Projeto Galeria dos Reitores da UNESP

Page 7

7

4. Metodologia a) Definição da estrutura modular “Composição é a arte de se distribuir os elementos integrantes de um projeto gráfico. A linha, a unidade, o equilíbrio e demais fatores conjugados ao tema criam uma mensagem, chamando a atenção, determinando o interesse, propondo a motivação para o fim específico da comunicação.” Milton Ribeiro

Composição, portanto, é a organização dos elementos e suas relações. Essa organização pode ser objetiva, racional e extremamente eficaz através da utilização de técnicas pré-estabelecidas, sem que a inspiração intuitiva seja afastada. Para que se possa instituir esta organização dos elementos partícipes da Galeria dos Reitores e todas as relações entre estes, antes será estabelecida uma modulação padrão (o grid). Este grid será estruturado em cinco módulos (em referência às cinco letras que formam o logotipo UNESP) e utilizado como delineador dos modos de aplicação dos elementos inseridos na composição. A modulação seguirá as normas do Programa de Identidade Visual UNESP. Alexandre Wollner expõe claramente a importância do Grid (modulação): “Design, para alguns é: pensar livremente a partir da intuição artística, criar coisas novas, esboçar projetos iniciais, mas, na hora de executá-los, percebe-se que é preciso que sua idéia passe integralmente para milhares de pessoas, por isso é preciso ter uma linguagem técnica, inteligível por todos, sem contudo descaracterizar sua criação e esta técnica tem uma gramática: é o chamado grid, isto é, projetar qualquer trabalho gráfico dentro de uma estrutura. A técnica do grid não é fechada e rígida como possa parecer, ela enriquece as possibilidades de um projeto. Trabalha-se com duas linguagens: digital, que é a tecnologia, e analógica, que é a intuição. Dentro do conceito de grid, podemos citar os universais: Leonardo da Vinci, Dürer, Galileu, Copérnico, Guttemberg, Einstein, Le Corbusier e Norbert Wiener. Tal conceito é abrangido pela física quântica, gestalt, behaviorismo e arte concreta.” “Considero a definição de uma modulação estrutural fundamental em qualquer projeto gráfico; é o ponto de partida para a construção de todos os elementos visuais de comunicação.”

A aplicação dos módulos do grid obedecerá à utilização dos números (2, 3, 5) integrantes da Série de Fibonacci, que tem forte relação com a Seção Áurea e as dimensões humanas, através destes números obteremos uma relação harmônica e coerente entre as partes e o todo, ou seja, retratos e parede. Série de Fibonacci 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, ... foi construída de maneira que cada número é a soma dos dois números precedentes e está sempre em relação proporcional com o número anterior e o seguinte, sendo a razão de proporção muito próxima da seção áurea. Seção Áurea O poder do segmento áureo de criar harmonia advém de sua capacidade única de unir as diferentes partes de um todo, de tal forma que cada uma continua mantendo sua identidade, ao mesmo tempo que se integra ao padrão maior de um só todo. A parte menor está para a maior assim como a maior está para o todo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.