Especial copacol

Page 5

especial

Diário Indústria&Comércio

Curitiba, dezembro de 2013 | Pág. C5

Cooperativismo

Paraná deve desenvolvimento às cooperativas Mais de uma instituição econômica é uma sociedade de pessoas “O cooperativismo é reconhecido no mundo todo como um movimento importante para o desenvolvimento das comunidades. Cooperativas contribuem para o bem-estar social e econômico dos associados e para a dinamização da economia local; ajudam a organizar a atividade rural ao propiciar aos pequenos produtores uma melhor posição de negociação”, afirmam o engenheiro agrônomo José Roberto Rickem, no Sistema Ocepar, e o professor Gilson Martins, da PUC/PR, em artigo publicado na revista PUC/PR pensa Economia & Negócios, 4º trimestre de 2013. Essas razões e muito mais, algumas enumeradas no artigo, reconhecem o sistema como fundamental no desenvolvimento socioeconômico do Paraná, tendo como exemplo neste especial a Copacol, cooperativa sediada em Cafelândia, oeste do Paraná, que alavanca a economia e o desenvolvimento social de vários municípios da região. Mas o que é cooperativismo? A publicação “As cooperativas e o desenvolvimento econômico social do Paraná”, do Sistema Ocepar, em sua 3ª edição (2012), define como “uma sociedade de pessoas”. Em sua forma moderna, nasceu em 1844, durante a Revolução Industrial da Inglaterra. Surgiu da necessidade das pessoas se unirem em torno de um objetivo comum, com a finalidade de atingir benefícios econômicos e sociais. Assim, a filosofia criada ali, deu valor às pessoas, muito mais que aos resultados econômicos.

Princípios do cooperativismo

Pensadores e filósofos estabeleceram princípios norteadores, baseados nos valores de autoajuda. Valores que foram solidificados e aperfeiçoados formando os princípios que hoje o setor segue a risca. Aqui estão os resumos dos mais importantes princípios. 1º Princípio - Adesão voluntária e livre - As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como cooperados, sem discriminações sociais, raciais, políticas, religiosas ou de gênero.

Cooperativas representam 55% da economia agrícola do Paraná Mas elas também atuam no consumo, crédito, educação, habitação, infraestrutura, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer

2º Princípio - Gestão democrática e livre - As cooperativas são organizações democráticas, controladas por seus cooperados, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os conselheiros e diretores são eleitos nas assembleias. 3° Princípio – Participação econômica dos cooperados – Os cooperados contribuem equitativamente e controlam democraticamente o capital de suas cooperativas. Os cooperados destinam os excedentes a finalidades como o desenvolvimento da cooperativa, eventualmente através da criação de reservas, parte das quais, pelos menos será, indivisível; benefício aos cooperados na proporção das suas transações com a cooperativa; apoio a outras atividades desde que aprovadas pela assembleia geral dos cooperados. 4° Princípio - Autonomia e independência As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos cooperados. Em caso de firmarem acordos com outras organizações - incluindo instituições públicas - ou recorrerem a capital externo, devem fazê-Io em condições que assegurem o controle democrático pelos cooperados e mantenham a autonomia da sociedade.

5° Princípio - Educação, formação e informação - As cooperativas promovem a educação e a formação de seus cooperados, dos representantes eleitos, dos gerentes e de seus funcionários, de forma que estes possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento da cooperativa. Divulgam os princípios de cooperativismo, e informam a natureza e os benefícios da cooperação para o público em geral, particularmente para os jovens e os líderes de opinião. 6° Princípio – Intercooperação - Para as cooperativas prestarem melhores serviços a seus cooperados e agregarem força ao movimento cooperativo, devem trabalhar em conjunto com as estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais. 7° Princípio - Interesse pela comunidade - As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos cooperados. Esses princípios são válidos em qualquer parte do mundo, independente dos regimes econômicos e políticos. As cooperativas seguem estes princípios na busca solidária de soluções para problemas comuns das pessoas que as integram.

No total, contando-se somente as que são registradas na Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Ocepar, elas movimentam cerca de 13% de toda riqueza produzida do Estado. São 240 cooperativas, com mais de 734 mil cooperados, envolvendo direta e indiretamente mais de 2,5 milhões de pessoas. Eis os números: RAMO

COOPERATIVAS

COOPERADOS

COLABORADORES

Agropecuário

81

132.744

53.180

Consumo

01

1612

17

Crédito

65

575.530

4.486

Educacional

14

955

128

Habitacional

01

77

06

Infraestrutura

09

9.060

345

Saúde

34

10.214

3.978

Trabalho

08

1.198

33

Transporte

24

2.364

223

Turismo e lazer

03

3887

05

240

734.141

62.401

TOTAL


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.