
13 minute read
Arduino – Solução inteligente para projetos em elevadores
TECNOLOGIA
Arduino – Solução inteligente para projetos em elevadores
Advertisement
Por Newton C. Braga
Os recursos de automação dos elevadores e sistemas associados exigem cada vez mais o uso de microcontroladores. Seus recursos avançados e até de operação sem fio levam as instalações que usam elevadores e um grau de sofisticação cada vez maior. O uso de todos os recursos de microcontroladores, como o Arduino, é de grande importância tanto para o profissional da manutenção como também para os que desejam desenvolver novos produtos.
Uma palavra que está na boca de todos que trabalham com tecnologia em nossos dias é IoT, ou Internet of Things (Internet das Coisas). Objetos e tudo que usamos no nosso dia a dia estarão conectados à internet no futuro. Na verdade, já está. Podemos acionar a fechadura de nossa casa pelo celular, nossas câmeras de segurança e até nosso forno de microondas se comunica com outros objetos usando redes sem fio.
O elevador também está se conectando à internet e pode ir além com avançados que incluirão novos aplicativos. Na verdade, um mundo de aplicativos que merece uma atenção especial quando tratamos de mobilidade e utilização por humanos é o que está diretamente ligado às pessoas com necessidades especiais.
Tudo isso significa que o profissional tanto da manutenção, instalação, como do projeto de tudo que está relacionado com elevadores deve estar preparado para entender as novas tecnologias usadas.
Figura 1 - Elevador de serviço controlado por Arduino
De sistemas de segurança, acessibilidade, reconhecimento biométrico e outros o profissional deve entender como as novas tecnologias operam nisso tudo. Os microcontroladores já têm sido utilizados em muitas aplicações relacionadas com os elevadores há muito tempo. No entanto, na maioria dos casos são usados tipos específicos que tem fabricantes proprietários.
Mas, o que está ocorrendo em nossos dias é que existe uma infinidade de pequenos fabricantes que terceirizam aplicações e que podem ser usadas juntamente com as aplicações dos grandes fabricantes. Em especial temos os fabricantes de pequeno porte que se baseiam em tecnologias acessíveis, como a do Arduino.
Esse pequeno microcontrolador que começou como algo que deveria ser usado no ensino, se propagou, cresceu em recursos e hoje temos uma grande variedade de tipos que são usados por pequenas indústrias no desenvolvimento de produtos específicos.
Aplicações IoT, que incluem recursos que podem ser agregados a uma aplicação predial, por exemplo, um elevador podem ser facilmente ser elaborados com base em Arduino. Assim, para o profissional dessa área conhecer a linguagem de programação, aprender a trabalhar com esse tipo de microcontrolador pode abrir campos interessantes de atividades para se ganhar dinheiro.
Hoje, navegando na Internet, encontraremos uma grande quantidade de projetos experimentais, didáticos, e de maquetes com elevadores justamente usando o Arduino. Esses projetos mostram que nos cursos de automação industrial, predial e residencial a base para entender os processos de funcionamento de elevadores está justamente neste tipo de componente.
O que é o Arduino
O controle de dispositivos de forma inteligente se baseia em dispositivos eletrônicos denominados microcontroladores. Diferentemente dos microprocessadores que processam sinais realizando operação matemáticas, os microcontroladores, por outro lado, realizam operações de controle de dispositivos externos a parir do processamento de sinais que recebem de comandos ou sensores.

Figura 2 - Arduino Uno

Existem diversos tipos de microcontroladores populares, um deles é o Arduino, que possuem recursos para a ligação de muitos sensores e podem comandar dispositivos de diversos tipos, quer seja diretamente, quer seja usando shields. Shields são placas adicionais que possuem recursos para o controle de dispositivos de alta potência, quer seja diretamente (semicondutores), quer seja através de relés. Esses shields podem ser usados para controlar motores, solenoides, lâmpadas etc. Podem até funcionar como contatores. Também existem os shields de comunicação que possibilitam o acesso a redes WiFi, LoRa e aos sensores dos mais diversos graus de sofisticação. Aprender Arduino não é difícil e se você quer começar com início, aprendendo eletrônica, pode utilizar nossos livros, nossos artigos e nossos cursos a distância. Visite nosso site.
Sobre o autor
Newton C. Braga é autor de centenas de livros sobre eletrônica e proprietário do Instituto Newton C. Braga que mantem cursos à distância e um site com mais de 30 000 artigos técnicos em: www.newtoncbraga.com.br
Figura 3 – Exemplo de elevador com Arduino

LANÇAMENTOS
Yaskawa lança o Inversor de Frequência GA500
Dentro de seu compromisso de desenvolver produtos sustentáveis, flexíveis e fáceis de utilizar, a Yaskawa Elétrico do Brasil, multinacional japonesa líder mundial na fabricação de inversores de frequência e servo acionamentos, prepara-se para lançar em setembro deste ano o Inversor de Frequên-
cia GA500.
Segundo Anderson Sato, diretor técnico da Yaskawa, além da confiabilidade referência da marca, o GA500 garante tempo mínimo de 10 anos de operação contínua. “Seu design atende os requisitos RoHS2, sendo um produto de caráter sustentável, sem agredir o meio ambiente. Possui categoria de segurança SIL3/ PLe, certificada pela TÜV (*), permitindo que atenda os mais restritos padrões de segurança, estendendo o tempo de operação do maquinário”, informa Sato.
Desenvolvido nas versões 220Vca (monofásico), 220Vca (trifásico) e 380/330Vca (trifásico), o Inversor de Frequência GA500 tem grande flexibilidade, podendo ser aplicado em potências de até 40 CV.
O GA500 pode operar diversos tipos de motores, incluindo motores de indução (IM), de imã permanente (IPM/SPM) e síncronos de relutância (SynRM). Para aplicações com comunicação em rede, o GA500 oferece diversos protocolos industriais que auxiliam sua inserção na Industrial Internet of Things (IIoT), incluindo os protocolos tradicionais de rede como EtherNet/IP, PROFINET, Modbus TCP/IP, EtherCAT, DeviceNet, PROFIBUS DP e Modbus RTU (padrão).
“O GA500 foi projetado para maximizar um dos recursos mais valiosos do usuário: tempo. Assim sendo, pode ser programado sem conectá-lo a fonte primária de alimentação, ou seja, o operador consegue configurar o inversor, mesmo sem energia disponível. Além disso, possui anel de LEDs de status bem visível, de modo a ser identificado mesmo à distância”, destaca Sato.
Um dos diferenciais do GA500 é o aplicativo DriveWizard Mobile, por meio do qual se pode programar e/ou monitorar o inversor de frequência, através de redes móveis em smartphones ou tablets. O aplicativo também permite acesso instantâneo à Yaskawa Drive Cloud, para armazenar confiavelmente as informações do inversor e acessá-las de modo remoto.
Mais informações: www. yaskawa.com.br (*) TÜV é uma sigla alemã para
Technischer Überwachungsve-
rein, que significa Associação de Inspeção Técnica.










NOTÍCIAS
ExpoElevador realiza lives no instagram sobre temas relacionados ao setor do transporte vertical
Com a finalidade de trazer conhecimento, novidades e informações sobre o setor do transporte vertical, a ExpoElevador, em parceria com a Revista Elevador Brasil, iniciou uma programação de lives em seu perfil no instagram. Apresentada pelo diretor comercial da ExpoElevador e da Revista Elevador Brasil, Edilberto Almeida, as lives contam com a participação de convidados especiais para debater os temas propostos – temas sempre atuais e pertinentes para o segmento. Durante a live, os espectadores podem fazer perguntas relacionadas ao assunto.
“Nós, da Revista Elevador Brasil, falamos com todo o mercado do setor de elevadores no país e estamos sempre utilizando as ferramentas que a atualidade nos permite usar. A internet é uma des-



tas ferramentas para que possamos nos comunicar com nosso público de uma forma mais direta. Diante disto, levantamos alguns temas que consideramos relevantes para o setor e convidamos as empresas para que, através da lives, possam expressar o que pensam a respeito de todos os itens que envolvem nosso setor – desde a parte administrativa e tecnológica até discussões sobre leis”, comenta Edilberto Almeida.
A primeira live foi realizada no dia 09 de junho e contou com a participação do presidente do Seciesp, Marcelo Braga. A live, que teve a duração de uma hora, abordou o tema “Custo dos serviços de manutenção e conservação de elevadores”. Já na segunda live, realizada no dia 25 de junho, Edilberto e Marcelo conversaram sobre “Modernização de elevadores”.
“Nós, do Seciesp e ABEEL, entendemos que a iniciativa de realizar lives para o setor é muito importante. Hoje, as mídias sociais são uma realidade, então lives feitas por especialistas, em nosso entendimento, são essenciais para gerar informação para as empresas e síndicos. Além disso, a pessoa pode assistir ou escutar a live em qualquer local. Se o tema é relevante para ela, ela pode escutar no próprio carro ou em casa, por exemplo. Esta é uma ferramenta que veio para ficar, portanto é importante que seja explorada pelas entidades do setor. Precisamos intensificar o uso desta ferramenta para levar informações pertinentes ao mercado, inclusive informações de quebras de paradigma em relação a assuntos técnicos, como a nova NBR e lives insistindo na valorização do setor, peças e componentes”, diz Marcelo Braga.
O conteúdo das lives foi aprovado pelo público espectador, que engajado nas transmissões, participou ativamente com perguntas e comentários. José Leandro, sócio proprietário da Elevadores Moderniza, em São Luís, Maranhão, comenta sobre a importância da realização das lives. “As lives foram uma excelente iniciativa, uma forma bacana de interação e informações usando toda tecnologia disponível hoje em transmissões via internet. As lives têm grande importância nesse tempo de pandemia. E em momentos de dificuldade e isolamento, como o que vivemos, as lives acabaram nos ensinando novos caminhos para nos divertirmos, nos informarmos e interagirmos”, diz. A sócia-gestora da BS2 Elevadores, Eugênia Bloizi, mora em Salvador, Bahia, e também assistiu as lives da ExpoElevador. “As lives foram ótimas. Informação e esclarecimento sempre são necessários”, comenta.






Já no dia 30 de julho, foi transmitida a live “Novas tecnologias: Como IoT, big data e inteligência artificial podem ajudar”, que contou com a participação de Mario Santos e Wellington Nascimento, da Musca. A live trouxe um bate-papo sobre como as novas tecnologias impactam na manutenção de elevadores.
“Gostaria de agradecer aos organizadores da live na pessoa do Edilberto, pois poder abordar o impacto das novas tecnologias para o segmento de elevadores é consequentemente abordar uma melhora na qualidade do serviço, segurança e aumento de produtividade. É importante esclarecer que a aplicação de Inteligência Artificial, Big Data, IOt, entre outras tecnologias, já está disponível para pequenas e médias empresas, o que será fundamental para competir com as grandes, de igual para igual. Pela relevância do assunto, que impactará inevitavelmente a todas as empresas, podemos perceber uma alta interação com diversas empresas, inclusive após a live. A Musca desde já se coloca à disposição das empresas para auxiliar em sua jornada de transformação digital”, declara Mario.
Para o representante técnico da Movertic Elevadores, Lindomar Marques, as lives têm sido objetivas e com convidados que entendem do assunto. “Os assuntos são profundos no critério segurança aplicada em transportes verticais. Os convidados da live nos passam segurança e novas diretrizes sobre relacionamento com clientes. As lives estão perfeitas, estamos juntos”, diz Lindomar.
“A principal intenção das nossas lives é fomentar a interação entre as empresas para que haja uma maior comunicação. Através destas lives pretendemos levar crescimento e um entendimento maior sobre tudo aquilo que norteia o nosso setor”, finaliza Edilberto Almeida.
Todas as lives estão salvas e disponíveis no IGTV da ExpoElevador. Para ser notificado sobre futuras lives, basta seguir a ExpoElevador no instagram: https://www.instagram. com/expoelevador/
APOIO






Dicas de
LEITURA
Livro: Comandos elétricos: Teoria e Atividades Autor(es): Geraldo Carvalho do Nascimento Júnior Ano: 2018 Editora: Editora Érica Onde comprar: https://www.editoraerica.com.br Valor no site: R$ 94,01 Gênero: Eletricidade Resumo: Este livro oferece suporte ao aprendizado da competência em comandos elétricos por meio de uma série de atividades propostas, estruturadas no conhecimento teórico básico para montagem de sistemas de força, controle e acionamentos. Apresenta os sistemas de partida fundamentais, um estudo do circuito de força e de comando. Faz demonstrações de especificação de componentes de chaves por cálculo e por guia de seleção.
Livro: Indústria 4.0: Fundamentos, perspectivas e aplicações Autor(es): Max Mauro Dias Santos, Murilo Oliveira Leme, Sergio Luiz Stevan Junior Ano: 2018 Editora: Editora Érica Onde comprar: https://www.editoraerica.com.br Valor no site: R$ 67,94 Gênero: Tecnologia Resumo: Este livro apresenta uma visão geral da Indústria 4.0, buscando contextualizar a teoria à realidade brasileira, por meio de exemplos concretos de aplicação. Para isso, faz uma revisão bibliográfica, que também considera o desenvolvimento da eletrônica e das telecomunicações. Aborda as tecnologias correlacionadas à I4.0, como computação em nuvem, Internet das Coisas Industrial, grandes dados, inteligência artificial, entre outros. Detalha, ainda, o modelo de arquitetura da iniciativa alemã Industrie 4.0, com foco na normalização e compreensão técnica dessa proposta. Ao final da obra, são explicadas as diferentes instâncias 4.0 no escopo industrial.
Livro: Big Data: O futuro dos dados e aplicações Autor(es): Felipe Nery Rodrigues Machado Ano: 2018 Editora: Editora Érica Onde comprar: https://www.editoraerica.com.br Valor no site: R$ 67,94 Gênero: Tecnologia e Computação Resumo: Este livro se propõe a apresentar os principais fundamentos de Big Data, seu histórico e sua utilização. Explica a diferença existente entre ele e Business Intelligence (BI), o que é Big Data Analytics e Análise Preditiva. Aborda modelos preditivos, Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning, bem como a importância do banco de dados Apache Cassandra e sua estrutura. Explica as tecnologias MapReduce e Hadoop, e o papel do cientista de dados e sua forma de atuação. Trata da coleta de dados de redes sociais e da criação de projetos de Big Data. A obra traz ainda casos de sucesso da aplicação de Big Data em segmentos como varejo, mídia, logística, entre outros.





