Tendências 2022
Onde devemos focar nossa energia
Iniciamos 2002 com expectativa de mais calma e “normalidade”, mas as primeiras semanas já deixaram claro que a única certeza é a mudança. Quão preparado você está para lidar com esse mundo volátil, incerto, complexo, ambíguo, frágil, ansioso, não linear e incompreensível?
Como se preparar? Como preparar as empresas?
Na 2ª edição de “Tendências - onde devemos focar nossa energia” trazemos temas importantes que podem contribuir para ampliar seu olhar e ajudar a compreender algumas das mudanças que estão acontecendo. Nesta edição contamos também com a contribuição de especialistas externas enriquecendo nossa publicação. Boa leitura!
TENDÊNCIAS PARA REPENSAR A FORMA DE FAZER GESTÃO COMO DEVE SER A EMPRESA DO FUTURO? CONSTRUINDO UMA ORGANIZAÇÃO ANTIFRÁGIL LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – MAIS QUE UMA LEI, UMA PORTA DE OPORTUNIDADES ESG: A SIGLA QUE GANHOU FORÇA E ESTÁ TRANSFORMANDO O MERCADO O QUE ESTÁ POR TRÁS DE UMA EXPERIÊNCIA DO COLABORADOR REALMENTE VALIOSA SINAIS DE QUE UM BURNOUT PODE ESTAR PRESTES A ACONTECER 1 3 9 15 21 27 31 Índice
para repensar a forma de fazer gestão
Muitos executivos temiam que suas organizações fossem muito lentas, engessadas em estruturas complicadas e muito burocráticas. O que esses líderes temiam, e os dois últimos anos confirmam, é que suas empresas estão organizadas para um mundo que está desaparecendo.
Especialistas da consultoria McKinsey & Company afirmam que a forma de fazer gestão está mudando baseada em quatro grandes tendências:
Tendências
CONECTIVIDADE ELEVADA BAIXOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO AUTOMAÇÃO SEM PRECEDENTES MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS 1Singulari Consultoria Tendências 2022
CONECTIVIDADE ELEVADA
A crescente interconectividade acelera a disrupção, contrariando os princípios da inovação disruptiva.
O fluxo livre de informações colocam à prova as hierarquias existentes.
BAIXOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO
Barreiras no acesso à escala e custos para alcançá-la estão evaporando.
Burocracia interna apresenta mais atrito do que interações externas e transações de livre mercado.
AUTOMAÇÃO SEM PRECEDENTES
O aumento da automação enfraquece o forte pensamento operacional sobre o qual as organizações foram criadas.
200 anos de pensamento da gestão sobre controle e previsibilidade tornam-se obsoletos.
MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS
Profissionais da Geração Z e gerações posteriores terão aspirações de carreira novas e completamente diferentes das atuais.
Haverá mais variedade e aprendizado, mais liderança e oportunidades de promovê-la, mais impacto social e mais mobilidade na carreira.
2Singulari Consultoria Tendências 2022
COMO DEVE SER A EMPRESA DO FUTURO?
Baseado no artigo McKinsey: Organizing for the future: Nine keys to becoming a future-ready company
3Singulari Consultoria Tendências 2022
A maneira como as organizações se estruturam atualmente ainda se assemelha muito com a forma de fazer gestão dos séculos passados: hierarquias tradicionais, estruturas matriciais. O problema, muitas vezes, é que com o crescimento dos negócios essas estruturas ganham graus de complexidade que tornam esse modelo pouco funcional.
É de se esperar que esses modelos mecanicistas sejam pouco adequados para o ambiente complexo de hoje. Eles foram construídos para solucionar uniformidade, burocracia e controle, objetivos que minam o que as empresas priorizam agora: criatividade, velocidade e responsabilidade.
A resposta não é modificar os modelos antigos, mas substituí-los por algo radicalmente melhor.
4Singulari Consultoria Tendências 2022
Nove fundamentos organizacionais que destacarão as empresas prontas para o futuro.
Fonte: McKinsey and Co.
Identidade Operacionalização Crescimento
Posicione-se com propósito
Fortaleça os valores
Use a cultura como diferencial
5Singulari Consultoria Tendências 2022
Adote uma estrutura
Fortaleça a tomada de
Valorize mais talentos a capital
Adote uma perspectiva de
horizontal
ecossistema Acelere o aprendizado na organização Construa plataformas digitais ricas em dados
decisão 6Singulari Consultoria Tendências 2022
Identidade
As pessoas desejam pertencer e anseiam fazer parte de algo maior do que elas. As empresas que se fixam apenas nos lucros perderão espaço para as organizações que criam uma identidade forte que atenda às necessidades dos colaboradores por coesão social, propósito e significado.
As organizações preparadas para o futuro realizam isso de três maneiras: elas deixam claro seu propósito; sabem como criam valor e o que as tornam únicas; e criam culturas fortes e distintas que ajudam a atrair e reter as melhores pessoas.
Operacionalização
Depois que as organizações imprimem sua identidade, elas precisam otimizar para aumentar a velocidade. Os modelos operacionais precisam ser rápidos, ágeis e sem atrito para criar formas de trabalho que promovam agilidade e simplicidade.
Eles precisam permitir que uma rede de equipes dinâmicas e capacitadas encontre espaços de valor, inclusive em níveis menos estratégicos da empresa, onde os colaboradores tendem a estar mais próximos dos clientes.
7Singulari Consultoria Tendências 2022
Crescimento
À medida que a conectividade e a automação aumentam e as expectativas das gerações mais jovens mudam, as empresas devem estar preparadas para uma adaptação ágil e constante se desejam crescer com alguma consistência.
Fazer isso envolve interação frequente com as partes interessadas, tecnologia e equipe. A melhor maneira de garantir isso é aproveitando um ecossistema vibrante de parceiros fora dos limites tradicionais da empresa, construindo plataformas de tecnologia ricas em dados que suportam o crescimento e a inovação, e acelerando o aprendizado para abastecer o mecanismo de talentos de que precisam para ter sucesso.
8Singulari Consultoria Tendências 2022
Construindo uma organização antifrágil
Baseado no artigo McKinsey: Business Resilience
O mundo está passando por mudanças cada vez mais rápidas, imprevisíveis e sem precedentes. Porém, em todos os setores, a maioria das empresas se manteve focada nos ganhos de curto e médio prazo. Os últimos dois anos deixaram claro que para conseguir prosperar no mercado atual é necessário adotar uma nova abordagem.
Os eventos catastróficos se tornarão mais frequentes, mas menos previsíveis. Eles se desenvolverão mais rápido, mas de maneiras mais variadas. A revolução digital e tecnológica, as mudanças climáticas e a incerteza geopolítica desempenharão papéis importantes. Por isso, o mundo de hoje exige mais do que resiliência financeira.
9Singulari Consultoria Tendências 2022
Acredita-se que a verdadeira resiliência requer foco equilibrado em seis dimensões:
10Singulari Consultoria Tendências 2022
Resiliência financeira
As instituições devem equilibrar objetivos financeiros de curto e longo prazo. Uma sólida posição de capital e liquidez suficiente permitem que as organizações enfrentem quedas rápidas na receita, aumento de custos ou problemas de crédito. A maioria das empresas deve se proteger contra a deterioração dos mercados e o acesso reduzido a capital, dívida ou patrimônio líquido.
Resiliência operacional
Organizações resilientes mantêm uma capacidade de produção robusta que pode se flexibilizar para atender às mudanças na demanda e ainda permanecer estáveis em caso de interrupção operacional, tudo sem sacrificar a qualidade.
11Singulari Consultoria Tendências 2022
Resiliência tecnológica
As empresas resilientes investem em uma infraestrutura forte, segura e flexível, incluindo gestão de ameaças cibernéticas. Elas mantêm e utilizam dados de alta qualidade de uma forma que respeita a privacidade e evita preconceitos, em conformidade com todos os requisitos regulamentares. Ao mesmo tempo, implementam projetos de TI grandes e pequenos para acompanhar as necessidades do cliente, demandas competitivas e requisitos regulatórios.
12Singulari Consultoria Tendências 2022
As empresas resilientes promovem uma força de trabalho diversificada na qual os colaboradores se sentem incluídos e podem entregar o melhor desempenho. Elas recrutam deliberadamente os melhores talentos, desenvolvem, aprimoram ou requalificam os colaboradores com flexibilidade e rapidez. A cultura e os comportamentos desejados reforçam-se mutuamente, apoiados por regras e padrões cuidadosamente desenvolvidos, ao mesmo tempo que promove uma tomada de decisão rápida e ágil.
Você é o que você faz. Instituições resilientes alinham seus valores com suas ações, com suas palavras. Uma ampla gama de partes interessadas - de colaboradores a clientes, investidores e a sociedade em geral - procura cada vez mais responsabilizar as empresas de várias maneiras, desde a promessa de sua marca até sua postura em questões ambientais, sociais e de governança (ESG). A resiliência exige um forte senso de identidade que orienta as ações.
Resiliência organizacional Resiliência de reputação
13Singulari Consultoria Tendências 2022
Resiliência do modelo de negócios
Organizações resilientes mantêm modelos de negócios que podem se adaptar a mudanças significativas na demanda do cliente, no cenário competitivo, nas mudanças tecnológicas e no terreno regulatório. Isso envolve manter um portfólio de inovação e valorizar o empreendedorismo. Particularmente em tempos de crise, as organizações resilientes farão apostas estratégicas para evoluir seus modelos de negócios.
14Singulari Consultoria Tendências 2022
L ei G eral de P roteção de D ados
Mais que uma lei, uma porta de oportunidades.
Artigo escrito por Rayane Lins Sócia-coordenadora da Área Civil e Consultora de Privacidade e Proteção de Dados da DD&L
Uma das grandes questões práticas que têm envolvido a proteção de dados e privacidade é sobre a resistência de diversas empresas quanto à adequação à LGPD 1 .
Muito além das empresas serem tão somente convencidas sobre o cumprimento dessa determinação legal, a proteção de dados precisa fazer parte da cultura e dos valores que a empresa acredita. Ou seja, a privacidade e a proteção de dados devem ser crenças defendidas pelas empresas, buscando uni-los aos demais interesses da organização.
1 Lei 13.709, 14.08.2018
15Singulari Consultoria Tendências 2022
Os gestores que ainda não aceitaram a LGPD e sequer iniciaram a adequação em suas empresas costumam pensar de forma equivocada:
LGPD não se aplica ao meu negócio
Dado pessoal é a mesma coisa que informação confidencial LGPD é um obstáculo
As práticas da minha empresa já estão adequadas
A responsabilidade é do meu prestador de serviços
Tenho uma visão geral de registro de operações de tratamento e isso basta
Não acho importante dedicar tanta atenção ao tratamento de dados pessoais
Não importa quais dados devo manter e quais devo descartar, preciso de todos
O que eu sei sobre dados pessoais já é suficiente para o meu negócio
Não preciso de ajuda para adequar a minha empresa à LGPD
16Singulari Consultoria Tendências 2022
Então como transformar a proteção de dados em valor para a empresa?
A capacitação ocorre por meio da aprendizagem, conhecimento e consciência coletiva da importância dos valores. Dessa forma a organização melhora a sua capacidade, desempenho organizacional e, consequentemente gera uma vantagem competitiva.
Portanto, não é possível convencer uma organização sobre algo que ela não conhece ou que não acredita, motivo pelo qual é fundamental que as empresas sejam ensinadas sobre as vantagens do valor da proteção de dados para os seus efeitos e a relevância de toda a organização estar envolvida para que tenha independência de compartilhar e dirimir onde e como utilizar o entendimento que foi transmitido.
17Singulari Consultoria Tendências 2022
É necessário haver mudança de mindset, pois a LGPD existe para proteger os dados dos titulares, o que inclui os empregados e os clientes e, se a empresa não segue a lei, ela não consegue dar tal garantia.
Observe ainda que a LGPD também se aplica às pequenas empresas, logo todos os negócios no território brasileiro, independentemente do tamanho, devem cumprir a lei, de modo que os princípios da LGPD devem ser seguidos pelas empresas, que podem e devem usar a lei como um diferencial.
18Singulari Consultoria Tendências 2022
Melhora no relacionamento com o cliente, pois mostrar que sua empresa se preocupa com a segurança dos dados é uma forma de construir uma imagem positiva junto aos seus clientes e a empresa ganha credibilidade social.
Aumento da segurança jurídica, posto que a LGPD garante a proteção e segurança dos dados pessoais e está alinhada com as legislações de diversos outros países, o que garante a reputação de ambiente seguro para tratamento e utilização de dados pessoais.
Segurança cibernética otimizada, haja visto que trabalhar a privacidade e o uso de dados pessoais com seriedade demanda que as empresas criem fluxos de trabalho mais conscientes e seguros.
Aumento da produtividade, já que ao eliminar informações pessoais desnecessárias ao negócio propicia um aumento na qualidade das informações que são realmente decisivas e necessárias às empresas e os bancos de dados tornam-se confiáveis, pois são alimentados com informações precisas de clientes verdadeiros e relevantes às transações comerciais da empresa.
Estar de acordo com a LGPD significa um investimento extra que traz muitos benefícios, dos quais podemos destacar:
19Singulari Consultoria Tendências 2022
A Cisco Systems, Inc. é uma companhia transnacional americana e a Cisco CyberSecurity publicou a pesquisa Data
Privacy Benchmark Study 2020, a seguir:
A maioria das organizações obtém retornos muito positivos sobre seus investimentos em privacidade.
Para mais de 40%, os benefícios são pelo menos o dobro de seus gastos com privacidade.
Mais de 70% das organizações afirmam receber benefícios comerciais significativos da privacidade, como eficiência operacional, agilidade e inovação.
Para cada libra gasta em privacidade de dados, as empresas estão recebendo £ 2,70 de ROI (Return on Investment), em melhorias em sua mitigação de perda de dados, agilidade, inovação, fidelidade do cliente e outras áreas importantes.
82% das organizações veem as certificações de privacidade, como ISO 27701 e Privacy Shield, como um fator de compra ao selecionar um produto ou fornecedor.
Redução dos atrasos de vendas
Redução de perdas atenuantes de violação de dados
Aumento de 71% decorrente de agilidade e inovação
Conquista de 72% de operacional na eficiência de controle de dados
A empresa se torna 73% mais atraente para investidores
Aumento na construção de lealdade e confiança com os clientes
67% 71% 71% 72% 73% 74%
20Singulari Consultoria Tendências 2022
a sigla que ganhou força e está transformando o mercado
Artigo escrito por Mariana Leite Gerente de Negócios & ESG na Bemol
ESG está transformando a forma como as empresas enxergam a longevidade dos seus negócios, sendo um movimento que promove uma busca incessante por mudanças e, por isso, é necessário conhecer e dar o primeiro passo, sendo um propulsor de novas ações dentro do seu cenário. Não se trata de uma mudança temporária ou ações pontuais, mas de estratégia.
21Singulari Consultoria Tendências 2022
O termo ESG surge em 2004 em uma publicação do Pacto Global¹ em parceria com o Banco Mundial, liderada pelo então secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, através de um relatório intitulado: “Who Cares Wins”, traduzido livremente como “Quem se importa ganha” ou “Ganha quem se importa”.
Kofi Annan quis incomodar 50 CEOs de grandes instituições financeiras. Imagino que ao ler “instituição financeira”, você começa a concluir os motivos que motivaram Kofi Annan a fazer isso: o resultado efetivo a partir das mudanças que envolvem esse mercado. Até então as discussões sobre o futuro do planeta estavam sendo propagadas sem os resultados esperados. Mas como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais?
As cartas anuais aos CEOs de Larry Fink da BlackRock são outro marco importante. Atualmente a maior gestora de ativos do mundo, administra um patrimônio de mais de US$ 9 trilhões de dólares. Na carta de 2018, Larry Fink trouxe o primeiro recado: as empresas precisariam desempenhar um melhor papel nas melhorias do meio ambiente, comunidades e no aumento da diversidade de suas forças de trabalho, trazendo destaque para a palavra propósito. Em 2019 reforça:
“O propósito não é só a busca pelo lucro, mas é a força motriz para conquistá-lo.” ² 22Singulari Consultoria Tendências 2022
A carta para 2020 traz um recado mais forte: A BlackRock sairia de investimentos que apresentassem alto risco relacionado à sustentabilidade. Ele deixa claro em suas cartas que a comunicação agora não se dá apenas para com os acionistas, mas com todas as partes interessadas, ou seja, comunicação transparente e acessível.
A pandemia acelerou mudanças em todos os aspectos: saúde, futuro do trabalho, governança, cultura das empresas, transformação digital e muitos outros assuntos que contemplam a pauta ESG em diversas estruturas organizacionais, independente, por exemplo, de terem core business semelhantes.
A partir de “Who Cares Wins” foram desenvolvidos os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), com o número de signatários que saiu de 100 para quase 4.000 e, segundo o relatório PRI³ de 2021, uma gestão de quase US$100 trilhões de dólares significativa para esse impacto.
23Singulari Consultoria Tendências 2022
Acreditamos que um sistema
As cartas de Larry Fink também ecoaram no mercado com resultados. A própria gestora preparou uma pesquisa intitulada “Pesquisa Global de Investimentos Sustentáveis 2020”4, com 425 investidores em 27 países que administram US$ 25 trilhões de dólares: 54% consideram que os investimentos sustentáveis são fundamentais para os resultados.
financeiro global sustentável e economicamente eficiente é uma necessidade para a criação de valor a longo prazo. Esse sistema recompensará o investimento responsável de longo prazo e beneficiará o meio ambiente e a sociedade como um todo.
24Singulari Consultoria Tendências 2022
Esses investidores planejam dobrar a participação dos ativos ESG em suas carteiras, o que elevará o percentual total de 18% para 37% até 2025.
ESG deixa de ser pauta somente do mundo financeiro e de acionistas.
É importante destacar que mesmo que a sua empresa não esteja listada na bolsa de valores ou relacionada ao mercado de capital, há ainda inúmeras vantagens de incorporar as estratégias, dentre elas:
Ter um efetivo acompanhamento das mudanças de hábitos de consumo Lucratividade: ganhos de produtividade e redução em despesas operacionais
Oportunidade de novos negócios Redução de riscos
Se quiser longevidade, independente da sua configuração, precisará se importar com ESG mesmo com passos mais curtos. Os critérios estão relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e são ponto fundamental para conectar com a matriz de materialidade da sua empresa.
25Singulari Consultoria Tendências 2022
Existem empresas que aproveitam o tema para propagarem uma imagem aparentemente positiva, com ações pontuais e desconectadas de métricas e resultados que realmente trarão as mudanças esperadas. Outras praticam o “Greenwashing”, camuflando, mentindo ou omitindo informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa no meio ambiente.
Mas acredito que você será agente fundamental para a propagação do ESG que contribui para o futuro sem romantismos, com ações efetivas e de visão de longo prazo.
Vamos nos encontrar nessa jornada?
Publicação do Pacto Global
Carta aos CEOs 2019
Pesquisa de Sustentabilidade
¹
²
³ Relatório PRI 4
26Singulari Consultoria Tendências 2022
O que está por trás de uma experiência do colaborador realmente valiosa
Nos últimos dois anos quantas vezes você parou para refletir e repensar profundamente sobre aspectos da sua vida? Se você está usando seu tempo de maneira adequada ou se sua carreira/empresa fazem sentido na fase que você está vivendo? Essa reflexão foi feita por profissionais do mundo inteiro e em alguns países gerou um fenômeno chamado the Great Resignation, ou a Grande Renúncia, onde milhares de pessoas pediram demissão de seus trabalhos. Vários são os motivos para essa saída em massa, mas construir uma vida com mais propósito, busca por melhores ambientes profissionais e maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional são apontados como os mais frequentes.
27Singulari Consultoria Tendências 2022
Desde março de 2020, a McKinsey entrevistou quase 1000 pessoas para avaliar suas opiniões sobre o trabalho e como ele mudou. Embora a experiência de cada entrevistado seja pessoal e específica para eles, tópicos comuns surgiram.
Os trabalhadores têm sede de confiança, coesão social e propósito.
Eles querem sentir que suas contribuições são reconhecidas e que sua equipe é verdadeiramente colaborativa.
Eles desejam responsabilidades e oportunidades claras de aprender e crescer.
Eles esperam que seu senso de propósito pessoal se alinhe com o de sua organização.
E eles querem um ambiente físico e digital apropriado que lhes dê a flexibilidade para alcançar aquele equilíbrio difícil entre trabalho e vida pessoal.
28Singulari Consultoria Tendências 2022
No cenário atual é necessário pensar em estratégias de engajamento e não apenas de retenção. É pensar em toda a experiência do colaborador (employee experience) e entender que ele tem (e precisa ter!) uma vida rica fora da empresa.
A experiência do colaborador (EX) é como os profissionais internalizam e interpretam as interações que eles têm com e dentro da organização e os contextos que influenciam essas interações.
Para construir uma EX que faça sentido, os colaboradores devem participar do processo de estruturação, co-criando e iterando ao longo do tempo.
Além de uma EX robusta e estruturada, gestores podem contribuir para uma percepção de valor maior quando deixam de colocar – para si e para seu time – o trabalho como a única fonte de realização do propósito. Trabalho deve estar alinhado ao seu propósito de vida, ele não deve SER o propósito.
29Singulari Consultoria Tendências 2022
Resultados positivos da satisfação com a EX:
Para o colaborador
Colaboradores satisfeitos com sua experiência são:
mais propensos a permanecer na organização
mais propensos a se esforçar em suas atividades
mais propensos a entregar alto desempenho
Para a organização
Organizações que têm colaboradores satisfeitos são:
mais propensas a garantir a satisfação dos clientes
mais propensas a inovar em seus processos
mais propensas a conquistar boa reputação
Fonte: Pesquisa Gartner The Modern Employee Experience 2020
60% 52% 69% 48% 89% 56% 30Singulari Consultoria Tendências 2022
Sinais de que um burnout pode estar prestes a acontecer
31Singulari Consultoria Tendências 2022
Os últimos dois anos elevaram os trabalhadores a um novo nível de exaustão. Nesse período, quase 70% dos trabalhadores que fizeram a transição para o trabalho remoto disseram que trabalharam nos fins de semana - com 45% trabalhando mais durante a semana do que antes, de acordo com uma pesquisa de 2020 com 2.800 trabalhadores realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento sediada em Los Angeles.
E o esgotamento está aumentando: mais da metade dos trabalhadores disse estar sofrendo de burnout em 2021, contra 43% em 2020.
Burnout é a extinção da motivação ou incentivo, especialmente quando a devoção de uma pessoa a uma causa ou relacionamento falha em produzir os resultados desejados. Desde 1º de janeiro de 2022 passou a ser considerado doença ocupacional e definido como estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso.
32Singulari Consultoria Tendências 2022
Falta de motivação
O burnout é caracterizado por três sintomas principais
Falta de prazer no seu trabalho
Falta de crença na sua capacidade de completar tarefas (sensação de ineficácia)
Embora reconhecer os sintomas seja a chave, é fundamental que a liderança promova uma mudança verdadeira e construa uma cultura que promova saúde e desenvolvimento pessoal, evitando o esgotamento dos colaboradores. Afinal, burnout não é um problema apenas individual. É um problema organizacional!
33Singulari Consultoria Tendências 2022
Existem alguns sinais que podem alertar para um possível burnout como:
Começar a sentir-se desconectado do seu trabalho e de outros interesses
Parar as rotinas que antes lhe causavam prazer e bem-estar, como prática de esportes
Tornar-se mais apático e sem esperança
Ter episódios de névoa cerebral (brain fog), e assim cometer erros banais, esquecer palavras, perder compromissos
Sentir exaustão física e emocional com frequência
34Singulari Consultoria Tendências 2022
A autora do livro The Burnout Epidemic, Jennifer Moss, afirma: “Não só ignorar este problema generalizado e em rápida evolução acarreta muitos custos financeiros, mas os custos humanos são simplesmente inaceitáveis.” Identificar o estresse crônico e lidar com ele antes que se torne um quadro de burnout é vital - tanto para colaboradores quanto para empregadores. Ao identificar sinais de estresse, é necessário promover conversas colaborador-empresa para gerenciar a agenda e garantir que o trabalhador esteja fazendo pausas, reabastecendo seu corpo e mente e estabelecendo limites claros entre trabalho e vida pessoal.
“Para uma relação saudável e equilibrada com a vida profissional é necessário que o indivíduo tenha outras fontes de realização e prazer, e para isso ele precisa ter tempo fora do trabalho.”
Luciana Nogueira Minev – CEO Singulari Consultoria
35Singulari Consultoria Tendências 2022
Organização
Luciana Nogueira Minev Elizabeth
2ª edição Tendências Singulari 2022