Projeto educativo “Leva Portugal ao Mundo” Imagine lançar ao mar um pequeno barco não tripulado e segui-lo enquanto atravessa o Oceano ao sabor do vento e das marés. Esta é a premissa deste projeto que propõe o lançamento e monitorização de um pequeno veleiro não tripulados equipado com GPS. As oportunidades educativas são diversas e abrangem áreas como as ciências naturais, geografia, história, matemática, cidadania, tecnologias de informação, artes, língua portuguesa e inglês. Se o barquinho chegar a novo destino, de imediato se desenvolvem relações entre quem o lançou e quem o recebeu, permitindo uma interação entre pessoas de diferentes países e culturas. Este projeto foi desenhado para alunos de 2º e 3 º ciclo do ensino básico (idealmente poderemos envolver no projeto duas turmas). Durante o desenvolvimento do projeto, haverá acompanhamento próximo da equipa do Kit do Mar e interacções com investigadores do Instituto Superior Técnico.
Objetivos:
Explorar de forma holística a relação biunívoca entre a Humanidade e o Oceano. Aumentar o conhecimento científico acerca do Oceano. Sensibilizar as crianças e jovens para a importância do seu papel na reflexão e ação sobre problemas relacionados com o Oceano. Desenvolver competências transversais de comunicação, planificação, criatividade, trabalho colaborativo. Aproximar as crianças de outras culturas.
Princípios da OL abordados durante o projeto: Princípio 1: A Terra tem um Oceano global e muito diverso. Princípio 3: O Oceano exerce uma influência importante no clima. Princípio 6: O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados. Princípio 7: Há muito por descobrir e explorar no Oceano. Disciplinas que podem estar envolvidas: Na disciplina de ciências naturais - para estudar as correntes, os ventos, temperatura, meteorologia, etc. Na disciplina de história/geografia – para compreender as rotas marítimas da época dos descobrimentos, estudar os continentes, países, oceanos, conceito de latitude longitude, etc.