria e beleza.

Colher aprendizados das experiências e alimentar design e relacionamento - Realizar encontros de aprendizagem e encontros de avaliação do Jogo Oasis; - Formar gestores de projetos; - Acompanhar e monitorar resultados dos guerreiros e comunidades; - Desenvolver vivências de modelos de construção para o Centro de Aprendizagem.

Aplicar e disseminar a filosofia Elos, programas e ferramentas em diferentes contextos garantindo o propósito e impulsionando a prosperidade do Elos - Realizar programas de formação como estratégia de disseminação; - Aprofundar a Filosofia Elos na educação.

Fomentar espaços de relacionamento e novos empreendimentos a partir das ações de realização -

Realizar Realizar Realizar Realizar Realizar

o Círculo de Re-evolução; Elos Novos Lideres 2014; Guerreiros Sem Armas 2014; o Encontro de Comunidades; Oasis Training em parceria com a ONU-

compartilhar, convidar e cultivar

Conectar pessoas e seus sonhos desenvolvendo estratégias e compartilhando informações que as levem a ação.

Consolidar e gerenciar uma política de relacionamento com Stakeholders, aumentando o número de relacionamentos ativos, diretamente envolvidos nas ações e com o propósito – CULTIVAR - Lançar do novo website - Lançar versão melhorada do Caminho do Sim em plataforma própria; - Ampliar alcance das páginas do Facebook; - Promover e realizar encontros significativos de propósito envolvendo diferentes públicos. - Revisar o banco de dados; Ter ações para manter a relação com os participantes de formações. - Reestruturar da gestão do núcleo; - Desenvolver o plano de comunicação de 2014: gestão, procedimento, estratégia e parceiros.

Captar e fortalecer parcerias estratégicas - CONVIDAR

- Prospectar parcerias estratégicas e financeiras; - Participar em eventos importantes de inovação, empreendedorismo social e juventude; - Desenvolver ferramentas para monitoramento de


ações utilizando a Filosofia Elos.

Dar maior visibilidade fortalecendo a imagem institucional do Elos, seus programas e suas ações - COMPARTILHAR

- Avaliação e compra do terreno em fase de negociação - Estudos de projeto e implantação em andamento - Envisionamento do modelo de negócio em fase inicial

- Produzir de materiais de comunicação para ações e produtos metodológicos; - Realizar o lançamento dos produtos GSA 2014: vídeo e relatório.

Garantir as bases e estratégias de uma estrutura e gestão organizacional prósperas que atendam ao propósito

Realização dentro do relacionamento

Equipe

- Avaliar e encaminhar projeto de comunicação comunitária - Tá Ligado?; - Aprimorar a leitura do perfil dos participantes do Guerreiros Sem Armas e aplicar processo seletivo; - Criar, sistematizar e formatar produtos de relacionamento: tá ligado? e processos seletivos.

Impulso e Consolidação planejar, polinizar e identificar

Impulsionar e re-evolucionar as ações dos outros núcleos, fortalecendo sinergias e maximizando resultados.

Auditoria Financeira

- A empresa AR Assessoria foi contratada e, pelo segundo ano, realiza a auditoria externa das contas do Elos

Viabilização da construção do Centro de Aprendizagem

- Fortalecer o processo de formação da equipe a partir de seus talentos e necessidades; - Encontro anual de conexão; - Estruturar crescimento da equipe

Gestão

- Desenvolver, sistematizar e compartilhar o procedimento de gestão, governança e finanças; - Planos de metas individuais e coletivo; - Montar e acompanhar o conselho consultivo; - Desenvolvimento de uma gestão jurídica e financeira e governança que atenda a expansão territorial e o Centro de Aprendizagem.

Estrutura

- Ampliar a infraestrutura da equipe; - Software de gestão financeira.

Mobilizar Recursos e Criar estratégias que otimizem seu uso na realização do propósito

- Aplicar piloto de captação com pessoas físicas; - Estudo de viabilidade do Jogo Oasis; - Criar sistema de feedback e acompanhamentos com os parceiros e empreendedores Elos.


Envisionar novas oportunidades/possibilidades de re-evolucionar as ações do Elos

- Desenvolver e empreender o Centro de Aprendizagem; - Desenhar o plano de sustentabilidade do Elos nos próximos 5 anos; - Estabelecer e consolidar parcerias estratégicas institucionais.


Estratégia e Análise UM OLHAR SOBRE O QUE REALIZAMOS NO ÚLTIMO BIÊNIO A palavra do período é continuidade, uma tradução para o que chamamos na Filosofia Elos de Re-evolução - a sétima disciplina, que propõe a decisão de estratégias para transformar as experiências já vividas em um ponto de partida para a realização de novos e mais ambiciosos projetos. 2013 levou a termo o que começamos em 2012 ao implementar um projeto de médio prazo com a comunidade da Juréia e em 2014 estes aprendizados foram essenciais para a realização do Comunidades Empreendedoras, quando apoiamos a Re-Evolução de 4 comunidades simultaneamente. Os aprendizados da experiência de 2 anos foram sistematizados e deram forma ao Passaporte da Re-evolução e ao Mapa da Re-evolução, documentos desenvolvidos para apoiar a jornada de desenvolvimento de indivíduos e de comunidades. Em 2014, estas ferramentas foram utilizadas pelos participantes e comunidades parceiras do Guerreiros Se em 2013 nos esforçamos para desenhar ferramentas que pudessem estruturar este processo, 2014 foi marcado pela aplicação destas e pela busca por resultados que vão além da quantidade e materializam o conceito de Comunidades Empreendedoras do melhor dos mundos através de exemplos concretos.

Estimar o número de pessoas impactadas pelas ações realizadas é um desafio, e em 2015 pretendemos chegar a indicadores e formas de monitorar estes resultados.


Sonhos e Compromisso, planejamento estratégico 2015 - 2016 Em março de 2014, realizamos duas imersões para definir que aspectos do Elos queremos manter, abandonar ou re-evolucionar. Este processo deu origem a um rico material a ser utilizado pelos núcleos de gestão e ação para a elaboração dos planos de ação para 2014. Três projetos se destacaram e simbolizam a aplicação dos esforços do Elos nos próximos anos:

- Centro de Aprendizagem - Comunidades Empreendedoras - Re-evolução dos Guerreiros Sem Armas Estas diretrizes se desdobram em uma série de ações previstas, apresentadas a seguir.


Planejamento 2015-2016 OBJETIVOS E METAS 2015-2016

OBJETIVOS E METAS 2015-2016

- Projetar/finalizar o programa Re-evolução GSA 2015 e aprimorar materiais e programação: Projeto até Julho/2015, Aprimorar até Janeiro/2017, Material GSA até Maio/2015 - Desenvolver o projeto conceitual e pedagógico do Elos Campus (centro de aprendizagem): apresentação até Maio-Junho/2015 - Detalhar programas e atividades do centro de aprendizagem: Lançar algumas oficinas no GSA 2015, estruturar GSA/Elos Master em 2016 lançar em 2017, Relacionamento com comunidade de entorno – iniciar em Agosto/2015 - Aprimorar/sistematizar materiais pedagógicos Jogo Oasis Cartas e desenvolver o curso de formação de facilitadores (versão digital): Aprimorar até Maio/2015, Versão digital (piloto) até Julho 2015, Formação de facilitadores até Julho/2016 - Aprimorar o Comunidades Empreendedoras até Outubro/2015 (1ª fase) e sistematizar método até Agosto/2016 (2ª fase) - Formar menu de serviços (pacotes, produtos) Elos e aprimorar os materiais customizados para empresas e organizações até Julho/2015 (1ª versão) até Julho/2016 (2ª versão) - Estruturar equipe fixa de design e elaborar o plano de ação do Núcleo (processo, recursos, pessoas

- Desenvolver estratégias de comunicação para os principais públicos: Reorganizar a lista de públicos de interesse do Elos, Refinar e aplicar estratégias diferenciadas para diferentes públicos - Aprimorar a gestão do Núcleo para melhorar fluxo entre os Núcleos: Processamento para monitoramento de horas, Desenvolver fluxo de entrada e saída de jobs - Fortalecer a imagem institucional para os principais públicos Elos (inclusive Conselho): Criar campanha Elos 2015 (Elos 15 anos, Centro de Aprendizagem), Consolidar e compartilhar as estratégias de produção de conteúdo, Implementar assessoria de imprensa - Estruturar portfolio de produtos e divulgar para principais públicos da frente de empreendimento Proposta de Soluções: Diagnóstico, Proposta, Procedimento - Apoiar a definição das novas frentes empreendedoras do Elos para ajustes do posicionamento do Elos em 2016

Design

Relacionamento


OBJETIVOS E METAS 2015-2016

OBJETIVOS E METAS 2015-2016

- Formar disseminadores da Filosofia Elos à (GSA, OT) - Fortalecer o eixo sócio-econômico à 3 experiências de sucesso por 6 meses (até 2016) - Realizar ações já contratadas Elos nas empresas à (GVT, Holcim) - Concluir com sucesso e alegria o DIST Experiência de 4 comunidades simultâneas Até 16/11/15 entregar 4 planos de desenvolvimento comunitário, 4 encontros de reflexão e sistematização, Ser vencedor do Prêmio Melhores Práticas (escrever proposta até 31/03/15) - Qualificar, inspirar e estimular equipe Trocar aprendizagem, Mergulhar no Núcleo, Definir fluxos, Realizar uma viagem de aprendizagem da equipe - Engajar público que ainda não temos acesso: menores 18 anos, 1 experiência de sucesso da Filosofia elos com comunidade escolar durante 1 ano, 1 experiência de formação de aprendizes (em 2016)

- Propiciar maior fluidez aos procedimentos de gestão, à Sistema de gerenciamento e unificação das iniciativas de captação de recursos, à Transformar as ações dos Núcleos em processos bem definidos com clareza das funções de cada membro da equipe - Implantar um modelo econômico prósper que propicie maior continuidade e estabilidade no fluxo de recursos àEstabelecer pelo menos 3 parcerais com entradas recorrentes para o movimento de transformação àEstrutura fundo patrimonial de pelo menos 1 milhão de reais até 31/12/2016 àElaborar plano de negócio das Frentes de Empreendimentos Elos - Criar uma cultura de troca, reflexão, busca de conhecimento para o aprimoramento da atuação do Elos - Criação e gestão de um Conselho Consultivo - Organizar sistema de propostas e orçamentos por Frentes de Empreendimentos e cruzar com uma nova visão de orçamento geral

Realização

Consolidação


Agradecimentos A história do Elos tem sido desenhada sobre uma linha que equilibra o fazer e o refletir. Todo aprendizado e todo conhecimento produzido nesta jornada nasceu da experimentação. Ao longo dos anos, esta forma de atuar foi sistematizada e ganhou o nome de Filosofia Elos. Seus contornos foram ficando cada vez mais claros com o apoio de parceiros de grande valor como Quintessa, Maria Barreto, Ricardo Oliveros, Hânia Ribeiro, Aser Cortines, Oscar Motomura e Papel Solidário, entre outros. Agradecemos a cada um que dedica ou já dedicou tempo e carinho à comunidade Elos.


Sobre o Relatório Este relatório cobre as atividades realizadas pelo Instituto Elos no período de 1o de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2014 e foi precedido pelo relatório 2012, publicado no link http:// goo.gl/5Pfgfh. O relatório apresenta ainda, em tópicos, os caminhos apontados no planejamento estratégico 2015.

realizada está alinhada ao propósito do Elos. Entendemos que, pelos objetivos com quais lançamos este documento, cabe aqui apontar alguns resultados indiretos, que não foram realizados pelo instituto, mas por pessoas que o fizeram através da aplicação de ferramentas por nós desenvolvidas; é o caso do Movimento Oasis.

Os relatórios do Elos são publicados anualmente desde 2009, pela primeira vez publicamos um relatório beinal. Todos os relatórios publicados estão disponíveis no site da organização. Confira: http://goo.gl/GgSrDL. Este conteúdo foi desenhado e executado com o objetivo de registrar não apenas as atividades, mas nosso processo de desenvolvimento institucional. É destinado aos nossos principais parceiros, e aqui incluímos a equipe Elos, apoiadores, comunidades e jovens empreendedores sociais que aplicam as ferramentas por nós desenvolvidas. Acreditamos e desejamos que este documento sirva de apoio ao aprofundamento da aplicação da Filosofia Elos e também como uma plataforma para aqueles que criam seus empreendimentos comunitários buscando uma estrutura organizacional e modelo de negócios que estejam alinhados aos seus propósitos.

As informações aqui apresentadas foram colhidas através de registros realizados em cada uma das ações, tais como listas de presença, depoimentos, fotografias e emails.

Dar a conhecer as ações realizadas pelo Elos e com parceiros, também faz parte da construção de uma postura transparente na qual cada ação

A organização deste relatório foi livremente inspirada na estrutura sugerida pelo Global Reporting Initiative. Este registro foi feito para você e, por isso, é muito importante para nós saber sua opinião. Pedimos que dedique 1 minuto para nos dizer como foi a sua experiência com este documento e nos ajude a garantir um conteúdo ainda melhor na próxima edição. Para isso, basta preencher o formulário (link http://goo.gl/B79qBe)


Sobre o Elos Em 14 anos de trajetória, tivemos nossas ações referendadas por diversas personalidades e organizações nacionais e internacionais: Em 2013, a Fundação Banco do Brasil premia o Jogo Oasis como ferramenta de política pública;

Em 2010, o Ministério da Cultura considerou o Elos uma organização de Notório Saber por seu trabalho com mobilização comunitária;

A metodologia desenvolvida pelo Instituto Elos é citada na pesquisa “O Sonho Brasileiro” de abrangência nacional realizada com jovens de todo o País;

Pela natureza dos serviços oferecidos à sociedade, o Instituto Elos recebeu e mantém os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal;

Em 2013 Oxfam reconhece o Jogo Oasis e o Instituto Elos como uma das duas melhores práticas apoiadas pela organização naquele ano em celebração realizada na Holanda A best seller americana Margaret Wheatley dedicou um capítulo do seu livro “Walk Out, Walk on” às ações do Elos, em especial o programa Guerreiros Sem Armas;

Renomado teórico da atualidade, o físico Fritjof Capra citou publicamente o Instituto Elos como exemplo de mudança verdadeira.


Impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos Rua Marechal Hermes - 37 Boqueirão - Santos - SP, Brasil CEP: 11025-040 +55 (13) 3326-4472 www.institutoelos.org Realização da publicação e projeto editoral: Instituto Elos Brasil Coordenação: Val Rocha Projeto e Produção Gráfica: Ariane Mates Texto e Edição: Val Rocha Revisão: Mariana Felippe e Ricardo Oliveros

Esta obra está licenciada por Creative Commons; Atribuição de uso-não-comercial; Não-a-obras-derivadas. Este material foi criado pelo Instituto Elos para fins específicos. Fique à vontade para utilizar para o seu próprio aprendizado e para compartilhar conhecimento com outros, reconhecendo a autoria. Qualquer dúvida entre em contato conosco através do e-mail elos@institutoelos.org

Relatório Elos 2013/2014  
Advertisement